Ana Leticia Crozetta Zomer

Doutoranda em Teoria e Análise Musical (2018) pela Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da Prof. Dr. Adriana Lopes da Cunha Moreira; Mestre em Musicologia e Etnomusicologia (2017), sob orientação do Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros; e Graduada em Música (2013), pela mesma instituição. Sua pesquisa tem por finalidade discutir o emprego de operações de acaso e indeterminação na música de compositores brasileiros, mais especificamente, em obras do repertório violinístico a partir de 1950. O interesse em elementos estéticos da música dos séculos XX e XXI orientou suas pesquisas desde a graduação. Entre 2010 e 2012 foi bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa Koellreutter e Scelsi: dois caminhos da estética e música japonesa e indiana na música do século XX, com a orientação do professor Dr. Luigi Antonio Irlandini. Integrou o Grupo LEMURI XXI (Laboratório de Estudos de Música, Repertório e Interpretação) (2013-2014) e o Grupo de Pesquisa NOVOS RUMOS: performance, análise e musicologia (2015-2017), coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros. Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa TRAMA: Teoria e Análise Musical, coordenado pela Prof. Dr. Adriana Lopes da Cunha Moreira, voltado à aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica de obras musicais (ECA e CNPq, 2015-). A ênfase de seu trabalho está voltada aos estudos sobre Análise musical, Estética e Performance, atuando principalmente nos seguintes temas: Música dos Séculos XX e XXI; Acaso e Indeterminação; Notação musical; John Cage; Compositores Brasileiros; Repertório violinístico.

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2018 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX
Adriana Lopes da Cunha Moreira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise musical; Música do século XX; Indeterminação; Música brasileira; Violino; Notação musical não-tradicional. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Música

2015 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: O violino na obra de John Cage: análise dos processos compositivos e notacionais,Ano de Obtenção: 2017
Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Música dos séculos XX e XXI; Análise musical; John Cage; Notação musical; Performance; Violino. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Música

2009 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Relação compositor/intérprete na obra de caráter indeterminado: uma análise da obra Two6 de John Cage
Orientador: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

Formação complementar

2014 - 2014

Ateliê de Criação Radiofônica. (Carga horária: 15h). , Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de SC, PPGT-UDESC, Brasil.

2014 - 2014

Carreira de Alta Performance Marketing e Business. (Carga horária: 4h). , Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de Canto Clássico. (Carga horária: 5h). , Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), PROBIC, Brasil.

2012 - 2012

Violino. (Carga horária: 16h). , 30ª Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.

2012 - 2012

Prática de Orquestra Jovem. (Carga horária: 20h). , 30ª Oficina de Música de Curitiba, OMC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.

Organização de eventos

ZOMER, A. L. C. . Monitora do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2015. (Congresso).

ZOMER, A. L. C. . Equipe de apoio do VIII Simpósio de Cognição e Artes Musicais. 2012. (Congresso).

ZOMER, A. L. C. . Equipe de trabalho do XX Congresso da ANPPOM. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

5 Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Análise musical de Mutationen VI de Cláudio Santoro. 2019. (Encontro).

XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro. 2019. (Congresso).

IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical.Semelhanças e distanciamentos entre John cage e arnold Schoenberg: uma análise composicional da obra Six Short Inventions. 2017. (Encontro).

XXVI Congresso da ANPPOM. 2016. (Congresso).

XXVI Congresso da ANPPOM. Notations (1969): entre partituras, desenhos, rabiscos e palavras. 2016. (Congresso).

22 SIC UDESC - Seminário de Iniciação científica.O conceito de silêncio em H. J. Koellreutter. 2012. 2012. (Seminário).

30ª Oficina de Música de Curitiba.Curso de violino. 2012. (Oficina).

30ª Oficina de Música de Curitiba.Curso de prática de orquestra jovem. 2012. (Oficina).

II CICPG - Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação. O Conceito de Silêncio em H. J. Koellreutter. 2012. (Congresso).

Seminário geral de estágios do CEART/UDESC.Estágio ENGEVIX. 2012. (Seminário).

XIII Simpósio de Cognição e Artes Musicias - SIMCAM. 2012. (Simpósio).

Avanços das Neurociências sobre Processamento Verbal e Musical. 2011. (Outra).

Formação Docente e Práticas Pedagógicas: cenários e desafios. 2011. (Outra).

Quando Mozart dói: Entendendo e prevenindo problemas físicos na performance. 2011. (Outra).

Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC.Curso de canto coral. 2010. (Oficina).

XX Congresso da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). 2010. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Mariana Pessoa da Silva

CARVALO, Simone A.;ZOMER, A. L. C.; GOMES, R.. Mad Woman: o feminismo pop de Taylor Swift. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vanessa Marcondes Fonseca

CARVALO, Simone A.;ZOMER, A. L. C.; KUNSCH, M. M. K.. A comunicação no desenvolvimento da música e as estratégias comerciais de artistas pop na contemporaneidade: um estudo ilustrativo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gustavo Nascimento BANDEIRA

CARVALO, Simone A.;ZOMER, A. L. C.; PRANDO, A.. Beyoncé in "Formation": videoclipe e narrativas de resistência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Relações Públicas) - Universidade de São Paulo.

IRLANDINI, L. A.;ZOMER, A. L. C.. Aplicação da Prova de Aptidão em Música do Vestibular UDESC 2016: aplicação da prova prática. 2016. Universidade do Estado de Santa Catarina.

IRLANDINI, L. A.;ZOMER, A. L. C.. Aplicação da Prova de Aptidão em Música do Vestibular UDESC 2015: aplicação da prova prática. 2015. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Comissão julgadora das bancas

Eliane Tokeshi

TOKESHI, E.; MOREIRA, A. L. C.; MARTINS, J. A. O.. Membro da Banca examinadora do Exame de Qualificação de Doutorado. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

BARROS, G. A. S.; IRLANDINI, L.; Stolf, R.. Notação e performance musical: uma análise das obras dedicadas ao violino e/ou violino e piano de John Cage. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luigi Antonio Monteiro Lobato Irlandini

IRLANDINI, L. A.; BARROS, G. S.; STOF, M. R. S.. Notação e performance musical: uma análise das obras dedicadas ao violino e/ou violino e piano de John Cage. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luigi Antonio Monteiro Lobato Irlandini

Zomer, Ana Letícia;IRLANDINI, L. A.; BARROS, G. S.; BITTAR, Valéria. Relação compositor/intérprete na obra de caráter indeterminado: uma análise da peça Two6 de John Cage. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Maria Raquel da Silva Stolf

BARROS, G. S.;STOLF, M. R. S. ou STOLF, Raquel; IRLANDINI, L. A. M. L.. Notação e performance musical: Uma análise das obras dedicadas ao violino e/ou violino e piano de John Cage. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Valéria Maria Fuser Bittar

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros; Luigi Antonio Irlandini;BITTAR, V.. Relação Compositor Intérprete na Obra de Caráter Inderteminado: Uma Análise da Obra TWO de JOHN CAGE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Luiz Henrique Fiaminghi

FIAMINGHI, LUIZ. O violino na obra de John Cage: análise dos processos composicionais e notacionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

BARROS, Guilherme Sauerbronn;MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; FIAMMINGHII, Luiz H.. O violino na obra de John Cage: análise dos processos compositivos e notacionais. Florianópolis, UDESC, 21 mar. 2017. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; MARTINS, José António Oliveira; BARROS, Guilherme Sauerbronn; ALMEIDA, Alexandre Zamith; FERREIRA, Arthur Rinaldi. Indeterminação na música brasileira: análises de obras do repertório violinístico compostas na segunda metade do século XX. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 29 abr. 2022. 2022. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

Adriana Lopes da Cunha Moreira

MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha; MARTINS, José António Oliveira; TOKESHI, Eliane; BARROS, Guilherme Sauerbronn. Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise de obras do repertório violinístico após 1950. São Paulo, PPGMUS-ECA-USP, 14 abr. 2020. Qualificação de Tese (Doutorado). Candidata: Ana Leticia Crozetta Zomer. Comissão julgadora: Adriana Lopes Moreira (Orientadora e Presidente, USP), Eliane Tokeshi (USP), José António Oliveira Martins (UC, Portugal) e Guilherme Sauerbronn de Barros (UDESC,. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Foi orientado por

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Coral da UDESC; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo;

Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros

O Violino na Música de John Cage: análise dos processos notacionais e instrumentais; 2017; Dissertação (Mestrado em mestrado em música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros;

Adriana Lopes da Cunha Moreira

Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise de obras do repertório violinístico após 1950; 2022; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lopes da Cunha Moreira;

Produções bibliográficas

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . A natureza livre de Mario Ficarelli: uma análise da obra Maktub II (1972) para violino e piano. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 27, p. 1/2-19, 2021.

  • ZOMER, ANA LETICIA CROZETTA ; MOREIRA, ADRIANA LOPES DA CUNHA . Tradição e inovação: uma análise musical da obra Mutationen VI de Claudio Santoro. REVISTA MÚSICA (ONLINE) , v. 21, p. 99-130, 2021.

  • ZOMER, A. L. C. . Uma Reflexão sobre a construção de sentido na performance musical pela perspectiva do intérprete de música indeterminada. REVISTA DA TULHA , v. 5, p. 9-32, 2019.

  • ZOMER, ANA LETICIA CROZETTA ; DE BARROS, GUILHERME ANTONIO SAUERBRONN . Análise musical de Six Melodies (1950), de John Cage: contexto e procedimentos composicionais. OPUS (PORTO ALEGRE) , v. 24, p. 32-49, 2018.

  • ZOMER, A. L. C. ; GUMBOSKI, L. ; MOREIRA, A. L. C. . Readings of a Work: a musical analysis of All Round Me by Russell Pinkston. Musica Theorica , v. 3, p. 68-96, 2018.

  • ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. . Indeterminação na composição e na performance: análise da obra Two6 do compositor John Cage. DEBATES - CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA , v. 14, p. 9-24, 2015.

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro. In: XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019, Pelotas. Anais do XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2019. p. 1-11.

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical de Mutationen VI para violino e fita magnética de Claudio Santoro. In: V Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical - EITAM, 2019, Campinas. Anais do 5o Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2019. p. 375-392.

  • ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. . Semelhanças e distanciamentos entre John Cage e Arnold Schoenberg: uma análise composicional da obra Six Short Inventions. In: IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017, São Paulo. IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, 2017. p. 457-468.

  • ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. . Notations (1969): entre partituras, desenhos, rabiscos e palavras. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Caderno de resumos e Anais, 2016. p. 1-8.

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Hybridisms Between Indeterminacy and Serial Procedures in Brazilian Music. In: 10th European Music Analysis Conference (EuroMAC-10), 2021, Moscou. Moscow Tchaikovsky Conservatory. Moscou, 2021. p. 274-276.

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical de Mutationen VI, para violino e fita magnética, de Claudio Santoro. In: EITAM - Encontro internacional de teoria e análise musical, 2019, Campinas. 5 encontro internacional de teoria e análise musical, 2019. p. 40-43.

  • ZOMER, A. L. C. ; IRLANDINI, L. A. . O conceito de silêncio em H.J Koellreutter. In: XII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música da UFG, 2012, Goiânia. Anais do XII SEMPEM, 2012. p. 161-163.

  • ZOMER, A. L. C. ; IRLANDINI, L. A. . A concepção de silêncio em H. J. Koellreutter. In: 22 Seminário de iniciação científica - SIC UDESC, 2012, Florianópolis. Seminário de iniciação científica da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2012.

  • ZOMER, A. L. C. . Análise e performance de obras abertas brasileiras para violino: um estudo preliminar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZOMER, A. L. C. . Processos composicionais de John Cage. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZOMER, A. L. C. . Técnica estendida em obras para violino compostas por brasileiros. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical da Sonata para violino solo do Cláudio Santoro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Análise musical de Mutationen VI de Cláudio Santoro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Técnica estendida em Mutationen VI, para violino, de Cláudio Santoro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. . Processos compositivos e notacionais de John Cage. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. . Processos composicionais em obras para violino de John Cage. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; GUMBOSKI, L. . All Round Me, de Russell Pinkston. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. . Semelhanças e distanciamentos entre John Cage e Arnold Schoenberg: uma análise composicional da obra Six Short Inventions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. . Notations (1969): entre partituras, desenhos, rabiscos e palavras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZOMER, A. L. C. ; IRLANDINI, L. A. . O conceito de silêncio em H. J. Koellreutter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ZOMER, A. L. C. ; IRLANDINI, L. A. . A concepção de silêncio em H. J. Koellreutter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ZOMER, A. L. C. ; MOREIRA, A. L. C. . Hybridisms Between Indeterminacy and Serial Procedures in Brazilian Music. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ZOMER, A. L. C. . Pareceristas ad-hoc: Revista ORFEU (ISSN: 2525-5304), tendo emitido 1 parecer em maio de 2020. 2020.

ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. ; JACOBS, D. D. ; STOLF, Raquel . Produção e apresentação na Rádio UDESC FM Florianópolis - FM 100,1 MHz: programa semanal Rafiofonias. 2017.

ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. ; JACOBS, D. D. ; STOLF, Raquel . Produção e apresentação na Rádio UDESC FM Florianópolis - FM 100,1 MHz: programa semanal Rafiofonias. 2017.

ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. ; JACOBS, D. D. ; STOLF, Raquel . Produção e apresentação na Rádio UDESC FM Florianópolis - FM 100,1 MHz: programa semanal Rafiofonias. 2017.

ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. ; JACOBS, D. D. ; STOLF, Raquel . Produção e apresentação na Rádio UDESC FM Florianópolis - FM 100,1 MHz: programa semanal Rafiofonias. 2016.

ZOMER, A. L. C. . Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise de obras do repertório violinístico após 1950. 2020. (Relatório de pesquisa).

ZOMER, A. L. C. ; BARROS, G. A. S. ; MEDEIROS, J. L. P. . Oficina de Percepção Musical e Trilha Sonora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, G. A. S. ; IRLANDINI, L. A ; ZOMER, A. L. C. ; ZERBINATTI, C. D. ; BAER, Y. ; BISCARO, B. ; BRESOLIN, F. . Concerto musical eletroacústico com o grupo LEMURI XXI. 2014. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Recital de Alunos Camerata escola de música. 2013. Interpretação.

BARROS, G. A. S. ; IRLANDINI, L. A. ; ZOMER, A. L. C. ; ZERBINATTI, C. D. ; BAER, Y. ; SALIB, R. ; BISCARO, B. ; BRESOLIN, F. . LEMURI XXI e CONVIDADOS - música nova e experimental. 2013. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Apresentação das oficinas de música do NUPEART. 2012. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Concerto Orquestra Jovem. 2012. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 2010. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 2010. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . 2ª Mostra UDESC Cultural do 5 Encontro de Extensão UDESC. 2010. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Coral da Universidade de Santa Catarina. 2010. Interpretação.

ZOMER, A. L. C. . Coral da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 2010. Interpretação.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Acaso e indeterminação na música brasileira: uma análise de obras do repertório violinístico a partir de 1950, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Leticia Crozetta Zomer - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11

  • 2015 - 2017

    O violino na obra de John Cage: Análise dos processos compositivos e notacionais, Descrição: A presente pesquisa busca realizar uma análise dos processos composicionais de diferentes obras que contenham escrita para violino compostas por John Cage (1912-1992) entre o período de 1932 a 1992, a fim de traçar o curso das transformações da notação musical e o desenvolvimento do uso deste instrumento na trajetória artística do compositor. Para isso, sete obras foram selecionadas - Six Short Inventions (1958), Six melodies (1950), 26 1.1499? for a String Player (1955), Atlas Eclipticalis (1961-1962), Cheap Imitation for violin solo (1977), Freeman Etudes I - XVI (1977-1980) e Two6 (1992) - pertencentes a diferentes fases composicionais de Cage segundo a definição de Solomon (1998, 2002). Cada obra é contextualizada, abordando alguns aspectos da trajetória de Cage, seus pensamentos estéticofilosóficos e a influência de algumas colaborações pessoais durante certos períodos de tempo. A análise musical é realizada através da abordagem de aspectos formais e estruturais da obra a partir da investigação dos processos composicionais, de eventos sonoros tais como alturas de notas e/ou ruídos, de elementos rítmicos e timbrísticos. A pesquisa objetiva revelar detalhes a respeito das transformações estético-filosóficas do compositor e como elas estão diretamente refletidas nos aspectos notacionais, técnicos e interpretativos do violino na obra do compositor. Apontaremos semelhanças e distanciamentos através das análises comparativas entre as obras, a fim de contribuir para reflexões a respeito de possíveis concepções interpretativas. Diante disso, a proposta justifica-se pelo esclarecimento de aspectos estéticos, composicionais, estruturais, técnicos, interpretativos e ainda, por contribuir com a bibliografia sobre John Cage, repertório violinístico, música do século XX e performance musical contemporânea.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Leticia Crozetta Zomer - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 13

  • 2015 - Atual

    Análise, percepção e interpretação musical de obras compostas durante os séculos XX e XXI, Descrição: O presente projeto visa abranger a análise musical e duas de suas interfaces mais diretas - percepção e interpretação - de obras compostas durante os séculos XX e XXI. Assim, permite um aprofundamento em questões voltadas a aspectos formadores das tendências composicionais deste período, consideradas associações de técnicas de análise musical desenvolvidas contemporânea e internacionalmente. O projeto envolve: o trabalho de pesquisa que vem sendo desenvolvido por alunos da Graduação e da Pós-Graduação em Música da USP junto ao Grupo de Pesquisa TRAMA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL (2015-, dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9333791261858421) coordenado pela pesquisadora, os projetos de pesquisa financiados pela FAPESP e PUB-USP que vêm sendo desenvolvidos pela pesquisadora, e a infra-estrutura disponível no Laboratório de Percepção e Análise Musical (PAM-CMU-ECA-USP, 2008-), fundado e co-coordenado pela pesquisadora. Com a presente pesquisa, espera-se poder contribuir para a compreensão, produção e divulgação bibliográfica e sonora de material analítico-musical vinculado à produção científico-musical atual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Leticia Crozetta Zomer - Integrante / Leandro Gumboski - Integrante / Adriana Lopes da Cunha Moreira - Coordenador / Maria Lúcia Senna Machado Pascoal - Integrante / Daniel Paes de Barros Pinto - Integrante / Cibele Palopoli - Integrante / Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos - Integrante / Mário Videira - Integrante / Ronaldo Alves Penteado - Integrante / Denise Mayumi Ogata - Integrante / Aline Alves - Integrante / Alexy Gaione Viegas de Araújo - Integrante / Gláucio Adriano Zangheri - Integrante / Ísis Biazioli de Oliveira - Integrante / Claudio Horacio Vitale - Integrante / Bianca Gesuato Thomaz Ribeiro - Integrante / Renata Coutinho de Barros Correia - Integrante / Sérgio Eduardo Martinelli de Assumpção - Integrante.

  • 2013 - 2017

    NOVOS RUMOS: performance, análise e musicologia, Descrição: O presente projeto tem por objetivo abordar sob um triplo enfoque ? interpretativo, analítico e musicológico ? o repertório musical recente e contemporâneo, mais especificamente aquele produzido para piano e música de câmara a partir da segunda metade do século XX. Às inovações composicionais e estéticas trazidas por este repertório (uso mais intenso da tecnologia, notação musical alternativa, materiais sonoros não convencionais etc.) corresponde uma nova atitude interpretativa, com transformações importantes nos limites que distinguem as funções de compositor, intérprete e ouvinte. Como procedimento metodológico padrão, procuraremos combinar a experiência da performance do repertório com processos analíticos e contextualização musicológica, a fim de adquirir o máximo de propriedade estilística, técnica e estética na performance e o maior grau possível de profundidade crítica na produção acadêmica. O projeto Novos Rumos se articula com o Projeto de Extensão Radiofonias, cujo objetivo é a produção semanal de programas de radioarte (entre outros gêneros afins), veiculados pela Rádio Udesc FM - Florianópolis. O LabPPGMUS, laboratório de informática e música coordenado pelo Prof. Guilherme Sauerbronn de Barros e vinculado ao PPGMUS/UDESC, fornece suporte material e tecnológico para as pesquisas decorrentes do projeto Novos Rumos e para a produção dos programas radiofônicos do projeto de extensão Radiofonias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Leticia Crozetta Zomer - Integrante / Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros - Coordenador / Luigi Antonio Monteiro Lobato Irlandini - Integrante / Daiane Dordete Jacobs - Integrante / Raquel Stolf - Integrante / Keisy Peyerl - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Koellreutter e Scelsi: dois caminhos da música e estética indiana e japonesa na música do século XX, Descrição: A pesquisa realizará o estudo da influência das tradições musicais e estéticas da Índia e do Japão na música dos compositores Hans Joachim Koellreuter e Giacinto Scelsi, especificamente nas composições Yûgen, do primeiro, e Cinque Pezzi per Orchestra, do segundo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Leticia Crozetta Zomer - Integrante / Luigi Antonio Monteiro Lobato Irlandini - Coordenador / Daniel Zanella dos Santos - Integrante / Raísa Farias Silveira - Integrante / José Augusto Fasolo - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda - Bolsista CAPES

Atividades

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música.,Linhas de pesquisa

2015 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda - Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2016

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 30

2010 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Iniciação Científica PROBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica com bolsa PROBIC/UDESC no projeto de pesquisa intitulado ?Koellreutter e Scelsi: dois caminhos da estética e música japonesa e indiana na música do século XX?, no Centro de Artes ? CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina ? UDESC, coordenado pelo Professor Doutor Luigi Antônio Irlandini Monteiro Lobato.

2010 - 2010

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Cantora no Coral da UDESC, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Cantora no Coral da UDESC, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Artes, Departamento de Expressao Musical.,Linhas de pesquisa

2012 - 2012

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Professora de Música, Carga horária: 30

2013 - 2017

Sonorità Espaço Musical

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização, violino e piano, Carga horária: 20

2016 - 2017

Centro Educacional Arcângelo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização infantil, Carga horária: 20

2016 - 2017

Escola de Música Nelson Musical

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização, violino e piano, Carga horária: 20

2013 - 2013

Núcleo pedagógico de Arte e Educação UDESC

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização infantil, Carga horária: 20

2013 - 2013

Instituto Engevix

Vínculo: Estágio de Docência, Enquadramento Funcional: Professora de musicalização infantojuvenil, Carga horária: 20