Eurides de Souza Santos

Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, cultura popular, performance, música popular.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

1997 - 2001

Universidade Federal da Bahia
Título: SINCRONIZANDO UNIVERSOS PLURAIS
Orientador: em Queens University of Belfast ( Suzel Ana Reily)
com ANGELA ELISABETH LUHNING. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: ETNOMUSICOLOGIA; MUSICA; CANUDOS.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Música

1993 - 1996

Universidade Federal da Bahia
Título: A música de Canudos,Ano de Obtenção: 1997
Angela Elisabeth Luhning.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: MUSICA/CANUDOS.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Música

1987 - 1991

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: etnomusicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, E. S. . III Fórum de Etnomusicologia da UFPB. 2018. (Congresso).

SANTOS, E. S. ; SATOMI, A. L. . II Fórum de Etnomusicologia da UFPB/ABET. 2016. (Congresso).

SANTOS, E. S. ; SATOMI, A. L. ; SANDRONI, C. . VI ENCONTRO NACIONAL DA ABET. 2013. (Congresso).

SANTOS, E. S. ; QUEIROS, L. R. S. ; MOUSINHO, Vanildo . II Encontro da ABET Regional Nordeste. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congreso-Homenaje Internacional Aníbal Quijano y la Descolonialidad del Poder Hoy El compromiso con un legado. Música instrumental y (de)colonialidad: la performance de violeros en la escena musical urbana. 2109. (Congresso).

45th International Council for Traditional Music World Conference. 2019. (Congresso).

IX Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia XII Encontro de Eduçação Musical da UNICAMP.Bendito e louvado seja: os benditos como elemento de construção da romaria de São Severino do Ramos/Paudalho-PE. 2019. (Encontro).

XXIX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). Música instrumental e (de)colonialidade: violeiros na cena musical urbana. 2019. (Congresso).

The Society for Ethnomusicology Annual Meeting. 2018. (Congresso).

44th ICTM World Conference. ?You sing there, I?ll sing here? : diversity as a principle of sustainability of the Brazilian musical genre cocos. 2017. (Congresso).

VIII Enabet Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Música Popular Independente na Paraíba: caminhos da sustentabilidade. 2017. (Encontro).

1st CONFERENCE IN ETHNOMUSICOLOGY AND ANTHROPOLOGY OF MUSIC. ?Canta quem sabe cantar?: performative processes in the art of embolada.. 2015. (Congresso).

XXIV Congressso da ANPPOM. Liderança na Cultura Popular: mestres cirandeiros de Caiana dos Crioulos. 2014. (Congresso).

42nd International Council for Traditional Music (ICTM) World Conference. Social memory: The play of the Cocos from Caiana of Creole in Paraíba, Northern Brazil. 2013. (Congresso).

Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Música?. Afetos e Fatos na Poesia dos Cocos: viuvinha não chore, não!. 2012. (Congresso).

III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET.Formação e Pesquisa Etnomusicológica na Paraíba: diversidade e diálogos inter-regionais nas pesquisas. 2012. (Seminário).

XXII Congresso da ANPPOM. Rapsódia Gonzagueana: reflexões sobre identidade musical e dialogismo na obra do compositor Sivuca. 2012. (Congresso).

38 ENARTE.Práticas Músicais no Brasil. 2011. (Encontro).

V ENABET.Modos de fazer: interdisciplinaridade e políticas públicas como bases para o estudo dos cocos na Paraíba. 2011. (Encontro).

V ENABET.O tempo de Mestre Jove: memórias do coco de Forte Velho. 2011. (Encontro).

II Encontro da ABET Regional Nordeste.Música e Participação: interações sociais na performance de Vó Mera e Seus Netinhos. 2010. (Encontro).

II Encontro da ABET Regional Nordeste.A banda de Música da PMRN: música, ritual e sociedade. 2010. (Encontro).

III Fórum Nacional de editores de Periódico de Múisca. 2010. (Encontro).

XX Congressso da ANPPOM. A construção biográfica na cultura popular: narrativas da cantadora de coco-de-roda e ciranda, Vó Mera. 2010. (Congresso).

I Encontro de Cocos do Nordeste. 2009. (Encontro).

CCHLA EM DEBATE.30 ANOS DO NUPPO: o acervo de documentos sonoros. 2008. (Seminário).

IV Encontro Nacional da ABET.Preservação e disponibilização de registros sonoros: 30 anos do NUPPO?UFPB. 2008. (Encontro).

III Encontro Nacional de Etnomusicólogos.João do Boi: de menino brincante a mestre de Cavalho Marinho. 2006. (Encontro).

II Encontro Nacional da ABET.Música e Músicos Paraibanos: Diálogos na Música de Sivuca. 2004. (Encontro).

II Encontro Nacional da ABET.Música e Músicos Paraibanos:diálogo entre estilos na música do compositor Sivuca. 2004. (Encontro).

Encontro Nacional da Associação de Etnomusicólogos Brasileiros.Canto Coletivo e Comunidade Sertaneja. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maria Gabriella Cavalcanti Villar

FERNANDES, A.; VISCONTI, E.; RIBEIRO, F. H.;SANTOS, E. S.. A performance de Rosa Passos na canção popular brasileira. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fábio Barbosa de Souza

VÁSQUEZ, Edwin Ricardo Pitre;SANTOS, E. S.; PORTO, L.. Liberdade era o que o berimbau pedia: a prática musical na Academia de Capoeira Praia de Salvador. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Elizangela dos Santos Garcia

SANTOS, E. S.; QUEIROS, L. R. S.; MESSINA, M.; MENDONCA, L. F. M.. Mulheres percussionistas na cidade de João Pessoa/PB: um estudo do grupo ?As Calungas?. 2018. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Philipe Moreira Sales Silva

SANTOS, E. S.; SANTOS, C. O.; SANDRONI, C.. Ser forrozeiro em Caruaru: prática musical, mudança e continuidade na ?Capital do Forró?. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Mariana Marcela de Santana Duarte

FERNANDES, A.;SANTOS, E. S.; PEREIRA, N. C.. Reflexões sobre composição e improvisação na atuação de Léa Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: João Nicodemos de Araujo Neto

SATOMI, A. L.;SANTOS, E. S.; MENDOCA, J. M. B.. A construção da rabeca: idiossincrasias do mestre Antonio Merengue. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Juliana F

SATOMI, A. L.;SANTOS, E. S.; AMORIM, L.. Linhares. O fazer artístico de Escurinho sob perspectiva etnomusicológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Iztok Mervic

FERNANDES, A.; BARALDI, F.;SANTOS, E. S.. Metafora e Identidade no Reggae da Grande Joao Pessoa e Campina Grande. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior

SANDRONI, C.;SANTOS, E. S.; ASSUNCAO, L. C.. Tradição na Modernidade: A performance da Banda Cabaçal Padre Cícero de Juazeiro do Norte - CE. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Clara de Sousa Tavares

SANDRONI, C.;SANTOS, E. S.; BARALDI, F.. A música da Renovação Carismática Católica em grupos de oração na região metropolitana do Recife. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rosenilha Fajardo Rocha

QUEIROS, L. R. S.;SANTOS, E. S.; BITTER, D.. Tradição, religiosidade e pertencimento na performance musical da Folia de Reis da Serra. 2014. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alysson Siqueira

SANTOS, E. S.; VÁSQUEZ, Edwin Ricardo Pitre; QUARANTA, Daniel Eduardo. Bayaka: uma experiência musical intercultural. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: WÊNIA XAVIER DE MEDEIROS

SANTOS, E. S.; QUEIROS, L. R. S.; Jean Joubert Mendes. A percussão na performance musical do Grupo Capoeira Angola Comunidade. 2012. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Roderick Fonseca dos Santos

SANDRONI, C.;SANTOS, E. S.; FUKS, L.. Cinco abordagens sobre identidade da Rabeca. 2011. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rodrigo da Silva Melo

SANTOS, E. S.; SATOMI, A. L.; SALLES, Sandro Guimarães de. A tradição juremeira e suas relações com os rituais de candomblé e umbanda na casa Ilê Axé Xangô Agodô. 2011. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Geraldo de Alencar Durães Filho

QUEIROS, L. R. S.; Jean Joubert Mendes;SANTOS, E. S.. A performance musical da Folia de Reis de Montes Claros. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Juliana Carla Bastos

SANTOS, E. S.; Jean Joubert Mendes. A Performance Musical do Clube de Choro da Paraíba. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Igor Hemerson Coimbra Rocha

QUEIROS, L. R. S.;SANTOS, E. S.; TROTTA, F. C.. Modinhas de Montes Claros: dimensões estéticas e sócio-culturais. 2008. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Erivan Silva

SATOMI, A. L.; CAJAZEIRA, R.;SANTOS, E. S.. Processo de Pifanização da Banda São Sebastião do Sertão Paraibano. 2008. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Climério ded Oliveira Santos

SANTOS, E. S.; SATOMI, A. L.; TROTTA, F. C.. O grito de guerra dos cabocolinhos: etnografia da performance musical da tribo canindé. 2008. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Sergio Gaia Bahia

SANTOS, E. S.; SATOMI, A. L.; TROTTA, F. C.. Canto em qualquer canto: o fenômeno performático de Ney Matogrosso. 2008. Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jean Joubert Freitas Mendes

SANTOS, E. S.. Música e Religiosidade na caracterização identitária do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros-MG. 2004. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Harue Tanaka

SANTOS, E. S.. Escola de Samba Malandros do Morro: um espaço de Educação Popular. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Fernando Henrique Araujo Torres

FERNANDES, A.;SANTOS, E. S.; VISCONTI, E.; MARTINS, J. H.; FERRAZ, B.. WALTER WANDERLEY ? Memória e Esquecimento na Indústria Cultural e na História da Música Popular Brasileira. 2019. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Raiana Alves Maciel Leal do Carmo

SANTOS, E. S.; Jean Joubert Mendes; QUEIROS, L. R. S.; LUCAS, G.; GIOVANNINI JUNIOR, O.. Políticas culturais para as culturas populares em Januária-MG: inter-relações na contemporaneidade. 2015. Tese (Doutorado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Alexandre Leite Souza Farias

BARATA, D.;SANTOS, E. S.; SCHEINVAR, E.; CUNHA, N. V.; OLIVEIRA, C. M. C. A.. Folia de Reis: celebrações da diáspora negra na religião afro-atlântica. 2014. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alice Lumi Satomi

SANTOS, E. S.. Etnicidade, ideologia e herança cultural através da música para koto no Brasil. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alexandre Leite Souza Farias

SANTOS, E. S.; BARATA, D.. FOLIA DE SANTOS REIS: CELEBRAÇÕES DA DIÁSPORA NEGRA NA RELIGIÃO AFRO-ATLÂNTICA. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SANTOS, E. S.; TRAVASSOS, Elisabeth; VÁSQUEZ, Edwin Ricardo Pitre. Concurso Público para Professor Assistente. 2011. Universidade do Estado do Amazonas.

SANTOS, E. S.. Comissão Técnica de Análise de Produção Científica. 2009. Universidade Estadual de Feira de Santana.

TOURINHO, A. C.; QUEIROS, L. R. S.;SANTOS, E. S.. Concurso público para professor adjunto. 2006. Universidade Federal da Paraíba.

SANTOS, E. S.. Concurso Publico para Professor Assistente. 2004. Universidade Federal da Paraíba.

SANTOS, E. S.. Comissão Técnica de Análise de Projetos. 2008. Sub-Secretaria de Cultura do Estado da Paraiba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior

LUEHNING, Angela Elizabeth;VEIGA, M.; SETTI, Kilza. O Cancioneiro de Canudos. 1996. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior

LUEHNING, Angela Elizabeth;VEIGA, M.; SERRA, Ordep; SILVA, Cândido da Costa; MAGALHÃES, Luiz César Marques. Sincronizando mundos diversos: um estudo do canto participativo na Romaria de Canudos. 2001. Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Música Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Cesar Marques Magalhães

LUHNING, Angela;MAGALHAES, Luiz Cesar Marques; CHADA, S.. Sincronizando Universos Plurais: Um Estudo do Canto Participativo na Romaria de Canudos. 2001. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Luiz Cesar Marques Magalhães

LUHNING, Angela;MAGALHAES, Luiz Cesar Marques. Antropologia da Música. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Ordep José Trindade Serra

SERRA, O. J. T.; SANTOS, E. S.; LÜHNING, Â.; VEIGA, M. V. R.. Tese: Sincronizando Universos Plurais: Um estudo do canto participativo na Romaria de Canudos. 2001. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Angela Elisabeth Lühning

LÜHNING, A. E.; VEIGA, M. V. R.; SERRA, O.; MAGALHAES, L. C.; SILVA, C. C.. Sincronizando Universos Plurais. Um estudo do canto participativo na romaria de Canudos. 2001 - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Leonardo Ferreira da Silva

A relevância dos benditos cantados pelos romeiros de São Severino dos Ramos para o processo de construção desta romaria; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Elizangela dos Santos Garcia

Mulheres percussionistas na cidade de João Pessoa/PB: performances musicais e espaços de inserção; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Uirá de Carvalho Garcia

Produção Musical e Identidade: processos criativos no estúdio Peixe Boi; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Sérgio Ricardo Barbosa Cassiano

Pandeiristas do Recife: uma abordagem etnomusicologica (2002-2012); Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

George Glauber Félix Severo

A música urbana do Jaguaribe Carne: um estudo sobre sua Performance musical; ; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Jaqueline Alves da Silva

Diferenças e similaridades entre os grupos de forró Os Cabras de Mateus e Duquinha e Banda; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Marco Antônio Caldeira

Música da Comunidade quilombolas Agreste: dimensões estético-estruturais da folia de reis; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Giann Mendes Ribeiro

Identidade e Transmissão do Choro em Mossoró na década de 1990; Início: 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Cisneiro Soares de Andrade

Galo da Madrugada: as transformações da sonoridade da orquestra de frevos; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Reginaldo Salvador de Alcantara

Rossini Ferreira: caracterísitcas de um choro pernambucano; Início: 2007; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Renata Simões Borges da Fonseca

Yerko Francisco Pinto Tabilo: uma trajetória além das fronteiras; Início: 2018; Tese (Doutorado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Leandro Drumond Marinho

Música instrumental e (de)colonialidade: a performance de violeiros na cena musical urbana; Início: 2018; Tese (Doutorado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Erivan Silva

Elba Ramalho: o poder da performance musical como um processo de definição e afirmação de gênero; Início: 2017; Tese (Doutorado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Leonardo Ferreira da Silva

?BENDITO E LOUVADO SEJA? Os benditos como elemento de construção da romaria de São Severino do Engenho Ramos ? Paudalho/PE; 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Uirá de Carvalho Garcia

Produção musical no Estúdio Peixe Boi: um estudo etnográfico; 2018; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Elizangela dos Santos Garcia

Mulheres percussionistas na cidade de João Pessoa/PB: um estudo do grupo ?As Calungas?; 2018; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Ruy Rodrigues Câmara Neto

Cânticos de Cura dos Kariri-Xocó; 2016; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Katiusca Lamara dos Santos Barbosa

Marcos Suzano: inovações técnicas na performance do pandeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eurides de Souza Santos;

George Glauber Félix Severo

Música experimental na performance do grupo Jaguaribe Carne; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Marcos Aragão Fontoura

A banda de música da Polícia Militar do Rio Grande do Norte; 2011; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Gledson Meira Dantas

A performance musical do zabumbeiro Quartinha; 2011; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Jaqueline Alves da Silva

um estudo comparativo da entre dois grupos de forró: Cabras de Mateus e Duquinha e Banda; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Marco Antônio Caldeira Neves

A Música Folia de Reis da comunidade Agreste do Norte de Minas Gerais; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Giann Mendes Ribeiro

A transmissão do choro em Mossoró-RN; 2009; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Cisneiro Soares de Andrade

Galo da Madrugada: as inovações na sonoridade da orquestra de frevos; 2008; Dissertação (Mestrado em MÚSICA) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Katiúsca Lamara dos S

Barbosa; Pandeiro Brasileiro: desenvolvimento e inovações técnicas usadas pelo percussionista Marcos Suzano; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eurides de Souza Santos;

João Pedro Cavalcante

Música e saúde; 2006; Orientação de outra natureza; (Educação Musical) - Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eurides de Souza Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angela Elisabeth Lühning

O Cancioneiro de Canudos; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angela Elisabeth Lühning;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, E. S. ; SILVA, E. . Zabé da Loca: protagonismo feminino no universo das bandas de pífano. CLAVES (JOÃO PESSOA. ONLINE) , v. 2018, p. 01-20, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, E. S. . Analfabetos musicais, processos seletivos e a (problemática) definição de conhecimento em música. 2009.

VÁSQUEZ, Edwin Ricardo Pitre ; SANTOS, E. S. . Rodas de Conversa sobre Música e Gênero. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, E. S. ; MESSINA, M. ; COSTA, V. F. ; DINIZ, A. . Revista Claves. 2019. (Editoração/Periódico).

SANTOS, E. S. . Revista Claves. 2017. (Editoração/Periódico).

SANTOS, E. S. . REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO CIDADÃ. 2008. (Editoração/Periódico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Estratégias de sustentabilidade da música popular na Paraíba, Descrição: Investiga as estratégias de sustentabilidade da música popular autoral na Paraíba, a partir de um estudo de caso com base no trabalho de artistas da música popular local; compreender os processos e práticas que permitem a sustentabilidade da carreira musical desses artistas, focalizando três eixos principais: música (concepção e produção), gestão (agenciamento da carreira) e mercado (circulação, recepção e consumo).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Eurides de Souza Santos - Coordenador / Alice Lumi Satomi - Integrante / Marilia Cahino Bezerra - Integrante / Katiusca Lamara dos Santos Barbosa - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Cocos da Paraiba, Descrição: Descrição: Estudo das características musicais, performáticas, históricas e socioculturais dos grupos de cocos da Paraíba. Relevância e resultados das políticas públicas voltadas para esses grupos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) . Integrantes: Marilia Cahino Bezerra - Integrante / Eurides de Souza Santos - Coordenador.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eurides de Souza Santos - Coordenador / Marilia Cahino Bezerra - Integrante / Luceni Caetano da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 3

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I. , CAMPUS UNIVERSITÁRIO - CAMPUS I, CASTELO BRANCO, 58051-900 - Joao Pessoa, PB - Brasil, Telefone: (83) 32167123

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Comunicação, Turismo e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2005

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Preparação do Trabalho Final, Etnomusicologia I, Etnomusicologia II, metodologia da pesquisa em música, músicas do Brasil

  • 08/2002

    Ensino, MÚSICA, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Aplicada à Música, Metodologia Científica, ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES

  • 11/2004 - 02/2009

    Direção e administração, Coordenação de Extensão Cultural, .,Cargo ou função, coordenadora de extensão cultural.

  • 11/2004 - 02/2009

    Direção e administração, Reitoria, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa - coordenação de extensão cultural - coex.

  • 11/2004 - 02/2009

    Extensão universitária , Coordenação de Extensão Cultural, .,Atividade de extensão realizada, coordenadora.

  • 05/2004 - 05/2006

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso - vice coordenação do programa de pós-graduação em música - ppgm.

  • 05/2004 - 05/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, .,Cargo ou função, Conselheira - suplente.

  • 09/2004 - 12/2004

    Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, metodologia da pesquisa em música

  • 11/2002 - 05/2004

    Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes - Campus I, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso -vice coordenadora.

1996 - 1998

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1996 - 07/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, MUS 067 FOLCLORE MUSICAL, MUS 171 HISTORIA DAS ARTES II, MUS 170 HISTORIA DAS ARTES I