Andressa Somogy de Oliveira

Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2016). Graduada em Direito pela Universidade Estadual Paulista (2013). Atualmente, é professora substituta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Departamento de Direito Social e Econômico. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direito Processual Trabalhista, Legislação Social, Direito Previdenciário e Seguridade Social.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Sociologia e Direito

2014 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: Favela Empreendedora: o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das favelas "pacificadas".,Ano de Obtenção: 2016
Carla Appollinario de Castro.Coorientador: Gabriel Rached. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Direito

2009 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Unidades de Polícia Pacificadora: pacificação das favelas ou higienização social?
Orientador: Paulo César Corrêa Borges

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Processual.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito do Trabalho.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, A. S. de . V Simpósio de Direito Alternativo de Franca: Reflexões críticas sobre o direito a partir da Barranca do Rio Grande. 2011. (Outro).

OLIVEIRA, J. C. ; OLIVEIRA, A. S. de . Meio ambiente e segurança alimentar. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

41º Encontro Anual da ANPOCS.Favela empreendedora: os caminhos da informalidade como alternativa ao desemprego. 2017. (Encontro).

Minicurso: As conexões do desenvolvimento do capitalismo no Brasil com outras formas socioprodutivas, vistas pelo prisma dos estudos do trabalho. 2017. (Outra).

VII Encontro  de  Pesquisa  Empírica  em  Direito.Empreendedorismo Contra O Desemprego: A Informalidade Como Política Pública. 2017. (Encontro).

VII Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.Nossos corpos suportam o mundo: Considerações sobre a prostituição a partir da regulamentação na Alemanha e no Brasil. 2017. (Seminário).

VII Congresso AbraSD. Trabalho informal e empreendedorismo:faces (in)visíveis da precarização. 2016. (Congresso).

V Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito.DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: NEOLIBERALISMO E INGERÊNCIA DO CAPITAL PRIVADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS.. 2015. (Seminário).

4º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito.ESTADO DE EXCEÇÃO E UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: A GESTÃO PENAL DA POBREZA NAS FAVELAS CARIOCAS. 2014. (Seminário).

Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO AO PLANO COLÔMBIA: UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA E A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CONTROVERSO DE SEGURANÇA PÚBLICA. 2014. (Congresso).

3º Seminário Interdisciplinar de Sociologia e Direito.Redes da Maré e UPPs: A importância da mobilização popular em tempos de pacificação. 2013. (Seminário).

Encontro Nacional dos Estudantes de História: A Universidade Necessária. 2013. (Encontro).

Falando sobre ética e movimentos sociais: atual conjuntura e rebatimentos no Ensino Superior. 2013. (Outra).

A emancipação pela ação: 15 anos de Extensão Comunicativa. 2012. (Outra).

Direito para que(m)?. 2011. (Seminário).

Marcadores Sociais da Diferença e Repressão Penal. 2011. (Seminário).

V Simpósio de Direito Alternativo. 2011. (Simpósio).

Ciclo de Estudos ?Caminhos e descaminhos na construção da democracia no Brasil: PNDH-3?. 2010. (Outra).

I Encontro Nacional dos Estudantes de Direito Extensionistas realizado na Universidade de Brasília.Núcleo de Estudos de Direito Alternativo. 2010. (Encontro).

Jornada Inaugural. 2010. (Outra).

Mini-Curso com o tema: ?Responsabilidade Civil". 2010. (Oficina).

Palestra Técnica: ?O papel do Ministério Público em relação à habitação e ao urbanismo. 2010. (Outra).

XXXI Encontro Nacional dos Estudantes de Direito realizado na Universidade de Brasília, com o tema: ?O Direito entre a Razão e a Sensibilidade. 2010. (Encontro).

Aula Inaugural: Um convite ao Direito: Os Direitos Humanos na Contemporaneidadeade. 2009. (Outra).

Ciclo de Estudos ?Pra não dizer que não falei das flores: Crimes Políticos e Lei de Anistia. 2009. (Outra).

Semana Jurídica: ?Direito e Bioética: uma abordagem contemporânea e necessária.?. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Isabella Gonçalves Ferreira

ALMEIDA, F. A.; CAMARA, A. A. F.;OLIVEIRA, A. S. de. LGBT´s no cárcere: Um exemplo de violação da Dignidade da Pessoa Humana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Juliana Siqueira de Souza Lemos Corrêa

CAMARA, A. A. F.;OLIVEIRA, A. S. de; OLIVEIRA, Clarisse I.. Discriminação da mulher em ambientes de trabalho: Uma análise sobre a mulher que trabalha embarcada em plataforma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lohana Gonçalves Campelo

CAMARA, A. A. F.; CRAVO, Lucas de O.;OLIVEIRA, A. S. de. Presunção de inocência esfacelada: a reinterpretação da condenação em segunda instância pela Suprema Corte brasileira de acordo com a conveniência de seus ministros. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Eduardo Roberto de Sales

CAMARA, A. A. F.; CRAVO, Lucas de O.;OLIVEIRA, A. S. de. A doação pós-morte de órgãos e tecidos no Brasil após a edição da Medida Provisória nº 2.083-32101. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Kissila Souza Mourao

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. Violência contra a mulher: um olhar para o homem autor da violência.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: MARINA EWERTON SEMEDO

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. Unidades de conservação: uma análise da Lei nº9.985/00 e sua aplicabilidade nos Parques Nacionais - Possível implementação no Parque Municipal da Restinga da Praia do Pecado Macaé/RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: CAMILA AZEVEDO BAHIA

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. O julgamento antecipado através da smídias sociais eletrônicas e a consequente violação aos direitos fundamentais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Virgínia da Silva Ferreira de Lima

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. AS MEDIDAS CAUTELARES APLICÁVEIS AO INQUÉRITO POLICIAL: Um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laís Montalvão Gama

CAMARA, A. A. F.; TERRA, A. D. G.;OLIVEIRA, A. S. de. OS EXCESSOS DA PRISÃO PREVENTIVA E A SUA INFLUÊNCIA PARA A SUPERPOPULAÇÃO CARCERÁRIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Livea Franco Soares

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. PRIVATIZAÇÃO DE PRESÍDIOS: A GESTÃO DA VIOLÊNCIA NO CAPITALISMO TUPINIQUIM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Frizzera Santos

CAMARA, A. A. F.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. A APLICAÇÃO DA PENA E A ATUAÇÃO DO MAGISTRADO: UMA ANÁLISE PRINCIPIOLÓGICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Northon Ribeiro Moreira

LEIDENS, L. V.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. CONVENÇÃO DA HAIA SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DO SEQUESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS DE 1980: ASPECTOS GERAIS SOBRE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APLICATIVAS NO BRASIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Zacche Rodrigues

LEIDENS, L. V.; ALMEIDA, F. A.;OLIVEIRA, A. S. de. POLÍTICAS MIGRATÓTIAS: PERSPECTIVA COMPARADA ENTRE BRASIL E PORTUGAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thalynne Lopes Firmino

ALMEIDA, F. A.; LEIDENS, L. V.;OLIVEIRA, A. S. de. A INFLUÊNCIA DA VITIMOLOGIA NA DOSIMETRIA DA PENA EM CASOS DE ESTUPRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Douglas de Mello da Silva

CASTRO, C. A.; CARLI, A. A.;OLIVEIRA, A. S. de. A composição e a judicialização na justiça do trabalho: algumas reflexões sobre seus efeitos na contemporaneidade.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Angélica Kely de Abreu

CASTRO, C. A.; EPIFANI FILHO, M. A. A.;OLIVEIRA, A. S. de. Greve e a Judicialização de um direito constitucional.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sueli Brandão de Melo

CASTRO, C. A.; CARLI, A. A.;OLIVEIRA, A. S. de. Reforma previdenciária: necessidade ou conjectura?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lucas Cravo de Oliveira

NASCIMENTO, D. A.; MELLO, A. R. T;OLIVEIRA, A. S. de. O pluralismo jurídico como alternativa política legítima: a construção de paradigmas jurídicos a partir da teoria crítica do direito.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aline Cristina Beni

NASCIMENTO, D. A.; MENDONÇA, S. B.;OLIVEIRA, A. S. de. A afetividade como elemento fundamental da instituição familiar e a conflituosa produção normativa sobre o tema.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Wagner Vinnicius Class de Moraes

NASCIMENTO, D. A.; MENDONÇA, S. B.;OLIVEIRA, A. S. de. O aumento dos crimes de ódio contra a comunidade homoafetiva e o dever do Estado de criminalizar a homofobia.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carla Appollinario de Castro

CASTRO, C. A.; ALVIM, J. L. R.; LIMA, M. B.. Favela empreendedora: o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das favelas. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Carla Appollinario de Castro

CASTRO, C. A.; RACHED, G.; NEDER, G.; LIMA, M. B.. Favela empreededora: um estudo sobre a parceria entre o SEBRAE e as Unidades de Polícia Pacificadora a partir do caso da favela do Jacarezinho / RJ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Gizlene Neder

NEDER, Gizlene; APOLINARO, Carla; RACHED, Gabriel; LIMA, Maurílio Botelho. Favela empreendedora: um estudo sobre a parceria entre Sebrae e as UPP. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Pedro Guilherme Borato

BORGES, P. C. C.; BRAGA, Ana Gabriela Mendes;BORATO, P. G.. Unidades de polícia pacificadora: pacificação das favelas ou higienização social?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Gabriel Rached

RACHED, G.; CASTRO, C. A.; NEDER, G.; LIMA, M. B.. Favela empreendedora: um estudo sobre a parceria entre o SEBRAE e as Unidades de Polícia Pacificadora a partir do caso da favela do Jacarezinho/RJ.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD) - Universidade Federal Fluminense.

Ana Gabriela Mendes Braga

BRAGA, A. G. M.; BORGES, P. C. C.; BORATO, P. G.. Unidades de Polícia Pacificadora: pacificação de favelas ou higienização social?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo Cesar Corrêa Borges

BORGES, P. C. C.; BRAGA, A. G. M.; BORATO, P. G.. Unidades de polícia pacificadora: Pacificação das favelas ou higienização social?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Joaquim Leonel de Rezende Alvim

ALVIM, J. L. R.; CASTRO, C. A.; BOTELHO, Maurílio Lima. Favela Empreendedora: o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das favelas "pacificadas". 2016. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thais Albernaz de Araujo

A relação entre a arte e as instituições jurídicas de Direito do Trabalho no Rio de Janeiro; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Maria Eugenia Pinheiro Sena da Silva

As mulheres e o direito do trabalho: os impactos da Lei nº 13; 467/2017; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriela Carestiato Rodrigues

Infanticídio: análise dos diversos olhares acerca do crima; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andressa Somogy de Oliveira;

Fabianni Mussi de Araújo

A intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro e a influência midiática na crise de segurança oública; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andressa Somogy de Oliveira;

Ygor Mariano Viana Gorne Leite

DESMISTIFICANDO O DIREITO TRABALHISTA CHINÊS: UM ESTUDO DE DIREITO COMPARADO ENTRE BRASIL E CHINA A PARTIR DA DÉCADA DE 1990; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Andressa Somogy de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carla Appollinario de Castro

Favela empreendedora: o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico das favelas; 2016; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carla Appollinario de Castro;

Gabriel Rached

Favela empreendedora: um estudo sobre a parceria entre o SEBRAE e as Unidades de Polícia Pacificadora; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Sociologia e Direito - PPGSD) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Gabriel Rached;

Paulo Cesar Corrêa Borges

Unidades de polícia pacificadora: Pacificação das favelas ou higienização social?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; Orientador: Paulo César Corrêa Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTRO, C. A. ; SANTOS, H. S. ; OLIVEIRA, A. S. de . Trabalho informal e empreendedorismo: faces (in)visíveis da precarização. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DO DIREITO , v. 4, p. 86/01-105, 2017.

  • OLIVEIRA, A. S. de . Unidades de Polícia Pacificadora: pacificação das favelas ou higienização social?. Rede Democrática, 22 set. 2013.

  • OLIVEIRA, A. S. de . Favela empreendedora: os caminhos da informalidade como alternativa ao desemprego. In: 41º Encontro Anual da ANPOCS, 2017, Caxamu/MG. Anais do 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017.

  • OLIVEIRA, A. S. de . DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: NEOLIBERALISMO E INGERÊNCIA DO CAPITAL PRIVADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS. In: 5º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2015, Niterói. Anais do 5º S&D, 2015. v. 20. p. 21-39.

  • OLIVEIRA, A. S. de . ESTADO DE EXCEÇÃO E UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: A GESTÃO PENAL DA POBREZA NAS FAVELAS CARIOCAS. In: 4º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2014, Niterói/RJ. Anais do Evento do 4º S&D, 2014.

  • OLIVEIRA, A. S. de . DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO AO PLANO COLÔMBIA: UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA E A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO CONTROVERSO DE SEGURANÇA PÚBLICA. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2014, Salvador/BA. ANAIS CONINTER 3, 2014.

  • OLIVEIRA, A. S. de . REDES DA MARÉ E UPP´S: A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO POPULAR EM TEMPOS DE PACIFICAÇÃO. In: 3º Seminário Interdisciplinar em Sociologia e Direito, 2013, Niterói/RJ. ANAIS DO 3o S&D, 2013. v. 4.

  • OLIVEIRA, A. S. de . Reforma Trabalhista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. S. de . Reforma Trabalhista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, A. S. de . Favela empreendedora: os caminhos da informalidade como alternativa ao desemprego'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. de ; SANTOS, H. S. . Empreendedorismo contra o desemprego: A informalidade como política pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, A. S. de . Trabalho informal e empreendedorismo: faces (in)visíveis da precarização.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. S. de . DO CONSENSO DE WASHINGTON ÀS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: NEOLIBERALISMO E INGERÊNCIA DO CAPITAL PRIVADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. S. de . ESTADO DE EXCEÇÃO E UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA: A GESTÃO PENAL DA POBREZA NAS FAVELAS CARIOCAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, A. S. de . DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO AO PLANO COLÔMBIA: UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, A. S. de ; SILVA, J. L. . Redes da Maré e UPP's: a importância da mobilização popular em tempo de pacificação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Ampliação e fortalecimento das redes agroecológicas da Região Macaense: criando vínculos e incentivando a economia local, Descrição: Os obstáculos impostos às atividades agrícolas em Macaé acarretaram novas formas de ocupação e uso do solo nos últimos cinquenta anos. A persistência da pequena produção familiar ocorre pela sua multifuncionalidade (CARNEIRO, 2007), e a importância de sua dinâmica para a reprodução social destes grupos, uma vez que esse tipo de atividade é realizada com técnicas tradicionais e de caráter familiar, articulam-se aos cenários de inovação e ressignificação de suas práticas e a participação em debates sobre desenvolvimento territorial e conservação do ambiente. Os mercados orgânicos, que definem-se pela venda de produtos livres de agrotóxicos, apresenta tal característica que não é percebida no produto em si, mas é confirmada por processos de rastreabilidade do produto (por relações de confiança e ou por sistemas de garantia que conferem certificados, cadastros institucionalizados). Assim, consiste em hipótese principal o exame do repertório desses movimentos que empregam, atualmente, mecanismos econômicos, tais como, a articulação de feiras agroecológicas para responder as demandas sociais. Inspirada em Comunello (2012) e Zelizer (2009), examina-se como essas disputas ideológicas atribuídas aos produtos orgânicos versus agroecológicos e mercados solidários versus mercados capitalistas não se realizam em mundos hostis ou estanques, mas se interpenetram na construção dos mercados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andressa Somogy de Oliveira - Integrante / Carla Appollinario de Castro - Integrante / Andreza Aparecida Franco Camara - Coordenador / PAULO BRASIL DILL SOARES - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Ampliação e fortalecimento das redes agroecológicas da Região Macaense: criando vínculos e incentivando a economia local, Descrição: Os obstáculos impostos às atividades agrícolas em Macaé acarretaram novas formas de ocupação e uso do solo nos últimos cinquenta anos. A persistência da pequena produção familiar ocorre pela sua multifuncionalidade (CARNEIRO, 2007), e a importância de sua dinâmica para a reprodução social destes grupos, uma vez que esse tipo de atividade é realizada com técnicas tradicionais e de caráter familiar, articulam-se aos cenários de inovação e ressignificação de suas práticas e a participação em debates sobre desenvolvimento territorial e conservação do ambiente. Os mercados orgânicos, que definem-se pela venda de produtos livres de agrotóxicos, apresenta tal característica que não é percebida no produto em si, mas é confirmada por processos de rastreabilidade do produto (por relações de confiança e ou por sistemas de garantia que conferem certificados, cadastros institucionalizados). Assim, consiste em hipótese principal o exame do repertório desses movimentos que empregam, atualmente, mecanismos econômicos, tais como, a articulação de feiras agroecológicas para responder as demandas sociais. Inspirada em Comunello (2012) e Zelizer (2009), examina-se como essas disputas ideológicas atribuídas aos produtos orgânicos versus agroecológicos e mercados solidários versus mercados capitalistas não se realizam em mundos hostis ou estanques, mas se interpenetram na construção dos mercados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andressa Somogy de Oliveira - Integrante / Carla Appollinario de Castro - Integrante / Andreza Aparecida Franco Camara - Coordenador / PAULO BRASIL DILL SOARES - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Ampliação e fortalecimento das redes agroecológicas da Região Macaense: criando vínculos e incentivando a economia local, Descrição: Os obstáculos impostos às atividades agrícolas em Macaé acarretaram novas formas de ocupação e uso do solo nos últimos cinquenta anos. A persistência da pequena produção familiar ocorre pela sua multifuncionalidade (CARNEIRO, 2007), e a importância de sua dinâmica para a reprodução social destes grupos, uma vez que esse tipo de atividade é realizada com técnicas tradicionais e de caráter familiar, articulam-se aos cenários de inovação e ressignificação de suas práticas e a participação em debates sobre desenvolvimento territorial e conservação do ambiente. Os mercados orgânicos, que definem-se pela venda de produtos livres de agrotóxicos, apresenta tal característica que não é percebida no produto em si, mas é confirmada por processos de rastreabilidade do produto (por relações de confiança e ou por sistemas de garantia que conferem certificados, cadastros institucionalizados). Assim, consiste em hipótese principal o exame do repertório desses movimentos que empregam, atualmente, mecanismos econômicos, tais como, a articulação de feiras agroecológicas para responder as demandas sociais. Inspirada em Comunello (2012) e Zelizer (2009), examina-se como essas disputas ideológicas atribuídas aos produtos orgânicos versus agroecológicos e mercados solidários versus mercados capitalistas não se realizam em mundos hostis ou estanques, mas se interpenetram na construção dos mercados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andressa Somogy de Oliveira - Integrante / Carla Appollinario de Castro - Integrante / Andreza Aparecida Franco Camara - Coordenador / PAULO BRASIL DILL SOARES - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Ampliação e fortalecimento das redes agroecológicas da Região Macaense: criando vínculos e incentivando a economia local, Descrição: Os obstáculos impostos às atividades agrícolas em Macaé acarretaram novas formas de ocupação e uso do solo nos últimos cinquenta anos. A persistência da pequena produção familiar ocorre pela sua multifuncionalidade (CARNEIRO, 2007), e a importância de sua dinâmica para a reprodução social destes grupos, uma vez que esse tipo de atividade é realizada com técnicas tradicionais e de caráter familiar, articulam-se aos cenários de inovação e ressignificação de suas práticas e a participação em debates sobre desenvolvimento territorial e conservação do ambiente. Os mercados orgânicos, que definem-se pela venda de produtos livres de agrotóxicos, apresenta tal característica que não é percebida no produto em si, mas é confirmada por processos de rastreabilidade do produto (por relações de confiança e ou por sistemas de garantia que conferem certificados, cadastros institucionalizados). Assim, consiste em hipótese principal o exame do repertório desses movimentos que empregam, atualmente, mecanismos econômicos, tais como, a articulação de feiras agroecológicas para responder as demandas sociais. Inspirada em Comunello (2012) e Zelizer (2009), examina-se como essas disputas ideológicas atribuídas aos produtos orgânicos versus agroecológicos e mercados solidários versus mercados capitalistas não se realizam em mundos hostis ou estanques, mas se interpenetram na construção dos mercados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Andressa Somogy de Oliveira - Integrante / Carla Appollinario de Castro - Integrante / Andreza Aparecida Franco Camara - Coordenador / PAULO BRASIL DILL SOARES - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade Nacional de Direito. , Rua Moncorvo Filho, Centro, 20211340 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39381040, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional