FERNANDA FRANKLIN DA COSTA RAMOS

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2001). Atualmente é juíza do trabalho titular - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Mestranda em Direito e Instituições do Sistema da Justiça da Universidade Federal do Maranhão- UFMA, Pós- Graduada em Direito do Trabalho pelo UNICEUMA.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Direito e Instituições do Sistema de Justiça

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
CASSIUS GUIMARAES CHAI.Coorientador: JOSÉ CLÁUDIO PAVÃO SANTANA.

Especialização em PÓS- GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

2005 - 2006

Universidade Ceuma
Título: COLISÃO ENTRE A PROTEÇÃO A PROPRIEDADE DO EMPREGADOR E A INTIMIDADE DO EMPREGADO
Orientador: SAULO TARCÍSIO DE CARVALHO FONTES

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO

2001 - 2002

Escola Superior da Magistratura do Trabalho
Título: SEM MONOGRAFIA
Orientador: SEM MONOGRAFIA

Graduação em Direito

1997 - 2001

Universidade Federal do Maranhão
Título: A PRISÃO EM FLAGRANTE E A REALIDADE FÁTICA
Orientador: ORIANA GOMES

Formação complementar

2022 - 2022

PRECEDENTES NO PROCESSO DO TRABALHO. (Carga horária: 30h). , ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO, ENAMAT, Brasil.

2022 - 2022

TÓPICOS ESPECIAIS DA ECONOMIA DO TRABALHO. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2021 - 2021

NORMAS JURÍDICAS NA PANDEMIA. (Carga horária: 30h). , ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO, ENAMAT, Brasil.

2021 - 2021

Proteção internacional dos direitos sociais: sistema interamericano de Dire. (Carga horária: 12h). , ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 13 REGIÃO, EJUD 13, Brasil.

2019 - 2019

GOVERNANÇA DA GESTÃO DE PESSOAS. (Carga horária: 24h). , PRO VALORE, PRO VALORE, Brasil.

2019 - 2019

ESTAGIO DE SEGURANÇA E PROTEÇAO DE AUTORIDADES. (Carga horária: 24h). , 24º BATALHÃO DE INFANTARIA DE SELVA, 24 BIS, Brasil.

2019 - 2019

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS. (Carga horária: 48h). , PRO VALORE, PRO VALORE, Brasil.

2013 - 2013

GESTÃO ESTRATÉGICA. (Carga horária: 20h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2013 - 2013

SEMINÁRIO TRABALHO E SAUDE. (Carga horária: 8h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2012 - 2012

SEMANA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO. (Carga horária: 12h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2010 - 2010

7º CONGRESSO INTERNACIONAL DO DIREITO DO TRABALHO. (Carga horária: 12h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2010 - 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA EM ADMINISTRAÇÃO DE VARA DO TRABALHO. (Carga horária: 40h). , ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO, ENAMAT, Brasil.

2009 - 2009

V CICLOJUR- CICLO DE DEBATES JURÍDICOS. (Carga horária: 20h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2009 - 2009

CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORS PARA GESTORES DE ESCOLAS JUDICIAIS. (Carga horária: 22h). , ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS DO TRABALHO, ENAMAT, Brasil.

2008 - 2008

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DO DIREITO DO TRABALHO. (Carga horária: 20h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2007 - 2007

OFICINA DE TÉCNICAS DE CONCILIAÇÃO PARA MAGISTRADOS. (Carga horária: 8h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2006 - 2006

INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE DO TRABALHO OU DOENÇA OCUPACIONAL. (Carga horária: 8h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

2004 - 2004

INTEGRAÇÃO E TREINAMENTO PARA NOVOS JUÍZES. (Carga horária: 22h). , TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 16ª REGIAO, TRT16, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Participação em eventos

Justiça Global Democracia e Desenvolvimento. 2022. (Seminário).

Justiça Global Democracia e Desenvolvimento.: A manutenção do estado do Maranhão como exportador e utilizador de mão de obra escravizada, em uma análise da liberdade enquanto régua de desenvolvimento, consoante o pensamento de Amartya Sen. 2022. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MARIA VITORIA BARROS BRUZACA

CHAI, C. G.; COSTA, AMANDA; MONTENEGRO, VALÉRIA;RAMOS, F. F. C.. TRANSEXUALIDADE, DIVERSIDADE E DIREITO AO TRABALHO: análise do discurso de decisões judiciais proferidas pela Justiça do Trabalho em casos de transfobia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: HAYLAN DUARTE LIMA

CHAI, C. G.; MORAES, VITOR; CHAVES, DENISSON;RAMOS, F. F. C.. POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19: uma análise acerca da crise de oxigênio em Manaus e o debate anticientífico na ação do Estado.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: KARINE ALMEIDA MEDEIROS LAGO

RAMOS, F. F. C.. RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO PELO ATRASO NA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: josé bernardo lima araújo

RAMOS, F. F. C.. RESPONSABILIDADE CIVIL PELO PAGAMENTO DE CHEQUES FALSOS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ODETE MARIA PESSOA MOTA

RAMOS, F. F. C.. SUJEIÇÃO PASSIVA TRIBUTÁRIA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: MARCOS TULIO MOREIRA LIMA CARVALHO

RAMOS, F. F. C.. A IMPORTÂNCIA DO PRINCÍPIO DA INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO COMO PRESSUPOSTO PARA A PRESUNÇÃO DE LEGITIMIDADE DEMOCRÁTICA DA LEI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ALBIMAR GARRIDO SALES

RAMOS, F. F. C.. A BUSCA DA CELERIDADE PROCESSUAL NO PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO DA JUSTIÇA DO TRABALHO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ADRIANA MARLYSE VALE BELO

RAMOS, F. F. C.. A FALÊNCIA DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Arnaldo Barbosa Silva

RAMOS, F. F. C.. A PROBLEMÁTICA DOS ENCARCERADOS QUE CUMPREM PENA NAS DELEGACIAS DE SÃO LUÍS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JAMERSON LEANDRO DE SOUSA SÁ

RAMOS, F. F. C.. A EUTANÁSIA E O DIREITO À VIDA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: JOSÉ TARCÍSIO ABRANTES DA SILVA FILHO

RAMOS, F. F. C.. A PENITENCIÁRIA DE PEDRINHAS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO ENCARCERADO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: LOURENÇO AMORIM COELHO

RAMOS, F. F. C.. O INSTITUTO DO CHEQUE PÓS- DATADO NO ORDENAMENTO JURÍDICO PÁTRIO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jaime Monteiro da Silva Júnior

RAMOS, F. F. C.. A LIBERDADE DE IMPRESA E A PROTEÇÃO À HONRA. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Suely Rosa dos Santos

RAMOS, F. F. C.. OS LIMITES ESTABELECIDOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 A FLEXIBILIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO: SALÁRIO E JORNADA DE TRABALHO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: ANA LETÍCIA SILVA FREITAS

RAMOS, F. F. C.. TRABALHO ESCRAVO E SEMI ESCRAVO NO MARANHÃO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Luciano Araújo de Castro

RAMOS, F. F. C.. O DIREITO DE SER INFORMADO E AS CONCESSIONÁRIAS E PERMISSIONÁRIAS DE RÁDIO E TELEVISÃO. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Vanete Conceição Oliveira

RAMOS, F. F. C.. ASPECTOS PATRIMONIAIS DA DISSOLUÇÃO DA UNIÃO ESTÁVEL. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Cláudia Sousa de Paula

RAMOS, F. F. C.. O PAPEL DA ÉTICA PROFISSIONAL NO RAMO IMOBILIÁRIO SEGUNDO A RESOLUÇÃO 326/92 DO COFECI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Imobiliárias) - Universidade Federal do Maranhão.

RAMOS, F. F. C.. SELEÇÃO DE MONITORES DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA JURÍDICA. 2003. Universidade Federal do Maranhão.

Comissão julgadora das bancas

JOSE CLAUDIO PAVÃO SANTANA

CHAI, C. G.;SANTANA, José Cláudio Pavão. PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: A REFORMA TRABALHISTA COMO NEGATIVA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E DESCONHECIMENTO DA DIGNIDADE HUMANA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão.

Monica Fontenelle Carneiro

CARNEIRO, MONICA FONTENELLE; SANTANA, J. C. P.; CHAI, C. G.. QP PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: A REFORMA TRABALHISTA, COMO NEGATIVA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E DESCONHECIMENTO DA DIGNIDADE HUMANA. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão.

Valena Jacob Chaves

CHAI, C. G.;JACOB, Valena; SANTANA, J. C. P.; CARNEIRO, M. F.. PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: reforma trabalhista, os direitos fundamentais e a dignidade humana, das promessas ao desencantamento.. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão.

Valena Jacob Chaves

CHAI, C. G.;JACOB, Valena; CARNEIRO, M. F.; SANTANA, J. C. P.. PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: reforma trabalhista, os direitos fundamentais e a dignidade humana, das promessas ao desencantamento.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

FERNANDO ANTONIO REIS SILVA

DIREITO DOS BENS/IMÓVEIS: O QUE MUDA COM O ADVENTO DA LEI 10; 406/02- CÓDIGO CIVIL; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Imobiliárias) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Fernanda Franklin da Costa Ramos;

Foi orientado por

Cássius Guimarães Chai

PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: REFORMA TRABALHISTA, OS DIREITOS FUNDAMENTAIS E A DIGNIDADE HUMANA, DAS PROMESSAS AO DESENCANTAMENTO; 2023; Dissertação (Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão,; Orientador: Cássius Guimarães Chai;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, FERNANDA FRANKLIN DA COSTA ; CHAI, CÁSSIUS GUIMARÃES ; CARNEIRO, MÔNICA FONTENELLE ; SOUSA, KARINE SANDES DE . Metáfora e a banalização da exploração do trabalho doméstico: uma abordagem sob a perspectiva conceptual. CONJECTURAS , v. 22, p. 1146-1158, 2022.

  • RAMOS, F. F. C. ; SOUSA, KARINE ; CHAI, C. G. . TRABALHADORES DE COSTURARIA DAS REDES DE FAST TRANSNACIONAIS: A INVISIBILIDADE DA ESCRAVIDÃO HUMANA. FUNÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO DIREITO E TEORIAS DA CONSTITUIÇÃO. 1ed.PONTA GROSSA: ATENA EDITORA, 2022, v. 1, p. 124-136.

  • CHAI, C. G. ; RAMOS, F. F. C. ; RAMOS, M. F . ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA E A REFORMA TRABALHISTA: CICLO DE EXPLORAÇÃO. In: ABREU, CÉLIA BARBOSA; LEITE, FÁBIO CARVALHO; PEIXINHO, MANOEL MESSIAS; RANGEL, TAUÃ LIMA VERDAN; KNOERR, VIVIANE COÊLHO DE SÉLLOS. (Org.). NOVOS TEMAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1ed.CURITIBA: EDITORA CLÁSSICA, 2022, v. 2, p. 257-272.

  • CHAI, C. G. ; RAMOS, F. F. C. ; SOUSA, KARINE . INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO AO TRABALHO MIGRANTE: DA PROTEÇÃO À INFÂNCIA À VIOLÊNCIA DE GÊNERO. In: VELOSO, ROBERTO CARVALHO. (Org.). SEMIOLOGIA, POLÍTICA E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA em homenagem aos 10 anos do PPGDIR. 1ed.SÃO LUÍS: EDUFMA, 2022, v. 2, p. 343-360.

  • CHAI, C. G. ; RAMOS, F. F. C. ; SOUSA, KARINE . As medidas legislativas nacionais para enfrentamento da pandemia da COVID-19: análise de sua adequação às proposições da organização internacional do trabalho. In: ABREU, CÉLIA BARBOSA; LEITE, FÁBIO CARVALHO; PEIXINHO, MANOEL MESSIAS; RANGEL, TAUÃ LIMA VERDAN; KNOERR, VIVIANE COÊLHO DE SÉLLOS. (Org.). NOVOS TEMAS DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. 1ed.CURITIBA: EDITORA CLÁSSICA, 2022, v. 2, p. 273-289.

  • RAMOS, F. F. C. ; SOUSA, KARINE ; CHAI, C. G. . TRABALHADORES DE COSTURARIAS DAS REDES DE FAST FASHION TRANSNACIONAIS: A INVISILIBILIDADE DA ESCRAVIDÃO URBANA. In: IV Encontro Virtual Conpedi, 2021, Florianópolis. EFICÁCIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS NAS RELAÇÕES DO TRABALHO, SOCIAIS E EMPRESARIAIS. São Luís: CONPEDI, 2021. v. 1. p. 44-60.

  • RAMOS, F. F. C. ; CHAI, C. G. ; SOUSA, KARINE ; RAMOS, M. F ; CAMPOS, DANIELLY . A MINIRREFORMA TRABALHISTA: rupturas democráticas e macro agressão aos direitos fundamentais do trabalhador oprimido em um contexto vulnerabilizantes de pandemia. In: X Jornada Internacional de Políticas Públicas (X JOINPP, 2021, São Luís. ISSN 2175-280x, 2021.

  • CHAI, CÁSSIUS GUIMARÃES ; MORAES, V. H. S. ; SOUSA, KARINE ; RAMOS, FERNANDA FRANKLIN DA COSTA . INTERSECSIONALIDADES DA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA DA MULHER NEGRA À LUZ DO PENSAMENTO DECOLONIAL: TRABALHO, DETERMINANTES E DESIGUALDADES SOCIAIS. CADERNOS EBAPE.BR (FGV) , 2022.

  • RAMOS, F. F. C. . ?A REINVENÇÃO DO MUNDO DE TRABALHO ACELERADA PELA PANDEMIA DE COVID-19 E SEUS IMPACTOS NO COTIDIANO DA TRABALHADORA EMPREGADA?,. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RAMOS, F. F. C. ; CHAI, C. G. ; RAMOS, M. F ; SOUSA, KARINE ; CAMPOS, DANIELLY . A MINIRREFORMA TRABALHISTA: rupturas democráticas e macro agressão aos direitos fundamentais do trabalhador oprimido em um contexto vulnerabilizantes de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    O DIAGNÓSTICO DA ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEA NO ESTADO DO MARANHÃO POR MEIO DOS PROCESSOS EM TRAMITAÇÃO NAS VARAS DO TRABALHO DO TRT 16 ª REGIÃO, Descrição: Artigo em desenvolvimento no curso da disciplina Sistemas de Justiça e Desenvolvimento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Franklin da Costa Ramos - Integrante / CHAI, CÁSSIUS GUIMARÃES - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    A manutenção do estado do Maranhão como exportador e receptor de mão de obra escravizada, em uma análise da liberdade enquanto régua de desenvolvimento, consoante o pensamento de Amartya Sen, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cássius Guimarães Chai em 30/04/2022., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Franklin da Costa Ramos - Integrante / CASSIUS GUIMARAES CHAI - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    PRECARIZAÇÃO E ESCRAVIDÃO CONTEMPORÂNEAS: ANÁLISE SOB A ÓTICA DA REFORMA TRABALHISTA, DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS E DA DIGNIDADE HUMANA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cássius Guimarães Chai em 29/04/2022., Descrição: Projeto de Dissertação de Mestrado. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Franklin da Costa Ramos - Integrante / CASSIUS GUIMARAES CHAI - Coordenador.

  • 2021 - Atual

    A MINI REFORMA TRABALHISTA E A MACRO AGRESSÃO AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DO TRABALHADOR OPRIMIDO EM UM CONTEXTO VULNERABILIZANTE DE PANDEMIA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cássius Guimarães Chai em 09/09/2021., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Fernanda Franklin da Costa Ramos - Integrante / CASSIUS GUIMARAES CHAI - Coordenador / KARINE SANDES DE SOUSA - Integrante / manoel ferreira ramos - Integrante.

  • 2021 - Atual

    O esvaziamento das medidas punitivas do crime de trabalho em condições análogas à de escravo como negativa ao acesso ao Judiciário e garantia aos direitos fundamentais, aos objetivos do desenvolvimento sustentável e Estado de Direito, decorrentes da Refor, Descrição: Analisar os impactos decorrentes da Reforma Trabalhista no Sistema de Justiça de proteção do trabalhador, relativo ao combate a redução de condições análogas a de escravo, com enfoque no acesso à Justiça e direitos fundamentais sociais, aos objetivos do desenvolvimento sustentável e Estado de Direito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernanda Franklin da Costa Ramos - Integrante / CASSIUS GUIMARAES CHAI - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2004 - Atual

Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: JUÍZA DO TRABALHO TITULAR

2003 - 2004

Universidade Federal do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA, Carga horária: 20

2002 - 2004

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADVOGADA JÚNIOR, Carga horária: 44

2000 - 2001

Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: AGENTE JUDICIÁRIO, Carga horária: 44

1998 - 2000

Associação das Pioneiras Sociais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TÉCNICA EM ATENDIMENTO, Carga horária: 44

1996 - 1998

ASSEMBLEIA LEGILSLATIVA- MA

Vínculo: CARGO EM COMISSÃO, Enquadramento Funcional: CARGO EM COMISSÃO, Carga horária: 40

2001 - 2002

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO MARANHÃO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADVOGADA, Carga horária: 44