Juliane Cristina Larsen

Professora Adjunta na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Doutora em Artes, área de concentração Musicologia, pela Universidade de São Paulo (2018), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (2010). Entre 2015 e 2016 realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma La Sapienza, sob orientação do Prof. Dr. Emanuelle Senici, com quem trabalhou questões envolvendo historiografia musical. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nas subáreas de História da Arte e Música e Historiografia Musical.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2014 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914
Orientador: em Università degli Studi di Roma La Sapienza ( Emanuele Senici)
com Mário Rodrigues Videira Junior. Bolsista do(a): Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, EACEA, Bélgica. Palavras-chave: História da música; Música de concerto no Brasil; historiografia musical; Primeira República; Romantismo musical brasileiro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2008 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição,Ano de Obtenção: 2010
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Música do Século XX; Dodecafonismo; Análise Musical; Forma Sonata.

Graduação em Música

2002 - 2007

Universidade Estadual de Maringá
Título: ASPECTOS INTERPRETATIVOS DA OBRA KLAVIERSTÜCK OPUS 33A, DE ARNOLD SCHOENBERG
Orientador: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

A Música de Béla Bartók. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Musicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Arte.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estruturação Musical.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Análise Musical.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Instrumentação Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MORAES, L. ; MERTZIG, P. ; FAÇANHA, T. ; LARSEN, J. C. . I Fórum latino-americano de Educação Musical na Educação Básica. 2018. (Outro).

MORAES, L. ; MERTZIG, P. ; LARSEN, J. C. . XXIV SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO FLADEM. 2018. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe. O compositor Glauco Velásquez e o cosmopolitismo parisiense da Belle Époque brasileira. 2017. (Congresso).

XVII Seminário Nacional de Pesquisa em Música e 1º Seminário Nacional Fladem Brasil.O Brasil e a circulação de repertório canônico na belle époque. 2017. (Seminário).

Decimo Seminario Annuale dei Dottorandi in Musica. 2016. (Seminário).

III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos.Historiografia musical e identidade: apontamentos a partir da teoria da história de Jörn Rüsen. 2016. (Encontro).

V Encontro Nacional de Investigação em Música.A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890-1914. 2015. (Encontro).

X Encontro de Musicologia Histórica.A dicotomia entre teoria e prática na concepção musical de Mário de Andrade no Ensaio sobre a Música Brasileira, e suas implicações para o projeto nacionalista. 2014. (Encontro).

XV Jornada de Educação.Pensando a graduação em música hoje: criação do Bacharelado em Música na UNILA. 2014. (Simpósio).

I Encontro Internacional Sociedade, Cultura e Fronteiras.A interdisciplinaridade como fator indispensável para uma atualização metodológica e conceitual da musicologia. 2013. (Encontro).

III CEPIAL - Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina. Fronteiras Simbólicas, música e identidade em regiões trans-fronteiriças. 2012. (Congresso).

IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.Teoria e Análise no Brasil: perspectivas a partir do estabelecimento da área. 2012. (Encontro).

XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. 2011. (Congresso).

Conferências: A Música de Béla Bartók. 2009. (Outra).

III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto.A Análise Estrutural nas pesquisas musicológicas atuais. 2009. (Encontro).

Seminário de Preparação Pedagógica. 2009. (Seminário).

IV Simposio Internacional de Cognição e Artes Musicais. 2008. (Simpósio).

III Encontro de Pesquisa em Música UEM. 2006. (Congresso).

II Semana da Música. master class. 2005. (Congresso).

II Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão.VII Semana de Artes. 2004. (Encontro).

VII Semana de Artes. 2004. (Outra).

II Encontro de Pesquisa em Música da UEM. 2003. (Congresso).

I Encontro de Pesquisa em Música. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Melanie Kristel Camacho Lagos

LARSEN, J. C.; VILLENA, M. R.; EID, F. C.. Descolonización y música: el pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Maryanne Francescon

EID, F. C.; HIGA, E. R.;LARSEN, J. C.. A gaita ponto na região sul do Brasil: relação dialética entre seus aspectos sócioculturais e técnico-musicais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Svetka Ramirez

EID, F. C.;LARSEN, J. C.; VASQUEZ, L. L.. RITUAL, RELIGIOSIDAD Y SONIDOS: LA MÚSICA DE LAS BANDAS DE PUEBLO EN EL RITUAL DE LA ROMERIA A LA VIRGEN DEL CISNE, LOJA- ECUADOR.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sabrina Laurelee Schulz

TOFFOLO, R. B. G.;SCHULZ, Sabrina Laurelee; BITTENCOURT, M. A.. Aspectos interpretativos da obra KLAVIERSTÜCK Op. 33a de Arnold Schoenberg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em música - habilitação piano) - Universidade Estadual de Maringá.

Rael Bertarelli Gimenes Toffolo

TOFFOLO, R. B. G.; BITTENCOURT, M. A.;SCHULZ, S. L.. Aspectos interpretativos da Obra Klavierstück Opus 33a de Arnold Schoenberg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

SOUZA, R. N. C.; LACERDA, M. B.; DUDEQUE, N. E.;SALLES, P. T.; GARCIA, D.; RAMOS, M. A. S.. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Norton Eloy Dudeque

Souza, R. C.; Marcos Branda Lacerda;DUDEQUE, N. E.. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição. 2010. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

André Acastro Egg

VIDEIRA, Mario;EGG, André; SOUZA, Susana Cecilia de; SILVA, Lutero Rodrigues da; TONI, Flavia. Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

André Acastro Egg

VIDEIRA, Mario; TONI, Flavia;EGG, André. A música clássica na cultura de elite da Primeira República. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Lutero Rodrigues da Silva

VIDEIRA JUNIOR, M. R.; TONI, F. C.;RODRIGUES, L.; SOUZA, S. C. A. I.; EGG, A. A.. Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes - Área: Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

COELHO de SOUZA, Rodolfo; LACERDA, Marcos Branda; DUDEQUE, Norton. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Flávia Camargo Toni

VIDEIRA, M.;TONI, F. C.; RODRIGUES, L.; SOUZA, S. I.; EGG, A. A.. Republicana, moderna e cosmopolita. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Flávia Camargo Toni

VIDEIRA, M.;TONI, F. C.; EGG, A. A.. A música clássica no Brasil do século XIX. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Mario Rodrigues Videira Júnior

VIDEIRA , M.; TONI, F. C.; SILVA, L. R.; IGAYARA, S. C.; EGG, A. A.. Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

VIDEIRA , M.; TONI, F. C.; EGG, A. A.. A Música Clássica na Cultura de Elite da Primeira República. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Marcus Alessi Bittencourt

BITTENCOURT, M. A.; TOFFOLO, Rael Bertarelli Gimenes; TOFFOLO, Sabrina Laurelee Schulz. Aspectos Interpretativos da Obra Klavierstück Opus 33a de Arnold Schoenberg. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Melanie Kristel Camacho Lagos

Música indígena no piano; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Piano) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Melanie Kristel Camacho Lagos

Descolonización y música: el pensamiento decolonial en la interpretación de música indígena boliviana en el piano; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Juliane Cristina Larsen;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rodolfo Nogueira Coelho de Souza

A forma Sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg, Schoenberg e Santoro com a tradição; 2010; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rodolfo Nogueira Coelho de Souza;

Mario Rodrigues Videira Júnior

Republicana, moderna e cosmopolita: a música de concerto no Rio de Janeiro entre 1889 e 1914; 2014; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Mário Rodrigues Videira Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LARSEN, J. C. . A música clássica e os discursos sobre nação e identidade no Brasil da Primeira República. Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História- UNILA , v. 1, p. 1-13, 2016.

  • LARSEN, JULIANE CRISTINA ; SCHEPP, SIMONE DANIELE . Uma aproximação entre a história da música e da pintura através de Arthur Danto. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 12, p. 406-417, 2016.

  • LARSEN, J. C. . Análise de obras bibliográficas da história da música brasileira com base na teoria historiográfica de Jörn Rüsen. EL OÍDO PENSANTE , v. 4, p. 1-18, 2016.

  • LARSEN, J. C. . Música latino-americana de tradição ocidental europeia: quando Universalismo e Nacionalismo anulam-se.. In: SUÁREZ CRUZ, Clara Agustina; CORAZZA, Gentil; ARAÚJO DE SOUZA, Nilson.. (Org.). América Latina: Olhares e Perspectivas. 1ed.Florianópolis: Insular, 2015, v. , p. 1-352.

  • LARSEN, J. C. . HISTORIOGRAFIA MUSICAL E IDENTIDADE: APONTAMENTOS A PARTIR DA TEORIA DA HISTÓRIA DE JÖRN RÜSEN. In: III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos, 2016, Sevilha. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Lisboa: Tagus-Atlanticus Associação Cultural, 2016. p. 514-523.

  • LARSEN, J. C. . Questões para uma musicologia latino-americana. In: I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2012, Lisboa. Anais do I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, 2012.

  • LARSEN, J. C. . Teoria e Análise no Brasil: perspectivas a partir do estabelecimento da área. In: IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2012, Ribeirão Preto. Intersecções da teoria e análise musicais com os campos da Musicologia, da Composição e das Práticas Interpretatiivas. São Paulo: Edusp, 2012. v. 1.

  • LARSEN, J. C. ; Souza, Rodolfo Coelho . O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. In: XXI Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2011, Uberlândia. MÚSICA, COMPLEXIDADE, DIVERSIDADE E MULTIPLICIDADE: REFLEXÕES E APLICAÇÕES PRÁTICAS, 2011.

  • LARSEN, J. C. . A Análise Estrutural nas pesquisas musicológicas atuais. In: III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009, Ribeirão Preto. Anais do III Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2009.

  • LARSEN, J. C. . A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890 e 1914. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 2015, Évora. Livro de resumos do V Encontro Nacional de Pesquisa em Música, 2015. p. 26-27.

  • LARSEN, J. C. . A participação do Brasil em um sistema internacional de circulação de repertório canônico na Belle Époque. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . O compositor Glauco Velásquez e o cosmopolitismo parisiense da Belle Époque brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . Historiografia musical e identidade: apontamentos a partir da teoria da história de Jörn Rüsen. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . A imprensa ilustrada como fonte para a pesquisa sobre os espetáculos públicos musicais no Brasil entre os anos 1890-1914. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . A dicotomia entre teoria e prática na concepção musical de Mário de Andrade e suas implicações para o projeto nacionalista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . Pensando a graduação em música hoje: criação do bacharelado em música na UNILA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARSEN, J. C. . Memória musical brasileira: os silêncios na história da música da Primeira República. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . A interdisciplinaridade como fator indispensável para uma atualização metodológica e conceitual da Musicologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . Questões para uma musicologia latino-americana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . Fronteiras Simbólicas, música e identidade em regiões trans-fronteiriças. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LARSEN, J. C. ; Souza, Rodolfo Coelho . O uso motívico da série em uma obra dodecafônica de Cláudio Santoro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LARSEN, J. C. . A Análise Musical nas Pesquisas Musicológicas Atuais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LARSEN, J. C. . Elementos Básicos da Teoria Musical. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LARSEN, J. C. . Curso Elementar de Música I. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LARSEN, J. C. . Iniciação em Piano. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LARSEN, J. C. . Oficina de Som IV - Instrumento e Laboratório de Música. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LARSEN, J. C. . Radiodifusão Educativa de Música Erudita. 2003. Outra.

LARSEN, J. C. . Recital de Formatura. 2006. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Convite à Música - Recital Curso de Música - UEM. 2006. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Recital Promocional Curso de Graduação em Música. 2006. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Panorama da Música Contemporânea. 2005. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Recital de Música de Câmara. 2005. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Recitais Semana da Música. 2005. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Recitais do Curso de Música 2004 - I Semana da Música. 2004. Interpretação.

LARSEN, J. C. . Recitais do Curso de Música 2003-2004. 2004. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    História da música de concerto nos séculos XIX e XX, Descrição: Estudo da prática da música de concerto no Brasil entre o Romantimo e o Modernismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliane Cristina Larsen - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Música e Artes Plásticas na América Latina, Descrição: O Projeto de pesquisa ?Música e Artes Plásticas na América Latina? contempla investigações sobre a gênese e o desenvolvimento das expressões culturais e artísticas do continente Latino Americano. Pesquisas bibliográficas revelam que a complexa e singular esteticidade latino americana manifesta na música e nas artes plásticas, raramente integra trabalhos específicos da história, da filosofia da arte e da música ocidentais. São iniciativas em si. As menções sobre artes visuais, em geral comparecem como ilustrações de textos históricos e antropológicos enquanto a música tende, por força da dependência cultural europeia, aos grandes clássicos tanto nas salas de concerto quanto nas investigações acadêmicas. A partir dos propósitos integradores da UNILA ? Universidade Federal da Integração Latino Americana, este projeto propõe a interlocução entre a música e as artes da visualidade latino americanas, desde sua gênese até a contemporaneidade, uma vez que há uma miríade de características comuns entre si.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Juliane Cristina Larsen - Integrante / Jorge Antonio da SIlva - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

3ª Edição do Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos 'Princípe Francesco Maria Ruspoli'., Associação Ruspoli.

2011

Prêmio ECA - USP de Teses e Dissertações, Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo.

2007

ENADE-melhor desempenho nacional na área de música, INEP, Ministério da Educação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História. , Avenida Tancredo Neves, 6731, Jardim Itaipu, 85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044, Telefone: (045) 35767304, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Cultura e Sociedade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Administração de Programas e bolsas vinculadas aos Programas na área de artes e cultura

    Atividades

    • 03/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, membro da Comissão de Estruturação do Bacharelado em Música.

    • 10/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2012

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturação Musical, Etnomusicologia, Harmonia, História da Música, Introdução à Pesquisa em Música, Panorama da Musicologia Latino-americana, Piano suplementar

    • 06/2011 - 06/2012

      Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Musicando.

    • 08/2011 - 12/2011

      Direção e administração, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, .,Cargo ou função, chefe do departamento de cultura e sociedade.