Camila Faria de Alcantara

Atualmente é aluna de graduação do curso Ciências Biológicas: Biotecnologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa de Xerém - Biologia (NUMPEX-BIO). Desenvolve pesquisa em estudos de Biossurfactantes bacterianos com potencial atividade contra microrganismos patogênicos, visando compreender o mecanismo de ação frente às células e microrganismos.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Biossurfactantes bacterianos com potencial atividade contra microrganismos patogênicos
Orientador: Marcel Menezes Lyra da Cunha

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2012

Colégio Estadual Barão de Mauá

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9ª Semana de Integração Acadêmica.Determinação da ultraestrutura, superfícies e secretomas associadas na transição dimórfica de Candida albicans. 2018. (Outra).

II Simpósio de Biossegurança. 2018. (Simpósio).

II Simpósio de Biotecnologia. 2018. (Simpósio).

Rio International School of Structural Biology and IV French Brazilian Symposium on Biosciences. 2018. (Simpósio).

8ª Semana de Integração Acadêmica.AVALIAÇÃO DO EFEITO DE METALO COMPOSTOS DE AZÓIS BASEADOS EM ZINCO NA PROLIFERAÇÃO DO TOXOPLASMA GONDII. 2017. (Outra).

7ª Semana de Integração Acadêmica.AVALIAÇÃO DO EFEITO DE METALO COMPOSTOS DE AZÓIS BASEADOS EM ZINCO NA PROLIFERAÇÃO DO TOXOPLASMA GONDII. 2016. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARCEL MENEZES LYRA DA CUNHA

Biologia celular da transição morfológica de Candida albicans; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Determinação da ultraestrutura e superfícies associadas na transição dimórfica de Candida albicans, Descrição: O objetivo neste projeto é determinar a ultraestrutura da parede celular e mecanismos associados ao remodelamento celular durante a transição morfológica levedura-hifa baseado no consumo das fontes de carbono, glicose e lactato. Para as verificações e comparações morfológicas, as amostras serão analisadas a partir de microscopia óptica e eletrônica, tendo os espécimes processados utilizando técnicas de crio-técnicas e substituição a frio. Essas análises morfológicas serão observadas a partir de microscopia eletrônica, tendo os espécimes processados utilizando técnicas de substituição a frio e crio-técnicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Faria de Alcantara - Integrante / Marcel Menezes Lyra da Cunha - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Biossurfactantes bacterianos com potencial atividade contra microrganismos patogênicos, Descrição: Biossurfactantes são moléculas versáteis, anfifílicas, com grande diversidade estrutural, alta biodegradabilidade e produzidas como metabólitos secundários por vários microrganismos (leveduras, fungos filamentosos, e - no caso deste trabalho - bactérias). Alguns biossurfactantes, além de propriedades anti-adesivas, já possuem propriedade bactericida, fungicida, inseticida e anti-viral descrita. A área é bastante promissora, além de publicações e patentes para aplicações de biossurfactantes em medicina, alguns biossurfactantes, como lipopeptídeos, são drogas aprovadas contra bactérias patogênicas em outros países. O potencial de aplicação de biossurfactantes é extenso, da biorremediação e uso na extração de petróleo até a aplicações na indústria alimentícia e medicina. Neste projeto testamos biossurfactantes recentemente encontrados em bactérias, visando sondar o potencial dessas moléculas frente a bactérias e fungos de interesse médico, visando compreender o mecanismo de ação frente às células e microrganismos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Faria de Alcantara - Coordenador / Marcel Menezes Lyra da Cunha - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Avaliação do efeito de metalo compostos de azóis baseados em zinco na proliferação do Toxoplasma gondii, Descrição: O T. gondii é o agente causador da toxoplasmose, doença de importância médica e responsável por causar abortos durante a gravidez, cegueira e de grande mortalidade em pacientes imunossuprimidos. O tratamento da toxoplasmose está restrito a poucos fármacos e que possuem diversos efeitos adversos. Assim, a pesquisa de novos tratamentos para a toxoplasmose é de extrema importância. Neste projeto serão avaliados o potencial quimioterápico de metalo compostos de azóis com base em zinco de forma a identificar drogas promissoras para o tratamento para a toxoplasmose. O potencial quimioterápico será avaliado a partir de ensaios de curvas de crescimento em diferentes tempos de tratamento para obtenção da IC50 e também a partir de ensaios de toxicidade na célula hospedeira para avaliar o índice de toxicidade. Após a confirmação do efeito antiproliferativo o modo de ação dos compostos será analisado por meio de estudos morfológicos utilizando diferentes abordagens de microscopia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Faria de Alcantara - Coordenador / Érica dos Santos Martins Duarte - Integrante / Wanderley de Souza - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

UFRJ - Polo Xerém

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Determinação da ultraestrutura, superfícies e secretomas associadas na transição dimórfica de Candida albicans

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Biossurfactantes bacterianos com potencial atividade contra microrganismos patogênicos.

2015 - 2017

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Avaliação do efeito de metalo compostos de azóis baseados em zinco na proliferação do Toxoplasma gondii.