Ana Clara da Cruz Silva

Graduanda de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais em Inconfidentes - MG, com ênfase em Sensoriamento Remoto e linha de pesquisa voltada ao Sistema de Monitoramento de Represas. Participo como membro do Grupo de Estudo em Sensoriamento Remoto (GESR), com pesquisa voltada a extração de informações utilizando técnicas de mineração de dados e integração de diferentes sensores para a caracterização detalhada do ambiente de represas e reservatórios. Participante no laboratório de Fotogrametria, Robótica e Inovação (FOTOROBI). Realizo iniciação científica na área de Sensoriamento Remoto aplicada na Hidrologia. Bolsista em pesquisa de extensão - Nipe, desde 2018 até o presente momento. Experiência com softwares de manipulação de imagens obtidas por meio de satélites.

Informações coletadas do Lattes em 07/08/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2015

Escola Estadual Antônio Eufrásio de Toledo

Formação complementar

2020 - 2020

Extensão universitária em O papel da Empresa Júnior na formação do engenheiro agrimensor e cartógrafo. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2020 - 2020

Manipulação de dados de sistema de Varredura a LASER aerotransportado. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2020 - 2020

Aplicação de Geotecnologias no Big Brother Brasil na Semana Acadêmica de Ag. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em PRECISÃO POSICIONAL NO CADASTRO URBANO. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em CARTOGRAFIA AERONÁUTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA E MOTIVAÇÃO. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em O UNIVERSO DA REPRESENTAÇÃO NOS CONSELHOS DE FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM AGRIMENSURA. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO GNSS EM TEMPO REAL. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2018 - 2018

SIGEF - GEORREFERENCIAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE IMÓVEIS RURAIS. (Carga horária: 1h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Semana Acadêmica Tecnológica de Agrimensura e Cartográfica do IFSULDEMINAS/. (Carga horária: 7h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

2016 - 2016

Montagem e Operação com Drone Fotogramétrico. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geofísica/Especialidade: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Participação em eventos

12ª Jornada Científica e 9 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.Estimativa da Área Deplecionamento da Represa de Camargos-MG e Hidrelétrica de Itutinga-MG. 2020. (Simpósio).

11ª Jornada Científica e 8 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS.Estimativa da Área Deplecionamento da Represa de Camargos-MG e Hidrelétrica de Itutinga-MG. 2019. (Simpósio).

XIX- Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Estimativa da área de deplecionamento das Represas de Camargos-MG e Itutinga-MG. 2019. (Simpósio).

SEMANA TECNOLÓGICA DA AGRIMENSURA E CARTOGRAFIA. 2018. 2018. (Outra).

SEMANA TECNOLÓGICA DA AGRIMENSURA E CARTOGRAFIA. 2017. 2017. (Outra).

SEMANA TECNOLÓGICA DA AGRIMENSURA E CARTOGRAFIA. 2016. 2016. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Débora Paula Simões

LACERDA, C. S. A.;SIMÕES, D. P.; LOPES, L. J.. DETECÇÃO DE MUDANÇA ANUAL DO NÍVEL DE ÁGUA DO RESERVATÓRIO DE ATIBAINHA, NAZARÉ PAULISTA - SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Leonardo José Lopes

LACERDA, C. S. A.; SIMOES, D. P.;LOPES, L. J.. Detecção de mudança da área de deplecionamento do Reservatório de Atibainha por meio de Sensoriamento Remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Foi orientado por

Camila Souza dos Anjos Lacerda

Detecção de mudança do deplecionamento do Reservatório de Atibainha, Nazaré Paulista - SP; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IFSULDEMINAS; (Orientador);

Camila Souza dos Anjos Lacerda

Estimativa da área de deplecionamento das Represas Camargos - MG e Itutinga - MG; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IFSULDEMINAS; Orientador: Camila Souza dos Anjos Lacerda;

Produções bibliográficas

  • SILVA, A. C. C. ; SILVA, A. H. ; LACERDA, C. S. A. . Estimativa da Área de Deplecionamento da Represa de Camargos-MG e Hidrelétrica de Itutinga-MG. In: XIX- Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019, Santos-SP. XIX- Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2019.

  • SILVA, A. C. C. ; LACERDA, C. S. A. . Estimativa da Área Deplecionamento da Represa de Camargos-MG e Hidrelétrica de Itutinga-MG. In: 12ª Jornada Científica e 9 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2020, Inconfidentes. 12ª Jornada Científica e 9 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2020.

  • SILVA, A. C. C. ; LACERDA, C. S. A. . Estimativa da Área Deplecionamento da Represa de Camargos-MG e Hidrelétrica de Itutinga-MG. In: 11ª Jornada Científica e 8 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2019, Inconfidentes-MG. 11ª Jornada Científica e 8 Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Detecção de mudança do deplecionamento do Reservatório de Atibainha, Nazaré Paulista - SP, Descrição: O reservatório do rio Atibainha encontra-se entre as Serras da Mantiqueira e da Cantareira a uma altitude que ultrapassa 1.150 metros nos pontos mais elevados, situado na região de Nazaré Paulista, estado de São Paulo e abrange uma vasta área de importância devido ao seu potencial de abastecimento para região metropolitana paulista, sendo assim um reservatório importante para o Sistema Cantareira. O presente projeto visa estimar a área de redução anual do nível de água do reservatório do rio Atibainha por meio do sensoriamento remoto. Tal redução é chamada de área de deplecionamento. Serão utilizadas imagens do sensor MSI/Sentinel-2 disponibilizadas gratuitamente pela EOS- Earth Observing System. Com o objetivo de detectar as mudanças e quantificar a área de deplecionamento entre os anos de 2019 e 2020 será realizada uma análise temporal nas épocas de seca. Para a detecção de mudança e quantificação do deplecionamento serão utilizadas de técnicas de sensoriamento remoto e processamento digital de imagens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Clara da Cruz Silva - Integrante / Camila Souza dos Anjos Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. , Praça Tiradentes, 416, Centro, 37576000 - Inconfidentes, MG - Brasil, Telefone: (35) 34641200, URL da Homepage:

Experiência profissional

2020 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 8

Outras informações:
O presente projeto visa estabelecer uma metodologia para quantificar a área de deplecionamento de reservatórios por meio do sensoriamento remoto, sem a necessidade de ir a campo para obter tais informações. Destacando as informações adquiridas por meio remoto e as comparando com as informações obtidas por métodos de campo no quesito de precisão e qualidade.

2019 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Discente, Carga horária: 8

Outras informações:
Com a pesquisa desenvolida conclui-se que utilização de imagens de sensoriamento remoto e a aplicação de técnicas de processamento digital de imagens proporcionaram uma estimativa eficaz da área de deplecionamento na região que abrange a Hidrelétrica de Itutinga-MG e parte da Represa de Camargos-MG tanto para o período de cheia quanto para o período de seca. As técnicas de classificação supervisionadas se mostram eficazes para o intuito do trabalho, apresentando boas informações sobre a área de estudo. A implantação da metodologia possibilitou a compreensão da influência do tempo no volume de água da represa.