Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro

Graduada em Letras pela Fundação Francisco Mascarenhas (2001), possui Mestrado (2008) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é professora de Português cedida ao Centro Formativo Educacional Comunitário (CEFEC) pela PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA, lecionando também na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA HONORINA SANTIAGO. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2010 - 2014

Universidade Federal da Paraíba
Título: GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA PARA O "CORPO VELHO" NOS DISCURSOS DA MÍDIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Maria Regina Baracuhy Leite. Palavras-chave: ANÁLISE DO DISCURSO; CORPO; IDENTIDADE; GOVERNAMENTALIDADE; BIOPOLÍTICA; BIOPODER. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Lingüística

2006 - 2008

Universidade Federal da Paraíba
Título: Enunciado, Identidade e Memória: o lugar do "esperto" no Cordel e no Teatro nordestinos,Ano de Obtenção: 2008
Maria Regina Baracuhy Leite.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

1997 - 2001

Fundação Francisco Mascarenhas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Discurso,Corpo e Subjetividades na Midia/Lit.. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2009 - 2009

Corpo, Imagem e Subjetividade. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Introdução à Análise do Discurso. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

Estudos Culturais:questões ligadas à identidade.... (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

As vozes de Ariano Suassuna:oralidade e criação.... (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

Gestos de Leitura na Trilhas do Discurso. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2007 - 2007

Multiletramentos e gêneros de discurso/texto.... (Carga horária: 15h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2006 - 2006

Discurso, mídia e poder: a escrita da história. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2006 - 2006

Manuscritos escolares: criação e subjetividade. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2006 - 2006

L'inconscient linguistique. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS: GOVERNAMENTALIDADE E SEGURANÇA.A INTERDIÇÃO E A TRANSGRESSÃO DA MORTE NOS DISCURSOS DA BIOPOLÍTICA MIDIÁTICA DO "CORPO VELHO": UMA QUESTÃO DE GOVERNAMENTALIDADE. 2014. (Encontro).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA. "VELHO É A VOVOZINHA": A ética e a estética do corpo velho e o tabu da morte.. 2013. (Congresso).

III COLÓQUIO NACIONAL DE LINGUAGEM E DISCURSO. 2013. (Congresso).

X COLÓQUIO NACIONAL E III COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO. A VIDA COMEÇA AOS 70: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O ENVELHECIMENTO. 2013. (Congresso).

Colóquio Discurso, Sociedade e Cultura: A sociedade e a cultura na cena do discurso. CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES. 2012. (Congresso).

III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO. CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES. 2012. (Congresso).

VI SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.SEXO, SAÚDE E ESPORTE: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O CORPO VELHO. 2011. (Simpósio).

CCHLA - CONHECIMENTO EM DEBATE. Esporte, Longevidade e Saúde: os discursos da mída sobre o corpo velho. 2010. (Congresso).

III Colóquio ALED Brasil - Discurso e práticas sociais. Longevidade, sexo e amor: os discursos da mídia sobre o corpo velho. 2010. (Congresso).

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO: EMOÇÕES, ETHOS E ARGUMENTAÇÃO.IDENTIDADE, ENUNCIADO E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A COMICIDADE NA CHARGE, NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. 2008. (Simpósio).

Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem. Identidade feminina, poder e memória social no cordel e no teatro nordestinos. 2007. (Congresso).

III Encontro Cultura e Memória."Quengos" e estripulias: memória e identidade social do Nordeste através da figura do esperto. 2007. (Encontro).

I Simpósio Nacional de Leitura."Charge: lendo imagens nas trilhas da AD francesa". 2007. (Simpósio).

I SIMPÓSIO NACIONAL LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS.Comentário e ironia no discurso do Cordel: uma questão de "QUENGO". 2007. (Simpósio).

I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO. DISCURSO, IDENTIDADE E MEMORIA SOCIAL NO FOLHETOS DE CORDEL DE AUTORES PARAIBANOS. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Regina Baracuhy Leite

LEITE, M. R. B.; LEÓN, A. A. G.; GREGOLIN, Maria do Rosário. ENUNCIADO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O LUGAR DO "ESPERTO" NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Maria Regina Baracuhy Leite

LEITE, M. R. B.; SILVA, F. P.; MILANEZ, N.. CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Adriano Azevedo Gomes de Leon

LEITE, M. R. B.; GREGOLIN, M.R.;LEÓN, A. A. G.. Enunciado, identidade e memória: o lugar do "esperto" no cordel e no teatro nordestinos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Adriano Azevedo Gomes de Leon

LEITE, M. R. B.; Gregolin, Maria do Rosário V.;LEÓN, A. A. G.. Enunciado, identidade e memória: o lugar do esperto no cordel e no teatro nordestinos. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Regina Baracuhy Leite

ENUNCIADO, IDENTIDADE E MEMÓRIA: O; 2008; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Maria Regina Baracuhy Leite

CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES; 2014; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Maria Regina Baracuhy Leite;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONTEIRO, M. E. R. ; BARACUHY, R. . Notas sobre a função-autor e o efeito autoria no Auto da Compadecida de Ariano Suassuna. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli , v. 2, p. 46-63, 2013.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . A VIDA COMEÇA AOS 70: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O ENVELHECIMENTO. Periódicos UESB , v. 10, p. 3677-3687, 2013.

  • MONTEIRO, Emmanuele . DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O ?AUTO DA COMPADECIDA? DE ARIANO SUASSUNA. Prolíngua (João Pessoa) , v. 5, p. 59-67, 2011.

  • MONTEIRO, Emmanuele . Enunciado, identidade e memória: o lugar do esperto no cordel e no teatro nordestinos. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2012. v. 1. 192p .

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . Práticas Contemporâneas. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. v. 2. 104p .

  • MONTEIRO, Emmanuele . Atividade Docente e as Tecnologias da Comunicação e da Informação como Estratégia Disciplinar e de Controle. In: Antonio Genário Pinheiro dos dos Santos; Francisco Vieira da Silva; Maria Eliza Freitas do Nascimento. (Org.). Discursividades em Ensino: práticas de subjetivação e regimes de verdade na educação. 1ed.São Carlos - SP: Pedro e João, 2018, v. 1, p. 69-92.

  • MONTEIRO, Emmanuele . A TERCEIRA IDADE COMO PRODUTO DE CONSUMO. In: REGINA BARACUHY; EDILEIDE GODOI; CECÍLIA NORONHA. (Org.). CARTOGRAFIAS DISCURSIVAS. 1ed.JOÃO PESSOA: EDITORA DA UFPB, 2018, v. 1, p. 59-76.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . A biopolítica da mídia para o ?corpo-velho?: a estatística da vida na produção de identidades. In: Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho; Maria Eliza Freitas do Nascimento; Maria do Socorro Mais F. Barbosa. (Org.). Análise do Discurso: mídia, poder e heterogeneidade /. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2014, v. 1, p. 79-104.

  • MONTEIRO, M. E. R. . DIALOGISMO, POLIFONIA E CARNAVALIZAÇÃO: AS MÚLTIPLAS VOZES QUE ATRAVESSAM O ?AUTO DA COMPADECIDA? DE ARIANO SUASSUNA. In: Pedro Farias Francelino. (Org.). Teoria dialógica do discurso: exercícios de reflexão e de análise. ***ed.João Pessoa - PB: Editora da UFPB, 2012, v. **, p. 1-148.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . ?Velho é a vovozinha?: a produção de sentidos das palavras velho e idoso nos discurso de Veja e da Folha de S. Paulo. In: Eliza Freitas; Emmanuele Monteiro; JJ Domingos; Lúcia Helena Medeiros; Regina Baracuhy; Tânia Pereira. (Org.). Práticas discursivas contemporâneas 2: corpo, identidade e mídia. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2011, v. 2, p. 30-45.

  • MONTEIRO, Emmanuele . Charge: lendo imagens nas trilhas da AD francesa. In: JJ Domingos; Edileide Godoi; Eliza Freitas; Regina Baracuhy; Emmanuele Monteiro; Tânia Pereira. (Org.). Práticas discursivas contemporâneas: corpo, memória e subjetividade. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2011, v. 1, p. 87-111.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . Identidade e Memória:Representações Femininas no Cordel e no Teatro Nordestinos. In: Ismara Tasso. (Org.). Estudos do Texto e do Discurso: interfaces entre língua(gens), Identidade e Memória. São Carlos - SP: Claraluz, 2008, v. , p. 181-190.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . GOVERNAMENTALIDADE, BIOPOLÍTICA E BIOPODER: A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA PARA O ?CORPO VELHO? NOS DISCURSOS DA REVISTA VEJA. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO A produção dos consensos e a conquista das resistências: os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo, 2016, São Carlos - São Paulo. Anais do IV CIAD ? Colóquio Internacional de Análise do Discurso ? UFSCar. São Carlos: Pedro & João Editora, 2015. v. 1. p. 602-611.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . A VIDA COMEÇA AOS 70: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O ENVELHECIMENTO. In: X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2013, Vitória da Conquista - BA. Anais do X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico. Vitória da Conquista - BA: UESB, 2013. v. 1.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; LEITE, Maria Regina Baracuhy . SEXO, SAÚDE E ESPORTE: OS DISCURSOS DA MÍDIA SOBRE O CORPO VELHO. In: VI Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, 2011, Natal/RN. Anais do VI SIGET. Natal/RN: -, 2011.

  • MONTEIRO, Emmanuele . OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM ?VEJA? E EM ?ÉPOCA?. In: II Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais, 2009, Campina Grande. II Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros Textuais. Campina Grande - PB: Realize, 2009.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . Comentário e ironia no discurso do Cordel: uma questão de "QUENGO". In: I SIMPÓSIO NACIONAL LINGUAGENS E GÊNEROS TEXTUAIS, 2007, Campina Grande - PB. Simpósio Nacional Linguagens e Gêneros. João Pessoa - PB: EDUFPB, 2007.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY . CHARGE: LEDO IMAGENS NAS TRILHAS DA AD FRANCESA. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. I Simpósio Nacional de Leitura. João Pessoa/PB: Idéia, 2007.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . Identidade feminina, poder e memória social no cordel e no teatro nordestinos. In: Colóquio Nacional de Estudos da Linguagem, 2007, Natal. I CONEL. Natal: UFRN, 2007.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . ?Velho é a Vovozinha? ? A Ética e a Estética do Corpo Velho e o Tabu da Morte. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA, 2013, Belém - PA. Anais do I COLÓQUIO INTERNACIONAL MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA, 2013.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . IDENTIDADE E MEMÓRIA: OS DISCURSOS SOBRE A VELHICE EM CHARGES VEICULADAS NA WEB. In: II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2009, SÃO CARLOS-SP. II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2009.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . IDENTIDADE, ENUNCIADO E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A COMICIDADE NA CHARGE, NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. In: III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO: EMOÇÕES, ETHOS E ARGUMENTAÇÃO, 2008, BELO HORIZONTE - MG. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO. BELO HORIZONTE: UFMG, 2008.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . "Quengos e estripulias: memória e identidade social do Nordeste através da figura do esperto. In: III Encontro Cultura e Memória, 2007, Recife. III Encontro Cultura e Memória. Recife: UFPE, 2007.

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . DISCURSO, IDENTIDADE E MEMORIA SOCIAL NO FOLHETOS DE CORDEL DE AUTORES PARAIBANOS. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO, 2006, SÃO CARLOS - SP. I CIAD, 2006.

  • MONTEIRO, Emmanuele . Longevidade, sexo e amor: os discursos da mídia sobre o corpo velho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele . Esporte, Longevidade e Saúde: os discursos da mída sobre o corpo velho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . "Se avexe não": construindo identidades para o Nordeste através do riso e da interdição.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . IDENTIDADE, ENUNCIADO E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE A COMICIDADE NA CHARGE, NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . IDENTIDADE FEMININA, PODER E MEMÓRIA SOCIAL NO CORDEL E NO TEATRO NORDESTINOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele . "QUENGOS" E ESTRIPULIAS: MEMÓRIA SOCIAL DO NORDESTE ATRAVÉS DA FIGURA DO ESPERTO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . CHARGE: LENDO IMAGENS NAS TRILHAS DA AD FRANCESA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . COMENTÁRIO E IRONIA NO DISCURSO DO CORDEL: UMA QUESTÃO DE "QUENGO". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; Regina Baracuhy . DISCURSO, IDENTIDADE E MEMORIA SOCIAL NO FOLHETOS DE CORDEL DE AUTORES PARAIBANOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MONTEIRO, Emmanuele ; BARACUHY, R. . CORPO VELHO, SEXUALIDADE E ESTEREOTIPIFICAÇÃO. João Pessoa - PB: Marca de Fantasia, 2013 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Prêmio Mestres da Educação, Secretaria de Educação do Estado da Paraíba.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional