Edson Domingos Bonassa Filho

Acadêmico do 3. ano de Letras - Português (Licenciatura) na Universidade Estadual de Maringá - UEM-PR. Membro do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF) nesta instituição cujo líder é o professor Pedro Barbosa Navarro.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Língua Portuguesa

2012 - Atual

Universidade Estadual de Maringá

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

PROFª LINDA E. A. MIYADI

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Congresso Internacional de Ciências penais. Imputabilidade penal. 2013. (Congresso).

Literatura e cinema. 2013. (Oficina).

Sociolinguística no século XXI. 2013. (Oficina).

2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Litarários. Literatura e cultura escrita:estabiliadade das obras, mobilidade dos textos, pluralidades das leituras. 2012. (Congresso).

2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Litarários. 2012. (Congresso).

III Fórum das Licenciaturas da UEM. 2012. (Congresso).

III Fórum das Licenciaturas da UEM. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Luís Navarro Barbosa

Discurso, mídia e sociedade: os sentidos da delinquência sobre ?os adolescentes infratores?; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Pedro Luis Navarro Barbosa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Bonassa.E ; ALVES, T. R. . Análise do Discurso e Mídia: A relação íntima dos adolescentes infratores com o discurso midiático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Projeto de Iniciação Cientifica - PIC, Descrição: Conforme Foucault (1975), o poder não se faz presente apenas nas instituições estatais, mas também na relação familiar, pedagógica, e isso pressupõe a possibilidade de resistência. O número elevado de adolescentes envolvidos com crimes de natureza as mais diversas tem produzido sentidos, por meio de práticas discursivas, presentes na relação entrevistador e entrevistado em espaços televisivos, em gênero textual carta do leitor e blogs, nos quais as pessoas opinam sobre temas relacionados à criminalidade juvenil, o que dá visibilidade à forma como esses sujeitos se envolvem e se inscrevem na história e aos sentidos e aos saberes de delinquência que se projetam sobre esses adolescentes, que são considerados inadequados para o convívio, por corolário são reclusos da liberdade . A inscrição desses sujeitos na história e na língua, ou seja, no campo discursivo no interior do qual são falados é um elemento definidor de suas identidades. Ainda no interior desse campo de enunciação, eles são também rotulados, separados e distribuídos, conforme as relações de poder-saber que produzem, como quer Foucault, efeitos de verdade sobre a delinquência. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), amparado em leis jurídicas, adotam práticas que se fazem presentes sob a forma de governamentalidade, conceito que Foucault (1976) cria para descrever as relações de poder que ocorrem sob os regimes de enunciação. Por meio dessa forma de governo, os sujeitos rotulados como infratores passam por um processo de docilização do corpo, com vistas ao retorno ao convívio social. A prática da punição com o objetivo de educar entrecruza sentidos históricos dos mais variados, vindo a mudar relações sociais. A mídia que, supostamente, trabalha na veiculação de notícias atua sob uma constituição híbrida, que envolve desde a voz do editor chefe e interesses editorias até fins partidários. Se a História e a Economia têm por função descrever a relação de trabalho, compete a uma análise de discursos investigar a relação entre sujeito, história e poder. Considerando as opiniões que emergem sobre tal tema, reveladoras porque mostram como os integrantes de uma sociedade se relacionam uns com os outros, face a temas, como delinquência juvenil e redução da maioridade, este projeto de pesquisa visa analisar, em última instância, os saberes e os sentidos de delinquência que constituem e emergem de práticas discursivas midiáticas, como as anteriormente mencionadas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Domingos Bonassa Filho - Coordenador / Pedro Luiz Navarro Barbosa - Integrante.

  • 2013 - Atual

    GEF - Grupo de Estudos Foucaultianos, Descrição: GEF - Grupo de Estudos Foucaultianos Descrição: A finalidade do GEF - Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM é estudar a relação saber/poder/subjetivação com base nos postulados teórico-filosóficos de Michel Foucault. Toma como objeto central o enunciado na estreiteza e na singularidade de seu acontecimento em diferentes materialidades discursivas significantes na História e nos campos discursivos da mídia e da educação, atentando para as questões que envolvem o sujeito na contemporaneidade. Para tanto, adota como dispositivo teórico-metodológico as noções e os conceitos erigidos no interior do campo de pesquisa denominado Análise de Discurso francesa, a partir de uma perspectiva analítica que considera o diálogo que se estabelece entre esse campo, a Filosofia e a História, nas figuras de Michel Pêcheux e Michel Foucault. O percurso de leitura e de discussões do GEF contempla os seguintes aspectos: 1) Por uma história genealogicamente dirigida 2) Por uma arqueologia do saber: a descrição do enunciado e o discurso como acontecimento 3) Por uma genealogia do poder: microfísica do poder, disciplina e controle dos corpos 4) Processos de normalização e de governo dos sujeitos A dinâmica de encontros do grupo compreende leitura e discussões sobre os temas saber/poder/subjetivação, sessões de vídeo sobre esses temas e debates de projetos de pesquisa e de pesquisas em andamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Domingos Bonassa Filho - Coordenador / Pedro Luis Navarro Barbosa Barbossa, P, L, N - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional