Klarissa Miranda Guarines

Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Tem Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde pelo Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE (2015), com ênfase em biologia molecular, diagnóstico e epidemiologia da tuberculose. Trabalhou no setor de Virologia do Laboratório Central de Saúde Pública "Dr Milton Bezerra Sobral" do Estado de Pernambuco (LACEN/PE), adquirindo experiência no diagnóstico sorológico e molecular de doenças exantemáticas (sarampo, rubéola e parvovírus), doenças diarreicas agudas (rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus), e arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Tem Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde no Instituto Aggeu Magalhães/FIOCRUZ-PE (2020), com ênfase em epidemiologia, biologia molecular e sequenciamento de Norovírus e outros agentes virais causadores de gastroenterites. Durante o doutorado também desenvolveu colaborações em estudos sobre outros vírus, sobretudo os arbovírus zika e chikungunya. É servidora pública da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, trabalhando como biomédica plantonista no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biociências e biotecnologia em saúde

2016 - 2020

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
Título: Detecção e caracterização molecular de Norovírus circulantes em moluscos bivalves e em humanos no Nordeste brasileiro
Lindomar José Pena. Coorientador: Laura Helena Vega Gonzales Gil. Bolsista do(a): Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil. Palavras-chave: Norovírus; Moluscos bivalves; Epidemiologia; Sequenciamento.

Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde

2013 - 2015

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães
Título: Avaliação de duas técnicas de reação em cadeia da polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas,Ano de Obtenção: 2015
Sheilla Andrade de Oliveira.Coorientador: Haiana Charifker Schindler. Palavras-chave: Mycobacterium tuberculosis; diagnóstico; PCR em tempo real; Nested PCR em único tubo.

Graduação em Biomedicina

2009 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco
Título: Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobacterium tuberculosis
Orientador: Haiana Charifker Schindler

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Treinamento em Imuno-hematologia: método gel teste Grifols. (Carga horária: 12h). , Martell Produtos Hospitalares, MARTELL, Brasil.

2018 - 2018

Curso Técnico-operacional do Wiener Lab - CT 600i. (Carga horária: 8h). , Labinbraz Comercial LTda, WIENER, Brasil.

2018 - 2018

Infecções Sexualmente Transmissíveis. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2016 - 2016

I Curso de Biossegurança e Qualidade do LaViTE-Fiocruz Pernambuco. (Carga horária: 8h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Lavagem e Esterilização de materiais. (Carga horária: 44h). , Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Be, LACEN-PE, Brasil.

2014 - 2014

Diagnóstico de Infecção pelo vírus Chikungunya. (Carga horária: 40h). , Instituto Evandro Chagas, IEC, Brasil.

2014 - 2014

Elaboração de Documentos do Sistema de Qualidade. (Carga horária: 20h). , Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Be, LACEN-PE, Brasil.

2013 - 2013

BD experience: Citometria de fluxo. (Carga horária: 7h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2012 - 2012

Sequenciamento e Análise do Fragmento. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.

2006 - 2012

Advanced English Course. (Carga horária: 360h). , Transworld, TRANSWORLD, Brasil.

2011 - 2011

VI Curso de Biologia Molecular. (Carga horária: 20h). , Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco, HEMOPE, Brasil.

2010 - 2010

7º Curso de Sensibilização em Biossegurança. (Carga horária: 15h). , Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM, Brasil.

2010 - 2010

Radiação Ionizante: diagnóstico e proteção. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Biomedicina 2ª Região, CRBM 2ª REGIÃO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GUARINES, K. M. . Second International Symposium on Low Cost, Paper-based Zika Diagnostics. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7ª Jornada Científica da Fiocruz/PE.Detecção e caracterização molecular de norovírus circulantes em moluscos bivalves e humanos no Nordeste brasileiro. 2019. (Outra).

54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Pesquisa de Norovírus em moluscos bivalves no litoral da Paraíba e Pernambuco, Brasil. 2018. (Congresso).

II SIMSAUDE - Simpósio Multidisciplinar de Saúde e V SAUPE - Semana Universitária da UPE.Arboviroses: Avanços no desenvolvimento de vacinas, novas plataformas diagnósticas e elucidação de casos atípicos. 2018. (Simpósio).

V Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde. Arboviroses: Sintomas e dores crônicas. 2018. (Congresso).

VI Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde.Avaliadora de trabalhos na VI Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde. 2018. (Outra).

IV Semana de Biociências e Biotecnologia em Saúde.Chikungunya virus e sua Epidemia no estado de Pernambuco. 2016. (Outra).

2ª Jornada Científica da Fiocruz/PE.Avaliação de duas técnicas de reação em cadeia da polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas. 2014. (Outra).

II Semana de Biociêcias e Biotecnologia em Saúde.Vírus Chikungunya. 2014. (Outra).

Reunião Nacional de Vigilância Epidemiológia das Doenças Exantemáticas. 2014. (Outra).

Seminário Internacional de Chikungunya. 2014. (Seminário).

XVIII Congresso Brasileiro de Infectologia. Identificação molecular das espécies de micobactérias não tuberculosas na forma pulmonar da doença do estado de Pernambuco. 2013. (Congresso).

XIX Encontro de Genética do Nordeste. RT-qPCR do RNAm do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis em amostras de pacientes com tuberculose. 2012. (Congresso).

XX Reunião Anual de Iniciação Científica.Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis. 2012. (Outra).

II Workshop da Rede-TB. RT-qPCR do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis em amostras de pacientes com tuberculose. 2011. (Congresso).

I Seminário - Qualidade e Biossegurança em Pesquisa e Serviços de Saúde. 2011. (Seminário).

XIX Reunião Anual de Iniciação Científica. Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do Mycobacterium Tuberculosis. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Padronização da Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa em Tempo Real do RNA Mensageiro do Gene 85b do Mycobacterium tuberculosis. 2011. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Biomedicina. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis. 2010. (Congresso).

XVIII Reunião Anual de Iniciação Científica.Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Renata Pessôa Germano Mendes

GUARINES, K. M.; MAGALHAES, J. J. F.; BEZERRA, M. A. C.. Detecção Molecular de Norovírus Circulantes no Estado de Pernambuco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rayssa Maria Pastick Jares da Costa

GUARINES, K. M.; SANTOS, F. C. F.; LIMA, J. F. C.. Detecção do Mycobacterium tuberculosis através da técnica de PCR em tempo real em amostras biológicas de pacientes com tuberculose extrapulomar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabiana Cristina Fulco Santos

SANTOS, F.C.F.; LIRA, L. A. S.. Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobacterium tuberculosis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Laís Ariane de Siqueira Lira

LIRA, L. A. S.; LIMA, J. F. C.. Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase Quantitativa em Tempo Real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobaterium tuberculosis. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

SILVIA MARIA LUCENA MONTENEGRO

Montenegro, LML;MONTENEGRO, S. M. L.; OLIVEIRA, S. A.; Montenegro RA; MORAES, Clarice N Lins de. Avaliação de duas técnicas de reação em cadeia da polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

SILVIA MARIA LUCENA MONTENEGRO

MONTENEGRO, S. M. L.; OLIVEIRA, S. A.; Lima, AS. Avaliação da eficácia de duas técnicas de PCR (qPCR e STNPCR) na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras clínicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Sheilla Andrade de Oliveira

MONTENEGRO, L. M. L.; Montenegro, S.M.L.;OLIVEIRA, S. A.; MONTENEGRO, R. A.; FONSECA, C. N. L. M.. Avaliação de duas técnicas de reação em cadeia da polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Rosana de Albuquerque Montenegro

MONTENEGRO, R.A; SCHINDLER, Haiana; MONTENEGRO, Lílian; Oliveira, S. Avaliação de duas técnicas de Reação em Cadeia d Polimerase na detecção do Mycobacterium Tuberculosis em diferentes amostras biológicas.. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós- Graduação Stricto-sensu do CPqAM/FIOCRUZ) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Fiocruz.

Laura Helena Vega Gonzales Gil

Gil, L. H. V. G.. DETECÇÃO MOLECULAR DE NOROVIRUS CIRCULANTES NO ESTADO DE PERNAMBUCO USANDO SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biosciências e Biotecnologia em Saúde) - CPqAM-Fiocruz.

Lilian Maria Lapa Montenegro

MONTENEGRO, L.M.L.; MONTENEGRO, Silvia Lucena; OLIVEIRA, S. A.. Avaliação de duas técnicas de Reação em Cadeia da Polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociência e Biotecnologia) - Centro de Pesquisas Ageu Magalhães/Fiocruz.

Andrea Santos Lima

LIMA, A. S.; MONTENEGRO, S. M. L.; OLIVEIRA, S. A.; VASCONCELOS, R. H. T.; MORAIS, C. N. L.. Avaliação da eficácia de duas técnicas de PCR ( qPCR e STNPCR) na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras clínicas.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biociência e Biotecnologia em saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Marcos André Cavalcanti Bezerra

CRUZ, H. L. A.;BEZERRA, M. A. C.; CORDEIRO, M. T.; WALLAU, G. L.; PENA, L. J.. "Detecção e Caracterização Molecular de Norovírus Circulantes em Moluscos Bivalves e Humanos no Nordeste Brasileiro". 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhâoes/Fiocruz.

Juliana Figueirêdo da Costa Lima

LIMA, JFC.LIRA, L. A. S.. Avaliação da reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do "Mycobacterium tuberculosis". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco.

Romero Henrique Teixeira Vasconcelos

OLIVEIRA, S. A.; LIMA, A. S.;Montenegro, Silvia M.L.; MORAIS, C. N. L.;VASCONCELOS, R. H. T.. Avaliação da eficácia de duas técnicas de PCR (qPCR e STNPCR) na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras clínicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Renata Pessôa Germano Mendes

Caracterização epidemiológica e molecular dos norovírus circulantes no Estado de Pernambuco; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; (Coorientador);

Renata Pessôa Germano Mendes

Detecção de norovírus circulantes no Estado de Pernambuco; 2018; Iniciação Científica - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães; Orientador: Klarissa Miranda Guarines;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sheilla Andrade de Oliveira

Avaliação da eficácia de dois ensaios de PCR na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras clínicas; 2013; Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde) - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães,; Orientador: Sheilla Andrade de Oliveira;

Rosana de Albuquerque Montenegro

Avaliação da reação em cadeia da polimerase quantitativa em Tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85B do Mycobacterium tuberculosis; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Rosana de Albuquerque Montenegro;

HAIANA CHARIFKER SCHINDLER

Avaliação de duas técnicas de Reação em Cadeia de Polimerase na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras biológicas; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Biociências e Biotecnologia) - Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/FIOCRUZ,; Coorientador: Haiana Charifker Schindler;

HAIANA CHARIFKER SCHINDLER

Avaliação da Reação em Cadeia da Polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobacterium tuberculosis; 2010; Iniciação Científica - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Haiana Charifker Schindler;

Andrea Santos Lima

Identificação molecular das espécies de micobactérias não tuberculosas na forma pulmonar da doença no estado de Pernambuco; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Andrea Santos Lima;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUARINES, KLARISSA MIRANDA ; MENDES, RENATA PÊSSOA GERMANO ; DE MAGALHÃES, JURANDY JÚNIOR FERRAZ ; PENA, LINDOMAR . Partial Genome Sequences of Human Norovirus Strains from Northeast Brazil. Microbiology Resource Announcements , v. 9, p. 1-3, 2020.

  • MIRANDA GUARINES, KLARISSA ; MENDES, RENATA PÊSSOA GERMANO ; MAGALHÃES, JURANDY JÚNIOR FERRAZ ; PENA, LINDOMAR . Norovirus-Associated Gastroenteritis, Pernambuco, Northeast, Brazil, 2014-2017. Journal of Medical Virology , v. 000, p. 1-9, 2019.

  • PENA, LINDOMAR JOSÉ ; MIRANDA GUARINES, KLARISSA ; DUARTE SILVA, ANNA JÉSSICA ; SALES LEAL, LÍGIA ROSA ; MENDES FÉLIX, DANIELE ; SILVA, ADALÚCIA ; DE OLIVEIRA, SHEILLA ANDRADE ; JUNQUEIRA AYRES, CONSTÂNCIA FLÁVIA ; JÚNIOR, ABELARDO SILVA ; DE FREITAS, ANTONIO CARLOS . In vitro and in vivo models for studying Zika virus biology. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY , v. 99, p. 1, 2018.

  • CORDEIRO, MARLI T. ; BRITO, CARLOS A. A. ; PENA, LINDOMAR J. ; CASTANHA, PRISCILA M. S. ; GIL, LAURA H. V. G. ; LOPES, KENNYA G. S. ; DHALIA, RAFAEL ; MENESES, JUCILLE A. ; ISHIGAMI, ANA C. ; MELLO, LUISA M. ; ALENCAR, LICIANA X. E. ; GUARINES, KLARISSA M. ; RODRIGUES, LAURA C. ; MARQUES, ERNESTO T. A. . Results of a Zika Virus (ZIKV) Immunoglobulin M-Specific Diagnostic Assay Are Highly Correlated With Detection of Neutralizing Anti-ZIKV Antibodies in Neonates With Congenital Disease. The Journal of Infectious Diseases , v. 214, p. 1897-1904, 2016.

  • MONTENEGRO, R. A. ; GUARINES, K. M. ; MONTENEGRO, L. M. L. ; LIRA, L. A. S. ; LIMA, J. F. A. ; MELO, F. L. ; SANTOS, F. C. F. ; NASCIMENTO, A. L. A. ; CARVALHO, M. S. Z. M. G. ; LEITE, R. C. ; SCHINDLER, H. C. . Assessment of messenger RNA (mRNA) of Mycobacterium tuberculosis as a marker of cure in patients with pulmonary tuberculosis. Journal of Applied Microbiology (Print) , p. n/a-n/a, 2014.

  • GUEDES, GABRIELA DE MORAES RÊGO ; LIMA, JULIANA FIGUEIRÊDO DA COSTA ; SANTOS, FABIANA CRISTINA FULCO ; SALAZAR, MARCELA PEREIRA ; GUARINES, KLARISSA MIRANDA ; MONTENEGRO, LÍLIAN MARIA LAPA ; PITTA, IVAN DA ROCHA ; SCHINDLER, HAIANA CHARIFKER . Osteoarticular tuberculosis in an HIV-positive patient: a case report. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 47, p. 394-396, 2014.

  • LIMA, ANDREA SANTOS ; NEVES, MARIA MADILEUZA CARNEIRO ; GOMES, KAREN MACHADO ; GUARINES, KLARISSA MIRANDA ; LUNA, CARLOS FEITOSA ; DUARTE, RAFAEL SILVA ; MONTENEGRO, LÍLIAN MARIA LAPA ; SCHINDLER, HAIANA CHARIFKER . First case report of infection by Mycobacterium wolinskyi after mammoplasty in Brazil. Infectious Disease Reports , v. 5, p. 40-42, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUARINES, K. M. ; REGO, T. M. . Detecção do RNA viral por RT-PCR em tempo real. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Detecção e caracterização molecular de norovírus circulantes no Estado de Pernambuco usando sequenciamento de nova geração, Descrição: O norovírus (NoV) é o principal agente etiológico da gastroenterite aguda de origem não bacteriana em seres humanos e representa a causa mais comum de doença gastrointestinal de origem alimentar. Os NoV são altamente contagiosos e se disseminam facilmente de pessoa para pessoa pela rota fecal-oral, seja diretamente através das mãos, superfícies ou aerossóis, ou indiretamente através de alimentos contaminados. Dentre os alimentos que servem como fonte de infecção para NoV, os moluscos bivalves assumem um papel de destaque na epidemiologia desse agente, pois esses animais possuem hábito alimentar filtrador e exibem o potencial de bioacumular micro-organismos presentes nas águas circundantes servindo, assim, como organismos sentinelas para a identificação dos NoV. Dessa forma, frutos do mar oriundos de áreas que sofrem elevado impacto antropogênico podem representar uma potencial fonte de infecção aos consumidores, especialmente se ingeridos crus ou incorretamente processados. No Brasil, em especial na região Nordeste, pouco se sabe sobre as características epidemiológicas e genômicas dos NoV encontrados em moluscos bivalves. Com o advento das tecnologias de Sequenciamento de Nova Geração (NGS), muitos aspectos da genômica e evolução viral estão sendo revelados em detalhes sem precedentes. Assim, o objetivo principal do projeto é traçar, de maneira inédita e inovadora, o perfil epidemiológico e molecular da contaminação por norovírus (NoV) nas principais espécies de moluscos bivalves exploradas no litoral do Estado de Pernambuco usando equipamentos e tecnologias que estão na fronteira do conhecimento. Os estudos propostos fornecerão subsídios indispensáveis para o desenvolvimento de novas vacinas e antivirais, bem como para a implantação de programas de vigilância sanitária e ambiental voltados ao controle dessa importante virose.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Klarissa Miranda Guarines - Integrante / CORDEIRO, MARLI T. - Integrante / PENA, LINDOMAR J. - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Avaliação da eficácia de dois ensaios de PCR na detecção do Mycobacterium tuberculosis em diferentes amostras clínicas., Descrição: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, um bacilo álcool ácido resistente (BAAR), e que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir qualquer órgão do corpo. Ela permanece como uma das infecções mais devastadora e amplamente difundida no mundo sendo considerada um dos mais importantes problemas de saúde pública. O diagnóstico precoce e tratamento adequado são essenciais para a eficácia dos programas públicos de controle da doença, os quais buscam curar os doentes e evitar a transmissão da doença. As desvantagens das metodologias diagnósticas convencionais (baciloscopia e cultura) levam à busca de novos métodos diagnósticos mais rápidos, sensíveis e específicos. O conhecimento da biologia molecular aumentou nos últimos anos e permitiu o avanço e aplicação de técnicas como sequenciamento de DNA, reação da cadeia da polimerase (PCR) e clonagem molecular. A PCR em tempo real (qPCR) é uma técnica inovadora, capaz de promover a quantificação acurada e o monitoramento em tempo real do produto amplificado, a partir da utilização de fluoróforos. A reamplificação de produtos de PCR com um segundo par de oligonucleotídeos que se ligam internamente ao local de anelamento do primeiro par, deu origem à Nested-PCR e a Nested-PCR em único tubo ou Single tube Nested-PCR (STNPCR) é mais rápida do que as técnicas de Nested-PCR convencionais e com menor possibilidade de contaminação, pois as duas reações de PCR ocorrem seguidamente. Sabe-se que tanto a PCR em tempo real quanto a STNPCR têm demonstrado serem metodologias eficientes na detecção do bacilo da tuberculose. Assim esse estudo visa comparar essas técnicas com a finalidade de determinar qual delas apresenta o melhor desempenho para auxiliar no diagnóstico clínico e bacteriológico dos casos pulmonares da doença, em amostras de sangue, urina e escarro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . , Integrantes: Klarissa Miranda Guarines - Coordenador / Laís Ariane de Siqueira Lira - Integrante / Fabiana Cristina Fulco Santos - Integrante / Juliana Figueirêdo da Costa Lima - Integrante / Aline dos Santos Peixoto - Integrante / Sheilla Andrade de Oliveira - Integrante / Haiana Charifker Schindler - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Identificação molecular das espécies de micobactérias não tuberculosas na forma pulmonar da doença no estado de Pernambuco., Descrição: O gênero Mycobacterium é composto pelo complexo Mycobacterium tuberculosis, causador da tuberculose, Mycobacterium leprae e outras espécies denominadas micobactérias não tuberculosas (MNT) ou micobactérias atípicas. No Brasil as espécies mais frequentemente isoladas na forma pulmonar das micobacterioses são o M. avium e M. kansassi. Ao contrário das espécies do complexo M. tuberculosis, estas micobactérias apresentam patogenicidade variável. O diagnóstico diferencial entre a tuberculose e as micobacterioses é importante porque as duas doenças apresentam diferenças na epidemiologia, prognóstico e tratamento. Os exames convencionais existentes (baciloscopia e cultura) deixam lacunas no que se refere à determinação de infecções por Mycobacterium spp: a baciloscopia, além de ter sensibilidade limitada, não é capaz de diferenciar morfologicamente os bacilos ácido-álcool-resistentes, e os testes fenotípicos e bioquímicos para identificação de micobactérias são realizados a partir de culturas puras e para obtenção dos resultados são necessários de três a seis semanas, além do que espécies geneticamente distintas podem apresentar resultados fenotípicos similares ou idênticos. O sequenciamento dos genes específicos rpoB e hsp65 tornou-se o método padrão ouro para a identificação de micobactérias. A proposta do estudo foi realizar a identificação molecular através do sequenciamento de genes específicos das espécies de MNT envolvidos em casos de doença pulmonar no estado de Pernambuco. Contribuindo assim para elucidação de quais principais espécies de micobactérias estariam associadas à doença pulmonar nesse estado, proporcionando a confirmação de casos através de um diagnóstico mais preciso, que possa auxiliar no manejo clínico e terapêutico do paciente, além de contribuir para medidas de controle da doença.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Klarissa Miranda Guarines - Coordenador / Andrea Santos Lima - Integrante / Haiana Charifker Schindler - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Avaliação da reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real (qPCR) do mRNA do gene 85b do Mycobacterium tuberculosis., Descrição: A tuberculose (TB) ainda é uma das infecções mais devastadoras e difundidas no mundo. A falta de um diagnóstico rápido e eficaz para a tuberculose impede o manejo adequado do paciente e o controle da doença. As técnicas diagnósticas microbiológicas convencionais, baciloscopia e cultura, são pouco sensíveis e laboriosas. Por isso, novas tecnologias para detecção da doença vêm sendo desenvolvidas. Pode-se citar a técnica de PCR em Tempo Real (qPCR), a qual reduz o tempo de detecção e identificação do M. tuberculosis. Vários ensaios utilizando as sequências de DNA como alvo para amplificação têm sido descritos para o diagnóstico de TB. Entretanto estas técnicas não têm sido aplicadas com sucesso para o monitoramento da eficácia terapêutica devido a persistência de ácidos nucléicos amplificados mesmo após a baciloscopia e cultura tornarem-se negativas. O presente estudo visou otimizar a técnica de qPCR para detecção do RNAm de amostras de escarro, afim de detectá-lo e verificar se o bacilo encontra-se viável em amostras de pacientes, sugerindo um possível marcador de cura para pacientes submetidos ao tratamento para tuberculose pulmonar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Klarissa Miranda Guarines - Coordenador / Rosana de Albuquerque Montenegro - Integrante / Haiana Charifker Schindler - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio Frederico Abath, 1 lugar das Apresentações Orais na XVIII Reunião Anual de Iniciação Científica, CPqAM/Fiocruz-PE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fiocruz. , Avenida Professor Moraes Rego - de 830 a 1236 - lado par, Cidade Universitária, 50740465 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 21012500, Ramal: 2624, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista em saúde, Carga horária: 30

Outras informações:
Biomédica plantonista no Laboratório de Análises Clínicas do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM)/UPE.

2016 - 2020

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado

2016 - 2016

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Biologia Molecular para o PPGBBS

2013 - 2015

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado

2010 - 2013

Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães

Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

2019 - 2019

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada do Módulo MST0030

2019 - 2019

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente Convidada do Módulo MST0023

2016 - 2016

Faculdade de Medicina de Olinda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Microbiologia clínica

Outras informações:
Professora da disciplina de Microbiologia Clínica para turma do Curso Técnico em Análises Clínicas (TECMED).

2016 - 2016

Faculdade de Medicina de Olinda

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Hematologia

Outras informações:
Professora da disciplina de Hematologia para turma do Curso Técnico em Análises Clínicas (TECMED).

2013 - 2016

Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Milton Be

Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Analista em saúde, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista em saúde no laboratório de Virologia.

2012 - 2012

Hospital Getúlio Vargas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25

2011 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Exames Hematológicos, Carga horária: 12