Ivan Cirilo Gluz

Medico Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em medicina

2010 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Farmácia

2002 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

35ª Semana Científica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. 2015. (Congresso).

35ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Avaliação dos fatores de risco para progressão da doença renal crônica nos pacientes atendidos pelo ambulatório da Liga Acadêmica de Nefrologia/UFRGS. 2015. (Congresso).

6º Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia. Permanência em diálise crônica após terapia substitutiva renal em pacientes críticos: efeito da modalidade terapêutica. 2015. (Congresso).

6º Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia. Doença renal associada ao HIV e suas múltiplas facetas. 2015. (Congresso).

7° Congresso Gaucho de Pneumologia. 2015. (Congresso).

26° Salão de Iniciação Científica UFRGS. Efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na Resposta Nocioceptiva de Ratos Submetidos a um Modelo de Dor Neuropática. 2014. (Congresso).

34ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Perfil dos pacientes do ambulatório da Liga Acadêmica de Nefrologia UFRGS. 2014. (Congresso).

Salão de Iniciação Científica UFRGS 2014. Efeito da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) na Resposta Nocioceptiva de Ratos Submetidos a um Modelo de Dor Neuropática. 2014. (Congresso).

12° Congresso Brasileiro de Clinica Médica. 2013. (Congresso).

25° Salão de Iniciação Científica UFRGS 2013. Efeito da Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Direta (tDCS) na Dor Orofacial Crônica de Ratos. 2013. (Congresso).

33ª Semana Científica do Hospital de Clinicas de Porto Alegre. 2013. (Congresso).

33ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Administração aguda de melatonina em ratos Sprangue-Dawley submetidos a um modelo de dor crônica orofacial reverte alodinia mecânica. 2013. (Outra).

5°Congresso Sul Brasileiro de Nefrologia. 2013. (Congresso).

24° Salão de Iniciação Cientifica UFRGS 2012. Avaliação do Modelo de Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua em Ratos Wistar. 2012. (Congresso).

9° Congresso Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciane Noal Calil

Gluz, I.C.; VARGAS, C. R.;CALIL, LN. Correlação entre análise de hemácias pela tira reagente e pela microscopia ótica no exame qualitativo de urina. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanessa Leal Scarabelot

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE DIRETA (tDCS) EM MODELO DE DOR CRÕNICA OROFACIAL; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Vanessa Leal Scarabelot;

Iraci Lucena da Silva Torres

IMPACTO DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA EM MODELO ANIMAL DE HIPERALGESIA INDUZIDA PELO ESTRESSE CRÔNICO; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Iraci Lucena da Silva Torres;

GRACE GOSMANN

Aspectos químicos e farmacológicos do Citrus aurantium na redução de peso, gordura corporal e hiperglicemia; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Grace Gosmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, D.R. ; GLUZ, I.C. ; KURZ, J. ; THOMÉ, G.G. ; ZANCAN, R. ; BRINGHENTI, R.N. ; SCHAEFER, P.G. ; DOS SANTOS, M. ; BARROS, E.J.G. ; VERONESE, F.V. . Multiple facets of HIV-associated renal disease. Brazilian journal of medical and biological research , v. 49, p. 1-7, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GLUZ, I. C. ; SOSTER, P. R. L. . Histologia Médica II. 2011. (Monitoria).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Overture ? Permanência em diálise crônica após terapia substitutiva renal em pacientes críticos: efeito da modalidade terapêutica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Cirilo Gluz - Integrante / Fernando Saldanha Thome - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Avaliação de respostas nocioceptiva e neuroquímica induzida por estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) em ratos submetidos a um modelo de dor crônica, Descrição: A dor crônica é uma condição de dor associada a uma resposta inflamatória local e sistêmica. O desenvolvimento de métodos de estimulação cerebral não-invasiva pode representar um passo importante no uso clínico da estimulação cortical para o tratamento de dor crônica. Entre os métodos relacionados à estimulação do sistema nervoso central está a estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) que tem demonstrado bons resultados em pacientes com depressão, acidente vascular cerebral, alterações da excitabilidade cortical. Considerando a importância de busca por novas alternativas farmacológicas e não-farmacológicas para a melhora na qualidade de vida dos pacientes, ferramentas como a estimulação cerebral não-invasiva podem ser uma alternativa a ser considerada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Cirilo Gluz - Integrante / Iraci Lucena da Silva Torres - Coordenador / andressa de souza - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Avaliação do Efeito Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS) em Modelo de Dor Crônica Orofacial., Descrição: A dor orofacial é uma condição de dor associada aos tecidos da cabeça, face, pescoço e estruturas da cavidade bucal. A disfunção da Articulação Têmporo-Mandibular (DTM) é um subtipo das dores crônicas orofaciais em que deve ser feito um minucioso questionário e exame clínico para se obter um correto diagnóstico. O desenvolvimento de métodos de estimulação cerebral não-invasiva pode representar um passo importante no uso clínico da estimulação cortical para o tratamento de dor crônica. Entre os métodos relacionados à estimulação do sistema nervoso central está a estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS) que tem demonstrado bons resultados em pacientes com depressão, acidente vascular cerebral, alterações da excitabilidade cortical. Considerando a importância de busca por novas alternativas farmacológicas e não-farmacológicas para a melhora na qualidade de vida dos pacientes, ferramentas como a estimulação cerebral não-invasiva podem ser uma alternativa a ser considerada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Cirilo Gluz - Integrante / Iraci Lucena da Silva Torres - Coordenador / Vanessa Leal Scarabelot - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Imapcto da Eletroestimulação Transcraniana em Modelo Animal de Hiperalgesia Induzida pelo Estresse Crônico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Cirilo Gluz - Integrante / Iraci Lucena da Silva Torres - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    Busca de Marcadores Bioquímicos Periféricos do efeito da Estimulação Magnética Transcraniana na Terapêutica da Dor Crônica Musculoesquelética, Descrição: O desenvolvimento de técnicas de estimulação cerebral demonstra que podem ser uma opção importante no manejo da dor, entre elas destaca-se a estimulação magnética transcraniana que é técnica simples e segura. Trata-se de procedimento não-invasivo e indolor capaz de modular a atividade cerebral que tem sido associada a efeitos terapêuticos. Considerando a hipótese de que a estimulação cerebral pode ser um instrumento que apresente um resultado benéfico em pacientes com quadros de dor crônica é importante buscar marcadores sistêmicos que possam refletir a ação central destas técnicas. Baseado nisto, este projeto tem como objetivo avaliar parâmetros bioquímicos pré e pós-tratamento em pacientes com quadro de dor crônica musculoesquelética e que serão desafiados a um tratamento por estimulação magnética transcraniana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivan Cirilo Gluz - Integrante / Iraci Lucena da Silva Torres - Coordenador / Liciane Fernandes Medeiros - Integrante / stefania giotti cioato - Integrante / Bruna Berno mötke - Integrante / andressa de souza - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estudante Medicina, Enquadramento Funcional: Estudante Medicina