Luiz Carlos Tarelho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1985), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), doutorado em Études Psychanalytiques - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1997) e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, onde auxiliou na criação do Laboratório de Psicopatologia Fundamental e atuou como Professor Visitante (1998-2002). Atuou como coordenador e professor do Curso de Psicologia da Universidade Bandeirante de São Paulo entre 2000 e 2013. Atualmente atua como psicanalista em consultório e supervisor clínico.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Études Psychanalytiques

1993 - 1997

Université Paris Diderot
Título: Paranoia et théorie de la séduction généralisée
Orientador: Jacques André
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Paranóia; Psicanálise; Psicose.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)

1984 - 1988

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Da consciência do direito à identidade social: os Sem-Terra de Sumaré,Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Salvador Sandoval
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Aperfeiçoamento em Lógica e Filosofia da Ciência

1989 - 1991

Universidade Estadual de Campinas
Título: A noção de Eu na teoria freudiana. Ano de finalização: 1991
Orientador: Osmyr Faria Gabbi Junior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação em Psicologia

1979 - 1985

Universidade Estadual de Maringá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1997 - 1999

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1991 - 1992

Diplome D`Études Approfondies de Psychanalyse. , Université Paris Diderot, PARIS 7, França.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TARELHO, L. C. . I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada. 2012. (Outro).

TARELHO, L. C. . Semana da Psicologia. 2004. (Outro).

TARELHO, L. C. . Semana da Psicologia. 2003. (Outro).

TARELHO, L. C. . Semana da Psicologia. 2002. (Outro).

TARELHO, L. C. . Semana da Psicologia. 2001. (Outro).

TARELHO, L. C. . Semana da Psicologia. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada.Projeção e Sofrimento Psíquico na Paranóia. 2012. (Encontro).

Journées Internationales Jean Laplanche.Théorie de la séduction généralisée et pratique psychanalytique. 2012. (Simpósio).

I Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Trauma e sexualidade feminina: aspectos teóricos, clínicos e culturais. 2004. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. O delírio. 2000. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Pinto de Paula

TARELHO, L. C.. A identificação como efeito do processo da sedução originária. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Vera Aparecida de Carvalho Zoldan

TARELHO, L. C.. A síndrome da tensão pré-menstrual (STPM): uma abordagem psicanalítica. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Savioli Lujan

TARELHO, L. C.. Do amor narcísico à sombra do objeto: a melancolia romântica em Freud e Nerval. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliane Domingues

TARELHO, L. C.. A luta pela terra e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): uma contribuição da psicanálise. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Maria Cristiane Nali

TARELHO, L. C.. Um estudo sobre as particularidades da transferência no consultório tornado público. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Emilse Teresinha Naves

TARELHO, L. C.. A estrutura em trânsito: entre paranóia e perversão. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vera Aparecida Zoldan

TARELHO, L. C.. A subjetividade feminina na menopausa: uma visão psicanalítica. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Taeco Toma Cargnato

TARELHO, L. C.. Os sintomas da migração - a história e a cultura na clínica do migrante. 2004 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Joyce Marly G

TARELHO, L. C.. Freire. Do delirante ao ficcional: um estudo sobre a situação psicanalítica em um caso de paranóia. 2004 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Balbo Portella

TARELHO, L. C.. A questão da passividade na melancolia: o paradigma de Hamlet. 2004 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Eugênia Scatena Radomille

TARELHO, L. C.. Supervisão em psicologia hospitalar: um momento em movimento. 2003 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Mauro Salviati

TARELHO, L. C.. Relação corpo-mente: um olhar psicanalítico para o desenvolvimento afetivo-emocional. 2003. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Maria Virgínia Filomena C

TARELHO, L. C.. Grassi. Psicopatologia e disfunção erétil: a clínica psicanalítica do impotente. 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Adriana Campos de Cerqueira Leite

TARELHO, L. C.. Em busca do sofrimento histérico: a histeria e o paradigma da melancolia. 2002 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anália Martins Cosac Quelho

TARELHO, L. C.. Simbolização: relação dialética de construção do sujeito. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Sandra Conforto Tschirner

TARELHO, L. C.. Pânico, Winnicott e referências. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Edna Linhares Garcia

TARELHO, L. C.. A problemática paterna na potencialidade polimorfa. 2000 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Luciana Balbo Portella

TARELHO, L. C.. A questão da passividade na melancolia: o paradigma de Hamlet. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Joyce Marly G

TARELHO, L. C.. Freire. Do delirante ao ficcional: um estudo sobre a situação psicanalítica em um caso de paranóia. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Anália Martins Cosac Quelho

TARELHO, L. C.. Simbolização: relação dialética de construção do sujeito. 2000 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Aluno: Adriana Campos de Cerqueira Leite

TARELHO, L. C.. O avesso da histeria: o lugar da melancolia na histeria. 1997 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Eliane Domingues

TARELHO, L. C.. A luta pela terra e o movimento dos trabalhadores rurais sem terra (MST): uma contribuição da psicanálise. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Vera Aparecida de Carvalho Zoldan

TARELHO, L. C.. A síndrome da tensão pré-menstrual: uma abordagem psicanalítica. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Cristiane Nali

TARELHO, L. C.. Um estudo sobre as particularidades da transferência no consultório tornado público. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Roberto Fernandes de Souza

TARELHO, L. C.. Psicoterapia breve: uma investigação das publicações e sua difusão por psicólogos no Brasil. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Baptista Laurito Junior

TARELHO, L. C.. Psicopatologia do transtorno de pânico: uma contribuição. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Savioli Pereira

TARELHO, L. C.. A melancolia e a perda do objeto ideal: um estudo psicopatológico em Aurélia de Gérard de Nerval. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana Gomes Júlio Balbo

TARELHO, L. C.. O chiste e sua relação com o ato analítico. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Virgínia Filomena Cremasco

TARELHO, L. C.. O imaginário erótico e a identidade masculina: uma perspectiva psicanalítica. 1998. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas.

TARELHO, L. C.. Professor Adjunto de Psicopatologia para o Curso de Psicologia. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

TARELHO, L. C.. Parecerista do Premio Silvia Lane. 2012. Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vera Aparecida de Carvalho Zoldan

A síndrome da tensão pré-menstrual: uma abordagem psicanalítica; ; 2001; Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Luiz Carlos Tarelho;

Érika Pantoni Luchiari de Andrade e Graciely Masso P

Mendes; Estudo exploratório sobre as relações entre a paranóia e o superego; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Bandeirante de São Paulo; Orientador: Luiz Carlos Tarelho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Salvador Antonio Mireles Sandoval

Participantes de Movimentos Sem Terra e Formação da Consciencia Critica; 1988; 249 f; Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Pontificia Universidade Catolica de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Salvador Antonio Mireles Sandoval;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TARELHO, L. C. . A volúpia da alma schreberiana à luz das injunções paradoxais e da TSG. Constructo Revista de Psicanálise , v. Ago 2106, p. 133, 2017.

  • TARELHO, L. C. . A tópica da clivagem e o supereu. PERCURSO:REVISTA DE PSICANÁLISE , v. 56/57, p. 133, 2016.

  • TARELHO, L. C. . A teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche. Jornal de Psicanalise , v. 45, p. 1-11, 2012.

  • TARELHO, L. C. . Projeção e sofrimento psíquico na paranóia. Psicologia em Estudo (Online) , v. 17, p. 463-473, 2012.

  • ZOLDAN, V. Ap. de C. ; PEREIRA, M. E. C. ; TARELHO, L. C. . A psychoanalytic approach to premenstrual tension syndrome. Psychoanalytic Review (1963) , v. 91, p. 45-69, 2004.

  • TARELHO, L. C. . Reflexões sobre a clínica psicanalítica das psicoses. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental (Impresso) , v. II, p. 146-158, 1999.

  • TARELHO, L. C. . Alteridade pulsional e projeção nas psicoses. Percurso (São Paulo) , v. 2, p. 81-90, 1999.

  • TARELHO, L. C. . A Crítica de Wittgenstein à Freud. Psicologia em Estudo (Impresso) , v. 1, p. 1-25, 1996.

  • TARELHO, L. C. . O movimento Sem-Terra em Sumaré: espaço de conscientização e luta pela posse de terra. Terra Livre , v. 6, p. 93-104, 1989.

  • TARELHO, L. C. . O movimento de luta pela terra em Sumaré. Revista de Psicología Social (Ed. Impr.) , v. maio, p. 37-48, 1987.

  • TARELHO, L. C. . Paranoia y teoria de la seducción generalizada. 1ª. ed. Madrid: Editorial Síntesis, 2004. v. 1. 270p .

  • TARELHO, L. C. . Paranoïa et théorie de la séduction généralisée. 1ª. ed. Paris: PUF, 1999. v. 1. 251p .

  • TARELHO, L. C. . Projeção e sofrimento psíquico na paranóia. Psicologia em Estudo (Impresso) , 2012.

  • TARELHO, L. C. . Narcisisme, les forces de liaison et leurs sources. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TARELHO, L. C. . Projeção e sofrimento psíquico na paranóia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TARELHO, L. C. . A propos du destin des messages non-métabolisables dans la paranoïa et dans la schizophrénie. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TARELHO, L. C. . Reflexões sobre a projeção na paranóia.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TARELHO, L. C. . Reflexões sobre a clínica psicanalítica das psicoses.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TARELHO, L. C. . Paranóia e a teoria da sedução.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TARELHO, L. C. . Projeção, alteridade e delírio de perseguição.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TARELHO, L. C. . Paranóia, projeção e alteridade.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TARELHO, L. C. . O papel do sonho na concepção freudiana das psicoses.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TARELHO, L. C. . A proposta de Habermas para uma fundamentação da ética discursiva.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Bandeirante de São Paulo, Academia Paulista Anchieta. , Av. dos Autonomistas, 1325, Vila Yara, 06020-015 - Osasco, SP - Brasil, Telefone: (011) 36999006, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - 2013

    Universidade Bandeirante de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2011

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Psicodinâmicas

    • 02/2000

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicanálise, Psicoterapia - Supervisão de Estágio

    • 02/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

    • 02/2012 - 12/2012

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde do trabalhador

    • 02/2000 - 06/2011

      Direção e administração, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2010 - 12/2010

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos Básicos e Metodológicos em Psicologia

    • 03/2009 - 06/2010

      Direção e administração, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Diretor da Área da Saúde.

    • 01/2007 - 12/2008

      Direção e administração, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 01/2007 - 12/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEP).

    • 01/2004 - 12/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Clínica - Supervisor de Estágio

    • 01/2004 - 12/2004

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Psicologia

    • 01/2000 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Seleção.

    • 01/2002 - 12/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Bandeirante de São Paulo, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa (CONSEP).

    • 02/2001 - 12/2002

      Direção e administração, Pró-Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso e Professor - I Fórum de Capacitação Pedagógica para Professores de Primeiro Ano da UNIBAN.

    • 02/2000 - 12/2002

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Clínica - Supervisor de Estágio

  • 2001 - 2002

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 4

  • 1997 - 1999

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista de PÓS-DOUTO (FAPESP), Enquadramento Funcional: Professor, orientador de pesquisa, supervisor, Carga horária: 40

    Atividades

    • 07/1997 - 07/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1997 - 07/1999

      Serviços técnicos especializados , Hospital das Clínicas, .,Serviço realizado, Atendimento de pacientes psicóticos no Ambulatório e Enfermaria de Psiquiatria.

    • 07/1997 - 07/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP.,Atividade realizada, Implantação do Laboratório de Psicopatologia Fundamental.

    • 01/1999 - 06/1999

      Ensino, Estágio Supervisionado em Psicoterapia Psicanalíti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A teoria freudiana sobre a técnica psicanalítica

    • 08/1997 - 06/1999

      Ensino, Estágio Supervisionado em Psicoterapia Psicanalíti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Supervisão de estágio em Psicoterapia Psicanalítica no Ambulatório e Enfermaria de Psiquiatria do Hospital das Clínicas

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino, Estágio Supervisionado em Psicoterapia Psicanalíti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à metapsicologia freudiana

    • 01/1998 - 06/1998

      Ensino, Estágio Supervisionado em Psicoterapia Psicanalíti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A teoria freudiana sobre a técnica psicanalítica

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Estágio Supervisionado em Psicoterapia Psicanalíti, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à metapsicologia freudiana

  • 1981 - 1982

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Bolsa Trabalho DAE/MEC, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Curso de extensão universitária

    Atividades

    • 08/1982 - 12/1982

      Ensino, Experimental de Teatro, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Bioenergética

    • 01/1982 - 06/1982

      Ensino, Experimental de Teatro, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Psicologia Social

    • 08/1981 - 12/1981

      Ensino, Experimental de Teatro, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento

    • 01/1981 - 06/1981

      Ensino, Experimental de Teatro, Nível: Outro,Disciplinas ministradas, Análise Transacional