Carlos Eduardo Monte

Atualmente, Professor Substituto do curso de graduação em Letras, da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/ARARAQUARA, 2019-), onde ministra as disciplinas: Teatro Italiano Moderno; Poesia Italiana; e Narrativa Italiana: Contos. É doutor em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/ARARAQUARA, 2015-2019), tendo desenvolvido, dentro da linha de pesquisa: Teorias e crítica da narrativa, a tese intitulada: "O herói do romance e o protagonista inativo. Razões da inércia na construção de 'O deserto dos Tártaros', de Dino Buzzati", com enfoque na figura do protagonista e do herói contemporâneo, com vistas à literatura fantástica do século XX, bem como às acepções advindas do pós-estruturalismo e pós-modernismo, partindo do "pensiero debole", do filósofo italiano, Giani Vattimo. É mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/ARARAQUARA, 2012-2014), tendo desenvolvido, dentro da linha de pesquisa: Teorias e crítica da narrativa, a dissertação intitulada: "A reescrita irônica de Ângela Carter: 'O quarto do Barba-Azul", com enfoque na produção artística contemporânea, dentro da vertente pós-moderna. É graduado (com bacharelado e licenciatura) em Letras pela FCLAR, Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ARARAQUARA, 2009-2015), com opção pelo idioma italiano, tendo desenvolvido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado: "'A queda da Baliverna'; uma abordagem pós-estruturalista do conto de Dino Buzzati", com enfoque nas questões próprias que permeiam a passagem do estruturalismo para o pós-estruturalismo. É graduado em Direito, pela Fundação Educacional "Doutor Raul Baub" (1997-2001), com TCC acerca do "Recurso de agravo de instrumento em decorrência da denegação de liminar em mandado de segurança", com predominância discursiva acerca do Princípio da Instrumentalidade do Direito Processual Civil brasileiro.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Literários

2015 - 2019

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE
CLAUDIA FERNANDA DE CAMPOS MAURO. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Herói contemporâneo; Protagonista pós-moderno; O DESERTO DOS TÁRTAROS.; DINO BUZZATI; LITERATURA ITALIANA; Giovanni Drogo.

Doutorado em TEORIA LITERÁRIA

2017 - 2017

INTERNATIONAL UNIVERSITY OF LANGUAGES AND MEDIA
Título: O protagonista inativo. Razões da inércia na construção do romance de Dino Buzzati, Il deserto dei tartari
Orientador: em INTERNATIONAL UNIVERSITY OF LANGUAGES AND MEDIA ( CLAUDIA FERNANDA CAMPOS MAURO)
com CLAUDIA FERNANDA CAMPOS MAURO. Coorientador: SILVIA ZANGRANDI. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Estudos Literários

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A REESCRITA IRÔNICA DE ANGELA CARTER. "O QUARTO DO BARBA-AZUL".,Ano de Obtenção: 2014
PROF. DR. LUIZ GONZAGA MARCHEZAN.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: CONTO PÓS-MODERNO. ANGELA CARTER. BARBA-AZUL; PARÓDIA; REESCRITA; CHARLES PERRAULT.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras

2009 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A queda da Baliverna. Uma abordagem pós-estruturalista da obra de Dino Buzzati.
Orientador: Cláudia Fernanda de Campos Mauro

Graduação

1997 - 2001

Fundação Educacional Doutor Raul Bauab
Título: O mandado de segurança na denegação do agravo de instrumento
Orientador: Moacyr Caram Júnior

Graduação interrompida em 1996 em Administração e Operação de Navegação Fluvial

1994 - Interrompido

Faculdade de Tecnologia de Jahu
Ano de interrupção: 1996

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

TEORIA LITERÁRIA. , INTERNATIONAL UNIVERSITY OF LANGUAGES AND MEDIA, IULM, Itália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Teoria Geral do Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONTE, C. E. . Simposio di studi sulla letteratura italiana. 2018. (Outro).

MONTE, C. E. . Giornata di studi sulla Letteratura Italiana. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

FLIJ - Primeiro Festival Literário Independente de Jaú.Mediação em Literatura Periférica.. 2018. (Outra).

Simposio di studi sulla letteratura italiana.Dino Buzzati. Entre convites supérfluos e a felicidade impossível.. 2018. (Simpósio).

XIX Seminário de Pesquisa do PPGEL/IV Seminário Internacional de Estudos Literários/IV Workshop do GPDC.A QUEDA DA BALIVERNA, UMA ABORDAGEM PÓS-ESTRUTURALISTA DO CONTO BUZZATIANO. 2018. (Seminário).

Giornata di studi sulla Letteratura Italiana.O herói no romance do Século XX. Uma análise de O deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati.. 2017. (Outra).

III SELIT - Do direito à literatura às funções da literatura.Enunciação, testemunho e representação: aspectos da literatura contemporânea.. 2016. (Seminário).

III SELIT - Do direito à literatura às funções da literatura.Gótico, fantástico, realismo mágico ou escrita moderno-realista? O deserto dos tártaros, de Dino Buzzati, sob diferentes óticas.. 2016. (Seminário).

XVII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e III Seminário Internacional de estudos Literários.O DESERTO DOS TÁRTAROS SOB A ÓTICA DO FANTÁSTICO HUMANO, DE JEAN-PAUL SARTRE.. 2016. (Seminário).

XXXI Encontro Nacional da ANPOLL. Um protagonista diante do umbral negro. A presença do gótico em O deserto dos tártaros.. 2016. (Congresso).

III Congresso Internacional de Pesquisa em Literatura "Caminhos da Literatura: contextos, contatos e contrastes". 2015. (Congresso).

III Congresso Internacional do PPG-Letras e XVI Seminário de Estudos Literários (16º SEL. O PROTAGONISTA INATIVO. AS RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI. 2015. (Congresso).

XVI Seminário de Estudos Literários, realizados no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP.O protagonista inativo. Razões da inércia na construção do romance de Dino Buzzati, Il deserto dei tartari. 2015. (Seminário).

XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. 2015. (Seminário).

XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS.O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI. 2015. (Seminário).

XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XXVII CIC. 2015. (Congresso).

Aposentadorias - Por idade, tempo de contribuição, especial e pr invalidez. 2013. (Outra).

As formas da fábula em Monteiro Lobato. 2012. (Outra).

Julho Cultural. Poesia: A extraordinária voz de Hilda Hilst. 2012. (Exposição).

2.o FESTIVAL LITERÁRIO - HILDA HILST.A literatura latino-americano em foco: uma análise crítica. 2010. (Outra).

Preconceitos em geral: Racismo. 2008. (Outra).

Reforma do Código de Processo Penal: Novos Desafios da Ciência Criminal. 2008. (Outra).

2o Simpósio Jauense de Direito e 4o Simpósio Jurídico do Curso de Direito de Jaú. 2002. (Simpósio).

1o Simpósio Jurídico do Curso de Direito de Jaú. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria das Graças Gomes Villa da Silva

SILVA, M. G. G. V.; Mauro, CFC; SANTURBANO, A. P. F.. O herói do romance e o protagonista inativo. Raões da inércia na construção do romance de Dino Buzzati, O deserto dos tártaros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara.

Deborah Garson Cabral

CABRAL, D. G.; MAURO, C. F. C.. A QUEDA DA BALIVERNA. Uma abordagem pós-estruturalista do conto de Dino Buzzati.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Italiano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sérgio Mauro

MAURO, S.; MAURO, Claudia Fernanda de Campos; CABRAL, D. G.. "A Queda da Baliverna: uma abordagem pós-estruturalista do conto de Dino Buzzati". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

KARIN VOLOBUEF

VOLOBUEF, K.; MAURO, Claudia Fernanda de Campos; ROSSI, Aparecido Donizete; SANTURBANO, Andrea Peterle Figueiredo; GAMA-KHALIL, Marisa Martins. O herói do romance e o protagonista inativo. Razões da inércia na construção de ?O deserto dos tártaros?, de Dino Buzzati, sob orientação da Profª Drª Claudia Fernanda de Campos Mauro. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Márcio Thamos

MARCHEZAN, L. G.; MOTTA, S. V.;THAMOS, M.. A reescrita irônica de Ângela Carter: "O quarto do Barba-Azul". 2014. Dissertação (Mestrado em PPG Estudos Literários) - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras (Câmpus de Araraquara).

Márcio Thamos

MARCHEZAN, L. G.; MOTTA, S. V.;THAMOS, M.. A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparada. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PPG Estudos Literários) - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras (Câmpus de Araraquara).

Andrea Peterle Figueiredo Santurbano

MAURO, C. F. C.; Rossi, A. D.; VOLOBUEF, K.;SANTURBANO, ANDREA; Khalil, M. M. G.. O herói do romance e o protagonista inativo. Razões da inércia na construção de O deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Andrea Peterle Figueiredo Santurbano

MAURO, C. F. C.; SILVA, M. G. V.;SANTURBANO, ANDREA. O herói do romance e o protagonista inativo. Razões da inércia na construção do romance de Dino Buzzati, O deserto dos Tártaros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aparecido Donizete Rossi

MAURO, Claudia Fernanda de Campos;ROSSI, Aparecido DonizeteVOLOBUEF, Karin; SANTURBANO, A. P. F.;GAMA-KHALIL, Marisa Martins. O herói do romance e o protagonista inativo: razões da inércia na construção de O Deserto dos Tártaros, de Dino Buzzati. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luiz Gonzaga Marchezan

MARCHEZAN, L. G.; MOTTA, S. V.; THAMOS, M. N.. A reescrita irônica de Angela Carter: "O quarto do Barba-Azul". 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Luiz Gonzaga Marchezan

MARCHEZAN, L. G.; MOTTA, S. V.; Thamos, Márcio Natalino. A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Ângela Carter: uma leitura comparada.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Claudia Fernanda de Campos Mauro

MAURO, C. F. de Campos; SILVA, M. G. G. V.; SATURBANO, A. P. F.. O heroi do romance e o protagonista inativo. Razões da inércia na construção do romance de Dino Buzzati, O deserto dos Tártaros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudia Fernanda de Campos Mauro

MAURO, C. F. de Campos; MAURO, Sergio; CABRAL, D. G.. A Queda da Baliverna: uma abordagem pós-estruturalista do conto de Dino Buzzati. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Italiano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosangela Sanches da Silveira Gileno

Italiano para iniciantes; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Rosangela Sanches da Silveira Gileno;

Luiz Gonzaga Marchezan

A reescrita irônica de Angela Carter: "O quarto do Barba-Azul"; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Luiz Gonzaga Marchezan;

Cássia Regina Coutinho Sossolote

Orientação e Supervisão do Estágio de Observação em Língua Portuguesa; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cassia Regina Coutinho Sossolote;

Claudia Fernanda de Campos Mauro

O PROTAGONISTA INATIVO; RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Claudia Fernanda de Campos Mauro

A Queda da Baliverna: uma abordagem pós-estruturalista do conto de Dino Buzzati; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Italiano) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Claudia Fernanda de Campos Mauro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONTE, C. E. . Neguentropia e surrealismo. Uma leitura de Nadja, de André Breton. LETTRES FRANÇAISES , v. 17, p. 01-26, 2017.

  • 2016 MONTE, C. E. . O JOGO DE ESPERANÇA E DESESPERO EM A MORATÓRIA, DE JORGE ANDRADE. Caderno de Letras (UFPEL) , v. 26, p. 329-348, 2016.

  • 2016 MONTE, C. E. . O DESERTO DOS TÁRTAROS SOB A ÓTICA DO FANTÁSTICO HUMANO, DE JEAN-PAUL SARTRE.. SAPERE AUDE: REVISTA DE FILOSOFIA , v. 7, p. 627-642, 2016.

  • 2015 MONTE, C. E. . A MEMÓRIA COMO CONSTRUÇÃO DO AUTÊNTICO: UMA AVALIAÇÃO DA MEMÓRIA EM O DESERTO DOS TÁRTAROS. LETRAS EM REVISTA , v. 6, p. 138-153, 2015.

  • MONTE, C. E. . O DESERTO DOS TÁRTAROS SOB A ÓTICA DO FANTÁSTICO HUMANO, DE JEAN-PAUL SARTRE.. In: III. Seminário Internacional de Estudos Literários 'Vieses Críticos em Contraponto' (3. : 2016 : Araraquara, SP)., 2016, Araraquara. Trabalhos Completos do XVII Seminário de Pesquisa do Programa de PósGraduação em Estudos Literários e III Seminário Internacional de Estudos Literários "Vieses Críticos em Contraponto". Araraquara: FCL-UNESP, 2016., 2016. p. 194-206.

  • MONTE, C. E. . O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI.. In: XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS, 2015, ARARAQUARA. Trabalhos completos, 2015. v. 1. p. 365-374.

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparativa'. In: XIV Seminário de pesquisa programa de pós-graduação em Estudos Literários. Seminário internacional de Estudos Literários: Narrativa e representação, 2013, Araraquara. XIV Seminário de pesquisa programa de pós-graduação em Estudos Literários. Seminário internacional de Estudos Literários: Narrativa e representação, 2013. v. 1. p. 120-126.

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparativa'. In: XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários 'Relações Intersemióticas' e I Seminário Internacional de Semiótica da Unesp, 2012, Araraquara. XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2012. p. 91-99.

  • MONTE, C. E. . O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DO PPG-LETRAS. XVI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 2015, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. RESUMOS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL, 2015. p. 8-9.

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparada. Nosso Zeitgeist é um Spätzeit?'. In: XI Seminário de Estudos Literários '50 anos do 2o Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária', 2012, Assis. XI Seminário de Estudos LIterários, 2012. p. 86-87.

  • MONTE, C. E. . O deserto dos tártaros sob a ótica do fantástico humano, de Jean-Paul Sartre.. In: XVII Seminário de Pesquisa do Programa de PósGraduação em Estudos Literários e III Seminário Internacional de Estudos Literários 'Vieses Críticos em Contraponto', 2016, Araraquara. XVII Seminário de Pesquisa do Programa de PósGraduação em Estudos Literários e III Seminário Internacional de Estudos Literários. Araraquara: FCL-UNESP, 2016. v. 1. p. 46-46.

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparativa'. In: XI Seminário de Estudos Literários '50 anos do 2o Congresso Brasileiro de Crítica e História Literária', 2012, Assis. XI Seminário de Estudos LIterários, 2012. p. 17-17.

  • MONTE, C. E. . Aspectos do Drama Moderno. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTE, C. E. . A QUEDA DA BALIVERNA, UMA ABORDAGEM PÓS-ESTRUTURALISTA DO CONTO BUZZATIANO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . Gótico, fantástico, realismo mágico ou escrita moderno-realista? O deserto dos tártaros, de Dino Buzzati, sob diferentes óticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . Um protagonista diante do umbral negro: A presença do gótico em O deserto dos Tártaros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MONTE, C. E. . O DESERTO DOS TÁRTAROS SOB A ÓTICA DO FANTÁSTICO HUMANO, DE JEAN-PAUL SARTRE.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . O PROTAGONISTA INATIVO. RAZÕES DA INÉRCIA NA CONSTRUÇÃO DO ROMANCE DE DINO BUZZATI, IL DESERTO DEI TARTARI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparativa'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparada. Nosso Zeitgeist é um Spätzeit?'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparativa'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTE, C. E. . A reestruturação narrativa e temática no conto contemporâneo de Angela Carter: uma leitura comparada'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTE, C. E. . Poesia: A extraordinária voz de Hilda Hilst. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTE, C. E. . Literatura Sul-Americana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MONTE, C. E. . A morte de Maurélio Salgado. Jaú: 11editora, 2017 (CONTO).

  • MONTE, C. E. . Homem Extraordinário (Professor de sociologia) 2014 (ROMANCE).

  • MONTE, C. E. . A inesperada visita da Santa Morte ao jovem Silviano das Flores 2011 (ROMANCE).

  • MONTE, C. E. . Jauenses. Jaú: VHK Editora Ltda., 2011 (CONTO).

  • MONTE, C. E. . Iluminismo em Sirarepe 2008 (ROMANCE).

  • MONTE, C. E. . Notícias de Condollizza 2007 (ROMANCE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONTE, C. E. . PRÊMIO SESC DE LITERATURA - CATEGORIA ROMANCE. 2015 (FINALISTA EM CONCURSO LITERÁRIO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    A queda da Baliverna. Uma abordagem pós-estruturalista da obra de Dino Buzzati., Descrição: A queda da Baliverna é um conto de Dino Buzzati. Escrito em 1957, quando a Itália se levantava das agruras da Segunda Guerra, narra a aventura, ou a desventura, de um protagonista que, tendo o hábito hebdomadário de visitar um antigo mosteiro, a Baliverna, construído no século XVII para abrigar a ordem dos frades de São Celso, vê-se, certo dia, após um ato relativamente infantil, como responsável pela queda da gigantesca construção, em decorrência de uma sucessão de efeitos. A magnânima construção, no entanto, exemplo fundamental de uma ordem religiosa, que repousa no binômio estrutural, modelo e organicidade, é lida como uma das engenhosas alegorias de Buzzati e, aqui, colocada em análise questões que são revisitadas com o advento de novos rumos teóricos, sobretudo com o Pós-estruturalismo e a Desconstrução, de Jacques Derrida. Por estas balizas, que se avolumam a partir dos anos 60, valores cristalizados pelo Modernismo, e que vinham sendo questionados por Nietzsche e Heidegger, entre outros, como as ideias de origem, tradição, técnica, utilidade, início ou centro, até então inexoráveis, passam a ser investigados mais detidamente. Neste trabalho, marcadamente, dois destes cânones, em certa medida se alinham: estrutura e progresso. O conto de Buzzati é lido como um exemplo, como uma impressão de um mundo que, pouco a pouco, percebe-se sofrendo cada vez mais com os efeitos das imposições que o circundam. A heterotelia, noção que se expande com a rubrica do Pós-modernismo, sobretudo em autores como Michel Maffesol, e a da traição da herança, com Harold Bloom, faz com que se discuta a circunscrição originária do constructum, de quanto, na estrutura já se encontra presente o jogo de massas em equilíbrio que poderá ser acionado com um simples quebrar de hastes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Carlos Eduardo Monte - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

PRÉ-SELEÇÃO PARA A FINAL DO CONCURSO SESC DE LITERATURA 2015 COM O ROMANCE "HOMEM EXTRAORDINÁRIO", SESC.

2011

PRIMEIRO LUGAR no I Concurso de Contos do CACEL - XII Semana de Letras - UNESP/Araraquara, CACEL/UNESP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional