Bruno Augusto Aguilar

Bacharelando em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. É pesquisador desde o ano de 2018 do Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropometria, Treinamento e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (GEPEATE - EEFERP/USP) e desde o ano de 2019 do Laboratório de Fisiologia do Sistema Cardiovascular (LAFISC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP). Desenvolve pesquisa em temas como: Exercício Físico, Saúde Pública, Qualidade de vida. Trabalha atualmente com pesquisas direcionadas a: Pessoas Vivendo com HIV/AIDS; Alterações cardiovasculares e hemodinâmicas em ratas espontaneamente hipertensas e ovarectomizadas (LAFISC - FMRP/USP).

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Educação Física e Esporte

2018 - Atual

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Prof Plinio Berardo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2020

The Data Scientist?s Toolbox!. (Carga horária: 13h). , Johns Hopkins University, JHU, Estados Unidos.

2019 - 2019

Utilização do Exercício Físico na Prev e Trat das Doenças Cardiovasculares. (Carga horária: 3h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2019 - 2019

Biochemical Principles of Energy Metabolism. (Carga horária: 18h). , Korea Advanced Institute of Science and Technology, KAIST, Coréia do Sul.

2019 - 2019

Curso de Verão em Fisiologia. (Carga horária: 84h). , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP, Brasil.

2018 - 2018

Análise de Artigos Científicos. (Carga horária: 4h). , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, EEFERP, Brasil.

2018 - 2018

Síndrome Metabólica: Influencia do exercício físico no tratamento. (Carga horária: 3h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2018 - 2018

Atividade Física e Diabetes. (Carga horária: 3h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2018 - 2018

Instrumentação Técnica em Medidas de Avaliação. (Carga horária: 20h). , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, EEFERP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Predição e validação de modelos antropométricos para estimativa do conteúdo mineral ósseo em pessoas vivendo com HIV/Aids. 2018. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Frequência de osteopenia e osteoporose em pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2018. (Simpósio).

VI Congresso Latino-Americano de Estudos Sócio Culturais do Esporte. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hugo Celso Dutra de Souza

Efeito do brometo de piridostigmina sobre a contratilidade ventricular e reatividade coronariana de ratos espontaneamente hipertensos; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Universidade de São Paulo/COSEAS; (Orientador);

André Pereira dos Santos

Predição e validação de modelos antropométricos para estimar a gordura visceral em pessoas vivendo com HIV/AIDS com e sem lipodistrofia; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, Programa unificado de bolsas da USP; Orientador: André Pereira dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AGUILAR, B. A. ; Santos, A. P. ; MACHADO, D. R. L. ; GOMIDE, E. B. G. . Frequência de Lipodistrofia em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Correa I. M. ; Santos, A. P. ; AGUILAR, B. A. ; MACHADO, D. R. L. . Predição e validação de modelos antropométricos para estimativa do conteúdo mineral ósseo em pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • AGUILAR, B. A. ; Santos, A. P. ; Correa I. M. ; MACHADO, D. R. L. . Frequência de osteopenia e osteoporose em pessoas vivendo com HIV/AIDS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

ESCOLA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DE RIBEIRÃO PRETO

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Participação como bolsista da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto no Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo no projeto intitulado "Modelo preditivo de risco de sarcopenia e dismorfia em pessoas vivendo com HIV/AIDS com e sem lipodistrofia.", orientado pelo professor Dr Dalmo Roberto Lopes Machado e co-orientado pelo Dr. André Pereira dos Santos

2019 - Atual

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

Outras informações:
Participação como bolsista na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto pelo Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo no projeto intitulado "Efeitos da ovariectomia sobre os parâmetros autonômicos cardiovasculares em ratos hipertensos papel do treinamento físico aeróbio", orientado pelo professor Dr Hugo Celso Dutra.