Débora Gomes Bandeira

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pós-graduanda em Direito Empresarial pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) e Bacharela em Direito pelo Centro Universitário UNDB. Integrou os grupos de pesquisa EPI (Estudos em Propriedade Intelectual e Inovação) e o Grupo de Pesquisa SIDH (Sistema Interamericano de Direitos Humanos), realizando trabalhos acadêmicos nas respectivas áreas. Possui interesse e desenvolve pesquisa nas áreas de Propriedade Intelectual, Direito e Tecnologia, Direito Empresarial, Direito Previdenciário e Direito Internacional Público.

Informações coletadas do Lattes em 06/10/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

2021 - Atual

Universidade Federal do Maranhão
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: (não definido)

Especialização em andamento em Direito Empresarial

2021 - Atual

Faculdade Única de Ipatinga

Graduação em Direito

2016 - 2020

Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Título: O ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS SOBRE A BASE DE ALCÂNTARA: a possibilidade de desenvolvimento tecnológico do setor espacial brasileiro à luz da experiência brasileira na parceria com a Ucrânia
Orientador: Heloísa Gomes Medeiros

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Colégio Militar Tiradentes

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

BANDEIRA, D. G. . III RIBAMAR. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

XV Congresso Direito UFSC. Apatridia: uma lacuna de efetividade na garantia de direitos humanos. 2021. (Congresso).

XII Encontro Acadêmico em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento. O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA sobre a Base de Alcântara e a possibilidade de desenvolvimento tecnológico do setor espacial. 2020. (Congresso).

XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. A FUNÇÃO SOCIAL DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: PERSPECTIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ABACAXI TURIAÇU NO ESTADO DO MARANHÃO. 2020. (Congresso).

XV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL. 2020. (Seminário).

III RIBAMAR: Temas Emergentes do Direito Internacional Privado. Definição de legislação aplicável em contratos internacionais: uma análise jurisprudencial sobre a autonomia da vontade frente a omissão da lei interna brasileira. 2019. (Congresso).

XIII Congresso de direito de autor e interesse público (CODAIP). A PROTEÇÃO DAS OBRAS DE GRAFITAGEM PELO DIREITO AUTORAL NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE. 2019. (Congresso).

A efetividade dos direitos humanos: entre o Direito, a política e a cultura. 2018. (Seminário).

Direito Autoral e nova Cultura Digital. 2018. (Oficina).

II RIBAMAR: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Apatridia: uma lacuna de efetividade na garantia de direitos humanos. 2018. (Congresso).

Meet up: Direito em Inovação. 2018. (Encontro).

Tráfico Internacional de Pessoas II RIBAMAR: 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 2018. (Seminário).

XII Congresso de direito de autor e interesse público (CODAIP). POSSIBILIDADES DE UM DIÁLOGO ENTRE DIREITO PATENTÁRIO E SAÚDE PÚBLICA: A PERCEPÇÃO DE UM VÍNCULO DE RECIPROCIDADE. 2018. (Congresso).

XIV Jornada Jurídica da UNDB. 2018. (Congresso).

XIII Jornada Jurídica da UNDB. 2017. (Congresso).

Foi orientado por

Heloísa Gomes Medeiros

O ACORDO DE SALVAGUARDAS TECNOLÓGICAS ENTRE O BRASIL E OS ESTADOS UNIDOS SOBRE A BASE DE ALCÂNTARA: a possibilidade de desenvolvimento tecnológico do setor espacial brasileiro à luz da experiência brasileira na parceria com a Ucrânia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Unidade de Ensino Dom Bosco; Orientador: Heloísa Gomes Medeiros;

Produções bibliográficas

  • BANDEIRA, D. G. ; SANTOS, K. J. A. ; FERREIRA, M. O. ; TRAVINCAS, A. C. T. ; FACANHA, J. C. R. F. ; BRITO, V. G. . A INSEGURANÇA JURÍDICA NO EXERCÍCIO DA PROPRIEDADE NA COMUNIDADE DA DIVINEIA. Revista de Estudos Interdisciplinares.

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . A FUNÇÃO SOCIAL DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: PERSPECTIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ABACAXI TURIAÇU NO ESTADO DO MARANHÃO. In: XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, 2021, Curitiba. ESTUDOS DE DIREITO DE AUTOR E INTERESSE PÚBLICO - ANAIS DO XIV CODAIP, 2020.

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . A PROTEÇÃO DAS OBRAS DE GRAFITAGEM PELO DIREITO AUTORAL NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE. In: XIII Congresso de direito de autor e interesse público (CODAIP), 2019, Curitiba. ESTUDOS DE DIREITO DE AUTOR E INTERESSE PÚBLICO - ANAIS DO XIII CODAIP, 2019.

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . POSSIBILIDADES DE UM DIÁLOGO ENTRE DIREITO PATENTÁRIO E SAÚDE PÚBLICA: A PERCEPÇÃO DE UM VÍNCULO DE RECIPROCIDADE. In: XII CODAIP, 2018, Curitiba. ANAIS DO XII CODAIP Congresso de Direito de Autor e Interesse Público, 2018.

  • GUIMARÃES, T. R. ; BANDEIRA, D. G. ; MEDEIROS, H. G. . #FICAEMCASA: o uso das ferramentas digitais como instrumento de implementação e manutenção do isolamento social. In: XIII Encontro Científico - UNDB, 2021, São Luis. Anais do Encontro CientíÕco UNDB, 2020.

  • GUIMARÃES, T. R. ; BANDEIRA, D. G. . #FICAEMCASA: o uso das ferramentas digitais como instrumento de implementação e manutenção do isolamento social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, D. G. ; MEDEIROS, H. G. . O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre Brasil e EUA sobre a Base de Alcântara e a possibilidade de desenvolvimento tecnológico do setor espacial. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . A FUNÇÃO SOCIAL DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA: PERSPECTIVAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO ABACAXI TURIAÇU NO ESTADO DO MARANHÃO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . Apatridia: uma lacuna de efetividade na garantia de direitos humanos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . A PROTEÇÃO DAS OBRAS DE GRAFITAGEM PELO DIREITO AUTORAL NO ÂMBITO DA PUBLICIDADE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. B. R. ; BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . Definição de legislação aplicável em contratos internacionais: uma análise jurisprudencial sobre a autonomia da vontade frente a omissão da lei interna brasileira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . POSSIBILIDADES DE UM DIÁLOGO ENTRE DIREITO PATENTÁRIO E SAÚDE PÚBLICA: A PERCEPÇÃO DE UM VÍNCULO DE RECIPROCIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BANDEIRA, D. G. ; GUIMARÃES, T. R. . Apatridia: uma lacuna de efetividade na garantia de direitos humanos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2021

Melhor artigo de pesquisa na categoria Transferência de Tecnologia durante o XII Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, Academia da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

2018

XIII Prêmio João Maurício Adeodato, Unidade de Ensino Superior Dom Bosco.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Macieira, Nunes, Zagallo e Advogados Associados

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Direito, Carga horária: 20

2019 - 2020

Defensoria Pública da União no Maranhão

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Direito, Carga horária: 20