Bruno Clemente Guingo
Possui Doutorado pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2025), no programa de Modelagem Computacional na área de Computação Quântica. Possui Mestrado em Informática na área de Inteligência Computacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Graduação em Ciência da Computação (1999) e Engenharia da Computação (2018) pela Universidade Católica de Petrópolis. Coordenador do Ciclo Básico das Engenharias e Professor Assistente da Universidade Católica de Petrópolis. Diretor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ Petrópolis). Atua nas áreas de Computação Quântica, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Processamento de Imagens. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq de Processamento de Imagens e Entretenimento Digital e do Grupo de Tecnologia Aplicada à Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 12/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Modelagem Computacional
2022 - 2025
Laboratório Nacional de Computação Científica
Título: REDES NEURAIS QUÂNTICAS NA CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS DE ARTEFATOS ARQUEOLÓGICOS
Renato Portugal.
Mestrado em Informática
2000 - 2003
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Reconhecimento Automática de Placas de Veículos Automotores, Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Antonio Carlos Gay Thomé
Bolsista do(a): Nucleo de Computação Eletrônica - UFRJ, NCE/UFRJ, Brasil. Palavras-chave: Reconhecimento de Placas; Redes Neurais; Segmentação de caracteres; Extração de Características.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Inteligentes. Setores de atividade: Informática; Outras Atividades de Prestação de Serviços em Informática.
Graduação em Engenharia da Computação
2017 - 2018
Universidade Católica de Petrópolis
Título: CONTORNOS ATIVOS GEODÉSICOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE PLACA ATEROSCLERÓTICA CALCIFICADA E NÃO CALCIFICADA
Orientador: Luis Alexandre Estevão da Silva
Graduação interrompida em 1992 em Engenharia Mecânica
1989 - Atual
Universidade Católica de Petrópolis
Ano de interrupção: 1992
Formação complementar
2011 - 2011
VisionPro - Padrão e Avançado.. (Carga horária: 8h). , COGNEX Corporation, COGNEX, Estados Unidos.
2011 - 2011
Iluminação, Lentes e Acessórios. (Carga horária: 8h). , COGNEX Corporation, COGNEX, Estados Unidos.
2008 - 2008
In-Sight - Padrão e Avançado.. (Carga horária: 16h). , COGNEX Corporation, COGNEX, Estados Unidos.
2008 - 2008
In-Sight - EasyBuilder e planilhas. (Carga horária: 16h). , COGNEX Corporation, COGNEX, Estados Unidos.
2001 - 2001
ERP. (Carga horária: 24h). , Microsiga, MICROSIGA, Brasil.
2000 - 2000
Algoritmos Genéticos e Evolucionários. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Redes Neurais Artificiais. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2000 - 2000
Lógica Fuzzy. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1996 - 1996
Montagem e Configuração de Microcomputadores. , Fundação Cultural Dom Manoel Cintra, FUMPEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Inteligência Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes Neurais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Inteligentes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Processamento de Imagens.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: computação quântica.
Organização de eventos
GUINGO, B. C. . V Seminário de Computação e Informática da FESO. 2006. (Outro).
GUINGO, B. C. . IV Seminário de Computação e Informática da FESO. 2005. (Outro).
GUINGO, B. C. . III Seminário de Computação e Informática da FESO. 2004. (Outro).
GUINGO, B. C. . II Seminário de Computação e Informática da FESO. 2003. (Outro).
GUINGO, B. C. . I Seminário de Computação e Informática da FESO. 2002. (Outro).
Participação em eventos
International Joint Conference on Neural Networks 2025. Quantum Neural Networks for Image Classification of Archaeological Artifacts.. 2025. (Congresso).
7º Workshop Escola de Computação e Informação Quântica. 2024. (Seminário).
IBM Quantum Summit Latin America. 2024. (Encontro).
8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) - 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS).Processamento de Imagens em Tomografia Computadorizada do Coração para Localização de Placas Ateroscleróticas Calcificadas e Não Calcificadas em Artérias Coronárias. 2017. (Simpósio).
8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas e 7º Simpósio de Processamento de Sinais.Segmentação dos Contornos Pulmonares em Radiografias de Tórax por Técnicas de Processamento de Imagens. 2017. (Simpósio).
XX ENMC ? Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VIII ECTM ? Encontro de Ciências e Tecnologia de Materiais. LOCALIZAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE PLACAS ATEROSCLERÓTICAS CALCIFICADAS E NÃO CALCIFICADAS DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CORAÇÃO. 2017. (Congresso).
Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. IARN-52 - Inteligência Artificial e Redes Neurais. 2010. (Congresso).
III WORKSHOP DE INFORMÁTICA APLICADA.Automação e Processamento de Imagens. 2010. (Seminário).
II Encontro de Ciência e Tecnologia Padre Aguiar.Reconhecimento de Padrões. 2008. (Encontro).
Programa de Capacitação Empresarial FIRJAN-IEL em Linhas de Financiamento.Capacitação na Elaboração de Propostas de Inovação. 2008. (Oficina).
Introdução aos Conceitos de Propriedade Intelectual e Inovação.Introdução aos Conceitos de Propriedade Intelectual e Inovação. 2007. (Outra).
Expo-Síndico 2006. Segurança Eletrônica e Inteligente para Condomínios. 2006. (Congresso).
Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. RASTREAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS EM MOVIMENTO. 2005. (Congresso).
Congresso Nacional de Teconologia da Informação e Comunicação. RASTREAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS EM MOVIMENTO. 2005. (Congresso).
Observatório - Sessões Técnicas de Informática na UNIChapecó.Observatório - Sessões Técnicas de Informática. 2005. (Encontro).
AISTA 2004 IEEE International Conference. s/a. 2004. (Congresso).
Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. Um Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Baseado nas Técnicas de Redes Neurais e Processamento de Imagens. 2004. (Congresso).
Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação. Um Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Baseado nas Técnicas de Redes Neurais e Processamento de Imagens. 2004. (Congresso).
Palestra na UFRJ - Redes Neurais e o Reconhecimento de imagens.Recepção aos Alunos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ. 2004. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Automática. Concepção e Desenvolvimento de um Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores. 2004. (Congresso).
IV Semana de Informática da UCP.Tutorial: Técnicas de Segmentação, Extração de Características e Reconhecimento de Caracteres. 2003. (Outra).
Congresso Brasileiro de Computação. Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores através de Redes Neurais Artificiais. 2002. (Congresso).
II Semana de Informática da UCP.Mini-curso: Introdução às Redes Neurais - Uma visão Teórica e Prática. 2002. (Outra).
VII Simpósito de Informática e II Mostra Regional de Software Acadêmico.Técnicas de Segmentação de imagens, estração de características e reconhecimento de caracteres de placas de veículos. 2002. (Simpósio).
Palestra sobre Sistemas Inteligentes.Sistemas Inteligentes. 2001. (Outra).
V Conferência Municipal de Saúde.V Conferência Municipal de Saúde. 2001. (Outra).
Técnicas de Inteligência Artificial Aplicadas a Sistemas de Potência.Técnicas de Inteligência Artificial Aplicadas a Sistemas de Potência. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
BALDNER, F. O.;CLEMENTE GUINGO, BRUNO; LICHT, F. L.. Sage: um aplicativo móvel para análise e controle financeiro. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, L. A. E.. Math hero: um jogo digital como apoio ao ensino de matemática no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, L. A. E.. "GED-VSC?: UMA SOLUÇÃO AUTOMATIZADA E DIGITALIZADA DO PROCESSO DE VALIDAÇÃO DE SISTEMAS COMPUTADORIZADOS PARA INDÚSTRIAS REGULAMENTADAS. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. AUTOCUIDADO E BEM-ESTAR EMOCIONAL: Desenvolvendo uma Plataforma de Suporte. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; CAMARGO, A. S. L.. SISTEMA DE MONITORAMENTO DA CONECTIVIDADE E ESTABILIDADE DE REDES. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, M. B.. PORTAL WEB AUTOMATIZADO PARA EMISSÃO E GERENCIAMENTO DE CERTIFICADOS DIGITAIS AUTO ASSINADOS. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; PEDROSA, A. P.. Tecnologia em Prol dos Animais: Um Aplicativo Flutter para Encontros de Animais Perdidos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; Alvarez, F. H. B.. Coleta de dados online para análise de vendas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
BALDNER, F. O.;GUINGO, B. C.; CARIUS, A. C.. BonnaCare: Sistema de Gerenciamento de Histórico de Saúde e Rastreamento de Pets para Tutores - Integrando ESP8266 e Módulo Neo-6M com React.js e SpringBoot.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. IA Aplicada em Consultas de Linguagem Natural para Bancos de Dados Relacionais (IA2BDR). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. SaberIA: INTEGRAÇÃO DE CHATBOTS ALIMENTADOS COM IA GENERATIVA NO ENSINO MÉDIO. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. APRENDIZADO DE MÁQUINA APLICADO AO JOGO BLACKJACK. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. Ferramenta para Gestão de Projetos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. Jogos Eletrônicos e Desenvolvimento Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, L. A. E.. 2BP: VIDEO GAME COM CONTROLES SIMPLES DESENVOLVIDO EM UNITY PARA ANDROID. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SOUZA FILHO, E. M.;GUINGO, B. C.; FARIAS, M. F.. UM TUTORIAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS ALGORITMOS QUÂNTICOS DE DEUTSCH-JOZSA E GROVER. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática Com Habilitação em Matemática Aplicada e Computacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, M. B.. Modificação de jogo eletrônico: implementação de novas funcionalidades no Project Zomboid. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. Implementação de técnicas de Reconhecimento Facial como alternativa ao ponto biométrico, visando a segurança de um sistema. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, M. B.. Sistema de software para armazenamento de documentações escolares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
LICHT, F. L.;GUINGO, B. C.; SILVA, L. A. E.. Desenvolvimento de um sistema para gerenciamento de convênios. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. MaisEnsino: Ambiente virtual de aprendizagem gratuito para preparatório vestibular. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
PORTUGAL, R.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. ALGORITMO DE BERNSTEIN-VAZIRANI E A EFICIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; Quadrelli, G.. WHERE?S MY PET? APLICATIVO MOBILE PARA BUSCA DE ANIMAIS DESAPARECIDOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; Alvarez, F. H. B.. CHECK LIST DE DISCREPÂNCIAS PARA A INSPEÇÃO FINAL DOS MOTORES AERONÁUTICOS CF6-80 E CF6-50 COM O SOFTWARE HMI. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; Quadrelli, G.. FIT PLAY: APLICAÇÃO MULTIPLATAFORMA COM GAMIFICAÇÃO COMO UM MÉTODO DE INCENTIVO À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. CADPSI - SISTEMA WEB PARA CONTROLE DE ATENDIMENTO REALZIADO PELA ASSESSORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETRÓPOLIS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
CERQUEIRA, F. R.;GUINGO, B. C.; ESTEFANO, E.. Análise de Frameworks Ágeis de Gerenciamento de Projetos de Tecnologia da Informação e Proposição de Melhorias. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense.
GUINGO, B. C.. SCOUT TÁTICO INFORMATIZADO NO FUTEBOL. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. BANCO DE DADOS GENÔMICOS APLICADOS EM ESTUDOS IMUNOLÓGICOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; CUNHA, L. S.; LUZ, A. M.. A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO CLOUD COMPUTING. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. ElderCare: Serviço de Gestão para Cuidadores de Idosos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. APP PARA GERENCIAMENTO DE DESPESAS PESSOAIS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. MIAUJUDA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. APLICATIVO DE AGENDAMENTO DE HORÁRIO PARA PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. PADRONIZAÇÃO E MINERAÇÃO DE DADOS EM BANCOS DE HERBÁRIOS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
SILVA, L. A. E.;GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.. ADOTE UM IDOSO ? FACILITAR A DOAÇÃO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Estudo de caso Condomínio ABC. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. TABLETOP PARA RPG DE MESA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. SISTEMA AUTÔNOMO DE DIREÇÃO PARA VEÍCULOS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; SILVA, L. A. E.; Sheremetieff Junior, Alexandre. SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM UMA ROTULADORA AUTOADESIVA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. A INTRANET COMO MEIO DE COMUNIÇÃO INTERNA DE UMA INDÚSTRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. MAIWORM.PROJETO W.C.C. CONTROLE AUTOMÁTICO DE CONSUMO DE ÁGUA PARA MICTÓRIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN NA GESTÃO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL DO SEGMENTO DE TI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. PORTAL DE JOGOS MATEMÁTICOS COM ÁBACO VIRTUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Quizzy Breezy: Software de perguntas e respostas para nivelamento de alunos em um curso de idiomas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. ANÁLISE E APLICAÇÃO DE MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA PREVISÃO DE POTENCIAIS CLIENTES DE SEGURO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. AUTOSOCORRO - SISTEMA DE SOCORRO PARA VEÍCULOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, L. A. E.. SISTEMA WEB DE LOCALIZAÇÃO DE ESTACIONAMENTO COM APLICAÇÃO ANDROID. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; LICHT, F. L.; SILVA, M. B.. INVENTÁRIO REMOTO PARA JOGOS MULTIPLATAFORMA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. JOGOS PARA AUXÍLIO NA PREVENÇÃO DO MAL DE ALZHEIMER. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. SISTEMA PARA CÁLCULO DE METAS E VALORES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS DE UMA FÁBRICA DE TESTES DE SOFTWARE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. PLANO DE NEGÓCIOS: COLOCAÇÃO DE NOVO PRODUTO NO MERCADO DA ÁREA EDUCACIONAL MÉDICA E DE ENFERMAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Proposta de Alinhamento do Ambiente e Atividades do Laboratório de Informática Nove do Senai. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN STARTUP E CUSTOMER DEVELOPMENT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE NEGÓCIO PARA SERRAWEBCAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. A INTERNET DAS COISAS E O IMPACTO NO AMBIENTE DE TI: UMA MUDANÇA NO AMBIENTE TECNOLÓGICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. COBIT e ITIL: PARCERIA IDEAL PARA A ESTRUTURAÇÃO DA GOVERNANÇA DE TI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. SELF-SERVICE BUSINESS INTELLIGENCE PARA AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO. 2014.
GUINGO, B. C.. UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO BSC PARA O SETOR DE TI DA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2014.
GUINGO, B. C.. PLANO DE NEGÓCIOS PARA UTILIZAÇÃO DE UM MÉTODO DE PAGAMENTO PRÉ-PAGO PARA BOATES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. SCRUM - COMO CONTORNAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NA SUA IMPLANTAÇÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. DESENVOLVIMENTO DE UM PRÉ-PROJETO DE UM SISTEMA DE EGRESSOS À FAETERJ DE PETRÓPOLIS. 2014.
GUINGO, B. C.. PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. 2014.
GUINGO, B. C.. ESTUDO DE VIABILIDADE PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE UM PLANO DE NEGÓCIO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN STARTUP E CUSTOMER DEVELOPMENT. 2014.
GUINGO, B. C.. LEAN STARTUP: ESTUDO DA METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE STARTUPS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. DOMÓTICA DE ALTA DISPONIBILIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. SEGURANÇA EM REDES APLICANDO LISTAS DE ACESSO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. SYSWTM - Web Task Manager System. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. ConsultaMais - Um Ambiente de Agendamento de Consultas Online. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Sistema de Gerenciamento de Risco em Projetos de Tecnologia da Informação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Gerenciamento da Informação Baseado em Arquivamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Utilizando o WII Remote como Rastreador do Posicionamento de Pessoas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Sistema Integrado de Comércio Varejista. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Sistema de Apoio para Alocação de Professores e Disciplinas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Controle sobre Computadores e Recolhimento de Estatísticas de uso em Redes de Computadores de Estrutura Cliente/Servidor. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Uso do Protocolo IPSEC como Canal de Comunicação Seguro através de um Meio Não Seguro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Sistema de Segurança de Baixo Custo com Utilização de Webcam para Detecção de Movimentos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Service Desk na Faeterj Petrópolis com Base na ITIL V3: Uma Proposta de Implantação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Service Desk na Faeterj Petrópolis com Base na ITIL V3: Uma Proposta de Implantação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Transição, Coexistência e Interoperabilidade do IPv4 para IPv5: Uma Abordagem sobre as Técnicas de Transição Pilha Dupla, Tradção e Tunelamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Desenvolvimento de um Protótipo de Aplicativo Compactador de Datasets com Sequências de DNA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Geração de Conhecimento em Bases de Dados de Campeonato de Futebol Virtual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Gerenciamento e Pontuação de Recursos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Controle de Manutenções Preventivas Agenciado por Computador. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. UTILIZANDO O WIIREMOTE COMO RASTREADOR DO POSICIONAMENTO DE PESSOAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Wellogplot - Sistema de Visualização de Curvas de Perfis de Poços de Petróleo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Sistema Baseado em Conhecimento e dados Biológicos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. ST Manager - Gerenciado Acadêmico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Implementação de um DataMart de Vendas a Varejo de Combustível e Produtos Automotivos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.; RODRIGUES, J. F.. Sistema de Patrimônio - SIP. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia da Informação e da Comunicação) - Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Protótipo de uma Ferramenta de Inventário de Software e Hardware. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Survivor - Jogo 2D. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. PUBLIKA - Controle de Projetos em Agências de Publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Postura Scanner - Software de Interpretação e Mapeamento da Postura Humana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. SiSAFE ? Sistema de Sensoriamento de Ambientes Fechados. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. SAIG ? SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. BABEL - Sistema de Gerenciamento de Caso de Uso Monitorado por Agente de Software. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Escalonamento de Horários Escolares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. O Problema da Localização de Placas de Veículos : Análise de uma Abordagem via Rede Neural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
THOMÉ, A. C. G.GUINGO, B. C.. Lilenbaum.O Problema da Localização de Placas de Veículos - Análise de uma Abordagem via Rede Neurais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
GUINGO, B. C.. Assistente de Diagnóstico Médico Cardiológico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Assistente de Diagnóstico Médico Cardiológico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Agente de Busca Inteligente - Voyager. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Agente de Busca Inteligente - Voyager. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados) - Centro Universitário Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Avaliação Postural por meio de Visão Computacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Doctor Click. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Estudo Comparativo entre Soluções para Gerenciamento de Serviços de Autenticação, Arquivos e Impressão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis.
GUINGO, B. C.. Reconhecimento de assinaturas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Infra-estrutura orientada a objetos para construção de interpretadores. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Sistema Ambiência. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Protocolo Digital. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Transporte Informatizado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Transporte Informatizado. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Sistema de Gestão de usuários de provedores de internet. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Sistema de Gestão de usuários de provedores de internet. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Concurso Público para Professores. 2003. Fundação Educacional Serra dos Órgãos.
GUINGO, B. C.. Imagine Cup - Regional RJ-ES. 2005. Microsoft.
Orientou
IA Aplicada em Consultas de Linguagem Natural para Bancos de Dados Relacionais (IA2BDR); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Jogos Eletrônicos e Desenvolvimento Infantil; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
MaisEnsino: Ambiente virtual de aprendizagem gratuito para preparatório vestibular; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
WHERE?S MY PET? APLICATIVO MOBILE PARA BUSCA DE ANIMAIS DESAPARECIDOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
CHECK LIST DE DISCREPÂNCIAS PARA A INSPEÇÃO FINAL DOS MOTORES AERONÁUTICOS CF6-80 E CF6-50 COM O SOFTWARE HMI; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
FIT PLAY: APLICAÇÃO MULTIPLATAFORMA COM GAMIFICAÇÃO COMO UM MÉTODO DE INCENTIVO À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
CADPSI - SISTEMA WEB PARA CONTROLE DE ATENDIMENTO REALIZADO PELA ASSESSORIA EM PSICOLOGIA ESCOLAR AOS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PETRÓPOLIS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SCOUT TÁTICO INFORMATIZADO NO FUTEBOL; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NO CLOUD COMPUTING; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
ElderCare: Serviço de Gestão para Cuidadores de Idosos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Estudo de caso Condomínio ABC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
TABLETOP PARA RPG DE MESA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SISTEMA AUTÔNOMO DE DIREÇÃO PARA VEÍCULOS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM UMA ROTULADORA AUTOADESIVA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SISTEMA COMPUTADORIZADO DE DECISÃO CLÍNICA PARA DOENÇAS RESPIRATÓRIAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
ANÁLISE E APLICAÇÃO DE MODELOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA PREVISÃO DE POTENCIAIS CLIENTES DE SEGURO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
INVENTÁRIO REMOTO PARA JOGOS MULTIPLATAFORMA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SISTEMA WEB DE LOCALIZAÇÃO DE ESTACIONAMENTO COM APLICAÇÃO ANDROID; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
AUTOSOCORRO - SISTEMA DE SOCORRO PARA VEÍCULOS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SOFTWARE PARA GESTÃO DA APRENDIZAGEM BASEADO NO FRAMEWORK PYTHON - DJANGO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Sistema de Identificação e Localização de Ferramentas via RFID; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Processamento Gráfico em Radiografias Torácicas para Ajuste de Brilho e Delimitação do Perímetro Pulmonar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Implementação de Estratégia de Controle de Equilíbrio de Robô Bípede; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Desenvolvimento de um Protótipo de Aplicativo Compactador de Datasets com Sequências de DNA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Sistema de Controle de Estacionamento em Condomínios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
ALTA DISPONIBILIDADE EM BANCO DE DADOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Sistema de Pré-Processamento de Ajuste de Brilho em Radiografias Penetradas de Tórax; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Proposta de implementação de uma VPN (Virtual Private Network ? Rede Virtual Privada); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Sistema de Catalogação de Eventos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Postura Scanner - Software de Interpretação e Mapeamento da Postura Humana; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SiSAFE ? Sistema de Sensoriamento de Ambientes Fechados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
SAIG ? SISTEMA DE AUTOMAÇÃO PARA A INDÚSTRIA GRÁFICA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
AVALIAÇÃO POSTURAL POR MEIO DE VISÃO COMPUTACIONAL; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Reconhecimento de assinaturas; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados) - Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Localização e Extração Automática de Imagens Digitais da região que contém a Placa de Veículos Automotores; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CORAÇÃO PARA A QUANTIFICAÇÃO DO GRAU DE OBSTRUÇÃO DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS, DECORRENTE DA PRESENÇA DE PLACAS ATEROSCLERÓTICAS CALCIFICADAS E NÃO CALCIFICADAS; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Processamento Digital de Imagens de Tomografia Computadorizada do Coração para Localização de Placas Ateroscleróticas Calcificadas e Não Calcificadas e Segmentação de Artérias Coronárias; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundo Celso da Rocha Miranda; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Localização Automática em Imagens de Raios-X das Clavículas e da Coluna e do Ângulo Formado entre essas Estruturas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica) - Universidade Católica de Petrópolis; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Localização de estruturas ósseas não visíveis a olho nu em imagens de Raios-X; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundo Celso Rocha Miranda; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Localização Automática das Costelas em Imagens de Raios-X de Tórax; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Católica de Petrópolis, Fundação Cultural Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra; Orientador: Bruno Clemente Guingo;
Produções bibliográficas
-
GUINGO, B. C. ; CUNHA, L. ; CERQUEIRA, F. R. ; ANGONESE, A. T. ; KREMPSER, E. ; OLIVEIRA, F. S. G. ; QUEIROZ, H. M. ; CUNHA, C. R. . lockchain para registro, certificação e rastreabilidade de bens infungíveis. REVISTA CEREUS , v. 12, p. 116-126, 2020.
-
MILANI CORRÊA, LEANDRO ; CLEMENTE GUINGO, BRUNO . Localização, Segmentação e Quantificação de Placas Ateroscleróticas Calcificadas e Não Calcificadas. REVISTA CEREUS , v. 10, p. 111-121, 2018.
-
GUINGO, B. C. . Advances in Neural Networks Word. , 2002.
-
MORAES, J. R. R. ; SILVA, J. C. ; GUINGO, B. C. ; CORREA, C. K. F. . Postura Scanner - Mapeamento e Interpretação da postura humana. Revista Eletrônica Teccen, Vassouras-RJ, p. 1 - 37, 01 jan. 2008.
-
GUINGO, B. C. . Estratégias para o Reconhecimento da Licença de Veículos. Revista Militar de Ciência e Tecnologia, 01 abr. 2004.
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Técnicas de Segmentação de Imagens, Extração de Características e Reconhecimento de Caracteres de Placas de Veículos. Hífen.
-
CALDAS JÚNIOR, S. S. ; SOUZA FILHO, E. M. ; GUINGO, B. C. ; FARIAS, M. F. . UM TUTORIAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO QUÂNTICO DE GROVER. In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-RJ) & Simpósio 1° Década PPG-MCCT, 2023, VOLTA REDONDA. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-RJ) & Simpósio 1° Década PPG-MCCT, 2023.
-
CALDAS JÚNIOR, S. S. ; SOUZA FILHO, E. M. ; GUINGO, B. C. ; FARIAS, M. F. . UM TUTORIAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO ALGORITMO QUÂNTICO DE DEUTSCH-JOZSA. In: Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-RJ) & Simpósio 1° Década PPG-MCCT, 2023, VOLTA REDONDA. Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional (ERMAC-RJ) & Simpósio 1° Década PPG-MCCT, 2023.
-
GUINGO, B. C. ; CORREA, L. M. . LOCALIZAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE PLACAS ATEROSCLERÓTICAS CALCIFICADAS E NÃO CALCIFICADAS DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CORAÇÃO. In: XX ENMC ? Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VIII ECTM ? Encontro de Ciências e Tecnologia de Materiais, 2017, Nova Friburgo. Anais do XX ENMC ? Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VIII ECTM ? Encontro de Ciências e Tecnologia de Materiais, 2017.
-
GUINGO, B. C. ; CORREA, L. M. . Quantificação em Artérias Coronárias de Placas Ateroscleróticas Calcificadas e Não Calcificadas. In: 8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) - 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS), 2017, São Bernardo do Campo. Anais do 8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) - 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS), 2017.
-
GUINGO, B. C. ; CORREA, L. M. . Segmentação dos Contornos Pulmonares em Radiografias de Tórax. In: 8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) - 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS), 2017, São Bernardo do Campo. Anias do 8º Simpósio de Instrumentação e Imagens Médicas (SIIM) - 7º Simpósio de Processamento de Sinais (SPS), 2017.
-
CORREA, L. M. ; GUINGO, B. C. . LOCALIZAÇÃO DE PLACAS ATEROSCLERÓTICAS CALCIFICADAS E NÃO CALCIFICADAS E SEGMENTAÇÃO DE ARTÉRIAS EM TOMOGRAFIAS DO CORAÇÃO,. In: Escola de Informática de Petrópolis, 2016, Petrópolis. ESCOLA DE INFORMÁTICA DE PETRÓPOLIS.
-
ANDRIONI, V. ; GUINGO, B. C. ; PEREIRA, W. C. A. ; INFANTOSI, A. F. C. . Artificial neural network MLP to reduce falsepositives in mammography detected by difference of Gaussian filter. In: V Congreso Latinoamericano de Ingeniería Biomédica, 2011, Havana. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental (Online), 2011.
-
ANDRIONI, V. ; GUINGO, B. C. ; PEREIRA, W. C. A. ; INFANTOSI, A. F. C. . Comparison of Multi-Layer Perceptron and Radial Basis Function Network for Recognition of Lesions in Mammograms Digitized. In: Revista Brasileira de Engenharia Biomédica, 2011. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica (Impresso), 2011.
-
ANDRIONI, V. ; GUINGO, B. C. ; INFANTOSI, A. F. C. ; PEREIRA, W. C. A. . Rede Neural Artificial Para Redução De Falso-Positivos Em Mamografia Detectados Por Diferença De Gaussiana. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 2010, Tiradentes-MG. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica, 2010.
-
GUINGO, B. C. . AVERIGUAÇÃO DE VEÍCULOS SEM INTERFERÊNCIA HUMANA. In: Safety, Health and Environmental World Congress, 2007, Santos-SP. Computing, 2007.
-
GUINGO, B. C. . RASTREAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS EM MOVIMENTO. In: Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2005, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2005.
-
GUINGO, B. C. . Tracking of Vehicles With Dynamic Background Reconstruction. In: IASTED International Conference on Signal and Image Processing, 2005, Honolulu - Havai - USA. Image Processing, 2005.
-
GUINGO, B. C. . Rastreamento e Identificação de Veículos através das Técnicas de Redes Neurais e de Subtração e Reconstrução Dinâmica do Fundo. In: Congresso Brasileiro de Redes Neurais, 2005, Natal- Rio Grande do Norte. Redes Neurais, 2005.
-
GUINGO, B. C. . KAPTA - UM SISTEMA DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PLACAS DE VEÍCULOS BASEADO NAS TÉCNICAS DE REDES NEURAIS E PROCESSAMENTO DE IMAGENS. In: Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2004, Florianópolis-SC. Anais do Congresso, 2004.
-
GUINGO, B. C. . CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PLACAS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2004, Gramado-RS. Anais do Congresso, 2004.
-
GUINGO, B. C. ; STIEBLER, G. M. ; PONTES, T. S. ; THOMÉ, A. C. G. . Kapta - Um Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Veículos e suas Aplicações Potencias. In: XVIII Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, 2004, Florianópolis. Anpet, 2004.
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Automatic Identification for Automotives Vehicles Plates. In: 3rd WSES International Conference on: Fuzzy Sets & Fuzzy Systems (FSFS '02), Neural Networks and Applications (NNA '02), Evolutionary Computation (EC '02), 2002, Interlaken - Switzerland. Automatic Identification for Automotives Vehicles Plates, 2002.
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores Através de Redes Neurais Artificiais. In: 2º Congresso Brasileiro de Computação, 2002, Itajaí-SC. Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores Através de Redes Neurais Artificiais, 2002.
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Técnicas de Segmentação de Imagens, Extração de Características e Reconhecimento de Caracteres de Placas de Veículos. In: VII Simpósio de Informática e II Mostra Regional de Software Acadêmico, 2002, Uruguaiana-RS. Técnicas de Segmentação de Imagens, Extração de Características e Reconhecimento de Caracteres de Placas de Veículos, 2002.
-
GUINGO, B. C. ; CUNHA, L. S. . MAPEAMENTO DE RECURSOS HUMANOS E CURSOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS. In: V CONGRESSO ACADEMICO DO ENSINO SUPERIOR DA FAETEC, 2014, Mangaratiba. ANAIS DO V CONGRESSO ACADEMICO DO ENSINO SUPERIOR DA FAETEC, 2014.
-
GUINGO, B. C. . NEWPRACTICE ? UMA METODOLOGIA DE ENSINO BEM SUCEDIDA NA FAETERJPETRÓPOLIS. In: V CONGRESSO ACADEMICO DO ENSINO SUPERIOR DA FAETEC, 2014, Mangaratiba. ANAIS DO V CONGRESSO ACADEMICO DO ENSINO SUPERIOR DA FAETEC, 2014.
-
GUINGO, B. C. ; SOUZA, L. C. ; KREMPSER, E. ; CISNEIROS, D. ; PORTUGAL, R. . Quantum Neural Networks for Image Classification of Archaeological Artifacts. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUINGO, B. C. . Blockchain. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUINGO, B. C. . Avanços nos instrumentos de gestão: Rastreabilidade de obras de arte via Blockchain. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUINGO, B. C. . As perspectivas da contribuição tecnológica em parâmetros e critérios de intervenção de elementos paisagísticos e na compreensão do sítio. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GUINGO, B. C. . LOCALIZAÇÃO E SEGMENTAÇÃO DE PLACAS ATEROSCLERÓTICAS CALCIFICADAS E NÃO CALCIFICADAS DE ARTÉRIAS CORONÁRIAS EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO CORAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUINGO, B. C. . Introdução às Redes Neurais Artificiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GUINGO, B. C. . Rastreamento e Identificação de Veículos em Movimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUINGO, B. C. . KAPTA - UM SISTEMA DE RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PLACAS DE VEÍCULOS BASEADO NAS TÉCNICAS DE REDES NEURAIS E PROCESSAMENTO DE IMAGENS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUINGO, B. C. . Concepção e Desenvolvimento de um Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores Através de Redes Neurais Artificiais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GUINGO, B. C. ; RODRIGUES, R. J. ; THOMÉ, A. C. G. . Técnicas de Segmentação de Imagens, Extração de Características e Reconhecimento de Caracteres de Placas de Veículos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
GUINGO, B. C. . Reconhecimento Automático de Placas de Veículos Automotores 2003 (Dissertação de Mestrado).
-
GUINGO, B. C. . Sistema MultiAgente Estrela 1999 (Projeto Final de Curso).
Outras produções
GUINGO, B. C. . Kapta - Sistema de Reconhecimento Automático de Placas de Véiculos Automotores. 2003.
GUINGO, B. C. ; THOMÉ, A. C. G. ; BRETTAS, W. . DISPOSITIVO ELETROELETRÔNICO PARA MONITORAMENTO DE ÁUDIO E VÍDEO NO INTERIOR DE VEÍCULOS VISANDO A SEGURANÇA CONTRA ROUBO E SISTEMA. 2007.
GUINGO, B. C. . Arquitetura de Computadores. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Introdução aos Sistemas Inteligentes - Redes Neurais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Organização de Computadores II. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Organização de Computadores III. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Sistemas Operacionais. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Introdução aos Sistemas de Computação. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Análise de Algoritmos. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Introdução a Ciência da Computação. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Teleprocessamento. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
GUINGO, B. C. . Administração de Sistemas de Informação. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Nota de Aula).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Plataforma de Inteligência Artificial para Predição de Severidade da COVID-19: Apoio à Decisão na Triagem de Pacientes, no Uso de Recursos Hospitalares e na Definição de Alvos de Tratamento., Descrição: A proposta visa desenvolver uma ferramenta computacional de uso gratuito para identificação de valores críticos de índices laboratoriais e características clínicas indesejadas mais frequentes encontradas em pacientes com infecção por COVID-19, predição de gravidade em pacientes com COVID-19, análise do impacto de cada variável (clínica e laboratorial) na gravidade da doença e criação de ambientes de simulação para diversos cenários da doença, apresentando, portanto, uma grande perspectiva de potencializar a pesquisa de diversos grupos médicos em todo o mundo que desenvolvem projetos associados à medicina laboratorial, além de ser um importante suporte para a tomada de decisão aos profissionais de saúde envolvidos com pacientes em tratamento. A proposta visa desenvolver uma ferramenta computacional de uso gratuito para identificação de valores críticos de índices laboratoriais e características clínicas indesejadas mais frequentes encontradas em pacientes com infecção por COVID-19, predição de gravidade em pacientes com COVID-19, análise do impacto de cada variável (clínica e laboratorial) na gravidade da doença e criação de ambientes de simulação para diversos cenários da doença, apresentando, portanto, uma grande perspectiva de potencializar a pesquisa de diversos grupos médicos em todo o mundo que desenvolvem projetos associados à medicina laboratorial, além de ser um importante suporte para a tomada de decisão aos profissionais de saúde envolvidos com pacientes em tratamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Fabio Ribeiro Cerqueira - Coordenador / Alberto Torres Angonese - Integrante / Eduardo Krempser - Integrante., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
OCR Celular - Um sistema Móvel para Fiscalização de Veículos, Descrição: O objetivo é embarcar em um aparelho de telefonia celular o sistema de reconhecimento automático de placas OCR (Optical Character Recognition) que foi desenvolvido e vem sendo comercializado pela Kognitus. O projeto visa aproveitar todos os avanços tecnológicos hoje disponíveis em um aparelho de telefonia celular e embarcar no aparelho uma aplicação que possibilite a captura de imagens de veículos parados ou em movimento, o reconhecimento automático da placa do veículo, a transmissão do número reconhecido a um servidor remoto, a consulta a informações atualizadas sobre o veículo, o registro da operação e apresentação, imediata ao operador do telefone celular.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Adriano Joaquim de Oliveira Cruz - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2010
Reserva de Material Bélico - OCR e Biometria, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Carlos GAY THOMÉ em 10/05/2019., Descrição: Projeto aprovado pela FAPERJ em fins de 2007 dentro do Programa de Inovação Tecnológica. O objetivo é desenvolver e testar na reserva de material bélico de um batalhão da PMERJ, um sistema que melhore o controle e a gestão do processo de distribuição de armas/munições, o torne mais eficiente e mais rápido, desestimule desvios de conduta e seja mais facilmente auditável. A meta é introduzir um processo semi-automático de registro onde o número de série da arma será obtido por OCR, a identificação do usuário pela biometria e o estado do armamento pelo processamento de imagens. Outras metas são o controle da munição, da escala de serviço, da permissão para portar o armamento, e relatórios gerenciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Antonio Carlos Gay Thomé - Coordenador / Thiago da Silva Pontes - Integrante.
-
2006 - 2009
Projeto Sistema Família Kapta ? Leitura Automática de Placas Automotivas, Descrição: Família Kapta - tecnologia de OCR, é constituída de produtos para controle, fiscalização e segurança de trânsito: veículos roubados, IPVAs atrasados, multas em atraso, invasões de faixas de rolamento privativas, etc e para controle de acesso a áreas restritas: condomínios, estacionamentos e shoppings.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Antonio Carlos Gay Thomé - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento dos Módulos de Monitoramento, Decisão e Alarme de um Sistema para Identificação de Condutores de Veídculos em Estado Inicial de Sonolência, Descrição: O projeto visa a conceber, desenvolver e implementar um sistema para a identificação de condutores de veículos que estejam dirigindo numa situação inicial de sonolência, onde caso o sistema detecte algum sintoma desta ocorrência, alguns alertas serão disparados para inibir o avanço do estado de sonolência. O projeto também pretende apresentar um estudo do estado da arte de sistemas semelhantes e as aplicações que o sistema proposto pode oferecer.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Coordenador.
-
2006 - 2007
Unidade de Destilação por Batelada - Fase 2, Descrição: Projeto CTPETROS - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) tendo como interveniente o CENPES e participação da Escola de Química e o Laoratório de Projetos / DCC. À Escola de Química cabe conceber/construir um novo modelo de Unidade de Destilação para determinar as frações e volumes obtidos de amostras de óleo em novos campos de prospecção. Ao LabProj cabe conceber, desenvolver e implantar um sistema de monitoramento por vídeo, integrado ao Sistema Supervisor do Processo, que detecte e alerte o instante inicial da destilação, identifique os dispositivos coletores através de códigos de barras e calcule o volume produzido por cada uma das frações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Antonio Carlos Gay Thomé - Coordenador.
-
2005 - 2014
Kapta Campus, Descrição: Projeto e desenvolvimento de um Sistema Automático de Monitoramento e Controle de Acesso de Veículos ao Campus do Fundão. O objetivo é implatar nas 3 guaritas instaladas nas áreas de acesso de veículos ao Fundão, um sistema de reconhecimento automático de reconhecimento de placas, consulta a uma base de dados de veículos cadastrados, monitorar o acesso ao campus e, em horários fora do expediente, controlar a abertura e fechamento de uma cancela de bloqueio do livre acesso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Antonio Carlos Gay Thomé - Coordenador.
-
2001 - 2002
Projeto de Desenvolvimento do Sistema de Segurança para o Processo de Vistoria de Veículos nos Postos do Detran-RJ, Descrição: Conceber, projetar, desenvolver e implementar um sistema automatizado que atenda a necessidade do DETRAN em criar e introduzir procedimentos que garantam a segurança e a probidade do processo de vistoria e licenciamento de veículos, realizados nos Postos de Vistoria do DETRAN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Antonio Carlos Gay Thomé - Coordenador., Financiador(es): Departamento de Trânsito RJ - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2021 - Atual
PROJETO FÊNIX ? RETOMANDO O PROTAGONISMO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA FAETERJ-PETRÓPOLIS E DE SEUS AMBIENTES TECNOLÓGICOS, Descrição: Este projeto tem por meta apresentar a importância da modernização, ampliação e otimização da infraestrutura de Tecnologia da Informação ? TI, bem como seus ambientes tecnológicos, como um dos principais instrumentos na formação de novos conceitos de gestão para o melhoramento do ensino na FAETERJ Petrópolis. Este projeto resgata o protagonismo de nossa Instituição na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, após o longo período sem repasse de recursos para investimento e manutenção de sua infraestrutura. Com a rápida evolução tecnológica, faz-se necessário implantar novas Tecnologias de Informação e transformar a infraestrutura existente, com o apoio de uma base de conhecimento que permita a efetiva utilização das tecnologias disponibilizadas. Nesse contexto, com a implementação deste projeto será possível avançar em pesquisas em nossos laboratórios, sem depender somente de parcerias com outras Instituições. Também será possível um aprimoramento da utilização dos recursos da TI com vistas a melhorar a gestão operacional da instituição, aperfeiçoar seus processos administrativos, valorizar seus professores e alunos e reduzir seus custos operacionais, a fim de atingir relevância acadêmica e eficiência administrativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Coordenador / Alberto Torres Angonese - Integrante / Gerson Nunes da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2021 - Atual
PROJETO FÊNIX ? RETOMANDO O PROTAGONISMO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA FAETERJ-PETRÓPOLIS E DE SEUS AMBIENTES TECNOLÓGICOS, Descrição: Este projeto tem por meta apresentar a importância da modernização, ampliação e otimização da infraestrutura de Tecnologia da Informação ? TI, bem como seus ambientes tecnológicos, como um dos principais instrumentos na formação de novos conceitos de gestão para o melhoramento do ensino na FAETERJ Petrópolis. Este projeto resgata o protagonismo de nossa Instituição na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, após o longo período sem repasse de recursos para investimento e manutenção de sua infraestrutura. Com a rápida evolução tecnológica, faz-se necessário implantar novas Tecnologias de Informação e transformar a infraestrutura existente, com o apoio de uma base de conhecimento que permita a efetiva utilização das tecnologias disponibilizadas. Nesse contexto, com a implementação deste projeto será possível avançar em pesquisas em nossos laboratórios, sem depender somente de parcerias com outras Instituições. Também será possível um aprimoramento da utilização dos recursos da TI com vistas a melhorar a gestão operacional da instituição, aperfeiçoar seus processos administrativos, valorizar seus professores e alunos e reduzir seus custos operacionais, a fim de atingir relevância acadêmica e eficiência administrativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Coordenador / Alberto Torres Angonese - Integrante / Gerson Nunes da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
-
2021 - Atual
PROJETO FÊNIX ? RETOMANDO O PROTAGONISMO ATRAVÉS DA MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA FAETERJ-PETRÓPOLIS E DE SEUS AMBIENTES TECNOLÓGICOS, Descrição: Este projeto tem por meta apresentar a importância da modernização, ampliação e otimização da infraestrutura de Tecnologia da Informação ? TI, bem como seus ambientes tecnológicos, como um dos principais instrumentos na formação de novos conceitos de gestão para o melhoramento do ensino na FAETERJ Petrópolis. Este projeto resgata o protagonismo de nossa Instituição na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, após o longo período sem repasse de recursos para investimento e manutenção de sua infraestrutura. Com a rápida evolução tecnológica, faz-se necessário implantar novas Tecnologias de Informação e transformar a infraestrutura existente, com o apoio de uma base de conhecimento que permita a efetiva utilização das tecnologias disponibilizadas. Nesse contexto, com a implementação deste projeto será possível avançar em pesquisas em nossos laboratórios, sem depender somente de parcerias com outras Instituições. Também será possível um aprimoramento da utilização dos recursos da TI com vistas a melhorar a gestão operacional da instituição, aperfeiçoar seus processos administrativos, valorizar seus professores e alunos e reduzir seus custos operacionais, a fim de atingir relevância acadêmica e eficiência administrativa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Coordenador / Alberto Torres Angonese - Integrante / Gerson Nunes da Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
-
2000 - 2000
Projeto de Verificação e Validação do Sistema Integrado de Computadores da Usina Nuclear Angra II, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Bruno Clemente Guingo - Integrante / Zieli Thomé - Coordenador.
Prêmios
2004
Melhor artigo técnico, Sociedade de Uusários de Informática e Telecomunicações - SUCESU.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Católica de Petrópolis, Centro de Engenharia e Computação. , Rua Barão de Amazonas, 124, Centro, 25685070 - Petrópolis, RJ - Brasil, Telefone: (24) 22444107, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 40
Atividades
-
10/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.Linhas de pesquisa
-
03/2013 - 10/2013
Direção e administração, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.Cargo ou função, Vice-Diretor da Unidade.
-
03/2012 - 02/2013
Direção e administração, Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.Cargo ou função, Coordenador de Curso.
2007 - 2010
Instituto Superior de Tecnologia em Ciência da Computação de PetrópolisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2008 - 07/2012
Ensino, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Organização de Computadores 1, Organização de Computadores 2, Sistemas Operacionais 1
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Redes de Computadores 1
2005 - 2014
Kognitus Automação e Processamento de ImagensVínculo: Sócio-Fundador, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 6
Outras informações:
Sócio-fundador da empresa. Atualmente a Kognitus está sediada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da COPPE/UFRJ. A experiência tecnológica da Kognitus, tanto para desenvolvimento de produtos como para prestação de serviços, se concentra nas áreas de processamento de imagens e de áudio, ambos especificamente no que tange ao reconhecimento automático de padrões, tais como: placas de automóveis ? OCR; caracteres manuscritos ? ICR; marcas ? IMR; identificação de trechos de áudio ? Áudio Fingerprint; reconhecimento de locutor ? RAL e reconhecimento de fala ? RAF.
2001 - Atual
Universidade Católica de PetrópolisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Ciclo Básico dos Cursos de Engenharia - 2016 aos dias atuais
Atividades
-
01/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Univerdidade Católica de Petrópolis.Cargo ou função, Membro do Conselho Superior Universitário da UCP.
-
01/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Engenharia e Computação.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Centro de Engenharia e Computação.
-
08/2002
Ensino, Ciência da Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Arquiteturas Não Convencionais, Organização de Computadores, Arquitetura de Computadores, Análise de Algoritmos, Introdução à Ciência da Computação, Organização de Computadores III - Sistemas Operacionais
-
03/2003 - 12/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Informática.Cargo ou função, Membro do Conselho Acadêmico da Faculdade de Informática.
-
08/2001 - 12/2005
Ensino, Fisioterapia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática Aplicada a Fisioterapia
-
02/2001 - 12/2005
Ensino, Marketing, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática Aplicada ao Marketing
-
02/2001 - 12/2005
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Adminstração de Sistemas de Informação, Informática Aplicada a Adminstração
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Turismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática Aplicada ao Turismo
-
10/2002 - 10/2002
Extensão universitária , Faculdade de Informática.Atividade de extensão realizada, Professor/Instrutor do Curso de Redes Neurais Artificiais.
2003 - 2005
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista de Projeto, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Laboratório de Projetos em Inteligência Computacional
2001 - 2007
Fundação Educacional Serra dos ÓrgãosVínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2001 - 06/2007
Ensino, Tecnólogo em Processamento de Dados, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inteligência Computacional - Redes Neurais, Introdução aos Sistemas de Computação, Organização de Computadores, Sistemas Operacionais, Teleprocessamento
-
03/2003 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Ciência da Computação.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciência da Computação.
-
04/2001 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Ciência da Computação.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Avaliação Institucional.
1992 - 1999
Ministério do ExércitoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial, Carga horária: 40
Atividades
-
06/1995 - 03/1999
Serviços técnicos especializados , Comando da 1ª Região Militar.Serviço realizado, Chefe da Subseção de Tiros-de-Guerra (17 unidades no RJ e ES), Responsável pelo Estágio de Atualização Anual dos Instrutores de Tiros-de-Guerra, Responsável pelos Encontros de Tiros-de-Guerra (Olimpíadas).
-
02/1992 - 05/1995
Serviços técnicos especializados , Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN.Serviço realizado, Oficial de Treinamento Físico, Oficial de Tiro, Comandante de Pelotão da Polícia do Exercíto (40 homens), Comandante de Companhia de Serviços (500 homens), Comandante de Companhia de Guardas (200 homens), Instrutor do Curso de Cabos e Sargentos.
2023 - Atual
Instituto INPETECVínculo: PESQUISADOR, Enquadramento Funcional: COLABORADOR VOLUNTÁRIO, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Clemente Guingo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?