Luana Leal Alves

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM/UFPel (2019). Aluna de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), Campus CAVG. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2016/02). Atualmente é professora efetiva na rede pública municipal de Pelotas. Atuou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Desempenha interesse na área do ensino, especificamente na área da Matemática nos anos iniciais. Pertence aos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq, GEEMAI - Grupo de Estudos sobre Educação Matemática com Ênfase nos Anos Iniciais (IFM/UFPEL).

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação em Ciências

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande
João Alberto da Silva.

Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática

2017 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática, Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves
Palavras-chave: Professoras Polivalentes; Crenças no Ensino de Matemática; Matemática nos Anos Iniciais; Professoralidade.

Especialização em andamento em Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED)

2018 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Orientador: Neslei Noguez Nogueira

Graduação em Matemática

2012 - 2016

Universidade Federal de Pelotas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Psicologia da Educação Matemática: Pesquisas em Estruturas Multiplicativas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em O Ensino de Matemática Financeira: do Livro Didático ao Mundo Real. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Como Usar Seu Tablet e Smartphone para Aprender e Ensinar Matemática. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Métodos para Resolver Equações Diofantinas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Estatística para Estudantes de Matemática. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Métodos Matemáticos na Ciência de Dados: Introdução Relâmpago. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Matemática anos iniciais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALVES, L. L. ; FONSECA, M. S. ; FERREIRA, A. L. A. ; ALVES, A. M. M. ; SOARES, G. P. . XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2017. (Outro).

ALVES, L. L. . XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Outro).

ALVES, L. L. . XXII Congresso de Iniciação Científica UFPel. 2013. (Congresso).

ALVES, L. L. . XV Semana Acadêmica de Matemática e II Ciclo de Oficinas de Matemática. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7º Sábado em Foco da Matemática.Regra de três composta. 2019. (Oficina).

XIII Encontro Nacional de Educação Matemática.DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. 2019. (Outra).

13º Simpósio Sul-Riograndense de Professores de Ciências e Matemática 4º Fórum da Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias da Educação - PPGCITED. 2018. (Simpósio).

III Oficina de Avaliadores para Feira de Ciências. 2018. (Oficina).

XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2018. (Encontro).

Ciclo de palestras ao entardecer Professor Julio Cesar de Mello e Souza. 2017. (Outra).

Festival da Matemática - RS. 2017. (Outra).

VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2017. (Congresso).

XV Seminário Temático: cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática. 2017. (Seminário).

XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2017. (Encontro).

2° Simpósio da Formação de Professor de Matemática da Região Sul. 2016. (Simpósio).

4º Simpósio do PPGECM - O Professor Pesquisador no Mestrado Profissional: os caminhos para uma prática reflexiva. 2016. (Simpósio).

II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Outra).

VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática. 2016. (Outra).

XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul. 2016. (Encontro).

I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).

PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1° SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURA/SC. 2015. (Outra).

III Colóquio de Matemática da Região Sul. 2014. (Outra).

Seminário Integrador III - Formação Continuada de Professores Alfabetizadores e Processos de Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2013. (Seminário).

VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

XV Semana Acadêmica de Matemática e II Ciclo de Oficinas de Matemática. 2013. (Outra).

3ª Edição do Dia das Profissões do IMEF: O Mercado e Trabalho e o Desenvolvimento Teccnológico. 2012. (Outra).

Dia da Matemática. Atividades de materiais concretos propostas pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEMA) no Dia da Matemática. 2012. (Exposição).

XIV Semana Acadêmica de Matemática. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

ALVES, L. L.. AVALIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DO IV CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL. 2018. Universidade Federal de Pelotas.

ALVES, L. L.. Parecerista do IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2018. Universidade Federal de Minas Gerais.

ALVES, L. L.. AVALIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES DO III CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFPEL. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Fatima duarte Martins

MEDEIROS, A. M.;MARTINS, M. F. D.; SILVA, J. A.;MARTINS, M. F. D.. O papel da formação e das Crenças no Desenvolvimento da Professoralidade de Professoras Polivalentes para o Ensino de Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.

Maria de Fatima duarte Martins

SILVA, J. A.;MARTINS, M. F. D.. O desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalente: o papel da formação e das crenças para o ensino da Matemática. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mate) - Universidade Federal de Pelotas.

Antônio Maurício Medeiros Alves

ALVES, Antônio Maurício Medeiros; SILVA, J. A.; MARTINS, M. F. D.. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes no ensino de Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e) - Universidade Federal de Pelotas.

Antônio Maurício Medeiros Alves

ALVES, Antônio Maurício Medeiros; MARTINS, M. F. D.; SILVA, J. A.. O desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes: o papel da formação e das crenças para o ensino de Matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e) - Universidade Federal de Pelotas.

João Alberto da Silva

SILVA, J. A.; ALVES, A. M. M.; MARTINS, M. F. D.. O papel da formação e das crenças no desenvolimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.

João Alberto da Silva

SILVA, J. A.; ALVES, A. M. M.; MARTINS, M. F. D.. O desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes: o papel da formação e das crenças para o Ensino de Matemática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Neslei Noguez Nogueira

O Pibid contribuindo para formação inicial: um olhar sobre as implicações no contexto profissional de ex-pibidianas da Matemática; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação) - Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça; (Orientador);

Antônio Maurício Medeiros Alves

O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes no ensino de Matemática; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e) - Universidade Federal de Pelotas,; Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves;

Antônio Maurício Medeiros Alves

Trabalhando Matemática através de sequência didática e literatura infantil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antônio Maurício Medeiros Alves;

João Alberto da Silva

Conhecimentos dos docentes que formam pedagogas para ensinar Matemática; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALVES, LUANA LEAL . Implicações do PIBID na formação inicial de professores de Matemática (PIBID and its implications to mathematics teachers initial formation). CRÍTICA EDUCATIVA , v. 3, p. 591-601, 2017.

  • ALVES, L. L. ; PIEPER, C. R. V. ; LAUZ, J. B. ; COUTINHO, J. G. ; MARTINS, M. A. S. ; MARQUES, M. H. ; CHAVES, V. A. ; CUNHA, A. L. F. ; FERREIRA, A. L. A. . Experiência vivenciada pelos pibidianos do curso de licenciatura em Matemática - UFPel nas práticas educativas dentro da educação de jovens e adultos. In: Márcia Souza da Fonseca; André Luis Andrejew Ferreira. (Org.). PIBID MATEMÁTICA/UFPEL Narrativas de formação. 1ed.Pelotas: Observatório Gráfico, 2015, v. 1, p. 82-93.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, 2019. p. 1-13.

  • ALVES, LUANA LEAL ; SAUER, L. O. ; PARNOFF, L. K. . CAÇANDO POKÉMONS COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. CAÇANDO POKÉMONS COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA, 2018. v. 1. p. 1-9.

  • ALVES, L. L. ; MELLO, L. S. ; ALVES, A. M. M. . A MATEMÁTICA DOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA. In: VI Escola de Inverno de Educação Matemática, 4º Encontro Nacional PIBID Matemática e XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. A MATEMÁTICA DOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, 2018. v. 1. p. 1-8.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . O PAPEL DAS CRENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS POLIVALENTES. In: XXII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2018, Belo Horizonte. O PAPEL DAS CRENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS POLIVALENTES, 2018. v. 1. p. 1-11.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática, 2018, Passo Fundo. A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 2018. v. 1. p. 1-10.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . SABERES E CRENÇAS DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017, Canoas. SABERES E CRENÇAS DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • ALVES, L. L. . As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática. In: XXI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2017, Pelotas. As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática, 2017. v. 1. p. 1-9.

  • ALVES, L. L. . A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. In: XXII Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul, 2016, Curitiba. A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. ; FERREIRA, A. L. A. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo. A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. ; PARNOFF, L. K. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 2016. v. 1. p. 1-10.

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; FANTINEL, P. C. ; ALVES, A. M. M. . ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS, 2016. v. 1. p. 1-9.

  • ALVES, L. L. ; VIEIRA, A. P. M. ; SILVEIRA, D. N. . A MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA UMA LEITURA/INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS SOCIAIS: PROJETO DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. In: VI Jornada Nacional de Educação Matemática e XIX Jornada Regional de Educação Matemática, 2016, Passo Fundo. A MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA UMA LEITURA/INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS SOCIAIS: PROJETO DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, 2016. v. 1. p. 1-8.

  • MARQUES, M. H. ; ALVES, L. L. ; FERREIRA, A. L. A. ; CHAVES, V. A. . EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID - MATEMÁTICA (UFPEL) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: 4º ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA & 2º ENCONTRO NACIONAL DO PIBID-MATEMÁTICA, 2014, Santa Maria. EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID - MATEMÁTICA (UFPEL) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • OLIVEIRA, R. G. ; ALVES, L. L. . Aprendendo a Matemática com a Abordagem Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos - Estudo de Caso. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Aprendendo a Matemática com a Abordagem Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos ? Estudo de Caso, 2013. v. 1. p. 1-9.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . UM ESTUDO EM BUSCA DA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES. In: XX Encontro de Pós-Graduação, 2018, Pelotas. UM ESTUDO EM BUSCA DA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES, 2018. v. 1. p. 1-4.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DAS PROFESSORAS POLIVALENTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA. In: XIX Encontro de Pós-Graduação, 2017, Pelotas. A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DAS PROFESSORAS POLIVALENTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017. v. 1. p. 1-4.

  • ALVES, L. L. ; VIEIRA, A. P. M. ; SILVEIRA, D. N. . MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA INTERPRETAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. In: 2° Simpósio da Formação de Professor de Matemática da Região Sul, 2016, Rio Grande. MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA INTERPRETAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, 2016. v. 1. p. 1-2.

  • ALVES, L. L. ; PARNOFF, L. K. ; ALVES, A. M. M. . TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL. In: II Congresso de Ensino de Graduação, 2016, Pelotas. TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL, 2016. v. 1. p. 1-3.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . O USO DA LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. In: 4º Simpósio do PPGECM - O Professor Pesquisador no Mestrado Profissional: os caminhos para uma prática reflexiva, 2016, Pelotas. O USO DA LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, 2016. v. 1. p. 1-4.

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID / PUCPR, 2016, Curitiba. TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL, 2016. v. 1. p. 1-2.

  • ALVES, L. L. ; PARNOFF, L. K. ; ALVES, A. M. M. . TÁBUA DE PITÁGORAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA TABUADA. In: PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1° SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURA/SC, 2015, Lages. TÁBUA DE PITÁGORAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA TABUADA, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALMEIDA, R. A. ; ALVES, A. M. M. . A UTILIZAÇÃO DA TÁBUA DE PITÁGORAS NO ENSINO DA TABUADA. In: I Congresso de Ensino de Graduação, 2015, Pelotas. A UTILIZAÇÃO DA TÁBUA DE PITÁGORAS NO ENSINO DA TABUADA, 2015. v. 1. p. 1-4.

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . O USO DE JOGOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO. In: PIBID/SUL - PARFOR/SUL - ENLICSUL - 1° SEMINÁRIO REGIONAL PROESDE/LICENCIATURA/SC, 2015, Lages. O USO DE JOGOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO, 2015. v. 1. p. 1-1.

  • ALVES, L. L. . UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2013. v. 1. p. 1-2.

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM ESTUDO A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. . MAPEAMENTO DE ESTUDOS RELACIONADOS AO PIBID. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . A INFLUÊNCIA DAS CRENÇAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; PARNOFF, L. K. ; SAUER, L. O. . CAÇANDO POKÉMONS COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; MELLO, L. S. ; ALVES, A. M. M. . A MATEMÁTICA DOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO SUL E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . UM ESTUDO EM BUSCA DA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. . O PAPEL DAS CRENÇAS NA CONSTITUIÇÃO DA PROFESSORALIDADE MATEMÁTICA DE PROFESSORAS POLIVALENTES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . SABERES E CRENÇAS DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, L. L. . A Matemática no Pokémon Go. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. . As crenças desenvolvidas pelas Professoras Polivalentes: um olhar sobre ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . A FORMAÇÃO DOCENTE E AS CRENÇAS DAS PROFESSORAS POLIVALENTES EM RELAÇÃO AO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; VIEIRA, A. P. M. ; SILVEIRA, D. N. . MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA INTERPRETAÇÃO DE FENÔMENOS SOCIAIS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. ; FERREIRA, A. L. A. . A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; VIEIRA, A. P. M. ; SILVEIRA, D. N. . A MATEMÁTICA CRÍTICA CONTRIBUINDO PARA UMA LEITURA/INTERPRETAÇÕES DE FENÔMENOS SOCIAIS: PROJETO DE PESQUISA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. ; PARNOFF, L. K. . CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; FANTINEL, P. C. ; ALVES, A. M. M. . ADIÇÃO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DOS DISCOS FRACIONÁRIOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. . A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . O USO DA LITERATURA INFANTIL ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES, L. L. ; PARNOFF, L. K. ; ALVES, A. M. M. . TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . TRABALHANDO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E LITERATURA INFANTIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALMEIDA, R. A. ; ALVES, A. M. M. . A UTILIZAÇÃO DA TÁBUA DE PITÁGORAS NO ENSINO DA TABUADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, L. L. ; PARNOFF, L. K. ; ALVES, A. M. M. . TÁBUA DE PITÁGORAS: UMA ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DA TABUADA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PARNOFF, L. K. ; ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . O USO DE JOGOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARQUES, M. H. ; CHAVES, V. A. ; ALVES, L. L. ; FERREIRA, A. L. A. . EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID - MATEMÁTICA (UFPEL) NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, R. G. ; ALVES, L. L. . APRENDENDO A MATEMÁTICA COM A ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ESTUDO DE CASO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ALVES, L. L. . UTILIZANDO A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALVES, L. L. ; ALVES, A. M. M. . Vídeos educacionais para ensino de Geometria. 2019.

ALVES, L. L. ; RAMOS, R. C. S. S. . Oficina sobre Regra de três composta. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALVES, L. L. . Oficina de Material concreto para ensino de Matemática nos Anos Iniciais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Programa de Alfabetização Matemática, Descrição: Partindo do pressuposto que a formação continuada de professores da Educação Infantil e anos iniciais torna-se importante à medida que o docente desenvolve suas habilidades de atuação no espaço escolar, aperfeiçoando cada vez mais a prática educativa, propormos um programa de formação continuada anual, dando apoio e incentivo aos docentes participantes, buscando sempre o aprender através do coletivo e da troca de experiências. O campo da Matemática é, por vezes, visto como complicado ou delimita-se somente ao ensino dos números, porém mesmo antes de ingressar na escola, a criança já está imersa em determinadas culturas, recebendo diversos conhecimentos. À medida que ela se apropria disso, estabelece relações e também construções de conhecimentos matemáticos. Essa instrumentalização acontece inicialmente na etapa da Educação Infantil e anos iniciais, por isso considera-se um período apropriado para instigar na criança o alargamento do pensamento lógico matemático, por meio das possibilidades de flexibilidade, curiosidade e descobertas. Para isso, elencamos o objetivo geral de contribuir na formação continuada de professores/as da Educação Infantil de forma prática e lúdica, auxiliando no planejamento, desenvolvimento e nana execução de atividades matemáticas, utilizando referenciais atuais que abordam a temática, bem como materiais manipuláveis como recurso prático para a progressão das competências envolvendo os campos de experiência da área da Matemática. Metodologicamente, o programa se organiza anualmente em dois momentos: encontros presenciais, totalizando oito, e atividades semipresenciais, com atividades aplicadas em sala de aula da educação infantil e elaboradas pelas próprias professoras a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Os encontros presenciais seguirão as seguintes temáticas: Números, quantidades e sistema de numeração; Classificação, seriação e ordenação; Noções de tempo; Noções de espaço; Estatística e uso de gráficos; e Musicalidade e Educação Matemática. Com isso, pretendemos, além da troca de experiências, o aperfeiçoamento da prática docente no que aborda o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático na etapa da Educação Infantil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Leal Alves - Integrante / João Alberto da Silva - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais - GEEMAI, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antônio Maurício Medeiros Alves em 08/07/2018., Descrição: Diversas pesquisas têm indicado as dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, decorrentes, em grande parte, da formação matemática inicial dos professores generalistas, que atuam na educação das crianças. Egressos dos cursos de Pedagogia, esses professores normalmente tem em sua formação entre duas e três disciplinas voltadas ao ensino de Matemática. A formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem sido foco de diferentes debates nos quais o perfil desse professor divide opiniões: por um lado o pedagogo não tem formação matemática adequada, por outro, o licenciado em Matemática não tem formação pedagógica adequada. Procurando contribuir nesse debate se propõe o presente projeto de pesquisa intitulado GEEMAI (Grupo de estudos sobre educação matemática nos anos iniciais), que pretende envolver estudantes de cursos de licenciatura da UFPel (Matemática e Pedagogia), estudantes do Curso Normal das duas escolas da cidade que oferecem essa modalidade (Colégio Municipal Pelotense e E.E.E.M. Assis Brasil), bem como egressos desses cursos e professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Nessa perspectiva o subprojeto tem como tema norteador a Matemática como um campo de investigação, englobando ações de estudos teóricos sobre os princípios e conceitos fundantes da Matemática nos anos iniciais, fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Prevê ainda como um subproduto o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Leal Alves - Integrante / Antonio Mauricio Medeiros Alves - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Currículo e Avaliação em Matemática no Ciclo de Alfabetização: resistências e possibilidades de criação em tempos de reformas curriculares, Descrição: A criação do Ciclo de Alfabetização em uma perspectiva do letramento abriu novas possibilidades para se pensar o ensino de Matemática para crianças. Esta nova organização do Ensino Fundamental, aliada aos anúncios de reformas através de uma base nacional curricular comum, demanda que as professoras mobilizem seus diferentes conhecimentos a fim de garantir as aprendizagem dos estudantes. Assim, essa proposta de investigação busca compreender como os conhecimentos docentes de professoras do Ciclo de Alfabetização sobre currículo e avaliação se articulam nas aulas de Matemática frente às reformas e mudanças curriculares em vigência. A metodologia de pesquisa é qualitativa e alinha-se à perspectiva dos Lesson Study ou Estudos de Aula. Planeja-se constituir um grupo colaborativo com professoras do Ciclo de Alfabetização a fim de planejar, executar e refletir sobre aulas de Matemática. A expectativa é que a produção de dados seja profícua no campo dos conhecimentos docentes mobilizados e nas ideias de currículo e avaliação que surgirão nessa atividade colaborativa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Leal Alves - Integrante / João Alberto da Silva - Coordenador.

  • 2016 - 2016

    Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais - GEEMAI, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antônio Maurício Medeiros Alves em 26/10/2017., Descrição: Diversas pesquisas têm indicado as dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, decorrentes, em grande parte, da formação matemática inicial dos professores generalistas, que atuam na educação das crianças. Egressos dos cursos de Pedagogia, esses professores normalmente tem em sua formação entre duas e três disciplinas voltadas ao ensino de Matemática. A formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem sido foco de diferentes debates nos quais o perfil desse professor divide opiniões: por um lado o pedagogo não tem formação matemática adequada, por outro, o licenciado em Matemática não tem formação pedagógica adequada. Procurando contribuir nesse debate se propõe o presente projeto de pesquisa intitulado GEEMAI (Grupo de estudos sobre educação matemática nos anos iniciais), que pretende envolver estudantes de cursos de licenciatura da UFPel (Matemática e Pedagogia), estudantes do Curso Normal das duas escolas da cidade que oferecem essa modalidade (Colégio Municipal Pelotense e E.E.E.M. Assis Brasil), bem como egressos desses cursos e professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Nessa perspectiva o subprojeto tem como tema norteador a Matemática como um campo de investigação, englobando ações de estudos teóricos sobre os princípios e conceitos fundantes da Matemática nos anos iniciais, fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Prevê ainda como um subproduto o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana Leal Alves - Integrante / Antonio Mauricio Medeiros Alves - Coordenador / Denise Nascimento Silveira - Integrante / Leticia Klein Parnoff - Integrante / Elisama Priebe Klug - Integrante / Patricia Casarin Peil - Integrante / Rita de Cássia de Souza Soares Ramos - Integrante / Eliane Teresinha Peres - Integrante / Cristina Franz Strelow - Integrante / Darlan Maurente Rangel - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional