Valmir Luis Saldanha da Silva

É mestre em Estudos Literários e possui graduação em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), - 2013. Atualmente é professor de ensino médio na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias nos colégios do grupo SEB (Ribeirão Preto), COC (Araraquara) e OBJETIVO (Monte Alto). Além disso, já atuou como professor de História e Linguagem da Arte e de Filosofia (SEB Ribeirão Preto) e como autor e editor de materiais didáticos de Língua Portuguesa na Pearson Education do Brasil. Tem experiência nas áreas de Letras, Artes e Filosofia, com ênfase em Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa e redação, interpretação de textos, literatura e linguagem literária, ética, estética, poesia e literatura italiana, bem como no autor Luigi Pirandello.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos Literários

2014 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: O mal de viver na poesia de Luigi Pirandello,Ano de Obtenção: 2016
Sérgio Mauro.Palavras-chave: poesia; Luigi Pirandello; Mal de viver; filosofia; Mal giocondo; Fuori di chiave. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Letras - Italiano

2006 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A representação do intelectual como anti-herói na narrativa italiana do século XX
Orientador: Sérgio Mauro

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

ETE Dr. Domingos Minicucci Filho - Botucatu

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

NeuroPDV. (Carga horária: 6h). , EDUCAÇÃO CORPORATIVA COM CIÊNCIA, EDUCORP, Brasil.

2017 - 2017

Ética. (Carga horária: 60h). , Veduca, Veduca, Brasil.

2015 - 2015

Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores da Redações do ENEM. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE - CESPE, Brasil.

2014 - 2014

A redação no vestibular Unicamp. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2014 - 2014

Poesia na sala de aula: propostas de abordagem no Fundamental II. (Carga horária: 9h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento a distância para avaliação de redação. (Carga horária: 27h). , Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2014 - 2014

Curso de qualificação e seleção de avaliadores do ENEM 2014. (Carga horária: 120h). , Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CEBRASPE - CESPE, Brasil.

2012 - 2012

A redação no vestibular Unicamp. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2010 - 2010

A redação no vestibular Unicamp. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Honra e vergonha: o corpo e a pólis. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Paganismo no cinema. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Teoria e prática do ensino de redação. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

A redação no vestibular Unicamp. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVII Congresso da Sociedade Internacional de Estudo de Humor Luso-Hispânicos. O "mal de viver" em Pirandello: entre humorismo e existência. 2016. (Congresso).

Alguma poesia brasileira, ontem e hoje. 2015. (Outra).

II Seminário Internacional de Estudos Literários: a poesia na era da internacionalização dos saberes/ XV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários.O "mal de viver" em Pirandello: das primeiras poesias à prosa madura. 2014. (Seminário).

I Jornada Nacional Poesia Brasileira Contemporânea em Projeto. 2014. (Encontro).

IV ELIL (Encontro de Licenciaturas em Letras) Contribuições teórico-práticas para a formação de professores de línguas.A música italiana como ferramenta de ensino-aprendizagem e de construção de identidade linguística. 2013. (Encontro).

Chama poética: poetas malditos. 2011. (Outra).

XXIV Semana de Estudos Clássicos / I Reunião do Grupo Linceu ? Visões da Antiguidade Clássica. 2009. (Encontro).

Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ivair Carlos Castelan

MAURO, S.;CASTELAN, I. C.; BOSI, A.. O mal de viver na poesia de Luigi Pirandello. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras Araraquara - UNESP.

Ivair Carlos Castelan

MAURO, S.; ROSSI, A. D.;CASTELAN, I. C.. O mal de viver na poesia e na prosa de Luigi Pirandello. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Estudos Literários) - Faculdade de Ciências e Letras Araraquara - UNESP.

Sérgio Mauro

MAURO, S.; CASTELAN, I. C.; BOSI, A.. O mal de viver na poesia de Luigi Pirandello. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sérgio Mauro

MAURO, S.; ROSSI, A. D.; CASTELAN, I. C.. "O mal de viver na poesia e na prosa de Luigi Pirandello". 2015.

Aparecido Donizete Rossi

MAURO, S.;ROSSI, Aparecido Donizete; CASTELAN, I. C.. O mal de viver na poesia e na prosa de Luigi Pirandello. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Adalberto Luís Vicente

MAURO, S.;VICENTE, A. L.. A representação do intelectual como anti-herói na narrativa italiana do século XX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sérgio Mauro

O mal de viver na poesia de Luigi Pirandello; 2016; Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Sergio Mauro;

Rosangela Sanches da Silveira Gileno

Introdução à língua e cultura italiana; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Rosangela Sanches da Silveira Gileno;

Cássia Regina Coutinho Sossolote

Orientação e Supervisão do Estágio de Observação em Língua Portuguesa; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cassia Regina Coutinho Sossolote;

Cássia Regina Coutinho Sossolote

Orientação e Supervisão do Estágio de Regência em Língua Portuguesa; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Cassia Regina Coutinho Sossolote;

Claudia Fernanda de Campos Mauro

O Absurdo do Eu e a invenção da personagem: gênese em Machado de Assis consolidação em Luigi Pirandello; Início: 2018; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, V. L. S. . Identidade perdida:o intelectual dentro da modernidade. Vocábulo , v. 4, p. 7-20, 2013.

  • SALDANHA, V. L. . O poeta redescoberto. Conhecimento Prático Literatura, São Paulo, p. 12 - 15, 01 jan. 2018.

  • SALDANHA, V. L. . Poesia para quê? - Poesia em relevo nas Pós-era dos extremos. Conhecimento Prático Literatura, São Paulo, , v. 71, p. 14 - 19, 01 maio 2017.

  • SILVA, V. L. S. . A literatura na prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. L. S. . Poeticidade e poesia: reflexões sobre o ensino de literatura para estudantes do nível médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. . O 'mal de viver' como objeto de repetição na poesia e na prosa de Luigi Pirandello. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. . O 'mal de viver' em Pirandello: das primeiras poesias à prosa madura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. . Perspectivas e experiências profissionais além da sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. L. S. . Perspectivas e experiências profissionais além da sala de aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, V. L. S. ; MAURO, S. . A representação do intelectual como anti-herói na narrativa italiana do século XX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. ; GILENO, R. S. S. . A música italiana como ferramento de ensino-aprendizagem e construção de identidade linguística.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. . Umberto Eco e Luigi Pirandello: reconstruindo a identidade do intelectual na modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, V. L. S. . Escrevendo pela nova ortografia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALDANHA, V. L. . A cidade e as serras - Eça de Queirós. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALDANHA, V. L. . A cidade e as serras - Eça de Queirós. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, V. L. S. . Confira dicas de como escrever bem na redação do Enem. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SILVA, V. L. S. . Enem: redação precisava de contextualização. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, V. L. S. . Fica a dica Enem. 2014; Tema: Dica sobre Língua Portuguesa. (Rede social).

SILVA, V. L. S. . Fica a dica Enem. 2014; Tema: Dica sobre Língua Portuguesa. (Rede social).

SILVA, V. L. S. . Literaturando. 2011; Tema: Literatura, Artes Visuais e Interpretação de Textos, em português e Italiano. (Blog).

SILVA, V. L. S. . Redação para ENEM. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso EAD).

SILVA, V. L. S. . Língua Portuguesa - anos finais do ensino fundamental. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino Fundamental II).

SALDANHA, V. L. ; MAURO, S. . A representação do intelectual como anti-herói na narrativa italiana do século XX. 2011. (Relatório de pesquisa).

SILVA, V. L. S. . Sala de (mal) estar. 2014 (Livro).

SILVA, V. L. S. . Senilidade. 2012 (Publicação de poema em revista).

SILVA, V. L. S. . Poema de quando tudo é eterno. 2012 (Publicação de poema em coletânea).

SILVA, V. L. S. . Mistérios do indizível. 2009 (Publicação de conto).

SILVA, V. L. S. . Poema sem título. 2009 (Publicação de poema em coletânea).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Prêmio literário da 13ª feira nacional do livro de Ribeirão Preto, Fundação feira do livro / Academia Ribeirãopretana de Letras.

2013

26º Concurso de Contos Cidade de Araçatuba, Secretaria de Cultura de Araçatuba.

2012

IV Prêmio de Literatura Unifor, Universidade de Fortaleza.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • SEB COC - Ribeirão Preto. , Rua Álvares Cabral, Centro, 14010080 - Ribeirão Preto, SP - Brasil - Caixa-postal: 14801140, Telefone: (16) 36039400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Pearson Education do Brasil Ltda.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Editor de língua portuguesa, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Atuação como autor, editor e revisor de materiais educacionais dos colégios COC, PUERI DOMUS e DOM BOSCO.

  • 2014 - Atual

    SEB COC - Ribeirão Preto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de História da Arte, Carga horária: 4

  • 2011 - Atual

    SEB COC - Ribeirão Preto

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Desenvolve trabalho nas áreas de Literatura, Redação, Gramática e Interpretação de Textos, além de colaborar no projeto de História da Arte.

  • 2008 - Atual

    Associação Educacional Verbo Divino

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor de Língua Portuguesa e de Interpretação de textos do Ensino Médio. Início como Professor Assistente, em 2008. Professor titular a partir de 2011.