Ágata Yozhiyoka Almeida

Mestre em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduada em Ed. Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Desenvolve pesquisas sobre Teoria Tópica, Significação Musical e Discurso Musical na música luso-brasileira dos séculos XVIII e XIX. Está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Estudos Musicológicos e participa das atividades realizadas pelo Laboratório de Musicologia (LAMUS/EACH-USP), coordenados pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Atualmente é doutoranda em Música (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e graduanda em Filosofia (Bacharel) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua profissionalmente como Professora Estatutária de Arte na Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2018 - Atual

Universidade de São Paulo
Orientador: Diósnio Machado Neto

Mestrado em Música

2014 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal,Ano de Obtenção: 2016
Diósnio Machado Neto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Teoria Tópica; Tópicas Musicais; Marcos Portugal; Missa de Réquiem; Música luso-brasileira.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em andamento em Filosofia

2017 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Licenciatura Ed. Artística - Habilitação Música

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: O Discurso Musical no Introitus da Missa de Réquiem Op.23 de João Domingos Bomtempo: Da Retórica à Tópica Musical
Orientador: Diósnio Machado Neto
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação interrompida em 2009 em Processamento de Dados

2009 - Interrompido

Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga
Ano de interrupção: 2009

Curso técnico/profissionalizante em Piano

2007 - 2009

Conservatório Musical Municipal Maestro Mário Veneri

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2007 - 2008

escola técnica estadual dr. adail nunes da silva

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

escola técnica estadual dr. adail nunes da silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2018 - 2018

Curso Docência no Ensino Superior: Uma primeira Aproximação. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Novas Tecnologias com Abordagem Metacognitiva. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Manifestações Musicais Brasileiras. (Carga horária: 30h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Preparação Pedagógica - PAE. , Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.

2010 - 2010

Workshop de Regência e Canto Coral. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2009 - 2009

Iniciação à Regência e Coral de Ópera com Técnica Vocal. (Carga horária: 21h). , Conservatório Musical Municipal ?Maestro Mário Veneri?, CMMMMV, Brasil.

2005 - 2006

Piano. , Conservatório Musical Municipal ?Maestro Mário Veneri?, CMMMMV, Brasil.

2000 - 2004

Piano. , Aulas particulares de instrumento, AULAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Fórum Municipal de Arte na Educação de Niterói.Mas música é arte? O ensino de música na disciplina de Arte do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. 2018. (Outra).

Foucault: filósofo e militante. 2017. (Outra).

III Congresso da Associação Regional da América Latina e Caribe ARLAC-IMS. Tópicas musicais ressignificadas na Missa de Réquiem de Marcos Portugal. 2017. (Congresso).

IV Seminário dos Alunos de Pós-Graduação em Filosofia. 2017. (Seminário).

IV Jornada Acadêmica Discente - PPGMUS/ECA-USP.Um olhar sobre as tópicas de marcha fúnebre, ombra e tempesta na Missa de Réquiem de Marcos Portugal. 2016. (Outra).

XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras. 2015. (Congresso).

I Seminário Interno do Laboratório de Musicologia.Tópicas musicais: desdobramentos de um conceito. 2014. (Seminário).

21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.A tópica de pianto em obras fúnebres luso-brasileiras dos séculos XVIII e XIX. 2013. (Simpósio).

V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto - Música e Iluminismo no Espaço Luso-Brasileiro.Tópicas musicais no contexto fúnebre luso-brasileiro. 2013. (Encontro).

VII Congreso Chileno de Musicología. Viejas y Nevas Ortodoxias: Ideas en Movimiento en la Historiografia Musical Actual. Los caminos del análisis discursivo en la historiografia musical brasileña: análisis tópica del Introitus y Kyrie de la Misa de Requiem de João Domingos Bomtempo. 2013. (Congresso).

IV Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto - Intersecções da teoria e análise musicais com os campos da musicologia, da composição e das práticas interpretativas. 2012. (Encontro).

Teaching Music Appreciation: Challenges and Opportunities. 2012. (Seminário).

I Colóquio Internacional de História e Música "Música e Política: um olhar transdisciplinar". 2011. (Congresso).

I Encontro Internacional de Educadores em Música. 2011. (Encontro).

I Encontro Internacional de Piano em Grupo. 2011. (Encontro).

Papel do Musicólogo nos dias atuais. 2011. (Encontro).

I Colóquio da Música - Interfaces com as Áreas da Saúde. 2010. (Encontro).

Workshop de Regência e Canto Coral. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles

MACHADO NETO, D.;SALLES, P. T.; SILVA, L. R.. Música, religão e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Lutero Rodrigues da Silva

MACHADO NETO, D.;RODRIGUES, L.; SALLES, P. T. C. C.. Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Requiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes - Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Lutero Rodrigues da Silva

MACHADO NETO, D.; SALLES, P. T. C. C.;RODRIGUES, L.. Música, Religião e Morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi Bemol Maior de Marcos Portugal.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música - Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes da USP.

Diósnio Machado Neto

MACHADO NETO, Diósnio; SALLES, Paulo de Tarso; Rodrigues. Lutero. Música, Religião e Morte: Recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Diósnio Machado Neto

MACHADO NETO, Diósnio; SALLES, Paulo de Tarso; Rodrigues. Lutero. Os Processos Pré-Composicionais na Música Luso-Brasileira da virada do século XVIII: Estudo retórico, tópico e de partimenti na música religiosa de Marcos Portugal. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diósnio Machado Neto

Os Processos Pré-Composicionais na Música Luso-Brasileira da virada do século XVIII: Estudo retórico, tópico e de partimenti na música religiosa de Marcos Portugal; 2014; Dissertação (Mestrado em Musicologia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diósnio Machado Neto;

Diósnio Machado Neto

Análise comparativa das estruturas tópicas no discurso musical: a Missa de Réquiem de João Domingos Bomtempo e a música sacra na Europa e no Brasil colonial dos séculos XVIII e XIX; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Diósnio Machado Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Tópicas na música luso-brasileira: marcha fúnebre, ombra e tempesta na Missa de Réquiem de Marcos Portugal. In: IV Jornada Acadêmica Discente - PPGMUS/ECA-USP, 2017, São Paulo. Jornada Acadêmica Discente do Programa de Pós-Graduação em Música ECA/USP. São Paulo: ECA-USP, 2017. p. 418-429.

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitória - ES. XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015.

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras. In: XXV Congresso da ANPPOM, 2015, Vitória, ES. Caderno de Resumos, 2015. p. 59.

  • ALMEIDA, Ágata Y. . Tópicas musicais: desdobramentos de um conceito. In: I Seminário Interno do Laboratório de Musicologia, 2014, Ribeirão Preto. Caderno de Resumos. Ribeirão Preto, SP, 2014. v. 1. p. 8-9.

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . A tópica de pianto em obras fúnebres luso-brasileiras dos séculos XVIII e XIX. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013, São Paulo. 21º SIICUSP, 2013.

  • ALMEIDA, Ágata Y. . Recorrências tópicas no ?Introitus? da Missa de Requiem Op.23 de João Domingos Bomtempo. In: Congresso Internacional A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico, 2013, Lisboa, Portugal. A Música no Espaço Luso-Brasileiro: Um Panorama Histórico. Lisboa, Portugal: Editora da Universidade Nova de Lisboa, 2013. p. 66-67.

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; SOUZA, J. A. ; MACHADO NETO, D. . Los caminos del análisis discursivo en la historiografia musical brasileña: análisis tópica del Introitus y Kyrie de la Misa de Requiem de João Domingos Bomtempo. In: VII Congreso Chileno de Muisología: Viejas y Nuevas Ortodoxias, 2013, Concepción, Chile. VII Congreso Chileno de Muisología: Viejas y Nuevas Ortodoxias - Ideas en Movimiento en la Historiografía Musical Actual, 2013. p. 18.

  • ALMEIDA, Ágata Y. . Mas música é arte? O ensino de música na disciplina de Arte do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Tópicas musicais ressignificadas na Missa de Réquiem de Marcos Portugal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Um olhar sobre as tópicas de marcha fúnebre, ombra e tempesta na Missa de Réquiem de Marcos Portugal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . Tópicas musicais: desdobramentos de um conceito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MACHADO NETO, D. ; ALMEIDA, Ágata Y. ; SOUZA, J. A. . Los caminos del análisis discursivo en la historiografia musical brasileña: análisis tópica del Introitus y Kyrie de la Misa de Requiem de João Domingos Bomtempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, Ágata Y. ; MACHADO NETO, D. . A tópica de pianto em obras fúnebres luso-brasileiras dos séculos XVIII e XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACHADO NETO, D. ; ALMEIDA, Ágata Y. ; SOUZA, J. A. . Tópicas musicais no contexto fúnebre luso-brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ALMEIDA, Ágata Y. . Os processos pré-composicionais na música luso-brasileira da virada do século XVIII: estudo retórico, tópico e de partimenti na música religiosa de Marcos Portugal. 2015. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Ágata Y. . Música, religião e morte: recorrências tópicas na Missa de Réquiem em Mi bemol maior de Marcos Portugal. 2015. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Ágata Y. . Análise Comparativa das Estruturas Tópicas no Discuso Musical: A Missa de Réquiem de João Domingos Bomtempo e a Música Sacra na Europa e no Brasil Colonial dos Séculos XVIII e XIX. 2014. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Ágata Y. . Os processos pré-composicionais na música luso-brasileira da virada do século XVIII: estudo retórico, tópico e de partimenti na música religiosa de Marcos Portugal. 2014. (Relatório de pesquisa).

ALMEIDA, Ágata Y. ; SOUZA, J. A. . História e Apreciação Musical. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BERG, S. ; ALMEIDA, Ágata Y. . Concerto de Abertura 14ª Semana da Voz. 2012. Interpretação.

BERG, S. ; ALMEIDA, Ágata Y. . Apresentação Coral OEV na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. 2012. Interpretação.

BERG, S. ; ALMEIDA, Ágata Y. . Concerto com a Oficina Experimental da Voz (OEV) no evento Polifonias do Coração da FMRP. 2011. Interpretação.

BERG, S. ; ALMEIDA, Ágata Y. . Concerto com a Ofinica Experimental da Voz (OEV) na abertura do I Colóquio Internacional de História e Música. 2011. Interpretação.

BERG, S. ; ALMEIDA, Ágata Y. . Concerto com a Oficina Experimental da Voz (OEV) na abertura da mostra Inserções - FMRP. 2011. Interpretação.

CÂMARA DE CASTRO, Marcos ; ALMEIDA, Ágata Y. . Concerto de Abertura 12ª Semana da Voz. 2010. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Premio de Melhor Aluna do Curso Técnico de 2009, Conservatório Musical Municipal Maestro Mário Veneri.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Conservatório Musical Municipal ?Maestro Mário Veneri?

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Ministra aulas de Piano, Teclado e Teoria Musical.

  • 2013 - 2013

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Estágio Voluntário no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na disciplina "5970010 - História e Estilo da Música IV", sob a supervisão do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto.

  • 2012 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitora da sala Pró-Aluno da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Monitoria na disciplina de História da Música II, como bolsista do Programa de Estimulo ao Ensino e a Graduação - PEEG.

  • 2014 - 2016

    Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante e Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Música (ECA/USP).

  • 2017 - Atual

    Fundação Pública Municipal de Educação de Niteroi

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II - Arte, Carga horária: 16