Diego Saccon Bordignon

Atualmente é Graduando em Odontologia e realiza iniciação científica (bolsista) da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Informações coletadas do Lattes em 07/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Odontologia

2008 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina

Formação complementar

2011 - 2011

Hipnose na área da saúde. (Carga horária: 2h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Terapia Mucogengival clínico (cirurgia ao vivo). (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Como realizar uma Endodontia segura, rápida e efic. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Atualidades em Dentística Restauradora. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Marketing Odontológico. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Estratégias e Limites para Manutenção de Dentes.... (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Conceito de Infiltração: Uma Alternativa Tratament. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Restaurações Diretas em Dentes com Ampla Destruiçã. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Os Medos das Crianças - Como Agir Durante o Atendi. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Levantamento do Seio Maxilar. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Perspectivas Atuais da Periodontia. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Periodontia Médica:. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Prótese Parcial Removível Associada a Implantes. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Reabilitação Oral para o Clínico. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Endodontia e Periodontia. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Reabilitação Estética do Sorriso. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Complicações das Exodontias e suas Relações Anatôm. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Avanços no Diagnóstico e Tratamento das Dores Orof. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Indicações e Protocolo de Cirurgia Ortognática. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Odontometria Eletrônica. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Fratura de Instrumentos Endodonticos. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Planejamento Ortocirúrgico. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Aspectos Estéticos e Funcionais. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Interações entre as Soluções Irrigadoras.... (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2010 - 2010

Arte da fotografia digital na odontologia. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2010 - 2010

Clareamento Dental. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

2008 - 2008

Empreendedorismo na área da saúde. (Carga horária: 3h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Avaliação da resistência ao cisalhamento por estrusão de pinos de fibra de vidro cimentados com diferentes cimentos resinosos.. 2011. (Congresso).

28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.. 2011. (Congresso).

28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica. Resitência à compressão de diferentes pinos intraradiculares com diferentes comprimentos submetidos à carga dinâmica.. 2011. (Congresso).

XIX Jornada Acadêmica Odontológica. 2011. (Congresso).

XVIII Jornada Acadêmica Odontológica. 2011. (Congresso).

XVIII Jornada Acadêmica do Curso de Odontologia da Universidade do Sul de Santa Catarina.Influência do remanescente cororário em dentes despolpados restaurados com pino de fibra de carbono e coroa metálica submetidos à carga cíclica e resistência à fratura.. 2011. (Outra).

Congresso Odontológico Rio-Grandense. Resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente com diferentes alturas de remanescente coronário restaurados com pinos pré-fabricados de fibra de carbono e núcleo de resina composta através de ciclagem mecânica.. 2010. (Congresso).

Congresso Odontológico Rio-Grandense. Efeito do comprimento do pino na resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente restaurados com núcleos metálicos fundidos e pinos pré-fabricados e resina composta.. 2010. (Congresso).

XVII Jornada Acadêmica Odontológica. 2010. (Congresso).

XVI Jornada Acadêmica Odontológica. 2010. (Congresso).

XV Jornada Acadêmica Odontológica. 2009. (Congresso).

I Escola Unisul de Anatomia Humana.A Exibição do Homem Real. 2008. (Oficina).

Foi orientado por

Jefferson Ricardo Pereira

Avaliação da resistência á tração de pinos de fibra de vidro cimentados com diferentes cimentos resinosos através do teste de pull-out; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina, PUIC - UNISUL; Orientador: Jefferson Ricardo Pereira;

Produções bibliográficas

  • BORDIGNON, D. S. ; PEREIRA Jefferson Ricardo ; ALMEIDA Mauro de Souza ; GHIZONI Janaina Salomon ; RAMOS, MB ; LORENZONI, F. C. ; VALLE, A. L. . Avaliação da resistência ao cisalhamento por extrusão de pinos de fibra de vidro cimentados com diferentes cimentos resinosos.. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Odontologia, 2011, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research. São Paulo: *, 2011. v. 25. p. 182-182.

  • ALMEIDA Mauro de Souza ; PEREIRA Jefferson Ricardo ; VALLE, A. L. ; GHIZONI Janaina Salomon ; BORDIGNON, D. S. ; OLIVEIRA, M. . Resitência à compressão de diferentes pinos intraradiculares com diferentes comprimentos submetidos à carga dinâmica.. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, 2011, Águas de Lindóia. Brazilian Oral Research. São Paulo: *, 2011. v. 25. p. 186-186.

  • BORDIGNON, D. S. ; Resistência à fratura de dentes tratados endodonticamente com diferentes alturas de remanescente coronário restaurados com pinos pré-fabricados de fibra de carbono e núcleo de resina composta através de ciclagem mecânica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Análise microscópica da adaptação marginal de restaurações em resina composta a base de silorano realizada por diferentes cirurgiões dentistas., Descrição: A Odontologia Restauradora tem passado por uma acentuada evolução,motivada em grande parte pela busca de procedimentos que permitam maior longevidade clínica. Os compósitos odontológicos, por exemplo, apresentados por Bowen em 1956, foi o marco para o desenvolvimento de uma odontologia que associasse função e estética, aumentando a qualidade de vida dos pacientes esteticamente comprometidos. Um estudo realizado por Fagundes et al. (2010) evidenciou que apesar da longevidade e previsibilidade das restaurações em amálgama de prata, sua utilização foi reduzida em muitos países devido ao comprometimento estético causado por este material. A partir disso iniciou-se o uso de materiais restauradores mais estéticos, como a resina composta, porém com o passar do tempo, mesmo que essa sofresse algumas alterações, ainda continuou a apresentar consideravel contração de polimerização devido a sua matriz de matacrilatos. Contudo, o estudo objetiva realizar uma análise na produção de fendas a partir da contração de polimerização de acordo com as técnicas restauradoras utulizadas por diversos profissionais experientes, porém com um material revolucionário, o Silorano, o qual pode apresentar considerável menor contração de polimerização, fato este que ocorre por apresentar não o metacrilato como matriz, mas sim, estruturas baseadas em diferentes conceitos de oxiranos poliméricos e siloxanos para substituição das moléculas à base de metacrilato. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diego Saccon Bordignon - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Avaliação da resistência à tração de pinos de fibra de vidro cimentados com diferentes tipos de cimentos resinosos através do teste de pull-out., Descrição: A terapia endodôntica tem preservado dentes que de outra forma estariam irremediavelmente perdidos, porém atuando somente na porção radicular, restando a necessidade da reconstrução coronária, restabelecendo-os como elementos permanentes e funcionais do sistema estomatognático. Com o desenvolvimento de novas técnicas e materiais começaram a surgir novas alternativas para a restauração de dentes tratados endodonticamente, como, por exemplo, os pinos intra-radiculares pré-fabricados e materiais de preenchimento tal como as resinas compostas. Os cimentos resinosos são amplamente utilizados para a fixação de próteses fixas, inlays, onlays e pinos intra-radiculares. O deslocamento do pino é reportado em vários trabalhos, como sendo a principal causa das falhas, e pode estar relacionada à deteriorização do cimento pelas cargas funcionais resultantes dos esforços mastigatórios e a degradação hidrolítica da união entre dentina, adesivo e cimento pela ação do tempo. Atualmente, estão sendo lançados no mercado, diversos tipos de cimentos uma vez que, a falta de experiência clínica à longo prazo faz necessário pesquisas laboratoriais para aprimorar o conhecimento e o comportamento destes novos materiais. Para a realização deste trabalho serão selecionados 60 caninos humanos hígidos, com anatomia e dimensões semelhantes. As coroas dos dentes serão removidas, de modo que se obtenha 15 mm de remanescente radicular. O canal radicular de cada dente será instrumentado de acordo com a técnica escalonada regressiva ao término da instrumentação, os canais serão lavados com e solução de soro fisiológico . Os condutos serão obturados através da técnica da condensação lateral e as raízes serão armazenadas em água destilada a 37℃ por no mínimo uma semana. Após a guta-pecha será removida para posterior cimentação de pinos e análise dos diferentes tipos de cimentos resinosos através do teste de pull-out.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diego Saccon Bordignon - Integrante / JEFFERSON RICARDO PEREIRA - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade do Sul de Santa Catarina

Vínculo: Graduação, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica (Bolsista), Carga horária: 8