Luiz Eduardo Frin

É Doutor em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), instituição pela qual obteve, também, o título de Mestre. É ator formado pelo INDAC - Escola de Atores. Formou-se em canto lírico pela Escola Municipal de Música de São Paulo. Graduou-se em administração de empresas pela Universidade de São Paulo. É professor de Tai Chi Chuan formado pela Associação Paulista de Tai Chi Chuan. Atua na área de ensino e pesquisa em teatro, atuação, canto e direção de espetáculos teatrais, musicais e operísticos.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas

2013 - 2017

Instituto de Artes - UNESP
Título: Épica, em perspectiva, miscigenada e maladra: mergulhos em processos criativos da Cia. Livre e da Cia. Teatro Balagan trazem à tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano
Alexandre Luiz Mate. Palavras-chave: Épico; Perspectivismo; Miscigenação; Malandragem; Teatro de grupo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O Projeto Machadianas: Machado de Assis, o Ágora Teatro e a narrativa em cena,Ano de Obtenção: 2012
Alexandre Luiz Mate.

Graduação em Adminstração de Empresas

1990 - 1993

Universidade de São Paulo - Fac. de Economia, Administração e Contabilidade
Título: A Utilização do Psicodrama no Processo de Desenvolvimento Organizacional
Orientador: Laércio Giuzzi

Curso técnico/profissionalizante em Canto Lírico

1996 - 2008

escola municipal de música de são paulo

Curso técnico/profissionalizante em Curso Profissionalizante de Ator

1993 - 1995

EAC - Escola de Arte e Ciência Ltda - Indac: Escola de Atores

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Oficina Corpo como Fronteira - Renato Ferracini. (Carga horária: 36h). , LUME/UNICAMP, LUME/UNICAMP, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Laboratório de Processos de Criação Atorais - LAPCA - Modulo II. (Carga horária: 52h). , Instituto de Artes - Unesp, IA - UNESP, Brasil.

2011 - 2011

Shakespeare Today. (Carga horária: 3h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

2009 - 2009

Workshop - O Ator Imaginário - ministrado por Christian Duurvoort. (Carga horária: 30h). , Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.

2006 - 2009

Teatro Narrativo - Projeto Machadianas. , Ágora Teatro, ÁGORA, Brasil.

2005 - 2005

Expressionismo e Teatro Brasileiro. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA - USP, Brasil.

2004 - 2005

Do Drama Moderno ao Teatro Épico Brasileiro. (Carga horária: 105h). , Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA - USP, Brasil.

2003 - 2003

O Método Vocal Power de Elizabeth Howard. (Carga horária: 7h). , Associação Brasileira de Canto, ABC, Brasil.

2000 - 2000

Oficina de Dramaturgia com José Rubens Siqueira e Gabriela Rabelo. (Carga horária: 71h). , Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo, SCESP, Brasil.

1996 - 2000

Professor de Tai Chi Chuan. (Carga horária: 400h). , Associação Paulista de Tai Chi Chuan, APTCC, Brasil.

1997 - 1997

Artes Marciais Para Crianças. (Carga horária: 8h). , Associação Paulista de Tai Chi Chuan, APTCC, Brasil.

1997 - 1997

Medicina Chinesa e Primeiros Socorros. (Carga horária: 8h). , Associação Paulista de Tai Chi Chuan, APTCC, Brasil.

1997 - 1997

Metodologia de Ensino das Artes Marciais Chinesas. (Carga horária: 8h). , Associação Paulista de Tai Chi Chuan, APTCC, Brasil.

1996 - 1996

Teoria Geral das Artes Marciais Chinesas. (Carga horária: 8h). , Associação Paulista de Tai Chi Chuan, APTCC, Brasil.

1994 - 1994

Pragmática da Comunicação. (Carga horária: 24h). , Escola de Comunicações e Artes - USP, ECA - USP, Brasil.

1993 - 1993

Comédia e Observação - Grupo The Right Size. (Carga horária: 2h). , Cultura Inglesa de São PAulo, ABCI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRIN, L. E. . Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA Unesp 3ª ed. Internacional. 2019. (Congresso).

FRIN, L. E. . JORNADA DE PESQUISA EM ARTE IA/UNESP 2017 - 2a Edição Internacional. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A_ponte: cena do teatro universitário.Laranja Mecânica. 2019. (Outra).

X Congresso da Abrace. Um recorte grotesco-corporal na história do teatro. 2018. (Congresso).

II Mostra de Trabalhos dos Professores da EAC. Teatro de Grupo. 2017. (Exposição).

IX Reunião Científica da Abrace.A forma de produção do sujeito histórico teatro de grupo paulistano. 2017. (Encontro).

Poéticas_Políticas_Poéticas: 2ª edição internacional da JORNADA DE PESQUISA EM ARTE PPG IA/UNESP.O povo brasileiro na forma de produção do teatro paulistano. 2017. (Seminário).

Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/Unesp.Uma abordagem histórica do processo que resultou em novos expedientes práticos relacionados à atividade teatral paulistana no século XXI. 2015. (Seminário).

Seminário de Pesquisas em Andamento - ECA - USP: 2015.À busca de um viés teórico. 2015. (Seminário).

VIII Congresso da Abrace. E busca de um viés teórico original a partir de determinadas práxis teatrais paulistanas de caráter investigativo no século XXI: Aproximações e distanciamentos com Szondi, Lehmann e Sarrazac. 2014. (Congresso).

VI Semana de Estudos Teatrais - a força do teatro de grupo no Brasil. 2014. (Simpósio).

X Coloquio Internacional de Teatro: "Crisis de la representación en las Artes Escénicas contemporâneas. 2014. (Simpósio).

Colóquio Pensar a Cena Contemporânea.Debate com Patrice Pavis e Marvin Carlson. 2013. (Encontro).

V Semana de Estudos Teatrais.Na horizontalização das relações o fundamento potencializador dos procedimentos colaborativos para a criação da cena e do espetáculo. 2013. (Simpósio).

Brasil Vocal 2012.Organicidade - Direção Cênica. 2012. (Encontro).

III Seminário Cena Vocal.Aspectos simbólicos na confecção da cena coral.. 2012. (Seminário).

II Cena Vocal.O canto e a cena.. 2011. (Seminário).

Festival de Teatro de Curitiba.A Missa do Galo. 2010. (Encontro).

Jornada de Pesquisa: Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Artes - Unesp.O Projeto Machadianas. 2010. (Outra).

VI Congresso da Abrace (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas - Arte e ciência: abismo de rosas. O Projeto Machadianas do Ágora Teatro: a narrativa em cena. 2010. (Congresso).

Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão.Sinfonia de Uma Exposição. 2005. (Encontro).

II Mostra Cemitério de Automóveis.Dentes Guardados e Fica Frio. 2002. (Encontro).

VI Cultura Inglesa International Festival.O Clube. 2002. (Encontro).

II Festival Nacional de Teatro da Cidade de Guarulhos.Um Deus de Plástico. 1999. (Outra).

VI Festival de Teatro de Curitiba - Mostra Principal.Viúva Porém Honesta. 1997. (Encontro).

Porto Cultural - Primavera Nacional de Artes Cênicas de Santos.Viúva Porém Honesta. 1996. (Encontro).

V Mostra de Teatro Monte Azul.Viúva Porém Honesta. 1996. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Angela Consiglio Moreira da Silva

MATE, A.; SIQUEIRA, G. T.;FRIN, L. E.. Aproximações entre a sala de ensaio e a sala de aula: relato de experiência teatral desenvolvida, em perspectiva colaborativa e democrática, na Escola da Prefeitura de Guarulhos Manuel Bandeira. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Artes - Unesp.

Aluno: Crtistine Bello Guse

RAYMUNDO, S.M.R.; BALLESTERO, L.R.B.; GUIMARÃES, M.A.;FRIN, L. E.; MATTOS, W.F.C. De. O cantor-ator: contribuições para o desenvolvimento cênico do cantor lírico a partir de W. Balk. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes - Unesp.

Aluno: Ney Luiz Piacentini

SILVA, A.S. Da;FRIN, L. E.; CARVALHO, M.B. De; BETTI, M.S.. O Ator Dialético. 2018. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Angela Consiglio Moreira da Silva

FRIN, L. E.; MATE, A.; SIQUEIRA, G. T.. Uma experiência de teatro desenvolvida em escola municipal de Guarulhos, a partir de práxis levadas, sobretudo, pelo sujeito histórico teatro de grupo da cidade de São Paulo. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional) - Instituto de Artes - Unesp.

Aluno: Brenda Sonnewend

FRIN, L. E.; MATUCK, A.; CURY, L.. Comunica(ação) em Flecha: uma aproximação do teatro do oprimido com a comunicação não violenta. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Elienay de Anunciação Duarte

ROMANO, L. R. V.; BREDARIOLLI, R. L. B.;FRIN, L. E.. O narrador contemporâneo e a Cia. São Jorge de Variedades: Uma experiência de aplicação prática no teatro paulistano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Renato Ferracini

MATE, A. L.; BETI, M. S.; ROMANO, L. R. V.; MACHADO, V. T.;FERRACINI, Renato. Épica, em perspectiva, miscigenada e malandra: mergulho em processos criativos da Cia. Livre e da Cia. Balagan trazem a tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lúcia Regina Vieira Romano

ROMANO, Lúcia Regina Vieira; BETTI, M. S.; MACHADO, V. T.; FERRACINI, R.;MATE, A. L.. Épica, em Perspectiva, Miscigenada e Malandra: mergulhos em processos criativos da Cia. Livre e da Cia. Teatro Balagan trazem à tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.

Lúcia Regina Vieira Romano

MATE, A. L.; MONTEIRO, M. M.;ROMANO, Lúcia Regina Vieira. A práxis original da atividade teatral na cidade de São Paulo no séc. XXI: considerações a partir dos processos de criação da Cia Livre e da Cia Teatro Balagan.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes - Teatro) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Ia/ Unesp SP.

Maria Silvia Betti

BETTI, Maria Sílvia; MATE, A.; Ramirez, José Manuel. O Projeto Machadianas: Machado de Assis, o Ágora Teatro e a narrativa em cena. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Artes da UNESP.

Vinicius Torres Machado

MATE, A.;BETTI, M. S.FERRACINI, R.ROMANO, L. R. V.MACHADO, V. T.. Épica em perspectiva, miscigenada e malandra: mergulhos em processos criativos da Cia. Livre e Cia. Balagan trazem a tona forma de produção do sujeito teatro de grupo paulistano.. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

LAZARO, José Manuel; Mate, Alexandre; Betti, Maria Silvia; Frin, Luiz Eduardo. O Projeto Machadianas: Machado de Assis, o Ágora Teatro e a narrativa em cena. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes.

José Manuel Lázaro de Ortecho Ramírez

LAZARO, José Manuel; Mate, Alexandre; Betti, Maria Silvia; Frin, Luiz Eduardo. O Projeto Machadianas: a narrativa em cena. (Exame de qualificação). 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Instituto de Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Luiz Mate

O Projeto Machadianas do Ágora Teatro: utilização da narrativa em cena; 2011; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Alexandre Luiz Mate;

Alexandre Luiz Mate

Pedagogias de Encenação do Teatro Paulista: Criação e Sistematização; 2013; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Alexandre Luiz Mate;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FRIN, LUIZ EDUARDO . O épico, o perspectivismo, a miscigenação e a malandragem nas fricções entre o artista-pesquisador e o pesquisador-artista. REVISTA ASPAS , v. 7, p. 112-125, 2018.

  • 2015 FRIN, L. E. . Tarde Feliz. ARTE E RESISTÊNCIA NA RUA - REVISTA DO MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DE SÃO PAULO , v. V, p. 100-102, 2015.

  • 2015 FRIN, L. E. . A gente sabe repartir. ARTE E RESISTÊNCIA NA RUA - REVISTA DO MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DE SÃO PAULO , v. V, p. 110-111, 2015.

  • 2015 FRIN, L. E. . Deixa Chover. ARTE E RESISTÊNCIA NA RUA - REVISTA DO MOVIMENTO DE TEATRO DE RUA DE SÃO PAULO , v. V, p. 122-124, 2015.

  • 2015 FRIN, L. E. . Para contar as nossas histórias... Do nosso jeito. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo , v. 5, p. 33, 2015.

  • 2015 FRIN, L. E. . Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação: processo de criação.. Caixa de Ponto: Jornal Brasileiro de Teatro , v. 02, p. 16, 2015.

  • 2015 FRIN, L. E. ; MATE, A. . A atividade teatral paulistana no século XXI e o conceito de 'forma de produção'. Revista de Estudos Teatrais Pitágoras , v. 09, p. 112-134, 2015.

  • 2014 FRIN, L. E. . Muito além do espetáculo.... Arte e resistência na rua , v. IV, p. 92-94, 2014.

  • 2014 FRIN, L. E. . Convivência. Arte e resistência na rua , v. IV, p. 111, 2014.

  • FRIN, L. E. . Também sobre gêneros. In: Lúcia Romano. (Org.). Maria que virou Jonas, ou a força da imaginação. 1ed.São Paulo: Cia. Livre da Cooperativa Paulista de Teatro, 2015, v. 1, p. 47-53.

  • FRIN, L. E. . Teatro Popular no Peru: A Experiência Comunitária. In: FERREIRA, M.N.. (Org.). Cultura Subalterna e Neoliberalismo: A Encruzilhada da América Latina. 1ed.São Paulo: CELLACC / ECA - USP, 1997, v. , p. 68-73.

  • FRIN, L. E. . Rua da Amargura: para frente. Diário do Litoral 09/09/2015, p. 09, 09 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . Oigalê: o teatro político também diverte. Diário do Litoral 09/09/2015, 09 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . A 'História dos Ursos Pandas' Trata História Sobre o isolamento. Diário do Litoral 08/09/2015, p. 09, 08 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . Teatro e brincadeiras. Diário do Litoral 08/09/2015, p. 10, 08 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . A ancestral relação entre arte e vida. Diário do Litoral 06/09/2015, Santos, p. 13, 06 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . Quando a chuva é mais um motivo para a festa. Diário do Litoral 06/09/2015, Santos, p. 12, 06 set. 2015.

  • FRIN, L. E. . Um recorte grotesco-corporal na história do teatro. In: X Congresso da Abrace, 2018, Natal. Anais Abrace. Campinas: Unicamp, 2018. v. 19.

  • FRIN, L. E. . O povo brasileiro na forma de produção do teatro de grupo paulistano. In: Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA Unesp 2017 - edição internacional: Poéticas_Políticas_Poéticas, 2017, São Paulo. Anais Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA Unesp 2017 - edição internacional: Poéticas_Políticas_Poéticas, 2017.

  • FRIN, L. E. . A efervescência da atividade teatral paulistana no século XXI: uma abordagem histórica. In: Jornada de Pesquisa PPG IA - Unesp, 2015, São Paulo. Anais da Jornada de Pesquisa PPG IA/Unesp. São Paulo: Instituto de Artes - Unesp, 2015. p. 92-101.

  • FRIN, L. E. . Insinua-se um novo viés teórico a partir da práxis teatral paulistana de caráter investigativo no século XXI. In: VIII Congresso da Abrace, 2014, Belo Horizonte - MG. Congresso da Abrace, 8, 2014. Belo Horizonte, MG. Anais (on-line), 2014.

  • FRIN, L. E. . O Projeto Machadianas. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010, 2010, São Paulo. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas 2010, 2010.

  • FRIN, L. E. . À busca de um viés teórico 'original' a partir da práxis teatral paulistana no século XXI. In: Seminário de Pesquisas em Andamento, 2015, São Paulo. Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. ECA - USP, 2015. v. 3,2. p. 197-199.

  • FRIN, L. E. . Um roteiro histórico-corporal na história do teatro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRIN, L. E. . A forma de produção do sujeito histórico teatro de grupo paulistano que comporta características associadas ao povo brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRIN, L. E. . A forma de produção brasileira, determinada historicamente, do sujeito teatro de grupo paulistano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRIN, L. E. . Teatro de grupo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRIN, L. E. . O povo brasileiro na forma de produção do teatro de grupo paulistano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRIN, L. E. . Á busca de um viés teórico 'original' a partir da práxis teatral paulistana no séc. XX. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRIN, L. E. . Uma abordagem histórica do processo que resultou em novos expedientes práticos relacionados à atividade teatral paulistana no século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRIN, L. E. . Em busca de um viés teórico 'original' a partir de determinadas práxis teatrais paulistanas de caráter investigativo no século XXI: aproximações e distanciamentos com Szondi, Lehmann e Sarrazac. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRIN, L. E. . O Projeto Machadianas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRIN, L. E. . O Projeto Machadianas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRIN, L. E. . Coletivo Negro: teatro de verdade. 2015; Tema: Teatro. (Blog).

FRIN, L. E. . O teatro narrativo em O Diário de uma Revolucionária. 2015; Tema: Teatro. (Blog).

FRIN, L. E. . A alegre seriedade dos palhaços. 2015; Tema: Teatro. (Blog).

FRIN, L. E. . Apenas uma questão de confiança. 2015; Tema: Teatro. (Blog).

FRIN, L. E. . Uma história do nosso tempo. 2015; Tema: Teatro. (Blog).

FRIN, L. E. . Oficinas de Teatro para alunos de licenciatura em História. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FRIN, L. E. . Cena Vocal - 2012. 2012. .

FRIN, L. E. . Cena Vocal - 2011. 2011. .

FRIN, L. E. ; PERGOLESI, G.B. . A Criada Patroa. 2019. Operística.

FRIN, L. E. ; KANE, S. . Pisicose 4.48. 2019. Teatral.

FRIN, L. E. ; VISNIEC, M. . Paparazzi. 2019. Teatral.

FRIN, L. E. ; BURGESS, A. . Laranja Mecânica. 2019. Teatral.

FRIN, L. E. . Veríssimas. 2019. Teatral.

FRIN, L. E. ; HUMPERDINCK, E. ; BÁDUE, N. . João e Maria: uma fantasia de natal. 2018. Operística.

FRIN, L. E. ; MORENO, N. . Agreste (Malva Rosa). 2018. Teatral.

FRIN, L. E. ; TCHEKHOV, A. . A Gaivota. 2018. Teatral.

FRIN, L. E. ; FAUSTO, R. ; BRISSAC, D. ; MATTOS, W.F.C. De . Poesia Cantada. 2018. Diversas.

FRIN, L. E. ; SHAKESPEARE, W. . Romeu e Julieta. 2018. Teatral.

FRIN, L. E. ; VISNIEC, M. . Com os Bolsos Cheios de Pão. 2018. Teatral.

FRIN, L. E. . (In)Sônia. 2017. Teatral.

FRIN, L. E. . No pulso, no corpo e na voz. 2017. Coreográfica.

FRIN, L. E. . Laranja Mecânica. 2017. Teatral.

FRIN, L. E. . Eine Weihnachtsmusik. 2017. Diversas.

FRIN, L. E. . Eu, Machado. 2016. Teatral.

FRIN, L. E. . A Memória dos Meninos. 2016. Teatral.

FRIN, L. E. . As três irmãs. 2016. Teatral.

FRIN, L. E. . Ópera do Malandro. 2016. Teatral.

FRIN, L. E. ; BEZERRA, R. . Auké - A Ilha Invisível. 2015. Teatral.

FRIN, L. E. . Carmen. 2015. Operística.

FRIN, L. E. . O Fingidor. 2015. Teatral.

FRIN, L. E. . Hamlet. 2015. Teatral.

FRIN, L. E. . Gota d'água. 2015. Teatral.

FRIN, L. E. . A Vida É Sonho. 2015. Teatral.

FRIN, L. E. ; ROCHA, A. ; MOZART, W. A. ; HANDEL, G. F. . II Festival Fábrica de Óperas - Unesp. 2014. Operística.

FRIN, L. E. . Prometeu Acorrentado. 2014. Teatral.

FRIN, L. E. . Édipo Rei. 2014. Teatral.

FRIN, L. E. ; MARQUES, M. C. ; GOMES, F. ; TAGORE, R. . Os Vivos e os Mortos. 2013. Teatral.

FRIN, L. E. ; BOLOGNA, R. ; BERNSTEIN, L. . Candide. 2013. Operística.

FRIN, L. E. ; YAZBEK, S. . O Fingidor. 2013. Teatral.

FRIN, L. E. ; ROCHA, A. . I Fábrica de Óperas - Unesp. 2013. Operística.

FRIN, L. E. ; SÓFOCLES, F.S. . Mostra Experimentos - 2013: Antígona. 2013. Teatral.

FRIN, L. E. . Escola De Mulheres. 2013. Teatral.

FRIN, L. E. . Dido & Aeneas. 2012. Operística.

FRIN, L. E. ; SANTINHO, A.N. ; JORDÃO, M.A. ; SCHABERLE, F. . Dichterliebe: Canções, Poemas, Cartas, Cenas... De Amor. 2012. Diversas.

FRIN, L. E. . Antígona. 2012. Teatral.

FRIN, L. E. . Quando despertarmos de entre os mortos. 2012. Teatral.

FRIN, L. E. . A Chave. 2011. Teatral.

FRIN, L. E. ; MALATIAN, J. . Pagliacci. 2011. Operística.

FRIN, L. E. . Canto do cisne. 2011. Teatral.

FRIN, L. E. . Aquele que diz sim, aquele que diz não. 2011. Teatral.

FRIN, L. E. . A Serpente. 2011. Teatral.

FRIN, L. E. . Frauenliebe und Leben. 2010. Diversas.

FRIN, L. E. . A vida de Galileu Galilei. 2010. Teatral.

FRIN, L. E. . O processo de Joana D'Arc em Rouen. 2010. Teatral.

FRIN, L. E. . A Missa do Galo. 2009. Teatral.

FRIN, L. E. . A Lua É Minha. 2009. Teatral.

FRIN, L. E. . O Vento que Vem. 2008. Teatral.

FRIN, L. E. . Aída. 2008. Operística.

FRIN, L. E. . O Guarani. 2008. Operística.

FRIN, L. E. . Tosca. 2008. Operística.

FRIN, L. E. ; MALATIAN, J. . Le Villi. 2008. Operística.

FRIN, L. E. . Baal. 2008. Teatral.

FRIN, L. E. . Insignificância. 2008. Teatral.

FRIN, L. E. . Quem dedurou machado. 2008. Teatral.

FRIN, L. E. . Don Juan. 2007. Teatral.

FRIN, L. E. ; SARGAÇO, A. . Treta no Jardim. 2007. Teatral.

FRIN, L. E. . Um ou Dois Contos. 2007. Teatral.

FRIN, L. E. . Organicidade. 2007. Diversas.

FRIN, L. E. ; BANCHIERI, A. . La Barca di Venetia Per Padova. 2007. Operística.

FRIN, L. E. ; MALATIAN, J. . O Chapéu de Palha de Florença. 2007. Operística.

FRIN, L. E. . Júlio César. 2006. Teatral.

FRIN, L. E. ; RASZL, C. ; MELO, G. ; SIMÃO, J. . Tudo na faixa. 2005. Teatral.

FRIN, L. E. . Lado B - O Inverso de Nelson Rodrigues. 2004. Diversas.

FRIN, L. E. . Naked Boys Singing Brasil. 2003. Teatral.

FRIN, L. E. . Dentes Guardados. 2002. Teatral.

FRIN, L. E. . O Clube. 2002. Teatral.

FRIN, L. E. . Fica Frio. 2002. Teatral.

FRIN, L. E. . Homem ao Mar. 2000. Diversas.

FRIN, L. E. . Um Deus de Plástico. 1998. Teatral.

FRIN, L. E. . A Gênese Segundo Shakespeare. 1997. Coreográfica.

FRIN, L. E. . Viúva Porém Honesta. 1997. Teatral.

FRIN, L. E. ; POLISTCHUK, W. ; STRAVINSKY, I. . Música de Câmara: A História do Soldado na Biblioteca Brasiliana. 2018. Interpretação.

STRAVINSKY, I. ; BOLOGNA, R. ; FRIN, L. E. . A História do Soldado. 2012. Interpretação.

ANDRADE, J.B. de ; FRIN, L. E. . Veias e Vinhos. 2006. Filme.

MARIZ, J. ; ROCHA, A. ; FRIN, L. E. ; HINDRIKSON, E. . Sinfonia de Uma Exposição. 2005 (Espetáculo Multímidia com Cinema, Artes Plásticas, Teatro e Orquestra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • EAC - Escola de Arte e Ciência Ltda - Indac: Escola de Atores, INDAC - Escola De Atores. , Praça Américo Jacomino, 63, Sumarezinho, 05437-010 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 38620947, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2002 - Atual

EAC - Escola de Arte e Ciência Ltda - Indac: Escola de Atores

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Interpretação Teatral, de Montagem de Espetáculos, de História de Teatro, de Dramaturgia e de Estética do curso profissionalizante de atores da instituiução.

1994 - 1995

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsa de Aperfeiçoamento de Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como Bolsista CNPq no Centro de Estudos Latino-Americanos Sobre Cultura e Comunicação (CELACC) na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo como pesquisador junto à Profa. Dra. Maria Nazareth Ferreira.

2001 - 2003

Faculdade Paulista de Artes

Vínculo: Contrato de Trabalho, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Interpretação Teatral e Montagem de Espetáculos

1992 - 1993

Idéias Consultoria, Adm, Com e Imp. Ltda

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar de Pesquisas Econômicas e Empresariais

2016 - 2018

Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor De História do Teatro, Carga horária: 16

2018 - 2018

Instituto de Artes - UNESP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor substituto de História do Teatro nos cursos de Bachalerado e Licenciatura em Artes Cênicas.