HELGA CAROLINE PERES

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara (2012) e mestra em Educação Escolar pela mesma instituição (2016). Durante a graduação foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID (2010-2011), desenvolvendo estágios e pesquisas sobre alfabetização e letramento, e estagiária do Centro de Pesquisas da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite"/CENPE (2010-2011), desenvolvendo pesquisas sobre crianças com dificuldade de aprendizagem escolar. Atuou como professora do Programa de Educação Integral da Rede Municipal de Araraquara, ministrando oficinas de música e artes cênicas para alunos do Ensino Fundamental, de 2014 a 2018, e também como professora do Ensino Fundamental I (2013). No mestrado, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (2014-2016). Atualmente é aluna do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, vinculada à linha de pesquisa "educação, cultura e subjetividade", e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/ FAPESP. É coordenadora do projeto de formação continuada intitulado "Novos olhares sobre o cinema na escola", cujo intuito é promover cursos de formação sobre a apropriação do cinema na escola para professores do município de Araraquara/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação"/UFSCar. Áreas de interesse: Teoria Crítica da Sociedade; pesquisa social empírica; indústria cultural; cinema e educação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Título: "Se podes ver, repara": a (re)educação do olhar em cena,
Luiz Roberto Gomes. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: cinema e educação; didática do filme; reeducação dos sentidos; hermenêutica objetiva; Teoria Crítica da Sociedade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação e Estética.

Mestrado em Educação Escolar

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: ENTRE CHOQUES, CORTES E FISSURAS - A (SEMI)FORMAÇÃO ESTÉTICA: uma análise crítica da apropriação de filmes na educação escolar,Ano de Obtenção: 2016
Ari Fernando Maia.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Indústria cultural; cinema e educação; semiformação; didática do filme; reeducação dos sentidos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação e Estética. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria Crítica e Educação.

Graduação em Pedagogia

2009 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Francisco José Carvalho Mazzeu
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação interrompida em 2009 em Ciências Sociais

2008 - Interrompido

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de interrupção: 2009

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colegio La Salle

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Mini-curso sobre Teoria Crítica reflexiva. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2019 - 2019

Herramientas de una Teoria Critica de la Publicidad. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Improvisação teatral. (Carga horária: 12h). , Casa da Cultura - Araraquara, CCA, Brasil.

2015 - 2015

Introdução à improvisação teatral. (Carga horária: 8h). , Cia Provisória de Teatro, CPT, Brasil.

2015 - 2015

Diversidade Cultural e o Ensino de História. (Carga horária: 3h). , Fundação Araporã, ARAPORÃ, Brasil.

2012 - 2015

Extensão universitária em Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Olhares da Teoria Crítica da Sociedade sobre a Educação. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Estratégias Pedagógicas e Mediação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2013 - 2013

Estratégias de Intervenção Mediada. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em A Arte no Processo Socioeducativo. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Pedagogia Hospitalar: A arte de educar. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Análise da Cultura Digital de Massas. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Contribuições da Psicanálise às questões da Infância. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Contribuições da Psicanálise à prática docente: o professor. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Aproveitamento Pedagógico do Folclore. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Grupo de Estudos - Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 41h). , Centro de Pesquisa da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite", CENPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teorias Pedagógicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Teoria Crítica e Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação e Estética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PERES, H. C. . VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Desafios na Era Digital. 2012. (Congresso).

PERES, H. C. . I Encontro Regional PIBID. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Simpósio Internacional 'Subjetividade e Cultura Digital': saber, criação e virtualidade.O cinema na escola como espaço de fantasia e criação: contribuições de Alexander Kluge. 2019. (Simpósio).

Evento Comemorativa do GEP Teoria Crítica: tecnologia, cultura a e formação Teoria Crítica hoje?. 2019. (Encontro).

Palestra "Teoria Crítica e Democracia: desafios para a Educação". 2019. (Outra).

9º Conferência Internacional de Cinema de Avanca.A Lei 13.006/2014 no Brasil: o cinema nacional como potência formativa?. 2018. (Outra).

III Congresso de Filosofia da Educação - Escola: Problema Filosófico. Contribuições de Theodor W. Adorno à escola: arte, experiência e formação. 2018. (Congresso).

XI Congresso de Teoria Crítica: Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia. O antifilme na Idade Mídia: cinema, experiência e resistência. 2018. (Congresso).

2º Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP.Experiência estética, filosofia e reeducação do olhar: diálogos a partir da Teoria Estética de Theodor W. Adorno. 2017. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Educação. A formação estético-cinematográfica de professores. 2017. (Congresso).

X Congresso Internacional de Teoria Crítica: tecnologia, violência e memória. "Se podes ver, repara": os filmes e a (semi)formação estética na educação escolar. 2016. (Congresso).

Encontro Iberoamericano de Educação - EIDE.A apropriação do filme no ensino formal: desvendando contradições e buscando possibilidades. 2015. (Encontro).

IX Amostra de Pesquisas em Educação.A reprodução de filmes no ensino fundamental I sob a perspectiva de professores: limites e possibilidades. 2015. (Outra).

VI Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.O filme - lócus para a experiência? Notas sobre cinema, educação e reeducação dos sentidos. 2015. (Simpósio).

II Seminário sobre Formação Ética do Professor.Ética e Formação: reflexões acerca da relação entre vida danificada e educação escolar. 2014. (Seminário).

Semana da Educação "Estudos Étnico-raciais na educação: contribuições para o currículo". 2014. (Encontro).

I Seminário Internacional: estudos históricos sobre educação ruralural. 2013. (Seminário).

VII Ciclo de Seminários Educação em Perspectiva: possíveis olhares. 2013. (Seminário).

VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: MUDANÇAS PARA A ESCOLA E SOCIEDADEdee.'Das utopias às realizações': relato de uma experiência inicial em sala de aula amparada pela mediação. 2013. (Encontro).

"Educação e Psicanálise: Interfaces" - Contribuições da Psicanálise às questões da Infância. 2012. (Outra).

Oficina: "Contação de histórias". 2012. (Oficina).

Palestra: "Formação Inicial de Professores, Arte e Educação dos Sentidos: Intersecções Possíveis e Necessárias". 2012. (Encontro).

VI Ciclo de Seminários "Arte e Educação: Faces e Interfaces". 2012. (Seminário).

VI Ciclo de Seminários - "Arte e Educação: Faces e Interfaces". 2012. (Seminário).

VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Desafios na Era Digital. 2012. (Congresso).

Mesa redonda - "Formação do educador, trabalho docente e práticas pedagógicas". 2011. (Outra).

Palestra - "Prática educativa: entrelaces com Meirieu. 2011. (Outra).

V Ciclo de Seminários em Educação: Trabalho Docente e os Desafios Contemporâneos. 2011. (Seminário).

XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. "O trabalho com gêneros textuais em sala de aula: caminho para melhorar o letramento". 2011. (Congresso).

I Encontro de Iniciação à Docência e Formação Continuada de Professores. 2010. (Outra).

II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID."Inclusão Excludente": Radiografia de uma sala de aula. 2010. (Encontro).

VII Ciclo de Conferências: "A aprendizagem através da interdisciplinaridade". 2010. (Outra).

III Ciclo de Seminários de Educação Especial: Contextos, Formação e Práticas Pedagógicas". 2009. (Seminário).

Oficina: "Dismotria cerebral ontogenética: conceitos e tratamentos". 2009. (Oficina).

Oficina: "Experiência de famílias de crianças com síndrome de Down". 2009. (Oficina).

Palestra - "Aprendizagem e Dificuldades Escolares". 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Angelo Antonio Abrantes

MAIA, Ari Fernando;ABRANTES, A. A.; LOUREIRO, R.. Entre choques, cortes e fissuras - A (semi)formação estética: uma análise crítica da apropriação de filmes na educação escolar. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

GOMES, L. R.; MAIA, A. F.;COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales. "Se podes ver, repara": a reeducação do olhar em cena.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Luiz Roberto Gomes

GOMES, L. R.; MAIA, A. F.; COSTA, A. V. P. A. P.. Se podes ver, repara: a reeducação do olhar em cena. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Ari Fernando Maia

MAIA, Ari Fernando; Loureiro, Robson; ABRANTES, A. A.. Entre Choques, Cortes e Fissuras. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ari Fernando Maia

MAIA, Ari Fernando; ABRANTES, A. A.; Loureiro, Robson. ENTRE CORTES E FISSURAS: considerações sobre didática fílmica e formação.. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ari Fernando Maia

Gomes, L. R.; Costa, A. V. P. A. P. C;MAIA, Ari Fernando. Se podes ver, repara: a reeducação do olhar em cena. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Ari Fernando Maia

MAIA, Ari Fernando; LASTORIA, L. A. C. N.; Loureiro, Robson. O Filme na Educação Escolar: uma análise crítica da perspectiva de professores no ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Antonio Alvaro Soares Zuin

COSTA, A. P. A.;ZUIN, ANTÔNIO A. S.; MAIA, A.; LUIZ ROBERTO GOMES. SE PODES VER, REPARA: A (RE) EDUCAÇÃO DO OLHAR EM CENA. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Roberto Gomes

"Se podes ver, repara": a re(educação) do olhar em cena; Início: 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Ari Fernando Maia

ENTRE CORTES E FISSURAS: considerações sobre didática fílmica e formação; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ari Fernando Maia;

FRANCISCO JOSÉ CARVALHO MAZZEU

PIBID - Programa Institucional de Incentivo à Docencia; 2010; Orientação de outra natureza; (pedagogia) - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco José Carvalho Mazzeu;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PERES, HELGA CAROLINE ; GOMES, LUIZ ROBERTO . Do sentido formativo ao enigma da frieza: uma análise do filme -A Fita Branca-, de Michael Haneke. REVISTA COMUNICAÇÕES , v. 26, p. 181-195, 2019.

  • PERES, H. C. . As narrativas audiovisuais do vídeo digital: uma leitura a partir de Walter Benjamin. CADERNOS WALTER BENJAMIN , v. 1, p. 81-101, 2018.

  • PERES, H. C. . Ética e Formação: reflexões acerca da relação entre vida danificada e educação escolar. Revista Triângulo , v. 8, p. 38-50, 2015.

  • PERES, H. C. . A Lei 13.006/2014 no Brasil: o cinema nacional como potência formativa?. In: Antônio Costa Valente (org.). (Org.). Avanca|Cinema Internacional Conferece 2018. IXed.Avanca: Edições Cine-clube de Avanca, 2018, v. IX, p. 617-624.

  • PERES, H. C. ; GOMES, L.R. . O antifilme na Idade Mídia: cinema, experiência e resistência. In: XI Congresso Internacional de Teoria Crítica: Estado de Exceção e Racionalidade na Idade Mídia, 2018, Araraquara. Anais do XI Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2018.

  • PERES, H. C. . O cinema vai à escola? Questões sobre a semiformação estético-cinematográfica de professores. In: VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017.

  • PERES, H. C. ; MAIA, A. F. . O filme - lócus para a experiência? Notas sobre cinema, educação e reeducação dos sentidos. In: VI Simpósio Internancional em Educação e Filosofia - A Experiência do Pensar em Educação: Identidade ou Diferença, 2015, Presidente Prudente. Anais do VI Simpósio Internancional em Educação e Filosofia, 2015.

  • PERES, H. C. ; MAIA, A. F. . A apropriação do filme no ensino formal: desvendando contradições e buscando possibilidades. In: Encontro Iberoamericano de Educação - EIDE, 2015, Araraquara - SP. Anais do EIDE, 2015.

  • PERES, H. C. . DA OBRA ARTE A ESFERA DO CONSUMO: PERSPECTIVAS ACERCA DA APROPRIAÇÃO DO CINEMA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João Del Rei. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

  • PERES, H. C. . 'Das utopias às realizações': relato de uma experiência inicial em sala de aula amparada pela mediação. In: VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: MUDANÇAS PARA A ESCOLA E SOCIEDADE, 2013, Araraquara. VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO: MUDANÇAS PARA A ESCOLA E SOCIEDADE, 2013.

  • PERES, HELGA CAROLINE . O antifilme frente à produção audiovisual hodierna: cinema, indústria cultural e reeducação da sensibilidade. In: La Teoría Crítica: 50 años después de Adorno, 2019, Puebla, México. Anais do congresso "La Teoría Crítica: 50 años después de Adorno", 2019.

  • PERES, H. C. . 'Se podes ver, repara': a reeducação do olhar em cena. In: X Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSCar, 2018, São Carlos. Anais do X Seminário de Teses e Dissertações/ PPGE/UFSCar, 2018.

  • PERES, H. C. . 'Se podes ver, repara': os filmes e a (semi)formação estética na educação escolar. In: X Congresso Internacional de Teoria Crítica: Tecnologia, violência e memória, 2016, São Carlos. Anais do X Congresso Internacional de Teoria Crítica, 2016.

  • PERES, H. C. . O trabalho com gêneros textuais em sala de aula: caminho para melhorar o letramento. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 2011, Araraquara. Trabalhos apresentados na primeira fase, 2011.

  • PERES, H. C. . O cinema na escola como espaço de fantasia e criação: contribuições de Alexander Kluge. In: 2º Simpósio Internacional 'Subjetividade e Cultura Digital': saber, criação e virtualidade, 2019, Belo Horizonte. Anais do 2º Simpósio Internacional "Subjetividade e Cultura Digital": saber, criação e virtualidade, 2019.

  • PERES, H. C. . Contribuições da filosofia estética de Theodor W. Adorno à escola: arte, experiência e formação. In: III Congresso de Filosofia da Educação - Escola: problema filosófico, 2018, Campinas. Anais do III Congresso de Filosofia da Educação - Escola: problema filosófico, 2018.

  • PERES, H. C. . Experiência estética, filosofia e reeducação do olhar: diálogos a partir da Teoria Estética de Theodor W. Adorno. In: 2º Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP, 2017, São Paulo. Anais do 2º Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP, 2017.

  • PERES, H. C. ; MAIA, A. F. . A reprodução de filmes no ensino fundamental I sob a perspectiva de professores: limites e possibilidades. In: IX Amostra de Pesquisas em Educação, 2015, Araraquara. Anais da IX Amostra de Pesquisas em Educação, 2015.

  • PERES, H. C. . Ética e Formação: reflexões acerca da relação entre vida danificada e educação escolar. In: II Seminário sobre Formação Ética do Professor, 2014, Uberaba. II Seminário sobre Formação Ética do Professor, 2014.

  • PERES, H. C. ; MATA, M.F. . 'Inclusão Excludente': Radiografia de uma sala de aula. In: II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID, 2010, Águas de Lindóia. II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID, 2010.

  • PERES, H. C. ; GOMES, L.R. . Do sentido formativo ao enigma da frieza: uma análise do filme 'A Fita Branca' de Michael Haneke. COMUNICAÇÕES (UNIMEP) , 2019.

  • PERES, H. C. . As narrativas audiovisuais do vídeo digital: uma leitura a partir de Walter Benjamin. CADERNOS WALTER BENJAMIN , 2018.

  • MAIA, A. F. ; PERES, H. C. . ENTRE CORTES E FISSURAS: considerações sobre didática fílmica e formação. Pró-Discente (UFES) , 2016.

  • PERES, H. C. . Ética e Formação: reflexões sobre a relação entre vida danificada e educação. Revista Triângulo , 2015.

  • PERES, H. C. . O cinema na escola como espaço de fantasia e criação: contribuições de Alexander Kluge. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, HELGA CAROLINE . O antifilme frente à produção audiovisual hodierna: cinema, indústria cultural e reeducação da sensibilidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . A Lei 13.006/2014 no Brasil: o cinema nacional como potência formativa?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . Contribuições da filosofia estética de Theodor W. Adorno à escola: arte, experiência e formação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. ; GOMES, L.R. . O antifilme na Idade Mídia: cinema, experiência e resistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . 'Se podes ver, repara': a reeducação do olhar em cena. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . O cinema vai à escola? Questões sobre a semiformação estético-cinematográfica de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . Experiência estética, filosofia e reeducação do olhar: diálogos a partir da Teoria Estética de Theodor W. Adorno. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . 'Se podes ver, repara': os filmes e a (semi)formação estética na educação escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. ; MAIA, A. F. . A reprodução de filmes no ensino fundamental I sob a perspectiva de professores: limites e possibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. ; MAIA, A. F. . O filme - lócus para a experiência? Notas sobre cinema, educação e reeducação dos sentidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . Ética e Formação: reflexões acerca da relação entre vida danificada e educação escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . Da Obra De Arte A Esfera Do Consumo: Perspectivas Acerca Da Apropriação Do Cinema No Campo Da Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PERES, H. C. . 'Das utopias às realizações': relato de uma experiência inicial em sala de aula amparada pela mediação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. . O trabalho com gêneros textuais em sala de aula: caminho para melhorar o letramento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PERES, H. C. ; MATA, M.F. . 'Inclusão Excludente': Radiografia de uma sala de aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PERES, HELGA CAROLINE . Elaboração de parecer ad-hoc - Cadernos Walter Benjamin. 2019.

PERES, H. C. . Parecer Ad Hoc: Revista 'Sociologias Plurais'. 2014.

PERES, HELGA CAROLINE . A reconstrução empírica operada pela Hermenêutica Objetiva em uma investigação sobre a pedagogia negativa do cinema. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERES, H. C. . Relatório Científico/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 2019. (Relatório de pesquisa).

PERES, H. C. . '1,99: um supermercado que vende palavras' e a relação entre forma e conteúdo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PERES, H. C. . 'O cinema em cena': interfaces entre forma e conteúdo nos filmes. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PERES, H. C. ; FAVARI, C. E. ; NEME, J. N. ; PETA, T. ; SEVERIANO, A. . Oficina 'Fotografando': como utilizar a fotografia na sala de aula?. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Teoria Critica, Política e Formação: pesquisas empíricas na sala de aula, Descrição: Baseado na hermenêutica objetiva, o projeto analisa o processo de formação política por intermédio da reconstituição empírica da aula. Trata-se de um projeto que investiga o processo formativo por meio da análise dos protocolos (transcrições) da aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Helga Caroline Peres - Integrante / LUIZ ROBERTO GOMES - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    "Se podes ver, repara": a (re)educação do olhar em cena, Descrição: Pretende-se, nesta pesquisa, abordar a especificidade das imagens fílmicas, veiculadas pela linguagem cinematográfica, no âmbito das relações estabelecidas entre estas e a educação escolar. Objetivamos explorar as possibilidades e os limites da intervenção pedagógica intencional, pautada na experiência com os filmes em sala de aula e direcionada à reeducação do olhar, buscando refutar a posição por eles já ocupada no Ensino Fundamental I ? qual seja, a de uma peça didática utilizada como meio para diversos fins ligados aos conteúdos escolares. O objetivo geral desta proposta consiste em compreender quais as mediações necessárias para que os filmes sejam introduzidos na educação escolar ? especificamente no Ensino Fundamental I ? em uma perspectiva teórico-crítica, direcionada à reeducação de nossos sentidos já sorvidos pelos produtos imagéticos veiculados pela indústria cultural. O principal foco da pesquisa será discutir a hipótese de que os filmes, através de sua didática intrínseca que se diferencia da didática escolar que lhe atribui caráter de objeto, podem vir a atuar em tal processo, a partir de uma pedagogia das visualidades voltada para a experiência estética e para o desvelamento de sua posição contraditória entre as esferas da arte e da mercadoria. Norteadas pelo objetivo central, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) desenvolver e ampliar a ideia de didática do filme a partir das reflexões teórico-críticas de Theodor W. Adorno sobre o cinema, articulando-as a filmografias alternativas àquela disseminada pelo cinema hollywoodiano; 2) explorar e compreender a forma com que alunos do Ensino Fundamental I se relacionam com o cinema no âmbito escolar; 3) propiciar à estes mesmos alunos a experiência com estéticas fílmicas que se diferenciem daquela veiculada pelo padrão hollywoodiano mainstream, e, a partir daí, compreender quais mediações podem ser efetivadas pelo professor, para que se torne possível suscitar novas formas de reflexão sobre a relação entre forma e conteúdo dos filmes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Helga Caroline Peres - Coordenador / LUIZ ROBERTO GOMES - Integrante.

  • 2013 - 2016

    O Filme na Educação: crítica à semiformação e ao uso da imagem na escola, Descrição: Intenta-se problematizar a reprodução de filmes no âmbito escolar, sendo nosso objetivo central compreender a forma com que professores atuantes no Ensino Fundamental percebem essa possibilidade. Para chegarmos a esse escopo, partiremos de questionamentos que envolvem a produção fílmica, visto a relevância em entender os processos e mediações que a cercam ? a fim de que a forma com que os filmes são utilizados na educação adquira sentido no âmbito da relação entre o momento da produção e o momento da reprodução. Tomando como aporte teórico a interlocução e a tensão existente entre a concepção de filme de Sergei Eisenstein ? cineasta soviético ? e os pontos sinalizados por Theodor W. Adorno sobre a estética do filme no contexto de uma produção mercadológica, buscaremos definir qual concepção de filme será utilizada para o aporte do presente trabalho, em contraposição à concepção de vídeo e de televisão comercial fundamentada por Fredric Jameson. Encontramos, ainda, nos escritos de Christoph Türcke contribuições sobre as formas de percepção que se cristalizam frente à difusão dessa nova mídia. Com base em uma metodologia qualitativa envolvendo entrevistas semiabertas com professores do Ensino Fundamental, nos debruçaremos sobre a hipótese de que o filme ? no sentido pensado por Eisenstein e Adorno ? pode significar, no âmbito da educação, uma potencialidade formativa voltada para a reflexão sobre os contrassensos contemporâneos, dando vistas à emancipação dos sujeitos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Helga Caroline Peres - Coordenador / Ari Fernando Maia - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Teoria Crítica, novas tecnologias, ética e Educação, Descrição: Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre o uso de novas tecnologias no campo educativo e suas consequências éticas a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Helga Caroline Peres - Integrante / Ari Fernando Maia - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, Descrição: O programa oferece bolsas à alunos de cursos presenciais de Licenciatura que se dediquem ao estágio em escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, e ao mesmo tempo fazer da escola o lócus para o desenvolvimento de pesquisas. Com essa iniciativa, o Programa faz uma articulação entre a educação superior, a escola e os sistemas estaduais e municipais. A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4, e também proporcionar ao aluno-bolsista a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, através da articulação entre teoria e prática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Helga Caroline Peres - Integrante / Edson do Carmo Inforsato - Coordenador / Francisco José Carvalho Mazzeu - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara. , Rod. Araraquara - Jaú Km 1, Bairro dos Machados, 14800-901 - Araraquara, SP - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - nível: Doutorado, Carga horária: 20

2015 - 2018

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Integral, Carga horária: 33

Outras informações:
Disciplina ministrada: artes cênicas

2014 - 2014

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor (Educação Integral), Carga horária: 33

Outras informações:
Cargo: Professora da Educação Integral (Ensino Fundamental I e II) Disciplina ministrada: Música

2013 - 2013

Prefeitura Municipal de Araraquara

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Ensino Fundamental I, Carga horária: 33

2014 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do CNPq, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Aluno Bolsista, Enquadramento Funcional: aluno, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID

2010 - 2011

Centro de Pesquisa da Infância e da Adolescência "Dante Moreira Leite"

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuação: atendimento pedagógico supervisionado a alunos com dificuldades de aprendizagem

2014 - 2016

Conselho Nacional de Desenvolvimento em Pesquisa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (Nível: mestrado), Carga horária: 20

2018 - Atual

FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DE SP

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.