Ana Carolina Horta Silva

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais, com parte da graduação feita em intercâmbio acadêmico na Politênica de Torino na Itália. Atualmente segue carreira profissional na parceria II.A.B ( Instagram @doisab ). Em sua formação, se reconheceu no desejo de (re)descobrir o cotidiano a partir das conexões entre o corpo e o espaço. Desde os tempos de faculdade compartilha do desejo de participar de projetos que envolvem a Arquitetura e o Urbanismo, seja pela experiência profissional, do planejamento e execução de obras e reformas, ou pela prática cotidiana, das artes, das cidades, dos eventos

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2012 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Na Escala do Corpo
Orientador: Marcos Felipe Sudré

Graduação em ARQUITETURA

2014 - 2015

Politecnico Di Torino
Orientador: em Politecnico di Torino ( PIERGIORGIO ROSSI)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2010

Colégio Soma

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Santa Maria Floresta

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2007

Colégio Santo Antônio BH

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cenografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. C. H. ; NEGRAO, F. N. ; ARAUJO, L. ; PIMENTA, M. . 1ºSeminario Feminismo e a Produção do Espaço. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Onde estão as mulheres arquitetas ?.Apresentação da atuação do Coletivo feminista Ead das Minas da EAD-UFMG. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional Urbanismo Biopolítico Workshop "BH: 120 anos de gentrificação". 2017. (Outra).

Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Na escala do corpo. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Felipe Sudré Saidler

SUDRÉ, M. F.; LEMOS, C. B.; CRESTON, H. T.. Na escala do corpo: entre corpo(s) urbano(s) e suas posturas nos espaços públicos programados da metrópole de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcos Felipe Sudré Saidler

SUDRÉ, M. F.; FREITAS, D. M.; SILVA, V. R. F.. Na escala do corpo (TCA). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Helena Tuler Creston

SAIDLER, M. F. S.; BORGES, C.;CRESTON, H. T.. Na escala do corpo: entre o(s) corpo(s) urbano(s) e suas posturas nos espaços públicos programados na metrópole de Belo Horizonte. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Augusto Martins Pessoa

Construção-proposição de ações qualitativas de pesquisa, e de situações-problemas de topologia urbana na Grande Belo Horizonte, MG; Trabalhadores-usuários, (são ?) trabalhadores-operadores do 'telemarketing'; Trabalho, tempos e sujeitos: (in)visibilidades em trânsito na produção do espaço urbano; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Jose Augusto Martins Pessoa;

Marcos Felipe Sudré Saidler

Na escala do corpo: entre corpo(s) urbano(s) e suas posturas nos espaços públicos da metrópole de Belo Horizonte; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Marcos Felipe Sudré Saidler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, A. C. H. ; MALACCO, B. C. . IIAB. 2018; Tema: Plataforma de apresentação dos trabalhos auorais. Do planejamento a execução: projetos, intervenções, urbanismos cotidianos.. (Rede social).

SILVA, A. C. H. ; LOPES, M. S. B. . Tangências e divergências entre práticas de intervenção urbana. 2017. (Relatório de pesquisa).

SILVA, A. C. H. ; PESSOA, J. A. . Trabalhadores-usuários, (são ?) Trabalhadores-operadores do telemarketing.uma abordagem da vida cotidiana na grande belo horizonte, minas gerais.. 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Destaque PRAE com o projeto Labirinto:trajetória feminista, autoria do coletivo EAD das Minas, PRAE- UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

IIAB_arquitetos

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Profissinal Arquiteta Urbanista, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O II.A.B dá continuidade a conexão entre os arquitetos urbanistas @hortaaninha e @brunocmalacco , que desde os tempos de faculdade compartilham do desejo de participar de projetos que envolvem a Arquitetura e o Urbanismo, seja pela experiência profissional, do planejamento e execução de obras e reformas, ou pela prática cotidiana, das artes, das cidades, dos eventos. Nessa nova etapa da sua trajetória profissional, o II.A.B é uma parceria que busca o equilíbrio entre organização e criatividade, na construção de projetos que envolvem discussões sobre materiais, sustentabilidade, orçamentos e funcionalidades. Acreditando que o diálogo é essencial para as parcerias de sucesso e entendendo que cada projeto é único, o II.A.B trabalha também com consultorias e visitas a combinar. email doisabarquitetos@gmail.com !

2018 - 2018

Museu Espaço do Conhecimento UFMG

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante núcleo Acessibilidade e Inclusão, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades: repensar as relações físico-espaciais, além de ampliar as possíveis linguagens a incentivar visitas com autonomia por pessoas com deficiência

2017 - 2018

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Departamento de Projetos EA, Carga horária: 20

Outras informações:
Por meio do edital 01/2016 FAPEMIG PROBIC, a pesquisa parte do entendimento de que há saberes não-acadêmicos potentes, e que é importante a discussão sobre o papel da universidade na sua interlocução com a sociedade. No que se refere à assessoria técnica aos grupos socialmente vulneráveis, propõe-se aqui o deslocamento de uma relação norteada pela ?identificação das demandas? e/ou ?solução dos problemas? para outra, baseada em ?problematização e elaboração dos problemas?.Desse modo, essa pesquisa se propõe a investigar e a mapear ferramentas e dispositivos capazes de ?ativar? discussões acerca da produção do espaço autoconstruído e sua relação com a cidade como um todo. O objetivo é a construção de uma ?cartografia das controvérsias? das práticas de mobilização social e de intervenção urbana realizadas em torno de ações colaborativas entre atores da universidade e de comunidades, que são pautadas por pressupostos políticos relativos à participação cidadã e/ou à produção compartilhada do território. Para compor essa cartografia, buscaremos subsídios tanto das ciências sociais, quanto do ?artivismo? (produção de arte como ativismo na cidade).

2016 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Departamento de Urbanimos EA, Carga horária: 20

Outras informações:
A partir das discussões contemporâneas a respeito da reprodução das dinâmicas topológicas encontradas em diferentes locais e lugares nas/das metrópoles na periferia do capitalismo, ou do modo de produção de segregações e desigualdades socioespaciais, recortamos um conjunto de temas relativos a profusão atual tanto das redes técnicas ou de fluxos informacionais quanto das redes de relações sociais ou topológicas. Objetivamos cartografar-infografar-sonografar e especializar correlações, no campo do cotidiano, entre as recentes metamorfoses do tecido urbano e da gestão urbanística, de um lado, e as mutações em curso do trabalho, de outro. O objeto principal: abordar a vida cotidiana de diversos sujeitos operadores e/ou usuários do (segmento dos serviços, ou não, de) ?telemarketing?, dentro, e para além, de seus postos de trabalho, formais e informais, ou na posição ?sem trabalho?, na Grande Belo Horizonte (GBH). A nova fase da pesquisa é qualitativa, e consiste na produção de dados primários com base em pesquisa de campo e em análise de casos individuais. Preparamos as visitas de campo com a revisão e redefinição dos temas, questões e materiais que norteariam os passos da pesquisa; a localização e seleção das centrais de teleatividades/?call centers? (CTAs), com operação terceirizada e direta existentes em Belo Horizonte, tendo por base os mapas antes elaborados sobre dados secundários; a definição os procedimentos de abordagem; e, por fim, a preparação dos apetrechos para o levantamento do material, como a confecção das fichas-roteiro de abordagem específicas para cada uma das três etapas de encontros nas visitas de campo. Na primeira etapa queríamos estabelecer o contato inicial com os pesquisados, de modo que o grupo deveria ser formado por operadores de CTAs e não operadores que passassem diariamente pela área central da GBH.

2017 - 2017

Fos Arquitetura

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório

Outras informações:
Enfoque: arquitetura residencial - aprovação para Prefeitura Atividades: elaboração de desenhos técnicos arquitetônicos a partir de modelagens em 2De 3D. (Estágio obrigatório - curso de AU)

2014 - 2014

SECRETARIA DE SAUDE DE MINAS GERAIS

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagio SSMG - DPGH, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio na Secret. de Saúde MG - Diretoria de Políticas e Gestão Hospitalar Enfoque: arquitetura hospitalar Atividades: programa de assessoria técnica a hospitais do estado de Minas Gerais na fase de elaboração do projeto e construção de edifícios

2013 - 2014

SECRETARIA DE SAUDE DE MINAS GERAIS

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estágio SSMG-CUE, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio na Secret. de Saúde MG - Coordenação de Urgência e Emergência Enfoque: arquitetura hospitalar Atividades: elaboração e adequação dos projetos hospitalares do estado de Minas Gerais. Fiscalização de obras e hospitais.

2012 - 2012

Jaqueline Frauches interiores

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Arq. Interiores, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Enfoque: arquitetural e design de interiores Atividades:experiência voluntária com noções sobre softwares, elaboração e leitura de desenhos técnicos, e o cotidiano de escritório.