Natanael de Carvalho Pereira

Possui graduação de Tecnologia em Mecânica de Precisão pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001) e Mestrado em Engenharia Mecânica - ênfase em Aeronaves - pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (2005). Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Estabilidade e Controle e manutenção de aeronaves, atuando principalmente nos seguintes temas: flight control system, forward swept, sistema de aumento, estabilidade dinâmica, controle reconfigurável, wind tunnel testing e mais recentemente em VANT´s. Atuou como Diretor Geral do Campus São Carlos do IFSP de mar/2010 à abr/2013, foi Reitor Substituto do IFRO de Jul/2013 à Mar/2015 e Pró-Reitor de Planejamento e Administração do Instituto Federal de Rondônia de Ago/2013 à Abr/ 2015.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Engenharia Mecânica

2015 - Atual

Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos
Paulo Celso Greco Junior.

Mestrado em Mestrado em Engenharia Mecânica

2002 - 2005

Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos
Título: Desenvolvimento de um sistema de aumento de estabilidade longitudinal de uma aeronave com enflechamento negativo e canard, com ensaios em túnel de vento,Ano de Obtenção: 2005
Paulo Celso Greco Junior.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Ensaios em túnel de vento; Canard; Sistema de aumento de estabilidade; Controle automático; Asa com enflechamento negativo.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Aeronáutica e Espaço.

Graduação em Mecânica de Precisão

1998 - 2001

faculdade de tecnologia de sao paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 -

Aperfeiçoamento dos Dirigentes dos Institutos Fede. , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Dinâmica de Vôo/Especialidade: Estabilidade e Controle.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Aeroespacial / Subárea: Manutenção de Aeronaves.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XX CIC UFSCar. DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA AÉREA BASEADA EM QUADRIROTOR PARA SER EMPREGADO COMO VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO ? VANT. 2013. (Congresso).

ICAS - International Council of the Aeronautical Sciences. APPLICATION OF A MODEL UPDATING METHOD TO AN AIRCRAFT LONGITUDINAL STABILITY AUGMENTATION SYSTEM. 2008. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

PEREIRA, N. C.. Professor de Ensino Basico, Técnico e Tecnológico. 2008. Instituto Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Eduardo Morgado Belo

GRECO JUNIOR, P. C.BELO, E. M.SILVA, R. G. A.. Sistema de controle de voo reconfigurável de uma aeronave com ensaios dinâmicos em túnel de vento. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica [S. Carlos]) - Universidade de São Paulo.

Eduardo Morgado Belo

GRECO JUNIOR, P. C.BELO, E. M.; SOUZA, L. F.. Desenvolvimento de um sistema de controle reconfigurável de uma aeronave utilizando asa com enflechamento negativo e canard, com introdução de avarias ou falhas de atuação utilizando técnica de controle não-convencional. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica [S. Carlos]) - Universidade de São Paulo.

Paulo Celso Greco Júnior

GRECO JUNIOR, P. C.; MARQUI JUNIOR, C.; PAGLIONE, P.. Desenvolvimento de um sistema de aumento de estabilidade longitudinal de uma aeronave com enflechamento negativo e canard, com ensaios em túnel de vento. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica (São Carlos)) - Universidade de São Paulo.

Leandro Franco de Souza

GRECO JÚNIOR, Paulo Celso; BELO, E. M.;Souza, L. F.. Desenvolvimento de um sistema de controle reconfigurável de uma aeronave utilizando asa com enflexamento negativo e canard, com introdução de avarias ou falhas de atuação utilizando técnica de controle não convencional. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Carlos De Marqui Junior

DE MARQUI JR., C.; GRECO JUNIOR, Paulo Celso; PAGLIONE, Pedro. Desenvolvimento de um Sistema de Aumento de Estabilidade Longitudinal de uma Aeronave com Enflechamento Negativo e Canard.. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leticia Mendes de Paula

TÍTULO DO PROJETO: Estudo e desenvolvimento de mecanismo de fixação de aeronave em túnel de vento para ensaios dinâmicos; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Manutenção de Aeronaves) - Instituto Federal de São Paulo, Bolsa de IC do IFSP; (Orientador);

Leticia Mendes de Paula

Estudo e desenvolvimento de mecanismo de fixação de aeronave em túnel de vento para ensaios dinâmicos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Manutenção de Aeronaves) - Instituto Federal de São Paulo, Bolsa de IC do IFSP; Orientador: Natanael de Carvalho Pereira;

Leticia Mendes de Paula

Construção de Modelo de Aeronave dinamicamente instável para ensaios em Túnel de Vento; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Manutenção de Aeronaves) - Instituto Federal de São Paulo, Bolsa de IC do IFSP; Orientador: Natanael de Carvalho Pereira;

Leticia Mendes de Paula

Estudo e aprimoramento de um modelo de aeronaves com enflechamento negativo e canard por meio de Mecânica dos Fluidos Computacionais; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Manutenção de Aeronaves) - Instituto Federal de São Paulo, Bolsa de IC do IFSP; Orientador: Natanael de Carvalho Pereira;

Jose Tadeu Aldrigue

DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA AÉREA BASEADA EM QUADRIROTOR PARA SER EMPREGADO COMO VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO ? VANT; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Natanael de Carvalho Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Celso Greco Júnior

Controle Adaptativo para uma Aeronave com Asa de Enflexamento Negativo; Início: 2016; Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica (São Carlos)) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Paulo Celso Greco Júnior

Desenvolvimento de sistemas de controle automáticos para aumento de estabilidade de aeronaves com ensaios em túnel de vento; 2005; 125 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica (São Carlos)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Celso Greco Júnior;

Sonia Hatsue Tatumi

Construção de um monocromador com controle automático acoplado a um sistema de medidas de TL e LOE; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Mecânica de Precisão) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Sonia Hatsue Tatumi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, N. C. ; TATUM, S. H. . Revista Oesp Metal Mecânica. Revista Oesp Metal Mecânica, São Paulo, , v. 28, p. 24 - 26, 01 fev. 1999.

  • PEREIRA, N. C. ; GRECO , P. C. . Development of a Wind Tunnel Apparatus for Aircraft Stability Augmentation System Testing. In: XII Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade ? SAE BRASIL 2003, 2003, São Paulo. SAE BRASIL 2003, 2003.

  • PEREIRA, N. C. ; GRECO , P. C. . Desenvolvimento de Sistemas de Controle Automático para Aumento da Estabilidade de Aeronaves com Ensaios em Túneis de Vento. In: II Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações ? DINCON 2003, 2003, São José dos Campos. Anais do II Congresso Temático de Dinâmica, Controle e Aplicações, 2003.

  • PEREIRA, N. C. ; TATUM, S. H. . Monocromador com Controle Automático, Acoplado ao Sistema de Medidas de Termoluminescência e Luminescência Opticamente Estimulado. In: 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000, São Carlos. anais do 8º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2000.

  • PEREIRA, N. C. ; TATUM, S. H. . Monocromador com Controle Automático, Acoplado ao Sistema de Medidas de Termoluminescência (TL) e Luminescência Opticamente Estimulado (LOE). In: 7º Congresso de Estudantes de Engenharia Mecânica (CREEM 2000),, 2000, Belo Horizonte. Anais do 7º Congresso de Estudantes de Engenharia Mecânica -CREEM 2000, 2000.

  • PEREIRA, N. C. ; IZOLA, D. T. . Estudo da Velocidade de Ejeção e Pressão de Combustão de um Motor Foguete Monopropelente Utilizando Medidor de Empuxo. In: 6º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1998. Anais do 6º Simpósio de Iniciação Científica da USP, 1998.

  • PEREIRA, N. C. ; PAULA, L. M. . CONSTRUÇÃO DE MODELO DE AERONAVE DINAMICAMENTE INSTÁVEL PARA ENSAIOS EM TÚNEL DE VENTO. In: 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017, Cubatão. Anais 8º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2017.

  • PEREIRA, N. C. ; PAULA, L. M. . MODELO DE AERONAVES COM ENFLECHAMENTO NEGATIVO E CANARD. In: 7 Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP - 2016, 2016, Matão - SP. Anais do 7 Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP, 2016.

  • PEREIRA, N. C. ; KAWABATA, C. ; ALDRIGUE, J. T. ; ALEXANDRE, U. R. ; MORELLI, A. . DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA AÉREA BASEADA EM QUADRIROTOR PARA SER EMPREGADO COMO VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO ? VANT.. In: XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar,, 2013, São Carlos. Anais do XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2013. v. 9. p. 742-742.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo e desenvolvimento de mecanismo de fixação de aeronave em túnel de vento para ensaios dinâmicos, Descrição: Este projeto tem o objetivo de desenvolver o mecanismo de fixação de aeronave em túnel de vento para ensaios dinâmicos. É importante ressaltar que o mecanismo proposto será utilizado no ensaio de voo livre (free-flight), em túnel de vento, de sistemas de controle de um modelo de aeronaves inerentemente instável com técnicas de controle não-convencional. O modelo terá a configuração com asa com enflechamento negativo e canard sendo inerentemente instável e que também precisa ter embarcado os controladores. Ao final deste projeto, teremos um mecanismo de fixação de modelos no túnel de vento que possibilite ensaios free flight em voo livre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador / Leticia Mendes de Paula - Integrante.

  • 2017 - 2017

    CONSTRUÇÃO DE MODELO DE AERONAVE DINAMICAMENTE INSTÁVEL PARA ENSAIOS EM TÚNEL DE VENTO, Descrição: Este projeto tem o objetivo de desenvolver todos os mecanismos e processos para a construção de um modelo de aeronave dinamicamente instável para ser testado em túnel de vento. É importante ressaltar que o modelo será utilizado para testes de sistemas de controle utilizando técnicas de controle não-convencional e, portanto, precisa ter o acionamento de todas as superfícies de controle independentes. O modelo terá a configuração com asa com enflechamento negativo e canard sendo inerentemente instável e que também precisa ter embarcado os controladores. Será realizado estudos sobre a melhor maneira de se construir o modelo das podemos inicialmente citar impressora 3D para as superfícies menores como canard, empenagem e nariz e técnicas utilizando fibra de vidro com enchimento de styrofoam ®. Ao final deste projeto, teremos um modelo para ensaios de sistemas de controle e túnel de vento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2016 - 2016

    Estudo e aprimoramento de um modelo de aeronaves com enflechamento negativo e canard por meio de Mecânica dos Fluidos Computacionais, Descrição: Este projeto propoe o estudo e o aprimoramento de um modelo de aeronave, baseado no X-29, por meio de ferramenta de Mecânica dos Fluidos Computacional. A escolha do modelo baseado no X-29 se deve por ele possuir configuração com enflechamento negativo e canard e margem estática negativa gerando uma instabilidade dinâmica e grande manobralidade no eixo latero-direcional. Essas caracteristicas são muito interessantes pois o modelo proposto, resultante deste projeto, será um Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT´s) sendo construido para ser utilizado em ensaios e testes de sistemas de controle de voo com técnicas de controle não-convencionais o que exige uma configuração instavel e manobravel. Neste projeto serão estudadas a geometria no nariz da aeronave que tende a ter uma influência importante na aerodinâmica da aeronave, o estudo do aerofólio das asas, formato da geometria da empenagem e, principalmente, a interação e influência do canard sobre as asas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador / Leticia Mendes de Paula - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - Atual

    SISTEMA DE CONTROLE DE VOO RECONFIGURÁVEL DE UMA AERONAVE COM ENSAIOS DINÂMICOS EM TÚNEL DE VENTO, Descrição: A cada projeto de uma nova aeronave observamos o aumento na complexidade dos sistemas desenvolvidos e embarcados aumentando o número de mecanismos e componentes suscetíveis a falhas. Ao mesmo tempo, os requisitos de confiabilidade do sistema estão crescendo como consequência do aumento das demandas econômicas e do aperfeiçoamento dos regulamentos ambientais e de segurança. Manter a segurança do sistema nos níveis exigidos ao melhorar os componentes individualmente é desafiador e caro. Relatórios estatísticos recentes apontam que aproximadamente 20% dos acidentes aéreos fatais na aviação comercial são classificados como perda de controle (LOC, Loss-of-Control). Uma ferramenta muito importante que aumenta a segurança de uma aeronave e que auxiliará na redução dessa estatística é o desenvolvimento de sistemas de controle tolerante a falhas com o método de controle reconfigurável. O objetivo principal em um sistema de controle tolerante a falhas é projetar um controlador com estrutura adequada para alcançar estabilidade e desempenho satisfatório, não só quando todos os componentes de controle estão funcionando normalmente, mas também nos casos em que há falhas em sensores, atuadores, ou outros componentes do sistema. Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um controlador reconfigurável adaptativo inverso por modelo de referência com redes neurais para um modelo de aeronave denominado GFF (Generic Future Fighter) com ensaios dinâmicos em túnel de vento para testes do controlador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador / Paulo Celso Greco Junior - Integrante.

  • 2012 - 2013

    DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA AÉREA BASEADA EM QUADRIROTOR PARA SER EMPREGADO COMO VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO ? VANT., Descrição: Este projeto propõe o desenvolvimento de uma aeronave que se enquadre na categoria de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) e que tenha sua propulsão por meio de asas rotativas sendo denominada Quadrirotor. Serão realizados estudos e analises para o desenvolvimento dos projetos mecânicos e aerodinâmicos das hélices além da seleção de atuadores e sensores da aeronave, de forma que, ao final do projeto aqui proposto, estaremos aptos a disponibilizar uma nova plataforma para ser empregada como VANT em projetos futuros de teste e implementação de sistemas de controle e piloto automático de aeronaves.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador / Jorge tadeu Aldrigue - Integrante / Arnaldo Morelli - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 1999 - 2001

    CONSTRUÇÃO DE UM MONOCROMADOR COM CONTROLE AUTOMÁTICO, ACOPLADO A UM SISTEMA DE TERMOLUMINESCÊNCIA (TL) E LUMINES-CÊNCIA OPTICAMENTE ESTIMULADA (LOE)., Descrição: O trabalho foi composto pela construção de monocromador automático com resolução de 0,5 nm e acoplamento a sistema de Termoluminescência (TL) e Luminescência Opticamente Estimulada (LOE). Desta forma, é possível obter o espectro de emissão da termoluminescência e também obter as curvas de decaimento de LOE monocromáticas, as quais ajudam na identificação dos centros emissores da LOE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 1998 - 1999

    Estudo da Velocidade de Ejeção e pressão de combustão de um motor foquete monopropelente utilizando medidor de Empuxo, Descrição: Na Combustão em motor foguete, dentro da tubeira ocorre a conversão de energia térmica em energia cinética, ou seja, gases de alta temperatura se expandem pela comustão. Nesta ocorrência o escoamento, a pressão, a temperatura e a massa acabam dimiuindo, vindo assim a aumentar a velocidade do foguete. Isso caracateriza a passagem da energia térmica para cinética. Quando se estuda a pressão limite pode-se modificar de forma mais apropriada a mistura com a finalidade de se obter um maior empuxo, resultando em um aumento de velocidade, conseguindo-se uma maior altitude ou transportando mais carga útil. Se faz a escolha da pressão de combustão, observando o tipo de propelente (pólvora), do material que será utilizado na confecção do tubo motor e do coeficiente de segurança. Utilizando o medidor de empuxo, estabelece-se as condições iniciais do modelamento, determinando a velocidade de ejeção.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Natanael de Carvalho Pereira - Integrante / Dawson Tadeu Izola - Coordenador / Sandro A. Gonçalves - Integrante / Ricardo Gratão Gregui - Integrante / Fábio Monteiro Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, Campus São Carlos. , Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310, AT-6 - sala 136, Monjolinho, 13565-905 - Sao Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33519608, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2015

    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Iniciou as atividades no IFRO em 30/05/2013 como Assessor Especial da Reitoria. Em 01/07/2013 foi portariado como Reitor Substituto, portaria essa que permaneceu valida até março de 2015. Em 15/08/2013 foi nomeado com Pró-Reitor de Planejamento e Administração e em abril de 2015 foi exonerado do referido cargo.

  • 2013 - 2015

    Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Reitor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2013 - 04/2015

      Direção e administração, IFRO - Reitoria, .,Cargo ou função, Pró-Reitor de Planejamento e Administração.

    • 07/2013 - 03/2015

      Direção e administração, IFRO - Reitoria, .,Cargo ou função, Reitor Substituto.

    • 06/2013 - 08/2013

      Direção e administração, IFRO - Reitoria, .,Cargo ou função, Assessor Especial da Reitoria.

  • 2013 - 2013

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DIRETOR DE ENSINO CAMPUS BELÉM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Diretor de Ensino no Campus Belém do IFPA de 21/04/13 a 29/05/13 como cedido do IFSP para o IFPA. Cessão encerrada para ida ao IFRO desenvolver um novo trabalho

    Atividades

    • 04/2013 - 05/2013

      Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Belém, .,Cargo ou função, Diretor de Ensino.

  • 2007 - Atual

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Prof. de ensino básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Dedicação exclusiva a partir de março de 2008

  • 2010 - 2013

    Instituto Federal de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor Geral do Campus São Carlos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , IFSP - Campus São Carlos, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010 - 04/2013

      Direção e administração, nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, .,Cargo ou função, Diretor Geral.

    • 08/2007 - 12/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Administração Financeira, Orçamentária e Contábil, Desenho Auxiliado por Computador, Desenho Técnico, Introdução à Administração, Introdução aos Fenômenos de Transporte, Projeto e Manutenção de Sistema as Digitais, Relações Quantitativas aplicada á área da industria, Sistema de Controle

    • 07/2008 - 02/2009

      Direção e administração, Unidade de São Carlos, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 1999 - 2001

    faculdade de tecnologia de sao paulo

    Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciaçao Científica, Carga horária: 20

  • 2007 - 2007

    SENAI - Departamento Regional de São Paulo

    Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Professor Tercerizado, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor do Curso Técnico de Manutenção Aeronáutica no Senai de São Carlos, ministrando as aulas de: Eletrônica Digital, Instrumentos de Comunicação e de Navegação, Estruturas de Aeronaves III, e Sistemas de Comunicação e Navegação

    Atividades

    • 02/2007 - 12/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Estruturas de Aeronaves III, Sistemas de Comunicação e de Navegação, Instrumentos de Aeronaves, Eletrônica Digital