Alexandre da Silva Souza
Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática Estatística e Ciências (GPEMEC) e bolsista do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann.
Informações coletadas do Lattes em 12/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Formação complementar
2022 - 2022
Mentalidades Matemáticas. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2021 - 2021
Multimeios em Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2021 - 2021
Produção de materiais digitais. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2021 - 2021
Como Produzir Videoaulas. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2019 - 2019
Atividades didáticas de álgebra para os anos iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2019 - 2019
Mapa Conceitual como metodologia para o ensino e aprendizagem da matemática. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Professor de Matemática.
Organização de eventos
SANTANA, E. R. S. ; ALMEIDA, L. C. ; SOUZA, A. S. . IV Seminário do GPEMEC e II Semnário da REM-NE Ensino e Aprendizagem: um imperativo para a equidade. 2022. (Outro).
SILVA, P. S. F. ; CRUZ, C. M. ; CENTURION, N. F. C. ; MARTINS, A. A. ; NASCIMENTO, D. R. ; SOUZA, A. S. . XIV Semana de Matemática da UESC. 2021. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro Presencial do Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann.Levantamento de dados públicos de um município. 2022. (Encontro).
IV Seminário do GPEMEC e II Seminário da REM-NE Ensino e aprendizagem: um imperativo para a equidade. 2022. (Seminário).
7o Simpósio de Ensino, Extensão, Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, 4o Seminário do PIBID, 2o Seminário Institucional do Programa do RP e do 26o Seminário de Iniciação Científica: ?Desafios e perspectivas da educação e da ciência em tempos de pandemia?. 2021. (Seminário).
I Seminário PIBID e PRP da Região Nordeste - Saberes e práticas constitutivos da formação docente em tempos de adversidade.ELABORAÇÃO DE LIVES COMO ESTRATÉGIA NO CONTEXTO REMOTO. 2021. (Seminário).
XIV Semana de Matemática da UESC. 2021. (Outra).
XIII Semana de Matemática da UESC. 2020. (Outra).
XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática e do VII Fórum Baiano das Licenciaturas em Matemática. 2019. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, A. S. ; SANTANA, E. R. S. . Programa Residência Pedagógica: ações do subprojeto de matemática no Ensino Remoto Emergencial. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, A. S. ; SANTANA, E. R. S. . Programa Residência Pedagógica: um olhar acerca do processo. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, A. S. ; SANTOS, F. L. ; Kruschewsky, A. A. ; SANTANA, EURIVALDA R. DOS S . Elaboração de lives no Ensino Remoto Emergencial em Educação Matemática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, A. S. ; SANTOS, F. L. ; MONTEIRO, A. B. ; DIAS, J. F. N. ; Kruschewsky, A. A. ; SANTANA, E. R. S. . Elaboração de lives como estratégia no contexto remoto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, A. S. ; SANTOS, A. G. ; DIAS, J. F. N. ; FUNATO, R. L. . A construção de materiais manipuláveis para o estudo de Formas Geométricas Espaciais através da papietagem. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SOUZA, A. S. ; NASCIMENTO, S. O. S. ; SANTOS, F. L. ; SANTANA, E. R. S. . Minicurso: Elaboração de Lives com foco no Ensino Remoto. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2022
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Residência Pedagógica (PRP), Carga horária: 6
2018 - 2020
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 8
2022 - Atual
Centro LemannVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16
Outras informações:
Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação. Além da produção de diagnósticos municipais sobre Equidade na Educação, o Programa realiza formação aos pesquisadores em inicio de carreira por meio de encontros formativos sobre os temas de educação, equidade, metodologias de pesquisa, políticas públicas e ferramentas para o desenvolvimento da carreira. Como estratégias contamos com os encontros formativos remotos e síncronos (sessões de duas a três horas, duas vezes por semana), as sessões de mentoria em grupos de 5 estudantes por mentor, um encontro presencial em Sobral e encontros com os secretários e gabinete técnico das secretarias municipais de educação parceiras do Centro Lemann.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandre da Silva Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?