Jos Roque Leite

Possui Mestrado Profissional em Gestão para a Competitividade, (área de Finanças e Controladoria), pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas. Tem MBA em Marketing pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Ibero Americana. Foi professor universitário de Contabilidade, incluindo tópicos especias como Contabilidade do Terceiro Setor, entre outros. Foi Diretor Administrativo e Financeiro de renomadas empresas multinacionais, com grande experiência em gestão dos departamentos de Controladoria, Tesouraria, Contabilidade, Impostos, T.I., R.H., Jurídico, Compras, Importação e Exportação. Também tem experiencia profissional em Estruturação, reestruturação e associação de empresas, análise de viabilidade, modelagem financeira, valuation e processos de due diligence. Foi responsável pela implantação de Sistemas de Gestão Empresarial e ferramentas de Business Intelligence. Participou ativamente de revisão de planejamento estratégico, utilizando a metodologia Balanced Scorecard. Trabalhou com restruturação de operações financeiras, obtenção de crédito de bancos comerciais e de investimentos, incluindo BNDES e KFW, negociação e renegociação de contratos com fornecedores e clientes. Liderou projeto de implantação da Lei Sarbanes Oxley (SOX) no Brasil. Participação em inúmeras reuniões e eventos na Europa, Estados Unidos e América Latina. Sistema de Gestão Integrado, incluindo certificações ISSO 9000, 9001, 14000, 16949 e 18000. Usuário eficaz de ferramentas de T.I., como Excel, Power Point, Word, Outlook, Skype, entre outras. Preparou e apresentou inúmeros treinamentos, incluindo tópicos de Compliance, Código de Ética e Conduta, Controles Internos, etc. Participou por vários anos do Comitê de Assuntos Tributários da Abal - Associação Brasileira do Alumínio. Foi membro do Comitê Financeiro das empresas Alunorte e Mineração Rio do Norte.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado Profissional Gestão para Competitividade

2016 - 2018

EAESP/FGV-Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Título: EVIDENCIAÇÃO DE PROVISÕES E PASSIVOS CONTINGENTES (IAS 37/CPC 25): Análise Comparativa entre Brasil e França,Ano de Obtenção: 2018
Prof. Dra. Edilene Santana Santos.Palavras-chave: Provisões; Passivos Contingentes; IAS 37; CPC 25; Divulgação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Controladoria.

Especialização em MBA em Marketing

2005 - 2006

FGV EBAPE ? Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas
Título: Ferramentas de Marketing na Industria de Papel - Estudo de caso

Graduação em Administração de Empresas

1987 - 1990

Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Sociais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEITE, J. R. . EVIDENCIAÇÃO DE PROVISÕES E PASSIVOS CONTINGENTES (IAS 37/CPC 25): Análise Comparativa entre Brasil e França. 2018. (Relatório de pesquisa).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2019

    Rolls-Royce Power Systems/MTU do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gestão de Controladoria, Tesouraria, Impostos, Reporting em IFRS, T.I., RH, Saúde & Segurança do Trabalho. Gerenciamento do fluxo de caixa operacional e de investimentos. Responsável pela elaboração do orçamento anual e revisões periódicas. Implantou um novo e abrangente pacote de informações para reporting, com análise de rentabilidade por cliente e capacidade ociosa, entre outros indicadores de desempenho. Estabeleceu controles internos, alinhados com o departamento de Governança Corporativa da matriz. Negociação de fundos do BNDES para projeto de expansão, bem como para capital de giro. Suporte ao departamento comercial nos processos de vendas, incluindo análise de viabilidade de projetos para fins de orçamentação e ofertas a clientes. Suporte ao Depto. de Compras em negociações com fornecedores

  • 2011 - 2011

    Grupo Combustol/Metalpó

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gestão de Controladoria, Tesouraria, Impostos e T.I. Reporte ao Presidente do Grupo, bem como aos Conselhos de Administração e Fiscal. Implantou novo modelo de fluxo de caixa de projetos, incluindo o impacto financeiro dos créditos de impostos.

  • 2010 - 2010

    Mary Kay Cosméticos do Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor de Finanças e T.I., Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gestão de Controladoria, Tesouraria e T.I. Reestruturou as áreas de Controladoria e T.I e implementou departamento jurídico e de impostos. Reestruturou a área de T.I., assegurando governança e conclusão de projetos em andamento.

  • 2009 - 2009

    Faculdade Anhanguera de Campinas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrava aulas de Tópicos Especiais de Contabilidade, para último anistas de Graduação em Contabilidade, incluindo Contabilidade do Terceiro Setor.

  • 2003 - 2010

    Grupo Norsk Hydro

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo e Financeiro, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Reporte ao Diretor Geral no Brasil e a dois CFOs (EUA e Suiça) Responsável por time de 40 pessoas, com gestão de Controladoria, Tesouraria, Impostos, Reporting em IFRS, T.I., Jurídico, R.H, Saúde & Segurança do Trabalho e ImpExp. Implementou e mudou procedimentos para atender a Sarbanes Oxley Act (SOX). Implantou políticas corporativas de RH, T.I. e controles internos e acompanhava auditorias internas e externas. Representava a empresa no grupo de assuntos fiscais da ABAL - Associação Brasileira do Alumínio. Participação ativa na revisão do planejamento estratégico, usando metodologia Balanced Scorecard. Participação nos Comitês Financeiros da Alunorte e Mineração Rio do Norte (Investimento conjunto com Vale do Rio Doce).

  • 1990 - 2003

    Grupo Hoechst do Brasil Química e Farmacêutica

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo e Financeiro, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ocupou várias posições em Contabilidade e Controladoria no Grupo Hoechst, chegando a Gerente Administrativo e Financeiro, sendo responsável pela gestão de Controladoria, Tesouraria, T.I., Jurídico, Compras, Importação e Impostos. Reporte em BR-GAAP, US-GAAP and IFRS. Desenvolveu relatórios gerenciais, como rentabilidade por linha de produtos e reduziu perdas com estoques em US$ 500 mil/ano. Implantou sistema de gestão empresarial - ERP Datasul da TOTVS e ferramenta de Business Intelligence da Execplan. Participou da implantação de 8 novas filiais de produção e distribuição no Brasil. Coordenou o processo de orçamentos, analisando variações. Atendia auditorias internas e externas.

  • 1987 - 1990

    Votorantim Industrial - Matriz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Contábil, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenava rotinas gerais de Contabilidade.

  • 1985 - 1986

    Banco Nacional S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Tesouraria, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1979 - 1985

    Ipiranga Produtos de Petróleo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Caixa Contábil, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1978 - 1979

    Kenji Sakamoto

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Comerciário, Regime: Dedicação exclusiva.