Karla Pereira do Carmo

Possui técnico em informática pelo Instituto Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Inconfidentes (IFSULDEMINAS - 2012), graduação em Engenharia da Computação pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL - 2018). Estagiou no antigo Laborátório de Computação Gráfica, Jogos e Aplicações Móveis (GameLab) e atual CDG Hub (Coding, Developers and Gamers) na área de desenvolvimento de jogos 2D, instruindo um curso de 20 horas do mesmo (2017), estagiou no ICC (Inatel Competence Center) na área de redes 2G, 3G e 4G de telecomunicações no projeto da Ericsson (2018). Trabalhou no projeto Inatel/Ericsson na área de redes móveis, como desenvolvedora de aplicações e scripts. Criou uma aplicação em python para geração e simulação de dados para assessorar um dos projetos de redes de telecomunicações "Iniciativa 5G Brasil", tendo como objetivo quantificar ERBs(Estação Rádio Base) necessárias para o Brasil. Atualmente trabalha como desenvolvedora de software no maior e-commerce de Tecnologia e Games da América Latina (KaBuM!), focando em micro-service.

Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Computação

2014 - 2018

Instituto Nacional de Telecomunicações
Título: QI-Quem Indica?: Uma proposta de rede social para o compartilhamento de experiências acadêmicas e profissionais
Orientador: Renzo Paranaíba Mesquita
Bolsista do(a): Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações, FINATEL, Brasil.

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2008

Escola Estadual Coronel Paiva

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Engenharia de Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Telecomunicações. , Av. João de Camargo, CENTRO, 37540000 - Santa Rita do Sapucaí, MG - Brasil, Telefone: (35) 98753161

Experiência profissional

2021 - 2021

Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Sistemas I - Desenvolvedora, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de ferramentas para análise de dados e indicadores de performance (KPI's) de redes de telecomunicações, automatização de processos com o objetivo de otimização de atividades rotineiras, acompanhar o plano de capacitação e o nível de performance dos colaboradores do projeto ERICSSON, coletas de dados técnicos, administrativas e financeiros do projeto. Aprimorar soluções (ferramentas, APPs e APIs REST) já existentes ou novas que envolvam a coleta, processamento e gestão de dados provenientes de diversas fontes. Identificar bugs e propor melhorias em ferramentas existentes e futuras a serem implementadas. - SQL, Python, Pandas, Numpy, Flask, Django, C#, POO, Jira, Sourcetree, git.

2021 - 2021

Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Pretador de serviço, Enquadramento Funcional: Data Analysis Python Developer- Iniciativa 5G, Carga horária: 14

Outras informações:
Desenvolvimento de uma aplicação para geração e simulação de dados para assessorar um dos projetos de redes de telecomunicações "Iniciativa 5G Brasil", tendo como objetivo quantificar ERBs(Estação Rádio Base) necessárias para o Brasil. 1 - Levantamento para modelos de propagação(cálculos para a cobertura de cada célula) juntamente com cenário da cidade e modelos para capacidade, utilizando franquias. 2 - Levantamento para atendimento do edital ANATEL, considerando compromissos para as subfaixas de radiofrequências para municípios, localidades e estradas.

2018 - 2020

Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista em Sistemas I, Carga horária: 40

Outras informações:
Ativação de sites da operadora VIVO, processo de rollout(parametrização) para sites UMTS(3G) e LTE(4G), análise de performance (KPI's), criação de script de vizinhas para WCDMA, tuning (KPI's) e envio de relatórios de performance. Desenvolvimento e ajustes de macros (VBA) para otimização de processos do time.

2018 - 2018

Instituto Nacional de Telecomunicações

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Estágio em integração de sites de comunicações móveis 2G, 3G e 4G para os clientes da Ericsson (Operadoras de Telefonia). Realizando atividades de: comissionamento de sites novos, refiliação, carga de licença, expansão de portadora, migração, swap, expansão de gabinete e expansão lógica (2 meses). Criação de macros(VBA) para otimização de processos do time de RF VIVO. Ativação de sites da operadora VIVO, processo de rollout para sites UMTS(3G) e LTE(4G), análise de performance (KPI's), criação de script de vizinhas para WCDMA, tuning e envio de relatórios (9 meses).

Atividades

  • 02/2017 - 12/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Telecomunicações - INATEL.,Linhas de pesquisa

2021 - Atual

Kabum! Comercio Eletronico S/A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software Backend - Jr, Carga horária: 44

Outras informações:
- Desenvolvimento de novas features e manutenção microservices: . Linguagem: Python. . Bancos de dados: MySQL, Redis. . Testes unitários com unittest e pytest. . Versionamento: git, Gitflow. . CI/CD: Jenkins. . Monitoring: Datadog e Grafana. . AWS: RDS, aurora, Amazon ElastiCache. . Metodologias ágeis de desenvolvimento, Scrum. - Criação de scripts para análise de dados.