Aline Gomes Assunção

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução (PPGEcoEvol-UEFS). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Fanerógamas [Schwenckioedeae (Solanaceae)], atuou no seguinte tema: Subfamília Schwenckioedeae na Bahia, em especial as especies do semiárido. Atualmente trabalha com Ecologia Molecular, com ênfase em diversidade genética de populações de Ucides cordatus L. (Uçá) (Crustacea ? Decapoda) em manguezais do litoral do Estado da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2011 - 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro
Orientador: Flávio França

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Taxonomia Vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Seminário de Ecologia e Evolução - Impactos Antrópicos sobre a Biodiversidade. 2019. (Seminário).

I Workshop sobre Aprendizagem Baseada em Problemas ? ProblemBased Learning (PBL) em um ambiente virtual de aprendizagem: ?Introdução ao PBL: da literatura à experiência do PPG Ecologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA)?. 2019. (Outra).

Mini Curso de Capacitação em Revisão Sistemática usando StArt e Mendeley no Manejo de Referências Bibliográficas. 2019. (Outra).

XXI Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana.A SUBFAMÍLIA SCHWENCKIOIDEAE (SOLANACEAE) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017. (Seminário).

I Ciclo de Palestras do MZFS. 2016. (Outra).

III Enbio Encontro de Biologia- Biodiversidade e Sustentabilidade no Piemonte Norte do Itapicuru.Diversidade e Distribuição da Subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. 2016. (Encontro).

III Encontro de Biologia (EnBio)- Biodiversidade e Sustentabilidade no no Piemonte Norte do Itapicuru.Diversidade e Distribuição da Subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. 2016. (Encontro).

XX Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).A SUBFAMÍLIA SCHWENCKIOIDEAE (SOLANACEAE) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2016. (Seminário).

Simpósio e Reunião PPBio Semiárido. 2015. (Simpósio).

Espaço de Projeção- "Cinema Verde em Debate". 2014. (Outra).

XVIII Seminário de Iniciação Científica (SEMIC).A subfamília Schwenkioideae (SOLANACEAE) na Bahia. 2014. (Seminário).

64° Congresso Nacional de Botânica. O Gênero Schwenckia L. (Solanaceae) no Semiário Brasileiro.. 2013. (Congresso).

XVII Seminário de Iniciação Cientifica (SEMIC).O Gênero Schwenckia L. (Solanaceae) na Bahia. 2013. (Seminário).

63º Congresso Nacional de Boânica- Botânica Frente às Mudanças Globais. CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DA DA AÇÃO ANTRÓPICA EM ÁREAS DE FUNDO DE PASTO DA COMUNIDADE DE SÃO BENTO E DE PATAMUTÉ, MUNICÍPIO DE CURAÇÁ -BA.. 2012. (Congresso).

63º Congresso Nacional de Botânica- Botânica Frente às Mudanças Globais. LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE SOLANACEAE DA SERRA DA JIBÓIA, SANTA TEREZINHA-BA.. 2012. (Congresso).

III WORKSHOP: SISTEMÁTICA DE PTERIDÓFITAS E ANGIOSPERMAS: CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO.Licófitas e Samambaias: Caracterização e Identificação. 2012. (Outra).

II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (II Reconcitec). 2012. (Encontro).

IV WORKSHOP: CARACTERIZAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DAS ANGIOSPERMAS DO SEMIÁRIDO.Evolução cromossômica em Loranthaceae, uma contramão dentro das angiospermas.. 2012. (Outra).

Etologia: O Cinema Auxiliando no Estudo do Comportamento Animal. 2011. (Outra).

I Simpósio em Sistemática e Filogenética. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Willian Moura de Aguiar

AGUIAR, W. M.OLIVEIRA, E.J.F.; SANTOS, R. M. F.. Diversidade genética de populações de Ucides cordatus L. (Uçá) (Crustacea ? Decapoda) em manguezais no Li-toral do Estado da Bahia. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Flávio França

FRANÇA, F.; CARNEIRO, C. E.; Siqueira, G.B.. Schwenckioideae (Solanaceae) no semiárido brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Gabriela Barros Siqueira

CARNEIRO, C. E.; FRANCA, F.;SIQUEIRA, G. B.. Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Claudia Elena Carneiro

FRANÇA, F.;CARNEIRO, C. E.. Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EDDY JOSÉ FRANCISCO DE OLIVEIRA

Diversidade genética de Caranguejo Uçá (Ucides cordatus) no Litoral da Bahia e impactos do derramento de petróleo da Costa da Bahia; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Flávio França

Schwenkioideae (Solanaceae) no semiárido brasieliro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Flávio França;

Flávio França

A subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no semiárido brasileiro; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santa; Orientador: Flávio França;

Flávio França

Flora da Serra da Jibóia (Santa Terezinha,Ba): Solanaceae; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Flávio França;

Claudia Elena Carneiro

Monitoria em Morfologia Vegetal com ênfase em Embriófitas; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Feira de Santana, universidade; Orientador: Cláudia Elena Carneiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ASSUNÇÃO, A. G. ; FRANCA, F. . A SUBFAMÍLIA SCHWENCKIOIDEAE (SOLANACEAE) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. In: XX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016. XX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2016.

  • ASSUNÇÃO, A. G. ; FRANCA, F. . A Subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) na Bahia. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, 2014, Feira de Santana. XVIII Seminário de Iniciação Científica: Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, 2014.

  • ASSUNÇÃO, A. G. ; FRANCA, F. . O GÊNERO SCHWENCKIA L. (SOLANACEAE) NA BAHIA. In: XVII Seminário de Iniciação Científica: Ciência, Saúde e Esporte, 2013, Feira De Santana. XVII Seminário de Iniciação Científica: Ciência, Saúde e Esporte, 2013.

  • ASSUNÇÃO, A. G. ; FRANCA, F. . Diversidade e Distribuição da Subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. In: III Encontro de Biologia- Biodiversidade e Sustentabilidade no Piemonte Norte do Itapicuru, 2016. III EnBio, 2016.

  • ASSUNÇÃO, A. G. ; FRANCA, F. . O Gênero Schwenckia L. (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Jonville. 63º Congresso Nacional de Botânica: Botânica Frente às Mudanças Climáticas, 2013.

  • JESUS, C. G. ; FRANCA, F. ; ASSUNÇÃO, A. G. ; MELO, E ; MATOS, L. P. . CARACTERIZAÇÃO E VERIFICAÇÃO DA DA AÇÃO ANTRÓPICA EM ÁREAS DE FUNDO DE PASTO DA COMUNIDADE DE SÃO BENTO E DE PATAMUTÉ, MUNICÍPIO DE CURAÇÁ -BA.. In: 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012, Joinville. Botânica frente às mudanças globais: anais do 63º Congresso Nacional de Botânica, 2012.

  • JESUS, C. G. ; FRANCA, F. ; Rocha, G. C. ; ASSUNÇÃO, A. G. ; MELO, E . Utilização Medicinal Popular de Recursos Genéticos Vegetais em Áreas de Fundo de Pasto no Município de Curaçá Bahia. In: IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia- Avanços pra a Identidade Cultural, 2012, Florianópolis. IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia- Avanços pra a Identidade Cultural, 2016.

  • FRANCA, F. ; ASSUNÇÃO, A. G. . Levantamento de Espécies de Solanaceae da serra da Jibóia, Santa Terezinha-BA. In: 63º Congresso Nacional de Botânica: Botânica frente às Mudanças Climáticas, 2012, Joinville. 63º Congresso Nacional de Botânica: Botânica frente às Mudanças Climáticas, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Schwenckioideae (Solanaceae) no Semiárido Brasileiro, Descrição: Este trabalho teve como foco examinar a ocorrência de espécies dos gêneros Schwenckia L., Melananthus Walp. e Heteranthia Nees & Mart. subordinados à subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no semiárido brasileiro, bem como fornecer tratamento taxonômico através da elaboração de chaves dicotômicas e descrição dos gêneros. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, coletas de material em campo e análise do material depositado em herbários. Os gêneros Schwenckia, Melananthus e Heteranthia podem ser separados levando em conta caracteres específicos como a presença de estaminódios, formato do fruto e da corola. Distribuem-se nos seguintes domínios fitogeográficos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. No semiárido, o gênero Schwenckia está representado por sete espécies: S. micrantha Benth, S. mollissima Nees & Mart., S. lateriflora (Vahl) Carvalho, S. heterantha Carvalho, S. americana L., S. grandiflora Benth. e S. hyssopifolia Benth., sendo esta última com registro apenas para a Bahia. Das quatro espécies de Melananthus citadas para o Brasil, três delas ocorrem no semiárido: Melananthus ulei Carvalho, Melananthus fasciculatus (Benth.) Soler, Melananthus cubensis Urb. Heteranthia decipiens Nees & Mart é monotipo e exclusiva da flora brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2015 - 2016

    A subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) no semiárido brasileiro., Descrição: Este trabalho teve como foco examinar a ocorrência de espécies dos gêneros Schwenckia L. e Melananthus Walp. subordinados à subfamília Schwenckioideae (Solanaceae) na área de estudo, através de um pesquisa bibliográfica, coleta de material em campo, bem como da análise do material depositados no ALCB, BAH, BHCB, CEPEC, HRB, HUEFS, ASE e HVASF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    A SUBFAMÍLIA SCHWENCKIOIDEAE (SOLANACEAE) NA BAHIA, COM ÊNFASE NAS ESPÉCIES DO SEMIÁRIDO BRASIL, Descrição: Este trabalho possui como área de estudo a Bahia e teve como foco a examinar a ocorrência de espécies de Schwenckia L. e Melananthus Walp. subordinados a subfamília Schwenckioideae (Solanaceae), a partir de registro de ocorrências, literatura, coleta de material em campo, e visitas a herbários para análise do material depositados no HUEFS, ALCB, BHCB e CEPEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Listas de espécies vasculares da Serra da Jibóia, Santa Terezinha, BA., Descrição: O objeto de estudo deste trabalho são espécies vasculares da Serra da Jibóia, local que ?apresenta diversidade vegetacional com áreas de caatinga na base, mata higrófila nas encostas e campo rupestre no topo, sobre um afloramento gnássico-granitico".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Flora da Serra da Jiboia (Santa Terezinha, BA): Solanaceae, Descrição: A partir do estudo de espécies vasculares, buscou-se conhecer e analisar a diversidade e distribuição de espécies de Solanaceae ocorrentes na Serra da Jiboia, avaliando o grau de endemismo de cada uma, através de estudo sistemático, descrevendo-as e distinguindo com a elaboração de chave dicotômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Aline Gomes Assunção - Integrante / Flávio França - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Feira de Santana. , BR 116 Norte, km 3, Laboratório de Taxonomia Vegetal ,LABIO Campus Universitário, Jardim Acácia, 44031460 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 31618236

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional