Ana Luiza Duarte de Brito Drummond

Doutoranda em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Estudos Literários (2016) - Teoria da Literatura e Literatura Comparada - pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharela em Estudos Literários (2014) e Licenciada em Língua Portuguesa (2013) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do CEFET-MG, campus Timóteo. Atuou como professora de Língua Portuguesa do IFMG, campus São João Evangelista, e na rede de ensino estadual de Minas Gerais (SEE-MG), em Mariana e Belo Horizonte. Exerceu o cargo de secretária municipal de Educação e Cultura do município de Ferros-MG (2016). Tem experiência em Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: narrativa, modernidade, ficção, literaturas modernas e contemporâneas, tópicos especiais de educação. É mãe.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras (Ciência da Literatura)

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ricardo Pinto de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Adolfo Bioy Casares; modernidade; romance.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Mestrado em Estudos Literários

2014 - 2016

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: No imóvel ponto do mundo que gira: utopia, modernidade e paranoia em Dormir al sol, de A. Bioy Casares,Ano de Obtenção: 2016
Graciela Inés Ravetti de Gómez.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: utopia; modernidade; paranoia; Bioy Casares.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Graduação em Letras - Bacharelado em Estudos Literários

2008 - 2014

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Indagações sobre o modo fantástico
Orientador: Carlos Eduardo Lima Machado

Graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa

2008 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Arte e Política: uma introdução a Giorgio Agamben. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2013 - 2013

Representação da realidade africana pelas crônicas. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2013 - 2013

Arte e Política: uma introdução a Giorgio Agamben. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2012 - 2012

A Filosofia da Arte de Danto. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2012 - 2012

Cinema Expressionista e Film Noir. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2012 - 2012

História da Arte. (Carga horária: 40h). , Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.

2012 - 2012

Memória Coletiva em Maurice Halbwachs, Ricoeur, Connerton e Assmann:. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2010 - 2010

Como gerir um corpo alheio? Imagem do corpo em CDA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2010 - 2010

A leitura de imagens poéticas. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São João Del-Rei, UFSJ, Brasil.

2009 - 2009

Cinema e Artes Plásticas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2008 - 2008

Literatura e Psicanálise. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Simpósio do Programa de Pós‐Graduação em Ciência da Literatura.Fcção científica e biomédica de Adolfo Bioy Casares como propedêutica ao problema do humano na modernidade. 2016. (Simpósio).

1º Seminário de Pesquisas do POSLETRAS: Estudos da Linguagem.A pós-modernidade em Lyotard, Harvey e Jameson. 2014. (Seminário).

A Literatura e os métodos de pesquisa: IV SPLIT - Seminário de Pesquisa Discente do Pós-Lit-UFMG.Ceserani e Genette: uma abordagem discursiva do modo fantástico. 2014. (Seminário).

Ciclo de Palestras do NEGUE - Ruanda, abril-julho de 1994: um genocídio em meio à guerra. 2014. (Encontro).

I Jornada de Guerra e Literatura - 100 anos da Primeira Guerra Mundial. 2014. (Encontro).

Jornada de Retórica e Argumentação. 2014. (Encontro).

Ciclo de debates do NEHM proferido pelo prof. Dr. Hans Ulrich Gumbrecht. 2013. (Outra).

I Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, IV Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional, XI Painel Reflexões sobre o insólito na narrativa ficcional: vertentes teóricas e ficcionais do insólito. O fantástico como categoria modal de contar. 2012. (Congresso).

V Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte do IFAC - UFOP. 2012. (Seminário).

XII Semana de Letras da UFOP.Literatura e Educação: o "mito antidrummondiano" no município de Ferros-MG nos discursos educacional, político e popular. 2012. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Literatura e Educação: o 'mito antidrummondiano' no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. 2012. (Seminário).

II Pensando África e suas Diásporas e II Semana da Consciência Negra.Venenos de Deus, Remédios de Bartolomeu - Uma Análise do Romance de Mia Couto. 2011. (Encontro).

IV Seminário de Atividades Acadêmicas - DELET.O mito anti-drummondiano presente no imaginário da população de Ferros-MG. 2011. (Seminário).

JORNADA DE FILOSOFIA DA IMAGEM. 2011. (Seminário).

XIII EREL/SE - ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE LETRAS DO SUDESTE.O mito anti-drummondiano presente no imaginário da cidade de Ferros-MG. 2011. (Encontro).

XIX SIC - Seminário de Iniciação Científica.Literatura e Educação: o mito antidrummondiano presente no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. 2011. (Seminário).

3º Congresso de Letras, Artes e Cultura da UFSJ. Por que ler Macunaíma?. 2010. (Congresso).

III Seminário de Atividades Acadêmicas do Delet UFOP.Críticas Árcades. 2010. (Seminário).

IV Seminário de Literatura Brasileira - Diálogos com a Tradição - Permanência e Transformações.O tempo memorialístico. 2010. (Seminário).

XI Semana de Letras da UFOP. 2010. (Encontro).

CINEOP - 4ª Mostra de Cinema de Ouro Preto. 2009. (Encontro).

II Seminário de Atividades Acadêmicas do Delet UFOP. 2009. (Seminário).

FÓRUM DAS LETRAS - 4ª EDIÇÃO. 2008. (Encontro).

X SEMANA DE LETRAS. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rômulo Monte Alto

MONTE ALTO, Romulo; RAVETTI, Graciela; DRUMMOND, A. L. D. B.. No imóvel ponto do mundo que gira: utopia, modernidade e paranoia em "Dormir ao sol", de Adolfo Bioy Casares. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras: Estudos Literários) - Faculdade de Letras/UFMG.

Alexandre Agnolon

MACHADO, C. E. L.;AGNOLON, A.; MACIEL, E. C. R.. Indagações sobre o modo fantástico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Laureny Aparecida Lourenço da Silva

Graciela Ravetti;LOURENÇO, Laureny; ALTO, R. M.. No imóvel ponto do mundo que gira: utopia, modernidade e paranoia em. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Graciela Inés Ravetti de Gómez

Machado, Duda; ALTO, R. M.; LOURENÇO, Laureny A;GÓMEZ, G. I. R. / RAVETTI, GRACIELA. No imóvel ponto do mundo que gira: utopia, modernidade e paranoia em. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Eduardo Lima Machado

Indagações sobre o modo fantástico; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Carlos Eduardo Lima Machado;

Ricardo Pinto de Souza

A FICÇÃO CIENTÍFICA E BIOMÉDICA DE ADOLFO BIOY CASARES COMO PROPEDÊUTICA AO PROBLEMA DO HUMANO NA MODERNIDADE; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

José Rubens Lima Jardilino

Literatura e Educação: o mito antidrummondiano no município de Ferros nos discursos educacionais, políticos e populares; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Liceciatura em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jose Rubens Lima Jardilino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Não pode ser, mas é. Uma tentativa de fuga da categorização 'fantástico'. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , v. 16, p. 151-163, 2018.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Realidade, ficção e utopia: uma primeira tentativa de dissolução de fronteiras. EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 23, p. 55-71, 2017.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . A pós-modernidade em Lyotard, Harvey e Jameson.. Revista Exagium , v. 1, p. 131-140, 2015.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Interseções entre 'O elixir da longa vida', de Balzac, e 'O coração denunciador', de Poe. Zunái: Revista de Poesia & Debates , v. 2, p. 1, 2015.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O fantástico em 'A noite' e 'Horla'. ArReDia , v. 4, p. 25-41, 2015.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Autor, narrador e leitor em 'As irmãs Vane' e em 'Os amigos dos amigos'. DLCV (UFPB) , v. especial, p. 97-117, 2015.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Uma leitura insolente de 'Em memória de Paulina'. Zunái: Revista de Poesia & Debates , v. 1, p. 1-1, 2014.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . A brisa pós-moderna em 'Respiração Artificial'. Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI , v. 3, p. 228-236, 2014.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O fantástico linguístico de 'É de confundir!' e sua relação com Robbe-Grillet. Em Tese (Belo Horizonte. Online) , v. 20, p. 115, 2014.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Fantástico e amor romântico em 'Os amigos dos amigos', de Henry James. Via Litterae , v. 6, p. 315-330, 2014.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Breve análise das cenas que T.S. Eliot considera malsucedidas em Hamlet. Crátilo (Patos de Minas) , v. 6, p. 1-4, 2013.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Problema da análise de René Girard do desejo triangular em Dom Quixote. Crátilo (Patos de Minas) , v. 5, p. 9-14, 2012.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O Fio da Meada. ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE) , v. 12, p. 507-510, 2011.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Venenos de Deus, remédios de Bartolomeu: uma análise do romance de Mia Couto. Crátilo (Patos de Minas) , v. 4, p. 85-91, 2011.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Venenos de Deus, Remédios de Bartolomeu. Revista África e Africanidades , v. 14-15, p. 1-6, 2011.

  • DRUMMOND, A. L. D. B . Venenos de Deus, Remédios de Bartolomeu. In: Nágila Oliveira dos Santos; Revista África e Africanidades. (Org.). Okumana - Vozes e Olhares sobre a Literatura Moçambicana. 1ed.Rio de Janeiro: Pachamama, 2019, v. , p. 1-220.

  • Jardilino, J. R. L. ; DRUMMOND, Ana Luíza . Literatura e Educação: a literatura regional no Ensino Médio - um estudo sobre o mito antidrummoniano no município de Ferros, MG. In: Cleide Rita Silvério de Almeida; Elaine Terezinha Dal Mas Dias. (Org.). Educação, Conhecimento e Formação. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2013, v. 1, p. 27-42.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O pio da coã. In: Sérgio Prado. (Org.). Fantasiando. São Paulo: Regência, 2012, v. , p. 95-98.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O quadro. SAMIZDAT, p. 43 - 43, 01 jan. 2014.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O quadro. Revista Encontro Literário, 30 abr. 2013.

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; et al . Ceserani e Genette: uma abordagem discursiva do modo fantástico. In: A Literatura e os métodos de pesquisa: IV SPLIT - Seminário de Pesquisa Discente do Pós-Lit-UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do IV SPLIT: Seminário de Pesquisa Discente do Pós-LIT UFMG. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2014. p. 1-101.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O fantástico como categoria modal de contar. In: I Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional - IV Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional - XI Painel Reflexões sobre o insólito ficcional, 2013, Rio de Janeiro. Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2013. p. 582-591.

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; et al . O fantástico como categoria modal de contar. In: Congresso Internacional Fantasia & Crítica, 2012, Ouro Preto. Fantasia & Crítica. Belo Horizonte: ABRE - Associação Brasileira de Estética, 2012.

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . Literatura e Educação: o ?mito antidrummondiano? no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. In: XII Semana de Letras da UFOP, 2012, Mariana. Anais da XII Semana de Letras 2012, 2012. p. 1-10.

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; et al . Pós-modernidade: afinidades e divergências em Lyotard, Harvey e Jameson. In: I Seminário de pesquisas do POSLETRAS: estudos da linguagem., 2014, Mariana. Anais do I Seminário de pesquisas do POSLETRAS: estudos da linguagem.. Mariana: DELET/UFOP, 2014.

  • Jardilino, J. R. L. ; DRUMMOND, Ana Luíza . Literatura e Educação: o 'mito antridrummondiano' no município de Ferros-MG nos discursos educacional, político e popular. In: XX SEIC - Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2012, Ouro Preto. Anais XX SEIC - UFOP. Ouro Preto, 2012.

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . Literatura e Educação: o 'mito antidrummondiano? presente no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. In: XIX SIC - Seminário de Iniciação Científica, 2011, Ouro Preto. Anais do SIC-UFOP, 2011.

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Enunciar-se a si mesma: uma autobiografia compartilhada em segredo com Franz Kafka. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Não pode ser, mas é: uma tentativa de fuga da categorização 'fantástico'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Ficção científica e biomédica de Adolfo Bioy Casares como propedêutica ao problema do humano na modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Ceserani e Genette: uma abordagem discursiva do modo fantástico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . A pós-modernidade em Lyotard, Harvey e Jamenson. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . A influência marxista nas obras de Roberto Drummond. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O fantástico como categoria modal de contar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O fantástico como categoria modal de contar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Apresentação da Pesquisa "Literatura e Educação o 'mito antidrummondiano' no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Literatura e Educação: o 'mito antidrummondiano' no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . Literatura e Educação: o 'mito antidrummondiano' no município de Ferros-MG nos discursos educacional, político e popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O mito anti-drummondiano presente no imaginário da população de Ferros-MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O mito anti-drummondiano presente no imaginário da cidade de Ferros-MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . Literatura e Educação: o mito antidrummondiano presente no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Venenos de Deus, Remédios de Bartolomeu - Uma Análise do Romance de Mia Couto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . O mito anti-drummondiano presente no imaginário da população de Ferros-MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DRUMMOND, Ana Luíza . Fantástico?. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DRUMMOND, A. L. . Parecerista ad hoc da Revista Em Tese (UFMG). 2019.

DRUMMOND, A. L. . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2019.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Revista Muitas Vozes (UEPG). 2018.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da revista Em Tese (UFMG). 2018.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2017.

DRUMMOND, Ana Luíza ; et. al . Plano Municipal de Educação Integral do Município de Ferros. 2016.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2015.

DRUMMOND, Ana Luíza . Parecerista ad hoc da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI. 2014.

DRUMMOND, Ana Luíza ; et al . Currículo Comum da Educação Integral - Ferros/MG. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

DRUMMOND, Ana Luíza ; FIGUEIREDO, R. M. . Elaboração de Projeto de Lei e de Curadoria do Museu Municipal de Ferros. 2016. (Patrimônio Histórico Cultural).

DRUMMOND, Ana Luíza . Revisão do livro Bal-bu-cio. 2015. (Editoração/Livro).

DRUMMOND, Ana Luíza . Oficina de Contos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

DRUMMOND, Ana Luíza ; Jardilino, J. R. L. . Literatura e Educação: o mito antidrummondiano no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular.. 2012. (Relatório de pesquisa).

DRUMMOND, Ana Luíza . Revisão do livro: Na rua com os Elefantes. 2011. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Literatura e Educação: o mito antidrummondiano no município de Ferros/MG nos discursos educacional, político e popular., Descrição: Essa pesquisa relacionou Literatura e Educação para compreender a inserção da obra de escritores regionais no currículo escolar de literatura do Ensino Médio, neste caso, a obra de Roberto Drummond nas escolas de Ferros, sua cidade natal. Trabalhou-se com a hipótese de existência de um ?mito antidrummondiano? na cidade responsável pelo afastamento dos ferrenses da obra do escritor. O material analisado constitui-se principalmente de entrevistas com alunos e professores, além de pessoas ligadas à política e à comunidade. Percebemos que a obra de Drummond não figurava no currículo das escolas de Ferros e que existiu, e ainda existe, um ?mito antidrummondiano? na cidade; porém, atualmente esse mito está em fase de esvaecimento e a obra de Drummond começa a fazer parte do currículo de literatura das escolas ferrenses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Integrante / Jardilino, J. R. L. - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2011

    Projeto Redescobrindo as Letras Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto Redescobrindo as Letras Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto Redescobrindo as Letras Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Projeto ?Redescobrindo as Letras? Biblioteca Virtual, Descrição: Estruturada em dois eixos de sustentação, a recuperação de um acervo literário de domínio público e a geração de uma plataforma de disponibilização on-line, a iniciativa induz à geração de um produto atrativo e ao incentivo à leitura on-line de obras clássicas. As obras pesquisadas foram selecionadas com o objetivo principal de apresentar alguns elementos básicos capazes de incitar o leitor-usuário do projeto a uma reflexão político-pedagógica da escola. Portanto, não se pode prescindir do seu acompanhamento hoje, pois, do contrário, essa ação se tornaria inócua. A avaliação permanente se constitui em instrumento indispensável para o seu acompanhamento. O enfoque de qualidade proposto para a gestão do projeto político-pedagógico é o da qualidade negociada, entendida como um processo coletivo de construção, confirmada pela Editora.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ana Luiza Duarte de Brito Drummond - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Menção Honrosa, Revista Encontro Literário.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras. , Faculdade de Letras, Cidade Universitária, 21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39389734, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profa. do Ens. Básico Tec. e Tecnolo. Subst., Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (substituta).

Atividades

  • 08/2019

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação, Literaturas de Língua Portuguesa

2016 - 2016

Secretaria Municipal de Educação e Cultura - Prefeitura de Ferros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Educação e Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Secretária Municipal de Educação e Cultura de Ferros-MG

Atividades

  • 05/2016 - 12/2016

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, .,Cargo ou função, Secretária Municipal de Educação e Cultura.

2016 - 2016

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora - Campus São João Evangelista, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa. Nível: Ensino Médio Integrado.

2014 - 2014

INSTITUTO FEDERAL MINAS GERAIS

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora - Campus Ribeirão das Neves, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa para curso do Pronatec.

2013 - 2014

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica, Carga horária: 24

2014 - 2014

Minas Gerais Educação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico Pronatec, Carga horária: 4

2011 - 2013

Rever

Vínculo: Diretora - Projetos de Revisão, Enquadramento Funcional: Revisora de Textos, Carga horária: 12

Atividades

  • 11/2011 - 03/2013

    Direção e administração, Empresa Júnior Rever, .,Cargo ou função, Diretora de Projetos de Revisão.

2011 - 2012

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora, aprovada em processo seletivo, do Programa de Monitoria/Pró-Reitoria de Graduação, na disciplina EDU303 - Metodologia Científica, sob a orientação do Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino.

2011 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora voluntária da disciplina EDU303 - Metodologia Científica, sob a orientação do Prof. Dr. José Rubens Lima Jardilino.

2009 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisora de Textos, Carga horária: 12

Outras informações:
Revisora de obras em domínio público no Projeto "Redescobrindo as Letras" - Biblioteca Virtual da EditoraUFOP