Davi Jefferson Araújo da Silva

Graduando em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina de Grande, campus Cajazeiras, Paraíba. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2018-2020. Atualmente é participante do grupo de estudos MEDIAÇÃO e do Grupo de Estudos em Discurso, Semiótica e Ensino (GEDISEEN). Interessa-se por Semiótica Discursiva e Análise do Discurso.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa (21310210)

2017 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2014

Escola Estadual Zila Mamede

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2021 - 2021

METODOLOGIAS DA ANÁLISE DO DISCURSO NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2021 - 2021

Introdução à Semiótica Greimasiana. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2021 - 2021

Curso Intensivo Semiótica das Paixões. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Univerdade de São Paulo, FFLCH - USP, Brasil.

2019 - 2019

Produção de TCC: do projeto de pesquisa à normalização. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2018 - 2018

SEMIÓTICA E ENSINO: POR LEITURAS PRODUTIVAS NA SALA DE AULA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

2018 - 2018

Cultura, história e memória nas letras da música popular brasileira. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Antes da pandemia: memória e identidade numa perspectiva semiótica. 2021. (Outra).

II CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E LITERATURA: SABERES, LINGUAGENS E ENSINO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).

Fundamentos e desdobramentos da linguística cognitiva. 2020. (Outra).

I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP-UFCG). 2020. (Outra).

II Simpósio de Línguas do Instituto Federal da Paraíba. 2020. (Simpósio).

VARIAÇÃO SINTÁTICA E O CONTINUUM FALA-ESCRITA: O TRATAMENTO DA NORMA NO "ENSINO DE GRAMÁTICA EM TRÊS EIXOS". 2020. (Outra).

VII Encontro do Pibid I Encontro do Residência Pedagógica.REFLEXÕES DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DO CONTO LITERÁRIO. 2019. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, D. J. A. ; LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de . ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO ?O PÃO DO DIABO?, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. In: CABRAL, Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira; UCHÔA, Sayonara Abrantes de Oliveira (Org.).. (Org.). Estudos linguísticos e formação de professores para o ensino de línguas. 1ªed.Cajazeiras-PB: IDEIA ? Inst. De Desen. Educ. Interd. e Aprendizagem, 2020, v. , p. 90-101.

  • SILVA, D. J. A. ; LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de . ANÁLISE SEMIÓTICA DO CONTO 'O PÃO DO DIABO', DE CARLOS DRUMMOND. In: II Simpósio de Línguas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2020, Cajazeiras. Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeiras. João Pessoa: IFPB, 2020.

  • DUARTE, Mayara Benevenuto ; SILVA, D. J. A. ; LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de . Consciência crítica de trabalho e alienação em O operário em construção, de Vinicius de Moraes. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, D. J. A. ; LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de . Análise semiótica do conto 'o pão do diabo', de Carlos Drummond. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    VALORES DE IDENTIDADE POPULAR EM NARRATIVAS ORAIS NA VOZ DE CONTADORES NORDESTINOS SOB A PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Nazareth de Lima Arrais em 30/10/2020., Descrição: Descrição: Este projeto de pesquisa propõe analisar e descrever os valores de identidade popular subjacentes às narrativas orais de expressão popular como aspectos potencializadores para a formação do leitor de educação básica. Com essa análise, queremos saber quais são esses valores presentes nessas histórias que contribuem para o despertar da leitura literária na educação básica. Partimos da ideia de que essas histórias veiculam crenças, costumes e tradições que caracterizam a comunidade por onde passa. Fundamenta-se na na Semiótica do Discurso (GREIMAS; COURTÉS, 2008), podendo agregar olhares da semiótica tensiva (FONTANILLE, 2008) e da semiótica das culturas (RASTIER, 2010); na oralidade (ZUNTHOR, 1993) e no conto popular (LIMA ARRAIS, 2011; PATRINI, 2005), bem como outros autores que seguem a mesma discussão teórica. É um projeto PIBIC, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Discurso, Semiótica e Ensino, da UFCG, Campus de Cajazeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Davi Jefferson Araújo da Silva - Integrante / Maria Nazareth de Lima Arrais - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina Texto e Discurso, Carga horária: 12

Outras informações:
Desenvolveu, pelo Programa de Monitoria da Universidade Federal de Campina Grande, a atividade de monitor da disciplina de Texto e Discurso, em que desenvolveu trabalhos como monitoria aos alunos do 1 período do curso de Letras (Português e Inglês); aulas de revisão de conteúdos; produção de material de conteúdos relacionados à disciplina Texto e Discurso (slides, resumos, resenhas etc); organização de debates etc.

2018 - 2020

Escola Cidadã Integral Técnica Cristiano Cartaxo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Através do subprojeto de língua portuguesa, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, desenvolvemos a atividade de docência compartilhada, em que planejávamos e ministrávamos aulas a alunos do 1 e 2 anos do ensino médio técnico, na modalidade integral de ensino. Desenvolvemos, também, projetos nas eletivas: a rádio na escola, oficinas de escrita jornalística e criação de blog e perfis jornalísticos nas redes sociais.