José Tadeu acuna

Formado em psicologia pela UNESP de Bauru. Especialista em Psicologia Escolar, Inclusão e Desenvolvimento, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da UNESP de Bauru, doutorando pelo mesmo programa (Avaliação CAPES 4). Desenvolve trabalhos e pesquisas nas áreas Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, Orientação Profissional e para o Trabalho, Educação Sexual, gênero, sexualidade, Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social. Tem experiência na área da docência e como profissional de psicologia no atendimento a queixa escolar, avaliação psicológica, práticas de autoconhecimento.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Lucia Pereira Leite.

Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

2015 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Interface entre psicologia e educação especial em contexto escolar,Ano de Obtenção: 2017
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: educação inclusiva.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Especialização em Psicologia Escolar e Inclusão

2017 - 2018

Universidade de Araraquara
Título: Aproximações entre psicologia escolar e inclusão

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colégio Santo André

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 -

Formação de Mediadores Pedagógicos Digitais para EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2018 - 2019

Extensão universitária em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativ. (Carga horária: 170h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Orientação Profissional e para o Trabalho.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: educação inclusiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CAPELLINI, V. L. M. F. ; ACUNA, J. T. . V Congresso Brasileiro de Educação. 2015. (Congresso).

ACUNA, J. T. . 1ª Semana da Diversidade de Jaboticabal. 2014. (Outro).

ACUNA, J. T. . 1ª Semana da Diversidade de Jaboticabal. 2014. (Outro).

ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. . IV seminario multiprofissional para o enfrentamento da violencia. SEMEVI. 2013. (Outro).

ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. ; CONTI, L. . 3° SEMEVI. Seminario multiprofissional para o enfrentamento da violencia. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2018. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2018. (Congresso).

XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Educação. 2017. (Congresso).

Palestra na escola estadual José Guedes de Azevedo.Orientação profissional no ensino médio. 2017. (Outra).

VI Simpósio do PPG em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. 2017. (Simpósio).

XXIV Semana e XI Congresso de Psicologia da UNESP Bauru ?Um olhar sobre o Brasil: vivências, saúde e identidades?. 2017. (Congresso).

6º Congresso Municipal de Educação de Bauru. Investigação sobre a parceria entre professores e psicólogos da rede educacional de Bauru: contribuições à educação inclusiva. 2016. (Congresso).

Campus Future: Amostra Internacional de Tecnologia. Inclusão escolar: investigando a parceria entre psicólogo e professores de classe comum e do AEE. 2016. (Feira).

I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial. Psicologia e Educação: Levantamento bibliográfico sobre a parceria entre professores e psicólogos em prol da inclusão escolar. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). ?RELATO  DE  EXPERIÊNCIA  EM  FORMAÇÃO  DE  PROFESSORES  A  PARTIR  DA  PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. 2016. (Congresso).

Semana da Diversidade e Inclusão.Convivência com a diversidade. 2016. (Outra).

V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saude. Relato de experiência em avaliação psicológica: uma prática voltada ao desenvolvimento dos avaliados. 2016. (Congresso).

V CONGRESSO BRASILEIRO IV CONGRESSO IBEROAMERICANO IV CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DA SAÚDE. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. 2016. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. PROMOÇÃO DE INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE ALUNAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2016. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Educação Especial. Articulação entre professores da sala de recursos e psicólogos: um estudo exploratório. 2016. (Congresso).

XXIII Semana e X Congresso de Psicologia - UNESP/Bauru. ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. (Congresso).

1ª Semana de Pedagogia: Saberes docentes e práticas pedagógicas: vivências e reflexões.Introdução às Altas Habilidades ou Superdotação:perspectivas e aspectos gerais. 2015. (Simpósio).

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. 2015. (Congresso).

Feira de Profissões do CIEE. A importancia do conhecimento sobre os determinantes das escolhas na trajetória de vida. 2015. (Feira).

II Encontro Científico Multidisciplinar.Relato de experiencia em formação continuada de professores a partir da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. 2015. (Encontro).

III simpósio internacional de educação a distância e V simpósio de educação inclusiva e adaptações. 2015. (Simpósio).

V Congresso Brasileiro de Educação. O papel do psicólogo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial: um estudo descritivo. 2015. (Congresso).

V Simpósio do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.O papel do psicologo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial: um estudo descritivo. 2015. (Simpósio).

V Simpósio do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.O papel do psicólogo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial: um estudo descritivo. 2015. (Simpósio).

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2015. (Congresso).

XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Avaliador de Trabalhos na area de humanas. 2015. (Congresso).

1ª Semana da diversidade de Jaboticabal.Discutindo sobre a homossexualidade, direitos humanos e saúde. 2014. (Outra).

13ª Semana da Educação Municipal 3º Congresso Municipal de Educação de Bauru. RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2013. (Congresso).

13ª Semana da Educação Municipal 3º Congresso Municipal de Educação de Bauru. CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2013. (Congresso).

congresso de iniciação cientifica da unesp. Relato de Prática em Orientação Profissional e para o Trabalho: do Informativo ao Formativo. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Formação de professores à luz da Psicologia Histórico-Cultural: relatos de uma experiência. 2013. (Congresso).

XI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE E VIOLÊNCIA. 2013. (Congresso).

XVII Encontro nacional da ABRAPSO. Relato de Prática em Orientação Profissional e para o Trabalho: do Informativo ao Formativo. 2013. (Congresso).

1ª fase do XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE: RELAÇÕES ENTRE HOMOFOBIA E VIOLÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES. 2012. (Congresso).

2ª fase do XXIV Congresso de iniciação Cientifica da Unesp. UM ESTUDO SOBRE A EDUCACAO PARA A SEXUALIDADE: AS RELACOES ENTRE HOMOFOBIA E VIOLENCIA ENTRE ADOLESCENTES. 2012. (Congresso).

3º SEMEVI. Seminario multiprofissional para o enfrentamento da violencia. 2012. (Seminário).

V Congresso Internacional de Psicologia XIII Semana de Psicologia e VI Seminario de Pesquisa do Programa de Pos Graduação em Psicologia da UEM. 2012. (Congresso).

V Congresso Internacional de Psicologia XIII Semana de Psicologia e VI Seminario de Pesquisa do Programa de Pos Graduação em Psicologia da UEM. Representação Social da Violência nas Relações Escolares: A Questão Homofóbica. 2012. (Congresso).

16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO.Manifestações da violência nas escolas: preconceito e diversidade sexual. 2011. (Encontro).

XVIII Semana e V Congresso de Psicologia Unesp Bauru. 2011. (Congresso).

XVII Semana e IV Congresso de Psicologia Unesp Bauru - Psicologia e suas interfaces: Teoria e Pratica. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcia Pereira Leite

CAPELLINI, V. L. F. M.OLIVEIRA, A. A. S.LEITE, LÚCIA PEREIRA. Interface entre Psicologia e Educação Especial em contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem) - Faculdade de Ciências - Unesp.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

CAPELLINI, V. L. M. F.;OLIVEIRA, ANNA AUGUSTALEITE, Lúcia Pereira. Interface entre psicologia escolar e educação especial em contexto escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem) - FAculdade de Ciências de Baurur.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira

CAPELLINI, V. L. M. F.;LEITE, Lucia PereiraOLIVEIRA, A. A. S.. Inclusão Escolar: investigando as parcerias entre professores da classe comum, sala de recursos e psicólogos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem) - FAculdade de Ciências de Baurur.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

CAPELLINI,V.L.M.FOLIVEIRA, A. A. S.LEITE,L.P.. Interface entre psicologia escolar e Educação Especial em contextos escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem) - Faculdade de Ciências - Unesp/Bauru.

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

CAPELLINI,V.L.M.FOLIVEIRA, A. A. S.LEITE,L.P.. Inclusão Escolar: Investigando as parcerias entre professores de classe comum sala de recursos e psicólogos.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lúcia Pereira Leite

PRÁTICAS REFLEXIVAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR; Início: 2018; Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Nilma Renildes da Silva

Um Estudo sobre Educação para a Sexualidade: As Relações entre Homofobia e Violência entre adolescentes; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Departamento de Psicologia) - Faculdade de Ciências - UNESP-Bauru; Orientador: Nilma Renildes da Silva;

Marisa Eugênia Melillo Meira

Orientação de aluna bolsista Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão II/PROEX; 2013; Orientação de outra natureza; (Psicologia) - Faculdade de Ciências da UNESP - Bauru, Pro-Reitoria de Extensão; Orientador: Marisa Eugênia Melillo Meira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ACUNA, J. T. ; FEIJO, M. ; SILVA, N. R. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Sexualidade e adolescência em contextos de orientação profissional: relato de práticas. In: Célia Regina Rossi; Ana Cláudia Bortolozzi Maia; Filomena Teixeira; Isabel Chagas; Isabel Martins; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Sônia Maria. (Org.). Sexualidade e Educação Sexual Olhares, Saberes e Fazeres em Educação Sexual. 4ed.Rio Claro: , 2018, v. 1, p. 1-94.

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. ; CHRISTOVAM, A. . Relato de prática em orientação sexual a partir da abordagem da psicologia social comunitária. In: Célia Regina Rossi; Ana Cláudia Bortolozzi Maia; Filomena Teixeira; Isabel Chagas; Isabel Martins; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Sônia Maria. (Org.). Sexualidade e Educação Sexual Olhares, Saberes e Fazeres em Educação Sexual. 4ed.Rio Claro: , 2018, v. 1, p. 75-76.

  • ACUNA, J. T. ; BUSON, L. ; HANITZSCH, L. ; CARAMASCHI, S. . Investigação sobre os aspectos subjetivos de alunas que sofreram violência de gênero por professores universitários. In: Célia Regina Ross; Ana Cláudia Bortolozzi Maia; Filomena Teixeira; Isabel Chagas; Isabel Martins; Paulo Rennes Marçal Ribeiro; Sônia Maria. (Org.). Sexualidade e Educação Sexual Olhares, Saberes e Fazeres em Educação Sexual. 4ed.Rio Claro: , 2018, v. 1, p. 1-94.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Concepções de professores sobre a atuação do psicólogo escolar na Educação Especial. In: Luciana Ponce Bellido Giraldi; Ketilin Mayra Pedro; Eli Vagner Francisco Rodrigues. (Org.). Educação e Formação Humana: práxis e transformação social. 1ed.Bauru: Faculdade de Ciências, 2017, v. 2, p. 1-492.

  • FEIJO, M. ; ACUNA, J. T. . Estágio de Docência no Ensino Superior: Relato de Experiência. In: Edward Goulart Júnior; Hugo Ferrari Cardoso; Marianne Ramos Feijó; Mário Lázaro Camargo; Dinael Corrêa de Campos. (Org.). Psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional na formação do psicólogo. 1ed.Araraquara: Letraria, 2016, v. 1, p. 14-219.

  • ACUNA, J. T. ; DONEGA, N. ; FEIJO, M. . Construção de projeto de vida: conhecendo os determinantes da escolha. In: Campos, D.C.; Goulart Junior, E.; Feijó, M.R.; Camargo, M.L. (Org.). Experiências de formação em psicologia organizacional e do trabalho: práticas em gestão de pessoas, saúde do trabalhador e orientação profissional.. 1ed.Bauru: Joarte Editora, 2014, v. , p. 227-233.

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. . processo de orientação profissional - do informativo ao formativo - contribuições da psicologia social sócio histórica. In: Dinael Corrêa de Campos; Edward Goulart Júnior; Mário Lázaro Camargo. (Org.). Trabalho e contextos organizacionais: práticas interventivas. 1ed.Bauru: joarte editora e Serviços off set ltda - epp -, 2013, v. , p. 9-228.

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. . Processos grupais com mulheres vítimas de violência. In: 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, Natal. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018.

  • ACUNA, J. T. ; LEITE, L. P. . Concepções de professores universitários sobre as condições de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, 2018. v. 3. p. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Revisão Bibliográfica sobre deficiência auditiva e surdez: contribuições à educação inclusiva. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2018, São Carlos. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: Galoá, 2018. v. 3. p. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Concepções de professores sobre a atuação do psicólogo escolar na Educação Especial. In: VI Congresso Brasileiro de Educação - Educação e formação humana: práxis e transformação social, 2017, Bauru. VI Congresso Brasileiro de Educação - Educação e formação humana: práxis e transformação social. Bauru: Faculdade de Ciências, 2017. v. 2.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; MEIRA, M. E. M. . Relato de experiência em formação de professores a partir da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016, Aguas de Lindóia. Anais do III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE), 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Articulação entre professores da sala de recursos e psicólogos: um estudo exploratório. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Promoção da inclusão escolar a partir da avaliação psicológica de alunas com deficiência intelectual. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; MEIRA, M. E. M. . Relato de experiência em formação continuada de professores a partir da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. In: II Encontro Científico Multidisciplinar, 2015, Agudos. Anais do II Encontro Científico Multidisciplinar. Agudos, 2015.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Psicologia e Educação: levantamento bibliográfico sobre a parceria entre psicólogos e professores em prol da inclusão escolar. In: 13ª Jornada de Educação Especial e I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016, Marilia. Anais do 13ª Jornada de Educação Especial e I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Relato de experiência em avaliação psicológica: uma prática voltada ao desenvolvimento dos avaliados. In: V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saude, 2016, Florianopolis. Anais do V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saude, 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Psicologia e Educação: problematizando a interdisciplinaridade por meio de um levantamento bibliográfico. In: V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saude, 2016, Florianópolis. Anais do V Congresso Brasileiro e IV Congressos Iberoamericano e Luso-brasileiro de Psicologia da Saude, 2016. v. 1.

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . O papel do psicólogo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial. In: III simpósio internacional de educação a distância e V simpósio de educação inclusiva e adaptações, 2015, Presidente Prudente. Anais III simpósio internacional de educação a distância e V simpósio de educação inclusiva e adaptações. Presidente Prudente, 2015. v. 1. p. 1087-1092.

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, F. ; FELIPE, S. R. R. ; CASTRO, S. S. . Relato de experiência em formação continuada de professores. In: 13ª Semana da Educação Municipal e 3º Congresso Municipal de Educação de Bauru, 2013, Bauru. ?Gestão Democrática: responsabilidade de todos no processo educativo, 2013.

  • ACUNA, J. T. . A violência nas relações escolares: a questão homofóbica. In: V Congresso Internacional de Psicologia XIII Semana de Psicologia e VI Seminario de Pesquisa do Programa de Pos Graduação em Psicologia da UEM, 2012, Maringá. Psicologia: de onde viemos, para onde vamos?, 2012.

  • ACUNA, J. T. . A trajetória de alunos com deficiência no Ensino Superior. In: XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018, Marília. Anais do XIV JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, 2018.

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. . Manifestações da violência nas escolas: preconceito e diversidade sexual. In: 16º Encontro Nacional de Psicologia Social da ABRAPSO, 2011, Recife. Psicologia social e seus movimentos, 2011.

  • ACUNA, J. T. . Adolescência e seus desafios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ACUNA, J. T. ; LEITE, L. P. . A trajetória de alunos com deficiência no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; LEITE, L. P. . Concepções de professores universitários sobre as condições de inclusão do aluno com deficiência no ensino superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Revisão Bibliográfica sobre deficiência auditiva e surdez: contribuições à educação inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. . Atendimento ginecológico: preferência das mulheres em relação ao sexo do profissional para práticas mais humanizadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Concepções de professores sobre a atuação do psicólogo escolar na educação especial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Interface entre psicologia escolar e educação especial: a expressão da psicologia no sistema público educacional. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FELIPE, I. F. R. ; SPARAPAN, A. J. Z. J. A. ; OLIVEIRA, T. P. ; CARAMASCHI, S. ; ACUNA, J. T. . Atendimento ginecológico: preferência das mulheres em relação ao sexo do profissional para prática mais humanizada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. . Inclusão e diversidade na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Inclusão escolar: investigando a parceria entre psicólogo e professores de classe comum e do AEE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. ; MEIRA, M. E. M. . Relato de experiência em formação de professores a partir da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Psicologia e Educação: levantamento bibliográfico sobre a parceria entre psicólogos e professores em prol da inclusão escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAPELLINI, V. L. M. F. ; ACUNA, J. T. . Investigação sobre a parceria entre professores e psicólogos da rede educacional de Bauru: Contribuições a Educação Inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAPELLINI, V. L. M. F. ; ACUNA, J. T. . Estudo exploratório sobre a relação entre psicologia e educação inclusiva. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Promoção de Inclusão Escolar a partir da avaliação psicológica de alunos com deficiência intelectual. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Articulação entre professores da sala de recursos e psicólogos: um estudo exploratório. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. . Convivência com a diversidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . O papel do Psicólogo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . O papel do psicólogo no suporte ao processo de inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial: um estudo descritivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . A formação do professor para o trabalho com alunos público alvo da educação especial: uma revisão bibliográfica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. . Introdução às Altas Habilidades ou Superdotação: perspectivas e aspectos gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ACUNA, J. T. ; MEIRA, M. E. M. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Relato de experiencia em formação continuada de professores a partir da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico-crítica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. . Discutindo sobre a homossexualidade, direitos humanos e saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FEIJO, M. ; ACUNA, J. T. . O enfoque sistêmico e complexo na prática supervisionada de orientação profissional: Relato de Experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, F. ; MEIRA, M. E. M. . Formação de professores à luz da Psicologia Histórico-Cultural: relatos de uma experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, N. R. . Relato de Prática em Orientação Profissional e para o Trabalho: do Informativo ao Formativo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, F. ; MEIRA, M. E. M. . Contribuições à formação continuada de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. ; SILVA, F. ; MEIRA, M. E. M. . Experiência em formação continuada de professores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, N. R. ; ACUNA, J. T. . Violência Contra a Mulher: Representações Sociais da Lei Maria da Penha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ACUNA, J. T. . Um estudo sobre a educação para a sexualidade: relações entre homofobia e violencia entre adolescentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ACUNA, J. T. ; ESTEVES, R. C. ; SILVA, N. R. ; SIMOES, S. ; RIBEIRO, D. . Manifestações da violência nas escolas: preconceito e diversidade sexual. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Articulação entre Psicologia e Educação Especial: Possibilidades de atuação com docentes. Belo Horizonte: Psicologia e Sociedade, 2018 (Artigo submetido).

  • ACUNA, J. T. . Articulação entre Psicologia Escolar e Educação Especial: um estudo de Síntese Integrativa 2017 (Artigo submetido).

  • ACUNA, J. T. . Avaliação Psicológica como procedimento inclusivo: encaminhamento de estudantes ao atendimento pedagógico especializado 2017 (Artigo submetido).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ACUNA, J. T. . Orientação Profissional om jovens adolescentes participantes do CIEE de Jabotocabal. 2015.

ACUNA, J. T. . Parecer científico para a revista Educação em foco. 2018.

ACUNA, J. T. . Avaliador de trabalho do Congresso de Iniciação Científica. 2018.

ACUNA, J. T. . Parecerista do XXV Semana e XII Congresso de Psicologia da UNESP Bauru. 2018.

ACUNA, J. T. . Avaliador dos trabalhos apresentados na area de humanas do XXVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2015.

ACUNA, J. T. . Educação dos filhos quando existe queixa escolar, o que devemos fazer?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ACUNA, J. T. . Psicólogo José Tadeu Acuna. 2017; Tema: Psicologia Escolar e Educacional. (Rede social).

ACUNA, J. T. . Habilidades Sociais: o que eu tenho a ver com isso?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Habilidades Sociais: expressão de emoções e sentimentos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Procedimentos, Intervenções e Estratégias Utilizadas na  Terapia Ocupacional - Problemáticas Neurológicas I. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Introdução ao campo da Ética. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para curso).

ACUNA, J. T. . Ética, Direitos Humanos e Psicologia: primeiras aproximações. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para curso).

ACUNA, J. T. . Compromisso, Finalidade e Princípios da Psicologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para curso).

ACUNA, J. T. . Princípios éticos na Psicologia. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para curso).

ACUNA, J. T. . Atuação do Psicólogo no sistema único de assistência social. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo para disciplina).

ACUNA, J. T. . Atuação do profissional de psicologia na Educação Básica. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

ACUNA, J. T. . Introdução a avaliação educacional e psicológica em uma abordagem inclusiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Formação de professores para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. ; FEIJO, M. . Orientação Profissional nas escolas: autoconhecimento em foco. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Psicolinguística: Psicanalise dos contos de fadas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ACUNA, J. T. . Psicomotricidade - História e Epistemologia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ACUNA, J. T. . Orientação Profissional: determinantes da escolha. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Orientação Profissional: práticas de autoconhecimento. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Relatório final sobre a produtividade do bolsista FAPESP. 2017. (Relatório de pesquisa).

CAPELLINI, V. L. M. F. ; ACUNA, J. T. . Altas Habilidades/Superdotação Identificação e Possibilidades de Atendimento no Contexto Educacional. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. ; CAPELLINI, V. L. M. F. . Avaliação Educacional na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ACUNA, J. T. . Relatório parcial referente ao desempenho e produção do bolsista. 2016. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Práticas Reflexivas em Educação Inclusiva no Ensino Superior, Descrição: Esta pesquisa tem como temática central a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior. Parte-se da premissa que o ser humano produz sua existência histórica na relação dialética com seu entorno, em um processo de apropriação dos elementos culturais que permite sua objetivação na materialidade. Esta lei geral do desenvolvimento se aplica igualmente às pessoas com deficiência, dentre elas aos classificados no Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo necessárias adaptações projetadas as suas particularidades. Neste sentido, a Educação no Ensino Superior deve proporcionar elementos culturais e preparar o estudante para a entrada no mercado de trabalho e para usufruir de seus direitos e deveres. No entanto, mesmo o Brasil sendo signatário de políticas inclusivas, os contextos educacionais ainda pouco fornecem condições inclusivas, dificultando a acessibilidade e conclusão dos estudos das pessoas com deficiência. Diante desta problemática, objetiva-se propor práticas reflexivas que sustentem a Educação Inclusiva no Ensino Superior. Será proposta uma pesquisa qualitativa social com a estratégia de estudo de caso. A coleta de dados constará com a aplicação da Escala de Concepções de Deficiência (ECD), observação direta da prática pedagógica - registrada em um diário de campo, seguida de uma ação formativa por meio da oferta de uma proposta de formação continuada pautada em encontros reflexivos. A ideia central se sustenta no acompanhamento e no repensar da prática docente dirigida aos estudantes com TEA, uma vez que os professores do curso mencionado têm apresentado dificuldades na condução do processo de ensino em função das particularidades apresentadas por estes sujeitos. Os encontros reflexivos serão analisados à luz do roteiro utilizado em cada reunião e um conjunto de indicadores propostos para a análise de prática pedagógica, para que assim seja possível averiguar mudanças desta própria prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Tadeu Acuna - Coordenador / lucia pereira leite - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Interface entre psicologia e educação especial em contexto escolar, Descrição: Os sistemas educacionais brasileiros encontram-se com o desafio de atender no âmbito da classe comum os estudantes público-alvo da educação especial, para os quais estão previstos suportes intersetoriais. Assim, definiu-se como temática central deste estudo, a interface entre psicologia e Educação Especial. A fim de conhecer esta relação, o objetivo desta pesquisa foi traçar um panorama a respeito das atividades realizadas por psicólogos de clínicas e instituições especializadas no sistema público educacional, a partir da opinião destes profissionais e de professores, tendo como foco de discussão as contribuições da atuação dos profissionais de psicologia ao trabalho destes professores que atendem alunos Público-Alvo da Educação Especial em suas classes. Delineou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram três questionários semiestruturados dirigidos e aplicados aos professores de classe comum, especializados em Educação Especial e a psicólogos de instituições especializadas, e clínicas conveniados às escolas municipais que atendem o Público-Alvo da Educação Especial. A técnica utilizada para o procedimento de análise de dados foi a Análise de Conteúdo de Bardin e a teoria Histórico-Cultural que fundamentou a concepção de homem e seu desenvolvimento. Os resultados possibilitaram conhecer alguns elementos da realidade de trabalho dos professores e a forma como ocorre a atuação do profissional de psicologia em contexto escolar, especificamente relacionada ao Público-Alvo da Educação Especial. A atuação do psicólogo foi considerada como necessária para o atendimento as demandas escolares, mas na realidade este profissional raramente visita as escolas ou estabelece parcerias com os professores para discutirem casos. Notou-se que existe pouco conhecimento sobre a função do psicólogo no campo da Educação Especial em contexto escolar, principalmente no que tange as múltiplas possibilidades de intervenção. No entanto, quando ocorre a articulação entre estes profissionais, observa-se resultados positivos, principalmente em relação à orientação destinada a professores sobre o processo de aprendizagem de alunos Público-Alvo da Educação Especial. Ao considerar estes dados entende-se que os serviços de psicologia ainda não estão totalmente articulados com o sistema público educacional. Justificou-se este posicionamento tendo em vista que, as intervenções dos psicólogos acontecem com maior frequência nas instituições especializadas e/ou clínicas enfocando a saúde dos alunos, e pouco nas escolas, com vistas ao desenvolvimento dos processos educacionais inclusivos. Buscou-se complementar esta discussão apontando embates de ordem política, econômica, social e histórica que dificultam o estabelecimento da presença e atuação do psicólogo na Educação Especial em contexto escolar. Concluiu-se este estudo, defendendo que seja necessário o fortalecimento de políticas públicas que endossem a presença do psicólogo nas escolas públicas e a reformulação dos cursos de graduação de psicologia, considerando-a como uma área de atuação em contextos da Educação Especial, a qual contribui com a construção de escolas mais inclusivas.serão realizadas entrevistas semi-estruturadas, a fim de conhecer os relatos verbais sobre o papel dos participantes na educação inclusiva, bem como a existência de parcerias e como elas se configuram. A interpretação dos dados será realizada a partir do procedimento de análise de conteúdo de Bardin (2009). Espera-se que este estudo forneça elementos que contribuam para a cursos de formação inicial e continuada de docentes, além da formulação das políticas públicas de educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jose Tadeu Acuna - Integrante / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Violencia e Sexualidade: contribuições para uma sociedade democrática, Descrição: Partindo de uma pesquisa inicial (ACUNA, J.T; SILVA ET AL, 2011) a qual constatou-se representações sociais que impeliam comportamentos preconceituosos e agressivos contra homossexuais dentro das escolas, o presente projeto tem como temática a violência nas escolas contra o grupo homoafetivo. Se de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a orientação para a sexualidade, a qual aparece como tema transversal nas escolas, tem como objetivo fundamental a formação dos alunos para a expressão do respeito a diversidade, por que esta situação não ocorre?Para tanto, temos como hipóteses sustentadoras, a falta de preparo (formação) dos professores frente a essa temática. Neste sentido temos como objetivo Investigar como estes conteúdos os quais retratam a questão da diversidade sexual, são tratados e ministrados pelos professores em sala de aula. Almejamos com esta investigação obter dados empíricos para futura intervenção, contribuindo para que estes professores possam ter subsídios teóricos metodológicos para o enfrentamento desta temática,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jose Tadeu Acuna - Integrante / Nilma Renildes da Silva - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - 2019

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministra a disciplina Psicologia Social I

  • 2018 - 2018

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Docente da disciplina Psicologia Social no curso de Psicologia

  • 2018 - 2018

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministra a disciplina Psicologia Social II pelo departamento de Psicologia da UNESP de Bauru

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Docente das disciplinas: Estágio Básico Atividade Articuladora de Pesquisa Estágio Básico Atividade Articuladora Práticas de Avaliação Psicológica.

  • 2015 - 2016

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio Docência em fundamentos epistemologicos da teoria sistêmica

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estágio em Psicologia Escolar

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estagio em Orientação Profissional e para o Trabalho

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Estagio em Psicologia Social e Comunitária

    Atividades

    • 04/2013 - 12/2013

      Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, psicologia escolar.

    • 04/2013 - 12/2013

      Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Orientação Profissional e para o Trabalho.

    • 04/2013 - 12/2013

      Estágios , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Estágio realizado, Psicologia Social Comunitária.

    • 04/2011 - 12/2013

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências de Bauru, Departamento de Psicologia.,Atividade de extensão realizada, Grupo de pesquisa e extensão em Direitos Humanos e Violencia.

  • 2017 - 2019

    Faculdade de Conchas

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Disciplinas: 1) Psicanálise dos contos de Fadas; 2) Psicomotricidade; 3) Psicologia Escolar e Educacional; 4) Psicologia, terapia e arte; 5) Métodos e práticas inclusivas em psicopedagogia institucional e clínica.

  • 2018 - 2019

    Universidade de Santa Maria

    Vínculo: Professor Conteúdista, Enquadramento Funcional: Professor Conteúdista, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor conteudista e tutor EaD da disciplina Legislação em Psicologia