Lucca Amaral Tori

Fez o Ensino Médio na Escola Técnica Estadual (ETEC) Guaracy Silveira (2009) e é graduado no Bacharelado em Ciências & Humanidades (2014) e no Bacharelado em Políticas Públicas (2014) na Universidade Federal do ABC. Foi bolsista de iniciação científica pelo programa "Pesquisando Desde o Primeiro Dia" da Universidade Federal do ABC (2010-11) com o projeto "Bandas Virtuais: novas tecnologias de informação e comunicação na produção cultural e musical do mundo contemporâneo"; Bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2012-13) com o projeto: "A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório"; bolsista-pesquisador pela UFABC e Prefeitura Municipal de São Paulo no projeto: "Conectividade e Inclusão Digital para São Paulo" (2014-15) e bolsita pesquisador no Laboratório de Software Livre (LAB Livre) da UFABC atuando no projeto de mapeamento de softwares culturais em parceria com o Ministério da Cultura (2016 - 2017). Além disso, foi monitor-bolsista na disciplina "Ciência Tecnologia e Sociedade" (2011); estagiário no Programa de Ação Cultural (PROAC - Editais) na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2013-14) ; foi aluno especial na disciplina "Teoria Social Contemporânea" no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC e foi estagiário tutor pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC - UFABC) no curso de "Formação de Gestores Públicos de Cultura para o Sistema Nacional de Cultura" em parceria com o Ministério da Cultura (2016). Também, pela UFABC, participou do curso de extensão "Da Teoria à Práxis: pós-marxismo e partidos-movimentos no Brasil e na Espanha" (2016). Foi aluno especial na disciplina "Net-ativismo e Ecologia da Ação Nas Redes Digitais" pelo curso de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Atualmente é mestrando no programa Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pelo Centro Diversitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), além de graduando no Bacharelado em Relações Internacionais e no Bacharelado em Planejamento Territorial da UFABC; também atua como bolsista (atualmente como voluntário) no projeto de extensão "Pesquisas em Roda: Economia, Arte e Política Contemporâneas - Novas Abordagens e Perspectivas" pela UFABC.

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2017

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Humanides, Direitos e Outras Legitimidades

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Ocupações "Reais" (e "Virtuais") e Redes "Virtuais" (e "Reais") - O Papel das Redes nas Ocupações das Escolas no Estado de São Paulo,Orientador: Sérgio Bairon

Graduação em andamento em Relações Internacionais

2010 - Atual

Universidade Federal do ABC

Graduação em andamento em Planejamento Territorial

2010 - Atual

Universidade Federal do ABC

Graduação em Bacharelado em Políticas Públicas

2010 - 2014

Universidade Federal do ABC
Título: Cultura Viva: Política Cultural como base para o Empoderamento Social - Caso dos Pontos de Cultura do ABCD Paulista
Orientador: Silvia Helena Passarelli

Graduação em Ciências e Humanidades

2010 - 2014

Universidade Federal do ABC
Título: A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório (Iniciação Científica)
Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

ETE GUARACY SILVEIRA

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2006

Escola da Vila

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2002

colegio rio branco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Net-Ativismo e Ecologia da Ação Nas Redes Digitais. (Carga horária: 105h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Da Teoria à Praxis Pós-Marxismo e Partidos-Movimento no Brasil e na Espanha. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2016 - 2016

Teoria Social Contemporânea. (Carga horária: 108h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2015 - 2015

English - Intermediate. (Carga horária: 27h). , Frances King School Of English, FK, Irlanda.

2013 - 2013

Extensão universitária em 1º Workshop de Dança Circular. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2013 - 2013

Cidade Constitucional, a Capital da República VII. (Carga horária: 12h). , ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.

2010 - 2010

Italiano Básico. (Carga horária: 60h). , Dilit Internacional, DILIT, Itália.

2008 - 2008

Oficina de DJ. (Carga horária: 40h). , Senac - SP, SENAC - SP, Brasil.

2007 - 2007

Economia Pessoal. (Carga horária: 20h). , Junior Achievement, JA, Brasil.

2007 - 2007

Curso Livre: Fotografia Digital. (Carga horária: 40h). , Senac - SP, SENAC - SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVEIRA, Sérgio Amadeu ; PENTEADO, C. L. C. ; PELLEGRINI, Jerônimo Cordoni ; TORI, L. A. . I Seminário Software e Cultura no Brasil. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

A Importância das Regiões Ultraperiféricas na União Européia (P. 2017. (Outra).

VII Fórum Social Mundial das Migrações. 2016. (Encontro).

"Teerã, Ramalá e Doha: Desafios da Política Externa Ativa e Altiva" - Aula Magna com o Embaixador Celso Amorin. 2015. (Outra).

As Vozes das Urnas e As Vozes das Ruas: Debate Sobre a Conjuntura Política Brasileira. 2015. (Outra).

Boaventura de Sousa Santos e Movimentos Sociais. 2015. (Outra).

Refletindo Sobre a Crise da Água. 2014. (Seminário).

XIII Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas - ENEAP. 2014. (Encontro).

6º Encontro: Desigualdades Regionais e Políticas Públicas. 2013. (Encontro).

A Fundação Rockefeller e a Constituição de Políticas Públicas a Experiência Brasileira no Campo da Saúde e da Polítca Científica - Ciclo de Debates Café com Políticas Públicas . A. 2011. (Outra).

Impactos da Crise Econômica e Brasil e o Pré-Sal - Ciclo de Debates Café com Políticas Públicas. 2011. (Outra).

Internet e Política - Políticas Públicas de Informação - Café com Políticas Públicas. 2011. (Outra).

V Encontro Nacional e III Internacional do GT Ética e Cidadania da ANPOF. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sílvia Helena Facciolla Passarelli

PASSARELLI, S. H.; SANTOS, A. P. dos. Cultura Viva: política cultural como base para o empoderamento social. Casos de Pontos de Cultura do ABCD Paulista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do ABC.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sílvia Helena Facciolla Passarelli

Política Cultural Como Instrumento de Empoderamento Social: O Programa Cultura Viva e o Caso dos Pontos de Cultura do ABC Paulista; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Políticas Públicas) - Fundação Universidade Federal do ABC; Orientador: Silvia Helena Facciolla Passarelli;

Sergio Amadeu da Silveira

A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Amadeu da Silveira;

Gerardo Alberto Silva

Bandas Virtuais: Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Produção Cultural e Musical do Mundo Contemporâneo; 2011; Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC; Orientador: Gerardo Alberto Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TORI, L. A. ; ZANCHETTA, J. ; MARUNO, G. . III Congresso de Extensão Universitária da UFABC - Poster: Curso de Formação de Gestores Públicos de Cultura: O Trabalho da Tutoria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORI, L. A. . IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade Federal do ABC - Bandas Virtuais: novas tecnologias de informação e comunicação na produção cultural e musical do mundo contemporâneo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVEIRA, Sérgio Amadeu ; PENTEADO, C. L. C. ; KAMIENSKI, C. ; TORI, L. A. . Como o Paulistano Usa a Internet?. 2014. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Conectividade e Inclusão Digital para São Paulo, Descrição: Este projeto visa estudar os efeitos da Internet, em suas múltiplas dimensões, na vida dos cidadãos e das comunidades atendidas pela política de abertura de sinal de rede sem fio Wi-Fi. Esses estudos têm a finalidade de gerar dados para fomentar a implementação e avaliação de uma política pública de acesso gratuito a Internet por meio de rede sem fio. Os estudos e dados obtidos são importantes ferramentas para a gestão da política de conectividade e inclusão digital, que além de medir os efeitos da política, também permite fazer os ajustes e correções necessárias, condições necessárias para uma maior efetividade e eficácia da ação, como também auxiliar no desenvolvimento de novos projetos voltados para o aprofundamento da inclusão digital e promoção da cidadania.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lucca Amaral Tori - Integrante / Sérgio Amadeu da Silveira - Coordenador / Claudio Luis de Camargo Penteado - Integrante / Carlos Kamienski - Integrante.

  • 2012 - 2013

    A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório, Descrição: A pesquisa exploratória buscou compreender o modo como um grupos de jovens estudantes de São Bernardo se relacionam com a música a partir da Internet, principalmente buscando captar as possíveis contradições entre as práticas de entretenimento coletivas e o discurso que consideram correto sobre o download de músicas e sobre o que tem sido chamado de pirataria. Utilizando os referenciais teóricos que discutem as mudanças na era da informação, a pesquisa utilizou pricipalmente os conceitos de sociedade em rede (Castells), redes de compartilhamento P2P e economia colaborativa (Bauwens), cibercultura (Lévy) e a reprodutibilidade da música diante das perspectivas da cultura livre (Lessig). Foram entrevistados 74 alunos do Ensino Médio de uma escola privada de um bairro de classe média alta da cidade de São Bernardo do Campo e por 74 alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um bairro periférico de classe média baixa da mesma cidade. O resultado mostra que os jovens adolescentes pesquisados, independente da sua condição socioeconômica, compartilham e acessam músicas na rede, nos extratos mais ricos ou mais pauperizados, em níveis muito próximos, realizando uma prática social cotidiana que anula o discurso da pirataria, tornando o acesso ao bem cultural mais relevante que os bloqueios narrativos impostos pelo ideário da propriedade intelectual. Palavras Chave: CIBERCULTURA, DOWNLOADS, INDÚSTRIA DA MÚSICA, NTICs, Internet, CREATIVE COMMONS, COPYRIGHT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucca Amaral Tori - Coordenador / Sérgio Amadeu da Silveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Bandas Virtuais: novas tecnologias de informação e comunicação na produção cultural e musical do mundo contemporâneo, Descrição: As Mudanças advindas do maior uso dos computadores, redes interligadas e a internet já causaram, e continuarão causando, transformações antes nunca imagináveis. No caso das artes isso não foi diferente, principalmente no campo da música. Indústrias Musicais estão perdendo gradativamente o grande poder que tinham anteriormente e com isso precisam de enormes mudanças para sobreviverem nesse momento de bombeamento de informações. A criatividade do artista e da forma de produção é o que mais vem chamando a atenção para a sobrevivência desses músicos. As Bandas Virtuais são bons exemplos dessa criatividade que vem se tornando essencial para o reconhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucca Amaral Tori - Coordenador / Gerardo Alberto Silva - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2014

    Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiário no Programa de Ação Cultural (PROAC - Editais) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Extensão, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista no Projeto de extensão: "Pesquisas em Roda: Economia, Arte e Política Contemporâneas - Novas Abordagens e Perspectivas"

  • 2016 - 2017

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisador Bolsista no Laboratório de Software Livre da UFABC, atuando no Projeto "Softwares Culturais" em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    estagiário tutor pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC - UFABC) no curso de "Formação de Gestores Públicos de Cultura para o Sistema Nacional de Cultura" em parceria com o Ministério da Cultura.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento do projeto de iniciação científica: A música digital e os jovens de São Bernardo do Campo: um estudo exploratório.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Desenvolvimento do projeto de iniciação científica: Bandas Virtuais: novas tecnologias de informação e comunicação na produção cultural e musical do mundo contemporâneo.