Aroldo Arévalo Pinedo

Possui graduação em Engenharia em Indústrias Alimentarias pela Faculdade de Engenharia em Indústrias Alimentarias da Universidad Nacional de la Amazónia Peruana - Perú (1992), Mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1995) e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Curso de Engenharia de Alimentos e do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de frutas e hortaliças, secagem de alimentos, medidas de propriedades físicas de alimentos.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Alimentos

1995 - 2003

Universidade Estadual de Campinas
Título: Secagem a vácuo de cenoura (Daucus carota) e abóbora: Estudo das características do processo.
Orientador: Fernanda Elizabeth Xidieh Murr
Palavras-chave: pré-tratamentos; abóbora; cenoura; difusividade efetiva; secagem a vácuo.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Engenharia de Alimentos

1993 - 1995

Universidade Estadual de Campinas
Título: Projeto e desempenho de um reator de recirculação para hidrogenação,Ano de Obtenção: 1995
Carlos Alberto Gasparetto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: óleo; hidrogenação; reator; transferência de calor.Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia em Indústrias Alimentarias

1986 - 1992

Universidad Nacional de la Amazonia Peruana
Título: Obtención y caracterización de harina de lombriz de tierra (Eisenia foetida) para su utilización en la preparación de alimentos balanceados
Orientador: Eng. Oscar Vasquez Ribeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Processamento de sucos, nectáres e polpas. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2006 - 2006

Tecnologia de óleos e gorduras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2005 - 2005

Processos fermentativos. , UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, UFT, Brasil.

2005 - 2005

Embalagem Plásticas Flexíveis. (Carga horária: 40h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.

2001 - 2001

Multiplicadores de APPCC. , Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, CETEC/SENAI, Brasil.

2001 - 2001

Formação de consultores em APPCC. (Carga horária: 80h). , Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, CETEC/SENAI, Brasil.

1994 - 1994

Hidrogenação de óleos vegetais. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola / Subárea: Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARÉVALO-PINEDO, A. . II Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - II SLACA. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso Brasileiro de processamento de frutas e hortaliças. 2013. (Congresso).

III Simpósio Internacional de Plantas medicinais e Nutracêuticas.Estabilidade do néctar de buriti (Mauiritia flexuosa) armazenado em diferentes temperaturas. 2012. (Simpósio).

III Simpósio de Ciência e tecnologia de Alimentos.Alteração colorimétrica das geléias de araticum (Annona crasflora) durante o armazenamento. 2011. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e tecnologia de alimentos. Processamento e conservação da geléia convencional e light de buriti (Mauritia flexuosa). 2010. (Congresso).

XVI Encontro Nacional e IICongresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos. 2009. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2008. (Congresso).

2 Congresso Científico da UFT e III Seminário de Iniciação Científica. Processamento de doce cremoso de coco de babaçu. 2007. (Congresso).

VII Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Avaliação da vida-de-prateleira do doce cremoso de babaçu (Orbyginia speciosa) armazenadas em potes de vidro e plástico. 2007. (Simpósio).

XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. XX CBCTA 2006. 2006. (Congresso).

II Simpósio Internacional Tendências e Inovações em Tecnologia de Óleos e Gorduras.II Simpósio internacional Tendências e Inovações em Tecnologia de Óleos e Gorduras. 2005. (Simpósio).

I Jornada Científica da UFT. I Jornada Científica da UFT. 2005. (Congresso).

14 International Drying Symposium - IDS2004.14 th. International Drying Symposium - IDS2004. 2004. (Simpósio).

XIX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA 2004. 2004. (Congresso).

V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos - V SLACA.Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 2003. (Simpósio).

X Jornada de Iniciação Científica da UNITINS/UFT.X JIC UNITINS/UFT. 2003. (Simpósio).

XVIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - CBCTA 2002. 2002. (Congresso).

12 th |International Drying Symposium - IDS2000.12 Th. International Drying Symposium 2000 - IDS 2000. 2000. (Simpósio).

Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 1999. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thiago Alves Novais

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.; NASCIMENTO, G. N.. Incorporação de ferro através do método de impregnação a vácuo em cenoura (Daucus carota) minimamente processada. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentods) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Luana Miranda Lopes de Melo

SOUZA, A. R. M.;ARÉVALO-PINEDO, A.; ALVES, D. G.. Efeito da irradiação gama na quitosana. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentods) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Pâmela Fronza Câmara

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.; PIRES, C. R. F.. Desenvolvimento de biscoito enriquecido com extrato hidrossolúvel de amêndoa de coco babasu. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Hugo Maia Fonseca

ARÉVALO-PINEDO, A.; SOUZA, A. R. M.; PIRES, C. R. F.. Análise física e química do óleo de bacaba (Oenocarpus bacaba) irradiado e influência do aquecimento em micro-ondas em sua qualidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Maristhela da Silveira

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.CARREIRO, S. C. Otimização das condições de processamento para obtenção de etanol a partir de mesocarpo de babaçu. 2013. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Diana Lopes

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.CARREIRO, S. C. Hidrólise da farinha de pequi. 2012. Dissertação (Mestrado em Agroenergia) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Márcia Regina Alves Ribeiro

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.; PIRES, C. R. F.; NASCIMENTO, G. N.. Separação da proteína albumina de soro bovino utilizando hidroxiapatita e carvão ativo de babaçu (Orbygnia martiana). 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Bruna Araújo de Moura

SOUZA, A. R. M.;ARÉVALO-PINEDO, A.; ALVES, D. G.. Aplicação tecnológica da fécula irradiada de Curcuma longa L. em bolo de cenoura. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentods) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Thiago SIlva Novais

ZUNIGA, A. D. G.ARÉVALO-PINEDO, A.; NASCIMENTO, G. N.. Impregnação de ferro através do método de impregnação a vácuo em cenoura (Daucus carota L.) minimamente processada. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentods) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Flávio Santos Silva

ARÉVALO-PINEDO, A.; NASCIMENTO, G. N.; MUJICA, P. Y. C.. Elaboração de geleia mix de polpa de cagaita e mangaba e avaliação dos parâmetros de qualidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentods) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Jéssica Rodrigues Martins

ALVIM, T. C;ARÉVALO-PINEDO, A.; CABRAL, J. B.. Avaliação da qualidade microbiológica e higiênico-sanitária da água de coco comercializada em carrinhos ambulantes no município de Palmas (TO). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Bruna Lorena Aguiar Carneiro

ARÉVALO-PINEDO, A.; SILVA, D. X.; RESENDE, E. A.. Alterações físico-químicas e colorimétricas de geleias de araticum (Annona crassiflora). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Gisleângela Alves Almeida

ARÉVALO-PINEDO, A.AREVALO, Z. D. S.; R. N. Domingos. Derivados Cárnicos e Implantação de Boas Práticas de Fabricação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Fabiana de Oliveira Pereira

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. C Mujica; C. M. Reges. Processamento de leite em pó integral. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Irene Rodrigues Freitas

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. C Mujica; R. N. Domingos. Processamento de leite e derivados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Coleta Alves de Oliveira Braga

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. C Mujica; C. M. Reges. Processamento de pescado. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Claudete de Souza Soares

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. C Mujica; A. T. Tecnologia de Leite e derivados. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

Aluno: Mauricio Santana dos Santos

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. M. Cornejo; R. O Marçon. Tecnologia e Processamento de Abate Bovino. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Marta Aurilene Pedrosa de Araujo Maciel

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. M. Cornejo; R. N. Domingos. Tecnologia de Carne e Derivados. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Kelly Rodrigues dos Santos

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. M. Cornejo; R. N. Domingos. Processamento da Carne Bovina:Elaboração do Hamburguer Perdigão. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Gilcleanne Sousa Araújo

ARÉVALO-PINEDO, A.AREVALO, Z. D. S.; R. N. Domingos. Tecnologia do Leite. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Daniela Moura Matos

ARÉVALO-PINEDO, A.. Abate e industrialização de suinos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Gilteane Sousa Araújo

ARÉVALO-PINEDO, A.; R. N. Domingos; C. M. R. Silva. O processo da fabricação da cerveja. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Janeth Aquino Fonseca de Brito Avelino

ARÉVALO-PINEDO, A.; C. M. R. Silva; R. N. Domingos. Tecnologia do leite. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Alzeneide Wanderlei Batista

ARÉVALO-PINEDO, A.; R. N. Domingos; C. M. R. Silva. Ababte e industrialização de produtos de origem animal. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Marinho Da Silva

ARÉVALO-PINEDO, A.; R. N. Domingos; C. M. R. Silva. Processamento de carne suína. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

Aluno: Marinho Pereira de Oliveira Queiroz Silva

ARÉVALO-PINEDO, A.; R. N. Domingos; C. M. R. Silva. Industrialização de carne suína. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins.

ARÉVALO-PINEDO, A.; P. Y. C Mujica. Professor Adjunto - Engenharia Alimentos. 2003. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS.

ARÉVALO-PINEDO, A.; I. S. REGES. Professor de Ensino Superior - Agroindustria. 2002. Escola Agrotecnica Federal de Aaraguatins.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Kil Jin Park

MURR, Fernanda Elizabeth XidiehPARK, K. J; MARSAIOLI JR., Antonio; ASCHERI, Diego Palmiro Ramirez; TOBINAGA, Satoshi. Secagem a vácuo de cenoura (Daucus carota) e abóbora (Curcurbita máxima): estudo das características do processo. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Alimentos) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

Kil Jin Park

MURR, Fernanda Elizabeth XidiehPARK, K. J; MARSAIOLI JR, Antonio; ASCHERI, Diego Palmiro Ramirez; TOBINAGA, Satoshi. Secagem a vácuo de cenoura (Daucus carota) e abóbora (Curcurbita máxima). 2003. Tese (Doutorado em Engenharia Alimentos) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.

Fernanda Elizabeth Xidieh Murr

MURR, F. E. X.. Secagem a vácuo de cenoura (Dauais Crota) abóbora (Cucurbita maxima): Estudo das características do processo. 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Antonio Viotto

GASPARETTO, C. A.; CUNHA, R. L.;VIOTTO, L. A.. . Reologia do suco de camu-camu. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em engenharia de alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Diego Palmiro Ramirez Ascheri

ASCHERI, D. P. R.; MURR, Fernanda Elizabeth Xidieh; MARSAIOLI JR, Antônio; PARK, Kil Jin; TOBINAGA, Satoshi. Secagem a vácuo de cenoura (Daucus carota) e abóbora (Cucurbita máxima): estudo das características do processo. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Rosiane Lopes da Cunha

CUNHA, Rosiane Lopes da; GASPARETTO, C. A.; VIOTTO, Luiz Antonio. Reologia do suco de camu-camu: efeito da concentração e temperatura. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Caciano Pelayo Zapata Noreña

MARSAIOLI JR, A.; PINEDO, A. A.; GASPARETTO, C. A.;NOREA, C. P. Z.; ASCHERI, D. R.; MURR, F. E. X.; PARK, K. J.; TOBINAGA, S.. Secagem a vácuo de cenoura (Dacus carota) e abobóra (curcubita máxima): estudo das características do processo. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lohana Mendonça Carolino Carvalho

Conservação de minicenoura com uso de cobertura comestível de amido da fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum); 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Catiara Fernandes

Elaboração de suco probiótico de cajá fermentado por Lactobacillus casei; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Flávio Santos Silva

Processamento de geléia mix de mangaba e cagaita; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Lércia Matins de Sousa

Elaboração de uma bebida fermentada probiótica de suco de buriti (Mauritia flexuosa) por Lactobacillus casei; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Erlane da Rocha Fernandes

Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins,; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Eder Alencar Resende

Desenvolvimento e vida de prateleira da geleia de bacaba e(Oenocarpus bacaba); 2014; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Nayara Maria Pereira da Silva

Análises físico-químicas e colorimétricas de bebida fermentada probiótica de suco de cajá com Lactobacillus casei; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Cristiana Barbosa Lima

Processamento de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) em conserva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Angélica Mundim Faria

Obtenção de biofilmes a partir do mesocarpo do coco babaçu; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Laura Scartazzini

Desenvolvimento e aceitabilidade de sorvete com "leite" de babaçu (Orbygnia speciosa); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Samira Tenório Cavalcante Costa

Efeito das técnicas de sangria na qualidade da carcaça e da carne suína; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Juliana Ferreira Assunção

Implantação de um projeto de processamento de frutos do cerrado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Carliane Lima Ribeiro

Tecnologia de processamento do leite de babaçu em pó; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Alessandra Ferreira da Silva

Processo de extração e refino do óleo de soja; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Pollyana Ferreira da Silva

Produção industrial da lecitina de soja; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Valdney Maciel Mota

Industrialização e processamento de tomate, Lycopersicum esculentum Mill; como polpa concentrada e extrato; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Ramon Machado Marques

Processamento de frangos - do abate a expedição; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Vera Neide Ferreira Santos Teixeira

Abate e Tecnologia de Carne Suína; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Florisvaldo Gama de Souza

Tecnologia de óleos e gorduras; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Lidiane Aguiar Fernandes

Produção de polpa de cacau e outras frutas tropicais no sudeste da Bahia; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Ione Soldi Fagundes

Tecnologia de óleos e gorduras - Porcessamento; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Ranniere Cândido Faria Andrade

Processo de produção de polpa de tomate concentradoa e cubetados; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Viviane Andrielle Lemes e Melo

Abate e processamento de Frangos; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Giordana Moraes Rocha

Análises colorimétricas e microbiológicas de molho de cubiu (solanum sessiliflorum Dunal) tipo salsa picante durante o armazenamento; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Isadora Souza Santos Dias

Conservação de polpa de buriti (mauritia flexuosa) por métodos combinados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Fábio Salles de Arévalo

Conservação de polpa de cubiu (Solanum sessiliflorum) por métodos combinados; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Caroline Costa

Análises físico-químicas e colorimétricas de bebida fermentada probiótica de suco de cajá com Lactobacillus casei; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Lohana Carolino Mendonça Carvalho

Análises microbiológicas de bebida fermentada probiótica de suco de cajá com Lactobacillus casei; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Lohana Mendonça Carolino Carvalho

Análises microbiológicas de bebida fermentada probiótica de suco de buriti (Mauritia flexuosa) com Lactobacillus casei durante o armazenamento; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Nayara Maria Pereira da Silva

Análises físico-químicas e colorimétricas de bebida fermentada probiótica de suco de buriti (Mauritia flexuosa) com Lactobacillus casei durante o armazenamento; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Patrícia Bárbara Meurer

Processamento mínimo de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) armazenado sob refrigeração; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Bruna Lorena Aguiar Carneiro

Desenvolvimento de bebida mista à base de extrato hidrossolúvel de babaçu (Orbygnia speciosa) e de castanha-do-Brasil; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Patrícia Bárbara Meurer

Palmito de babaçu minimamente processado e armazenado sob refrigeração; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Bruna Lorena Aguiar Carneiro

Processamento e estabilidade da geléia light de araticum (Annona crassiflora) durante o armazenamento; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Laura Scaratzzini

Conservação do leite de babaçu (Orbygnia speciosa) por pasteurização e refrigeração; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Suzana de Oliveira Carneiro

Formulação e avalaiação do comportamento da geléia light de buriti (Mauritia flexuosa) durante o armazenamento; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Mayra Stéphanie Pascoal Damas

Desenvolvimento e avaliação da estabilidade da geléia bietética de raçá-boi (Eugenia stipitata); 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Diana Santos Ferreira

Desenvolvimento de iogurte probiótico utilizando leite e extrato hidrossolúvel de babaçu; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Emanuel Coelho Guedes

Formulação, caracterização e avaliação do néctar de buriti (Mauritia flexuosa) durante o armazenamento; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Adriane Evangelista Machado

Secagem de pedúnculos de cajuí (Anacadium spruceanum) submetidos a pré-tratamento osmótico; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Kallyana Moraes Carvalho

Processamento de doce cremoso de babaçu; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Vinicius Borges Vieira Maciel

Processamento de pasta de pequi e sua estabilidade em diferentes embalagens; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Vinicius Borges Vieira Maciel

Conservação do leite de coco de babaçu tipo industrial por acidificação e pasteurização; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Kallyana Moraes Carvalho

Esterilização de leite de coco de babaçu em recipientes de vidro; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Tocantins, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Fernando Lustosa dos Santos

Determinação das isotermas de sorção da polpa de ingá e de murici em diferentes temperaturas; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Kelly Rodrigues dos Santos

Estabilidade oxidativa de misturas de óleo de buriti (mauritia flexuosa) e de soja armazenados em diferentes tipos de embalagens; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade do Tocantins; Orientador: Aroldo Arévalo Pinedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Elizabeth Xidieh Murr

Secagem a vácuo de cenoura (Daucus carota e abóbora ( Cucurbita máxima): estudo das características do processo; 2003; 173 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Elizabeth Xidieh Murr;

Carlos Alberto Gasparetto

Projeto e Desempenho de um Reator de Recirculação para Hidrogenação; ; 1995; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Alberto Gasparetto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PAIVA, M. J. M. ; ANJOS, E. S. ; LEITE, J. F. ; COSTA, R. F. ; ARÉVALO-PINEDO, A. . Influência do uso de biofilmes comestíveis no processo de conservação de abóbora com processamento mínimo. Higiene Alimentar , v. 33, p. 628-632, 2019.

  • Fernandes, E. R ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; BEZERRA, R. T. R ; CAMARA, P. F. ; PINTO, R. C. F. . Caracterização física, química e colorimétrica da polpa de bacaba. Higiene Alimentar , v. 33, p. 1319-1323, 2019.

  • Fernandes, E. R ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; BEZERRA, R. T. R ; CAMARA, P. F. ; PINTO, R. C. F. . lidade de antocianinas e da cor em polpa de bacaba. Higiene Alimentar , v. 33, p. 1440-1444, 2019.

  • AREVALO, F. S. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; OGAWA, T. A. B. ; CARVALHO, L. C. M. ; AREVALO, Z. D. S. . Alterações colorimétricas em melão amarelo minimamente processado revestido com solução de amido de cará. Higiene Alimentar , v. 33, p. 3240-3242, 2019.

  • AREVALO, Z. D. S. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; ZUNIGA, A. D. G. ; AREVALO, F. S. ; CARVALHO, L. C. M. . Análise sensorial de bebida fermentada suplementada com extrato de babaçu e Lactobacillus casei. Higiene Alimentar , v. 33, p. 3248-3252, 2019.

  • AREVALO, Z. D. S. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; ZUNIGA, A. D. G. ; AREVALO, F. S. ; CARVALHO, L. C. M. . Análise sensorial de bebida fermentada suplementada com extrato hidrossolúvel de babaçu e Lactobaillus acidophilus. Higiene Alimentar , v. 33, p. 3253-3256, 2019.

  • PINEDO, ROSALINDA ARÉVALO ; BERTUCI, MARCELLO LIMA ; PIZATO, SANDRIANE ; MALDONADO, CARLOS ALBERTO BACA ; ARÉVALO-PINEDO, AROLDO ; CORTEZ-VEGA, WILLIAM RENZO . Obtaining candied fruit of calabash (Lagenaria siceraria). JOURNAL OF BIOENERGY AND FOOD SCIENCE , v. 5, p. 119-130, 2018.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; BEZERRA, R. T. R ; FREITAS, I. R ; SANTANA, A. A. ; AREVALO, Z. D. S. . Estudo da estabilidade do néctar de bacaba armazenado em diferentes temperaturas. Higiene Alimentar , v. 29, p. 4766-4770, 2015.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; MEURER, P. B. ; FREITAS, I. R ; SANTANA, A. A. ; AREVALO, Z. D. S. . Alterações microbiológicas e colorimétricas de palmito de babaçu minimamente processado armazenado sob refrigeração. Higiene Alimentar , v. 29, p. 4026-4030, 2015.

  • CARNEIRO, BRUNA LORENA AGUIAR ; ARÉVALO-PINEDO, AROLDO ; SCARTAZZINI, LAURA ; ZUNIGA, ABRAHAM DAMIAN GIRALDO ; PINEDO, ROSALINDA ARÉVALO . Estudo da estabilidade do extrato hidrossolúvel 'leite' de babaçu (Orbygnia speciosa) pasteurizado e armazenado sob refrigeração. Revista Brasileira de Fruticultura (Impresso) , v. 36, p. 232-236, 2014.

  • FRANCA, R. C. ; MONTEIRO, S. P. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; COELHO, A. F. S ; MOMENTÉ, V. G. ; GUIMARAES, L. G. L. . Concentração mínima inibitória para o extrato aquoso de folha de jambolão (Syzygium cumuni). Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 31, p. 753-756, 2014.

  • MEURER, P. B. ; SILVA, N. M. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; AREVALO, Z. D. S. ; MOMENTÉ, V. G. . Estudo da vida de prateleira do palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) minimamente processado armazenado sob refrigeração. Horticultura Brasileira (Impresso) , v. 31, p. 61-67, 2014.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARNEIRO, B. L. A ; ZUNIGA, A. D. G. ; AREVALO, Z. D. S. ; SANTANA, A. A. ; PINEDO, R. A. . Alterações físico-químicas e colorimétricas de geleías de araticum (Annona crassiflora). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 15, p. 397-403, 2013.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; AREVALO, Z. D. S. ; BESERRA, N. S ; ZUNIGA, A. D. G. ; COELHO, A. F. S ; PINEDO, R. A. . Desenvolvimento de barra de cereais à base de farinha de amêndoa de babaçu (Orbygnia speciosa). Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais , v. 15, p. 405-411, 2013.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARNEIRO, B. L. A ; BARBOSA, M. C ; DANTAS, A ; LACERDA, G. E . Aceitabilidade de bebida mista de extrato 'leite' babaçu (Orbygnia speciosa) e de castanha-do-Brasil. Revista Magistra , v. 25, p. 1-4, 2013.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARNEIRO, B. L. A ; BARBOSA, M. C. ; ZUNIGA, A. D. G. ; DANTAS, A. . Estabilidade de bebida mista de extrato 'leite' de babaçu (Orbygnia speciosa) e de castanha-do-Brasil (Bertholettia excelsa). Revista Magistra , v. 25, p. 1645-1648, 2013.

  • DOS SANTOS, C. O. ; DANTAS, A. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; AREVALO, Z. D. S. ; RESENDE, E. A. . Efeito da temperatura sobre as propriedades termofísicas de polpa de pequi (Caryocar brasiliense). Revista Magistra , v. 25, p. 1399-1401, 2013.

  • SANTOS, C. O. ; DANTAS, A. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; LACERDA, G. E. ; RESENDE, E. A. . Propriedades termofísicas de bebida mista de extrato hidrossolúvel de babaçu (Orbygnia speciosa) e de castanha-do-Brasil (Bertholettia excelsa). Revista Magistra , v. 25, p. 2174-2177, 2013.

  • Fernandes, E. R ; BEZERRA, R. T. R ; COSTA, J. C. D. A. P. P ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; OLIVEIRA, E. S. R . Estudo da aceitabilidade do doce em corte à base de açaí (Euterpe oleracea). Revista Magistra , v. 25, p. 1678-1683, 2013.

  • OLIVEIRA, E. S. R ; MUJICA, P. Y. C. ; AREVALO, Z. D. S. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; Fernandes, E. R . Análises sensorial do biscoito tipo 'sequilho' sem glúten e sem produtos de origem animal. Revista Magistra , v. 25, p. 176-178, 2013.

  • Fernandes, E. R ; BEZERRA, R. T. R ; COSTA, J. C. D. A. P. P. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; OLIVEIRA, E. S. R . Caracterização física e química das polpas e do doce em corte à base de açaí (Euterpe oleracea). Revista Magistra , v. 25, p. 722-726, 2013.

  • SANTANA, A. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; KUROZAWA, L. E. ; PARK, K. J. . Microencapsulation of babassu coconut milk by spray drying. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso) , v. 33, p. 737-744, 2013.

  • GOMES, A. C. G. ; FLEURY, C. S. ; ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARDOSO, I. R. M. . Cinética de extração do óleo de babaçu visando a produção biodiesel. Enciclopédia Biosfera , v. 9, p. 3330-3339, 2013.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; MURR, FERNANDA E. XIDIEH ; ARÉVALO, ZILDA D. SALLES ; GIRALDO-ZUIGA, ABRAHAM D. . MODELING WITH SHRINKAGE DURING THE VACUUM DRYING OF CARROT (DAUCUS CAROTA). Journal of Food Processing and Preservation , v. 34, p. 611-621, 2010.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; SILVA, A. F. ; SILVA, P. F. ; Valdes-serra, J. C ; Pavlak, M. C. M . Datos experimentales de la cinética del secado y del modelo matemático para pulpa de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) en rodajas. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso) , v. 30, p. 179-182, 2010.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; MACIEL, V. V. B. V. ; CARVALHO, K. M. ; COELHO, A. F. S ; GIRALDO-ZUIGA, ABRAHAM D. ; AREVALO, Z. D. S. ; ALVIM, T. C . Processamento e estudo da estabilidade de pasta de pequi (Caryocar brasiliense). Ciência e Tecnologia de Alimentos (Impresso) , v. 30, p. 664-668, 2010.

  • Mota, M. M. P ; ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARREIRO, S. C . Desacidificação do óleo de babaçu (Orbygnia phalerata Mart) pelo processo de extração líquido-líquido visando seu uso na produção de biodiesel. Enciclopédia biosfera , v. 6, p. 1-12, 2010.

  • SILVA, D. L ; ZUNIGA, A. D. G. ; COIMBRA, J. S. R. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; ROJAS, E. E. G . Separação das proteínas do leite de babaçu utilizando sistemas aquosos bifásicos. Enciclopédia biosfera , v. 6, p. 1-11, 2010.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; MACIEL, V. V. B. V. ; CARVALHO, K. M. ; ARÉVALO-PINEDO, A. . Efeito dos hidrocolóides na estabilidade física de bebida láctea à base de soro de queijo de leite de cabra. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes , v. 62, p. 353-357, 2007.

  • Pavlak, M. C. M ; ZUNIGA, A. D. G. ; LIMA, L. A ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; CARREIRO, S. C ; FLEURY, C. S ; SILVA, D. L . Aproveitamento da farinha do mesocarpo de babaçu (Orbygnia martiana) para obtenção de etanol. Evidência (Videira) , v. 7, p. 7-23, 2007.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; Murr F. E. X . Influence of pre-treatments on the drying kinetics during vacuum drying of carrot and pumpkin. Journal of Food Engineering , v. 80, p. 152-156, 2007.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; Murr F. E. X . kinetics of vacuum drying of pumpkin (Cucurbita maxima): modeling with shrinkage. Journal of Food Engineering , Inglaterra, v. 76, n.4, p. 562-567, 2006.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; SANTOS, F. L. DOS ; ZUNIGA, A. D. G. ; AREVALO, Z. D. S. ; PINEDO, R. A. . Desorption isotherms for murici (Byrsonima sericea) and ingá (Ingá edulis) pulps. Journal of Food Engineering , Inglaterra, v. 76, n.4, p. 611-615, 2006.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; RODRIGUES, R. R. ; LIMA, C. S. S. ; FEITOSA, A. C. . Kinetic drying experimental data and mathematical model for jackfruit (Artocarpus integrifolia) slices. Ciencia y Tecnología Alimentaria , Espanha, v. 5, n.2, p. 89-92, 2006.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; SILVA, P. L. ; SILVA, A. P. ; ARÉVALO-PINEDO, A. . Estudio de la cinética de secado de ciruela amarilla o cajá (spondias mombin, L) en hojuelas y modelamiento matemático del proceso. Alimentaria (Madrid) , v. 376, p. 104-107, 2006.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; REZENDE, J. R. ; SILVA, C. S. ; MONTEIRO, J. A. . Drying kinetics for murici (Byrsonima crassifolia) pulp. Journal of Food Processing and Preservation , v. 30, p. 699-704, 2006.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; Murr F. E. X . Influência da pressão, temperatura e pré-tratamentos na secagem a vácuo de cenoura e abóbora. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 25, n.4, p. 636-643, 2005.

  • ARÉVALO-PINEDO, A. ; O. V. Ribeiro ; AREVALO, Z. D. S. . Obtención, evaluación físico-química y almacenamiento de la harina de lombriz de tierra (Eisenia foetida). Alimentaria (Madrid) , Espanha, v. 04, p. 75-78, 2004.

  • ZUNIGA, A. D. G. ; ARÉVALO-PINEDO, A. ; CANO-CHAUCA, M. ; AREVALO, Z. D. S. . Sorption isotherms experimental data and mathematical models for cajui ( Anacardium spruceanum) pulp. Alimentaria (Madrid) , Espanha, v. 04, p. 61-63, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARÉVALO-PINEDO, A. ; GASPARETTO, C. A. . Projeto e construção de um reator de hidrogenação de óleos. 1995.

ARÉVALO-PINEDO, A. . Fabricação de embutidos e defumados de carne suína. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARÉVALO-PINEDO, A. . Desenvolvimento de novas tecnologias para o aproveitamento integral da amêndoa do coco de babaçu. 2004 (Coordenador de projeto) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Conservação de mini cenoura com uso de cobertura comestível de amido da fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum), Descrição: O objetivo desta pesquisa é a conservação de cenoura em pedaços ou mini cenoura com uso de cobertura de amido extraído da fruta-do-lobo sob refrigeração. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Lohana Carolino Mendoça Carvalho - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Conservação da polpa de buriti (Mauritia flexuosa) por métodos combinados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Catiára Fernandes - Integrante / Izabella Braga Guimarães - Integrante / Letícia Emiliano Camargo - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Elaboração de suco probiótico de cajá fermentado por Lactobacillus casei, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Catária Fernandes - Integrante / Lohana Carolino Mendoça Carvalho - Integrante / Caroline Costa - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Elaboração de bebida fermentada probiótica de suco de buriti (Mauritia flexuosa) por Lactobacillus casei, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Lércia Martins de Sousa - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Processamento de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) em conserva, Descrição: Este trabalho tem por objetivo o processamento do palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) na forma conservas em salmoura acidificada embalados em potes de vidro. Será estudada a vida-de-prateleira através de análises físico-químicas, microbiológicas e colorimétricas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Zilda Doratiotto de Salles Arévalo - Integrante / Bruna Lorena Aguiar Carneiro - Integrante / Eder Alencar Resende - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento e caracterização da geléia de bacaba (Oenocarpus distichus Mart), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Eder Alencar Resende - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) minimamente processado armazenado sob refrigeração, Descrição: O objetivo deste trabalho foi estudar a vida de prateleira de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) minimamente processado armazenado sob refrigeração. O palmito foi submetido a diferentes tratamentos: Tratamento1-controle (T1) (imersão em água), tratamento 2 (T2) ? imersão em solução de cisteína 0,5% , tratamento 3 (T3)- imersão em solução de ácido cítrico 0,5% tratamento 4 (T4) - solução de cisteína 0,5% + ácido cítrico 0,5% e tratamento 5 (T5) ? Solução de metabissulfito de sódio na concentração de 200 ppm. As amostras foram embalados em bandejas de isopor fechados com plástico de polipropileno e armazenados sob refrigeração a 4 C por 12 dias. Durante o armazenamento as amostras foram submetidas a análises de pH, acidez (%), umidade (%), bolores e leveduras e de coliformes totais e de colorimetria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Patricia Bárbara Meurer - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Conservação da polpa de bacaba (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto teve como objetivo a conservação da polpa de bacaba (Oenocarpus bacaba) aplicando a tecnologia de obstáculos de controle de pH, adição de sacarose, adição de aditivos químicos metabissulfito de sódio e sorbato de potássio. A polpa foi embalada em copos de plástico e armazenada a temperatura ambiente durante 120 dias. As amostras adicionadas de conservante se mantiveram estáveis físico-quimicamente e microbiologicamente durante todo o período de armazenamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Processamento de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) minimamente processado armazenado sob refrigeração, Descrição: Este projeto tem como objetivo estudar o processamento mínimo de palmito de babaçu (Orbygnia speciosa) submetido a diferentes pré-tratamentos com antioxidantes e armazenado sob refrigeração. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Integrante / Patricia Bárbara Meurer - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Processamento e aceitabilidade da bebida mista de extrato "leite" de babaçu (Orbygnia speciosa) e de castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Bruna Lorena Aguiar Carneiro - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Processamento de geléia convencional e light de araticum, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Bruna Lorena Aguiar Carneiro - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Conservação do leite de babaçu (Orbygnia speciosa) por pasteurização e refrigeração, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Laura Scartazzini - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Formulação e avaliação do comportamento da geléia light de buriti (Mauritia flexuosa) durante o armazenamento, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Zilda Doratiotto de Salles Arévalo - Integrante / Suzana de Oliveira Carneiro - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Industrialização do leite e da farinha extraídos da amêndoa de babaçu, Descrição: Este projeto trata do desenvolvimento de tecnologias para a industrialização do leite e da farinha extraídos da amêndoa de babaçu com a finalidade de oferecer uma tecnologia de baixo custo e popularizar o seu consumo. O leite será processado utilizando métodos combinados de acidificação e pasteurização. Para obtenção do leite as amêndoas de babaçu serão despeliculadas (retirada da película marrom que recobre a amêndoa), lavadas e homogeneizadas em liquidificador industrial juntamente com água quente a 80 C na proporção de duas partes de água para uma parte de amêndoa, até obtenção da consistência homogênea. O Homogeneizado será alimentado ao despolpador de rosca sem fim ?finisher?, com peneira de 0,45 mm, para extração do leite de babaçu. Seguidamente o leite será filtrado em peneira de 100 Mesh. O leite de babaçu sem e com adição de aditivos químicos (como ácidulante: ácido cítrico ou láctico, conservante: metabissulfito de sódio e estabilizantes: carboximetilcelulose e goma guar) serão acondicionados em garrafas de vidro de 200 ml, pasteurizados e armazenados por um ano em condições ambientais. A vida de prateleira do leite será determinada através das análises físico-químicas de pH, acidez titulável, índice de acidez e índice de peróxido e análises microbiológicas de contagem de bolores e leveduras e coliformes fecais e totais, a cada 60 dias. A farinha úmida obtida da extração do leite será utilizada na fabricação de doce do tipo ?doce de coco cremoso? e da farinha seca tipo ?coco ralado? através da secagem em estufas. A farinha do tipo coco ralado será embalado em sacos de plásticos aluminizados e selados. Para se determinar a vida de prateleira do doce e da farinha tipo coco ralado serão realizados análises de pH, acidez titulável, contagem de bolores e leveduras durante o armazenamento por 12 meses.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Vinicius V. B. V. Maciel - Integrante / Kallyana M. Carvalho - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Ciência e Tecnologia do Tocantins - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2005 - 2007

    Desenvolvimento de Tecnologias para o aproveitamento integral da amêndoa do coco de babaçu, Descrição: O babaçu é uma palmácea encontrada com grande intensidade nos estados do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Piauí. O aproveitamento deste recurso sempre se deu de forma extrativista de coleta e quebra do coco para extração da amêndoa, muito provavelmente condicionada à essa disponibilidade natural. A pesar de já existirem, há várias décadas, estudos preliminares sobre a enorme gama de produtos e subprodutos que o babaçu pode oferecer e o que isso representaria para a economia nacional, inclusive em termos de divisas, praticamente só são produzidos industrialmente, até o momento, óleo e torta extraídos das amêndoas, permanecendo o restante dos produtos apenas como riqueza potencial. Desta maneira, dado ao agradável sabor e reconhecido valor nutricional, a amêndoa de babaçu pode alcançar consumo considerável e mesmo se incorporar ao cotidiano alimentar da população brasileira na forma de outros produtos industrializados como na fabricação do leite de babaçu, a farinha tipo coco ralado e o doce cremoso. Ademais, o Brasil é o maior consumidor de leite e farinha de coco ralado, em função dos hábitos alimentares, motivo pelo qual estes produtos são de grande importância para o mercado interno. O leite e outros produtos a partir da amêndoa de babaçu são produzidos atualmente de forma artesanal para o uso na preparação de bebidas, sorvetes e na culinária regional, principalmente do norte e nordeste. A colocação deste produto, no mercado nacional está condicionada, no entanto, ao desenvolvimento de tecnologias de processamento e conservação do produto dentro dos padrões da legislação brasileira para alimentos. Os objetivos desta pesquisa é desenvolver tecnologias de processamento e conservação de produtos a base da amêndoa de babaçu, como o leite engarrafado pasteurizado ou esterilizado, a farinha tipo "coco ralado, o doce cremoso, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Vinicius V. B. V. Maciel - Integrante / Kallyana M. Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Tocantins - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Secagem de pedúnculos de cajuí (Anacardium spruceanum) submetidos à pré-tratamento osmótico, Descrição: O cerrado apresenta uma rica biodiversidade em alimentos de origem vegetal, principalmente, principalmente frutos com elevado potencial pra a alimentação e industrial, porém, poucos estudos relacionados ao processamento industrial tem sido realizados. Dentre as frutas nativas do cerrado destaca-se o cajuí (Anacardium spruceanum), devido ao sabor exótico e excelente concentração de vitamina C presente na polpa. A proposta deste trabalho é estudar a secagem de pedúnculos de cajuí (Anacardium spruceanum), submetidos à pré-desidratação osmótica em soluções de sacarose e cloreto de sódio, como uma etapa preliminar à secagem por ar quente. Pretende-se investigar a possibilidade de um produto tipo cajuí-passa com atributos sensoriais (cor, aroma e textura)aceitáveis com maior retenção de vitamina C no produto. Os dados experimentais da desidratação osmótica da polpa de cajuí serão ajustados através do modelo de Azuara e os da secagem utilizando o modelo difusional de Fick.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Carliane Lima Ribeiro - Integrante / Audirene A. Santana - Integrante / Kallyana M. Carvalho - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Conservação do leite de coco de babaçu tipo industrial por acidificação e pasteurização, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Vinicius V. B. V. Maciel - Integrante / Kallyana M. Carvalho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2005 - 2006

    Esterilização do leite de coco de babaçu em recipientes de vidro, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Vinicius V. B. V. Maciel - Integrante / Kallyana M. Carvalho - Integrante., Financiador(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - Bolsa.

  • 2005 - 2006

    Processamento de pasta de pequi e sua estabilidade em diferentes embalagens, Descrição: O cerrado apresenta uma rica bio-diversidade em produtos de origem vegetal, principalmente frutos com elevado potencial para a alimentação,entretanto, poucos estudos relacionados ao processamento industrial tem sido realizados. Dentre as frutíferas nativas do cerrado destaca-se o pequi, fruto conhecido como ouro do cerrado, por seu alto valor econômico e nutricional. A industrialização da polpa de pequi possibilitaria agregar valor a este produto e manter sua oferta durante a entre-safra. A presente pesquisa tem como objetivo estudar o processamento adequado para a obtenção da pasta da polpa de pequi para uso culinário e determinar a sua estabilidade em diferentes tipos de embalagens.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Vinicius V. B. V. Maciel - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Determinação das isotermas de desorção da polpa de murici e ingá, Descrição: O murici e a ingá são frutas frequentemente encontradas nas regiões da Amazonia e do cerrado brasileiro, cujo sabor exótico das polpa confere a estas frutas características únicas sem paralelo dentre as frutas tropicais. O murici de polpa amarela é rica em vitamina C e lipídeos, a ingá uma fruta-vagem de polpa branca e adocicada é rica e açúcares, vitaminas e minerais que são nutrientes essenciais para o homem. Portanto, é muito importante desenvolver tecnologias para o aproveitamento industrial destes produtos, na forma de sucos, polpas congeladas, etc. Entretanto, estudos sobre o processamento e propriedades físicas destes produtos não são encontrados na literatura, caso das isotermas de sorção que são fundamentais no dimensionamento de embalagens, de equipamentos e do armazenamento. Foram levantadas isotermas de desorção da polpa de murici e de ingá em diferentes condições de temperatura e umidades relativas. Os dados experimentais obtidos foram modelados utilizando dieferentes equações encontrados na literatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Fernando Lustosa dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade do Tocantins - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2001 - 2002

    Determinação da estabilidade de misturas de óleo de murici e de soja armazenados em diferentes embalagens, Descrição: O óleo de buriti é rico em vitaminas lipossolúveis A e E. A vitamina E é considerada antioxidante e encontran-se em grandes quantidades neste óleo, razão pela qual quando misturados a outros óleos menso estáveis ajuda evitar sua oxidação. Neste trabalho, foi estudada a estabilidade oxidativa de misturas de óleo de buriti e de soja refinado quando armazenados a condições ambientais em 3 diferentes tipos de embalagens durante 60 dias. Observou-se que as embalagens Pet- verde protegem melhor e dão maior estabilidade, sendo menos estáveis no vidro e a pet-incolor em todas as misturas estudadas. A quantidade de óleo de buriti na mistura influencia diretamente sobre a estabilidade, quanto maior a proporção deste óleo maior foi a estabilidade da mistura independente do tipo de embalagem utilizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Kelly Rodrigues Dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Universidade do Tocantins - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conservação da polpa de açaí (Oenocarpus bacaba) por tecnologia de obstáculos, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar a polpa de bacaba utilizando a tecnologia de obstáculos por redução da atividade de água, diminuição do pH e adição de conservantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Aroldo Arévalo Pinedo - Coordenador / Erlane da Rocha Fernandes - Integrante / Robert Taylor Rocha Bezerra - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2004

Sócio da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - SBCTA, SBCTA.

1992

Diploma de 2 melhor aluno em aproveitamento academico da Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidad Nacional de la Amazonia Peruana (Perú) - Faculdade de Engenahria de Alimentos.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Tocantins, Engenharia de Alimentos. , Avenida NS - 15, ALC NO - 14 BLOCO Bala II, Centro, 77123360 - Palmas, TO - Brasil, Telefone: (63) 32328142, Ramal: 8142, Fax: (63) 32328022, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Engenharia de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2003

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de frutas e hortaliças, Embalagem de Alimentos, Instalações Industriais, Introdução à Engenharia de Alimentos, Matérias primas Agropecuárias, Tecnologia de óleos e gorduras

2000 - 2003

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

Vínculo: Contrato CLT, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2000 - 09/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Engenharia de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2000 - 09/2003

    Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Embalagem de Alimentos, Principios de tecnologia de alimentos, Tecnologia de Açúcar, álcool e bebidas, Tecnologia de Cereais, Tecnologia de frutas e hortaliças, Tecnologia de leite e derivados, Tecnologia de óleos e gorduras

  • 09/2000 - 04/2001

    Extensão universitária , Curso de Engenharia de Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, ação SEBRAE Empresarial.

1998 - 1998

Programa Rondoniense de Tecnologias Apropriada

Vínculo: Pesquisador DTI, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40