Felipe Roham de Vasconselo Lima

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Em andamento. Membro do Laboratório de Neuroanatomia Funcional e Evolutiva do Departamento de Morfologia (DMOR) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui interesse na área de neurociência, neuroanatomia, neurocirurgia e anestesiologia. Atual presidente da Liga de Neurocirurgia da UFRN.

Informações coletadas do Lattes em 29/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

IICurso de Trauma Ortopédico da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

III Curso de atualização em Urgências e Emergências. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, F. R. V. . Pró- Queimados. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3ª Olimpíada de Anatomia da Elsevier. Participação na segunda fase da 3° Olimpíada de Anatomia da Elsevier. 2018. (Olimpíada).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Expedito Silva do Nascimento Júnior

Análise da Projeções do córtex pré-frontal medial; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, M. C. F. ; SIMAS, B. C. C. ; LIMA, D.N. ; SÁ, I.S.O. ; LIMA, F. R. V. ; SOUZA, K.V.R. ; LIMA, J.G. . IS SERUM UREA A AN INDICATOR OF INSULIN RESISTANCE?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    SUBSTRATO NEUROANATÔMICO DA MODULAÇÃO VISCEROMOTORA E COGNITIVA PELO CÓRTEX PREFRONTAL MEDIAL: ANÁLISE DE ALTA RESOLUÇÃO DOS CIRCUITOS DO CÓRTEX PREFRONTAL MEDIAL PARA ÁREAS SUBCORTICAIS EM PRIMATAS, Descrição: O córtex prefrontal medial (mPFC) tem sido associado a uma ampla gama de funções, incluindo atenção, atividade visceromotora, tomada de decisão e comportamentos motivados. As regiões mais dorsais do mPFC como o córtex cingulado anterior estão envolvidas em funções motoras, enquanto aquelas mais ventrais, como os córtices Pré-límbico (PL) e Infra-límbico (IL) estão envolvidos em processos mnemônicos, cognitivos e emocionais. Há uma série de estudos desenvolvidos em roedores que apontam a presença de uma vasta gama de neurônios, os quais difusamente projetam-se do PL e IL para áreas hipotalâmicas, amígdala e tronco encefálico, suportando a concepção de uma forte modulação do mPFC em processos viscerais e cognitivos. Entretanto, à evidência experimental direta em primatas em relação a prevalência das projeções nas áreas supracitadas a partir do mPFC, bem como o padrão topográfico de tais projeções permanece desconhecida. Aplicando métodos anatômicos de alta sensibilidade para a marcação seletiva e análise das conexões nervosas existentes no cérebro de um primata neotropical Callithrix jacchus, os objetivos específicos do presente projeto são: 1. Determinar a prevalência e a localização na amígdala, hipotálamo e tronco encefálico dos neurônios de projeção do PL e IL; 2. Identificar o padrão de convergência e divergência espacial dos axônios do PL e IL na amígdala, hipotálamo e tronco encefálico; e 3. Quantificar o número de varicosidades/terminais dos axônios do PL e IL na amígdala, hipotálamo e tronco encefálico. Os dados hodológicos quantitativos e de alta resolução do presente estudo poderão ser uma referência para compreender as bases biológicas das interações visceral/autonômica e límbico/cognitivas no córtex de primatas, bem como para futuros estudos da estrutura e fisiologia do córtex cerebral e para a fundamentação de modelos computacionais da função cortical em neuropsicologia cognitiva e neurologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Roham de Vasconselo Lima - Integrante / Expedito Silva do Nascimento Júnior - Coordenador / Miriam Stela Maris de Oliveira Costa - Integrante / Jeferson de Souza Cavalcante - Integrante / Paulo Leonardo G. Morais - Integrante / Fernando Vagner Lobo Ladd - Integrante / Melquisedec Abiaré Dantas de Santana - Integrante / Ruthnaldo Rodrigues Melo de Lima - Integrante / Jorge Alexander Rios Florez - Integrante / Judney Cley Cavalcante - Integrante / Nayana Tânia de Lima Galvão - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional