Ilza Lobo

É Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (1978), com mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Química (Química Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Contratada pela Universidade Estadual de Londrina, atuando desde 1979 no Departamento de Química como professora e pesquisadora nos programas de Graduação, bem como na Pós-graduação em Química dos Recursos Naturais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, principalmente em análise e comportamento de compostos orgânicos em solos e sedimentos; cromatografia (desenvolvimento e validação em matrizes ambientais); monitoramento e remediação de ambientes contaminados (água, solo e sedimento) com pesticidas e derivados de petróleo (HPAs, BTEX).

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

1993 - 1997

Universidade Federal de São Carlos
Título: Uso de Traçadores Químicos e Isotópicos no Estudo Paleoambiental da Lagoa do Infernão (SP)
Orientador: Prof Dr. Antonio Aparecido Mozeto
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: paleoambiente; traçadores ambientais; Sedimentos lacustres.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Separação. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)

1983 - 1985

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Eletroquímica de Latossolos: Efeito de adsorção de ânions e cátions,Ano de Obtenção: 1986
Orientador: Jair Rocha Leal
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Latossolos; Adsorção; eletroquímica.Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Especialização em Especialização Em Química

1980 - 1981

Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Licenciatura Em Química

1975 - 1978

Universidade Estadual de Londrina

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Geoquímica de Águas Subterrâneas. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2001 - 2001

Fundamentos Biogeoquímicos da Gestão Ambiental. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Separação.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Química do Solo.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Ambiental/Especialidade: Tratamento de Efluentes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I COBESA (Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Tratamento de efluente de lavagem de carros por eletrocoagulação/eletroflotação visando o reuso da água; otimização usando planejamento fatorial. 2010. (Congresso).

COLACRO XII. Validação de um método de análise de benzilsuccinato por CLAE e pré-concentração por SPE para monitoramento da biodegradação de tolueno em água subterrânea. 2008. (Congresso).

IV ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL.Fitorremediação de águas residuais contendo diesel e B2 utilizando Typha latifolia Linn. 2008. (Encontro).

XLVII Congresso Brasileiro de Química ABQ. INFLUÊNCIA DO pH E DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE HERBICIDAS IÔNICOS E NÃO-IÔNICO SOBRE ADSORÇÃO EM LATOSSOLOS. 2007. (Congresso).

II SEMANA DE BIOTECNOLOGIA E III WORKSHOP DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UEL. 2006. (Congresso).

VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS.ANÁLISE ESPECTROSCÓPICA E FÍSICO-QUÍMICA DE SEDIMENTO ARENOSO E ÁGUA DO MAR DA BAÍA DE PARANAGUÁ, PR, BRASIL. 2006. (Encontro).

XIII Encontro de Química da Região Sul.13-SBQSul. 2005. (Encontro).

4th International Symposium Environmental Geochemistry in Tropical Countries.4th International Symposium Environmental Geochemistry in Tropical Countries. 2004. (Simpósio).

XII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL.XII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL. 2004. (Encontro).

XI Encontro Anual de Iniciação Científica. Encontro Anual de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).

X Encontro de Química da Região Sul - Química & Indústria: Conhecimento e Qualidade de Vida.X Encontro de Química da Região Sul. 2002. (Encontro).

IX Encontro Anual de Iniciação Científica - UEL.IX Encontro Anual de Iniciação Científica - UEL. 2000. (Encontro).

VII Congresso ABEQUA - O Quaternário e o Meio Ambiente. Congresso ABEQUA - O Quaternário e o Meio Ambiente. 1999. (Congresso).

VII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CROMATOGRAFIA. VII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CROMATOGRAFIA . 1998. (Congresso).

International Symposium of Climatic Changes.International Symposium of Climatic Changes . 1998. (Simpósio).

III Congresso de Ecologia do Brasil. III Congresso de Ecologia do Brasil. 1996. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elisangela Manjurma Deduch

Barreto, W.;LOBO, I.; Bisinoti, M. C.. Estudo dos parâmetros físico-químicos e concentração de metais na Represa de Capivara e seus tributários. 2009. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Kenia Lourenco Vanzolini

LOBO, I.CASS, Q. B.; Marchi, M. R.R.. Métodos para a determinação enantiomérica do fármacos Omeprazol, Lansoprazol e Pantoprazol em águas residuais e de estuário. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Química-UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Adriana de Marques Freitas

Castro, P. V.; SOLCI, Maria Cristina;LOBO, I.. Estudo sobre a presença de ácidos carboxílicos no material particulado atmosférico em ambiente urbano e rural. 2008. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fabiano dos Santos Simões

YABE, Maria Josefa dos Santos;LOBO, I.; GRASSI, Marco Tadeu. Impacto da Piscicultura sobre Bacias Hidrográficas de Pequeno Porte. 2006. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thaís Mariana Yamada

A, M. A.; NEVES, E. F. A.;LOBO, I.. Determinação de Fontes de Hidrocarbonetos Policíclicos e Alifáticos em Sedimentos de Ambientes Aquáticos. 2006. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Pulita Cayres

GUEDES, Carmen Lb;LOBO, I.; MACHADO, N. R. C. F.. Processos de degradação e adsorção de compostos orgânicos aromáticos em águas residuais. 2006. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Wania Hermenegildo da Silva Ferraz

LOBO, I.; VASCONCELOS, Pérola; SOLCI, Maria Cristina. Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) no material particulado atmosférico coletado com impactador em cascata e determinação cromatográfica.. 2005. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Magda Elisa Turini da Cunha

YABE, Maria Josefa Santos; PESSENDA, Carlos Ruiz;LOBO, I.. Origem e Dinâmica da Matéria Orgânica Particulada e Sedimentar na Bacia do Rio Tibagi: Rios Apertados e Três Bocas. 2003. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Adriana Nery de Oliveira

LOBO, I.. Estudo da Reação entre Quinonas e Touréia. Desenvolvimento de um Método para \Determinação Espectrofotométrica de Tiouréia em Suco de Laranja. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Nanci Cristina Lobo

LOBO, I.; CALAFATTI, Silvana. Desenvolvimento de um Método Analítico para Quantificação de Norflorxacina em Plasma de Voluntários Sadios Usando Cromatografia Líquida de Alta Eficiência no Modo Reverso. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas: Insumos e Medicamentos) - Universidade São Francisco.

Aluno: Jurandir Pereira Pinto

LOBO, I.; GUEDES, Carmen. Formaldeído e Acetaldeido na Atmosfera Urbana e Rural da Cidade de Londrina - PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliana Carla Garcia

LOBO, I.GUEDES, Carmen L. B.; SOUZA, N. E.; GARCIA, E. E.. Degradação fotocatalítica artificial e solar de efluentes têxteis por processos oxidativos avançados utilizando TiO2.. 2006. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Thais Elisa de Moraes Dua

Câmara, C. A. P.;LOBO, I.; BERTOZZI, J.. Construção de um colorímetro de baixo custo para determinação de surfactantes e demanda química de oxigênio em águas residuárias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fábio Rosnei da Silva

DOI, S. M. O.;LOBO, I.; Barreto, W.. Avaliação da descoloração de corantes sintéticos têxteis pelo fungo da podridão branca Pleurotus Ostreatus em diferentes meios de cultivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Caroline Catyssia Carradore Vecchi

GUEDES, Carmen Luisa Barbosa;LOBO, I.; SANTANA, Henrique de. Tratamento Fotoquímico do resíduo Gerado na Remoção do Óleo Diesel de Sistemas Aquáticos Utilizando Turfa Canadense. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Karina Kammer Attisano

LOBO, I.; GIMENES, Sonia Maria Nobre; YABE, Maria Josefa. Determinação de Metais em sedimentos na Região do Salto Apucaraninha - Reserva Indígena Kaigang. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luciano Vetorasso Corbucci

LOBO, I.; GUEDES, Carmen; MOREIRA, Ivanira. Degradação de fração aromática da gasolina em água subterrânea e superficial. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Juliana cristina de Queiroz

LOBO, I.. Resíduos Químicos das Atividades Práticas de Química Geral e Inorgânica. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Cesar Alexandro da Silva

LOBO, I.. Estudo da Adsorção do Herbicida 2,4 D em Solos da Região de Londrina - PR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvana do Espírito Santo

LOBO, I.; GIMENES, Sonia Maria Nobre; YABE, Maria Josefa. Diagnóstico do Alto Ribeirão Cambé: Ambiente Aquático. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Aléscio Fachim Pelicho

LOBO, I.; GUEDES, Carmen. Análise da Composição Química de Águas de Precipitação na Região de Londrina - PR. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Erica Cristina da Silva

LOBO, I.. Tratamento de Resíduos Químicos do Laboratório de Química Orgânica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Fernanda Helena Gonçalves Peroni

LOBO, I.. Estudos sobre a presença de óxidos de nitrogênio em águas de precipitação e na atmosfera. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Maria Lúcia Carneiro Lobo

LOBO, I.. A contribuição de cátions em águas de precipitação. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina.

Câmara, C. A. P.;LOBO, I.; ALVES, J.C.. Professor Associado. 2009. Universidade Estadual de Londrina.

Câmara, C. A. P.;LOBO, I.. Professor Associado. 2007. Universidade Estadual de Londrina.

LOBO, I.; SOUZA, Nilson Evelásio de; COSTA, Creusa Maieru Macedo. Professor Associado. 1998. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Eduardo de Rezende

LOBO, I.;Rezende, C. E.. Uso de traçadores químicos isotópicos no estudo paleoambiental da Lagoa do Infernão : Uma lagoa marginal do Rio Mogi - Guaçu, Estação Experimental de Jataí, Luiz Antônio-SP.. 1997. Tese (Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Angelita Aparecida Ribeiro da silva

Avaliação das Técnicas de Eletrocoagulação e Eletroflotação na Recuperação de Efluentes de Lavagem de Veículos; 2009; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Ilza Lobo;

PATRÍCIA CAVANI MARTINS DE MELLO

DEGRADAÇÃO DE DIURON EM SOLO BIOAUMENTADO POR MICRORGANISMOS ISOLADOS DA RIZOSFERA DA CANA-DE-AÇÚCAR; 2008; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Ilza Lobo;

Maria Aparecida de Matos

Fófosfo, amonificação e nitrificação após longo tempo de aplicações consecutivas de chorume de suínos em solo cultivado; ; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Ilza Lobo;

Rodrigo Obata Mouriño

Adsorção dos herbicidas 2,4D, Atrazina e Alachlor em Solos do Paraná; 2005; 63 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilza Lobo;

Magda Elisa Turini da Cunha

Origem, composição e Dinâmica da Matéria Orgânica Particulada e Sedimentar na Bacia do Rio Tibagi - Rios Apertados e Três Bocas; 2003; 68 f; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ilza Lobo;

Waldemar de Oliveira Neto

Pesticida: Química, Comportamento e Degradação no Ambiente; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

João Rafael de Moraes Cini

Desenvolvimento e validação de um método de análise e extração de Pireno Residual por Cromatografia Líquída de Alta Eficiência (CLAE); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

ANELIZE BAUERMEISTER

Produção de Lacases e Lipases pelo ascomiceto Botryosphaeria rhodina na presença de óleo de mamona com única fonte de carbono; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Edilaine Martins

Seleção de Basidiomicetos para a degradação de derivados do petróleo; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

João Paulo Sacchetto

Avaliação da degradação de derivados de petróleo pelo Botryoaphaeria rhodina utilizando Fermentação em Estado Sólido; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Angelita Aparecida Ribeiro da silva

Otimização e validação de métodos de extração e análise de HPAs em Solos Contaminados por Derivados de Petróleo; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Flávia Cristina Sertori

Isolamento de microorganismos a partir de resíduos contaminados por drivados de petróleo e avaliação para a biorremediação; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

REGINA CARRERI ALVES

Avaliação do nitrogênio Inorgânico, microorganismos amonificadores e taxa de amonificação no solo submetido á aplicação de resíduos de suínos em dois sistemas de plantio; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Rafael A

Melquiades; DETERMINAÇÃO DE BTEX EM SOLOS DE DIFERENTES TEXTURAS; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Fábio Rosnei da Silva

Tratamento de efluentes de lavagem de carros por eletroflotação - avaliação da eficiência pela DQO, turbidez e surfactantes; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Fernanda Silvestrin Matsunaka

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO ELETROQUÍMICO COM ELETRODOS DE ALUMÍNIO EM EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Fernanda Silvestrin Matsunaka

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ELETROCOAGULAÇÃO/ELETROFLOTAÇÃO PARA REUSO DE ÁGUA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilza Lobo;

João Paulo Dias

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO ELETROQUÍMICO COM ELETRODOS DE ALUMÍNIO EM EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Fábio Rosnei da Silva

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROFLOTAÇÃO AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA PELA DQO, TURBIDEZ E SURFACTANTES; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Paulo Ricardo Franco Marcelino

TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROFLOTAÇÃO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilza Lobo;

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

INFLUÊNCIA DO pH MA REMOÇÃO DE DQO E TURBIDEZ NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROFLOTAÇÃO/ELETROCOAGULAÇÃO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA; Orientador: Ilza Lobo;

Taciane de Oliveira

MONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLOMONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLOMONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLO ATINGIDO PELO VAZAMENTO DE PETRÓLEO OCORRIDO EM 16 DE JULHO DE 2000 NA REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS - REPAR, EM ARAUCÁ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Suzy Sayuri Sassamoto Kurokawa

MONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UEL; Orientador: Ilza Lobo;

Leonardo Panazzolo

UTILIZAÇÃO DE BIOPILHAS NA REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilza Lobo;

Sumaya Hellu El Kaadri

Isolamento de microorganismos a partir de resíduos contaminados por derivados de petróleo e avaliação para biorremediação; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Sumaya Hellu El Kaadri

Otimização e validação das metodologias de análises químicas de solos; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Flávia Cristina Sertori

Otimização e validação das metodologias de análises físicas do solo; ; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Angelita Aparecida Ribeiro da silva

Otimização e Validação de Métodos de Extração e Análise de HPAs em Solos Contaminados por Derivados de Petróleo; ; 2004; 46 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Iara Ramos Cal

Determinação da capacidade de troca catiônica cationica e teor de matéria orgânica em solos preparados para o cultivo de soja: aplicação em estudos do comportamento de herbicidas; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Ilza Lobo;

Ligia R Cal

Análise quantitativa do álcool veratrílico e de seus derivados nos cultivos de fungos botryosphaeria sp; ; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ilza Lobo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Aparecido Mozeto

Uso de Traçadores químicos e isotópicos no estudo paleoambiental da Lagoa do Infernão: Um lagoa marginal do Rio Moji-Guaçu, E; E; de Jataí, Luiz Antonio (SP); 1997; Tese (Doutorado em Química Ambiental) - PPG- DQ da UFSCar, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Aparecido Mozeto;

Quezia Bezerra Cass

Uso de Traçadores Químicos e Isotópicos no Estudo da Lagoa do Infernão: Uma Lagoa Marginal do Rio Mogi-Guaçu, Estação Ecologica de Jataí, Luiz Antonio (SP); 1997; 0 f; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal de São Carlos,; Coorientador: Quezia Bezerra Cass;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LOBO, I. ; GUEDES, Carmen Luisa Barbosa ; CORRER, Caryna Januário ; SAAB, Otávio Jg Abi . Tratamento de Solo Contaminado com Petróleo Utilizando Tensoativos e Peróxido de Hidrogênio.. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Impresso) , v. 31, p. 87-100, 2010.

  • LOBO, I. ; YABE, Maria Josefa dos Santos ; MELLO, Patrícia C. M. . Otimização de um método de extração ultra-sônica e análise por CLAE para determinação de Diuron e seus metabólitos em solo de cultivo de cana-de-açúcar.. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Impresso) , v. 30, p. 107-116, 2009.

  • CUNHA, Magda Elisa Turini ; YABE, Maria Josefa Santos ; LOBO, I. ; ARAVENA, Ramon . Isotopic Composition as a Tool for Assessment of Origin and Dynamic of Organic Matter in Tropical Freshwater. Environmental Monitoring and Assessment , v. 121, p. 459-476, 2006.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; LOBO, I. ; GUEDES, Carmen L. B. ; PINTO, Jurandir Pereira . Análise de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em solos utilizando agitação ultra-sônica, tubo aquecedor/minicondensador e cromatografia gasosa. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas , v. 27, p. 105-112, 2006.

  • MELQUIADES, Rafael A. ; LOBO, I. ; PINTO, Jurandir Pereira ; GUEDES, Carmen L. B. . Análise de benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos em solos por headspace e cromatografia gasosa. Semina. Ciências Exatas e Tecnológicas (Impresso) , v. 27, p. 113-120, 2006.

  • LOBO, I. ; MOZETO, A. A. ; ARAVENA, Ramon . Paleohydrological investigations in the Infernão Lake, Moji-Guaçu river watershed, SE Brazil.. Journal Of Paleolimnology, Canadá, v. 26, p. 119-129, 2001.

  • LOBO, I. ; A, M. A. ; CASS, Q. B. . Determination of phenolic compounds obtained from oxidation of lignin lake sediments by high-performance liquid chromatography. Chromatographia (Wiesbaden) , v. 000, p. 000-000, 2000.

  • MOURIÑO, Rodrigo Obata ; LOBO, I. . Medio Ambiente en Iberoamerica - Visión desde la Física y la Química en los albores del Siglo XXI. In: Juan F. Gallardo Lancho. (Org.). ADSORÇÃO de herbicidas iônicos (2,4-D e Atrazina) em Latossolos Brasileiros. 1ed.Badajoz: Gráficas Diputación de Badajoz, 2006, v. II, p. 325-332.

  • MATOS, Maria Aparecida de ; ANDRADE, M. ; LOBO, I. . Medio Ambiente en Iberoamerica - Visión desde la Física y la Química en los albores del Siglo XXI. In: Juan F. Gallardo Lancho. (Org.). Fósforo, Amonificação e nitrificação após longo tempo de aplicações consecutivas de chorume de suínos em solo cultivado no sul do Brasil. 1ed.Badajoz: Gráficas Diputación de Badajoz, 2006, v. II, p. 287-295.

  • CORRER, Caryna Januário ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; LOBO, I. ; SAAB, Otávio Jg Abi ; GUEDES, Carmen L. B. . APLICAÇÃO IN SITU DE SURFACTANTES EM SOLO CONTAMINADO COM PETRÓLEO E TRATAMENTO DA ÁGUA RESIDUAL COM AGENTE OXIDANTE.. In: 4o. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007, Natal. Anais do 4o. Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, 2007. v. 1. p. 1-10.

  • SILVA, Angelita Aparecida Ribeiro da ; LOBO, I. ; GUDES, Carmen ; PINTO, Jurandir Pereira . OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E ANÁLISE DE HPAs EM SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005.

  • CUNHA, Magda Elisa Turini da ; YABE, Maria Josefa Santos ; LOBO, I. ; ARAVENA, Ramon . ISOTOPIC COMPOSITION AS A TOOL FOR THE DETERMINATION OF THE ORGANIC MATTER ORIGIN AND DYNAMIC IN AQUATIC SYSTEMS . In: 4th International Symposium Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Búzios - RJ. 4th International Symposium Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004.

  • GUEDES, Carmen Luisa Barbosa ; LOBO, I. ; FACCIONE, Milton ; PINTO, Jurandir Pereira ; CAL, Iara Ramos ; TAROZO, Rafael ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; MAURO, Eduardo Di ; LEWIS, Robson da Silva ; RACHWAL, Marcos . Interação e degradação do diesel em mistura em solos da região de Morretes no Paraná. In: Encontro Brasileiro sobre Adsorção - Fundamentos de Adsorção, 2004, Natal - RN. Anais do 5o Encontro Brasileiro sobre Adsorção. v. 1. p. 166-168.

  • GUEDES, Carmen ; LOBO, I. ; LEWIS, Robson ; PINTO, Jurandir ; MAZZOCHIM, Leandro ; CAL, Iara ; TAROZO, Rafael . Fotodegradação de Diesel e Monitoramento do Solo e Águas Superficiais Atingidos pelo Óleo na Região de Morretes-PR. In: 2 Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Petróleo & Gás, 2003, Rio de Janeiro. v. I. p. 1-6.

  • LOBO, I. ; MOZETO, A. A. ; ARAVENA, Ramon ; CASS, Q. B. . Environmental changes in the Infernão Lake drainage basin, recorded by isotopic and chemical traces of a late Holocene sediment core. . In: International Symposium of Climatic Changes. IAEA, 1998, Viena- Áustria. B. Proc. Sym. IAEA. Viena: IAEA, 1998. p. 823-826.

  • LOBO, I. ; MOZETO, A. A. ; CASS, Q. B. . Análises do fenóis derivados da oxidação da lignina em sedimentos lacustres por cromatografia líquida de alta eficiência.. In: VII Congersso Latino-Americano de Cromatografia, 1998, Águas de São Pedro. Book of Abstracts. São Carlos: Acta Eventos, 1998. p. 238.

  • CORREA, A. C. ; SILVA, Angelita A R da ; ALVES, J.C. ; BERTOZZI, J. ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . Desenvolvimento de um eletroflotador/eletrocoagulador para tratamento de efluente de lavagem d veículos em fluxo contínuo. In: 21o Encontro de Iniciação Científica, 2012, Maringá. 21o EAIC. Maringá: EDUEM, 2012. v. 1. p. 1-4.

  • MATSUNAKA, F. S. ; DIAS, J. P. ; SILVA, F. R. ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . Otimização de eletrocoagulação/eletroflotação aplicada em efluente da indústria de tintas usando planejamento fatorial. In: XX EAIC- Encontro de Inciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Anais do XX EAIC. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2011. v. 1. p. 1-4.

  • Câmara, C. A. P. ; MATSUNAKA, F. S. ; DIAS, J. P. ; CALDAS, B. S. ; SILVA, F. R. ; LOBO, I. . Tratamento de efluente de lavagem de carros por eletrocoagulação/eletroflotação usando eletrodo de ferro. In: XIX EAIC, 2010, Guarapuava. Anais do XIX Encontro de Iniciação Centífica - EAIC. Guarapuava: Editora da Unioeste, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • Câmara, C. A. P. ; CALDAS, B. S. ; LOBO, I. . Comparação de sistemas de tratamento de efluentes por eletrociagulação/eletroflotação para reuso da água utilizando eletrodos de alumínio e de ferro.. In: XIX EAIC, 2010, Guarapuava. Anais do XIX EAIC. Guarapuava: Editora da Unicentro, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • LOBO, I. ; SILVA, Angelita A R da ; Câmara, C. A. P. ; SCARMINIO, Ieda . Tratamento de efluente de lavagem de carros por eletrocoagulação/eletroflotação visando o reuso da água; otimização usando planejamento fatorial. In: I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental - I COBESA, 2010, SALVADOR. Anais do I COBESA. SALVADOR, 2010. v. 1. p. 1-4.

  • Oliveira, Taciane ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . REMOÇÂO DE SURFACTANTE E SÓLIDOS EM SUSPENSÃO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROFLOTAÇÃO: INFLUÊNCIA DO pH. In: XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Londrina. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina: EDUEL, 2009.

  • CALDAS, B. S. ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROFLOTAÇAO: INFLUENCIA DO pH NA REMOÇAO DA TURBIDEZ, SÓLIDOS SUSPENSOS TOTAIS E SURFACTANTES. In: IV ENCONTRO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A AÇÕES AFIRMATIVAS PARA INCLUSÃO SOCIAL, 2009, Londrina. Anais doIV ENCONTRO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE APOIO A AÇÕES AFIRMATIVAS PARA INCLUSÃO SOCIAL. Londrina: EDUEL, 2009.

  • Kurokaw, S. S.S. ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . INFLUÊNCIA DO pH NA REMOÇÃO DE DQO E TURBIDEZ NO TRATAMENTO DE EFLUENTES DE LAVAGEM DE CARROS POR ELETROCOAGULAÇÃO/ELETROFLOTAÇÃO. In: XVIII ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2009, Londrina. ANAIS DO XVIII EAIC. Londrina: EDUEL, 2009. v. 1. p. 1-4.

  • LOBO, I. ; MOURIÑO, Rodrigo Obata ; ALMEIDA, Flaveli Aparecida de Souza ; Andrade, C. S. . INFLUÊNCIA DO pH E DAS PROPRIEDADES QUÍMICAS DE HERBICIDAS IÔNICOS E NÃO-IÔNICO SOBRE ADSORÇÃO EM LATOSSOLOS. In: XLVII Congresso Brasileiro de Química ABQ, 2007, Natal. XLVII Congresso Brasileiro de Química ABQ. Natal: XLVII Congresso Brasileiro de Química ABQ, 2007. v. 1. p. xx-xx.

  • MOURIÑO, Rodrigo Obata ; LOBO, I. . Adsorção de Herbicidas Iônicos (2,4-D e Atrazina) em Latossolos Brasileiros. In: IV Congreso Iberoamericano de Física y Química Ambiental, 2006, Cáceres. Sociedad Iberoamericana de Física y Química Ambiental. Salamanca, Espanha: Gráficas Cervantes, S.A. p. 197-198.

  • MATOS, Maria Aparecida de ; ANDRADE, D. S. ; Colozzi-Filho, A. ; BALOTA, E. L. ; LOBO, I. . Fósforo, Amonificação e Nitrificação após longo tempo de aplicações consecutivas de chorume de suínos em solo cultivado no sul do Brasil. In: IV Congreso Iberoamericano de Física y Química Ambiental, 2006, Cáceres. Sociedad Iberoamericana de Física y Química Ambiental. Salamanca, Espanha: Gráficas Cervantes, S.A. p. 193-194.

  • MATOS, Maria Aparecida de ; ANDRADE, D. S. ; Colozzi-Filho, A. ; BALOTA, E. L. ; LOBO, I. . Biomassa e atividade microbiana no solo após aplicações consecutivas de resíduos da suinocultura. In: FERTBIO 2006, 2006, BONITO, MS. FERTBIO, 2006.

  • GUEDES, Carmen L. B. ; MAURO, Eduardo Di ; LOBO, I. ; SAAB, Otávio Jg Abi ; PICCINATO, Marilene Turini ; CIVIDATTI, Luciana Natália ; SILVA, Angelita A R da . ANÁLISE ESPECTROSCÓPICA E FÍSICO-QUÍMICA DE SEDIMENTO ARENOSO E ÁGUA DO MAR DA BAÍA DE PARANAGUÁ, PR, BRASIL. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS, 2006, Porto Alegre. VII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE SEDIMENTOS. Porto Alegre: UFRS, 2006. v. I.

  • GUEDES, Carmen L. B. ; MAURO, Eduardo Di ; LOBO, I. ; SAAB, Otávio Jg Abi ; CAYRES, Vanessa Pulita ; PICCINATO, Marilene Turini ; CIVIDATTI, Luciana Natália ; SILVA, Angelita A R da ; GIANJACOMO, Carlos Henrique ; DOMINGUES, Diego Soares . Avaliação do impacto de agentes orgânicos em sedimento arenoso e água do mar decorrente da explosão do navio Vicuña na Baía de Paranaguá, PR.. In: III Encontro Nacional de Química Ambienta, 2006, Cabo Frio. Anais do III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006.

  • MORAES, T. E. ; BERTOZZI, J. ; ALVES, J.C. ; LOBO, I. ; Câmara, C. A. P. . Construção de colorímetro de baixo custo para determinação de surfactantes aniônicos em águas residuárias. In: 16o Encontro Nacional de Quimica Analítica, 2011, Campos do Jordão. 16o ENQA, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • MELLO, Patrícia C. M. ; LOBO, I. ; YABE, Maria Josefa Santos . Validação de um método por CLAE para determinação de diuron e seus metabólitos em solo de cultivo de cana de açúcar. In: COLACRO XII, 2008, Florianópolis. COLACRO XII & SIMCRO 2008, 2008.

  • Valderi Cristiano ; PAULI, E. D. ; LOBO, I. ; NIXDORF, S.L. . AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA OCRATOXINA A NA QUALIDADE DAS BEBIDAS MOLE, DURA, RIO, RIADO E RIOZONA DE CAFÉS BRASILEIROS EMPREGANDO IMUNOAFINIDADE-HPLC/FLUORESCÊNCIA. In: COLACRO XII, 2008, Florianópolis, SC. COLACRO XII & SIMCRO 2008, 2008.

  • LOBO, I. ; Wietchorek, Patrick J. A.G. ; DIAS, RAFAEL C. E. ; MOZETO, A. A. ; SORIANO, ADRIANA U. . VALIDAÇÃO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE BENZILSUCCINATO POR CLAE E PRÉ-CONCENTRAÇÃO POR SPE PARA MONITORAMENTO DA BIODEGRADAÇÃO DE TOLUENO EM ÁGUA SUBTERRÂNEA. In: COLACRO XII, 2008, Florianópolis. COLACRO XII & SIMCRO 2008, 2008.

  • REZENDE, Maria Inês ; SERTORI, Flavia Cristina ; SANTINONI, Ivana Abonízio ; KADRI, Sumaya Hellú El ; LOBO, I. . Avaliação do crescimento de microrganismos isolados a partir de solos contaminados com derivados de petróleo. In: III Encontro Nacional de Química Ambiental, 2006, Cabo Frio. III Encontro Nacional de Química Ambiental. Cabo Frio, 2006.

  • SACCHETTO, J. P. ; LOBO, I. ; REZENDE, Maria Ines . Avaliação do crescimento do ascomiceto Botryosphaeria rhodina em diferentes resíduos agroindustriais na presença e na ausência de pireno.. In: II Semana de Bioquímica e Biotecnologia e III Workshop de Propriedade Intelectual da UEL, 2006, Londrina. Anais do II Semana de Bioquímica e Biotecnologia e III Workshop de Propriedade Intelectual da UEL. Londrina, 2006.

  • MARTINS, E. ; REZENDE, Maria Ines ; LOBO, I. . Isolamento de fungos filamentosos e avaliação do seu potencial na produção de lacase e na degradação de pireno.. In: II Semana de Bioquímica e Biotecnologia e III Workshop de Propriedade Intelectual da UEL, 2006, Londrina. Anais do II Semana de Bioquímica e Biotecnologia e III Workshop de Propriedade Intelectual da UEL. Londrina, 2006.

  • SERTORI, Flavia Cristina ; LOBO, I. ; SANTINONI, Ivana Abonízio ; KADRI, Sumaya Hellú El ; REZENDE, Maria Inês . Avaliação do crescimento de microrganismos isolados a partir de solos contaminados com resíduos de petróleo. In: XIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2005, Florianópolis. 13-SBQSul XIII Encontro de Química da Região Sul, 2005.

  • SILVA, Angelita A R da ; LOBO, I. . Análise de HPAs em solos contaminados com derivados de petróleo utilizando sonicação, tubo aquecedor/minicondensador e CG/DIC.. In: XIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2005, Florianópolis. 13 - SBQSul XIII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2005. v. I.

  • SERTORI, Flavia Cristina ; SANTINONI, Ivana Abonízio ; KADRI, Sumaya Hellú ; REZENDE, Maria Ines ; LOBO, I. . Avaliação da biodegradação de resíduos de petróleo presentes em efluentes aquosos coletados em postos de combustíveis. In: I Semana de Biotecnologia, 2005, Londrina. I Semana De Biotecnologia, 2005.

  • SANTINONI, Ivana Abonízio ; SERTORI, Flávia Cristina ; KADRI, Sumaya Hellú ; REZENDE, Maria Ines ; LOBO, I. . Isolamento e avaliação do crescimento de microrganismos a partir de solos contaminados com resíduos de petróleo. In: I Semana de Biotecnologia, 2005, Londrina. I Semana de Biotecnologia, 2005.

  • SERTORI, Flavia Cristina ; SANTINONI, Ivana Abonízio ; KADRI, Sumaya Hellú El ; LOBO, I. ; REZENDE, Maria Ines . Isolamento de microrganismos a partir de solos contaminados com resíduos de petróleo . In: Workshop Internacional Sobre Microbiologia Ambiental, 2005, Campinas. Workshop Internacional Sobre Microbiologia Ambiental, 2005.

  • SERTORI, Flávia Cristina ; SANTINONI, Ivana Abonízio ; KADRI, Sumaya Hellú El ; LOBO, I. ; REZENDE, Maria Ines . Avaliação da Capacidade de Biodegradação de Efluentes de Postos de Combustível. In: I Semana de Biotecnologia. In: I Semana de Biotecnologia, 2005, Londrina. I Semana de Biotecnologia, 2005.

  • GUEDES, Carmen L B ; MAURO, Eduardo Di ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; MAZZOCHIN, L. ; ADÃO, Daniele C. ; LOBO, I. ; SILVA, Angelita A R da ; PINTO, Jurandir Pereira ; BRITO, O. R. ; PAVANELLI, A. G. ; RALISCH, R ; ANDRADE, M. . Monitoramento de compostos aromáticos e fotocatálise com aeroxide TiO2 P25 in situ para remediação de solo impactado por derramamento de petróleo. In: 6o. Congreso Ibérico y 3er Congreso Iberoamericano de Toxicología y Contaminación Ambiental, 2005, Cádiz. Resumos 6o. Congreso Ibérico y 3er Congreso Iberoamericano de Toxicología y Contaminación Ambiental. v. 1. p. 335-335.

  • MELQUIADES, Rafael A. ; LOBO, I. ; PINTO, Jurandir Pereira ; GUEDES, Carmen L B . Determinação de BTEX por headspace e CG/FID em solos de diferentes texturas.. In: XII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2004, Guarapuava. XII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2004.

  • ADÃO, Daniele Cristina ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; ROMERO, Caroline Catyussia Carradore ; NEVES, Fabiano ; GUEDES, Carmen Luisa Barbosa ; LOBO, I. ; MAURO, Eduardo Di . Avaliação de Processos Abióticos no solos para remoção de componentes aromáticos de petróleo em fase adsorvida e residual. . In: XII ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO SUL / SBQSUL, 2004, Guarapuava. Anais do XIIEncontro de Química da Região Sul - Química: Tecnologia e Desenvolvimento., 2004. v. 1.

  • GUEDES, Carmen ; MAURO, Eduardo Di ; MAZZOCHIN, Leandro Freneda ; LOBO, I. ; FACCIONE, Milton ; PINTO, Jurandir Pereira ; BRAGAGNOLO, Gislaine Maria ; CAL, Iara Ramos . Monitoring and evaluation of the weathering of petroleum in the soil and natural waters under tropical conditions . In: CHEMICALS IN THE ENVIRONMENT in 5th Iberian and 2nd Iberoamerican Congress of Environmental Contamination and Toxicology, 2003, Portugal. Proceedings Environmental Problems in an Iberoamerican Context, 2003. v. 1. p. 45.

  • CAL, Iara Ramos ; CAL, Lígia Ramos ; MAZZOCHIN, L. ; PINTO, Jurandir ; FACCIONE, Milton ; LOBO, I. ; GUEDES, Carmen Luisa Barbosa . Interação de Contaminantes Orgânicos com Solos. In: Encontro Anual de Iniciação Cientifica - Universidade Estadual de Maringá, 2002, Maringá - PR. Livro de Resumos, 2002. v. 1. p. 146-146.

  • CAL, Iara R ; CAL, Ligia R ; MAZZOCHIM, Leandro F ; PINTO, Jurandir ; FACCIONE, Milton ; MAURO, Eduardo Di ; GUEDES, Carmen Lb ; LOBO, I. . Interação de Hidrocarbonetos Derivados de Petróleo com Solos da Região de Morretes - PR. In: X Encontro de Química da Região Sul, 2002, Joinville - SC. X Encontro de Química da Região Sul - Química & Indústria: Conhecimento e Qualidade de Vida, 2002. v. 1. p. 146-146.

  • BRAGAGNOLO, G. ; CAL, Iara Ramos ; MAZZOCHIN, L. ; PINTO, Jurandir ; GUEDES, Carmen ; LOBO, I. ; FACCIONE, Milton ; MAURO, E. . Degradação de Petróleo e Óleo Diese em Águas Naturais e no Solo. In: IX Encontro de Química da Região Sul, 2001, Londrina - Pr, 2001.

  • CAL, L. ; LOBO, I. ; CAL, Iara ; PINTO, Jurandir . ANÁLISE QUANTITATIVA DO ÁLCOOL VERATRÍLICO E DE SEUS DERIVADOS NOS CULTIVOS DOS FUNGOS BOTRYOSPHAERIA SP. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica-UEL, 2000, Londrina, 2000.

  • LOBO, I. ; MOZETO, A. A. ; ARAVENA, Ramon . Reconstrução paleoambiental (Holoceno Tardio) das interações entre Lagoa marginal-rio (Rio Moji-Guaçu, São Paulo, Brasil). . In: VII Congresso ABEQUA- O Quaternário e o Meio Ambiente, 1999, Porto Seguro, Ba. VII Congresso da ABEQUA, 1999.

  • LOBO, I. ; MOZETO, A. A. ; ARAVENA, Ramon . Alterações Ambientais na Bacia de Drenagem da Lagoa do Infernão (Rio Moji-Guaçu, SP) através de traçadores biogeoquímicos e isotópicos. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Livro de Resumos, 1996.

  • LOBO, I. ; SILVA, Angelita A R da ; Câmara, C. A. P. ; SCARMINIO, Ieda . Tratamento de efluente de lavagem de carros por eletrocoagulação/eletroflotação visando o reuso da água; otimização usando planejamento fatorial. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE EFLUENTES POR ELETROCOAGULAÇÃO/ELETROFLOTAÇÃO PARA REUSO DE ÁGUA, Descrição: Com o crescimento populacional a escassez da água tornou-se um grave problema mundial devido a poluição hídrica, o uso desordenado, o crescimento da demanda e a industrialização. As atividades industriais no Brasil respondem por aproximadamente 20% do consumo de água, sendo que mais da metade é tratada de forma inadequada ou não recebe nenhum tratamento. Rios, estuários, canais e outros corpos de água estão sendo constantemente poluídos devido ao lançamento indiscriminado de efluentes não tratados. Medidas de preservação e de controle devem ser estabelecidas, com a finalidade de reduzir o consumo de água e minimizar a geração de efluentes poluidores dos recursos hídricos. Portanto, pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para tratamento e reuso da água são essenciais para minimizar os problemas de escassez de água. A eletrocoagulaçãoeletroflotação (ECEF) é uma técnica considerada potencialmente efetiva em tratamento de efluentes, com alta remoção de colóides, metais e outras espécies inorgânicas e orgânicas. Essa técnica também possibilita que seja um sistema compacto e com completa automação com custos relativamente baixos. Neste processo ocorre a formação de flocos de hidróxidos metálicos por eletrodissolução do anodo, geralmente de ferro ou alumínio. Embora o mecanismo de eletrocoagulação seja semelhante à coagulação química, os flocos eletrocoagulados contêm menor quantidade de água ligada, são mais estáveis e mais rapidamente filtráveis. Outra vantagem da (ECEF) é que não introduz ânions como sulfato ou cloreto aos efluentes, como na coagulação química, causando problemas no reuso da água. O objetivo deste trabalho é avaliar e comparar a eficiência/custo da (ECEF) no tratamento de efluentes de lavagens de carros. A eficiência será avaliada através da remoção da carga orgânica, turbidez (sólidos totais), hidrocarbonetos derivados de petróleo e cor. A partir deste estudo serão construídos sistemas compactos, eficie. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / Carlos Alberto Paulinetti Câmara - Integrante / Suzana Lucy Nixdorf - Integrante / JEFERSON MORICONI CESARIO - Integrante / JOÃO CARLOS ALVES - Integrante.

  • 2008 - 2011

    INVESTIGAÇÃO POR RPE E TÉCNICAS ÓTICAS DE PETRÓLEO E DERIVADOS EM SEDIMENTOS MARINHOS E TERRESTRES, Descrição: OS RECURSOS TERRESTRES, COSTEIROS E MARÍTIMOS, BEM COMO O MEIO AMBIENTE E OS SERES VIVOS, VÊM SOFRENDO UM PROCESSO ACELERADO DE DEGRADAÇÃO EM MUITOS LUGARES DO MUNDO. O GERENCIAMENTO DESTES RECURSOS PRECISA ALCANÇAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM BENEFÍCIO DE SUAS POPULAÇÕES. SUCESSIVOS VAZAMENTOS E DERRAMES DE PETRÓLEO OU DERIVADOS, ACIDENTAIS OU DEVIDO ÀS OPERAÇÕES DE ROTINA, REVELAM A NECESSIDADE DE SE AVALIAR OS DANOS REAIS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE, OS QUAIS AFETAM A QUALIDADE DA ÁGUA E DO SOLO, À FAUNA E FLORA DAS ÁREAS ATINGIDAS. O PRESENTE ESTUDO CONSISTE EM: 1)DETERMINAR NA BAÍA DE PARANAGUÁ E EM OUTRAS ÁREAS DO ESTADO DO PARANÁ AS REGIÕES COM MAIOR POTENCIAL DE SEREM ATINGIDAS OU ESTAREM CONTAMINADAS POR RESÍDUOS DE MATERIAL BETUMINOSO, NO SENTIDO DE MAPEAR OS PONTOS MAIS ADEQUADOS PARA EFETUAR A COLETA DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE. 2) IDENTIFICAR A COMPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS MARINHOS SUPERFICIAIS DE PRAIAS ARENOSAS DA BAÍA DE PARANAGUÁ - PR, BEM COMO SEDIMENTOS TERRESTRES DE ALGUMAS REGIÕES DO PARANÁ, UTILIZANDO MÉTODOS DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITEM A IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES ANTROPOGÊNICAS DO TIPO INDUSTRIAL E URBANA, E A AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE POSSÍVEIS CONTAMINANTES PARA O HOMEM E A OUTROS SERES VIVOS QUE HABITEM ESTE ECOSSISTEMA, ASSIM COMO NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DESTES NO AMBIENTE. SOMANDO ASSIM ESFORÇOS PARA AUXILIAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA AGENDA 21, ATRAVÉS DO FORNECIMENTO DE SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS NO ESTADO DO PARANÁ. ENTRE AS TÉCNICAS DE ANÁLISE, UTILIZAREMOS À ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA PARAMAGNÉTICA ELETRÔNICA (RPE) PARA ESTUDAR AS ESPÉCIES PARAMAGNÉTICAS METÁLICAS, PRINCIPALMENTE OS METAIS DE TRANSIÇÃO E OS RADICAIS LIVRES, PRESENTES NOS SEDIMENTOS MARINHOS E TERRESTRES. A ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA SERÁ UTILIZADA PARA ANALISAR MATERIAL ORGÂNICO FLUORESCENTE ADSORVIDO NOS SEDIMENTOS E DISSOLVIDOS EM ÁGUA DO MAR. O MATERIAL FLUORESCENTE, ENVOLTO EM UM MEIO, FOFORNECE R. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE GENÉTICA DE MICROORGANISMOS E MARCADOSRES QUÍMICOS NA QUALIDADADE DA BEBIDA DE CAFÉS BRASILEIROS, Descrição: O CAFÉ É A SEGUNDA BEBIDA MAIS POPULAR DO MUNDO, SENDO QUE O BRASIL É O 2º MAIOR MERCADO CONSUMIDOR E DETÉM A POSIÇÃO DE MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR MUNDIAL DE CAFÉ VERDE, COM FATURAMENTO PREVISTO PARA 2007 EM 1,25 BILHÕES DE DÓLARES. O CONSUMO EM DOSES MODERADAS DE CAFÉ TORRADO (3 A 4 XÍCARAS AO DIA) PERMITE CLASSIFICÁ-LO COMO UMA PLANTA FUNCIONAL NUTRACÊUTICA, CAPAZ DE PREVENIR DEPRESSÃO, TABAGISMO, ALCOOLISMO, DIABETES TIPO II, MAU DE PARKINSON E MESMO INFARTO DO MIOCÁRDIO, POR CONTER COMPOSTOS COM AÇÃO ANTIOXIDANTE E ANTAGONISTA OPIÓIDE. PELO FATO DA QUALIDADE DA BEBIDA DO CAFÉ DETERMINAR SEU CONSUMO E SEU VALOR COMERCIAL, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA COMPREENDER E A AVALIAR OS FATORES QUE A INFLUENCIAM. DADOS DESCRITOS NA LITERATURA DEMONSTRAM EXISTIR CERTA CORRESPONDÊNCIA ENTRE A BAIXA QUALIDADE DA BEBIDA DO CAFÉ E A PRESENÇA DE ALGUNS COMPOSTOS QUÍMICOS E SUA MICROFLORA. O ELEVADO CONSUMO DO CAFÉ PELA POPULAÇÃO MUNDIAL, AS CONSEQÜÊNCIAS À SAÚDE HUMANA, ATRELADO AO IMPACTO ECONÔMICO PRODUZIDO E À COMPLEXIDADE DA MATRIZ, JUSTIFICA A NECESSIDADE DESTA RELAÇÃO SER MAIS BEM INVESTIGADA. O PRESENTE ESTUDO VISA AVALIAR A VARIABILIDADE ENTRE POPULAÇÕES MICROBIOLÓGICAS DE CAFÉS COM BEBIDA DE BOA QUALIDADE (MOLE) E MÁ QUALIDADE (RIO), DE DIFERENTES REGIÕES DO PAÍS, IDENTIFICANDO OS FUNGOS PRESENTES NOS GRÃOS RIO, E VERIFICANDO POSSÍVEIS CORRELAÇÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS ENTRE O SABOR DESAGRADÁVEL E OS METABÓLITOS POR ELE PRODUZIDOS. FERRAMENTAS QUIMIOMÉTRICAS SERÃO UTILIZADAS NO SENTIDO DE CORRELACIONAR PARÂMETROS GENÔMICOS E MARCADORES QUÍMICOS, VERIFICANDO POSSÍVEIS ASSOCIAÇÕES ENTRE A EXACERBAÇÃO DE PROCESSOS FERMENTATIVOS, ADVINDOS DO DESENVOLVIMENTO FÚNGICO, EM FUNÇÃO DE FATORES COMO TEORES DE CAFEÍNA, UMIDADE, OCRATOXINA A E DEFEITOS DOS GRÃOS, E O APARECIMENTO DE BEBIDA RIO NO GÊNERO COFFEA ARABICA E SUA AUSÊNCIA NO GÊNERO COFFEA ROBUSTA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / Valderi Cristiano - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2006 - 2010

    MONITORAMENTO DA BACIA DO ARROIO SALDANHA E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA REMEDIAÇÃO DE SOLO ATINGIDO PELO VAZAMENTO DE PETRÓLEO OCORRIDO EM 16 DE JULHO DE 2000 NA REFINARIA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS - REPAR, EM ARAUCÁRIA - PR., Descrição: A CONTINUIDADE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS PELA FAUEL/UEL QUE DIZEM RESPEITO AO MONITORAMENTO E APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS, COM APROVEITAMENTO DE LUZ SOLAR PARA REDUZIR OU ELIMINAR O IMPACTO CAUSADO PELO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO EM SOLO NA ÁREA DA REPAR/PETROBRÁS E VIZINHANÇA, É OPORTUNA NÃO SÓ PARA A RECUPERAÇÃO DA MATRIZ AMBIENTAL, MAS TAMBÉM PARA ASSESSORAR O SETOR DE SMS DA REPAR/PETROBRÁS NOS RELATÓRIO. REUNIÕES E SEMINÁRIOS EXIGIDOS PELOS ÓRGÃOS AMBIENTAIS, ASSIM COMO, DAR PROSSEGUIMENTO AOS TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NO PONTO ZERO. ALÉM DAS TECNOLOGIAS JÁ IMPLEMENTADAS E EM FASE DE MONITORAMENTO, SERÃO IMPLEMENTADAS OUTRAS AÇÕES EM SINERGIA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ilza Lobo - Integrante / Eduardo Di Mauro - Integrante / Carmen L. B. Guedes - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    UTILIZAÇÃO DE BIOPILHAS NA REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO., Descrição: BIOPILHAS PODEM SER UTILIZADAS NA REMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO, UTILIZANDO MICRORGANISMOS CAPAZES DE CONVERTER CONTAMINANTES ORGÂNICOS EM COMPOSTOS MENOS TÓXICOS, GÁS CARBONICO E ÁGUA. SERÁ USADO ATERRAMENTO DO MATERIAL A SER BIOTRATADO, SOMADO A NUTRIENTES, CASCALHOS E AR DENTRO DAS PILHAS, A UMA PROFUNDIDADE ESPECÍFICA. DURANTE A EXECUÇÃO DESTE TRABALHO SERÃO DESENVOLVIDAS E APLICADAS BIOPILHAS EM SOLOS CONTAMINADOS POR ÓLEO DIESEL, ANALISANDO-SE DIVERSAS VARIÁVEIS: COMO CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES (NITROGÊNIO E HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRÓLEO (HTP) E HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS (HPAS). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Maria Ines Rezende - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2010

    ISOLAMENTO DE MICRORGANISMOS A PARTIR DE RESÍDUOS CONTAMINADOS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO E AVALIAÇÃO PARA BIORREMEDIAÇÃO, Descrição: Órgãos de proteção ambiental estão exigindo a imediata recuperação do passivo ambiental de postos de combustíveis, ou seja, a descontaminação do solo e do lençol freático, quando atingidos. Os maiores problemas desta contaminação são atribuídos aos HPAs e BTEX, sendo estes últimos, mais solúveis e mais móveis da fração da gasolina e os primeiros a atingir o lençol freático. Nos últimos anos, técnicas de remediação empregando a biodegradação têm sido aplicadas por apresentarem particular importância na minimização do impacto ambiental causado pelos derivados de petróleo. Em contraste com a remediação de solos por métodos destrutivos ou disposição em aterros sanitários, o uso de biorremediação para atenuação da contaminação, promove a sustentabilidade do solo e seu reuso. Apesar do Brasil ser um local ideal para aplicação da biorremediação, devido ao clima, poucos estudos e aplicações nessa área têm sido realizados com o objetivo de proteger e preservar a nossa água subterrânea. O objetivo principal do projeto é isolar microorganismos de ambientes contaminados e avaliar a aplicação destes na biorremediação de solos e resíduos contaminados por derivados de petróleo. Os microorganismos serão isolados a partir de amostras de solos contaminados e de caixas separadoras. O monitoramento da descontaminação será realizado através de análises por fluorescência e cromatografia gasosa/DIC/EM para os classes de compostos BTEX e HPAs.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / Carmen Luisa Barbosa Guedes - Integrante / Jurandir Pereira Pinto - Integrante / Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Aneli de Melo Barbosa - Integrante / Maria Ines Rezende - Integrante / Robert F H Dekker - Integrante / LEONARDO PANAZZOLO - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 8

  • 2004 - 2009

    Interação de agentes orgânicos antrópicos com espécies paramagnéticas presentes em sedimentos marinhos de praias arenosas da Baía de Paranaguá., Descrição: OS RECURSOS COSTEIROS E MARÍTIMOS, BEM COMO O AMBIENTE E OS SERES VIVOS, VÊM SOFRENDO UM PROCESSO ACELERADO DE DEGRADAÇÃO EM MUITOS LUGARES DO MUNDO. O GERENCIAMENTO DESTES RECURSOS PRECISA ALCANÇAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS EM BENEFICIO DE SUAS POPULAÇÕES. SUCESSIVOS VAZAMENTOS E DERRAMES DE PETRÓLEO OU DERIVADOS, ACIDENTAIS OU DEVIDO A OPERAÇÕES DE ROTINA, REVELAM A NECESSIDADE DE SE AVALIAR OS DANOS REAIS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE, OS QUAIS AFETAM A QUALIDADE DA ÁGUA E DO SOLO, A FAUNA E FLORA DAS ÁREAS ATINGIDAS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Integrante / Carmen Luisa Barbosa Guedes - Coordenador / Eduardo Di Mauro - Integrante / Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Otaciro Rangel do Nascimento - Integrante / Marilene Turini Piccinato - Integrante / Vanessa Pulita Cayres - Integrante / Luciana Natália Cividatti - Integrante / Otávio JG Abi Saab - Integrante / Renato César de Souza - Integrante., Financiador(es): Secretaria do Estado do Meio Ambiente E Recursos Hídricos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2003 - 2007

    Monitoramento ambiental e aplicação de tecnologia relacionada à recuperação de matrizes ambientais., Descrição: APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE FOTOCATÁLISE HETEROGÊNEA COM TIO2 SOB EFEITO DE LUZ SOLAR, E AINDA, UTILIZAÇÃO DE AGENTES COMPLEXANTES PARA MINIMIZAR OU ELIMINAR A AÇÃO DE REFRATÁRIOS DE PETRÓLEO EM MATRIZES AMBIENTAIS, MONITORANDO O PROCESSO NATURAL DE DEGRADAÇÃO QUÍMICA DO MATERIAL BETUMINOSO, COMO TAMBÉM, A EFICIÊNCIA DOS AGENTES DE REMEDIAÇÃO.. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Integrante / Carmen Luisa Barbosa Guedes - Coordenador., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2002 - 2005

    Comportamento dos herbicidas mais aplicados em solos com cultivo de soja na região de Londrina - PR, Descrição: O comportamento de um pesticida no ambiente pode ser influenciado por diversos fatores como por ex., características do solo e do composto, como a sua persistência, reatividade, volatilidade e mobilidade, as quais são controladas principalmente pelo processo de adsorção desses compostos às partículas do solo. Os processos de adsorção, degradação e retenção pelo solo são influenciados pelo pH, umidade, capacidade de troca catiônica, tipos e quantidades de argila e matéria orgânica, temperatura, bem como das propriedades do composto envolvido. Vários estudos tem sido realizados com o objetivo de estudar o comportamento dos pesticidas no ambiente. O Paraná, apesar de ser um estado eminentemente agrícola, sendo classificado como o segundo maior produtor de soja do país, estando portanto, seus recursos naturais altamente sujeitos a contaminação por resíduos de pesticidas, relativamente poucos trabalhos tem sido desenvolvidos sobre este assunto. O objetivo principal do trabalho foi avaliar o comportamento de quatro diferentes classes de herbicidas, aplicados em solos com cultivo de soja, na região de Londrina, correlacionando com as propriedades físico-químicas do solo e estrutura química dos compostos, possibilitando um melhor conhecimento dos efeitos poluentes no ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / Angelita Aparecida Ribeiro da Silva - Integrante / Flaveli Aparecida de Souza Almeida - Integrante / Rodrigo Obata Mourino - Integrante / Sumaya Hellu El Kaadri - Integrante / Flávia Cristina Sertori - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 6

  • 2001 - 2005

    Estudo da fotodegradação de petróleo colombiano e diesel mistura em águas naturais e no solo., Descrição: Estudo do intemperismo fotoquímico e monitoramento de hidrocarbonetos tóxicos e carcinogênicos, não biodegradáveis (refratários) visando o desenvolvimento de tecnologia para a remediação da área impactada pelo derrame de óleo bruto ocorrido no dia 16 de julho de 2000 nos Rios Barigüi e Iguaçu em decorrência do vazamento na REPAR.. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Integrante / Milton Faccione - Integrante / Carmen Luisa Barbosa Guedes - Coordenador / Eduardo Di Mauro - Integrante / Ieda Scarminio - Integrante / Maria Cristina Solci - Integrante / Dionisio Borsato - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 1998 - 2001

    AVALIAÇÃO DA AÇÃO DE LACASES DE BOTRYOSPHAERIA SP SOBRE O HERBICIDA SCEPTER, Descrição: Devido às conseqüencias ambientais, vários agrotóxicos tem sido proibidos e novos tem sido lançados no mercado. Porém, durante a pesquisa de um agrotóxico, o primeiro objetivo, na maioria das vezes, se refere a sua eficiência e não está inclusa a inoqüidade ao meio ambiente. Após alguns anos de aplicação, observa-se os dois resultados em paralelo. As imidazolinonas tem sido estudadas há mais de 10 anos, culminando no desenvolvimento comercial de quatro compostos. Durante este período de tempo, o entendimento do efeito da estrutura química sobre a resposta biológica tem sido estudada, verificando quais ervas daninhas podem ser controladas e quais culturas podem ser protegidas por esta classe de compostos. Os químicos orgânicos da Cyanamid Americana, dedicados à síntese química, foram investigando qual parte da estrutura química exerce atividade, visando preparar uma variedade de análogos, variando-se as propriedades lipofílicas, estéricas, etc., para aumentar a potência, a seletividade e o espectro de controles das ervas daninhas (WEPPLO,1991). Esta pesquisa resultou na síntese dos herbicidas imazapyr, imazamethabenz-methyl, imazethapyr e imazaquin, cujas estruturas químicas são mostradas a seguir. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ilza Lobo - Coordenador / M.Sc. Maria Inês Rezende - Integrante / Dra. Aneli de Melo Barbosa - Integrante / Dra. Ieda S. Scarmínio - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química. , Bloco padrão, Campus Universitário, 86051-990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 3714366, Ramal: 305, Fax: (43) 3714366, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - 2011

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado C, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1979 - 2007

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Associado A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Linhas de pesquisa

    • 02/1979 - 05/2011

      Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental, Química Analítica Aplicada a Agronomia, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Química Geral

    • 01/2001

      Ensino, Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Separação e Instrumentais Avançados, QUÍMICA DOS RECURSOS NATURAIS

    • 02/2004 - 11/2006

      Serviços técnicos especializados , Centro de Ciências Exatas, Departamento de Química.,Serviço realizado, Prestação de serviço - análises de BTEX e HPAs em solos contaminados.