Celiane Souza Xavier

Arquiteta e Urbanista formada na Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Na graduação, adquiriu experiência teórico-prática através da atuação direita, via Projetos de Extensão, na realidade socioambiental relacionada ao reassentamento da comunidade de Bento Rodrigues, atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana-MG. Atualmente, é mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência com projeto arquitetônico, levantamento arquitetônico residencial e vistoria técnica em terrenos, construções e benfeitorias. Ainda, integrou a equipe técnica responsável pelos programas habitacionais do município de Ouro Preto, elaborando projetos, planilhas de custo e proposição de intervenções em moradias em situação de vulnerabilidade geológico/geotécnica e estrutural. Compôs, como Arquiteta e Urbanista, a equipe técnica da Cáritas Brasileira Regional de Minas Gerais como assessora técnica aos atingidos e atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão, desempenhando atividades integrantes do processo de cadastramento das perdas e danos materiais e imateriais sofridas pelos núcleos familiares atingidos em Mariana MG. Atualmente, atua como Arquitetura e Urbanista mobilizadora no processo de construção do Plano de Reparação Integral dos atingidos e atingidas pelo acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração em Itatiaiuçu.

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

2018 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Impactos Urbanos e Humanos da Implantação do Master Plan de Bento Rodrigues: Inter-relações entre o reassentamento e o planejamento citadino,Orientador:
Maria Cristina Teixeira Villefort.Palavras-chave: Bento Rodrigues; Master Plan; Reassentamento; Impactos.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2012 - 2018

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Uma Análise do Master Plan como instrumento de reassentamento para Bento Rodrigues: O papel da mineração na produção neoliberal dos espaços
Orientador: Karine Gonçalves Carneiro

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Instituto Federal de MInas Gerais - Campus Ouro Preto

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2008

Escola Estadual Marília de Dirceu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso integrado de Gestão de Riscos Urbanos. (Carga horária: 27h). , Prefeitura Municipal de Ouro Preto, PMOP, Brasil.

2016 - 2017

Inglês. , UpTime Comunicação em Inglês, UPTIME, Brasil.

2016 - 2016

REVIT - Modulo I. (Carga horária: 24h). , Laboratório de Automação Predial, LAP, Brasil.

2014 - 2014

Curso Básico de AutoCad 2008 (2D). (Carga horária: 40h). , Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, IFMG OP, Brasil.

2009 - 2011

Tecnico em Edificações. , Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto, IFMG OP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

XAVIER, C. S. ; GONCALVES, Y. A. F. . 3º Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação e Inovação. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Arquisur 2019.Reflexões sobre a presença de barragens de mineração na paisagem da região da Serra do Rola Moça. 2019. (Outra).

Arquisur 2019.Crise e o processo de vulnerabilização em Bento Rodrigues, Minas Gerais. 2019. (Outra).

Fórum Habitar 2019.Assessoria técnica nas políticas públicas: instrumento de direito para comunidades atingidas por grandes empreendimentos. 2019. (Outra).

Fòrum Habitar 2019.Roda de Conversa - Políticas Públcas. 2019. (Outra).

III Simpósio Científico do ICOMOS Brasil."Minas Gerais e os desafio para proteção de um patrimônio em campo minado" "Cicatrizes Urbanas do bairro Lagoinha: Marcas não visíveis no espaço urbano presente". 2019. (Simpósio).

3ª Seminário de Pesquisa em pós Graduação e Inovação.O processo de reassentamento de Bento Rodrigues: Um direcionamento para análises futuras. 2018. (Seminário).

3º Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação e Inovação. 2018. (Seminário).

Mariana 3 anos depois. 2018. (Outra).

V Encuentro Internacional de Ciencias Sociales y Represas.O Master Plan como instrumento para reassentamento da população de Bento Rodrigues atingida pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG: É possível falar em participação popular?. 2018. (Encontro).

Encontro de Saberes 2017 - Seminário de Extensão.OBSERVATÓRIO DO REASSENTAMENTO - Rede de ações e apoio aos atingidos nos municípios de Mariana e Barra Longa. 2017. (Encontro).

Plenária Nacional do Comitê em Defesa da vida Frente a Mineração. 2017. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karine Gonçalves Carneiro

Carneiro, K.; Nogueira, Sandra; Dias, Adelaide. Uma Análise do Master Plan como instrumento de reassentamento para Bento Rodrigues. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Maria Cristina Villefort Teixeira

TEIXEIRA, M. C. V.; SALGADO, M.; PINTO, A. M. A.. Prenúncios da paisagem do Novo Bento Rodrigues: os modos de viver da comunidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Marcela Ardila Pinto

Villefort, Maria Cristina;Ardila, Ana Marcela; Salgado, Marina. Prenúncios da paisagem do Novo Bento Rodrigues: reconstruções paradigmáticas nos modos de viver a comunidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Karine Gonçalves Carneiro

Uma Análise do Master Plan como instrumento de reassentamento para Bento Rodrigues; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Karine Gonçalves Carneiro;

Maria Cristina Villefort Teixeira

O processo de reassentamento em Bento Rodrigues: um direcionamento para análises futuras; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MINOMI, J. E. ; XAVIER, C. S. ; COSTA, S. A. P. ; TEIXEIRA, M. C. V. . Reflexões sobre a presença de barragens de mineração na paisagem da região da Serra do Rola Moça. In: Arquisur, 2019, Belo Horizonte. Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul. Campinas: Galoá, 2019. v. 1.

  • OTONI, J. P. ; XAVIER, C. S. . Crise e o processo de vulnerabilização em Bento Rodrigues, Minas Gerais. In: Arquisur, 2019, Belo Horizonte. Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul. Campinas: Galoá, 2019. v. 1.

  • XAVIER, C. S. ; TEIXEIRA, M. C. V. . MINAS GERAIS E OS DESAFIOS PARA PROTEÇÃO DE UM PATRIMÔNIO EM CAMPO MINADO. In: 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019, Belo Horizonte. Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019. v. 3.

  • MARQUES, Y. L. ; XAVIER, C. S. . CICATRIZES URBANAS DO BAIRRO LAGOINHA: MARCAS NÃO VISÍVEIS NO ESPAÇO URBANO PRESENTE. In: 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019, Belo Horizonte. Anais do 3º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil, 2019. v. 3.

  • XAVIER, C. S. . O processo de reassentamento de Bento Rodrigues: Um direcionamento para análises futuras. In: 2º Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Complex(cidades), 2018, belo Horizonte. Anais do Seminário de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, 2018. v. 2. p. 389-403.

  • XAVIER, C. S. ; GONÇALVES, K.C. ; MARQUES, M.S. ; SOUZA, T.R. ; SENNA, G.M. ; CORRÊA, T.C. ; ANJOS, A.M. ; OLIVEIRA, A.F. . OBSERVATÓRIO DO REASSENTAMENTO - Rede de ações e apoio aos atingidos nos municípios de Mariana e Barra Longa. In: Encontro de Saberes 2017 - Seminário de Extensão, 2017, Ouro Preto. Anais do Encontro de Saberes 2017, 2017.

  • MARQUES, Y. L. ; XAVIER, C. S. . Cicatrizes urbanas do bairro Lagoinha: Marcas não visíveis no espaço urbano presente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • XAVIER, C. S. ; TEIXEIRA, M. C. V. . Minas Gerais e os desafios para proteção de um patrimônio em campo minado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • XAVIER, C. S. ; TEIXEIRA, M. C. V. . Fórum Habitar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, C. S. ; TEIXEIRA, M. C. V. . A importância da formulação de políticas públicas como marcos regulatórios que instituam a assessoria técnica como instrumento de direito para comunidades atingidas por grandes empreendimentos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • XAVIER, C. S. ; GONÇALVES, K.C. . V Encuentro Internacional de Ciencias Sociales y Represas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER, C. S. . O processo de reassentamento de Bento Rodrigues: Um direcionamento para análises futuras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, C. S. ; GONÇALVES, K.C. ; MARQUES, M.S. ; SOUZA, T.R. ; SENNA, G.M. ; CORRÊA, T.C. ; ANJOS, A.M. ; OLIVEIRA, A.F. . OBSERVATÓRIO DO REASSENTAMENTO - Rede de ações e apoio aos atingidos nos municípios de Mariana e Barra Longa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • XAVIER, C. S. ; GONÇALVES, K.C. ; MARQUES, M.S. ; SOUZA, T.R. ; SENNA, G.M. ; CORRÊA, T.C. ; ANJOS, A.M. ; OLIVEIRA, A.F. . OBSERVATÓRIO DO REASSENTAMENTO - Rede de ações e apoio aos atingidos nos municípios de Mariana e Barra Longa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

XAVIER, C. S. ; TEIXEIRA, M. C. V. . Políticas Públicas - Fórum habitar 2019. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

XAVIER, C. S. ; OTONI, J. P. ; BRAGA, D. U. ; PEREIRA, A. B. ; MELLO, J. L. V. H. . 3º Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação e Inovação. 2018. (Informação Visual de Evento).

XAVIER, C. S. ; BRAGA, D. U. ; MELLO, J. L. V. H. ; OTONI, J. P. ; PEREIRA, A. B. . 3º Seminário de Pesquisa em Pós-Graduação e Inovação. 2018. WebArt.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica de Nível Superior, Carga horária: 44

Outras informações:
Assessoria Técnica de Nível Superior na área de Arquitetura e Urbanismo compondo a Equipe de Assessoria Técnica aos atingidos e atingidas pelo Acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração da ArcelorMittal no município de Itatiaiuçu-MG.

2018 - 2018

Caritas Brasileira Regional de Minas Gerais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiária em Arquitetura e Urbanismo

2017 - 2018

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do Grupo de Extensão

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista Voluntária

Outras informações:
Atuação técnica realizada para apoio financeiro do Lions às famílias atingidas pelo evento pluviométrico de inundação no distrito de Santa Rita de Ouro Preto MG. Este trabalho foi realizado a pedido de Luciene Andeia Barbosa Ribeiro, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, e coordenado pela Engenheira Civil e Mestranda em Geotecnia Vera Lúcia Silva Tavares, como forma de auxiliar as reformas das três edificações atingidas pela inundação ocorrida em 21/02/2018. Foram desenvolvidas atividades de vistoria in loco para medição e análise das principais patologias estruturais, realização de projetos bases de reformas, realização de relatório técnico, relatório fotográfico e planilhas orçamentárias das reformas.

2017 - 2017

Prefeitura Municipal de Ouro Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
As atividades desenvolvidas no estágio, junto à Equipe do Escritório Técnico de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Cidadania, visaram realizar o levantamento da demanda habitacional do município de Ouro Preto para inclusão das famílias, de acordo com sua situação de vulnerabilidade, nos programas de Auxílio Moradia Municipais; bem como propor e viabilizar a implantação de Serviços Populares Municipais de Engenharia e Arquitetura para auxílio à população ouro-pretana.

2012 - 2013

Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Telefonista, Carga horária: 30