Ana Sáskya Vaz de Araújo

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (1994). Atualmente é assessora técnica - Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Captação de Recursos para Projetos Sociais. Experiência no terceiro setor e órgão público. Capacidade de liderança (coordenação de grupos de mulheres e jovens, formação de grupo produtivo e educação de adultos); habilidade na facilitação de trabalhos em grupo; experiência em gestão social, gestão de projetos, planejamento participativo. Participou, sendo delegada em 2006, da I Conferência Nacional de Economia Solidária, e no trabalho de Política de Proteção à criança e ao Adolescente. Na Coordenação da Associação Familiar do Parque Água Fria foi auditada pelas empresas BDO/TREVISAN Auditores Independentes e Ernest & Young Terco. No setor público atuou como Orientadora de Células das Coordenadorias de Empreendedorismo - COEMP e da Promoção do Trabalho e Renda- CPTR, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social-STDS do Estado do Ceará. Atuou como fonoaudióloga no Hospital da Polícia Militar do Ceará na implementação do setor, acompanhamento a pacientes de leito, avaliação, diagnóstico e habilitação de pessoas com patologias fonoaudiológicas; bem como na clínica Novo Sete na avaliação, diagnóstico, habilitação e acompanhamento de pessoas deficientes.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2014 em Psicologia Social e Comunitária

2012 - Interrompido

Faculdade de Tecnologia Intensiva
Ano de interrupção: 2014

Graduação em Fonoaudiologia

1989 - 1994

Universidade de Fortaleza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Políticas Públicas de Combate à Pobreza. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, ., Brasil.

2014 - 2014

Técnicas de Negociação de Conflitos. (Carga horária: 20h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, ., Brasil.

2014 - 2014

Atualização da Legislação e Procedimentos do Empreendedor Individual. (Carga horária: 6h). , Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado do Ceará, SEBRAE/CE, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação para Multiplicadores em Saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação Econômica de Projetos Sociais. (Carga horária: 72h). , Fundacão Itau Social, ITAU SOCIAL, Brasil.

2009 - 2009

Educação Emocional: O Professor e a Sala de Aula. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2009 - 2009

Elaboração de Projetos Sociais. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2008 - 2008

Desenvolvimento Institucional e organizacional de Entidades Comunitárias. (Carga horária: 40h). , Associação Vida Brasil, ., Brasil.

2007 - 2007

Aperfeiçoamento de Lideranças e Gestores Sociais. (Carga horária: 64h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - CE, SENAC/CE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Formação~Política para Cidadania. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2005

Como Elaborar e Avaliar Projetos Sociais. (Carga horária: 8h). , Faculdade Integrada do Ceará, FIC, Brasil.

2003 - 2003

Formação Continuada para Professor. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2003 - 2003

A Arte de Facilitar a Dinâmica da Vida em Grupo. (Carga horária: 60h). , Ponto de Apoio - Assessoria e Negócios, ., Brasil.

1999 - 1999

Relações Interpessoais no Desenvolvimento de Equipes. (Carga horária: 16h). , Vem Ser Consultoria, ., Brasil.

1996 - 1996

Curso Teórico-Prático de Laringe e Voz. (Carga horária: 8h). , Sociedade Cearense de Otorrinolaringologia e Endoscopia Peroral, SCORLEP, Brasil.

1996 - 1996

O Bebê de Risco - Uma Abordagem Transdisciplinar da Intervenção Precoce à H. (Carga horária: 8h). , Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce, NUTEP, Brasil.

1994 - 1994

Fisiopatologia da Voz. (Carga horária: 40h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

1993 - 1993

Fonoaudiologia. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Ondontologia, ABO, Brasil.

1990 - 1990

Abordagem da Educação do Deficiente Auditivo. (Carga horária: 16h). , Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo, APADA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social / Subárea: Captação de Recursos para Projetos Sociais.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fonoaudiologia / Subárea: Fonaudiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, A. S. V. . Fonoaudiologia Escolar. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, A. S. V. . Fonoaudiologia Escolar. 1993. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO, A. S. V. . Fonoaudiologia Escolar. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARAÚJO, A. S. V. . Cidadania e Políticas Públicas - Formação e Valorização do Pescador de Lagosta. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAÚJO, A. S. V. . Economia Solidária - Formação e Valorização do Pescador de Lagosta. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARAÚJO, A. S. V. . Brasil Alfabetizado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAIVA, J.O.S ; RIBEIRO, V.M ; SALES, A.P.F. ; ARAÚJO, A. S. V. ; NOGUEIRA, A. M. V. ; MARTINS, R.J. ; JUNIOR, A.C.C. ; FREITAS, I.M. . Elaboração do Novo Modelo de Gestão da Coordenadoria de Promoção de Trabalho e Renda - CPTR da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS. 2014.

PAIVA, J.O.S ; SALES, A.P.F. ; ARAÚJO, A. S. V. ; BARROSO, E.V. ; MARTINS, R.J. ; SOUSA, C.A. ; CARVALHO, F.C. ; MOURA, J.G.P. . Elaboração do Plano de Ações do PRONATEC/STDS. 2014.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Núcleo de Estudos e Pesquisas do Nordeste

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Assessora Técnica

2015 - 2016

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientadora de Célula, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu cargo de Direção e Assessoramento de provimento em comissão, da Célula de Educação Social e Profissional, ligada à Coordenadoria de Trabalho da STDS, dos projetos: Primeiro Passo - Jovem Aprendiz, Primeiro Passo - Jovem Estagiário, Criando Oportunidades, Juventude Empreendedora, Garantindo Acessibilidade, e equipamentos: Centro de Inclusão Tecnológica e Social - CITS e Escola de Vida, Sabor e Arte - EVISA

2013 - 2014

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Orientatora de Célula, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Exerceu cargo de Direção e Assessoramento de provimento em comissão, da Célula de Apoio ao Empreendedorismo Individual ligada à Coordenadoria de Empreendedorismo da STDS, realizando monitoramento, acompanhamento e avaliação dos projetos Eu Empreendedor, Eu Empreendedora e Unidade Móvel de Empreendedorismo, bem como função de Secretária Técnica do Fórum Estadual da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte do Ceará.

2003 - 2012

Associação Familiar do Parque Água Fria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral e Educadora Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu função de Educadora Social, atuando na formação de lideranças comunitárias, acompanhamento familiar, avaliação e sistematização de dados familiares, e alfabetização de adultos. Em seguida assumiu a gerência institucional desenvolvendo atividades no setor administrativo-financeiro, sendo auditada por BDO/ Trevisan Auditores Independentes e Ernest & Young Terco. realizou elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos sociais, e gestão de recursos humanos.

1995 - 2000

Associação Familiar do Parque Água Fria

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou na realização de palestras sobre Prevenção Fonoaudiológicas e Fonoaudiologia Escolar para educadores e pais, na implementação do Setor de Fonoaudiologia na Instituição , acompanhamento de pacientes portadores de patologias fonoaudiológicas, orientação familiar, orientação `equipe de educadores da instituição.

2003 - 2006

Projeto Familiar do Jardim São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 40

Outras informações:
Exerceu função de Educadora Social, atuando na formação de lideranças comunitárias, acompanhamento familiar, avaliação e sistematização de dados familiares, bem como alfabetização de adultos.

1995 - 2000

Projeto Familiar do Jardim São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuou na realização de palestras sobre Prevenção Fonoaudiológicas e Fonoaudiologia Escolar para educadores e pais, na implementação do Setor de Fonoaudiologia na Instituição , acompanhamento de pacientes portadores de patologias fonoaudiológicas, orientação familiar, orientação `equipe de educadores da instituição.

1994 - 1995

Hospital da Polícia Militar do Ceará

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como fonoaudióloga no Setor de Fonoaudiologia do HPM na reabilitação de pacientes portadores de patologias fonoaudiológicas, e orientação familiar; bem como, no acompanhamento à pacientes de leito com as devidas orientações à familiares e profissionais.

1991 - 1994

Hospital da Polícia Militar do Ceará

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária de Fonoaudiologia, Carga horária: 8

Outras informações:
Atuou como estagiária no acompanhamento de pacientes portadores de distúrbios na fala, voz, linguagem e audição; orientação familiar, orientação e suporte aos educadores da creche-escola da Polícia Militar do Ceará; e, acompanhamento a pacientes de leito do hospital; bem como na implementação do Setor de Fonoaudiologia do HPM.

1995 - 2000

Clínica Novo Sete

Vínculo: Profissional Autônoma, Enquadramento Funcional: Fonoaudióloga

Outras informações:
Atuo com fonoaudióloga no atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos com patologias fonoaudiológicas, bem como, pessoas com deficiências. Além do acompanhamento aos educadores escolares da escola voltada para crianças, adolescentes e jovees com deficiências.

1993 - 1993

Centro de Educação Especial do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12

Outras informações:
Atuou como estagiária na avaliação, diagnóstico e tratamento de pacientes com patologias fonoaudiológicas, portadores de deficiências; acompanhamento e orientação familiar, bem como estudos de casos realizado com equipe multidisciplinar.