Avanor Cidral da Costa Junior

Doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2018) com estágio na Universidade Politécnica de Madrid e no Conselho Superior de Investigação Científica, na Espanha. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (2012) com mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Viçosa (2010). Técnico Agrícola pelo Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira (2006). Atua como Professor e Pesquisador na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia. Possui experiência com Cooperativismo de pequenos produtores rurais, biopesticidas e aproveitamento industrial de plantas aromáticas, manejo agroecológico de doenças de plantas, supressividade de solos, virologia vegetal e ecologia de patógenos radiculares.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Fitopatologia

2014 - 2018

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais
Orientador: em ( )
com Sami Jorge Michereff. Coorientador: Marco Aurélio Siqueira da Gama. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: grupos de anastomose; Rhizoctonia; biopesticidas.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Mestrado em Produção Vegetal

2012 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos e a relação com a concentração de nutrientes em pomares adubados com dejeto suíno compostado.,Ano de Obtenção: 2014
Amauri Bogo.Coorientador: Ricardo Trezzi Casa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: fungos fitopatogênicos de solo; fruticultura temperada; adubação orgânica.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: fitopatologia. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: fruticultura. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Especialização interrompida em 2016 em Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho

2016 - Interrompido

Universidade Candido Mendes
Ano de interrupção: 2016

Graduação em Engenharia Agronômica

2008 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: Estoque de carbono e nutrientes no solo e serapilheira de agroflorestas sucessionais.
Orientador: Fabiane Machado Vezzani
Bolsista do(a): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAADCT/PR, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Agropecuária

2004 - 2006

Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

árabe. (Carga horária: 70h). , Instituto árabe, INSTITUTO ÁRABE, Espanha.

2016 - 2017

Extensão universitária em Curso de Espanhol. (Carga horária: 70h). , Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanha.

2016 - 2016

Extensão universitária em Francês Básico 1. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2008 - 2012

Extensão universitária em Alemão. (Carga horária: 420h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2009 - 2011

Conversação Alemão - Tandem UFPR. (Carga horária: 175h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2006 - 2006

Estágio de Conclusão de Curso. (Carga horária: 200h). , Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, FM25, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Árabe

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: ecologia agrícola.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: ecologia de patógenos radiculares.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: plantas aromáticas e medicinais.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Microbiologia Agrícola.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Simpósio sobre atualidades em fitopatologia: Doenças emergentes. 2010. (Simpósio).

PISA - Simpósio Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Microbacias Hidrográficas. 2009. (Simpósio).

XXIX Reunião da Comissão Brasileira de Engenharia Genética da Aveia. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

SAMI JORGE MICHEREFF

MACHADO, A. R.;LARANJEIRA, Delson; CARVALHO, R.R.C.; SOUZA, E. B.;MICHEREFF, S. J.. Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Alexandre Reis Machado

MACHADO, A. R.; Laranjeira, D.; Michereff, S. J.. Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

DELSON LARANJEIRA

MICHEREFF, S. J.; SOUZA, E. B.; CARVALHO, R.R.C; MACHADO, A. R.;LARANJEIRA, D.. Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Marco Aurelio Siqueira da Gama

SOUZA, E. B.; OLIVEIRA, S. M. A.;GAMA, M. A. S.. Qualificação de Doutorado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Paulo Emílio Lovato

Bogo, A.; BOFF, M. I. C.;Lovato, P. E.. Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos em solos adubados com dejeto suíno compostado e a relação com a concnetração de nutrientes do solo em fruteiras de clima temperado no Planalto Catarinense. 2014. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Karina Maria Vieira Cavalieri

VEZZANI, F. M.; STEENBOCK, W.;CAVALIERI, K. M. V.. Relações do tempo de condução agroflorestais sucessionais na diversidade de espécies vegetais, na produção de serapilheira e em atributos do solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná.

Rejane Rodrigues da Costa e Carvalho

COSTA, R.R. da; MICHEREFF, S. J.; LARANJEIRA, D.; SOUZA, E. B.; MACHADO, A. R.; GUIMARAES, L. M. P.; ANDRADE, D. E. G. T.. Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

AMAURI BOGO

BOGO, A.; LOVATO, P. E.; BOFF, M. I. C.. Populações de fungos fitopatogênicos e concentrações de nutrientes no solo em pomares de fruteiras temperadas adubadas com dejeto suíno compostado.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mari Inês Carissimi Boff

BOGO, Amauri; LOVATO, P. E.;Boff, M. I.C.; CASA, Ricardo T. Níveis de populações de fungos fitopatogênicos e concentração de nutrientes em solos adubados com dejeto suíno compostado em fruteiras de clima temperado no planalto catarinense.. 2014. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Elineide Barbosa de Souza

MICHEREFF, S. J.; LARANJEIRA, Delson; CARVALHO, R. R. C.;SOUZA, E. B.; MACHADO, A.R.. Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos vegetais. 2018. Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Elineide Barbosa de Souza

SOUZA, E. B.; OLIVEIRA, S. M. A.;GAMA, M.A.S.. Exame de qualificação. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Manoel Cidral da Costa Neto

O uso de fibras vegetais em substituição ao amianto em pastilhas e lonas de freio; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Engenharia Mecânica) - Faculdade Anhanguera; Orientador: Avanor Cidral da Costa Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

SAMI JORGE MICHEREFF

Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais; 2018; Tese (Doutorado em Fitopatologia) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sami Jorge Michereff;

Fabiane Machado Vezzani

Estoque de carbono e nutrientes no solo e serapilheira de agroflorestas sucessionais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Fabiane Machado Vezzani;

Fabiane Machado Vezzani

Estoque de carbono e nutrientes no solo e serapilheira de agroflorestas sucessionais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Fabiane Machado Vezzani;

AMAURI BOGO

Populações de fungos fitopatogênicos e concentrações de nutrientes no solo em pomares de fruteiras temperadas adubadas com dejeto suíno compostado; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amauri Bogo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, THIAGO M. ; BLAWID, ROSANA ; DA COSTA JUNIOR, AVANOR C. ; LIMA, MIRTES F. ; DE ARAGÃO, FERNANDO A. S. ; DE ANDRADE, GENIRA P. ; PIO-RIBEIRO, GILVAN ; ARANDA, MIGUEL A. ; INOUE-NAGATA, ALICE K. ; NAGATA, TATSUYA . Complete genome sequence of melon yellowing-associated virus from melon plants with the severe yellowing disease in Brazil. ARCHIVES OF VIROLOGY , v. 162, p. 3899-3901, 2017.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; BOGO, A. ; PENTER, F. ; CASA, R. T. ; RUFATO, L. ; KRETZSCHMAR, A. A. ; CUNHA, I. C. . Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos e a relação com a concentração de nutrientes em pomares adubados com dejeto suíno compostado. Revista Brasileira de Agroecologia (Online) , v. 11, p. 289-298, 2016.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; CORREIA, D. ; RUARO, L. ; MARCO JUNIOR, J. . Identificação das manchas foliares da cana-de-açúcar no estado do Paraná. REVISTA CULTIVANDO O SABER , v. 6, p. 1-6, 2013.

  • CORREIA, D. ; MARCO JUNIOR, J. ; COSTA JUNIOR, A. C. . Efeito alelopático de extratos aquosos de Setaria italica L. sobre a germinação de sementes de soja e nabo forrageiro. REVISTA CULTIVANDO O SABER , v. 6, p. 1-7, 2013.

  • CORREIA, D. ; NAKAY, E. H. ; MARCO JUNIOR, J. ; COSTA JUNIOR, A. C. . Eficiência de fungicidas no controle de doenças foliares do trigo no Paraná. Acta Iguazu , v. 2, p. 20, 2013.

  • CORREIA, D. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; MARCO JUNIOR, J. ; NAKAY, E. H. . Desenvolvimento e produtividade de trigo em função do redutor de crescimento trinexapac-ethyl no Oeste do Paraná. REVISTA CULTIVANDO O SABER , v. 5, p. 143-148, 2012.

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Efeito do dejeto suíno compostado sobre fungos fitopatogênicos de solo. 1. ed. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 88p .

  • ARRAIZA, M. P. ; GONZALEZ-COLOMA, A. ; ANDRES, M. F. ; BERROCAL, M. ; ALFONSO, D. N. J. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; JULIANA, N. R. ; GUERRERO, C. C. -. . Antifungal effect of Essential Oils. Essential Oils. 1ed.London: IntechOpen, 2018, v. , p. 145-164.

  • BERMUDEZ-CANETE, M. P. A. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; GONZALEZ-COLOMA, A. ; ANDRES, M. F. ; MICHEREFF, S. J. . Selection of Essential Oils with antifungal activity against aggressive isolates of Rhizoctonia spp. of potato production in Brazil.. In: Euroindoamerican Natural Products Meeting., 2018, Madrid, España. Euroindoamerican Natural Products Meeting., 2018.

  • COSTA, T. M. ; BLAWID, R. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; LIMA, M. F. ; ARAGAO, F. A. S. ; ANDRADE, G. P. ; PIO-RIBEIRO, G. ; ARANDA, M. A. ; INOUE-NAGATA, A. K. ; NAGATA, T. . The complete genome sequence of melon yellowing-associated virus determined by Next-Generation Sequencing.. In: XXVII Brazilian Congress of Virology & XI Mercosur Meeting of Virology., 2016, Pirenópolis. Virus Reviews & Research., 2016. v. 20. p. 2.

  • SILVA, A. C. ; RUFATO, L. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; PENTER, F. R. ; GONCALVES, M. J. ; BOGO, A. . Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos em solos adubados com dejetos suínos compostados e a relação com a concentração de nutrientes do solo e fatores produtivos da fruticultura de clima temperado de Santa Catarina.. In: 26º Seminário de Iniciação Científica, 2016, Lages, Santa Catarina. 26º Seminário de Iniciação Científica, 2016.

  • CORREIA, D. ; BOGO, A. ; HIPOLITO, J. S. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; PENTER, F. ; CASA, R. T. . Postharvest application of potassium phosphites reduces blue mold on Packham s Triumph pear. In: 10th Irternational Congress of Plant Pathology, 2013, Beijing, China. 10th Irternational Congress of Plant Pathology. Beijing, China, 2013.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; BERMUDEZ-CANETE, M. P. A. ; GONZALEZ-COLOMA, A. ; YEVES, M. F. A. ; MICHEREFF, S. J. . Use of Essential oil in the Management of Rhizoctonia solani isolates.. In: IV Jornada de Jóvenes Investigadores en la ETSI Montes, Forestal y del Medio Natural., 2017, Madrid, España. IV Jornada de Jóvenes Investigadores en la ETSI Montes, Forestal y del Medio Natural., 2017.

  • FRANCA, G. S. ; SILVA, V. M. ; ASSUNCAO, E. F. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; COELHO, I. L. ; LARANJEIRA, D. . Efeito de óleos essenciais de Piper aduncum e Foeniculum vulgare no crescimento micelial de sclerotium rolfsii.. In: XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX), 2014, Recife. XIV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX), 2014.

  • BOGO, A. ; BONIN, B. F. ; RUFATO, L. ; PENTER, F. ; COSTA JUNIOR, A. C. . Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos em solos adubados com dejeto suíno compostados e a relação com a concentração de nutrientes do solo e fatores produtivos da fruticultura de clima temperado de Santa Catarina.. In: 23º Seminário de Iniciação Científica, 2013, Lages, Santa Catarina. 23º Seminário de Iniciação Científica, 2013.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; VEZZANI, F. M. ; STEENBOCK, W. . Riqueza, abundância e diversidade da fauna epiedáfica de sistemas de cultura plantio direto.. In: 20º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), 2012, Curitiba. 20º Evento de Iniciação Científica (EVINCI), 2012.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; SANTOS, G. S. R. ; SILVA, F. J. A. ; MICHEREFF, G. S. ; AMANCIO, L. C. S. ; MICHEREFF, S. . Comparative adaptability of Rhizoctonia anastomosis groups associated with stem canker and black scurf of potatoes in Brazil. JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY , 2019.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; CONTRERAS, R. A. ; ARRAIZA, M. P. ; GONZALEZ-COLOMA, A. ; ANDRES, M. F. ; MICHEREFF, S. . Antifungal and pro-oxidative effect of Essential oils against Rhizoctonia solani.. SPANISH JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , 2019.

  • COSTA JUNIOR, A. C. ; ARRAIZA, M. P. ; GONZALEZ-COLOMA, A. . Use of essential oil in the management of Rhizoctonia solani isolates.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Estrutura genética de populações de fitopatógenos. Por que estimá-la?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Coevolução de plantas a fungos fitopatogênicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Supressividade de solos a fitopatógenos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Solarização de solos no manejo de doenças. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Cultura da ameixeira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Micologia geral para fitopatologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Riqueza, abundância e diversidade da fauna epiedáfica de sistemas de culturas sob plantio direto. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais.. Recife, Pernambuco: Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018 (Tese (Doutorado em Fitopatologia)).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Populações de fungos fitopatogênicos e concentrações de nutrientes no solo em pomares de fruteiras temperadas adubados com Dejeto suíno compostado.. Lages, Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014 (Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal)).

  • COSTA JUNIOR, A. C. . Estoque de carbono e nutrientes no solo e serapilheira de agroflorestas sucessionais.. Curitiba, Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2011 (Monografia (Graduação em Engenharia Agronômica)).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA JUNIOR, A. C. . Saúde e Segurança Ambiental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Técnico em Meio Ambiente EaD).

BOGO, A. ; COSTA JUNIOR, A. C. ; PENTER, F. ; GONÇALVES, M.J ; BEM, B. . Agroecologia e suas vertentes orgânicas: caminho para o desenvolvimento sustentável da agricultura. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BOGO, A. ; BONNIN, B. ; PENTER, F. ; COSTA JUNIOR, A. C. . Níveis populacionais de fungos fitopatogênicos em solos adubados com dejeto suíno compostados e a relação com a concentração de nutrientes do solo e fatores produtivos da fruticultura de clima temperado de Santa Catarina. 2013. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    The complete genome sequence of melon yellowing-associated virus determined by next-generation sequencing, Descrição: Here, we describe the complete genome sequence of melon yellowing-associated virus (MYaV), found in melon plants with severe yellowing disease, determined by high-throughput and Sanger sequencing. MYaV has an RNA genome of 9073 nucleotides plus a poly(A) tail. At least six open reading frames were predicted, with a typical carlavirus genomic organisation. Phylogenetic analysis of the complete genome sequence and the amino acid sequences of the RNA-dependent RNA polymerase confirmed that MYaV belongs to the genus Carlavirus, with the highest genome-wide nucleotide sequence identity of 59.8% to sweet potato yellow mottle virus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Integrante / Tatsuya Nagata - Coordenador / Gilvan Pio Ribeiro - Integrante / BLAWID, ROSANA - Integrante / DE ARAGÃO, FERNANDO A. S. - Integrante / DE ANDRADE, GENIRA P. - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - 2018

    Rhizoctonia como patógeno em batata: influência de grupos de anastomose na adaptabilidade e controle com óleos essenciais, Descrição: A rizoctoniose é uma importante doença da batata no Brasil, causada principalmente pelos grupos de anastomose AG-3 PT, AG-4 HGI e AG-R de Rhizoctonia. Este estudo teve como objetivo comparar a adaptabilidade de 15 isolados de cada AG em relação a temperatura, pH, potencial hídrico, salinidade, fungicidas e agressividade em diversas espécies de plantas, bem como selecionar óleos essenciais com atividade antifúngica a isolados pertencentes a AG-3 PT e AG-R. Isolados pertencentes ao mesmo AG não diferiram entre si em relação ao crescimento micelial nos diferentes experimentos. A temperatura ótima para o crescimento de AGR-R (29,5° C) foi superior aos demais e AG-4 HGI apresentou o maior crescimento micelial (96,6 mm). Os níveis de pH testados (5, 6 e 7) não influenciaram no crescimento micelial dos três AGs. AG-4 HGI demonstrou menor sensibilidade à deficiência hídrica, enquanto AG-3 PT apresentou maior sensibilidade à salinidade. Os AGs diferiram de sensibilidade somente em relação ao fungicida fluazinam, com AG-3 PT apresentando a maior redução no crescimento. Todos os isolados induziram sintomas nas 14 espécies de plantas inoculadas e AG-4 HGI foi o mais agressivo. Em todas as situações, os isolados de AG-4 HGI evidenciaram maior potencial adaptativo saprofítico e patogênico que os isolados de AG-3 PT e AG-R. A atividade antifúngica de trinta óleos essenciais de diferentes plantas foi avaliada na inibição do crescimento micelial de dois isolados de Rhizoctonia pertencentes aos AG-3 PT e AG-R, respectivamente, pelo método de disco-difusão em ágar. Sete óleos essenciais inibiram completamente o crescimento micelial do fungo, dos quais os óleos de Mentha rotundifolia, Thymus zygis e Satureja montana foram selecionados. GC-MS identificou 26 compostos químicos no óleo essencial de M. rotundifolia e T. zygis e 14 compostos químicos no óleo essencial de S. montana. Óxido de piperitona (36,97%) e piperitona (20,77%) foram os principais componentes no óleo de M. rotundifolia, timol (60,27%), óxido de piperitona (6,56%) e piperitona (5,18%) foram os principais componentes no óleo de T. zygis e carvacrol (49,38), p-cimeno (28,08) e timol (8,30) foram os principais componentes do óleo de S. montana. TBARS revelou maiores valores de ROS (127,4 nmol g-1) e MDA (5,9 nmol g-1) para AGR-R com o tratamento com óleo de S. montana a 5 mg mL-1 e maiores valores de ROS (131,9 nmol g-1) e MDA (5,4 nmol g-1) para AG-3 PT no tratamento com óleo de M. rotundifolia a 5 mg mL-1. Os dados comprovam que os óleos essenciais são promissores no manejo de Rhizoctonia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Integrante / Sami Michereff - Coordenador / Azucena González-Coloma - Integrante / Maria Paz Arraiza - Integrante., Número de produções C, T & A: 7

  • 2012 - 2014

    Efeito do Dejeto Suíno compostado sobre a população de fitopatógenos do solo na fruticultura de clima temperado de Santa Catarina, Descrição: O estudo teve como objetivo a avaliação do efeito do uso de dejeto suíno compostado na fertilidade dos solos, nos índices de produtividade e na população de fitopatógenos radiculares em pomares da região serrana de Santa Catarina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Integrante / Amauri Bogo - Coordenador / Felipe Penter - Integrante / Bruno Bonnin - Integrante., Número de produções C, T & A: 5

  • 2011 - 2012

    Riqueza, abundância e diversidade da fauna epiedáfica de sistemas de culturas sob plantio direto, Descrição: O estudo teve o objetivo de determinar os atributos físicos e químicos do solo em sistemas agroflorestais localizados na região do vale do Ribeira, São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Integrante / Fabiane machado vezzani - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2011

    Levantamento das Manchas Foliares incidentes na cana-de-açúcar no estado do Paraná, Descrição: Caracterização e quantificação das manchas foliares (Leptosphaeria sacchari, Cercospora longipes e Bipolaris sacchari) em variedades de cana-de-açúcar no estado do Paraná.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Integrante / Lucimeris Ruaro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2006

    Criação da Associação de Produtores Rurais de Joinville (AJAAR), Descrição: Levantamento das famílias produtoras de melado de cana e produtos artesanais da cidade de Joinville, SC, organização e reuniões com produtores, prefeitura e órgãos de interesse, criação da Associação, acompanhamento técnico aos engenhos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Avanor Cidral da Costa Junior - Coordenador / Ingo Weinfurter - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Honra ao mérito, Escola Agrícola Carlos Heins Funke.

2003

Feira da Criatividade, Escola Agrícola Carlos Heins Funke.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2018

    Universidade Politecnica de Madrid

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista doutoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do laboratório de Ingeniería y Gestión Forestal y Ambiental da Escuela Técnica Superior de Ingenieros de Montes (UPM). Orientação: Prof. Dra. Maria Paz Arraiza. Atividades desenvolvidas: Aproveitamento industrial de plantas aromáticas, Cromatografia Gasosa de Massas (GC-MS), atividade antifúngica de óleos essenciais, Rhizoctonia solani, Microbiologia.

  • 2017 - 2018

    Consejo Superior de Investigaciones Científicas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista doutoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do laboratório de Bioplaguicidas do Instituto de Ciências Agrárias do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIC). Orientação: Dra. Azucena Gonzalez Coloma. Atividades desenvolvidas: Aproveitamento industrial de plantas aromáticas, Cromatografia Gasosa de Massas (GC-MS), atividade antifúngica de óleos essenciais, Rhizoctonia solani, Microbiologia.

    Atividades

    • 01/2017 - 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciencias Agrarias, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista doutoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do laboratório de Epidemiologia de Plantas do Departamento de Agronomia da UFRPE. Orientação: Prof. Dr. Sami Jorge Michereff. Atividades de desenvolvidas: microbiologia, epidemiologia de doenças de plantas, rotinas laboratoriais.

    Atividades

    • 08/2014 - 03/2018

      Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDREAL RURAL DE PERNAMBUCO, .,Linhas de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Instituto Federal de Brasília

    Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor colaborador do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Brasília (IFB) das disciplinas: Saúde e Segurança Ambiental, Cartografia e Planejamento e Projetos.

    Atividades

    • 10/2015 - 12/2016

      Ensino, Curso Técnico em Meio Ambiente, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Cartografia, Segurança e Sáude ambiental, Planejamento e Projetos

  • 2015 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista doutoral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do laboratório de Virologia Vegetal do Prof. Dr. Tatsuya Nagata. Atividades desenvolvidas: Projeto: Sequenciamento completo do genoma do Melon yellowing-associated virus (MYaV) por Next-Generation Sequencing (NGS).

    Atividades

    • 08/2015 - 08/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Instituto de Biologia.,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Universidade do Estado de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do Laboratório de Fitopatologia do Prof. Dr. Amauri Bogo. Atividades desenvolvidas: Coleta e análise quimica e microbiologica de solos, microbiologia, agroecologia, fruticultura.

    Atividades

    • 08/2012 - 07/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Agroveterinário, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2012

    Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiário e Colaborador do Laboratório de Nematologia da Epagri sob a orientação do Prof. Dr. Walter Becker. Projeto desenvolvido: Identificação e caracterização morfológica de patógenos radiculares de plantas.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Viçosa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Viçosa (UFV) durante o ano de 2010. Disciplinas cursadas: Economia Rural, Entomologia Agrícola, Produção e tecnologia de sementes, Melhoramento de plantas, cultura do algodão, café e cana-de-açúcar, Olericultura geral, Microbiologia geral, Levantamento, aptidão, manejo e conservação do solo, Topografia e estradas, Fotogrametria e fotointerpretação, hidráulica, irrigação e drenagem, fitopatologia II, Fruticultura geral, Microbiologia do solo e zootecnia geral. Carga horária total 945 h. Participação em Projetos: Bovinocultura leiteira, agroecologia.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador do Laboratório de Ecologia Agrícola sob a orientação da Prof. Fabiane Machado Vezzani, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Projeto desenvolvido: Riqueza, abundância e diversidade da fauna epiedáfica de sistemas de culturas sob plantio direto, estoques de carbono e nutrientes em agroflorestas na região do Vale do Ribeira e litoral paranaense.

  • 2008 - 2012

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Colaborador no Programa de Permanência na Universidade oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para estudantes com necessidades econômicas. Supervisão: Prof. Miriam Angelucci. A carga horária total foi de 2304 horas com a participação em diversos projetos como: auxiliar no Gabinete do reitor, Casa do Estudante Universitário, Laboratórios de pesquisa, Recepção de novos estudantes.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Colaborador do Labratório de Fitopatologia sob a orientação da Prof. Lucimeres Ruaro. Projeto desenvolvido: Levantamento das Manchas Foliares incidentes na cana-de-açúcar no estado do Paraná.

    Atividades

    • 03/2008 - 07/2012

      Estágios , Reitoria, .,Estágio realizado, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

    • 06/2011 - 06/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2011 - 06/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

  • 2012 - 2012

    BANCO DO BRASIL S/A.

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) oferecido pelo banco do Brasil em Curitiba, Paraná. Atividades desenvolvidas: Análise de processos agropecuários.

    Atividades

    • 01/2012 - 05/2012

      Estágios , Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), .,Estágio realizado, Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

  • 2006 - 2006

    Instituto Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiário nos projetos oferecidos pelo Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atualmente Instituto Federal Catarinense (IFSC) Campus Araquari. Orientação: Prof. Dra. Vera Maria Carvalho Silva Santos. Projetos desenvolvidos: Minhocultura e Apicultura.

    Atividades

    • 01/2006 - 12/2006

      Estágios , Escola Técnica Federal de Santa Catarina, .,Estágio realizado, Minhocultura e Apicultura.

  • 2006 - 2006

    Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiário na Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho, atualmente Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SAMA) na cidade de Joinville, Santa Catarina. Projetos desenvolvidos: Criação da Associação Joinvillense de Produtores Rurais (AJAAR).

    Atividades

    • 01/2006 - 03/2006

      Estágios , Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Econômico.,Estágio realizado, Associação Joinvillense de Produtores Rurais (AJAAR).