Pedro Henrique Varoni de Carvalho

Pedro Henrique Varoni de Carvalho é jornalista e linguista. É Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Ocupa atualmente a função de Diretor Editorial do Projor- Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo e é responsável pela edição do portal do Observatório de Imprensa. Pesquisador das relações entre linguagem, discurso e mídia , com ênfase na cultura brasileira e jornalismo. Autor de "A voz que Canta na Voz que Fala: Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil" (Ateliê, 2015) e "Revista Piauí: acontecimento no arquivo de brasilidade"(Edunit, 2014). Atuou durante 26 anos como jornalista em afiliadas da Rede Globo no interior de Minas Gerais e São Paulo, ocupando também o cargo de Diretor de Jornalismo da TV Sergipe e Diretor Geral da EBC- Empresa Brasil de Comunicação . Idealizador e produtor de programas especiais exibidos pelas emissoras Globo, tais como a série "Sertão Paulista"e "São João da Gente." e da Websérie sobre jornalismo "Cartas na Mesa", publicada no portal do Observatório de Imprensa. Integrante dos Grupos de Pesquisa e Labor, Geminis , ambos da Universidade Federal de São Carlos. Faz pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da ECA/USP.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Linguística

2010 - 2013

Universidade Federal de São Carlos
Título: A voz que canta na voz que fala: Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil
Vanice Maria Oliveira Sargentini. Palavras-chave: Análise do Discurso; discurso e imagem; Linguística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Atividades de rádio e de televisão.

Mestrado em Linguística

2006 - 2008

Universidade Federal de São Carlos
Título: Piauí - Brasilidade e Memória no Jogo Discursivo Contemporâneo,Ano de Obtenção: 2009
Vanice Maria Oliveira Sargentini.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo

1985 - 1989

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Escola de Comunicação e Artes/USP, ECA/USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Teoria e Ética do Jornalismo.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. M. O. ; PIOVEZANI, C. ; Curcino, Luzmara . V Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2018. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. ; Moraes, M. Helder . Fórum de Economia Criativa - Muzambinho-MG. 2018. (Outro).

CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. M. O. . Mostra Linguagem Viva. 2017. (Festival).

CARVALHO, P. H. V. . Encontro Nacional de Comunicação. 2014. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Festejos Juninos em Sergipe. 2014. (Exposição).

CARVALHO, P. H. V. . Semana Nacional do Empreendedorismo: Faça e Aconteça. 2012. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. ; PIOVEZANI, C. . III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2012. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Semana Nacional do Empreendedorismo: Faça e Acontecça. 2011. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Semana Nacional do Empreendedorismo: Faça e Aconteça. 2010. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Seminário Educação Compromisso de Todos. 2007. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Seminário Desafio 2000 sobre a Economia do Sul de Minas. 2000. (Congresso).

CARVALHO, P. H. V. . Desafios e potencialidades da agricultura do sul de minas. 1998. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Mesa Redonda- Identidades e Direitos Humanos.Identidades e Direitos Humanos: Dizeres e Silenciamentos no Discurso Político Contemporâneo. 2019. (Encontro).

Fórum Regional de Economia Criativa.Arranjos produtivos locais e economia criativa. 2018. (Outra).

II Encontro de Pós-Doutorandos da USP -."GENEALOGIA DAS REDES HETEROTÓPICAS DE MATRIZ ANTROPOFÁGICA-CONTRACULTURAL NO ARQUIVO DE BRASILIDADE",. 2018. (Encontro).

II Encontro de Pós-Doutorandos da USP,. 2018. (Simpósio).

II Jornada Internacional GEMINIS.Educação Midiática. 2018. (Outra).

Reverbera 2018.Tendências na checagem de dados. 2018. (Encontro).

Simpósio Projor.Uma visão retrospectiva de duas décadas do Observatório da Imprensa e da Produção Jornalística. 2018. (Seminário).

V Congresso Internacional de Análise do Discurso. Ilusão, convicção e mentira: a psicopolítica da pós verdade. 2018. (Congresso).

Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. MULTIPARCIALIDADE, DIALOGIA E CULTURA PARTICIPATIVA COMO REAÇÃO À PÓS-VERDADE: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA SOBRE O JORNALISMO. 2017. (Congresso).

II Encontro Foucault e Discurso no Brasil. 2017. (Encontro).

Aula Aberta na Academia Gloriense de Letras.A voz que Canta na Voz que Fala : História da Música Popular Brasileira.. 2016. (Encontro).

Palestra no Centro de Formação e Pesquisa do SESC..Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil.. 2016. (Encontro).

Sextas Jornadas de Análise do Discurso. Comunicação "A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil.. 2016. (Congresso).

X Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística e V Seminário de Produção em Linguística,.Debatedor das seguintes apresentações: A constituição do ?acontecimento em política de Tamires Bonani; Comunicação política e(m) imagens de si de Renata de Oliveira Carreon;;Mídium e Gestão da Paratopia Criadora ,de Pedro Alberto Ribeiro Pinto:. 2016. (Seminário).

X Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística e V Seminário de Produção em Linguística, realizados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2016..Debatedor dos seguintes trabalhos: trabalho :A constituição do ?volta, Lula? como uma frasee-acontecimento em política de Tamires Bonai:. 2016. (Seminário).

Medalha do Mérito Jornalístico Monsenhor Fernandes da Silveireiira.Medalha do Mérito Jornalístico. 2015. (Encontro).

V Congresso Internacional da ABT ( Associação Brasileira de Tecnologia). O impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação e Atualização Profissional na atualidade. 2015. (Congresso).

Encomun- Encontro Nacional de Comunicação.Desafios do jornalismo contemporâneo. 2014. (Encontro).

IX Seminário Internacional OBITEL. 2014. (Seminário).

III Congresso Internacional de Análise do Discurso. Do poético ao político: movimento do sujeito e do discurso na trajetória de Gilberto Gil. 2012. (Congresso).

Seminário Gel -Grupo de Estudos Linguisticos do Estado de São Paulo.Do poético ao político: movimento do sujeito e do discurso na trajetória de Gilberto Gil. 2011. (Seminário).

II Colóquio Internacional de Análise do Discurso. "Piauí-Brasilidade e Memória no jogo discursivo contemporâneo. 2009. (Congresso).

Jornada de Comunicação Social da Faculdade COC. Jornalismo no interior. 2008. (Congresso).

Sétima Jornada Científica da UFSCar. Piauí: um novo lugar para os sentidos. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Siebert de Andrade

CARVALHO, P. H. V.; Martinari, A. Laura; Santana, Otacílio. Oficina de leitura crítica da mídia para educação ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Georges Shosthene Koman

CARVALHO, P. H. V.; Braga, Amanda; PIOVEZANI, C.. O Corpo, a Língua e a Voz da África no Brasil contemporâneo: uma análise dos discursos sobre a capoeira brasileira.. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Gustavo Padovani

MASSAROLO, J.C.; CAMARA, N. S.;CARVALHO, P. H. V.. Junho ,2013: O Acontecimento Discursivo Transmídia. 2016. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luiz Antonio Pierri

MASSAROLO, J.C.;CARVALHO, P. H. V.; Constantino Gamo. Sertão Paulista : As três cidades do interior de São Paulo contadas no telejornalismo com sotaque regional". 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Hulda Gomides Oliveira

SARGENTINI, V. M. O.; PIOVEZANI, C.; SA, I.; Garcia, Luciana.Carmona;CARVALHO, P. H. V.. Liberdade de Expressão em democracias: discursos e sujeitos em rede. 2019. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thiago Barbosa Soares

CARVALHO, P. H. V.; PIOVEZANI, C.; Sá, Israel; BARONAS, R.; MAZOLA, R. B.. Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia contemporânea. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos

CARVALHO, P. H. V.; PIOVEZANI, C.; Sá, israel.; Fernandes, Antônio. Quando a Navalha é afiada a censura entra em cena: uma análise dos discursos proibidos na obra de Plínio Marcos. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Nanci Moreira Branco

CARVALHO, P. H. V.; Curcino, Luzmara; PAJEU, H. M.; SOUZA, G. T.; Gorsky, Cristine. Memórias do Samba Carioca - Uma história da Constituição do Samba como Cultura Popular. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jocenilson Ribeiro dos Santos

SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R.; Curcino, Luzmara; PORTELA, G. L.; Santos, Jocenilson Ribeiro;CARVALHO, P. H. V.. Arqueologia da imagem no ensino de lingua portuguesa: para uma história da imageria no ensino. 2015 - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Wilson Ricardo Barbosa dos Santos

SARGENTINI, V. M. O.; Sá, Israel;CARVALHO, P. H. V.. (Re) leituras Midiatizadas do Discurso Político Presidencial: Uma análise da Emergência de Propostas de Regulação da Mídia Brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Thiago Barbosa Soares

CARVALHO, P. H. V.; BARONAS, R.; PIOVEZANI, C.. Vozes do sucesso:uma análise sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Duílio Fabbri Júnior

CARVALHO, P. H. V.; SARGENTINI, V. M. O.; Curcino, Luzmara. Discurso, Poder e Memória:um pedido de desculpas na série comemorativa da Rede Globo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos

CARVALHO, P. H. V.; PIOVEZANI, C.; SA, I.. Teatro, Mídia e repressão em tempos de exceção: uma análise discursiva das razões da censura da obra de Plínio Marcos.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Georges Sosthene Koman

PIOVEZANI, C.;CARVALHO, P. H. V.; Braga, Amanda. Discursos Sobre o Corpo e a Voz da África no Brasil Contemporâneo: Uma análise dos dizeres sobre os sentidos da linguagem corporal e sonora na capoeira brasileira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Silas Luciani

CARVALHO, P. H. V.; BELDA, F. R.; CAMARA, N. S.. ?A Galáxia de cada ser: Uma análise da descontrução narrativa . ?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Jaqueline Pinheiro Franco

CARVALHO, P. H. V.; BELDA, F. R.. ?Colher de Chá: Projeto de Narrativa Transmídia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Giovanna Carolina da Silva

CARVALHO, P. H. V.; MESQUITA, D.; Padovani, Gustavo. ?Família brasileira: as influências tecnológicas.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Sônia Maria Reis

CARVALHO, P. H. V.; MESQUITA, D.; Padovani, Gustavo. ?Record News Rural: Ações de Convergência entre televisão e meio digital. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alice Beatriz Lopes

CARVALHO, P. H. V.; Gaspar, R Nádea; Pereira, B Andréia; Bazza,B. Adéli. "Caras e bocas e olhares: análise discursiva sobre de onde vem "o ser mulher" de hoje. 2013 - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Alexandre de Souza Reis

CARVALHO, P. H. V.; SARGENTINI, V. M. O.. Os sentidos da polarização política: naturalizações, silenciamentos e não-ditos no discurso liberal-conservador brasileiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Luis Marques da Silva

CARVALHO, P. H. V.; Salgado, Luciana Salazar. Espaço Grafite : proposta de leitura do espaço urbano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Caio Keven Brito da Silva

CARVALHO, P. H. V.; Padovani, Gustavo; Oliveira, Hulda. Teatro Digital e a Cultua da Convergência: Um estudo sobre a transmutação de gênero na plataforma cennarium. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Cássia Dos Santos

CARVALHO, P. H. V.; Stefferson, André. As marcas da Eloquência: Discursos sobre as tecnologias de fala pública em materiais instrucionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lívia Beatriz Damansceno

CARVALHO, P. H. V.; Fabbri, Duilio; SARGENTINI, V. M. O.. Práticas Discursivas de dois grupos hackitivistas no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Lívia Beatriz Damansceno

CARVALHO, P. H. V.; Fabbri, Duilio; SARGENTINI, V. M. O.. Práticas Discursivas de dois grupos hackitivistas no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Beatriz Gentini Barros

Fabbri, Duilio;CARVALHO, P. H. V.. Jornalismo literário: a constituição do gênero na trajetória de Eliane Brum. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Daniel Perico Graciano

CARVALHO, P. H. V.; Barros, Mariana; SARGENTINI, V. M. O.. A profanação do parnaso: uma cartografia linguística. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Augusto Cesar Pedro

CARVALHO, P. H. V.; SARGENTINI, V.. "Do batuque do samba à batida do rap: uma análise discursiva da temática negra na música". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

CARVALHO, P. H. V.. 26º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo. 2018. Escola de Comunicação e Artes/USP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luzmara Curcino Ferreira

SARGENTINI, V.; MASSAROLO, J. C.;CURCINO, L.. Piauí: Brasilidade e memória no jogo discursivo contemporâneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Ivan Vilela Pinto

SARGENTINI, V. M. O.;Ivan Vilela; GREGOLIN, M. R. F. V.; FERNANDES JUNIOR, A.; PIOVEZANI FILHO, C. F.. A voz que canta na voz que fala: poética e política na voz de Gilberto Gil. 2013. Tese (Doutorado em Programa de PósGraduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin

GREGOLIN, M. R. F. V.. A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria do Rosario de Fatima Valencise Gregolin

GREGOLIN, M. R. F. V.. O poético, o político e o midiático os nós na rede de Gilberto Gil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

João Carlos Massarolo

Vanice Oliveira Sargentini; Luzmara Curcino Ferreira;MASSAROLO, J. C.. Piaui: brasilidade e memória no jogo discursivo contemporaneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Carlos Félix Piovezani Filho

SARGENTINI, V.PIOVEZANI, C; VILELA, I.;GREGOLIN, M. R.; FERNANDES JÚNIOR, A.. A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil. 2013. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Vanice Maria Oliveira Sargentini

FERREIRA, L. C.; MASSAROLO, J.C.;SARGENTINI, V. M. O.. Piauí: brasilidade e memória no jogo discursivo contemporâneo. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Vanice Maria Oliveira Sargentini

SARGENTINI, V. M. O.; GREGOLIN, M. R. V.; PIOVEZANI FILHO, C.. O poético, o político e o midiático: os nós na rede de Gilberto Gil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laís Biazin

Estágio no Observatório da Imprensa; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Beatriz Gentini

Estágio no Observatório da Imprensa; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Silas Luciani de Almeida

A galáxia de cada ser; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Giovanna Carolina da Silva

Rede Vida na era da conexão: O impacto das transformações tecnológicas no canal da família; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Jaqueline Pinheiro Franco

Projeto de Narrativa Transmídia Colher de Chá; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Sônia Maria Reis de Souza

Record News Rural: Ações de Convergência entre Televisão e Meio Digital; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em conteúdos Multiplataforma) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Cassia Santos

As Marcas da Eloquência: Discursos sobre as tecnologias de fala pública em materiais instrucionais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Caio Keven Brito da Silva

Teatro Digital e a Cultura da Convergência: Um estudo sobre a transmutação do gênero teatro na Plataforma Cennarium; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Beatriz Gentini

Jornalismo literário: a constituição do gênero na trajetória de Eliane Brum; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Daniel Perico Graciano

A profanação do parnaso: uma cartografia linguística; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Lívia Beatriz Damansceno

Práticas discursivas de dois grupos hackitivistas no Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Ana Laura Gonçalves Garcia

Trabalho Doméstico: Uma Análise do Discurso da Mídia Alternativa acerca da Emenda Constitucional N; 72; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Augusto Cesar Pedro

"Do batuque do samba à batida do rap: uma análise discursiva da temática negra na música"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Pedro Henrique Varoni de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanice Maria Oliveira Sargentini

A VOZ QUE CANTA NA VOZ QUE FALA: POÉTICA E POLÍTICA NA TRAJETÓRIA DE GILBERTO GIL; 2013; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Vanice Maria Oliveira Sargentini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 CARVALHO, P. H. V. ; Braga, Amanda . Um ato de plenitude diante do vazio: Sônia Braga, o acontecimento discursivo de Aquarius e os arquivos da contracultura. GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 20, p. 21, 2018.

  • CARVALHO, P. H. V. . Lugar de fala e ética de si:Política e Discursos em Rede. Cadernos Discursivos , v. 2018, p. 74-91, 2018.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . O enigma do Clube da Esquina:vozes de uma outra África na pedagogia do congado. DESENREDO (PPGL/UPF) , v. 13, p. 119-138, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. ; BELDA, F. R. . Multiparcialidade, dialogia e cultura participativa como reação à pós-verdade: uma abordagem discursiva sobre o jornalismo. CULTURAS MIDIÁTICAS , v. 10, p. 230, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . A canção expandida de Chico Buarque. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 956, p. 1-3, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . Devolva o meu São João? e a herança tropicalista. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 946, p. 10-11, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . O recado de Nuno Ramos. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 958, p. 10-11, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . Tribalistas não precisam de jornalismo. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 954, p. 10, 2017.

  • 2017 CARVALHO, P. H. V. . Inovar em Jornalismo é causar impacto social. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 960, p. 10, 2017.

  • 2016 CARVALHO, P. H. V. . A Pelada e a invenção da Sergipanidade. Revista Cumbuca , v. 10, p. 68-73, 2016.

  • 2014 CARVALHO, P. H. V. . As imagens que nos enredam. Revista Cumbuca , v. 5, p. 37, 2014.

  • 2009 CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. . O papel da Imagem em 'uma Revista para quem gosta de ler'. Revista da ANPOLL (Impresso) , v. 27, p. 189-214, 2009.

  • 2008 CARVALHO, P. H. V. . Quando o céu não é o limite. Terra da Gente , v. 52, p. 62-69, 2008.

  • 2007 CARVALHO, P. H. V. ; PALO JR., H. . Mestres do Ar. Revista Terra da Gente , v. 36, p. 59, 2007.

  • 2007 CARVALHO, P. H. V. . Natureza em três Versos. Revista Terra da Gente , v. 42, p. 41-45, 2007.

  • CARVALHO, P. H. V. ; Oliveira, Lucy (Org.) . Observatório da Imprensa: Uma antologia da crítica de mídia no Brasil- de 1996 a 2018. 1ed. ed. Araraquara-SP: Editoria Casa da Árvore, 2018. 373p .

  • CARVALHO, P. H. V. . A voz que Canta na Voz que Fala- Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil. 1. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2015. v. 1000. 360p .

  • CARVALHO, P. H. V. . Revista piauí: acontecimento no arquivo de brasilidade. 1. ed. Aracaju-SE: Edunit, 2014. v. 500. 181p .

  • CARVALHO, P. H. V. . A voz do canto na voz da fala: o arquivo de brasilidade tropicalista de Gilberto Gil da canção à política. In: AQUINO, Z. G. O.; GONÇALVES-SEGUNDO, P. R.; PINTO, M. A. G.. (Org.). O poder do discurso e o discurso do poder.. 1ed.São Paulo: Editora Paulistana, 2018, v. 2, p. 199-208.

  • CARVALHO, P. H. V. . São João da Gente: Jornalismo antropológico, cartografias e transmídia numa produção serial. In: João Massarolo, Lucia Santaella, Sergio Nesteriuk. (Org.). Desafios da Transmídia:Processos e Poéticas. 1eded.São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2018, v. 1, p. 197-213.

  • CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. M. O. ; Sá, Israel ; PIOVEZANI, C. ; Garcia, Luciana.Carmona . O político e o poético: a voz do canto e a voz da fala no arquivo de brasilidade tropicalista. In: SARGENTINI, V. (Org.). Mutações do discurso político: espetáculo, poder e tecnologias de comunicação. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2017, v. prelo, p. 120-140.

  • CARVALHO, P. H. V. ; SARGENTINI, V. . Dispositivo , discurso e produção de subjetividade. In: Antônio Fernandez Junior; Kátia Menezes de Souza. (Org.). Dispositivos de Poder em Foucault: Práticas e Discursos da Atualidade. 1ed.Goiania: UFG, 2014, v. 1, p. 13-233.

  • CARVALHO, P. H. V. . Resistência enquanto gênero: entre o jornalismo literário e a literatura jornalística. Análise de Discurso: problemáticas contemporâneas, volume 1. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2009, v. , p. 55-74.

  • CARVALHO, P. H. V. ; MIOTELLO, V. . Signos Encantados. In: Valdemir Miotello. (Org.). Lago dos Signos - Identidade,discurso, memória. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2007, v. 1, p. 163-171.

  • CARVALHO, P. H. V. . Joubert Moraes: A Vida em Arte das Canções. Revista Cumbuca, Aracaju-SE, p. 38 - 43, 01 maio 2019.

  • CARVALHO, P. H. V. . Jornalismo pra quem?. Observatório da Imprensa, Observatório da Imprensa, 28 fev. 2018.

  • CARVALHO, P. H. V. . Linguagens que não se conectam. Observatório da Imprensa, portal digital, 06 fev. 2018.

  • CARVALHO, P. H. V. . Inovar em Jornalismo é causar impacto social. Observatório da Imprensa, São Paulo, 31 out. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . Quem matou, quem mandou matar? Polícia e Política no assassinato de jornalistas. Observatório da Imprensa, 30 out. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . O Recado de Nuno Ramos. Observatório da Imprensa, São Paulo, 18 set. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . A canção expandida de Chico Buarque. Observatório da Imprensa, São Paulo, 31 ago. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . Tribalistas não precisam de Jornalismo. Observatório da Imprensa, 15 ago. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . Devolva o meu São João? e a herança tropicalista. http://observatoriodaimprensa.com.br/, São Paulo, p. 10 - 11, 16 jun. 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . A Pelada e a Invenção da Sergipanidade. Cumbuca, p. 69 - 73, 08 dez. 2015.

  • CARVALHO, P. H. V. . As imagens que nos enredam. Revista Cumbuca, Aracaju-se, p. 37 - 39, 05 mar. 2014.

  • CARVALHO, P. H. V. . Caçadores de haicai. Terra da Gente, Campinas, p. 44 - 46, 01 set. 2007.

  • CARVALHO, P. H. V. . Urubu: mestre do ar. Terra da Gente, Campinas, p. 33 - 37, 01 mar. 2007.

  • CARVALHO, P. H. V. . Tinoco e Mazinho Quevedo. Tinoco e Mazinho Quevedo, Ca\mpoinas, p. 03 - 34.

  • CARVALHO, P. H. V. . A sociedade precisa, mais do que nunca, de informações confiáveis. Observatório da Imprensa.

  • CARVALHO, P. H. V. . A cadeia de Valor do mundo digital é outra. Observatório da Imprensa.

  • CARVALHO, P. H. V. . A crise do jornalismo é multidimensional, dinâmica e complexa. Observatório da Imprensa, Observatório da Imprensa.

  • CARVALHO, P. H. V. ; BELDA, F. R. . Multiparcialidade, dialogia e cultura participativa como reação à pós-verdade: uma abordagem discursiva sobre o jornalismo.. In: In: XXVI Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos - XXVI Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em C, 2017, São Paulo. In: XXVI Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos - XXVI Encontro Anual da Compós - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em C, 2017.

  • CARVALHO, P. H. V. . A Voz que Canta na Voz que fala: poética é política na trajetória de Gilberto Gil. In: Sextas Jornadas Internacionais de Análise do Discurso/ Segundo Congresso Internacional de Estudos do Discurso, 2016, Porto. JADIS VI/ CIED II: Caderno de Resumos, 2016.

  • CARVALHO, P. H. V. . A voz que canta na voz que fala: poética e política na trajetória de Gilberto Gil. In: IV Encontro em Análise do Discurso: Fundamentos Epistemológicos e Abordagens Metodológicas, 2013, Araraquara. IV Encontro em Análise do Discurso : Fundamentos Espistemológicos e Abordagens Metodológicas, 2013.

  • CARVALHO, P. H. V. . A canção não se cala. In: III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2012, São Carlos. Presença e contribuições do pensamento de Foucault para a Análise do Discurso, 2012.

  • CARVALHO, P. H. V. . 'Piauí: Brasilidade e Memória no Jogo Discursivo Contemporâneo'. In: Congresso Internacional de Análise do Discurso, 2009, São Carlos. "Colóquio Internacional de Análise do Discurso-apresentação, programação e resumos, 2009. p. 60-61.

  • CARVALHO, P. H. V. . Apresentação do programa Cartas na Mesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, P. H. V. . Lugar de fala e ética de si: política e discursos em rede. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, P. H. V. . Ecossistemas de desinformação em rede. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, P. H. V. ; BELDA, F. R. . Multiparcialidade , dialogia e cultura participativa como reação à pós-verdade: uma abordagem discursiva sobre o jornalismo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, P. H. V. . Ordem do Discurso e do Olhar em Produções Especiais de Telejornalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, P. H. V. . Biopolítica e subjetivação: produção e circulação do discurso na sociedade e efeitos teóricos e políticos para a análise do discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. . A voz que Canta na Voz que Fala : Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. H. V. . A poesia nas letras das canções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. ; Ramalho , Christina . A poesia nas Letras das Canções. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. . Liberdade de Imprensa e Democracia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. . Jornalismo como mediação com a sociedade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. . A voz que canta na voz que fala: Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. H. V. . Vozes da MPB: Trajetória da Música Popular Brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. H. V. . A canção não se cala. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, P. H. V. . Do poético ao político: movimento do sujeito e do discurso na trajetória de Gilberto Gil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO, P. H. V. . Gilberto Gil: um artista na política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARVALHO, P. H. V. . O jornalismo no interior. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO, P. H. V. . Piauí - Um outro lugar para a retomada de antigos sentidos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO, P. H. V. . Redes de Cidades Criativas da Unesco. 2019.

CARVALHO, P. H. V. . Série Televisiva 'Sementes da Educação.'. 2017.

CARVALHO, P. H. V. . Festival Chorando Sem Parar. 2016.

CARVALHO, P. H. V. ; Vargas, Heidy ; Spinelli, Egle ; ANTONIOLI, M. E. ; Ferreira, Antônio Carlos . Cartas na Mesa- Web Série sobre jornalismo. 2018.

CARVALHO, P. H. V. ; REZENDE, B. F. . Box UFSCar. 2018.

CARVALHO, P. H. V. . DVD 'No céu do Brasil'- em homenagem aos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça. 2012.

CARVALHO, P. H. V. . DVD 'Sertão Paulista'. 2007.

CARVALHO, P. H. V. . DVD Coração Caipira. 2006.

CARVALHO, P. H. V. . A voz de Gilberto Gil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, P. H. V. . Entrevista no Telejornal 'Bom dia Sergipe'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, P. H. V. . Entrevista de lançamento do livro 'Piaui-acontecimento no arquivo de brasilidade'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, P. H. V. ; Santos, Ribeiro Wendel . Estudo sobre os efeitos das novas tecnologias digitais na produção jornalistica televisiva. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, P. H. V. . Telejornalismo no interior. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARVALHO, P. H. V. ; MOREIRA, M. GRACY ; SILVIA, B.G Petronilia ; PANDEIRO , B.. . 'A importância de Tia Ciata no cenário cultural brasileiro'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, P. H. V. ; VIANA, M. ; PANDEIRO, J. ; BASTOS, C.. ; CAZES, H. ; SEVE, M. . ' O Gênio de Pixinguinha'. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, P. H. V. ; MASSAROLO, J.C. ; NOGUEIRA, F. . Debate sobre contracultura: Cineconversas, Projeto Contribuintes da Cultura. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, P. H. V. ; CAMARGO, F. . Roda Literária: Centenário de Guimarães Rosa. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CARVALHO, P. H. V. . Observatório da Imprensa. 2017; Tema: Edição Semanal do conteúdo do Site. (Site).

CARVALHO, P. H. V. . www.pedrovaroni.com. 2017; Tema: Site pessoal com síntese da produção jornalistica e acadêmica. (Site).

CARVALHO, P. H. V. . Produção de Conteúdo Audiovisual Multiplataforma. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, P. H. V. . TV Brasileira: Novo século, novos modelos de negócio. 2017. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . O Hip Hop e a construção da identidade cultural acêntrica: espaços de formação informal e aprendizado. 2017. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . A ERA DOS CLIPES MUSICAIS INTERATIVOS: A PRODUÇÃO DE SENTIDO NAS PRÁTICAS INTERACIONAIS DA EXPERIÊNCIA JUST A REFLEKTOR. 2017. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . Aula Aberta 'A Voz que Canta na Voz que Fala: História da Música Brasileira. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, P. H. V. ; NAVARRO, E. . Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO, P. H. V. . Produção de Conteúdo audiovisual para Multiplataformas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARVALHO, P. H. V. . Para além do código digital: O lugar do jornalismo em um mundo interconectado?.. 2015. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . Produção e Conteúdos participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação. 2013. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . VÍDEO E TEXTO NA WEB: DA CONVERGÊNCIA DE LINGUAGENS ÀS NOVAS RELAÇÕES NA NARRATIVA NOTICIOSA ',. 2013. (parecer).

CARVALHO, P. H. V. . Dos fonogramas às narrativas transmidiáticas: Bens culturais de Consumo. 2012. (Parecer).

CARVALHO, P. H. V. . Tinoco e Mazinho Quevedo. 2006. Publicação de Partitura.

CARVALHO, P. H. V. . São João da Gente. 2014 (Séire de reportagens para televisão).

CARVALHO, P. H. V. . Globo News Especial São João. 2014 (Programa de Televisão Glovo News Especial).

CARVALHO, P. H. V. . Sertão Paulista. 2007.

CARVALHO, P. H. V. . Coração Caipira. 2006 (DVD).

CARVALHO, P. H. V. ; PORTO, C. ; ZAIDAN, R. . Globo Repórter - produção do programa sobre brasileiros no exterior. 2003.

CARVALHO, P. H. V. ; PORTO, C. ; ZAIDAN, R. ; GARCIA, J. D. . Chora Viola. 2002.

CARVALHO, P. H. V. ; PORTO, C. ; GARCIA, J. D. ; ZAIDAN, R. . Ouro de Kaffa: viagem ao mundo do café. 2001.

CARVALHO, P. H. V. . Blog no ar. 2009 (blog) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Genealogia das redes heterotópicas de matriz antropofágica-contracultural no arquivo de brasilidade., Descrição: Pesquisa de pós doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicação e Artes da USP/São Paulo. Projeto supervisionado pelo Professor Dr. Eugênio Bucci.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Coordenador / Eugênio Bucci - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Atlas da Notícia, Descrição: Levantamento com base em jornalismo de dados sobre os vazios de notícia no território nacional, espaços que não contam com jornais impressos ou sites noticiosos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Coordenador / Francisco Rolfsen Belda - Integrante / Angela Pimenta - Integrante / Adriana Garcia - Integrante / Sérgio Spagnoulo - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Laboratório de pesquisa sobre a produção seriada audiovisual brasileira para plataformas transmídia, Descrição: Descrição: RESUMO Este projeto de pesquisa pretende oferecer as condições necessárias para a implementação do Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS/UFSCar), do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS/UFSCar). O objetivo central do laboratório consiste em oferecer suporte para as ações e propostas de pesquisa que se encontram em desenvolvimento pelos alunos/pesquisadores do Programa de Pós-Graduação. A criação do laboratório de pesquisa, possibilitará novos desdobramentos da temática de pesquisa que se encontra em desenvolvimento pelo grupo GEMInIS, contribuindo de forma significativa para que as atividades de intercâmbio e troca de experiência entre pesquisadores e profissionais do mercado sejam intensas e proveitosas, instaurando novos e importantes canais de comunicação entre a Universidade e o mercado audiovisual. Deste modo, o laboratório de pesquisa representa a abertura de novas perspectivas de estudo para grupo de pesquisadores e permite que sejam criadas novas frentes de pesquisa, se constituindo num valoroso instrumento de estimulo à inovação no campo da comunicação e do audiovisual, além de contribuir de forma significativa para o relevante trabalho desenvolvido atualmente pelos pesquisadores do grupo GEMInIS - que consiste no estudo do atual ambiente de produção audiovisual seriada no Brasil para televisão e internet. O laboratório de pesquisa pretende também integrar, unificar e fortalecer as diferentes ações realizadas pelos membros do grupo, somando esforços de pesquisa sobre o atual contexto midiático, que demanda um ambiente de inovação nas estratégias de produção, distribuição e consumo de narrativas seriadas brasileira para plataformas transmídia, a exemplos de novos espaços como o YouTube, onde surgem plataformas de web-série que desenvolvem novos modelos de negócios e interação com o público, tais como ?Parafernalha? e ?Porta dos Fundos?, para citarmos exemplos de sucesso. Tais tendências ganha importância no que diz respeito à presença midiática na formação dos hábitos e atitudes de consumo ficcional em nossa atualidade. A midiatização das estruturas que constroem o sentido social e cultural decorrentes desse processo, encontra nas narrativas transmídias (Jenkins, 2009) uma ferramenta promissora para a expansão e reconfiguração das narrativas seriadas nas plataformas. As narrativas transmídia estão presentes nas sociedades conectadas em rede, ?estimulando o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de modelos de negócio baseados na cultura participatória, ou seja, priorizando o diálogo entre produtores e consumidores/fãs? (MASSAROLO, 2013, p. 338) e, consequentemente, desenvolvendo novas práticas de produção cultural. Nesta perspectiva, o Laboratório de Pesquisa sobre a Produção Seriada Audiovisual Brasileira para Plataformas Transmídia, visa mapear os processos de convergência midiática propiciados pela evolução tecnológica e cultural, que permitem o surgimento de um cenário de inovação no mercado audiovisual nacional, onde se multiplicam os canais de acesso aos conteúdos, e se enfatiza uma maior participação do público em interação com esses conteúdos que circulam em rede, entre sinergia de mídias. Para tanto, as pesquisa se dará nas seguintes etapas: a) Revisão Bibliográfica sobre os principais temas da pesquisa, tais como: cultura participativa, narrativa seriada audiovisual, complexidade narrativa, transmídia, comunidades online de fãs, mercado audiovisual, entre outros; b) Levantamento de séries televisivas e plataformas de web-série nacionais, com produção e exibição no biênio 2015/2016, e suas respectivas comunidades existentes nas redes soci. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Integrante / Dário Mesquita - Integrante / joao massarolo - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    A voz que canta na voz que fala: Poética e Política na Trajetória de Gilberto Gil, Descrição: Pesquisa de Doutorado concluida em julho de 2013 no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Integrante / Vanice Sargentini - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Laboratório de Estudos do Discurso: a construção discursiva de identidades brasileiras e as metamorfoses das discursividades políticas contemporâneas., Descrição: . Descrição: A pesquisa é, ao mesmo tempo, uma continuidade do Labor (Projeto ?Laboratório de estudos do discurso político?, CNPq 2006 e 2008, processo nº 401196/2006-2) e uma ampliação. Trata-se de continuidade, na medida em que mantém suas reflexões e análises sobre diferentes manifestações do discurso político brasileiro contemporâneo, empreendendo-as a partir de postulados e métodos da Análise do discurso (AD), derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e seu Grupo, de contribuições provenientes da arquegenealogia de Michel Foucault e de aportes da Semiologia histórica, concebida por Jean-Jacques Courtine. A relativa continuidade não implica, contudo, a mera repetição do que já fora feito; há, antes, manutenção de princípios teóricos e de procedimentos analíticos e expansão dos objetos a serem analisados: as pesquisas anteriores privilegiaram os programas de governo e o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral das eleições presidenciais de 2002 e 2006, na atual proposta pretende-se analisar os usos eleitorais da internet (sites das campanhas, twiter etc.), os debates eleitorais, os programas de governo, os HGPE e os debates televisivos entre os candidatos, das eleições presidenciais de 2010, cotejando essas análises com os resultados já obtidos nos estudos anteriores. O projeto consiste, por outro lado, em ampliação de seu escopo, visto que um de seus objetivos gerais é considerar vários mecanismos discursivos que atuam na construção de diversas facetas da identidade brasileira. Nesse âmbito, inscrevem-se pesquisas sobre as representações do leitor brasileiro, tanto da mídia impressa hegemônica quanto de suas vertentes ?alternativas?, sobre o futebol como vetor privilegiado do estilo brasileiro de agir e pensar, sobre as resistências políticas, midiáticas e artísticas ante o regime ditatorial brasileiro dos anos 60 ao começo dos anos 80 e sobre as imagens de avaliadores e avaliados nos exames nacionais de educação (ENEM), a partir de análises dos textos sincréticos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vanice Maria Oliveira Sargentini - Coordenador / Maria do Rosário Valencise Gregolin - Integrante / Cleudemar Alves Fernandes - Integrante / Carlos Piovezani Filho - Integrante / Luzmara Cursino - Integrante / Marcelo FIla Pecenin - Integrante / Luciana Carmona Garcia - Integrante / Lívia Maria Falconi Pires - Integrante / Pedro Henrique Varoni Carvalho - Integrante / Israel de Sá - Integrante / Lucas Nascimento - Integrante / Jocenilson Ribeiro dos Santos - Integrante / Parla Camila dos Reis de Souza - Integrante / Geovana CHIARI - Integrante / Simone Garavello Varella - Integrante / Clarissa Neves Conti - Integrante / Daiane Ramon Fagundes Sakai - Integrante / Denise Aparecida de Paulo Ribeiro Leppos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 8. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Integrante / vanice Maria Oliveria Sargentini - Integrante / Maria do Rosário Valencise Gregolin - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    Labor- Laboratório de Estudos do Discurso, Descrição: Descrição: O Grupo de Pesquisa LABOR congrega pesquisadores da UFSCar, pesquisadores de outras instituições, alunos de pós-graduação em Linguística e alunos de graduação dos cursos de licenciatura em Letras e de bacharelado em Linguística da UFSCar. O objetivo do grupo é discutir teórica e analiticamente questões relacionadas ao campo teórico da Análise do Discurso como o contexto epistemológico de constituição da teoria, a organização do corpus de análise, considerando as multimodalidades e as articulações entre discurso e história na constituição dos enunciados. As investigações organizam-se em dois eixos temáticos: (i) a inseparabilidade entre a construção histórica dos discursos e o processo de produção de identidades, e (ii) o papel da multimodalidade na produção dos discursos na contemporaneidade, em especial, na produção do discurso político. No primeiro analisam-se as construções de processos históricos discursivos operados em discursos sobre a resistência política, sobre textos do campo jurídico, sobre os textos midiáticos divulgados em revistas e jornais, todos eles, enfim, caracterizando-se como discursos que são espaços de encontro da língua com a história e, conseqüentemente, âmbito ideal para a produção de identidades locais e nacionais. No segundo eixo, investigam-se as transformações no discurso político, considerando a intervenção das novas tecnologias nos programas de governo, nas propagandas políticas eleitorais, nos discursos de posse. Observa-se, então, a necessidade de análise da multimodalidade a que o discurso político está sujeito, estudando-o não somente em sua organização verbal e imagética, mas em seu caráter semiológico a ser analisado a partir de sua inscrição na história. As pesquisas desenvolvidas no grupo LABOR orientam-se, portanto, na busca de respostas às questões postas na contemporaneidade como: É possível, com o quadro teórico da Análise do Discurso, analisar o texto sincrético?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Vanice Maria Oliveira Sargentini - Coordenador / Maria do Rosário Valencise Gregolin - Integrante / Cleudemar Alves Fernandes - Integrante / Carlos Piovezani Filho - Integrante / Luzmara Cursino - Integrante / Marcelo FIla Pecenin - Integrante / Luciana Carmona Garcia - Integrante / Lívia Maria Falconi Pires - Integrante / Israel de Sá - Integrante / Lucas Nascimento - Integrante / Jocenilson Ribeiro dos Santos - Integrante / Pedro Henrique VARONI DE CARVALHO - Integrante / Parla Camila dos Reis de Souza - Integrante / Geovana CHIARI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 4. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Integrante / Vanice Sargentini - Coordenador / carlos piovezani - Integrante / Luzmara Curcino - Integrante / Jocenilson Ribeiro dos Santos - Integrante / Israel de Sá - Integrante.

  • 2006 - 2008

    PIauí, Brasilidade e Memória no Jogo Discursivo Contemporâneo, Descrição: Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Varoni de Carvalho - Integrante / Vanice Sargentini - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Medalha do Mérito Jornalístico Monsenhor Fernandes da Silveira., Associação Sergipana de Imprensa..

2015

Moção de Aplausos pela publicação do Livro "A Voz que Canta"., Academia Sergipana de Letras.

2012

Medalha cem anos de Euclidismo, Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo.

2002

Troféu, Centro do Comércio do Café, Varginha-MG.

2002

Paraninfo dos formandos do Curso de Jornalismo , Fepesmig, Varginha, Fepesmig.

2002

Diploma de Colaborador Comunitário, Agência de Desenvolvimento integrado do Sul de Minas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas. , Rodovia Washington Luís, km 235 - SP 310, monjolinho, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Escola de Comunicação e Artes/USP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato de Trabalho

    Outras informações:
    Professor da Disciplina Desenvolvimento de projetos audiovisuais multiplataforma para o curso de Especialização em conteúdos multiplataforma oferecido pelo grupo Geminis, da UFSCar.

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Integrante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Não há

    Outras informações:
    Integrante do Grupo de Estudos da Voz no Discurso, VOX, Coordenado pelo Professor Carlos Felix Piovezani Filho do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos.

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato de Trabalho, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor nas disciplinas Laboratório de texto e Discurso ( linguística), Leitura e Produção de texto nos seguintes cursos: Química, engenharia química, engenharia de produção, Imagem e Som, biologia; Comunicação e expressão: Educação física.

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal de São Carlos

    Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado

  • 2017 - Atual

    Observatório da Imprensa

    Vínculo: Diretor Editorial, Enquadramento Funcional: Mandato eletivo

  • 2013 - 2016

    TV Sergipe, Rede Globo Sergipe

    Vínculo: Diretor de Jornalismo, Enquadramento Funcional: Funcionário Registrado

  • 2016 - 2016

    Empresa Brasil de Comunicação

    Vínculo: Diretor Geral, Enquadramento Funcional: Mandato de gestão

  • 2014 - Atual

    Universidade Tiradentes

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

  • 1990 - 2001

    EPTV/Sul de Minas

    Vínculo: Jornalista contratado, Enquadramento Funcional: Repórter/Editor/Editor Executivo/Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhou durante onze anos na EPTV/Sul de Minas, ocupando os cargos de repórter, editor, editor executivo e Gerente de Jornalismo. Responsável pelos telejornais da emissora e produtor e idealizador do programa exibido pelo "Globo Repórter"em 2001, Viagem do Mundo do Café"

  • 2001 - 2013

    EPTV

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2013

    EPTV Central

    Vínculo: Jornalista contratado, Enquadramento Funcional: Gerente de Jornalismo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Gerente de Jornalismo da EPTV/ Central entre 2003 e 2013. Situada em São Carlos a emissora atende a 42 cidades da região central do estado de São Paulo. 1)Idealizador e Diretor da Série "Sertão Paulista" (2007) sobre a história de São Carlos, Araraquara e Rio Claro, exibida em 25 episódios e produzida em parceria com o Curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. 2) Diretor Artístico , roteirista e pesquisador do DVD "Coração Caipira", em homenagem ao compositor Tinoco, gravado ao vivo no Teatro Pedro II em Ribeirão Preto,em 2006. 3)Colaborador da Revista "Terra da Gente", como repórter especial. 4) Responsável pela cobertura jornalistica do Festival "Viola de Todos os Cantos", produzido pela EPTV. 5) Coordenador do DVD em homenagem aos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, "No Céu do Brasil", produzido pela EPTV/Central, em 2012. 6) Integrante , entre 2001 e 2013, da equipe de coordenação do Projeto EPTV Na Escola , concurso de redações destinado aos alunos da 8ª série do ensino médio.

  • 2002 - 2003

    EPTV/Ribeirão Preto

    Vínculo: Jornalista contratado, Enquadramento Funcional: Chefe de Redação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Chefe de Redação da EPTV/Ribeirão . Produtor do documentário "Chora Viola", sobre as origens da viola caipira de Portugal aos sertões do Brasil, exibida pela EPTV e pelo canal por assinatura GNT.

  • 1999 - 2001

    Centro Universitário do Sul de Minas

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Teoria da Comunicação, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor de Teoria da Comunicação da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, atual Centro Universitário UNIS/Varginha - MG

  • 1989 - 1990

    Hoje em Dia

    Vínculo: Jornalista freelancer, Enquadramento Funcional: Repórter de Cultura, Carga horária: 40