Maria Emília Rodrigues Valente

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2011) e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2016) ambos pela UFV. Realizou parte do doutorado na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), com sede em Roma, Itália, analisando a agregação de valor em cadeias produtivas de queijos típicos. É professora adjunta do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Campus Alegre. Possui experiência e afinidade na área de qualidade de alimentos, comportamento de consumidor, projetos agroindustriais, agregação de valor em cadeias produtivas e propriedade industrial (indicações geográficas).

Informações coletadas do Lattes em 05/07/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2012 - 2016

Universidade Federal de Viçosa
Título: Valor agregado em cadeias produtivas de queijos com indicação geográfica na Itália
Orientador: em Food and Agriculture Organization of the United Nations ( Florence Tartanac)
com Ronaldo Perez. Coorientador: José Benício Paes Chaves. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2009 - 2011

Universidade Federal de Viçosa
Título: Indicação geográfica de alimentos e bebidas: comparação de regulamentos Brasil e União Européia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto- MG,Ano de Obtenção: 2011
Ronaldo Perez.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2003 - 2008

Universidade Federal de Viçosa
Título: Rastreabilidade na cadeia de produtos de laticinios
Orientador: Jose Benicio Paes Chaves

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2002

Colégio Universitário

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Tecnologia de Produção e Análise de Vinhos. (Carga horária: 20h). , Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos, ALIMENTOS JR., Brasil.

2007 - 2007

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle. (Carga horária: 24h). , Sebrae Minas Gerais, SEBRAE MG, Brasil.

2007 - 2007

Estágio. (Carga horária: 180h). , Betamix Alimentos Ltda, BETAMIX, Brasil.

2006 - 2006

Boas Práticas de Fabricação. (Carga horária: 16h). , Sebrae Minas Gerais, SEBRAE MG, Brasil.

2006 - 2006

Alimentos Funcionais. (Carga horária: 16h). , Diretório Acadêmico de Engenharia de Alimentos - UFV, DAEAL, Brasil.

2003 - 2003

Tecnologia de Fabricação de Espumantes. (Carga horária: 4h). , Departamento de tecnologia de Alimentos/ Universidade Federal de Viiçosa, DTA/ UFV, Brasil.

2003 - 2003

Probióticos. (Carga horária: 8h). , Departamento de tecnologia de Alimentos/ Universidade Federal de Viiçosa, DTA/ UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VALENTE, M. E. R. . IV Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 2006. (Outro).

VALENTE, M. E. R. . Curso de Alimentos Funcionais. 2006. (Outro).

VALENTE, M. E. R. . III Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 2005. (Outro).

PIROZI, M.R ; VALENTE, M. E. R. ; TONON, B. ; LOPES, J. P. ; FERREIRA, D. S. ; SCHMIDT, M. A. S. . XVII Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos e V Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Laticínios. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e desenvolvimento.Potencial de reconhecimento de indicação geográfica da região de Ouro Preto (MG) para a cachaça. 2012. (Encontro).

I Reunión Internacional Biodiesel, agricultura familiar y producción de alimentos. 2011. (Encontro).

XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Avaliação da qualidade microbiológica da goiaba "Paluma" da colheita à recepção na indústria. 2010. (Congresso).

22 º AgroEx - Seminário do agronegócio para exportação. 2009. (Seminário).

III Congresso Latino-americano de Higienistas de Alimentos. Qualidade microbiológica de méis produzidos na região de Viçosa-MG e de entrepostos registrados no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) no estado de Minas Gerais. 2007. (Congresso).

IV Ciclo de Palestras de Egenharia de Alimentos. 2006. (Outra).

Seminário sobre Apicultura da Zona da Mata Mineira. 2006. (Seminário).

III Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 2005. (Outra).

II Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 2004. (Outra).

III Encontro Nacional Sobre Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças. 2004. (Encontro).

II Seminário do Agronegócio Certificado. 2004. (Seminário).

I Ciclo de Palestras de Engenharia de Alimentos. 2003. (Outra).

Seapla - Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. 2003. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcella Dias Marinho Menezes

Roberto, Consuelo Domenici; Coelho, Jussara Moreira; Silva, Pollyanna Ibrahim;Valente, Maria Emília Rodrigues. Peito de frango marinado com gengibre: efeito da atividade proteolítica do extrato bruto e da temperatura nas características fiísico-químicas e sensoriais. 2019. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Caroline de Melo Carvalho

Della Lucia, Suzana Maria; Lima Filho, Tarcísio;Valente, Maria Emília Rodrigues. Limiares sensoriais para concentração de grãos defeituosos no preparo de bebidas de café arábica (Coffea arabica) e perfil sensorial. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Pamela Lemos Cruz

Roberto, Consuelo Domenici; De Carvalho, Raquel Vieira; Silva, Pollyanna Ibrahim;Valente, Maria Emília Rodrigues. Caracterização parcial do extrato enzimático bruto de gengibre e seu efeito na fragmentação de miofibrilas em carne de frango. 2018. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Victor de Souza Tavares

Perez, Ronaldo; STRINGHETA, Paulo César;Valente, Maria Emília Rodrigues. Alimentos orgânicos: perfil dos consumidores e variáveis que afetam o consumo. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Samira da Silva Maximo

Della Lucia, Suzana Maria;Valente, Maria Emília Rodrigues. Efeito do extrato bruto de gengibre sobre as propriedades físicas e tecnológicas das proteínas na carne do frango. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Bruna Lessa da Silva

Coelho, Jussara Moreira; Saraiva, Sérgio Henriques;Valente, Maria Emília Rodrigues. Café Conilon (Coffea canephora) processado por via seca com utilização de culturas startters. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Walter Corrêa dos Santos Junior

Coelho, Jussara Moreira; Maradini Filho, Antônio Manoel;Valente, Maria Emília Rodrigues. Revalidação do método titulométrico de Ripper e avaliação da exposição do consumidor ao sulfito contido em vinhos comercializados em Alegre-ES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Afonso Mota Ramos

PEREZ, RonaldoRamos, Afonso M.CHAVES, José Benicio PaesPEREIRA, José Antônio Marques. Indicação geográfica de alimentos e bebidas: Comparação de regulamentos Brasil e União Européia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto ? MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Maria Helena de Oliveira Nunes

PEREZ, R.; CHAVES, J. B. P.; SILVA, C. A. B.; FERNANDES, L. R. R. M. V.;NUNES, M. H. O.. Valor Agregado em Cadeias Produtivas de Queijos com Indicação Geográfica na Itália. 2016. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Ronaldo Perez

Maria Emília Rodrigues Valente;PEREZ, R.CHAVES, José Benício PaesRAMOS, Afonso Mota; PEREIRA, J. A. M.. Indicação geográfica de alimentos e bebidas: Comparação de regulamentos Brasil e União Européia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto ? MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Ronaldo Perez

Perez, Ronaldo; FERNANDES, L. R. R. M. V.;CHAVES, José Benício PaesRAMOS, Afonso Mota; PEREIRA, J. A. M.. Indicação geográfica de alimentos e bebidas: Comparação de regulamentos Brasil e União Européia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto ? MG. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Laura Fernandes Melo Correia

PEREZ, R.; Chaves, J. B. P.; FERNANDES, L. R.; Stringheta, P. C.;CORREIA, L. F. M.. ´INDICAÇÃO GEOGRÁFICA E QUALIDADE DE CACHAÇAS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DE APRECIADORES DA BEBIDA. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bárbara Nicchio Casotti

Influência da região de origem no preço da cachaça comercializada no mercado brasileiro; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Maria Emília Rodrigues Valente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Benício Paes Chaves

Indicação geográfica de alimentos e bebidas: comparação deregulamentos Brasil e União Europeia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto, MG; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Benício Paes Chaves;

José Benício Paes Chaves

Valor Agregado em cadeias produtivas de queijos com indicação geográfica na Itália; 2013; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: José Benício Paes Chaves;

José Benício Paes Chaves

Rastreabilidade na cadeia de produtos de laticinios; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: José Benício Paes Chaves;

Afonso Mota Ramos

Identificação geografica de cachaça na região do vale dos inconfidentes em Minas Gerais; 2009; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Afonso Mota Ramos;

Alexandre Soares dos Santos

Desenvolvimento de rotinas laboratoriais em química enológica; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Alexandre Soares dos Santos;

Jane Sélia dos Reis Coimbra

Dados de solubilidade de concentrado protéico de soro de queijo em soluções aquosas de cloreto de sódio; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jane Selia dos Reis Coimbra;

Ronaldo Perez

Indicação geográfica de alimentos e bebidas: comparação de regulamentos Brasil e União Européia e estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto-MG; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronaldo Perez;

Ronaldo Perez

VALOR AGREGADO EM CADEIAS PRODUTIVAS DE QUEIJOS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA NA ITÁLIA; 2016; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Perez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, Erica Granato Faria ; RAMOS, A. M. ; Freitas, Gilberto Bernardo de ; Teixeira, Túlio Reis ; VALENTE, M. E. R. ; NEVES, E. O. ; RODRIGUES, M. Z. . Quality of ?Ubá? mangos from harvest to receipt by the processing plant. JOURNAL OF ADVANCES IN AGRICULTURE , v. 5, p. 787-798, 2016.

  • OLIVEIRA, ANDERSON DO NASCIMENTO ; Ramos, Afonso Mota ; Chaves, José Benício Paes ; Valente, Maria Emília Rodrigues . Cinética de degradação e vida-de-prateleira de suco integral de manga. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 172-177, 2013.

  • Valente, Maria Emília Rodrigues ; Perez, Ronaldo ; FERNANDES, LUCIA REGINA RANGEL DE MORAES VALEN . O processo de reconhecimento das indicações geográficas de alimentos e bebidas brasileiras: regulamento de uso, delimitação da área e diferenciação do produto. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1330-1336, 2013.

  • VALENTE, M. E. R. ; Perez, Ronaldo ; Ramos, Afonso Mota ; Chaves, José Benício Paes . Indicação geográfica de alimentos e bebidas no Brasil e na União Europeia. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 42, p. 551-558, 2012.

  • SILVA, M.B.L. ; Chaves, J.B.P. ; VALENTE, M. E. R. ; Gomes, J.C. ; Oliveira, G.F. ; MESSAGE, D. . Qualidade de méis produzidos por apicultores e méis provenientes de entrepostos registrados no Serviço de Inspeção Federal. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 63, p. 1043-1045, 2011.

  • VALENTE, M. E. R. ; Perez, Ronaldo ; REGINO, A. ; RAMOS, A. M. ; CHAVES, J. B. P. ; PEREIRA, J. A. M. ; FERNANDES, L. R. R. M. V . Potencial de reconhecimento de indicação geográfica da região de Ouro Preto (MG) para a cachaça. In: IV Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2011, Rio de Janeiro. Anais do IV Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, 2011.

  • OLIVEIRA, A. N. ; RAMOS, A. M. ; CHAVES, J. B. P. ; VALENTE, M. E. R. . Estabilidad física y química del zumo integral de mango y cálculo de su vida útil por pruebas aceleradas. In: VIII Congreso Ibero-americano de Ingeniería de Alimentos (CIBIA VIII), 2011, Lima. Anais do VIII Congreso Ibero-americano de Ingeniería de Alimentos (CIBIA VIII), 2011. v. VIII. p. 1-4.

  • VALENTE, M. E. R. ; CHAVES, J. B. P. ; SILVA, M.B.L. ; OLIVEIRA, G. L. ; GONÇALVES, M. M. ; OLIVEIRA, G. F. ; MESSAGE, D. ; GOMES, J.C . Qualidade microbiológica de méis produzidos na região de Viçosa-MG e de entrepostos registrados no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) no estado de Minas Gerais. In: IV Congresso Latino-Americano de Higienistas de Alimentos, 2007, Porto Seguro. Higiene Alimentar, 2007. v. 21. p. 256-256.

  • NEVES, N. A. N ; DUARTE, A. K. C. ; VALENTE, M. E. R. ; PANTOJA, L. A. ; DOS SANTOS, A. S. . Influência do tempo de maceração sobre a atividade antioxidante do fermentado alcoólico de jabuticaba. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013, Foz do Iguaçu. XIX Sinaferm e X SHEB, 2013.

  • DUARTE, A. K. C. ; VALENTE, M. E. R. ; NEVES, N. A. N ; CARNEIRO, D. D ; PANTOJA, L. A. ; DOS SANTOS, A. S. . Influência do tempo de maceração sobre as características químicas e sobre o potencial antioxidante do fermentado alcoolico de jabuticaba (Myrciaria cauliflora Berg). In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011, Campinas. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2011.

  • PINTO, M. R. M. R. ; RAMOS, A. M. ; ALVES, A. I. ; VALENTE, M. E. R. ; TEIXEIRA, T. R. ; DIAS, M. M. S. . Polpa de mamão Havaí submetida a desidratação em camada de espuma (foam-mat drying): efeito da temperatura. In: Simpósio de Integração Acadêmica, 2011, Viçosa. Simpósio de Integração Acadêmica, 2011.

  • NEVES, E. G. F. ; RAMOS, A. M. ; VALENTE, M. E. R. ; TEIXEIRA, T. R. ; FREITAS, L. M. S. . Avaliação da qualidade física e química da goiaba "Paluma" da colheita à recepção na indústria. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Química, análise de alimentos e análise sensorial, 2010. p. 173-173.

  • VALENTE, M. E. R. ; RAMOS, A. M. ; CRUZ, M. R. ; VIEIRA, C. F. S. ; REBELLO, L. P. G. . Avaliação dos padrões de identidade e qualidade de sucos tropicais de goiaba. In: XXII Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Química, Análise de alimentos e Análise sensorial, 2010. p. 211-211.

  • REBELLO, L. P. G. ; RAMOS, A. M. ; PIRES, J. S. ; VALENTE, M. E. R. ; PINTO, M. R. M. R. . Desenvolvimento e avaliação de goiaba desidratada em conserva. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentoz, 2010, Salvador. Química, análise de alimentos e analise sensorial, 2010. p. 501-501.

  • NEVES, E. G. F. ; RAMOS, A. M. ; VALENTE, M. E. R. ; TEIXEIRA, T. R. ; OLIVEIRA, A. N. . Avaliação da qualidade microbiológica da goiaba "Paluma" da colheita à recepção na indústria. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2010, Salvador. Biotecnologia, bioquímica e microbiologia, 2010. p. 82-82.

  • VALENTE, M. E. R. ; CHAVES, J. B. P. ; SILVA, M.B.L. ; OLIVEIRA, G. L. ; GONÇALVES, M. M. ; OLIVEIRA, G. F. ; MESSAGE, D. ; GOMES, J.C . Qualidade microbiológica de méis produzidos na região de Viçosa-MG e de entrepostos registrados no Serviço de Inspeção Federal (S.I.F) no estado de Minas Gerais. In: XVII Simpósio de Iniciação Científica, VII Simpós, V Simpósio de Extensão Universitária e I Sen, 2007, Viçosa. Anais do XVII Simpósio de Iniciação Científica, VII Simpós, V Simpósio de Extensão Universitária e I Sen, 2007.

  • OLIVEIRA, G. F. ; CHAVES, J. B. P. ; VALENTE, M. E. R. ; SILVA, M.B.L. ; MESSAGE, D. ; GONÇALVES, M. M. ; OLIVEIRA, G. L. . Avaliação da umidade e acidez de amostras de méis de Apis mellifera produzidos na região de Viçosa- MG. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpós, IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007, Vuiçosa. Anais do XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpós, IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007. p. 907-907.

  • VALENTE, M. E. R. ; CHAVES, J. B. P. ; OLIVEIRA, G. F. ; SILVA, M.B.L. ; MESSAGE, D. ; OLIVEIRA, G. L. ; GONÇALVES, M. M. . Estudo do aumento de umidade durante o processamento de mel Apis mellifera. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpós, IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007, Viçosa. Anais do XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpós, IV Simpósio de Extensão Universitária, 2007. p. 936-936.

  • VALENTE, M. E. R. ; COIMBRA, J. S. R. ; VIGLIONE, R. L. ; SILVA, G. C. R. ; FREITAS, J. F. ; MINIM, L. A. . Dados de solubilidade de sistemas protéicos em função do pH e da força iônica. In: XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da Pós-graduação e II Simpósio de Extensão Universitária -, 2006, Viçosa. XV Simpósio de Iniciação Científica, V Mostra Científica da Pós-graduação e II Simpósio de Extensão Universitária, 2006. p. 1008-1008.

  • Valente, Maria Emília Rodrigues . Indicação Geográfica no contexto da ciência e tecnologia de alimentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VALENTE, M. E. R. ; PEREZ, R. ; REGINO, A. ; RAMOS, A. M. ; CHAVES, J. B. P. ; PEREIRA, J. A. M. ; FERNANDES, L. R. R. M. V . Potencial de reconhecimento de indicação geográfica da região de Ouro Preto (MG) para a cachaça. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Influência de sinais de qualidade no preço da cachaça comercializada no mercado brasileiro, Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar o impacto de sinais de qualidade no preço da cachaça, produto produzido e consumido em todo país, por meio de um método quantitativo denominado preço hedônico. A análise consiste em modelar o preço do produto como uma função de seus vários atributos, a fim de se estimar o preço marginal ou implícito de cada um desses atributos e sua contribuição para o preço final. Pretende-se com esta análise identificar, em ordem de importância, os sinais de qualidade valorizados pelos consumidores, refletidos no preço do produto, com a finalidade de sugerir estratégias competitivas aos produtores dessa bebida genuinamente brasileira, direcionando-os na implementação de práticas que possibilitem uma maior agregação de valor ao produto final, resultando, por um lado, na satisfação do consumidor e por outro em maior retorno financeiro para o produtor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Emília Rodrigues Valente - Coordenador / Joel Camilo Souza Carneiro - Integrante / Bárbara Nicchio Casotti - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Implantação de Laboratório de Microvinivicação e Qualidade de Bebidas Fermentadas (LabVin), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Emília Rodrigues Valente - Coordenador / Diego Dias Carneiro - Integrante / Lílian de Araújo Pantoja - Integrante / Alexandre Soares dos Santos - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Reconhecimento de indicação geográfica de alimentos e bebidas no Brasil: um estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto- MG, Descrição: Este estudo será desenvolvido com a finalidade de avaliar o processo de reconhecimento e registro de Indicação Geográfica de produtos alimentícios e bebidas no Brasil. A pesquisa será realizada junto às entidades que já possuem indicação geográfica e as entidades requerentes, sendo consultados ainda os conselhos reguladores, responsáveis pela delimitação geográfica, os agentes responsáveis pela comprovação da reputação e qualidade do produto. Para avaliar etapas do processo de reconhecimento, ainda será realizado um estudo de caso com os produtores de cachaça da região de Ouro Preto, Minas Gerais. Espera-se com esta pesquisa, contribuir para o amadurecimento e para a disseminação do tema no país, bem como para o esclarecimento de como o processo de reconhecimento deve ser conduzido e de como deve ser feito o controle de uso do nome geográfico pelos produtores localizados nas regiões delimitadas, de forma que seja garantida a qualidade, a rastreabilidade e a originalidade destes produtos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Emília Rodrigues Valente - Integrante / José Benício Paes Chaves - Integrante / Afonso Mota Ramos - Integrante / Ronaldo Perez - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Qualidade físico-química e microbiológica de mel de abelha Apis mellifera produzido na região de Viçosa/MG e em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) no Estado de Minas Gerais., Descrição: Determinar o perfil de qualidade físico-química e microbiológica de méis de abelha Apis mellifera produzidos por apicultores associados da APIVICOSA e de méis de estabelecimentos sifados do Estado de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Emília Rodrigues Valente - Integrante / José Benício Paes Chaves - Coordenador / Mariana Borges de Lima da Silva - Integrante / Dejair Message - Integrante / José Carlos Gomes - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Menção honrosa de melhor trabalho da sessão de pôster "Propriedade Intelectual e Políticas Setoriasi", Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Exatas. , Alto Universitário, s/n, Guararema, 29500000 - Alegre, ES - Brasil, Telefone: (28) 35528629, Ramal: 8918

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional