Thiago de Abreu e Lima Florencio

Graduação, Bacharelado e Licenciatura, em História (2003) e Mestrado em História Social da Cultura (2007) pela PUC-RIO. Pós-graduação Latu Sensu em História da África e do Negro no Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes. Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (2014) pela PUC-RIO. Membro do FICINE (Fórum Itinerante de Cinema Negro). Atualmente é Professor Adjunto de História Afro-Brasileira e Indígena da Universidade Regional do Cariri. Vem realizando pesquisas e reflexões nas áreas de História, Estudos Culturais e Estudos Decoloniais com ênfase em presenças Negras, Africanas e Indígenas na História do Brasil colonial e nas produções audiovisuais.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Título: Constelações autoetnográficas: Produção de identidade, Performance e Colonialidade
Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira. Coorientador: Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em História Social da Cultura

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A busca da salvação entre a escrita e o corpo - Tupinambá, jesuítas e calvinistas,Ano de Obtenção: 2007
Eunícia Barros Barcellos Fernandes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Brasil colônia; Calvinistas; corpo; Jesuítas; salvação; Tupinambá. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Setores de atividade: Outros Setores.

Especialização em HIstoria da África e do negro no Brasil

2004 - 2005

Universidade Candido Mendes
Título: Cangoma me chamou - a música na (re)construção da identidade dos negros no Brasil
Orientador: Edson Borges

Graduação em Curso Superior Nancy III

1998 - 2004

Alianca Francesa - Delegação Geral

Graduação em HIstoria

1997 - 2003

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: A Terra sem Mal e o Reino dos Céus. Tupi-Guarani, Jesuítas e Calvinistas - os sonhos de salvação
Orientador: Eunicia Barcellos Barros Fernandes

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2009 em Roteiro Cinematográfico

2008 - Interrompido

Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Ano de interrupção: 2009

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Formação complementar

2017 - 2017

Encontros sobre arte, educação e esfera pública,. (Carga horária: 5h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.

2017 - 2017

Descolonização e Educação Popular. (Carga horária: 5h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.

2017 - 2017

ASPECTOS DO CONTINENTE AFRICANO E DE SUAS CONEXÕES COM O BRASIL. (Carga horária: 27h). , Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, SESC, Brasil.

2017 - 2017

Mapas Colaborativos. (Carga horária: 7h). , Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, SESC, Brasil.

2017 - 2017

Histórias da Escravidão. (Carga horária: 14h). , Museu de Arte de São Paulo, MASP, Brasil.

2017 - 2017

FRANZ FANON E O MOVIMENTO DE NEGRITUDE. (Carga horária: 16h). , Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, SESC, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Antropogênese, técnica e política nos caminhos da arte no século XXI. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2011 - 2011

Processo Criativo. , Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV, Brasil.

2011 - 2011

Caminhos da Zona Portuária. (Carga horária: 7h). , Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, IPN, Brasil.

2006 - 2006

As missões jesuíticas nos Sete Povos das Missões. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2004 - 2004

Oficina mitos e constelações Tupi-Guarani. , Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.

2002 - 2002

Oficina de Teatro Antropológico - Potlach, Itália. , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

1997 - 1998

Documentação, historiografia formação historiador. , Programa de Integração Graduação - CAPES-MEC, PROIN, Brasil.

1996 - 1996

Estudos da Cultura e do Imaginário ocidental. , Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Africana e Afro-Brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos culturais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Estudos Decoloniais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil Colônia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura, Artes e Cultura Visual.

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Organização de eventos

FLORENCIO, T. A. L. . I Seminário Nacional de História Social dos Sertões. 2018. (Outro).

FLORENCIO, T. A. L. . III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades. 2018. (Outro).

FLORENCIO, T. A. L. . IX Artefatos da Cultura Negra. 2018. (Congresso).

FLORENCIO, T. A. L. ; OLIVEIRA, J. P. . I Mostra de Cinema Africano do Cariri Cearense. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, J. P. ; FLORENCIO, T. A. L. . FICINE no CINEMAISON - terceira sessão. 2016. (Outro).

FLORENCIO, T. A. L. ; OLIVEIRA, J. P. . Olhares sobre cinema de África e Afrodiáspora. 2015. (Outro).

FLORENCIO, T. A. L. . 8a Jornada da Pós-Graduação em Estudos da Literatura. 2010. (Outro).

FLORENCIO, T. A. L. . Fronteiras - Semana de História da PUC- Rio.. 2000. (Outro).

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Participação em eventos

II Simpósio Nacional sobre patrimônio e práticas culturais.Retrospectivas e perspectivas das políticas de salvaguarda da cultura imaterial no Brasil, incluindo o Cariri Cearense. 2018. (Simpósio).

IX Artefatos da cultura negra. Cinema negro-africano e descolonização das telas. 2018. (Congresso).

8a sessão do FICINE ? Fórum Itinerante de Cinema Negro no Cinemaison.Homenagem a Paulin Soumanou Vieyra. 2017. (Encontro).

Arte Agora- Partilha de Matérias.Arte Agora- Partilha de Matérias. 2017. (Encontro).

Clássicos do Cinema Africano.Debate Reflexões sobre o cinema africano: histórias, políticas, estéticas e outras questões. 2017. (Outra).

3o FICINE NO CINEMAISON.O cinema afrocaribenho: conexões poéticas e políticas caribe-africa. 2016. (Encontro).

Olhares sobre o cinema de África e Afrodiáspora.África: experiências contemporâneas. 2015. (Seminário).

The artistic production of the common between territorialization and (re)localisation.Self-ethnographic Constellation: the self-colonization of the social imaginary. 2015. (Simpósio).

III Encuentro de Antropologia Visual y VI Festicine San Augustin, Huila, Colômbia.Servicio de Proteccion al Indio (1910-1967) y Video en las Aldeas (1986-2014). 2014. (Encontro).

Red de Estudios del Gran Caribe.Pugnas de Memória de la esclavitud en Rio de Janeiro, Dakar y Ouidah. 2014. (Encontro).

La musique, lieu de mémoire et de construction identitaire en Afrique de l'Ouest et au Brésil. Institut Français du Sénégal.La musique, lieu de mémoire et de construction identitaire en Afrique de l'Ouest et au Brésil.. 2012. (Encontro).

XI Encontro Nacional de História Oral - Memória, Democracia e Justiça. 2012. (Congresso).

II Forum CAp-UERJ de Licenciaturas: Filosofia e Principios da da formacao de professores.II Forum CAp-UERJ de Licenciaturas: Filosofia e Principios da da formacao de professores. 2011. (Encontro).

XI Congresso Lus Afro Brasileiro de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

Literatura, Cultura e contemporaneidade - VIII Jornada de Pós-Graduácação em Estudos da Literatura.A câmera cinematográfica e o corpo africano no cinema de Glauber Rocha. 2010. (Outra).

Olhares sobre o cinema de África e Afrodiáspora.experiências poéticas e políticas afrocaribenhas através do cinema. 2010. (Seminário).

Semana de História da Puc-Rio.Identidade e natureza: os dilemas da história indígena em sala de aula. 2009. (Encontro).

Sexta semana de Design - ação, expressão e forma.CDR Coletivo - Cultura de Rua. 2007. (Encontro).

10 anos com Pierre Fatumbi Verger.Léry e Verger: a representação do "primitivo". 2006. (Seminário).

III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da imagem: do texto ao visual. 2006. (Simpósio).

III Seminário Internacional Museu de Artes e Origens: "Heranças Étnicas: Aldeias Guarani e Quilombos no Estado do Rio de Jandiero". 2000. (Seminário).

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Participação em bancas

Aluno: Mario Sergio Pereira de Olivindo

FLORENCIO, T. A. L.. O mundo a parte: imaginários, narrativas e representações do Oriente dos árabes e dos muçulmanos na cultura escolar no Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em ProfHistória Urca) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Pedro de Carvalho Pedruzzi

LOPES, L. F.; ALCURE, A. S.;FLORENCIO, T. A. L.. Por uma política de narradores: etnografia e cena em cidade vodu. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Soifer

Araujo, Frederico Guilherme Bandeira; Simões, Soraya Silveira; ALCURE, A. S.; Donini, Angela Aparecida;FLORENCIO, T. A. L.. Olha eu aqui de novo: sonhos, assombramentos e jogos de memória nas ruas do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mario Sergio Pereira de Olivindo

Conceição, M. T.; Santos, P. C. L.;FLORENCIO, T. A. L.. Interrogando representações sobre os árabes: conexões entre manuais didáticos de história e imaginários sociais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Regional do Cariri.

Aluno: Pedro de Carvalho Pedruzzi

LOPES, L. F.; Vannucci, A.;FLORENCIO, T. A. L.. A PESQUISA DE CAMPO COMO PROCEDIMENTO PARA A CRIAÇÃO DA CENA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Artes da Cena) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Hyago Atilla Sousa dos Santos

FLORENCIO, T. A. L.. Macumba Popular Brasileira: o canto dos Tincoãs. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Regional do Cariri.

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Comissão julgadora das bancas

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

FERNANDES, E. B. B.; VILLAS BOAS, Luciana; BENZAQUEN, Ricardo. A busca da salvação entre a escrita e o corpo - Tupinambá, jesuítas e calvinistas. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

FERNANDES, E. B. B.; MADER, Maria Elisa de Sá. A Terra sem mal e o Reino dos Céus. Tupi-guarani, jesuítas e clavinistas: os sonhos de salvação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mariana Maia Simoni

SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; VERSIANI, Daniela; CARDOSO, M. R.; BASTOS, Teresa; SINDER, V.. Constelações autoetnográficas. 2014. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

VERSIANI, Daniela Beccaccia; OLINTO, Heidrun Krieger; CARDOSO, M. R.. O corpo primitivo no cinema pós-colonial. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

OLINTO, Heidrun Krieger.; VERSIANI, D. G. C. B.. Constelações autoetnográficas. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Pontificia Universidade Católica.

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

OLINTO, Heidrun Krieger.. O corpo primitivo no cinema pós-colonial. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Pontificia Universidade Católica.

Maria Teresa Ferreira Bastos

VERSIANI, Daniela Beccaccia;BASTOS, Maria Teresa Ferreira; OLIVEIRA, H. F. K. O.; PINTO, Marcelo de Oliveira; ROTHIER, M.. Constelações autoetnográficas: produção e identidade, performance e colonialidade. 2014. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Maria Elisa Noronha de Sá

FLORENCIO, T. A. E. L.; FERNANDES, E.;MÄDER, Maria Elisa Noronha de Sá. A Terra sem mal e o Reino dos Céus. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em historia) - Pontifícia universidade católica do Rio de Janeiro.

Marilia Rothier Cardoso

OLINTO, H. K.; VERSIANI, D. B.; BASTOS, M. T. F.;CARDOSO, M. R.; SINDER, V.. Constelações autoetnográficas: produção de identidade, performance e colonialidade. 2014. Tese (Doutorado em Literatura Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Luciana Villas Bôas

VILLAS BÔAS, Luciana; Barcelos, E.; ARAUJO, R. B.. A busca da salvação entre escrita e corpo: Nóbrega, Léry e os Tupinambá. 2007. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Orientou

Orlando Sperle Fraga Junior

Qe Etiópia é essa? As influências das representações da Etiópia na construção de uma identidade negra no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Thiago de Abreu e Lima Florencio;

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Foi orientado por

Eunícia Barros Barcelos Fernandes

A busca da salvação entre a escrita e o corpo - Tupinambá, jesuítas e calvinistas; 2007; Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eunícia Barros Barcelos Fernandes;

DANIELA GIANNA CLAUDIA BECCACCIA VERSIANI

O corpo primitivo no cinema pós-colonial; 2014; Tese (Doutorado em Literatura, cultura e pensamento contermporâneo) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Coorientador: Daniela Gianna Claudia Beccaccia Versiani;

Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira

Constelações autoetnográficas; 2014; Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,; Orientador: Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira;

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Produções bibliográficas

  • FLORENCIO, T. A. L. . Nativo Ausente e escrita-despacho. Revista Vazantes , v. 2, p. 61-70, 2018.

  • ALCURE, A. S. ; FLORENCIO, T. A. L. . Ocupações Urgentes, Corpos Insurgentes. O PERCEVEJO ONLINE , v. 9, p. 89, 2017.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Banzar ao atá: por uma deriva etnográfica. Revista RED , v. 1, p. 65, 2016.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Lugares de Memória da escravidão: Rio DE JANEIRO, DAKAR E OUIDAH. Educere et Educare (Impresso) , v. 10, p. 511-519, 2015.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Perder o pé é o mínimo dos riscos: o performático no 'Mestres Loucos' de Jean Rouch. Revista Escrita (PUCRJ. Online) , v. 1, p. 1, 2012.

  • FLORENCIO, T. A. L. . De quem te protege a muralha?. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Temporária, 2017. v. 150. 103p .

  • FLORENCIO, T. A. L. . Banzar ao ata: por uma deriva etnográfica. In: Daniela Beccacia Versiani. (Org.). O eu se escreve, o outro me escreve. 1ed.rio de janeiro: 7 letras, 2015, v. 1, p. 141-163.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Palavra dançante / palavra polida - Jean de Léry e a experiência do. In: Alessandro Ventura da Silva; Fernando Ramlho Ney Montenegro Bentes; Guilherme Zarvos; Gustavo Arantes Camargo; Ive de Santana Cunha; Luis Felipe dos Santos Carvalho; Marcelo Magalhães; Miguel Jost; Thiago de Abreu e Lima Florencio. (Org.). Transdições. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue, 2006, v. 1, p. 9-16.

  • FLORENCIO, T. A. L. . 18 dias no Egito. ALmanaque Virtual - cultura em movimento, 19 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Abdias do Nascimento. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 19 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Luto. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 19 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Porfírio. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 19 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Nem Alá, nem mestre. almanaque Virtual - cultura em movimento, 18 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Quando a China encontrou a África. Almanaque virtual - cultura em movimento, 17 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Nove Musas. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 12 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Uma eleição africana, Gana vai às urnas. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 11 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Massa cinzenta. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 11 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Árvore do amor. Almanaque Virtual - cultura em movimento, 07 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Dublê do diabo. Almanaque virtual - cultura em movimento, 07 out. 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . José Martí, o olho do canário. Almanaque virtual - Cultura em movimento, 06 out. 2010.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Quem doutrina quem?. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 08 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Dogma do século XXI. Almanaque virtual - Cultura em movimento, 08 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Neocolonialismo?. Almanaque virtual - Cultura em movimento, 08 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Levi-Strauss ao seu alcance. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 05 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Saudoso ?selvagem?. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 05 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Exercício de cidadania. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 04 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A Cuba que ninguém vê. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 04 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Sangue e cereja. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 04 out. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Clã destinos. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 30 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A migração dos fantasmas. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 28 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Radiografia da crise. Almanaque virtual - Cultura em movimento, rio de janeiro, 26 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Longe demais de tudo. Almanaque virtual - Cultura em movimento, 26 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Uma fábula do capitalismo. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 22 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Bons atores para pouco personagem. Almanaque virtual - cultura em movimento, 20 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Atena assassinada. Almanaque virtual - cultura em movimento, Rio de Janeiro, 09 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Revisão do passado -. Almanaque virtual - Cultura em movimento, Rio de Janeiro, 02 set. 2009.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Paraíso sujo. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Berlim-Jerusalém. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Bassidji, os guardiões do regime. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Picasso & Braque vão ao cinema. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Bróder. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Entre dois mundos. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A vida de Jesus. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Cortina de Fumaça. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Route Irish. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Vermelho, Branco & os Verdes. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A cruz do sul. Almanaque Virtual - cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Banzar ao atá: por uma deriva etnográfica. RED - Revista de Ensaios Digitais.

  • FLORENCIO, T. A. L. . FICINE no CINEMAISON - 1o Sessão. FICINE.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Corpo negro-africano no Cinema de Glauber Rocha (parte 1). FICINE.

  • FLORENCIO, T. A. L. . O corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha (parte 2). FICINE.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Porfírio. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Hoje. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . http://antigo.almanaquevirtual.com.br/ler.php?id=28547&tipo=&VOO+ESPECIAL+. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Pedras ao Sol. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Virando Bicho. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Republica di Mininus. ALmanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Raça. Almanaque Virtual.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Ex-isto. Almanaque virtual - Cultura em movimento.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Corumbiara: o massacre indígena e os dilemas da imagem cinematográfica. In: XI Encontro Nacional de História Oral - Memória, Democracia e Justiça, 2012, RIo de Janeiro. XI Encontro Nacional de História Oral - Memória, Democracia e Justiça, 2012.

  • FLORENCIO, T. A. L. . O corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha. In: XI Congresso Lus Afro Brasileiro de Ciências Sociais, 2011, Salvador - Bahia. Diásporas e artes visuais: poéticas e políticas das modernidades, 2011.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A câmera e o corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha. In: II Encontro Regional ?O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional?. Simpósio ?Insólitas complexidades: olhares sobre práticas literárias?, 2011, RIo de Janeiro. Anais do II Encontro Nacional: O insólito como questão na narrativa ficcional. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2011. v. 1. p. 228-242.

  • FLORENCIO, T. A. L. . O Corpo e a Salvação ? Nóbrega e os Tupinambá. In: XIX Encontro Regional da Anpuh-São Paulo., 2008, São Paulo. Repensando a Resistência Indígena: História e Historiografia, 2008.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Entre o Bom selvagem e o maldito filho de Cam: a experiência do selvagem em Jean de Léry. In: III Simpósio Nacional de História Cultural - mundos da Imagem, do texto ao visual, 2006, Florianópolis. III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da imagem, do texto ao visual. Florianópolis: Imprensa Universitária - UFSC, 2006. v. 1. p. 65-65.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Paulin Vieyra Precursor do Cinema Negro. In: III Seminário Nacional de História e Contemporaneidades, 2018, Crato. Brasil: autoritarismo, cultura política e direitos humanos, 2018.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Corpoeidade negra,performance e religião no cinema afrocaribenho. In: SOCINE, 2018, Goiânia. XXII SOcine - 50 anos de maio de 1968, 2018.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Uma experiência do uso de imagens em sala de aula: a relação entre a construção da identidade étnica tapuia e a construção social do sertão. In: I Seminário Nacional de História Social dos Sertões, 2018, Crato. O papel da História na compreensão do Brasil profundo, 2018.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A presença brasileira no cinema afrocubano de Gloria Rolando. In: O Afro contemporâneo nas artes cênicas - perspectivas teóricas, poéticas e pedagógicas, 2015, São Paulo. O Afro contemporâneo nas artes cênicas - perspectivas teóricas, poéticas e pedagógicas, 2015.

  • FLORENCIO, T. A. L. . CORPO NEGRO E TERRITORIALIDADE NO CINEMA DE SALVADOR DO INÍCIO DOS ANOS 60.. In: III Pensando Áfricas e suas Diásporas, 2012, Mariana, MG. CORPOREIDADES AFRO-DIASPÓRICAS: CORPO E ESPAÇO NA CONSTITUIÇÃO DE TERRITORIALIDADES NEGRAS, 2012.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Africanos e índios no cinema brasileiro dos anos 70. In: XIV Encontro Regional da ANPUH - RIO. Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional da ANPUH - RIO. Memória e Patrimônio, 2010.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A busca da salvação entre a escrita e o corpo ? Nóbrega e os Tupinambá. In: XII Encontro Regional de História - ANPUH-Rio: Identidades, 2008, Rio de Janeiro. Identidades e alteridades: ameríndios, 2008.

  • FLORENCIO, T. A. L. . A terra sem mal e o Reino dos Céus - Tupi-Guarani, jesuítas e calvinistas: os sonhos de salvação.. In: II Simpósio Internacional de História: Cultura e Identidade - UFG, 2005, Goiânia. Caderno de Resumos II Simpósio Internacional de História: Cultura e identidade, 2005.

  • FLORENCIO, T. A. L. . Uma experiência do uso de imagens em sala de aula: a relação entre a construção da identidade étnica tapuia e a construção social do sertão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Paulin Vieyra Precursor do Cinema Negr. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Etnocentrismo religioso: a perseguição aos povos de religiões de matrizes africanas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Brasil: passados presentes - golpes e democracia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Fazer/Ensinar História(s): possibilidades e desafios da diversidade cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Uma experiência do uso de imagens em sala de aula: a relação entre a construção da identidade étnica tapuia e a construção social do sertão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Corpoeidade negra,performance e religião no cinema afrocaribenho. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . ?Entre rupturas e reproduções de estereótipos: a representação da corporeidade negra através da trajetória cinematográfica de Antonio Pitanga.?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. ; SILVA, M. . Saberes e práticas dos povos indígenas na história: protagonismos, lutas e resistências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A escrita como despacho - cartografia, deriva e ferida colonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Debate Reflexões sobre o cinema africano: histórias, políticas, estéticas e outras questões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Arte Agora - Partilhas de Matérias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Errar como prática estética - a leitura/escrita da cidade pelo encontro fortuito de corpos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Deriva Etnográfica: proposta prática e teórica para um pensamento através do objeto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A presença brasileira no cinema afrocubano de Gloria Rolando. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Cuerpo africano y performance en la película Der leone have sept cabeças de Glauber Rocha.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENCIO, T. A. L. . O despacho como performatividade e afeto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Cuerpo negro y performance en el cine del atlántico sur (añoS 1950). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Corumbiara: o massacre indígena e os dilemas da imagem cinematográfica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . CORPO NEGRO E TERRITORIALIDADE NO CINEMA DE SALVADOR DO INÍCIO DOS ANOS 60.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . O corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A câmera cinematográfica e o corpo africano no cinema de Glauber Rocha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A dança tem que se apoderar da tela, não? A câmera e o corpo negro-africano no cinema de Glauber Rocha.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . 'Perder o pé é o mínimo dos riscos' - o performático nos 'Mestres Loucos' de Jean Rouch.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Africanos e índios no cinema brasileiro dos anos 70. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Como trabalhar o índio na historiografia?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . Entre o bom selvagem e o maldito filho de Cam - a experiência do selvagem em Jean de Léry. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A Terra sem Mal e o Reino dos Céus. Tupi-Guarani, jesuítas e calvinistas: os sonhos de salvação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A presença da arte africana no Brasil a partir do acervo da exposição Artes da África (CCBB). 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FLORENCIO, T. A. L. . O que você esconde? A pedagogia do incorpóreo. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2015 (Capítulo submetido para publicação impressa do livro Territórios: fronteiras entre o simbólico, o im).

  • FLORENCIO, T. A. L. ; MELLO SOBRINHO, N. C. . Para uma outra Idade Média: tempo, trabalho e cultura no Ocidente; 18 ensaios. Petrópolis: Vozes, 2013. (Tradução/Livro).

  • FLORENCIO, T. A. L. ; MELLO SOBRINHO, N. C. . História da virilidade: a virilidade em crise?. Petrópolis: Vozes, 2013. (Tradução/Livro).

  • FLORENCIO, T. A. L. . A entrevista compreensiva. Petrópolis: Vozes, 2013. (Tradução/Livro).

  • FRAGA JUNIOR, O. S. ; MARQUES, A. J. ; FLORENCIO, T. A. L. . Outras Etiópias. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MELLO SOBRINHO, N. C. ; AREAS, J. B. ; FLORENCIO, T. A. L. . História da Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2011. (Tradução/Livro).

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Outras produções

FLORENCIO, T. A. L. . Oficina de prática de escrita em deriva programada para o Curso de Escritas Performáticas Módulo II CCE PUC-RIO. 2016.

FLORENCIO, T. A. L. . Bando Editorial Favelofágico (Oficina de escrita a partir de procedimento de deriva programada). 2015.

FLORENCIO, T. A. L. . Coletivo Bonobando e Teatro da Laje - Oficina de escrita em deriva programada. 2015.

FLORENCIO, T. A. L. . Parecerista da revista Temporalidades - Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, para a edição n. 20, v. 8, n. 1 (jan./mai. 2016).. 2016.

FLORENCIO, T. A. L. . Rupturas e revoluções: uma introdução à História da Arte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Fabião, E. ; FLORENCIO, T. A. L. . Azul, azul, azul, azul e azul, performance de Eleonora Fabião, na exposição Das Virgens em Cardumes e da Cor das Auras, com curadoria de Daniela Labra.. 2016. Performática.

ALCURE, A. S. ; FLORENCIO, T. A. L. ; ORADOVISCHI, L. . Cidade Correria - Coletivo Bonobando. Trabalhei em parte do processo de criação da dramaturgia.. 2015. Teatral.

KACTUZ, F ; FLORENCIO, T. A. L. . E o que mais restou do paraíso?. 2002. Teatral.

FLORENCIO, T. A. L. ; ALCURE, A. S. ; Bernando, H. ; ROCHA, V. ; Batista, Jardila . Na correria. 2016. Instalação.

FLORENCIO, T. A. L. . Texto de apresentação da exposição Gambiarra Favela Tech no Galpão Bela Maré. 2015. Instalação.

FLORENCIO, T. A. L. . DIGIBAP MARSEILLE. 2014. Performance.

FLORENCIO, T. A. L. . Encruzilhada Mercado Colobane - Dakar. 2012. Performance.

FLORENCIO, T. A. L. ; PALMIERI, R. . Encruzilhada. 2011. Instalação.

FLORENCIO, T. A. L. . Video-poesia micrometragem. 2010. Vídeo.

FLORENCIO, T. A. L. . Filme-Poesia. 2010. Vídeo.

FLORENCIO, T. A. L. . 4 olhares - Cinema de micrometragem. 2009. Filme.

SOUMAILA, K. A. ; FLORENCIO, T. A. L. . A retomada - o novo cinema brasileiro. 2009. Filme.

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Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Messianismos Indígenas no Cariri - um estudo das romarias sob a perspectiva histórica dos messianismos indígenas, Descrição: O objetivo geral é empreender uma pesquisa de caráter historiográfico sobre os messianismos indígenas na região do Cariri.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thiago de Abreu e Lima Florencio - Coordenador / Maria José Alves de Castro - Integrante / Tayná da Silva Batista - Integrante.

  • 2015 - Atual

    NHISTAL - Núcleo de História Oral e Tradições, Descrição: O NHISTAL foi criado com o intuito de promover reflexões, pesquisas e ações de extensão universitárias mediadas pelos usos da história oral. De caráter transdisciplinar e imerso na grande área das Ciências Humanas, o grupo reúne pesquisadores e estudantes interessados em produzir conhecimentos e desenvolver ações de extensão a partir das relações entre história (oral) e outras áreas do conhecimento, estreitando os laços com a Sociologia, a Antropologia, a psicologia, as Letras, as Ciências Políticas e as Artes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - Atual

    Fórum Itinerante de Cinema Negro, Descrição: O Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE) é um espaço de formação e reflexão sobre a produção mundial de cinema, fotografia e audiovisual que tem os/as negros/as como realizadores/as e as culturas e as experiências negras como tema principal. O conceito abrange cinematografias distintas que se estendem dos países africanos às suas diásporas. De Zózimo Bulbul no Brasil à Isaac Julien no Reino Unido. De Ousmane Sembene no Senegal à Julie Dash nos Estados Unidos. De Zezé Gamboa em Angola a Jhonny Hendrix Hinestroza na Colômbia. O FICINE é composto por pesquisadores e pesquisadoras interessadas/os na produção, crítica, formação e qualificação de público para o debate acerca de tais cinematografias, tentando compreendê-las em seus sentidos fílmicos mais completos e não apenas como meras ilustrações ou alegorias sobre as histórias e as culturas negras no mundo. Problematizar a própria produção, mostrar como determinados contextos culturais constroem narrativas diversas e significativas, bem como criam gêneros e linguagens distintas é uma de nossas intenções. Além disso, o Fórum Itinerante de Cinema Negro procura refletir sobre as construções de identidades e subjetividades na diáspora e em África, pensando quais são as relações históricas e culturais responsáveis tanto pela perpetuação de heranças e tradições, quanto pela sustentação de estereótipos e preconceitos raciais. Desconstruir esses estereótipos e preconceitos faz parte de nossas intenções. Conhecer as imagens produzidas por cineastas negrxs é também um meio de descolonizar o pensamento sobre o cinema e ampliar o repertório de representação sobre o negro, a partir de um discurso produzido pelo próprio negro e não apenas por discursos sobre ele.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

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Prêmios

2016

Aprovação em segundo lugar no Edital para seleção de bolsista Pós-Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena - Escola de Comunicação da UFRJ.

2016

Aprovação em terceiro lugar concurso para Professor Substituto da Área de Letras - Oficina de Produção de Texto, UNIRIO.

1999

Prêmio de Edição Concurso Literário O amor na Literatura, Casa do Novo Autor.

Histórico profissional

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Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Regional do Cariri

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor História Afro-Brasileira e Indígena, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Literatura, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor substituto das disciplinas Literaturas Africanas e Diálogos Interartísticos.

  • 2016 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Literatura, Cultura Contemporanea, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor do curso "Releituras da Vida Selvagem no módulo "Atualidade dos Clássicos" dentro do curso de Especialização Latu Sensu em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo oferecido pelo Departamento de Letras da PUC-RIO.

  • 2009 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor de História da África e Currículo

  • 2009 - 2010

    Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

    Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor História, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor substituto de HIstória no Ensino Médio.

  • 2009 - 2009

    FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN

    Vínculo: Professor substituo, Enquadramento Funcional: livre, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professor do módulo "África contemporânea: descolonização e independência", dentro do curso de Pós-Graduação em História da África das Faculdades Integradas Simonsen.

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Pesquisador vinculado ao Projeto Educação Superior de Indigenas no Brasil, sob coordenação do Professor Antonio Carlos de Souza Lima. Apesar da contribuição inicial no projeto, o processo de colaboração na pesquisa foi interrompido.

  • 2009 - 2010

    Alianca Francesa - Delegação Geral

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 21

  • 2007 - 2008

    Colégio Rio de Janeiro

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor de história

  • 2005 - 2005

    Escola Luiza Abranches

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor de História, Carga horária: 8

  • 2008 - 2009

    Escola Nova

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História - Ensino Médio, Carga horária: 9

  • 2008 - 2008

    Sociedade de Educação Integrada Oga Mitá

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de História - Ensino Fundamental, Carga horária: 6

  • 1999 - 2000

    Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte técnico em pesquisa de documentação, Carga horária: 12

  • 2001 - 2001

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador no CPDOC, Carga horária: 12