Vera Tatiana dos Reis Monteiro Gomes

Foi alfabetizada na Escola Suíço Brasileira em português/alemão. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Tem experiência na área de Direito. Atua como advogada nas áreas cível e de órfãos e sucessões. É mestra em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014). É Doutora pelo Programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com ênfase na linha 3 de pesquisa: Literatura, cultura e política em espaços lusófonos.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Continuidades culturais na África e na diáspora negra, a partir da análise das filosofias Maat e Ubuntu
Alexandre Montaury Baptista Coutinho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Departamento de Letras

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Trajetórias de afirmação da identidade feminina em Moçambique e no Brasil,Ano de Obtenção: 2014
Eneida Leal Cunha.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Graduação

2000 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: 'Habeas corpus' em face do particular
Orientador: Paulo Freitas Ribeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende BemLê Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOMES, V. T. R. M. . Seminário Frantz Fanon Hoje. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Plenária Solene de Outubro da APL.O projeto textual na alterbiografia 'Em Liberdade', de Silviano Santiago. 2016. (Seminário).

Raça, gênero e sexualidade: interseções contemporâneas. 2016. (Outra).

Colóquio Internacional Reinvenções de Foucault - 2015. 2015. (Outra).

DEPOIS DO MODERNISMO. 2015. (Outra).

Plenária Solene de Setembro da APL.Trajetórias de mulheres negras em Moçambique e no Brasil, convergências e divergências.. 2014. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eneida Leal Cunha

CUNHA, E. L.; MONTAURY, A.; Nogueira, R,. Caminho para a autodeterminação da identidade negra a partir da investigação de elementos comuns na África negra. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Claudia Miranda

COUTINHO, A. M. B.; SANTOS JUNIOR, R. N.;MIRANDA, Claudia. Caminhos para a autodeterminação da identidade negra, a partir da investigação de elementos culturais comuns na África negra. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Frederico Oliveira Coelho

MONTAURY, A.;COELHO, F. O.; CUNHA, E. L.; SANTOS JR., R. N.; CAN, N. A.. Continuidades culturais na África e na diáspora negra, a partir da análise das filosofias Maat e Ubuntu. 2018. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eneida Leal Cunha

Trajetórias de afirmação da identidade feminina em Moçambique e no Brasil; 2012; Dissertação (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Eneida Leal Cunha;

Alexandre Montaury Baptista Coutinho

Continuidades culturais na África e na diáspora negra a partir dos estudos das filosofias maat e umbuntu; 2018; Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Alexandre Montaury Baptista Coutinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOMES, V. T. R. M. . AS NARRATIVAS EM PONCIÁ VICÊNCIO E EM NIKETCHE E OS SEUS POTENCIAIS EFEITOS NA LUTA FEMININA E NEGRA. Revista de Letras Dom Alberto , v. 1, p. 24-45, 2016.

  • GOMES, V. T. R. M. . A questão da identidade da 'mulher' e a necessidade de um 'feminismo negro'. Temporalidades , v. 7, p. 285-305, 2015.

  • GOMES, V. T. R. M. . Questões femininas e raciais em Moçambique e no Brasil através dos olhares de Paulina Chiziane e Conceição Evaristo. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 20, p. 71-90, 2015.

  • GOMES, V. T. R. M. . A tensão entre igualdade e diferença - a problemática da fraude às cotas. Revista Multidisciplinar Logos , v. 2, p. 197-208, 2013.

  • GOMES, V. T. R. M. . Trajetórias identitárias femininas e negras em Moçambique e no Brasil. 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 147p .

  • GOMES, V. T. R. M. . O Silêncio Escarlate. Jornal Poesia Viva, Uapê Espaço Cultural Barra Ltd, p. 3 - 3, 31 out. 2012.

  • GOMES, V. T. R. M. . O projeto textual na alterbiografia 'Em Liberdade', de Silviano Santiago. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, V. T. R. M. . A necessidade da violência e a dinâmica das forças de poder na luta anticolonial, através do olhar de Frantz Fanon. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, V. T. R. M. . Trajetórias de mulheres negras em Moçambique e no Brasil, convergências e divergências.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, V. T. R. M. . Os Cantos Urbanos, Uma Multiplicidade Atual e Anacrônica. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, V. T. R. M. . Fios Rubros. 2011; Tema: Poesia. (Blog).

GOMES, V. T. R. M. . Fios Rubros. 2011 (Poesia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Projeto Áfricas, Descrição: O Projeto tem como objetivo avaliar contrastivamente imagens de Áfricas produzidas nos países do continente africano de língua oficial portuguesa, especialmente Moçambique e Angola, e as reconstruções da africanidade diaspórica produzidas no Brasil, sejam elas expressões de pontos de vista hegemônicos sejam de pontos de vista insurgentes ou críticos, privilegiando-se a complexidade e a diversidade temporal, espacial e ideológica das representações de nacionalidade e da africanidade, bem como de seus embates. Os tópicos que orientam o mapeamento, a delimitação do corpus e a leitura crítica são: recuperações da ancestralidade e formulações de uma memória negro-africana; inscrições da racialidade e as diferentes perspectivas acerca da mestiçagem; elaborações em torno do escravismo; inscrições da guerra e da violência, em suas diversificadas feições; tematizações do trabalho e da pobreza. Em paralelo, a investigação se propõe a explorar questões atinentes ao funcionamento do campo literário, tais como a difusão, a legitimação e a recepção em contextos marcados por fortes separações sócio-econômico-culturais e letramento precário, avaliando suas repercussões no plano temático e nas estratégias de composição, bem como a problemática do intelectual-escritor nesses contextos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vera Tatiana dos Reis Monteiro Gomes - Integrante / Eneida Leal Cunha - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional