Adriana Pierre Coca

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação (2017). Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), na linha de pesquisa Processos Mediáticos e Práticas Comunicacionais (2013). Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero (1997) e MBA em Gestão de Projetos (2008). Graduada em Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), em 1995. Tem experiência em telejornalismo, direção e produção de TV. Trabalhou na TV Cultura de São Paulo e no SBT. Foi professora adjunta da Universidade Positivo em Curitiba-PR (2010-2013), responsável pelas disciplinas de Produção Publicitária em TV, Telejornalismo, Fotografia e Projeto Experimental (Produção) e integra os grupos de pesquisa - Gpesc - Semiótica e Culturas da Comunicação (UFRGS) e o Núcleo de Pesquisa em Ficção Seriada Televisiva (UFG). É autora dos livros: Cartografias da teledramaturgia brasileira: entre rupturas de sentidos e processos de telerrecriação (São Paulo: Labrador, 2018) e Tecendo rupturas: o processo da recriação televisual de Dom Casmurro (Rio de Janeiro: Tríbia, 2015). Atua principalmente nas pesquisas sobre os aspectos teóricos e metodológicos das rupturas e reconfigurações de sentidos na teledramaturgia brasileira contemporânea pelo viés da Semiótica da Cultura e da Cartografia. Site: www.telerrecriacao.com.br

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação e Informação

2014 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Processos de telerrecriação na ficção seriada da TV aberta brasileira: uma cartografia das rupturas de sentidos na obra de Luiz Fernando Carvalho
Profa. Dra. Nísia Martins do Rosário. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Comunicação e Linguagens

2012 - 2013

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Tecendo Rupturas: o processo da recriação televisual de Dom Casmurro,Ano de Obtenção: 2013
Profa. Dra. Graziela Soares Bianchi.

Especialização em MBA - Gestão de Projetos Segundo Práticas do PMI

2007 - 2008

faculdade de informática e administração paulista
Título: Comportamentos que levam a uma Comunicação Eficiente
Orientador: Prof.Ms.Roberto Pallesi

Especialização em Teoria e Técnicas da Comunicação

1997 - 1999

Fundação Cásper Líbero
Título: Relações entre Linguagens: Imagem, Texto e Alta Tecnologia
Orientador: Profa. Dra. Marlene Fortuna

Graduação em Comunicação Social - Radialismo

1992 - 1995

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Televisão e Psicanálise: As Relações da Criança com o Discurso Televisual
Orientador: Prof. Dr. Jonas Gonçalves Coelho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

El profesor del siglo XXI. (Carga horária: 18h). , Pontificia Universidad Católica de Valparaiso, PUCV, Chile.

2018 -

Educar para los nuevos medios: competencia mediática para docentes. (Carga horária: 24h). , Universidad de Cantabria, UC, Espanha.

2018 - 2018

Derechos de Autor. (Carga horária: 20h). , Universidad Cooperativa de Colombia - Bucaramanga, UCC, Colômbia.

2017 - 2017

Estética y Teoría del Arte en el siglo XVIII. (Carga horária: 24h). , Universidad de Cádiz, UCA, Espanha.

2017 - 2017

Comunicaciones Móviles: en la palma de tu mano. (Carga horária: 12h). , Universidad Carlos III de Madrid, UC3M, Espanha.

2015 - 2015

Extensão universitária em Espanhol Nível 3A. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Espanhol Nível 2A. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Competência Mediática y Competência Emocional. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

MOOC - Espanhol Salamanca A2. (Carga horária: 36h). , Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.

2014 - 2014

Semiótica do Transcultural. (Carga horária: 15h). , Universidade La Salle - Canoas, UNILASALLE, Brasil.

2014 - 2014

MOOC - La Tercera Edad de Oro de la Televisión. (Carga horária: 24h). , Universitat Pompeu Fabra, UPF, Espanha.

2012 - 2012

Fotografia na Área de Humanas: um olhar interdisc.. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2012 - 2012

Análise dos Gêneros Televisivos. (Carga horária: 4h). , INTERCOM, INTERCOM, Brasil.

2011 - 2011

Negociação de Conflitos na sala de aula Univ.. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2010 - 2010

Como elaborar Planos de Ensino. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2010 - 2010

Atêlier de Formação Docente. (Carga horária: 4h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão/Especialidade: Videodifusão.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Semiótica da Cultura.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Cartografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COCA, A. P. ; DAMASCENO, A. F. ; RISSE, L. ; PAULI, T. ; ROSARIO, N. M. . Laboratório de análise audiovisual: rupturas de linguagem do cinema, tevê e internet.. 2015. (Outro).

COCA, A. P. . Exposição Fotográfica - Vida na UP. 2013. (Exposição).

COCA, A. P. . II Semana de Comunicação da Universidade Positivo. 2012. (Outro).

COCA, A. P. ; NUNES, J. . Coordenação da Produção do Videoclipe Vencedor do I Festival LipDub Brasil.. 2012. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congreso Internacional da Agacom. Alén das Fronteiras: Redes na Diversidade. Dissolvendo fronteiras: as tradutibilidades e as intradutibilidades que atravessam a teledramaturgia brasileira. 2017. (Congresso).

International Congress about New Narratives Between information and fiction: from deregulation to transmedia integration. Teledramaturgia Brasileña: ruptturas, desterritorialidad y reterritorialidad de sentidos. 2017. (Congresso).

Travessias V Congresso Internacional da Associação Brasileiras de Estudos Semióticos (ABES). Desterritorializações de sentidos na teledramaturgia brasileira. 2017. (Congresso).

XIV Seminário Internacional de Comunicação. Mídias em transformação: intermídia, transmídia, crossmídia..As travessias entre linguagens na recriação televisual de Dom Casmurro. 2017. (Seminário).

XV Congresso Internacional Ibercom. Uma cartografia da obra televisual de Luiz Fernando Carvalho: o processo teórico-metodológico deste mapa desdobrável. 2017. (Congresso).

Colóquio Internacional de Investigação Crítica em Comunicação. 2016. (Outra).

Jornadas de Pesquisa em Comunicação e Informação do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS -. 2016. (Outra).

Palestra Pato Macho: um jornal humorístico e alternativo durante a ditadura militar. 2016. (Outra).

V Congreso Internacional AsAECA Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. Los límites de la publicidad audiovisual en la era de conexión. 2016. (Congresso).

XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación - Sociedad del Conocimiento y Comunicación: Reflexiones Críticas desde América Latina. Rupturas de sentidos y procesos explosivos en la teledramaturgía brasileña contemporánea. 2016. (Congresso).

10º Encontro Nacional de História da Mídia - Alcar 2015.A Memória na Ficção Seriada Televisual. 2015. (Encontro).

9º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM). Rastros de telerrecriação na dramaturgia brasileira contemporânea. 2015. (Congresso).

II Congresso Internacional do CRI2I - A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas.. A vinheta de abertura de "Roque Santeiro": a esfera simbólica do início do período redemocrático do país configurada diariamente na TV.. 2015. (Congresso).

IX Seminário de Mídia e Cidadania - SEMIC. 2015. (Seminário).

VII Seminário de Mídia e Cultura - SEMIC.Uma cartografia das rupturas de sentidos do corpo midiático. 2015. (Seminário).

XIII Seminário Internacional da Comunicação.Desdobramentos da ficção seriada televisual em múltiplas telas. 2015. (Seminário).

XIII Seminário Internacional da Comunicação.Rupturas de Linguagem na Teledramaturgia Brasileira Contemporânea. 2015. (Seminário).

XIII Seminário Internacional da Comunicação.Realismo, efeitos do real e mecanismos de representação em Surburbia.. 2015. (Seminário).

XI Jornadas de Sociología Coordenadas contemporáneas de la sociología: tiempos, cuerpos, saberes.Las rupturas de sentido en la teledramaturgia brasileña contemporánea. 2015. (Outra).

I Jornada Internacional Geminis (JIG).Percursos narrativos na era da convergência: o caminho traçado pela série Latitudes. 2014. (Outra).

XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Formatos de Ficção Seriada Televisual: tradições e perspectivas. 2014. (Congresso).

Metodologia de Análise da Ficção Televisiva: combinações de Bourdieu com Bakhtin. 2013. (Outra).

Stop Fotográfico. 2013. (Outra).

V Enpecom - Encontro de Pesquisa em Comunicação - Comunicação e Sociedade: diálogos e tensões.A narrativa dos fait divers no filme Um conto chinês. 2013. (Encontro).

VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura.Segunda tela: a internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais. 2013. (Simpósio).

Visita Técnica à RPC (Rede Paranaense de Comunicação). 2013. (Outra).

XII Seminário Internacional da Comunicação.A segunda tela: a internet como extensão das narrativas televisuais. 2013. (Seminário).

XII Seminário Internacional da Comunicação.Entre diálogos: a literatura através da TV na microssérie Capitu. 2013. (Seminário).

1º Seminário de Pesquisa e Produção de Publicidade.1º Seminário de Pesquisa e Produção de Publicidade (Avaliadora). 2012. (Seminário).

2º Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Cheias de Charme: uma nova maneira de consumir a telenovela. 2012. (Congresso).

8º Interprogramas de Mestrado Faculdade Cásper Líbero.As Narrativas Ficcionais da TV no Ciberespaço. 2012. (Encontro).

II Semana de Comunicação da Universidade Positivo.Adaptação Literária - Nelson Rodrigues. 2012. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa em Comunicação.As Subversões Cronotópicas na Microssérie Capitu. 2012. (Encontro).

Seminário Suburbia: a construção do indivíduo no imaginário social. 2012. (Seminário).

VII Seminário Internacional Obitel da Ficção Televisiva. 2012. (Seminário).

VI Simpósio Nacional da ABCiber.Afinal, o que querem as mulheres?: uma experiência transmídia. 2012. (Simpósio).

XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. Capitu: uma nova maneira de se relacionar com a televisão.. 2012. (Congresso).

A Universidade e as Perspectivas da Educação Sup. no Brasil. 2011. (Outra).

III Encontro OBITEL Nacional dos Pesquisadores de Ficção Televisiva no Brasil. 2011. (Encontro).

Oficina - Negociação de conflitos na sala de aula universitária..Oficina - Negociação de conflitos na sala de aula universitária.. 2011. (Oficina).

Oficina - Portal universitário - Ferramentas de avaliação (Avaliação, debate, entrega de trabalhos)..Oficina - Portal universitário - Ferramentas de avaliação (Avaliação, debate, entrega de trabalhos).. 2011. (Oficina).

O Professor na Hora da Verdade. 2011. (Outra).

Palestra: A universidade e as perspectivas da educação superior no Brasil. 2011. (Outra).

Palestra: Convivendo com as diferenças entre as gerações. 2011. (Outra).

Palestra: O professor na hora da verdade. 2011. (Outra).

I Seminário Regional de Telejornalismo. 2010. (Seminário).

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina dos Santos Bitencourt

COCA, A. P.; NASCIMENTO, F.. Relacionamentos gays e lésbicos nas telenovelas da Rede Globo: configurações de gênero, sexo e desejo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele Maria Crespi Citolin

COCA, A. P.; STRELOW, A.. Representação da negritude: uma análise da primeira princesa negra da Disney em "A princesa e o sapo". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Figueiredo Salgado

COCA, A. P.; RODRIGUES, J.. A brincadeira não pode parar: uma análise da narrativa de Toy Story 3. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Martina Nichel Vieira

COCA, A. P.; LUNARDELLI, F.; ROSSINI, M.; RODRIGUES, J.. As américas de narcos: representações identitárias em uma série transnacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Arlan Silva de Vargas

COCA, A. P.; LUNARDELLI, F.. De vilão a mocinho: uma análise sobre a construção do personagem Félix, da telenovela "Amor à vida". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maitê Deluca König

COCA, A. P.; TIEZMANN, R.; ROSSINI, M.. Jeito de falar MTV: uma análise dos VJs da emissora com o público jovem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Paula M

MARCHIORI, B.;COCA, A. P.. Machado; Loara Gonçalves; Luiz F. Z.; Mona K.M.S.Teatro Lala Scheneider. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

Aluno: Adriano Fonsaca, Cassiano Fonsaca e Leandro de S

COCA, A. P.; GRANDO, V.. Santos.Pinhão Produções Digitais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

Aluno: Roberta Leal e Alexandre Mulek

COCA, A. P.; REIS, C.. O que os olhos não veem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radio e Televisão) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Henrique Nickel

COCA, A. P.; REIS, C.. Pensar e Sentir. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Radio e Televisão) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: ANA PAULA I

COCA, A. P.. O.,FernandaK.I.,Juliana C.,LucasB.A.,NathaliaB.F.BBB 10: Entre as Inovações e a Convenção de Esteriótipos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

Aluno: Bianca P

COCA, A. P.. Molon, Gisele Regina Hensen e Letícia Alves.A Produção de Ficção Regional e a Representação da Cultura Paranaense através do Quadro de Televisão "Casos e Causos". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo.

Aluno: Raphael Costa

COCA, A. P.. Hibridização: A Nova Linguagem Interativa do Telejornalismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

Aluno: Sonner Machado

COCA, A. P.. CWBeats - Música - Terra das Batidas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

Aluno: Patrick Dequech Belem

COCA, A. P.. Bicicleta versus Automóvel e suas Representações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

Aluno: Bruna Chrispin de Oliveira,Cibele M

COCA, A. P.. de Lara,Dayane Machado.O Processo de Ressocialização do Sentenciado. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

Aluno: Cássio Bida e Carlos Rabitz

COCA, A. P.. Rádio Participativo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

Aluno: Aline e Caroline

COCA, A. P.. Fronteira: A Linha entre o Trabalho e a Ilegalidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Positivo.

COCA, A. P.; STECZ, S.; FRANCO, M.. Concurso Público para Professor de Ensino Superior - Disciplina Produção Audiovisual e Administração Cultural. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

COCA, A. P.; RUMAN, M.; LESNOVSKI, A. F.. Concurso Público para Profº de Ensino Superior - Disciplina Prática de Edição e Montagem. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, na categoria Filme de não-ficção, documentário, docudrama (avulso).. 2017. Faculdade Boas Novas.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XIX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Centro-Oeste. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, na categoria Agência Jr. de Publicidade (conjunto/série).. 2017. Centro Universitário de Volta Redonda.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, na categoria Filme de não-ficção, documentário e docudrama (avulso).. 2017. Centro Universitário de Volta Redonda.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-oeste, na categoria Fotografia em Movimento (avulso ou seriado). 2016. PUCGO.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-oeste, na categoria Roteiro de Ficção (avulso ou seriado). 2016. PUCGO.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste -categoria Filme de Animação (avulso).. 2016. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste -categoria Filme Publicitário (avulso).. 2016. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - categoria Produção Audiovisual para Mídias Digitais (avulso ou seriado).. 2016. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, na categoria Cinema e Audiovisual.. 2016. Universidade Federal de Roraima.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, na categoria Filme Publicitário.. 2016. UNIFAVIP.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, na categoria Publicidade e Propaganda, modalidade filme publicitário (avulso).. 2016. Universidade Federal de Roraima.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste -categoria Videoclipe (avulso).. 2016. Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) no XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - categoria Videoclipe (avulso).. 2016.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na CATEGORIA Cinema e Audiovisual do XIV Intercom Norte.. 2015. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na CATEGORIA Publicidade e Propaganda do XIV Intercom Norte.. 2015. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na CATEGORIA Rádio, TV e Internet do XVII Intercom Centro-oeste.. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na CATEGORIA Cinema e Audiovisual do XX Intercom Sudeste.. 2015. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

COCA, A. P.. Júri da EXPOCOM (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na CATEGORIA Publicidade e Propaganda, Modalidade Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjuntde e série) do XVII Intercom Centro-oeste. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

COCA, A. P.. Júri do 1º Seminário de Pesquisa e Produção Publicitária. 2012. Universidade Positivo.

COCA, A. P.; MENGARELLI, H.; BISCAIA, P.. Processo Seletivo Simplificado para Profº Colaborador - Disciplina Fundamentos de Direção Audiovisual. 2010. Faculdade de Artes do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nísia Martins do Rosário

ROSÁRIO, Nísia Martins do; BIANCHI, Graziela S.; SACRAMENTO, Igor P.; AUGUSTI, Alexandre R.. Processos de telerrecriação na ficção seriada da TV aberta brasileira: uma cartografia das rupturas de sentidos na obra de Luiz Fernando de Carvalho. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graziela Soares Bianchi

BIANCHI, G. S.; SACRAMENTO, I.; GATTI, J.. Tecendo rupturas: o processo de recriação televisual de Dom Casmurro. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Graziela Soares Bianchi

BIANCHI, G. S.; SACRAMENTO, I.; AUGUSTI, A.; PIEDRAS, E.; Rosário, N.m. Processos de telerrecriação na ficção seriada da TV aberta brasileira: uma cartografia das rupturas de sentidos na obra de Luiz Fernando Carvalho. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graziela Soares Bianchi

BIANCHI, G. S.; SACRAMENTO, I.; FISCHER, S.. Tecendo rupturas: o processo de recriação televisual de Dom Casmurro. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná.

André Luiz Gellis

GELLIS, A. L.. Televisão e Psicanálise: As Relações da Criança com o Discurso Televisual. 1996 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Raul dos Santos Lazzari

Walt, é você mesmo? Uma análise das transformações de Walter White na série televisual Breaking Bad; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Camila Maestri Esteves

Personas em Bates Motel: análise da construção do personagem Norman Bates; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Jaqueline de Oliveira Fofonka

Era uma vez; ; ; Divertida Mente: estratégias narrativas e visuais para falar a crianças e adultos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Katiele Klering

Entre Regina e Rainha Má: personagem complexa em Once Upon a Time; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Complexidade narrativa em Once Upon a Time: análise das personagens Emma e Regina; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Amanda Finkler Sum

Once Upon a Time: um conto de fadas às avessas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Ramiro de Oliveira Simch da Silva

Da periferia ao mainstream: uma análise semiótica do percurso cultural do passinho; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Ingrid dos Reis

Gastronomia como Espetáculo Midiático; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Tamiriz Rocha Amado

Humor e subversão: a comicidade nas ilustrações do Coojornal e a resistência política; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Ana Carolina Antunes Steffens

Propaganda de guerra na Inglaterra: breve análise de cartazes de 1939 a 1945; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Elisa Machado Bazzo

A periferia no programa Esquenta! da TV Globo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Rodrigo Afonso Dornelles de Freitas

Buffyverse: rastros de um projeto transmídia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Adriana Pierre Coca;

CAROLINA R

F; ,Marcelle de Cerjat D; ,Nicoly O; ,Tatiana Gomes; A Desconstrução do Belo na Publicidade de TV; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Diego Rezende de ANDRADE;Leocira Santos da SILVA

Cinema e publicidade: as relações intertextuais entre o filme De volta para o futuro e o comercial de TV do Mitsubishi Lancer; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Ligia Maria PAWLOSKY; Luisa MELARA

; O diálogo entre a linguagem publicitária e a cinematografia no longa-metragem Cidade de Deus; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Guilherme Rans CORDEIRO; Leonardo Rocha e BELING

; Argo: O Oscar e a Crítica Cinematográfica; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Priscila XIMENES; Rafael BARANHUK

Os Paradigmas Estéticos Femininos e a Construção dos Padrões de Beleza da Mulher na Mídia Televisiva; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Dan GRINPLASTCH; Harley Arthur KROKER

; Sitcom: as representações do clássico I Love Lucy e da brasileira Toma lá dá cá; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Camilla Ziliotto KRETSCHMER; Jonathan THOMAZ

; O poder da marca Hitchcock; 2011; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Bianca GABASA; Thábata SMAHA

; Como a publicidade está sendo pensada para as multiplataformas?; 2011; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Positivo; Orientador: Adriana Pierre Coca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nísia Martins do Rosário

Processos de telerrecriação na ficção seriada da TV aberta brasileira: uma cartografia das rupturas de sentidos na obra de Luiz Fernando de Carvalho; 2017; Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Nísia Martins do Rosário;

Jonas Gonçalves Coelho

A criança e o discurso televisual; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Radialismo) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; Orientador: Jonas Gonçalves Coelho;

Graziela Soares Bianchi

Tecendo rupturas: o processo de recriação televisual de Dom Casmurro; 2013; Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná,; Orientador: Graziela Soares Bianchi;

Pelópidas Cypriano de Oliveira

Bolsa PAE PROEX [atende inciso XI do art; 2o RUNESP 49, de 8-709]; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social (Radialismo)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP; Orientador: Pelópidas Cypriano de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . O paradoxo publicitário na televisão brasileira: atualizando dissidência de gênero num mundo uniforme. Eikon Journal on Semiotics and Visual Culture , v. 1, p. 7-13, 2018.

  • COCA, A. P. ; AGUIAR, L. M. ; ROSARIO, N. M. . Significat i sentit de la publicitat televisiva brasilera: com despertar l?esperit crític de l?educació en la comunicació. Temps d'Educació , v. 53, p. 79-92, 2017.

  • COCA, A. P. ; ALMEIDA, G. F. ; SANTOS, A. T. . Alegoria, Simbolismo e Terceiro Sentido nos Mecanismos de Representação da Realidade na minissérie Suburbia. COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO (UFG) , v. 20, p. 4-17, 2017.

  • FONSECA, P. C. ; COCA, A. P. . Youtubers e seu fandom: 'doesn?t feel, look or smell like labor at all?. RIZOMA , v. 5, p. 112-123, 2017.

  • COCA, A. P. . O processo de reconfiguração da dramaturgia brasileira contemporânea: entre as rupturas de sentidos e as explosões que desencadeiam telerrecriação. Comunicación - Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Literatura , v. 1, p. 16-32, 2016.

  • COCA, A. P. ; BIANCHI, G. S. . Diálogo e ruptura: o processo da hibridação entre as linguagens na criação da microssérie Capitu. Rumores (USP) , v. 9, p. 86-105, 2015.

  • COCA, A. P. . As rupturas de sentido na teledramaturgia brasileira contemporânea. Revista Fronteiras (Online) , v. 17, p. 248-254, 2015.

  • ROSARIO, N. M. ; COCA, A. P. . Os rastros de memória e a dinâmica da criação na teledramaturgia brasileira. In Texto (UFRGS. Online) , v. 34, p. 116-131, 2015.

  • COCA, A. P. . A intermidialidade na ficção televisual contemporânea: os diálogos possíveis na microssérie Capitu. Interin (UTP) , v. 16, p. 102-115, 2014.

  • COCA, A. P. . As continuidades e as aproximações ao gênero melodrama na adaptação televisual de Dom Casmurro. Verso e Reverso (Unisinos. Online) , v. 28, p. 69-80, 2014.

  • COCA, A. P. . As narrativas ficcionais da TV no ciberespaço. Revista Eletrônica CoMtempo , v. 5, p. 1-10, 2013.

  • COCA, A. P. . Entre diálogos: a literatura através da TV na microssérie Capitu. Dito Efeito , v. V, p. 1-15, 2013.

  • COCA, A. P. ; BIANCHI, G. S. . Afinal, o que querem as mulheres?: uma experiência transmídia. REVISTA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA (ONLINE) , v. 8, p. 166-180, 2013.

  • MENDONCA, B. H. M. ; COCA, A. P. . Segunda tela: a internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais. MÍDIA E COTIDIANO , v. 3, p. 449-463, 2013.

  • COCA, A. P. ; SANTINI, A. L. . A representação da classe c na telenovela Avenida Brasil. Temática (João Pessoa. Online) , v. 7, p. 1-10, 2013.

  • COCA, A. P. . A narrativa dos fait divers em Un cuento chino. Razón y Palabra , v. 81, p. 1-13, 2012.

  • COCA, A. P. . As subversões cronotópicas na microssérie Capitu. Temática (João Pessoa. Online) , v. 1, p. 1-19, 2012.

  • COCA, A. P. ; SANTINI, A. L. . Cheias de charme: uma nova maneira de consumir a telenovela. Administração de Empresas em Revista , v. 11, p. 89-100, 2012.

  • COCA, A. P. . Telejornalismo e fait divers: uma nova maneira de narrar a notícia?. Comunicação: Reflexões, Experiências, Ensino , v. 3, p. 103-112, 2009.

  • COCA, A. P. . Cartografias da teledramaturgia brasileira: entre rupturas de sentidos e processos de telerrecriação. 1. ed. São Paulo: Labrador, 2018. 296p .

  • COCA, A. P. . Tecendo rupturas: o processo da recriação televisual de Dom Casmurro. 1. ed. Rio de Janeiro: Tríbia, 2015. 138p .

  • COCA, A. P. . Uma cartografia da obra televisual de Luiz Fernando Carvalho: o processo teórico-metodológico deste mapa desdobrável. In: Maria Imacolata Vassallo de Lopes; Nelson Ribeiro; Gisela G. S. Castro; Catarian Duff Burnay. (Org.). Comunicação, Diversidade e Tolerância XV Congresso Ibero-americano de Comunicação IBERCOM 2017. 1ed.São Paulo / Lisboa: ECA - USP / FCH-UCP, 2018, v. , p. 4624-4643.

  • COCA, A. P. . Ficção seriada contemporânea: as rupturas de sentidos e a diluição das fronteiras entre as linguagens. In: Janiclei Mendonça; Marcos H. M. Rodrigues; Rodrigo Oliva. (Org.). Luz, câmera, comunicação: convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas. 1ed.Londrina: Syntagma Editores, 2016, v. , p. 25-41.

  • SANTOS, A. T. ; COCA, A. P. . As Fronteiras da Publicidade Televisual na Era da Conexão sob os Pressupostos da Semiótica da Cultura. In: Alexandre Tadeu dos Santos; Eliseu Vieira Machado Júnior. (Org.). Século XXI: a publicidade sem fronteiras?. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. 3, p. 185-215.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Publicidad, cuerpo, alteridad: perspectiva teórico-metodológica de la semiótica de la cultura. In: Bonin, Jiani Adriana; García, Nicolás Lorite; Maldonado, Efendy. (Org.). Publicidad, propaganda y diversidades socioculturales. 1ed.Quito: (CIESPAL) CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDIOS SUPERIORES DE COMUNICACIÓN PARA AMERICA LATINA, 2016, v. 6, p. 184-200.

  • ROSARIO, N. M. ; COCA, A. P. ; PEREIRA, M. R. ; SOMARIVA, M. ; SILVA, J. A. ; SANTOS, F. A. S. . Corpos reconfigurados: cartografia de rupturas de sentidos na mídia. In: José Antônio Ferreira Cirino; Claudomilson Fernandes Braga. (Org.). Tópicos em mídia e cultura. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2016, v. , p. 125-158.

  • ROSARIO, N. M. ; COCA, A. P. . Memória e criação: dinamicidade na ficção seriada televisual. In: Fábio Pezzi Parode; Lizete Dias de Oliveira. (Org.). Semiótica e Culturas da Comunicação. 1ed.São Paulo: Kazuá, 2015, v. 1, p. 170-192.

  • COCA, A. P. . Uma cartografia da obra televisual de Luiz Fernando Carvalho: o processo teórico-metodológico deste mapa desdobrável. In: XV Congresso Internacional Ibercom, 2018, Lisboa. Livro de Anais. Comunicação, diversidade e tolerância. XV Congresso Ibero-americano de Comunicação Ibercom 2017. São Paulo / Lisboa: ECA-USP/FHC-UCP, 2018. p. 4624-4643.

  • COCA, A. P. . Dissolvendo fronteiras: as tradutibilidades e as intradutibilidades que atravessam a teledramaturgia brasileira. In: I Congreso Internacional Agacom, 2017, Santiago de Compostela. Actas do I Congreso Internacional AGACOM Alén das Fronteiras: Redes na Diversidade. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2017. p. 729-743.

  • COCA, A. P. ; BIANCHI, G. S. . Teledramaturgia Brasileña: ruptturas, desterritorialidad y reterritorialidad de sentidos. In: New Narratives. Between Information and fiction: from deregulation to transmedia integration, 2017, Barcelona. New Narratives. Between Information and fiction: from deregulation to transmedia integration. Barcelona: Edición de la UAB, 2017. p. 89-97.

  • COCA, A. P. ; SANTOS, A. T. . Los límites de la publicidad audiovisual en la era de conexión. In: V CONGRESO INTERNACIONAL AsAECA Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas, 2016. Actas de V CONGRESO INTERNACIONAL AsAECA Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. Buenos Aires.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Rupturas de sentidos na teledramaturgia brasileira contemporânea. In: XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación Sociedad del Conocimiento y Comunicación: Reflexiones Críticas desde América Latina, 2016, Cidade do México. Memorias XIII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación Sociedad del Conocimiento y Comunicación: Reflexiones Críticas desde América Latina. Cidade do México: Alaic, 2016. p. 33-39.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Telerrecriação: conexões conceituais para pensar rupturas de sentidos e criação na ficção seriada televisual. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . A memória na ficção seriada televisual. In: 10º Encontro Nacional de História da Mídia, 2015, Porto Alegre. Anais Alcar 2015, 2015.

  • COCA, A. P. ; SANTOS, M. S. . Vinheta de abertura de ?Roque Santeiro?: a esfera simbólica do início do período redemocrático do país configurada diariamente na TV. In: II Congresso Internacional do Centre de Internacioneles sur L'Imaginaire - A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas, 2015, Porto Alegre. Anais do II Congresso Internacional do Centre de Internacioneles sur L'Imaginaire - A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Imaginalis, 2015. p. 985-994.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. ; SILVA, J. A. ; SOMARIVA, M. ; PEREIRA, M. R. ; SANTOS, F. A. S. . Uma cartografia das rupturas de sentidos do corpo midiático. In: VII Seminário de Mídia e Cultura, 2015, Goiânia. Anais do VII Seminário de Mídia e Cultura 2015. Goiânia: PPGCOM/FIC/UFG, 2015. p. 237-252.

  • COCA, A. P. . Rupturas de linguagem na teledramaturgia brasileira contemporânea. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário, 2015, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 1-8.

  • ALMEIDA, G. F. ; COCA, A. P. . Mecanismos de representação da realidade e níveis de sentido em Suburbia. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário, 2015, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 9-18.

  • ROSARIO, N. M. ; COCA, A. P. . Desdobramentos da ficção seriada televisual em múltiplas telas. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário, 2015, Porto Alegre. Seminário Internacional da Comunicação Janelas para o Mundo: Telas do Imaginário. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 19-27.

  • COCA, A. P. ; FONSECA, P. C. . Rastros de telerrecriação na dramaturgia brasileira contemporânea. In: IX Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM, 2015, Coimbra. Comunicação e transformações sociais. Coimbra: SOPCOM, 2015. v. 3. p. 607-618.

  • COCA, A. P. ; SANTOS, A. T. . Formatos de Ficção Televisual: tradições e perspectivas. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2014.

  • COCA, A. P. . Percursos narrativos na era da convergência: o caminho traçado pela série Latitudes. In: I Jornada Internacional Geminis: Entretenimento Transmídia, 2014, São Carlos/SP. I Jornada Internacional Geminis: Entretenimento Transmídia, 2014.

  • COCA, A. P. ; HAMMES, C. E. H. . Entre a cultura midiática e a cultura política: TV legislativa, lugar de intercâmbio, tensão e tradução. In: 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil ? União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura., 2014, Rio de Janeiro. Anais do 5º Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil ? União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. v. 2. p. 308-316.

  • COCA, A. P. . A narrativa dos fait divers no filme Um conto chinês. In: V Enpecom - Encontro de Pesquisa em Comunicação - Comunicação e Sociedade: diálogos e tensões, 2013, Curitiba. V Enpecom - Encontro de Pesquisa em Comunicação - Comunicação e Sociedade: diálogos e tensões, 2013. p. 549-561.

  • COCA, A. P. ; H.M.MENDONCA, B. . Segunda tela: a internet pervasiva como extensão dos conteúdos televisuais. In: VII Simpósio Nacional da ABCiber - Compartilhamento e a Criptografia de Informações, 2013, Curitiba. VII Simpósio Nacional da ABCiber - Compartilhamento e Criptografia de Informações, 2013.

  • COCA, A. P. . Cheias de Charme: uma nova maneira de consumir a telenovela. In: 2º Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, 2012, São Paulo. Comunicon 2012, 2012.

  • COCA, A. P. . Capitu: uma nova maneira de se relacionar com a televisão. In: XXXV Congresso Barsileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012.

  • COCA, A. P. . Afinal, o que querem as mulheres?: uma experiência transmídia. In: VI Simpósio Nacional da ABCiber - Entretenimento Digital, 2012, Novo Hmaburgo. VI Simpósio Nacional da ABCiber, 2012.

  • COCA, A. P. . As Subversões Cronotópicas na Microssérie Capitu. In: IV Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2012, Curitiba. IV Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2012.

  • COCA, A. P. . As Narrativas Ficcionais da TV no Ciberespaço. In: 8º Interprogramas de Mestrado Faculdade Cásper Líbero, 2012, São Paulo. 8º Interprogramas de Mestrado Faculdade Cásper Líbero, 2012.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . O paradoxo publicitário na TV: atualizando a dissidência de gênero. In: XVI Seminário Internacional da Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia, Transmídia e Crossmídia, 2017, Porto Alegre. Anais do XVI Seminário Internacional da Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia, Transmídia e Crossmídia. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. p. 328-331.

  • COCA, A. P. ; MENDONCA, B. H. M. . Dublagem transcriada: o processo de tradução do anime One Punch Man. In: XVI Seminário Internacional de Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia. Transmídia. Crossmídia., 2017, Porto Alegre. Anais do XVI Seminário Internacional de Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia. Transmídia. Crossmídia.. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. p. 353-355.

  • COCA, A. P. . As travessias entre linguagens na recriação televisual de Dom Casmurro. In: XVI Seminário Internacional da Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia. Transmídia. Crossmídia., 2017, Porto Alegre. Anais do XVI Seminário Internacional da Comunicação. Mídias em Transformação: Intermídia. Transmídia. Crossmídia.. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2017. p. 543-545.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Desterritorializações de sentidos na teledramaturgia brasileira. In: Travessias V Congresso Internacional da ABES - Associação Brasileira de Estudos Semióticos, 2017, Niterói. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) 04 a 07 de abril de 2017. Niterói: Instituto de Letras/Pós-Graduação em Estudos de Linguagem UFF. Faculdade de Letras/Pós-Graduação, 2017. v. 1. p. 483-484.

  • COCA, A. P. ; SANTOS, M. S. . Las rupturas de sentido en la teledramaturgia brasileña contenporánea. In: XI Jornadas de Sociología - Coordenadas contemporáneas de la sociología: tiempos, cuerpos, saberes, 2016, Buenos Aires. Coordenadas contemporáneas de la sociología: tiempos, cuerpos, saberes. Buenos Aires: Editora da Universidade de Buenos Aires, 2016.

  • COCA, A. P. ; SANTOS, M. S. . Vinheta de abertura de 'Roque Santeiro': a esfera simbólica do início do período redemocrático do país configurada diariamente na TV.. In: II Congresso Internacional do CRI2I - A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas., 2015, Porto Alegre. Caderno de resumos do II Congresso Internacional do Centre de Recherches Internacionales sur L'Imaginaire. Porto Alegre: Imaginalis, 2015. p. 53-53.

  • COCA, A. P. . Entre diálogos: a literatura através da TV na microssérie Capitu. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede - comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 142-142.

  • COCA, A. P. ; H.M.MENDONCA, B. . A segunda tela: a internet como extensão de narrativas televisuais. In: XII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Imaginário em rede - comunicação, memória e tecnologia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 57-57.

  • COCA, A. P. . A reconfiguração da teledramaturgia brasileira sinalizada em: O canto da sereia; Amores roubados e O rebu.. Inter-legere (UFRN) , 2018.

  • COCA, A. P. . Las fronteras de la publicidad televisada en la era de conexión. Significação-Revista de Cultura Audiovisual , 2018.

  • COCA, A. P. . Rupturas de sentidos da fotografia na teleficção brasileira. REVISTA IMAGOFAGIA , 2018.

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Desterritorializações de sentidos na teledramaturgia brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. ; BIANCHI, G. S. . Teledramaturgia Brasileña: rupturas, desterritorialid y reterritorialidad de sentidos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. ; H.M.MENDONCA, B. . Dublagem transcriada: o processo de tradução do anime One Punch Man. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. . As travessias entre linguagens na recriação televisual de Dom Casmurro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. . Dissolvendo fronteiras: as tradutibilidades e as intradutibilidades que atravessam a teledramaturgia brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Uma cartografia da obra televisual de Luiz Fernando Carvalho: o processo teórico-metodológico deste mapa desdobrável. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. ; SANTOS, A. T. . Los límites de la publicidad audiovisual en la era de conexión. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Palestra sobre o Livro Tecendo rupturas - o processo da reriação televisual de Dom Casmurro - AsAECA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Rupturas de sentidos y procesos explosivos en la teledramaturgía brasileña contemporánea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Apresentação do Livro Tecendo Rupturas - o processo da recriação televisual de Dom Casmurro - Alaic. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSARIO, N. M. ; COCA, A. P. . A memória na ficção seriada televisual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. ; SANTOS, M. S. . Las rupturas de sentido en la teledramaturgia brasileña contemporánea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. ; SANTOS, M. S. . Vinheta de abertura de 'Roque Santeiro': a esfera simbólica do início do período redemocrático do país configurada diariamente na TV.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Rupturas de Linguagem na Teledramaturgia Brasileira Contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. . Desdobramentos da ficção seriada televisual em múltiplas telas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. ; ALMEIDA, G. F. . Realismo, efeitos do real e mecanismos de representação em Surburbia.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. ; PEREIRA, M. R. ; SILVA, J. A. ; SOMARIVA, M. ; SANTOS, F. A. S. . Uma cartografia das rupturas de sentidos do corpo midiático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. . Apresentação do Livro Tecendo Rupturas - o processo da recriação televisual de Dom Casmurro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. ; FONSECA, P. C. . Rastros de telerrecriação na dramaturgia brasileira contemporânea. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. ; SILVA, A. L. . Percursos narrativos na era da convergência: o caminho traçado pela série Latitudes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. ; SANTOS, A. T. . Formatos de ficção seriada televisual: tradições e perspectivas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Entre diálogos: a literatura através da TV na microssérie Capitu. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. ; H.M.MENDONCA, B. . A segunda tela: a internet como extensão das narrativas televisuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COCA, A. P. . A narrativa dos fait divers no filme Um conto chinês. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. ; H.M.MENDONCA, B. . Segunda tela: a internet pervasiva como possibilidade de extensão dos conteúdos televisuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COCA, A. P. . Capitu: uma nova maneira de se relacionar com a televisão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. ; SANTINI, A. L. . Cheias de charme: uma nova maneira de consumir a telenovela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COCA, A. P. . Afinal, o que querem as mulheres?: uma experiência transmídia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COCA, A. P. . As subversões cronotópicas na microssérie Capitu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. . As narrativas ficcionais no ciberespaço. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COCA, A. P. . Processos de telerrecriação na ficção seriada da TV aberta brasileira: uma cartografia das rupturas de sentidos na obra de Luiz Fernando Carvalho. Porto Alegre: UFRGS, 2017 (Tese de Doutorado).

  • COCA, A. P. . Tecendo Rupturas: o processo da recriação televisual de Dom Casmurro 2013 (Dissertação de Mestrado).

  • ARAUJO, M. ; MACEDO, R. P. ; COCA, A. P. . Saber Fazer 2011 (Apresentação Anuário Saber 2011).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COCA, A. P. . Avaliadora de Artigos para as DT´s (Divisões Temáticas) do Intercom Sul 2018. 2018.

COCA, A. P. . Parecer para a Chasqui. Revista Latinoamericama de Comunicación. CIESPAL.. 2018.

COCA, A. P. . Parecer para a Chasqui. Revista Latinoamericama de Comunicación. CIESPAL.. 2017.

COCA, A. P. . Avaliadora de artigos para o Intercom Júnior no XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte. 2017.

COCA, A. P. . Avaliadora de artigos para o Intercom Júnior no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. 2017.

COCA, A. P. . Avaliadora de artigos para o Intercom Júnior no 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - DT4 - Comunicação Audiovisual.. 2017.

COCA, A. P. . Avaliadora de Relatos de Experiência para o II Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil. 2017.

COCA, A. P. . Avaliadora do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul. 2016.

COCA, A. P. . Parecer para a Chasqui. Revista Latinoamericama de Comunicación. CIESPAL.. 2016.

COCA, A. P. . Avaliadora de Trabalhos para XXI Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. 2016.

COCA, A. P. . Avaliadora de Artigos para o Intercom Júnior no XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016.

COCA, A. P. . Coordenação da Mesa de Apresentação de Livros - Meios de Comunicação na Era Digital - Alaic 2016. 2016.

COCA, A. P. . Parecerista dos Artigos enviados ao GT 8 - Narrativas, Entretenimento, Tecnologia do SEMIC - Seminário de Mídia e Cultura. 2016.

COCA, A. P. . Avaliadora de Artigos para o GT - Narrativas, entretenimento e tecnologia no VIII Seminário de Mídia e Cultura -SEMIC.. 2016.

COCA, A. P. . Avaliadora do Intercom Júnior do XVI Intercom Sul. 2015.

COCA, A. P. . Avaliadora do Intercom Júnior - Categoria Cinema e Audiovisual no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015.

COCA, A. P. . Avaliadora do Intercom Júnior - Categoria Rádio, TV e Internet no XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2015.

COCA, A. P. . Parecerista do VIII Coneco/XII PosCom. 2015.

COCA, A. P. . Parecerista do livro - Pesquisa e Graduação: desafios e experiências no campo da comunicação.. 2015.

COCA, A. P. . Parecer para a Chasqui. Revista Latinoamericama de Comunicación. CIESPAL.. 2015.

COCA, A. P. . Parecer para Revista Comunicação: reflexões, experiências, ensino. 2015.

COCA, A. P. . Parecerista do VII Coneco - Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação. 2014.

COCA, A. P. . Produção Universitária ganha prêmio nacional. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

COCA, A. P. . Produção e Direção dos Quadros de Teledramaturgia 'SBT Dicas' exibidos na programação do SBT.. 2008.

COCA, A. P. . Direção do Programa de TV 'Vinte e Um', apresentado por Sílvio Santos no SBT.. 2007.

COCA, A. P. . Direção e Produção. Programa de TV 'Ver para Crer'. Reportagens Internacionais de Curiosidades, apresentado por César Filho e Celso Portiolli no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).. 2006.

COCA, A. P. . Programa Jornalístico 'SBT Notícias Breves'. 2005.

COCA, A. P. . Editora-chefe do 'Jornal do SBT' (2003-2005).. 2005.

COCA, A. P. . Editora-chefe do 'Jornal do SBT Manhã'. 2003.

COCA, A. P. . Editora de Textos da Revista Eletrônica 'Matéria Pública' (2000-2003). Fundação Padre Anchieta. 2000.

COCA, A. P. . Editora de Textos dos plantões do 'Jornal da Cultura'. Fundação Padre Anchieta.. 2000.

COCA, A. P. . Produção e Edição dos Programas da grade de programação da TV São Paulo. TV da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo.. 1997.

COCA, A. P. . Telerrecriação - Site desenvolvido para expor as pesquisas realizadas pela Profa. Dra. Adriana Pierre Coca sobre os aspectos teóricos e metodológicos acerca das rupturas e reconfigurações de sentidos na teledramaturgia brasileira contemporânea pelo viés da Semiótica da Cultura.. 2018; Tema: Teledramaturgia Brasileira. (Site).

COCA, A. P. . Telerrecriação - Blog vinculado ao site de mesmo nome produzido para compartilhar conteúdos relacionados à teledramaturgia, especialmente, a ficção seriada da TV aberta brasileira, mas também se volta para outros textos culturais, sendo um espaço aberto para a discussão acerca das linguagens.. 2018; Tema: Teledramaturgia Brasileira. (Blog).

COCA, A. P. . Fotografia televisual: cânones e rupturas. 2018; Tema: Fotografia na Televisão. (Blog).

COCA, A. P. . Telerrecriar: um modo crítico e criativo de se pensar e produzir televisão. 2018; Tema: Produção e Criação na televisão. (Blog).

COCA, A. P. . As regularidades da cenografia na TV. 2018; Tema: Cenografia na Televisão. (Blog).

COCA, A. P. . Irregularidades cenográficas em Hoje é dia de Maria. 2018; Tema: Cenografia Televisual. Rupturas de Sentidos na TV.. (Blog).

COCA, A. P. . Un cuento chino, uma narrativa contada em fait divers. 2018; Tema: Cinema, Fait divers, Narrativa. (Blog).

COCA, A. P. . A perspectiva cartográfica e a pesquisa em comunicação. 2018; Tema: Metodologia de pesquisa; Cartografia; Investigação em Comunicação.. (Blog).

COCA, A. P. . Anamorfoses corporais audiovisuais: a caso de Capitu. 2017; Tema: Anamorfoses na ficção seriada televisual. (Blog).

COCA, A. P. . Corpos animados na teledramaturgia brasileira. 2017; Tema: Teledramaturgia e Animação. (Blog).

COCA, A. P. . Cão sem plumas: corpos em movimento no palco, na tela e atravessados por poesia. 2017; Tema: Dança; Audovisual; Poesia.. (Blog).

COCA, A. P. . Uma reflexão sobre o corpo e a vida. 2015; Tema: Artes Visuais, corporalidade, cultura.. (Blog).

COCA, A. P. . Her: um futuro que se aproxima. 2014; Tema: Comunicação ubiqua; Cinema.. (Blog).

COCA, A. P. . A fotografia filosófica de Atta Kim. 2014; Tema: Fotografia, Corporalidades.. (Blog).

COCA, A. P. . O diário fotográfico de Jen Davis. 2014; Tema: Fotografia, Corporalidades.. (Blog).

COCA, A. P. . O olhar marginal de Diane Arbus. 2014; Tema: Fotografia, Corporalidades.. (Blog).

COCA, A. P. . A crueza realista dos corpos retratados por Lucian Freud. 2014; Tema: Pintura; Corporalidades.. (Blog).

COCA, A. P. ; ROSARIO, N. M. ; DAMASCENO, A. ; PAULI, T. ; RISSE, L. . Laboratório de Análise Audiovisual - rupturas da linguagem no cinema, na TV e na internet.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

COCA, A. P. . Oficina de Telejornalismo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COCA, A. P. . Diretas 30 anos. 2013 (Documentário).

COCA, A. P. . Lipdub UP. 2012 (Videoclipe).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    CORPORALIDADES NA VIDA COTIDIANA: UM ESTUDO DE TEXTOS CULTURAIS DO CORPO, Descrição: A proposta do presente projeto busca investigar os modos de constituição da linguagem do corpo em textos culturais articulados no ambiente cotidiano, buscando perfilar a configuração de suas modelizações, as desterritorializações de sentidos, a construção de semioses, a identificação de regularidades. Por outras palavras, a implementação desse projeto visa uma aproximação instrumental dos modos de comunicação do corpo, afim de estudar a forma e o funcionamento de seus códigos, suas regularidade, irregularidade, continuidades e descontinuidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Adriana Pierre Coca - Integrante / Nísia Martins do Rosário - Coordenador / Tainan Pauli - Integrante / Mariana Somariva - Integrante / Maurício Rodrigues Pereira - Integrante / Felipe André Schutz Santos - Integrante / João Batista - Integrante / Demétrio Pereira - Integrante / Ricardo de Jesus Machado - Integrante / Marina Bitencourt - Integrante / Gisele Endres - Integrante / Hayane Telles - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CORPOS EM DISSECACAO: A DECODIFICACAO DOS SENTIDOS NAS CORPORALIDADES, Descrição: Além de estudar os processos de significação do corpo, é necessário avançar teórica e metodologicamente no delineamento de conceitos específicos da comunicação no que diz respeito a sua linguagem. É nesses aspectos que o projeto se propõe a avançar e encontra sua relevância científica. Para tal, propõe-se a dissecar imagens que permitam comparar textos, códigos, modelizações, traduções e ressignificações, no ambiente midiático audiovisual. Nessa perspectiva, entende-se poder contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a linguagem do corpo na comunicação, mas sobretudo propor uma inovação no âmbito das metodologias de compreensão dessa temática, na área da comunicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adriana Pierre Coca - Integrante / Nísia Martins do Rosário - Coordenador / Lisiane Machado Aguiar - Integrante / Marina Bittencourt - Integrante / Tainan Pauli - Integrante / Mariana Somariva - Integrante / Maurício Rodrigues Pereira - Integrante / Felipe André Schutz da Silva - Integrante / Angela Longo - Integrante / João Batista - Integrante / Demétrio Pereira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    ARTE Y POLÍTICA. SENSIBILIDADES Y RAZONES CRÍTICAS - (CLACSO)., Descrição: En este grupo de trabajo de lo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) proponemos entonces, re-problematizar las convenciones y prejuicios propios de los discursos canónicos y homogenizantes que entienden el acto estético escindido de sus relaciones políticas y sociales, y que impiden un disfrute totalizador de la mencionada propiedad gnoseológica de la obra de arte. Esto quiere decir también que habrá que incluir en el análisis al rol de la crítica. Consideramos que todo proceso cultural contiene formas dinámicas, notaciones y convenciones que determinan ciertos rasgos dominantes y establecidos. Consideramos que todo proceso cultural contiene formas dinámicas, notaciones y convenciones que determinan ciertos rasgos dominantes y establecidos. Un análisis histórico que aborde la multidimensionalidad temporo-espacial de los procesos sociales es necesario para reconocer en cada punto las complejas interrelaciones que existen entre los movimientos y las nuevas tendencias que se van abriendo, tanto dentro de lo que llamamos las condiciones de producción como las de distribución y consumo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (16) . , Integrantes: Adriana Pierre Coca - Integrante / Lía Gomez - Coordenador / Eliseo Colón - Integrante / Natalia Aguerre - Integrante / Paola Chaparro Borja - Integrante / Marcia de Noronha Santos Ferran - Integrante / Carlos Del Valle Rojas - Integrante / Andrea Del Pilar F. Hurtado - Integrante / Erick A. G. Aranguren - Integrante / Franco Valentín Jaubet - Integrante / Daniela Lucena - Integrante / Carlos Ossoa - Integrante / Pablo Piedras - Integrante / Denis Trindade - Integrante / Maria del Carmen Valdez - Integrante / Carlos Vallina - Integrante.

  • 2015 - 2016

    PUBLICIDADE, PROPAGANDA, ALTERIDADE E CIDADANIA: ESTRATÉGIAS TRANSMETODOLÓGICAS DE ANÁLISE DA DIVERSIDADE NOS CONTEXTOS DE MUDANÇA ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL E DA ESPANHA., Descrição: O projeto de pesquisa, aprovado pelo PROGRAMA CAPES/DGPU nº 40/2014, tem como foco investigativo os sentidos construídos pela publicidade e propaganda televisivas em relação à diversidades e a alteridades socioculturais relativas a gênero, etnicidade, nacionalidade e fenótipos e as significações e apropriações realizadas por sujeitos socioculturalmente diversos, buscando pensar essa problemática na perspectiva da construção da cidadania comunicativa intercultural. A investigação se realizará em dois contextos, o espanhol e o brasileiro, que contemporaneamente passam por processos de mudanças sociomidiáticas apresentando, também, distinções em termos de configurações socioculturais. No decorrer da pesquisa pretendemos realizar um aprofundamento de perspectivas teóricas para fundamentar a investigação da referida problemática, com foco nos conceitos de publicidade e propaganda, recepção, cidadania comunicativa intercultural, diversidade cultural e alteridade. Como eixo estratégico epistemológico trabalharemos a perspectiva transmetodológica como concepção e orientação colaborativa que permita o conhecimento, intercâmbio, experimentação e confrontação de metodologias para a realização da investigação proposta. Nessa linha, pretendemos realizar experimentações metodológicas aproveitando as experiências dos grupos de pesquisa PROCESSOCOM (UNISINOS), MIGRACOM (UAB) e PRAGMA (UFRN) no desenvolvimento da pesquisa, em perspectivas transmetodológicas e multimodais. Nosso propósito é problematizar a propaganda e a publicidade brasileira e espanhola no que se refere a formas de incorporação da alteridade e da diversidade sociocultural em campanhas publicitárias audiovisuais veiculadas na TV aberta nos respectivos países. Trabalhamos com a hipótese de que imperam na propaganda e na publicidade fenótipos, estéticas, identidades e modos de ser caucasiano-ocidentais que não correspondem à diversidade social e cultural existente nos respectivos países. Entendemos a publicidade e a propaganda como elementos relevantes da institucionalização midiática, capazes de colaborar para o estabelecimento de determinada ordem social por meio da simplificação de seus significados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adriana Pierre Coca - Integrante / Nísia Martins do Rosário - Integrante / Lisiane Machado Aguiar - Integrante / Alberto Efendy Maldonado - Integrante / Laura Wottrich - Integrante / Jiani Adriana Bonin - Coordenador / Tainan Pauli - Integrante / Nicolás Lorite García - Integrante / Tais Flores da Mota - Integrante / Marina Zoppas de Albuquerque - Integrante / Lisabete Coradini - Integrante / Andres Kolikoske Teixeira - Integrante / Lívia Freo Saggin - Integrante / Maria Angela Pavan - Integrante / Felipe Gue Martini - Integrante / Thais Costa Cardoso - Integrante / Francisco Gilberto Silva de Oliveira - Integrante / Odlinari Ramon Nascimento da Silva - Integrante / Ana Paula de Barros Ferreira - Integrante / Juciano de Souza Lacerda - Integrante / Hélio Ronyvon Gomes Rocha - Integrante.

  • 2013 - 2016

    CORPOS EM EXPLOSÃO: RUPTURAS E RECONFIGURAÇÕES DE SENTIDOS NAS CORPORALIDADES, Descrição: Parte-se do pressuposto de que os corpos são essencialmente geradores de sentidos e têm intenso potencial para produzir semioses ilimitadas, inclusive promovendo cisões e rearticulação de significados. Ocorre com frequência, principalmente na mídia, a multiplicação de configurações de sentidos de um mesmo corpo dependendo de onde e de como ele seja apresentado , o qual vai assumindo diversos significados articulados em variáveis personagens . Dessa forma, o projeto planeja investigar aspectos teóricos e metodológicos das rupturas de sentidos em corpos de sujeitos midiatizados, utilizando o conceito de explosão de Lotman (Semiótica da Cultura). Para tanto, um percurso que se delineia como relevante é o entendimento das redes de significações articuladas por esses corpos. A pesquisa empírica utilizará a cartografia para traçar mapas dinâmicos das redes de significação dos corpos de sujeitos que previamente são reconhecidos como articuladores da explosão, que serão chamados de corpos em explosão. A princípio, a coleção de corpos em explosão a ser examinada deverá se constituir em duas ordens de sujeitos midiatizados. A primeira diz respeito àqueles em que a explosão é bastante evidente: estrelas midiáticas que alteram constantemente seus sentidos (Michael Jackson, Lady Gaga); sujeitos que romperam com os sentidos de sexualidade, como transformista e/ou transexuais (Lea T, Tammy Miranda). A segunda ordem se constitui de sujeitos midiatizados em que a explosão aparece mais como reconfiguração de sentidos: personagens de ficção que provocam rupturas em relação a personagens anteriores em remake de filmes; personagens que se midiatizam na internet (sujeitos que representam a si mesmos na internet) provocando cisões com os sentidos convencionais de si (como em jogos on line na criação de avatares; em redes sociais na criação de perfis; em vídeos e em blogs). Os marcos conceituais fundantes da pesquisa são: explosão, corporalidades, redes de significação, cartografia. Eles estão organizados em consonância com quatro áreas transdisciplinares à comunicação: a semiótica da cultura (com as noções de texto; códigos; semiosfera; fronteira; explosão); a antropologia (com a compreensão da linguagem corporal); a filosofia (com os conceitos de rizoma; cartografia; dispositivo; virtual e atual); a imagem (como entendimento de linguagem imagética inter-relacionando fotografia e audiovisual).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adriana Pierre Coca - Integrante / Nísia Martins do Rosário - Coordenador / Guilherme Almeida - Integrante / Lisiane Machado Aguiar - Integrante / Alex Ferreira Damasceno - Integrante / Lorena Risse - Integrante / Carlise Duarte - Integrante / Matheus Felipe Ferreira - Integrante / Renata Mansque - Integrante / Danielle Miranda - Integrante / Marina Bittencourt - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Indicação Prêmio de Teses e Dissertações do 23º Encontro Anual da Compós, Compós.

2013

Orientadora: Melhor Artigo Científico - PP Awards 2013, Universidade Positivo.

2013

Orientadora: Prêmio EXPOCOM Nacional - Practice Melhor Agência Experimental de Publicidade, INTERCOM.

2013

Orientadora: Prêmio EXPOCOM Regional Sul - Practice Melhor Agência Experimental de Publicidade, INTERCOM.

2012

Festival Lipdub Brasil, Lipdub Brasil.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidad Nacional de La Plata

    Vínculo: Pesquisadora Convidada, Enquadramento Funcional: Integrante de Projeto de Pesquisa

  • 2014 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/DS

    Outras informações:
    Estágio Docência na disciplina - Seminário de Audiovisual com foco nas Narrativas ficcionais da TV no ciberespaço em 2014/2 e Co-orientações de TCCs, como parte do estágio docente. Participação no Curso de Extensão - Laboratório de Análise Audiovisual: rupturas de linguagem no cinema, na TV e na internet. Módulo ministrado: Rupturas de sentidos e processos explosivos na teledramaturgia contemporânea em 2015/2. Co-orientação de 12 (doze) TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) durante o curso de doutorado.

    Atividades

    • 03/2014 - 11/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 11/2017

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Audiovisual

  • 2010 - 2013

    Universidade Positivo

    Vínculo: Professor Assistente, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2010 - 06/2013

      Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Telejornalismo II, Telejornalismo III

    • 01/2010 - 06/2013

      Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Publicitária em TV I, Produção Publicitária em TV II, Produção Publicitária em TV III, Fotografia, Produção TCC

  • 2003 - 2008

    SBT - Sistema Brasileiro de Televisão

    Vínculo: Empresa Privada, Enquadramento Funcional: Direção e Produção de TV, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelos programas de entretenimento "21" e "Ver para Crer" da Produção do Núcleo PSS - Programa Silvio Santos e editora-chefe do Jornal do SBT durante o período mencionado.

  • 2000 - 2003

    Fundação Padre Anchieta

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Edição de Texto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Edição de Texto da Revista Eletrônica "Matéria Pública" e do "Jornal da Cultura"

  • 1997 - 2000

    TV São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Edição de Texto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Edição de Texto dos programas da grade de programação da TV São Paulo, a TV da Câmara de Vereadores de São Paulo

  • 2012 - 2013

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda

    Atividades

    • 03/2012 - 11/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , PPGCOM - Comunicação e Linguagens, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal de Goiás

    Vínculo: Integrante de Núcleo de Pesq., Enquadramento Funcional: Pesquisadora Convidada

    Outras informações:
    Pesquisadora convidada para participar do Núcleo de Pesquisa de Ficção Seriada Televisiva liderado pelo Prof. Dr. Alexandre Tadeu dos Santos.

  • 1993 - 1993

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsa PAE PROEX [atende inciso XI do art. 2o RUNESP 49, de 8-709]. Orientação: Pelópidas Cypriano de Oliveira. Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP.