LARISSA PINHEIRO COSTA

Possui graduação em Engenharia de Petróleo pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2016) e doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica (2020) também pela FURG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: estuário, arsênio, impactos ambientais, contaminação orgânica e offshore. Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade Federal de Pelotas, junto ao Centro de Engenharias - Engenharia de Petróleo. As pesquisas atualmente desenvolvidas seguem da temática de recursos renováveis e energia.

Informações coletadas do Lattes em 11/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Oceanografia Física, Química e Geológica

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Geoquímica do Arsênio em Sedimentos do Estuário da Lagoa dos Patos
Orientador: em Tulane University ( Karen Johannesson)
com , Ano de obtenção: 2020. Nicolai Mirlean. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: estuario; diagênese precoce; arsenio; bioturbação.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geoquímica. Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Estudo da Evolução Histórica da Contaminação Orgânica do Estuário da Lagoa dos Patos, Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Paulo Baisch

Graduação em Engenharia de Petróleo

2009 - 2014

Universidade Federal de Pelotas
Título: Estudo Sobre Indicadores de Impactos Ambientais Relacionados às Atividades de Exploração e Produção de Petróleo.
Orientador: Giovani Matte Cioccari

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química

2010 - 2015

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Pós-doutorado

2022 - 2022

Pós-Doutorado. , University of Massachusetts Boston, UMass Boston, Estados Unidos. , Bolsista do(a): The National Science Foundation, NSF, Estados Unidos. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Formação complementar

2018 - 2018

Introduction to Data Management. (Carga horária: 4h). , Tulane University, TULANE, Estados Unidos.

2015 - 2015

GEOQUIMICA DO PETROLEO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

2014 - 2014

Responsabilidade por Danos Ambientais. (Carga horária: 8h). , Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, FIERGS, Brasil.

2014 - 2014

Operação e Manutenção de Analisador de Carbono. (Carga horária: 8h). , SINC DO BRASIL, SB_FORN, Brasil.

2013 - 2013

Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 4h). , Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Toxicologia Aquática, INCT-TA, Brasil.

2011 - 2011

Geoquimica do Petróleo. Biomarcadorees.. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Oceanografia.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: ciências ambientais.

Participação em eventos

8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão,.DEBATEDOR(A) no CIC, da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2022. (Outra).

XVIII Congresso Brasileiro de Geoquímica. Distribuição e geoquímica do arsênio em sedimentos do estuário da Lagoa dos Patos, Brasil. 2019. (Congresso).

X SIMPÓSIO SUL-BRASILEIRO DE GEOLOGIA.CONSIDERAÇÕES PARA MONITORAMENTOS AMBIENTAIS DE ARSÊNIO EM ESTUÁRIOS: OS EFEITOS DA BIOTURBAÇÃO. 2017. (Simpósio).

XVI Congresso Brasileiro de Geoquímica. OS EFEITOS DA BIOTURBAÇÃO SOBRE O ENRIQUECIMENTO DE ARSÊNIO EM SEDIMENTOS ESTUARINOS (ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, BRASIL). 2017. (Congresso).

XXVI Congresso de Iniciação Científica,. III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).

18° ENCONTRO NACIONAL DE QUIMICA ANALITICA.Registro Histórico da Introdução de Hidrocarbonetos no extremo sul do Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil). 2016. (Encontro).

18° ENCONTRO NACIONAL DE QUIMICA ANALITICA.Validação e Aplicação de Metodologia de Análise de Carbono Orgânico Total em Sedimentos do Estuário da Lagoa dos Patos, RS.. 2016. (Encontro).

XIII Congresso de Geoquímica dos Países de Língua Portuguesa. Registro histórico da introdução de hidrocarbonetos no extremo sul do Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil). 2016. (Congresso).

14° Mostra da Produção Universitária. Estudo de Parâmetros Geoquímicos na Analise da Contaminação Orgânica da Lagoa dos Patos ao Longo do Tempo. 2015. (Congresso).

8° PDPetro. EVOLUÇÃO DA CONTAMINAÇÃO ORGÂNICA NO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS ATRAVÉS DO USO DE BIOMARCADORES. 2015. (Congresso).

XIX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA. Investigação da Ocorrência de Hidratos de Gás na Bacia de Pelotas, Brasil.. 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Schaun Bueno

ROSA, F. L.COSTA, LARISSA PINHEIRO; FARIAS, L.. Modelagem Integrada de Produção de um Reservatório. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Andréa Gonçalves Ferreira

ROSA, F. L.COSTA, LARISSA PINHEIRO; RAMOS, A. C.. Tratamentos de água produzida em campos de exploração de petróleo offshore: Estudo de caso de uma petrolífera. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Juliano Brand Oliveira

ROSA, F. L.COSTA, L. P.; FARIAS, R. H. B.. Avaliação do Impacto do Módulo de Young no Comportamento de Produção de um Reservatório. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Alexandre Henrique Ferraz

FERRAZ, A. H.; MIRLEAN, NICOLAI;COSTA, LARISSA PINHEIRO; Seus, E.R.. SELÊNIO EM PEIXES DE ÁGUA DOCE E MARINHOS DE ZONAS LITORÂNEAS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: MARIA ISABELLA MORAIS DOS REIS

REIS, M. I. M.; RISSO, V.;ROSA, F. L.COSTA, LARISSA. A INFLUÊNCIA DO INVESTIMENTO EM EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO NA VIABILIDADE ECONOMICA DOS CAMPOS DE RONCADOR E SAPINHOÁ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: DANIELLE CORRÊA MIRAPALHETE LIMA

Lima, D.C.M.; SILVA JUNIOR, A. A.; FARIAS, R. H. B.;COSTA, L. P.. CONTROLE DE POÇO: APLICAÇÃO DO TESTE DE PRESSÃO NEGATIVA NO SOFTWARE SAFEVISION STANDALONE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Gabriela Medeiros Carneiro

CARNEIRO, G. M.;COSTA, L. P.; FARIAS, R. H. B.; SILVA JUNIOR, A. A.. Aplicação do Leak-Off Test em um poço direcional terrestre através do Software SafeVision da SafeKick. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Aluno: Morgana Mensch

MENSCH, M.; SILVA JUNIOR, A. A.; FARIAS, R. H. B.;COSTA, L. P.. AVALIAÇÃO PETROFÍSICA DO CAMPO DE NAMORADO COM BASE NOS POÇOS NA7, RJS19 E NA4. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas.

Orientou

George Coutinho Lima

O Impacto das Energias Renováveis na Indústria do Petróleo: Uma Visão Crítica dos Relatórios de Sustentabilidade; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

LUIZE BERNARDI GONÇALVES

Avaliaçãos dos impactos ambientais da indústria do petróleo offshore: uma avaliação dos relatórios anuais de sustentabilidade da Petrobras (2006 a 2021); Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

[Nome removido após solicitação do usuário]

AVALIAÇÃO DOS INDICADORES ECONÔMICOS E TÉCNICOS NA OTIMIZAÇÃO DE POÇOS PRODUTORES DE PETRÓLEO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Júlia Regina Jung

Análise da Relação entre o Valor de Mercado e os Indicativos ESG de Empresas do Ramo Petrolífero; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Alexandre Henrique Ferraz

SELÊNIO EM PEIXES DE ÁGUA DOCE E MARINHOS DE ZONAS LITORÂNEAS DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE COMPARATIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanologia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

DAGMAR LIMA CARDOZO JÚNIOR

PROJETO DE PERFURAÇÃO DE UM POÇO DE PETRÓLEO ONSHORE NA BACIA DO RECÔNCAVO; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

LUIZE BERNARDI GONÇALVES

ANÁLISE ESTATÍSTICA DE PARÂMETROS PETROFÍSICOS: POROSIDADE E PERMEABILIDADE DE BACIAS SEDIMENTARES BRASILEIRAS; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Diego de Magalhães

COMPARAÇÃO ENTRE JANELAS OPERACIONAIS DE POÇOS ONSHORE E OFFSHORE:ANÁLISE DAS DIFERENÇAS DE FATORES ATRELADOS A SUAS CURVAS LIMITANTES; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Júlia Regina Jung

POTENCIAL ECONÔMICO VERSUS IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXPLORAÇÃO DE BACIAS PETROLÍFERAS BRASILEIRAS: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO AMAZÔNICA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Lucas Rafael Silva da Silveira

Avaliação dos impactos ambientais nas atividades de exploração e produção de petróleo offshore; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Larissa Pinheiro Costa;

Produções bibliográficas

  • FERRAZ, ALEXANDRE HENRIQUE ; COSTA, LARISSA PINHEIRO ; MIRLEAN, NICOLAI ; SEUS-ARRACHE, ELISA ROSA ; ADEBAYO, SEGUN . Selenium Content in Freshwater and Marine Fish from Southern Brazil Coastal Plain: a Comparative Analysis on Environmental and Dietary Aspects. BIOLOGICAL TRACE ELEMENT RESEARCH , v. 201, p. 946-958, 2022.

  • COSTA, LARISSA ; MIRLEAN, NICOLAI ; JOHANNESSON, KAREN H. . Rare earth elements as tracers of sediment contamination by fertilizer industries in Southern Brazil, Patos Lagoon Estuary. APPLIED GEOCHEMISTRY , v. 1, p. 104965, 2021.

  • COSTA, LARISSA ; JOHANNESSON, KAREN ; MIRLEAN, NICOLAI ; QUINTANA, GUILHERME . Rare earth element distributions in salt marsh sediment cores reveal evidence of environmental lability during bioturbation and diagenetic processes. CHEMICAL GEOLOGY , v. 584, p. 120503, 2021.

  • QUINTANA, GUILHERME ; MIRLEAN, NICOLAI ; COSTA, LARISSA ; JOHANNESSON, KAREN . Mercury distributions in sediments of an estuary subject to anthropogenic hydrodynamic alterations (Patos Estuary, Southern Brazil). ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 192, p. 266, 2020.

  • COSTA, LARISSA ; MIRLEAN, NICOLAI ; QUINTANA, GUILHERME ; ADEBAYO, SEGUN ; JOHANNESSON, KAREN . Effects of Bioirrigation and Salinity on Arsenic Distributions in Ferruginous Concretions from Salt Marsh Sediment Cores (Southern Brazil). AQUATIC GEOCHEMISTRY , v. 1, p. 000, 2020.

  • COSTA, LARISSA ; MIRLEAN, NICOLAI . Selenium Enrichment in Pore Water of Estuarine Sediments Subject to Salt Marsh Vegetation Bioirrigation (Patos Estuary, Southern Brazil). BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 1, p. 1, 2020.

  • QUINTANA, GUILHERME ; MIRLEAN, NICOLAI ; COSTA, LARISSA . Pattern of mercury distribution in sediments from an irregular hydrological regime estuary. REGIONAL STUDIES IN MARINE SCIENCE , v. 39, p. 101458-101468, 2020.

  • MIRLEAN, NICOLAI ; BEM, ANDRÉ LUIZ DE ; QUINTANA, GUILHERME CASTRO DA ROSA ; COSTA, LARISSA PINHEIRO ; FERRAZ, ALEXANDRE HENRIQUE . Sulfate reduction and alterability of sulfur species in sediments of an estuary with irregular hydrological regime. Ocean and Coastal Research , v. 68, p. 1-16, 2020.

  • COSTA, LARISSA ; MIRLEAN, NICOLAI ; QUINTANA, GUILHERME ; ADEBAYO, SEGUN ; JOHANNESSON, KAREN . Distribution and Geochemistry of Arsenic in Sediments of the World?s Largest Choked Estuary: the Patos Lagoon, Brazil. Estuaries and Coasts , v. 42, p. 1896-1911, 2019.

  • MIRLEAN, NICOLAI ; FERRAZ, ALEXANDRE HENRIQUE ; SEUS-ARRACHE, ELISA ROSA ; ANDRADE, CARLOS FRANCISCO FERREIRA ; COSTA, LARISSA PINHEIRO ; JOHANNESSON, KAREN H. . Mercury and selenium in the Brazilian subtropical marine products: Food composition and safety. JOURNAL OF FOOD COMPOSITION AND ANALYSIS , v. 84, p. 103310, 2019.

  • COSTA, L. ; MIRLEAN, N. ; GARCIA, F. . Arsenic Environmental Threshold Surpass in Estuarine Sediments: Effects of Bioturbation. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 98, p. 521-524, 2017.

  • GONÇALVES, L.B. ; COSTA, L. . INSTRUMENTAÇÃO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO OFFSHORE. In: XXIX Congresso de iniciação científica, 2020, pelotas. XXIX Congresso de iniciação científica, 2020.

  • ARAGAO, R. W. G. ; CARDOZO JUNIOR, D. L. ; JACOMOSSI, B ; COSTA, L. . PROPOSTA DE COMPLETAÇÃO PARA O POÇO EXPLORATÓRIO DE PETRÓLEO 1-SPS-50. In: XXIX Congresso de iniciação científica, 2020, pelotas. XXIX Congresso de iniciação científica, 2020.

  • BUENO, G. S. ; COSTA, L. P. ; SILVA, J. W. . PROPRIEDADES PETROFÍSICAS DE AMOSTRAS DE ROCHAS EM POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO. In: XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. XXVII Congresso de Iniciação Científica, 2018.

  • SILVEIRA, L.R.S ; COSTA, L. P. . Avaliação dos Impactos Ambientais nas Atividades de Exploração e Produção de Petróleo Offshore. In: XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. XXVI Congresso de Iniciação Científica, 2017.

  • COSTA, L. P. ; MIRLEAN, N. ; GARCIA, F. . OS EFEITOS DA BIOTURBAÇÃO SOBRE O ENRIQUECIMENTO DE ARSÊNIO EM SEDIMENTOS ESTUARINOS (ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, BRASIL). In: XIII CONGRESSO DE GEOQUIMICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 2017, Fortaleza. XIII CONGRESSO DE GEOQUIMICA DOS PAISES DE LINGUA PORTUGUESA, 2017.

  • COSTA, L. P. ; SILVA, Maristela Bagatin . INVESTIGAÇÃO DE OCORRÊNCIA DE HIDRATO DE GÁS NA BACIA DE PELOTAS, BRASIL. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Pelotas. XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010.

  • OLLERMANN, C. G. ; LEITE, R. ; COSTA, L. . FLUIDO DE PERFURAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: VIII Petro-Sul: Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo, 2020, Pelotas. VIII Petro-Sul: Semana Acadêmica da Engenharia de Petróleo, 2020.

  • QUINTANA, G. ; BEM, A. ; COSTA, L. ; MIRLEAN, NICOLAI . Registro da Contaminação por Mercúrio durante o Período Colonial no Sul do Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, L. P. ; MIRLEAN, N. ; GARCIA, F. . CONSIDERAÇÕES PARA MONITORAMENTOS AMBIENTAIS DE ARSÊNIO EM ESTUARIOS: OS EFEITOS DA BIOTURBAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COSTA, L. P. ; BAISCH, P. R. M. ; MACHADO, M. I. C. S. ; Seus, E.R. ; LOBAO, M. ; KUNRATH, N. . Registro Histórico da Introdução de Hidrocarbonetos no extremo sul do Estuário da Lagoa dos Patos (RS, Brasil). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, L. P. ; BAISCH, P. R. M. ; LOBAO, M. ; KUNRATH, N. ; MACHADO, M. I. C. S. ; Seus, E.R. . REGISTRO HISTÓRICO DA INTRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS NO EXTREMO SUL DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Roda de Conversa: Currículo Lattes e sua relação com o universo acadêmico ? o que é, qual a importância e como fazer. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . A interpretação e descrição dos dados através de gráficos e tabelas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Estudo e implementação teórica de novas tecnologias.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Como realizar um processo de publicação de artigo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Como construir gráficos e tabelas corretamente. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Software Safevision: metodologia, dados e utilização da plataforma. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

COSTA, LARISSA PINHEIRO . Analise e interpretação de dados de perfuração para controle de poço. 2020. .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    CARACTERIZAÇÃO DA MATRIZ ENERGÉTICA DO RIO GRANDE DO SUL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA, Descrição: Atualmente, a sociedade presencia uma crise energética advinda do aumento da demanda por energia e dos impactos ambientais das fontes não-renováveis. Portanto, surge a necessidade de se buscar fontes alternativas de energia que possam minimizar os problemas advindos do aquecimento global e mudanças climáticas. Sendo assim, este projeto visa realizar uma contextualização do cenário energético gaúcho, levantando dados quanto à potencialidade das principais regiões do estado (Centro ocidental rio-grandense, Centro oriental rio-grandense, Região metropolitana de Porto Alegre, Nordeste rio-grandense, Noroeste rio-grandense, Sudeste rio-grandense, Sudoeste rio-grandense) em relação ao uso de energias renováveis. Além disso, é necessário também diagnosticar as principais características da matriz energética gaúcha, destacando-se suas vantagens e desvantagens. Para tal, pretende-se fazer uma descrição das fontes de energias renováveis já utilizadas em cada região do estado, seguido de uma prospecção das principais energias que ainda podem ser geradas/utilizadas. Além da análise descritiva de dados referente as potencialidades das energias renováveis, faz-se imprescindível realizar um mapeamento destas energias na matriz energética gaúcha, a partir da produção de energia (kW) de cada região. Ao final deste projeto, serão destacados ainda os principais desafios econômicos e tecnológicos que o estado do Rio Grande do Sul deverá enfrentar para atualizar sua matriz energética frente as mudanças futuras de desenvolvimento. Para tanto, serão explorados e analisados dados e informações divulgadas pelas agências governamentais. Destaca-se ainda que esta pesquisa irá considerar as dimensões ambientais, sociais, econômicas e políticas para traçar o panorama da matriz energética gaúcha. A análise das potencialidades relacionadas as energias alternativas no estado do Rio Grande do Sul, poderá ser utilizada como ferramenta para os órgãos públicos e a iniciativa privada, com o objetivo de contextualizar nossos recursos energéticos com suas potencialidades e limitações. Além disso, os levantamentos aqui gerados devem mostrar as consequências da geração de energia, renovável e não-renovável para o meio ambiente e sociedade; contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado. Incorporar estes aspectos às decisões políticas, mobilizar o envolvimento da sociedade e estimular o desenvolvimento de hábitos e práticas nos diversos setores da economia são desafios a serem superados numa abordagem de uso racional eficiente e eficaz dos recursos energéticos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Larissa Pinheiro Costa - Coordenador / forlan la rosa - Integrante / GEORGE COUTINHO LIMA - Integrante / Camile Urban - Integrante / Thais Alves da Silveira - Integrante / Luize Bernardi Gonçalves - Integrante / Joana Etelvina Varella Pacheco - Integrante / Heytor da Silva Cerqueira - Integrante / Amandine Madhona Alexia Makaya - Integrante / Arthur Ximenes Silva - Integrante / Henry Ricci - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Estudo da distribuição de selênio em frutos do mar originários da costa do Rio Grande do Sul: compensação do déficit de selênio e toxidez do mercúrio na dieta gaúcha, Descrição: O estudo anterior demonstrou que as regiões litorâneas do Rio Grande do Sul são áreas de deficiência de Se. Aumentar a porção de frutos do mar na dieta humana é uma solução potencial para diminuir a deficiência de Se e tem sido recomendada para a população das zonas de déficit de Se. No entanto, ainda não existe informação sobre a qualidade dos frutos do mar consumidos no Rio Grande do Sul em relação a sua suficiência em selênio. Sabe-se também que o Se do peixe, neutraliza os impactos adversos da exposição ao mercúrio. No entanto, as razões Se: Hg de frutos do mar de regiões costeiras do Rio Grande do Sul ainda são desconhecidas. O objetivo principal do projeto é estudar a distribuição do selênio nas principais espécies de pecado (peixes e crustáceos) em águas costeiras do Rio Grande do Sul e que são consumidos pela população . No projeto está previsto a elaboração de recomendações para normas de consumo diário de produtos do mar ricos com Se em compensação ao déficit de selênio na dieta local do RS. Através do cálculo de índices de benefício para saúde do selênio (Se-HBV, HBVSe) será avaliada a segurança de frutos de mar com altos índices de acumulação de metilmercúrio. Será oportunizada a divulgação de informações aos diversos setores da população como orientação educativa e ambientalista, estimulando não só a alimentação saudável pessoal como também a própria consciência ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Larissa Pinheiro Costa - Integrante / Débora Pimentel Diniz Santos - Integrante / MIRLEAN, N. - Coordenador / Alexandre Henrique Ferraz - Integrante / Ingrid Horák Terra - Integrante / QUINTANA, GUILHERME - Integrante / SEUS-ARRACHE, ELISA ROSA - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Estudo da Geoquímica do Mercúrio e Metaloides em Sedimentos do estuário Patos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é estudar os processos geoquímicos de formação de anomalias de elementos traços durante a diagênese precoce dos sedimentos estuarinos (estuário Patos). Este estudo contribuirá para a elucidação de peculiaridades da diagênese em condições de estuário com alta influência da água doce e alto impacto antropogênico, acompanhada com a contaminação por elementos traços. A interpretação dos resultados deste estudo, juntamente com os dados de outras áreas, permitirá estabelecer as bases de estratégias de monitoramento da situação ecológica e geoquímica em portos, bem como o planejamento de ações de dragagem das áreas portuárias e canais de navegação. A realização deste projeto será relacionada com treinamento técnico, capacitação e formação de pessoal em nível de graduação e pós-graduação, sendo que todas as fases de desenvolvimento contarão com a participação de alunos de graduação e pós-graduação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Larissa Pinheiro Costa - Integrante / Paulo Roberto Martins Baisch - Integrante / MIRLEAN, N. - Coordenador / Guilherme Quintana - Integrante / Alexandre Henrique Ferraz - Integrante / Vinícius Dionysio Alves - Integrante / Ingrid Horák Terra - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Paleoprodutividade e mecanismos de fertilização oceânica na margem continental sul brasileira em resposta às mudanças climáticas do Quaternário tardio, Descrição: O objetivo do presente projeto é compreender o padrão das mudanças da produtividade biológica e dos fluxos de carbono orgânico e carbonato na margem continental sul do Brasil em relação às mudanças climáticas do Quaternário tardio. Um dos principais focos do trabalho é a identificação dos diferentes mecanismos de fertilização e a resposta ambiental associada. Para isto, se prevê a análise do ponto de vista micropaleontológico, geoquímico, isotópico e sedimentológico de testemunhos coletados ao longo do talude continental da Bacia de Pelotas. Esta bacia foi escolhida devido à sua localização numa das áreas mais produtivas da margem ocidental do Atlântico Sul em função, principalmente, da fertilização pela Pluma do Rio da Prata. Além disso, a região se encontra muito próxima da Zona de Convergência Subtropical, altamente produtiva, a qual se acredita que tenha migrado latitudinalmente no passado em função das mudanças climáticas ocorridas durante o Quaternário. O conjunto de análises micropaleontológicas, geoquímicas, isotópicas e sedimentológicas permitirá reconstruir a paleotemperatura, a paleossazonalidade e a paleossalinidade superficiais em função de mudanças na composição isotópica e faunística de foraminíferos planctônicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Pinheiro Costa - Integrante / Paulo Roberto Martins Baisch - Coordenador / Maria Isabel Corrêa da Silva Machado - Integrante / Adriana Leonhardt - Integrante / Débora Pimentel Diniz Santos - Integrante / Juliana de Freitas Gonçalves - Integrante / Tarine Silveira Silveira - Integrante.

  • 2010 - 2010

    Hidrato de Gás - Potencialidades da Bacia de pelotas, Descrição: Projeto que visa a coleta de informações e dados a cerca do grande potencial que a Bacia de Pelotas apresenta em relação a existência de grandes acumulações de hidratos de gás.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Larissa Pinheiro Costa - Integrante / forlan la rosa - Integrante / evelyn tonin - Integrante / robison saalfeld - Integrante / valmir risso - Coordenador / Giovani Cioccari - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Fundação Universidade do Rio Grande, Carreiros, 96203900 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 32336500, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

2016 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Responsável Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável por analisar e interpretar amostra de sedimentos superficiais oriundos do Porto de Açu (Brasil), apontando as características mineralógicas, geoquímicas e geológicas das amostras.

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

2022 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - 2022

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2014 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor Substituto: Cartografia, Centro de Desenvolvimento Tecnológico - UFPel

2010 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2013 - 02/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Cálculo 1 e 2, Projeto Tópicos de Matemática Elementar

  • 03/2012 - 02/2013

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Calculo 1 e 2, Projeto Tópicos de Matemática Elementar

  • 03/2011 - 02/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Calculo 1, Projeto Tópicos de Matemática Elementar

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Monitoria de Mecânica dos Sólidos

2012 - 2012

Universidade Nova de Lisboa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Engenharia Geológica

Outras informações:
Bolsista selecionada pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander, realizando os estudos na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia

2018 - 2019

Tulane University

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Researcher, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2022

University of Massachusetts Boston, UMass Boston

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.