Roberta Fogliatto Mariot

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos - ICTA/UFRGS (2015). Realizou estágio doutoral no RIKILT Food Safety Institute em Wageningen University, na Holanda (2012/2013). Foi bolsista de Pós-doutorado pela CAPES em Ciência Forense na Faculdade de Agronomia da UFRGS e Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2015-2017). Atualmente é Pós-doutoranda na Florida Internacional University (FIU) em Ciência Forense.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Transcriptoma Global e de Genes Alvo da Rota de Biossíntese de Glicoalcalóides em Novas Variedades de Solanum tuberosum L.
Orientador: em Wageningen University ( Esther Kok)
com Jeverson Frazzon. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Solanum tuberosum; Transcriptômica; Glicoalcalóides.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação do Design Higiênico de Equipamentos que Contribuem para Contaminação de Carcaças na 1° Etapa de Abate de Suínos,Ano de Obtenção: 2010
Eduardo César Tondo.Palavras-chave: design; higiênico; equipamentos.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Indústrias de Transformação.

Graduação em Engenharia de Alimentos

1999 - 2006

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Qualidade dos Vegetais Minimamente Processados Cortados e Descascados
Orientador: Eduardo Cesar Tondo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Florida International University, FIU, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

2015 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Biologia Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Intensive English Level 7. (Carga horária: 84h). , Miami Dade College, MDC, Estados Unidos.

2017 - 2017

Intensive English Level 6. (Carga horária: 84h). , Miami Dade College, MDC, Estados Unidos.

2015 - 2015

Sequenciamento de Nova Geração Aplicado a Ecologia Microbiana. (Carga horária: 30h). , Brazilian Microbiome Project, BMP, Brasil.

2015 - 2015

MiSeq System. (Carga horária: 24h). , ILLUMINA, Inc., ILLUMINA, Estados Unidos.

2014 - 2014

Introdução a PCR em tempo real: Expressão Gênica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2014 - 2014

METABOLISMO REDOX E REGULAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2014 - 2014

Biossegurança em Atividades com OGM em Contenção. (Carga horária: 16h). , Conselho de Informações sobre Biotecnologia, CIB, Brasil.

2013 - 2013

?The Power of RNA-seq?. (Carga horária: 24h). , Wageningen University, WUR, Holanda.

2011 - 2011

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. (Carga horária: 40h). , E.E.P. SENAI Visconde de Mauá, SENAI MAUÁ, Brasil.

2010 - 2011

Gestão de Projetos. (Carga horária: 80h). , Instituto Euvaldo Lodi Nacional, IEL NACIONAL, Brasil.

2010 - 2010

Workshop de Diagnóstico Clínico. (Carga horária: 4h). , Laborclin Produtos para Laboratórios, LB, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Curta Duração. , Sindicato dos Nutricionistas no Estado do Rio Grande do Sul, SINURGS, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Implantação de APPCC em Serv Alimentação. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2007 - 2007

Capacitação para Resp Téc em Serv de Alimentação. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2002 - 2002

Atualização Em Métodos Rápidos para Análise Microb. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2001 - 2001

Alimentos Congelados. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

DUTRA, CC ; MARIOT, R. F. ; ALLES, M. J. L. . WOKSHOP DESIGN HIGIÊNICO PARA MÁQUINAS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E BEBIDAS. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Bioinformática Aplicada ao Sequenciamento de Ácidos Nucléicos e Análise de Macromoléculas. 2014. (Simpósio).

13o RIKILT Mini-symposium. 2013. (Simpósio).

III Meeting de Inovação em Alimentos para a Saúde. 2009. (Outra).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia e do XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Aplicação de Metodologia de Avaliação do Design Higiênico em uma Máquina Envasadora Semi-Automática de Iogurte Batido em um Laticínio. 2008. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia e do XV Seminário Latino Americano e do Caribe de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Desenvolvimento de Manual de Design Higiênico para Máquinas, Equipamentos e Instalações da Indústria da Alimentação. 2008. (Congresso).

IV Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Efeito da ingestão do suco de uva em alguns parâmetros nutricionais de ratos Wistar. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luciana Meneghetti Gehrke

FIUZA, L. M.;MARIOT, R. F.; PINTO, L. M. N.. Avaliação em superfícies de corte de alimentos: contaminação, transferência e desinfecção micriobiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Naihana Schäffer

CAMARGO, F. A. O.; SA, E. S.; GARRIDO, L. R.;MARIOT, R. F.. DIVERSIDADE E COMPOSIÇÃO DAS COMUNIDADES MICROBIANAS EM SOLOS SOB CULTIVO DE VIDEIRA. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DO SOLO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiza Pieta

MARIOT, R. F.; MARGIS, R.; AYUB, M. A. Z.; FRAZZON, J.. GENÔMICA DE Listeria monocytogenes E TRANSCRIPTÔMICA DO MICRORGANISMO NA PRESENÇA DE ÓLEO ESSENCIAL EXTRAÍDO DE Heterothalamus psiadioides. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karina Pioner

MARIOT, R. F.; FRAZZON, A. P. G.; FRAZZON, J.. Análise de resistência de Klebsiella pneumoniae aos carbapenêmicos e opções terapêuticas disponíveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kamila Patikowski Cheiran

MARIOT, R. F.; FRAZZON, J.. Atividade anti Listeria monocytogenes dos monoterpenos e dos sesquiterpenos de óleo essencial de Heterothalamus psiadioides. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flavio Brusch Garcia

MARIOT, R. F.; TONDO, EC. BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: um estudo comparativo entre as legislações do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberta Barbosa Pierry

MARIOT, R. F.. Estabelecimento de empresas de consultoria alimentar nos serviços de alimentação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ágatha Schommer de Oliveira

DE OLIVEIRA, A. S.;MARIOT, R. F.; Mercedes Passos Geimba. Avaliação Microbiológica da Unidade de Alimentação e Nutrição do Restaurante Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Visando a Implantação das Boas Práticas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carine Inês Eidt

TONDO, EC;MARIOT, R. F.; JONG, EV. Aspectos importantes para implantação dos sitema APPCC na classe de preparações de sobremesas feitas a partir de misturas em pó tratadas termicamente em serviços de alimentação.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARIOT, R. F.. 2018 MARC U*STAR & QBIC Undergraduate Research Mini-Symposium. 2018. Florida International University.

MARIOT, R. F.. Mostra de Iniciação Científica 2014. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARIOT, R. F.. Mostra de Iniciação Científica 2012. 2012. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MARIOT, R. F.. Mostra de Iniciação Científica 2011. 2011. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriano Brandelli

BRANDELLI, A.; SIMONETTI, A.B.;PASQUALI, G.. Identificação e caracterização de proteases bacterianas capazes de promover modificações dirigidas de proteínas derivadas de laticínios. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MAURÍCIO REIS BOGO

ARISI, A. C. M.;BOGO, M. R.; KORBES, A. P.; MANFROI, V.. Transcriptoma Global e de Genes Alvo da Rota de Biossíntese de Glicoalcalóides em Novas Variedades de Solanum tuberosum L.. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vitor Manfroi

MANFROI, V.; FRAZZON, J.; ARISI, A. C. M.; KORBES, A. P.; BOGO, M. R.. Transcriptona global e de genes alvo da rota de biossíntese de glioalcalóides em novas variedades de Solanum tuberosun L.. 2015. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Caciano Pelayo Zapata Noreña

MARIOT, R. F.;NOREA, C. P. Z.; TONDO, E. C.; HERTZ, P. F.. Qualidade dos vegetais minimamente processados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Dide Boelens

The implementation of MiniSTR as a method for rapid direct PCR; 2019; Dissertação (Mestrado em Biochemistry) - Florida International University,; Coorientador: Roberta Fogliatto Mariot;

Mallory Baud

The implementation of MP7 as a method for rapid direct PCR; 2019; Dissertação (Mestrado em Master of Science of Forensic Science) - Florida International University,; Coorientador: Roberta Fogliatto Mariot;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávio Anastácio de Oliveira Camargo

2017; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Flavio Anastacio de Oliveira Camargo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MCCORD, B. ; GAUTHIER, Q. ; CHO, S. ; ROIG, M. ; GIBSON-DAW, G. ; YOUNG, B. ; TAGLIA, F. ; ZAPICO, S. C. ; MARIOT, R. F. ; LEE, S. B. ; DUNCAN, G. . Forensic DNA Analysis. ANALYTICAL CHEMISTRY , v. 91, p. 673-688, 2019.

  • FETT, M. S. ; MARIOT, R. F. ; AVILA, E. ; ALHO, C. S. ; STEFENON, V. M. ; CAMARGO, F. A. O. . 13-loci STR multiplex system for Brazilian seized samples of marijuana: individualization and origin differentiation. INTERNATIONAL JOURNAL OF LEGAL MEDICINE , v. 132, p. 1-12, 2018.

  • PRICHULA, J. ; CAMPOS, F. ; PEREIRA, R. ; CARDOSO, L. A. ; WACHHOLZ, G. R. ; PIETA, L. ; MARIOT, R. F. ; MOURA, T. M. ; TAVARES, M. ; DAZEVEDO, P. ; FRAZZON, J. ; FRAZZON, A. P. . Complete genome sequence of Enterococcus faecalis strain P8-1 isolated from wild Magellanic penguin (Spheniscus magellanicus) feces in the South Coast of Brazil. Genome Announcements , v. 4, p. e01531-15, 2016.

  • MARIOT, ROBERTA FOGLIATTO ; DE OLIVEIRA, LUISA ABRUZZI ; VOORHUIJZEN, MARLEEN ; STAATS, MARTIJN ; HUTTEN, RONALD ; VAN DIJK, JEROEN PETER ; KOK, ESTHER ; FRAZZON, JEVERSON . Characterization and transcriptional profile of genes involved on glycoalkaloid biosynthesis in new varieties of Solanum tuberosum L.. Journal of Agricultural and Food Chemistry , v. 64, p. 988-996, 2016.

  • MARIOT, R. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; VOORHUIJZEN, M. M. ; STAATS, M. ; HUTTEN, R. C. ; VAN DIJK, J. P. ; KOK, E. ; FRAZZON, J. . Selection of reference genes for transcriptional analysis of edible tubers of potato (Solanum tuberosum L.). Plos One , v. April, p. 1-13, 2015.

  • PIETA, L. ; CAMPOS, F. S. ; MARIOT, R. F. ; PRICHULA, J. ; MOURA, T. M. ; FRAZZON, A. P. G. ; FRAZZON, J. . Complete Genome Sequence of two Listeria monocytogenes Serovars 1/2a and 4b, Isolated from Dairy Products in Brazil. Genome Announcements , v. 3, p. e01494-15, 2015.

  • ALLES, M. J. L. ; MARIOT, R. F. ; DUTRA, CC . Design Higiênico para máquinas, equipamentos e instalações da indústria de alimentos e bebidas. Higiene Alimentar , v. 24, p. 200-208, 2010.

  • DUTRA, CC ; MARIOT, R. F. ; ALLES, M. J. L. . Design Higiênico para máquina envasadora de iogurte. Leite & Derivados , v. XVIII, p. 98-102, 2009.

  • ALLES, M. J. L. ; MARIOT, R. F. ; DUTRA, CC . Design Higiênico para máquinas, equipamentos e instalações da indústria de alimentos. Revista Nacional da Carne , v. 387, p. 176-189, 2009.

  • REVILLION, J. P. P. ; FLORES, S. H. ; WILK, E. O. ; BADEJO, M. S. ; MERCALI, G. D. ; GANDOLFI, L. M. ; ALLES, M. J. L. ; MARIOT, R. F. ; CAMPOS, S. U. ; ALBERTI, S. S. ; ROMERO, A. M. . Qualidade sensorial de vinhos tintos finos do Rio Grande do Sul comparados aos importados da Argentina e Chile. Food Science and Technology , v. 27, p. 177-180, 2007.

  • PAULA ; MARIOT, R. F. ; Tondo . THERMAL INACTIVATION OF SALMONELLA ENTERITIDIS BY BOILING AND FRYING EGG METHODS. JOURNAL OF FOOD SAFETY , v. 25, p. 43-57, 2005.

  • MARIOT, R. F. ; Tondo . Evaluación Microbiológica de una Fábrica de Chocolate Durante la Aplicación del Sistema HACCP. Alimentaria (Madrid) , v. 350, p. 73-78, 2004.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARIOT, R. F. . Investigação Microbiológica em Diferentes Pontos da Área Suja de Processamento de Carcaças Suínas. 2008.

MARIOT, R. F. . Investigação MIcrobiológica e Implantação de Sistemas de Controle de Qualidade em Empresas de Alimentação. 2008.

MARIOT, R. F. ; TONDO, EC . Programa de Investigação Microbiológica e Implantação de Sistemas de Controle de Qualidade em Empresas de Alimentação. 2008.

DUTRA, CC ; ALLES, M. J. L. ; MARIOT, R. F. . Ferramentas para Avaliação do Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Instalações na Indústria de Alimentos e Bebidas. 2008.

DUTRA, CC ; ALLES, M. J. L. ; MARIOT, R. F. ; KUHLEIS, G. P. ; Menezes, AN ; TONDO, EC . ABNT ISO 14159:2002 Segurança das máquinas ? Requisitos de higiene para o projeto de máquinas. 2009.

MARIOT, R. F. . II Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MARIOT, R. F. . I Circuito de Enogastronomia. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARIOT, R. F. ; TONDO, EC . Curso de Boas Práticas para Serviço de Alimentação. 2008. .

MARIOT, R. F. ; TONDO, EC . Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. 2008. .

MARIOT, R. F. ; TONDO, EC . Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. 2007. .

MARIOT, R. F. ; TONDO, EC . Curso em Boas Práticas pra Serviços de Alimentação. 2007. .

MARIOT, R. F. . Curso Preparatório par Vestibular da UFRGS Ministrado pelo CEUE/2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Rapid Microwave Extraction for DNA Analysis, Descrição: Currently available rapid DNA systems optimized for use with cheek cell swabs can perform DNA typing from extraction through genotyping in less than 90 minutes. This may not be fast enough nor effective enough for certain sample types and critical time-sensitive intelligence applications. Results from studies on case-type samples indicate the need to mitigate issues with sensitivity and PCR inhibition and to improve the speed of rapid DNA systems. Increasing success rates as well as field-operability for processing difficult samples in remote locations is important for rapid on-site intelligence applications.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / Bruce McCord - Integrante / Kevin Lothridge - Integrante / Steven Lee - Coordenador / Rob O?Brien - Integrante / Wensong Wu - Integrante / Michael Kessler - Integrante., Financiador(es): Combating Terrorism Technical Support Office - Auxílio financeiro / Combating Terrorism Technical Support Office - Remuneração.

  • 2015 - Atual

    Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento e Avaliação de Tecnologias para o Uso Forense Aplicado a Rastreabilidade de Cannabis sativa L. (Maconha) em Território Brasileiro, Descrição: O objetivo e a meta geral desta proposta é avaliar diferentes metodologias para a identificação da maconha (Cannabis sativa L.) e desenvolver um sistema integrado de rastreabilidade/procedência desta droga no território brasileiro. A proposta prevê o desenvolvimento de critérios e seleção de marcadores/indicadores utilizados para a análise quantitativa da maconha, da relação com o ambiente de cultivo (solo) e suas características visando alcançar os seguintes objetivos específicos: a) selecionar marcadores/indicadores de identificação da maconha utilizando como referencial os métodos químicos, físicos, mineralógicos, moleculares, isotópicos e multielementar; b) estabelecer relações quantitativas entre estes marcadores/indicadores (métodos) e o local de origem (solo); c) definir limites críticos para os marcadores/indicadores em relação aos padrões de referência internacional; d) validação dos marcadores/indicadores; e) estabelecer índices (conjunto de indicadores) de procedência e identificação da relação maconha/solo; f) organizar um banco de dados a partir da coleta de material vegetal (maconha) de diferentes locais (solos) e condições de cultivos (manejo); g) desenvolver ferramentas para a sistematização inicial das informações utilizando estatística convencional, análise de componentes principais, análise de cluster entre outras; h) desenvolvimento de um sistema integrado de gestão e monitoramento a partir dos marcadores/indicadores de origem geográfica da maconha; i) consolidação e validação do sistema adaptado para a rastreabilidade/procedência da maconha; j) viabilização do sistema com a criação de software utilizando o banco de dados como padrão de referência e a análise sistêmica como padrão conceitual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (6) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / FLAVIO ANASTACIO DE OLIVEIRA CAMARGO - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Avaliação da Segurança Alimentar de Novas variedades de Solanum tuberosum utilizando transcriptômica (RNA-seq e Reverse Transcriptase PCR), Descrição: O objetivo deste projeto é avançar no campo da segurança alimentar de novas culturas agrícolas através da construção de uma ferramenta multivariada de decisão, utilizando-se dados de análise transcriptômica (RNA-seq e RT-PCR) de batatas contendo diferentes níveis de glicoalcalóides, abrangendo variabilidade genética e condições ambientais. Comparar os perfis de expressão gênica das batatas 'inseguras' (com alto conteúdo de glicoalcalóides esteroidais) para o banco de dados de referência através de modelagem multivariada. Assim pretende-se desenvolver um modelo capaz de predizer se um alimento poderá ser considerado seguro antes mesmo de ser lançado no mercado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / Jeverson Frazzon - Integrante / Esther Kok - Coordenador / Ana Carolina Maisonnave Arisi - Integrante / Luisa Abruzzi Oliveira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    DEVELOPMENT OF CLASSIFICATION MODELS FOR FOOD SAFETY ASSESSMENT USING GENE EXPRESSION PROFILING, Descrição: Utilizar técnicas de Trasncriptômica para avaliar a segurança alimentar de alimentos geneticamente modificados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Jeverson Frazzon - Integrante / Esther Kok - Integrante / Jeroen P. van Dijk - Integrante / Ana Carolina Maisonnave Arisi - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Identificação e caracterizaçao de proteases microbianas capazes de promover modificações dirigidas em proteínas derivadas de produtos lácteos, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal o isolamento de bactérias lácticas que sejam capazes de produzir enzimas especificas que hidrolizem os epítopos das proteínas causadoras de alergias alimentares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / Jeverson Frazzon - Coordenador / Plinho Francisco Hertz - Integrante / Ana Paula Guedes Frazzon - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Biossíntese de Cofatores Enzimáticos, Descrição: Proteínas dependem freqüentemente de cofatores para se tornarem funcionalmente ativas como enzimas, reguladores ou transportadores. Muitos destes cofatores são quimicamente relacionados a vitaminas como biotina, ácido pantotênico, retinol ou tiamina. Um outro grupo importante de cofatores de proteínas é chamado de cofator [Fe/S]. Em contraste com a maioria dos cofatores estes componentes são de natureza inorgânica e consistem simplesmente do cátion ferro (Fe2+ ou Fe3+) e o anion sulfito (S2-). Cofatores [Fe-S] são inerentemente instáveis na forma livre e, portanto, cada organismo deve associa-lo dentro da célula. Como grupo prostético de proteínas estas estruturas foram descobertas e caracterizadas por espectroscopia e método químico analítico no início dos anos 1960. Desde de então numerosas proteínas [Fe-S] foram identificadas e mostraram-se presentes nos três reinos da vida, eubactérias, eucariotos e archaea. Estas proteínas realizam importantes funções em muitas reações metabólicas estando envolvidas no transporte de elétrons, como reguladoras da expressão gênica, como sensora do meio ambiente ou condições intracelulares. As mais proeminentes proteínas [Fe-S] estão presentes nos complexos I, II e III da cadeia respiratória de bactérias e eucariontes, no fotossistema I e em ferrodoxinas da fotossíntese, na nitrogenase de bactéria azotróficas, na enzima aconitase do ciclo de Krebs, na proteína ferro regulatória I envolvida na regulação de ferro em mamíferos. O foco do nosso estudo esta baseada na caracterização das enzimas envolvidas na formação, associação e transferência dos cofatores Fe-S nas diversas proteínas nos mais variados organismos visando, dessa maneira, promover um melhor entendimento deste fascinante sistema.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (7) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / Jeverson Frazzon - Coordenador / Luisa Abruzzi de Oliveira - Integrante / Luiza Pieta - Integrante / Ana Paula Frazzon - Integrante.

  • 1999 - Atual

    Alvos no Genoma Humano e Banco de DNA: Marcadores Forenses e de Caracteristicas Complexas, Descrição: ALVOS NO GENOMA HUMANO Estudo de variantes do genoma humano associadas à manifestação de características poligênicas multifatoriais; e estudo de variantes do genoma humano para a identificação individual. BANCO DE DNA Considerações Bioéticas, legais, morais e operacionais para a composição de Bancos de armazenamento de amostras e dados do DNA humano para os fins de pesquisa e fins forenses.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (16) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Eduardo Filipe Avila Silva - Integrante / Clarice Sampaio Alho - Integrante.

  • 1997 - Atual

    MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS - ICTA/UFRGS, Descrição: O Grupo vem estudando os principais patógenos alimentares do Brasil e do mundo, buscando identificar formas de controle para a produção de alimentos seguros. Na última década, o Grupo tem realizado o estudo das Salmonella causadoras de surtos alimentares no RS, demonstrando que uma cepa específica, a S. Enteritidis SE86, tem sido a responsável por mais de 95% das salmoneloses desses Estado. Esse microrganismo foi caracterizado por diversas técnicas moleculares e também apresentou maior resistência a sanificantes, maior capacidade de adaptação ácida e térmica e multiplicação mais rápida que demais sorovares de Salmonella estudados. Mutantes da SE86 foram desenvolvidos em parceria com a Itália para o estudo da expressão de genes de virulência/resitência. Diversos estudos têm sido realizados com outros patógenos como a Shigella, S. aureus, E. coli O157:H7 e L. monocytogenes, envolvendo estudos avançados na formação de biofilmes e mais recentemente, no Design Higiênico. Recentemente, o Grupo direcionou esforços a 2 projetos de Análises de Risco, um com carne bovina, em nível nacional, e outro, investigando a influência das variações climáticas mundiais na segurança de vegetais,com a Comunidade Européia. Além disso, as atividades de extensão do Grupo contribuíram, através de consultorias e investigações científicas, para a elaboração de diversas legislações estaduais e nacionais em alimentos, para a implementação de diversos planos HACCP e, mais recentemente, para uma das primeiras implementações brasileiras de ISO 22000, na gestão de alimentos seguros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (13) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Integrante / PAULA, Cheila Minéia Daniel de - Integrante / GEIMBA, M. P. - Integrante / Eduardo Cesar Tondo - Coordenador / Jeverson Frazzon - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6 Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4 edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6 Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4 edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante.Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

  • 2010 - 2012

    Ampliação e Modernização do Setor de Alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, Descrição: Este projeto foi aprovado no 6° Edital de Projeto Estratégico. O objetivo é ampliar e modernizar o setor de alimentos do SENAI Rio Grande do Sul, através da ampliação dos atendimento e criação denovos serviços tecnológicos para melhor atender as indústrias de alimentos e bebidas do RS. Serão construidos laboratórios de microbiologia de alimentos e de físico química para prestação de serviço e pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Mariana Lenzi Nodari - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Design Higiênico de Máquinas, Equipamentos e Intalações da Indústria de Alimentos e Bebidas, Descrição: Projeto financiado pelo SENAI DN através do 4° edital projeto Estratégico. O objetivo do projeto foi a implantação de novos serviços técnicos e tecnológicos para revisão, avaliação e melhoria do design higiênico de máquinas, equipamentos e instalações da indústria da alimentação (fabricantes de alimentos e bebidas), objetivando o atendimento às normas de segurança alimentar estabelecidas pelos órgãos legisladores nacionais e instituições governamentais internacionais, contribuindo para que as indústrias de alimentos alcancem um maior nível de segurança dos alimentos e bebidas, aumento da competitividade e diminuição de barreiras técnicas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Roberta Fogliatto Mariot - Coordenador / Maria Júlia Ledur Alles - Integrante / Camila Costa Dutra - Integrante / Leonir Martello - Integrante / Nely kato - Integrante / Fábia Guidolin - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Nacional - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Aprovação em Concurso Público Federal: Professor Adjunto no Departamento de Nutrição - Área Tecnologia de Alimentos de Origem Animal (Edital n° 53 de 2014), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2014

Selecionada para Missão Científica de Curta Duração no exterior para estudantes dos Programas de Pós-Graduação (EDITAL 001/2014), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2012

Aprovação em Concurso Público Federal: Professor Assistente no Departamento de Nutrição - Área Enologia (Edital n 11, de 05/01/2012), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

2003

Destaque, Proreitoria de Pesquisa XV Salão de Iniciação Científica e XII Feira de Iniciação Científica - UFRGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Florida International University

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 1999 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministrou na disciplina de Bioquímica de Alimentos (CTA022), oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos nível mestrado e doutorado (stricto sensu) do ICTA/UFRGS, os seguintes tópicos: (i) Dogma Central da Biologia Molecular; Replicação, Transcrição e Tradução; (ii) Tecnologias Ômicas: genômica. transcriptômica, proteômica e metabolômica; (iii) Organismos Geneticamente Modificados: conceitos, legislação, eventos específicos, avaliação da segurança à saúde.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ICTA/UFRGS) - Disciplina: Bioquímica de Alimentos (CTA 02) Aula 1) "Improved safety evaluation of new plant varieties using RNASeq- based Transcriptomics" Aula 2) "Biosynthesis of antinutritional alakaloids in Solanaceous crops is mediated by clustered genes" Aula 3) "Comparative genomics reveals candidate carotenoid pathway regulators of ripening watermelon fruit"

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrou Estrutura de Carboidratos, Lipídeos e Aminoácidos na disciplina de Introdução de Bioquímica de Alimentos para o curso de Química Industrial.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrou o conteúdo de Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos na disciplina de Microbiologia de Alimentos para o curso de Farmácia.

  • 2016 - 2016

    Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pós-graduação Latu Sensu, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Ministrou a disciplina de Métodos Avançados de Análise de Alimentos no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão de Segurança Alimentar e Nutricional, totalizando 16h.

  • 2014 - 2014

    Universidade do Vale do Taquari - Univates

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação Lato sensu, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Especialização em Gestão de Segurança Alimentar e Nutricional: Disciplina de Métodos Avançados em Análise de Alimentos: - Cromatografia Líquida de alta eficiência - Cromatografia Gasosa - Espectrofotometria de Absorção Atômica - PCR Real Time

  • 2012 - 2013

    Wageningen University

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2012

    Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Ministrou a disciplina de Tecnologia de Alimentos de Origem Animal para o Curso de Pós-graduação "Lato sensu" - em Qualidade de Alimentos.

  • 2010 - 2010

    Instituto Federal Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministração de disciplina de Infraestrutura de uma Agroindústria - Curso Técnico em Agroindústria - Extensão Antônio Prado - IFRS Campus Bento Gonçalves.

  • 2015 - 2015

    Universitário

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrou disciplina de Boas Práticas de Manipulação e Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, com carga horária 16 horas, para 2 turmas do curso técnico em Nutrição e Dietética, totalizando 32 horas

  • 2011 - 2011

    Universitário

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministrou disciplina de Biossegurança para 2 turmas do Curso Técnico em Nutrição e Dietética

  • 2009 - 2011

    Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica de desenvolvimento, Carga horária: 20

  • 2007 - 2009

    Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista em projetos de inovação tecnológica, Carga horária: 20

  • 2007 - 2009

    Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Reginal

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Corpo Técnico, Carga horária: 20

  • 2006 - 2007

    grupo prato feito

    Vínculo: Analista, Enquadramento Funcional: Cooperativado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Analista de Sistemas de Gestão de Qualidade - atuando na implantação e implementação de sistemas de controle de qualidade, auditorias internas e capacitação de colaboradores.

  • 2001 - 2005

    Laboratório de Microbiologia e Controle de Alimentos

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxiliou no desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade aplicados a Indústria de Alimentos.

  • 2000 - 2000

    Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Participação em projetos de pesquisa sobre o valor nutricional da soja da disciplina de Nutrição e auxilio em aulas práticas de Análise Sensorial para o curso de Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos oferecido pelo ICTA/UFRGS. Orientação da Prof. Doutora Erna Vogt de Jong