Ronei de Souza Negreiros

Formado como Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Campus Maués- IFAM. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Amazonas -UEA. Experiência na área de Educação, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, promovida em parceria com a CAPES com duração de 1 ano, com bolsa. Tem experiência em Química Geral l e Química Orgânica l, ambos pelo Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA, com ênfase em atendimentos em libras para alunos surdos. Especialista em Biologia e Química pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA. Mestre em Química de Transformações de Moléculas Orgânicas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - Manaus em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Atualmente cursando Doutorado em Química de Produtos Naturais e Biomoléculas pela UFAM em conjunto com o INPA com projeto intitulado: ESTUDO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ANTIPLASMODICA DE Simaba cedron PLANCHON (SIMAROUBACEAE)

Informações coletadas do Lattes em 25/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de pós graduação em Química

2022 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: Estudo da composição química e atividade antiplasmódica de Simaba Cedron Planchon (Simaroubaceae)
Adrian Martin Pohlit.

Mestrado em Química

2020 - 2022

Universidade Federal do Amazonas
Título: Isolamento dos ácidos 3-acetóxi-copálico e 3-hidróxi-copálico da fração não volátil do óleo-resina de copaíba (Copaifera spp. L. - Fabaceae) e semissíntese de derivados., Ano de Obtenção: 2022
Adrian Martin Pohlit.Coorientador: Edizon Veiga Lopes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Pós-Graduação Lato-sensu Especialização Biologia e Química

2019 - 2020

Faculdade São Marcos
Título: CARTAS DE QUÍMICAS EM LIBRAS: ENSINANDO FUNÇÕES INORGÂNICAS PARA ALUNOS SURDOS
Orientador: Francisca Keila de Freitas Amoedo

Graduação em Química

2016 - 2020

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Os jogos lúdicos como recurso didático inclusivo no ensino-aprendizagem de química para estudantes surdos no Centro de Estudos Superiores de Parintins
Orientador: Rafael Jovito Souza

Formação complementar

2020 - 2020

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. (Carga horária: 192h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2019 - 2019

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. (Carga horária: 192h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2018 - 2018

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. (Carga horária: 204h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2017 - 2018

Extensão universitária em Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. (Carga horária: 448h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2017 - 2017

Programa de Monitoria da Universidade do Estado do Amazonas-UEA. (Carga horária: 192h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Participação em eventos

QUARENTEMAS. 2020. (Outra).

QUARENTEMAS. 2020. (Outra).

QUARENTEMAS. 2020. (Outra).

QUARENTEMAS. 2020. (Outra).

Semana Ciências e Tecnologia.Aula prática de Funções Químicas. 2019. (Oficina).

APRESENTAÇÃO PARCIAL DO PAIC. 2018. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.MODELOS MOLECULARES- ENSINANDO QUÍMICA ORGÂNICA. 2018. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.PARÂMETROS DA QUALIDADE DA ÁGUA. 2018. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018.JOGO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS. 2018. (Outra).

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017.ROLETA DA QUÍMICA. 2017. (Outra).

Curso Básico de Cromatografia: Coluna/CCD. 2016. (Oficina).

MINICURSO.CURSO BÁSICO DE CROMATOGRAFIA. 2016. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Marcos Batista Machado

PASSO, J. A.;MACHADO, MARCOS B; POHLIT, A.. SEMI-SÍNTESE A PARTIR DO ÁCIDO 3-HIDROXICOPÁLICO ISOLADO DO ÓLEO-RESINA DE COPAÍBA (Copaífera spp- Fabaceae). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Israel Pereira dos Santos

Estágio Curricular Obrigatório; 2016; Orientação de outra natureza; (Técnico em Agropecuária) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas; Orientador: Israel Pereira dos Santos;

Adrian Martin Pohlit

Semi-síntese a partir de substâncias isoladas do óleoresina de copaiba spp; e sua atividade antioxidante; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Rafael Jovito Souza

OS JOGOS LÚDICOS COMO RECURSO DIDÁTICO INCLUSIVO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES SURDOS NO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Rafael Jovito Souza;

Produções bibliográficas

  • NEGREIROS, RONAN DE SOUZA ; PESSOA JUNIOR, ERASMO SERGIO FERREIRA ; SOUZA, WAMBER BRONI DE ; JUSTI, JADSON ; NEGREIROS, RONEI DE SOUZA ; RAMOS, JULIANO CARNEIRO ; SILVA, ADENSILZON NUNES DA . Caracterização mineralógica de terra preta das Comunidades do Marajó e Gregostone, em Parintins, Amazonas, Brasil / Mineralogical characterization of black earth from the Marajó and Gregostone communities, in Parintins, Amazonas. Brazilian Applied Science Review , v. 4, p. 2882-2894, 2020.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Semi-síntese a partir de substâncias isoladas da óleo-resina da copaíba spp e atividade antioxidante, Descrição: O óleo de copaíba é bastante estudado por vários grupos de químicos no Brasil. Há uma grande variação de espécies de Copaifera no Amazonas e este projeto deverá se limitar a isolar algumas substâncias a partir do óleo de copaíba como os ácidos copálico, clorechínico, hardwickiico, kaurenóico (Sigma Aldrich, 95+% pureza, R$1, 664.00 / l mg) e kolavênico. Por Nesta perspectiva este projeto tem como desenvolver métodos fitoquímicos para isolar em escala (100 2000 mg) substâncias do resíduo vegetal do processo industrial de extração do óleo essencial da Copaifera L. para agregar novos valores na área da química fina e química verde através da determinação da atividade antioxidante. Reações de semi-síntese é uma ferramenta útil para obtenção de derivados de baixa disponibilidade na matriz vegetal e de alto interesse no mercado de química fina e possibilidade de potencializar a atividade antioxidante.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronei de Souza Negreiros - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador / Edizon Veiga Lopes - Integrante.