Raquel Menani Lopes

Graduada em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Enfermagem

2015 - 2019

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

antonio kassawara katutok

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Programa de Mindfulness de Qualidade de Vida e Redução de Estresse. 2019. (Oficina).

VIII Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. 2019. (Congresso).

1° Simpósio Sul-Mato-Grossense de de Saúde Pública e 1° Encontro de Saúde Mental de Escolares e Universitários- uma abordagem multidisciplinar. 2018. (Simpósio).

13° Congresso Internacional Rede Unida. 2018. (Congresso).

Ação de Extensão: VIII Semana Três Lagoense de Enfermagem. 2018. (Encontro).

1° Ciclo de debates em cuidados paliativos da UFMS/CPTL. 2017. (Encontro).

1° Conferência de vigilância em saúde da macrorregião de Três Lagoas gs. 2017. (Outra).

1° Simpósio DST/AIDS e doenças ginecológicas. 2017. (Simpósio).

Atividade de extensão sobre hipertensão arterial sistêmica. 2017. (Encontro).

EFICIÊNCIA DE INTERVENÇÕES NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. 2016. (Outra).

Curso de relações interpessoais processos de trabalho e anotações de enfermagem a lua luz da legislação. 2015. (Encontro).

IV Semana Três Lagoense de Enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem. 2015. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Edirlei machado dos Santos

MARTA, I. E. R.; GOMES, J. B.;DOS-SANTOS, E. M.. Meditação: experiência de adolescentes escolares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andréa Sanchez

-; 2017; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Andréa Sanchez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARTA, I. E. R. ; LOPES, R. M. ; BERTON, A. F. . MEDITAÇÃO COM ADOLESCENTES ESCOLARES É POSSÍVEL? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL, 2019, BONTO-MS. VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL. São Paulo: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LOPES, R. M. . Saúde Mental de Professores e Esudantes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Meditação: experiência de adolescentes escolares, Descrição: Da nossa experiência de prática meditativa com adolescentes, em contexto escolar, surgiu a inquietação do presente estudo: Qual o significado atribuído por adolescentes à experiência de meditar? O objetivo geral do estudo é compreender o significado da experiência de adolescentes com a prática de meditação. Optamos por realizar uma pesquisa qualitativa, na modalidade Análise da Estrutura do Fenômeno Situado, denominada também Análise Fenomenológica. Este estudo será realizado na Escola Estadual Padre João Tomes, localizada na Rua Airton Senna da Silva, S/N, Bairro Vila Piloto, Três Lagoas ? MS. Nesta escola estadual é desenvolvido o projeto de extensão intitulado ?Educação em saúde na escola junto à adolescentes: enfoque em hábitos e práticas promotoras de saúde?, coordenado e executado por docentes e discentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas, MS que inclui, dentre outras atividades, a utilização de práticas integrativas e complementares na promoção da saúde do adolescente. As práticas meditativas são realizadas, uma vez por semana, nas salas de aula, com os adolescentes sentados, usando a respiração como âncora. Participarão desta pesquisa 20 adolescentes, de uma sala de nono ano do ensino fundamental, período vespertino. Com os devidos consentimentos dos pais e assentimento dos adolescentes, após a sexta sessão de meditação, realizaremos uma entrevista individual com os adolescentes, no período de fevereiro a maio de 2020, com a seguinte questão norteadora: ?Como foi para você ter realizado meditação?? Os discursos serão gravados e transcritos, a análise envolverá dois momentos: análise ideográfica e análise nomotética. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Raquel Menani Lopes - Integrante / Aní Fabiana Berton - Integrante / Sueli Santiago Baldan - Integrante / Ilda Estefani Ribeiro Marta - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional