Rosemiro Alberto Rodrigues Neto

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2001). Atualmente é consultor do Instituto Peabiru. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em assistência técnica e extensão rural.

Informações coletadas do Lattes em 09/08/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Agronomia

1997 - 2001

Universidade Federal Rural da Amazônia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Peabiru

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Consultor

2013 - 2016

Instituto Peabiru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Agrônomo no projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural às famílias agroextrativistas beneficiárias da reforma agrária em cinco (05) assentamentos nos municípios de Ponta de Pedras (03) e Cachoeira do Arari (02), na Ilha do Marajó/PA, pela Chamada Pública 01/2013 - Lote 19, INCRA/SEDE, realizando as seguintes atividades: Planejamento, elaboração e avaliação; Aplicação de DRP ? Diagnóstico Rural Participativo; Diagnóstico socioambiental nas unidades de produção; Oficinas participativas em manejo de açaizal, fortalecimento organizacional, planejamento estratégico, organização, armazenamento, transporte e comércio da produção familiar; Visitas técnicas nas unidades de produção familiares.

2011 - 2012

Instituto Peabiru

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Assistente de Projeto no programa Dendê Sustentávef realizando as seguintes atividades: Acompanhamento técnico da agenda 21 na Vila de Palmares: Reuniões com associação de moradores da Vila para discussão e encaminhamento das ações da agenda 21; Reuniões com diretores da empresa sobre responsabilidade. social; Capacitações a pesquisadores socioambientais das comunidades assistidas pela empresa, em: Políticas públicas para agricultura familiar, linhas de créditos a jovens e mulheres, responsabilidade social, empreendedorismo e informática básica; Apresentação e aplicação de cartilhas socioambientais para o desenvolvimento das comunidades e melhoria na qualidade de vida.

2012 - 2013

Prefeitura Municipal de Santa CRuz do Arari

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Secretário municipal de agricultura e pesca, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realizei trabalhos na divulgação e sensibilização de pescadores (as) para criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável RDS para o município; com a Associação de Pescadores (as) da Comunidade de Jenipapo e Santa Cruz do Arari auxilei a Prefeitura a operacionalização do programa PAA e PNAE; desenvolve trabalhos com grupos de mulheres da comunidade de Igarapé Fundo no apoio a criação de uma associação. A secretaria atua com planejamento anual de suas atividades e tem como foco de pesquisa a importância do Lago Arari às comunidades tradicionais do município de Santa Cruz do Arari. Como Secretário desenvolvi atividades na área da produção, comercialização e melhoria na qualidade de vida de populações tradicionais no município.

2009 - 2011

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
PROAMBIENTE - Programa de Desenvolvimento Socioambiental da Produção Familiar Rural - Polo Pesqueiro do Marajó. Atividades: Mapeamento participativo; construção de Plano de Utilização e Plano de desenvolvimento local; " Valorização das espécies oleaginosas manejadas por famílias agroextrativistas no Baixo Tocantins". Atividades: Oficinas de GPS; Oficinas de Manejo dos recursos naturais; Mapeamento participativo; CONAB: Animação e acompanhamento de Associações e Cooperativas agroextrativistas na implantação do programa PAA/CONAB na região do Marajó.

2008 - 2008

Instituto Vitória Régia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 40

Outras informações:
Instrutor na Qualificação Profissional de Criação de Frango Caipira, (40hs), Derivados da mandioca (80hs) e Horticultura Básica (40hs) no âmbito dos PROJETOS BOLSA TRABALHO e PRODUÇÃO AGROECOLOGIA E SUSTENTÁVEL - PAIS, executado no ano de 2008, através do Contrato de Parceira com a secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Renda- SETER e com o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresa - SEBRAE