Sérgio Henrique Borges
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1991), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1995) e doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Pará/Museu Paraense Emílio Goeldi (2004). Especialista em aves (ornitólogo) tendo publicado mais de 60 trabalhos em respeitadas revistas nacionais e internacionais. Trabalhou por vinte anos como coordenador científico do Programa de Pesquisas Científicas e Programa de Conhecimento e Conservação da Fundação Vitória Amazônica (FVA), uma respeitada organização conservacionista da Amazônia. Atuou como coordenador técnico nos processos de criação e elaboração de planos de manejo de unidades de conservação gerenciadas por órgãos públicos como a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (SDS), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Coordenou e participou de projetos de pesquisa e desenvolvimento apoiados por importantes agências de fomento como a Fundação de Amparo a Pesquisas do Amazonas (FAPEAM), Fundação de Amparo a Pesquisas de São Paulo (FAPESP), Fundação Gordon Betty Moore (FBGM) e WWF - Brasil. Atua na revisão de artigos científicos para periódicos científicos nacionais e internacionais, além de ter atuado como editor de livros. Colabora com programas de pós graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na qualidade de avaliador em bancas de qualificação e defesa de projetos de mestrado e doutorado, além de orientar e co-orientar alunos de pós graduação. Prestou consultorias especializadas para estudos de impactos ambientais (EIA/RIMA) em várias regiões da Amazônia. Prestou assessoria para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) em temas relativos a monitoramento de biodiversidade e avaliação do estado de conservação da fauna nacional. Foi bolsista do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas (FIXAM/AM) da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM) desenvolvendo seu projeto de pós doutoramento junto ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Atua como editor associado do periódico científico Acta Amazônica. É professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e bolsista de produtividade da Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas (FAPEAM).
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Zoologia
2000 - 2004
Museu Paraense Emílio Goeldi
Título: Avifauna do Parque Nacional do Jaú: um estudo integrado em ecologia de paisagens, biogeografia e conservação
Dr José Maria Cardoso da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Biologia (Ecologia)
1992 - 1995
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Comunidade de aves em dois tipos de vegetação secundária da Amazônia Central, Ano de Obtenção: 1995
Dr Philip C. Stouffer.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Pós-doutorado
2016 - 2019
Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Formação complementar
2001 - 2001
Sensoriamento Remoto para a Conservação. (Carga horária: 30h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
1999 - 1999
Ecologia Quantitativa Aplicada à Conservação. (Carga horária: 80h). , Instituto de Pesquisas Ecológicas, IPÊ, Brasil.
1996 - 1996
Métodos Integrados em monitoramento Ambiental. (Carga horária: 80h). , Indiana State University, INDSTATE, Estados Unidos.
1992 - 1992
Ecoloiga e conservação de florestas alagáveis. (Carga horária: 160h). , Wildlife Conservation International, WCI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ecologia de Comunidades/Especialidade: Ornitologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades/Especialidade: Ecologia Amazônica.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Conservação da Biodiversidade.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Conservação da Biodiversidade.
Participação em bancas
BORGES, SERGIO H.. Efeito do fogo na composição das comunidades de aves em áreas alagáveis na bacia do Rio Negro. 2024. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeitos da conectividade entre fragmentos florestais sobre a movimentação de aves na Amazônia Oriental. 2024. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Variação temporal e espacial da diversidade de aves em florestas urbanas: habitats ripários como refúgios de biodiversidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Borges, S. H.;BORGES, SERGIO H. Filogeografia e demografia histórica do gênero Galbalcyrhynchus (Aves, Galbulidae). 2022. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeitos das mudanças climáticas sobre as aves de áreas abertas amazônicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Resposta da avifauna de sub-bosque à inundação sazonal das florestas alagáveis da Amazônia. 2020.
BORGES, S. H.. Influência do gradiente climático na riqueza de espécies e número de modos reprodutivos de anuros amazônicos. 2019. Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Padrões de distribuição geográfica de aves associadas a ambientes alagáveis da Amazônia. 2019. Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Análise espacial do resgate de fauna de empreendimentos hidrelétrico instalado no rio Madeira como subsídio para a gestão de áreas protegidas na Amazônia. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Vertebrados atropelados na Amazônia: monitoramento em longo prazo, influência do fluxo de veículos e alternância de hotspots em um trecho da rodovia BR-174, Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversificação da cor da plumagem em Lepidothrix coronata (Aves, Passeriformes): uma abordagem filogenética e ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Governança no âmbito do Conselho Gestor do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro, Estado do Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Avaliação da governança no âmbito do Conselho Gestor da Resex Chico Mendes, estado do Acre. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. O potencial de dispersão de sementes por Saguinus bicolor (Spix, 1823) (Primates: Callitrichidae. 2018. Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Desmatamento e efeitos de borda na comunidade de aves de sub-bosque em uma região de floresta de areia branca na Amazônia Central. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. O processo de gestão do Parque Municipal Nascentes do Mindu. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Introgressão e deslocamento de caracteres numa zona de contato entre Picumnus varzeae e Picumnus cirratus macconnelli no Rio Amazonas. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Variação populacional e ocupação do periquito-de-asa-branca Brotogeris versicolurus na cidade de Manaus, AM. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Mamíferos de médio e grande porte dispersores de sementes em florestas de terra firme ao longo de um gradiente de degradação na Amazônia oriental. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Integrando fragmentos urbanos: uma proposta de conectividade para duas áreas verdes do Município de Rio Branco. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeito do plantio de dendê sobre a diversidade funcional de aves na Amazônia Oriental. 2017. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Demografia histórica de pequenos mamíferos em paleovárzeas da bacia amazônica e variação genética em unidades de conservação do Rio Solimões. 2017. Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Avifauna montana do Pantepui: modelos de distribuição de espécies e estudo de caso na Serra da Mocidade, Roraima, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Influência do habitat na seleção de grupos filogenéticos e atributos funcionais de aves em florestas ribeirinhas amazônicas do Rio Branco. 2016. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Ilhas fluviais são "ilhas verdadeiras" para os mamíferos? Respostas das espécies à mudança na estrutura espacial da paisagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Procedimentos de criação e funcionamento dos conselhos gestores da Unidades de Conservação Estaduais no Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Padrão de atividade, mudanças no uso de substrato e efeitos da chuva diurna na atividade noturna de Phoneutria reidyi (Araneae: Ctenidae) na Amazônia Central. 2016. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Integrando fragmentos urbanos: uma proposta de conectividade ligando o Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre a Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra na cidade de Rio Branco, Estado do Acre, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estrutura populacional intraespecífica e diversidade genética de Osteocephalus taurinus (Anura: Hylidae) no interflúvio Purus-Madeira, Amazônia Central. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Sistemática e biogeografia do complexo Automolus infuscatus (Aves: Furnariidae): testando hipóteses de diversificação para o neotrópico. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Genes, formas e sons revelam estágio incipiente de especiação alopátrica no anuro amazônico Allobates tapajos (Dendrobatidae). 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estrutura da paisagem e a conectividade entre os fragmentos florestais do entorno da Cidade Universitária do Estado do Amazonas. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Distribuição de aves de sub-bosque em zonas ripárias e não ripárias em uma floresta urbana na Amazônia Central. 2015. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Movimentação e uso do espaço por adultos de Podocnemis unifilis Troschel, 1848, na Reserva Biológica do Rio Trombetas, Pará, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeitos das características de lagos de água preta sobre a ocorrência e a abundância de aves piscívoras no Arquipélago de Anavilhanas, Rio Negro, Amazônia Central, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Simulação da dinâmica espacial do desmatamento na área dos municípios sob influência direta da Ponte do Rio Negro, Amazonas. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Associações interespecíficas em aves florestais de terra firme: uma análise quantitativa com comparação de técnicas de observação. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Crimes ambientais em unidades de conservação estaduais da Região Metropolitana de Manaus, junto aà delegacia especializada de criems contra o meio ambiente do Amazonas, no período de 2008 a 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Resposta das espécies florestais às alterações ambientais: uso de florestas primárias e secundárias por psitacídeos na Amazônia Central. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Variação geográfica em coloração e morfometria em três espécies de aves ao longo do interflúvio Purus Madeira, Amazônia Ocidental. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Resposta da avifauna a um gradiente de intensidade de corte seletivo de árvores. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Observação de aves no Refúgio de Vida Silvestre. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Construção participativa do plano de uso público do setor 03 do Parque Estadual Serra das Andorinhas e da APA Araguaia, Estado do Pará. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Fidelidade ao sítio por aves seguidoras de formigas-de-correição em florestas primárias e secundárias da Amazônia Central. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Impacto do fogo em aves em igapós. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Considerações sobre o uso de florestas secundárias por aves de sub-bosque em uma paisagem fragmentada na Amazônia Central. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Identificação de flavivírus em aves migratórias e residentes da Amazônia Central. 2009. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Filogeografia de três espécies de Passeriformes (Suboscines) na região do baixo Tocantins - Ilha de Marajó - Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Possibilidades para práticas pedagógicas nas escolas do Jaú: estrutruras dialógicas para uma educação ambiental. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Ecologia dos gatos-maracajás (Leopardus wiedii) e questões de conservação na Amazônia: fatores de impacto, uso do habitat, atividade e relações interespecíficas na perspectiva da ecologia do medo. 2023. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. influência das áreas de ocupação humana na diversidade de mamíferos terrestres e na perda florestal em floresta de terra firme na Amazônia central. 2023. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Padrões de distribuições compatilhadas entre aves amazônicas: inferências biogeográficas baseadas em congruência espacial. 2021. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade e distribuição potencial de assembléias de serpentes na Amazônia. 2019. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOTECNOLOGIA - REDE BIONORTE) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Dinâmica climática e a conservação das aves da Caatinga: perspectivas do Quaternário ao futuro. 2019. Tese (Doutorado em Zoologia) - Museu Paraense Emílio Goeldi.
BORGES, S. H.. Evolução da coloração da plumagem e dimorfismo sexual em Passeriformes. 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Anfíbios da bacia do Rio Branco: preenchendo lacunas do conhecimento no norte da Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
Borges, S. H.;BORGES, SÉRGIO. As aves do Estado do Maranhão: Atualização do Conhecimento e Conservação em uma região de ecótono entre a floresta Amazônica e Cerrado. 2018. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Diversidade, variabilidade genética e aspectos filogeográficos de pequenos mamíferos não voadores do Estado do Amapá. 2016. Tese (Doutorado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Usando Adephobates galactonotus, uma espécie de sapo colorido e venenoso, como modelo para explorar processos que geram variação em cor em dendrobatídeos na Amazônia Oriental. 2016. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade regional de serpentes na Amazônia: uma abordagem multidimensional focada em conservação. 2016. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Resiliência e vulnerabilidade da harpia reveladas em rios, estradas, imagens e por satélite nas florestas do Brasil. 2016. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Manejo comunitário de quelônios (Família Podocnemididae - Podocnemis expansa, P. unifilis, P. sextuberculata) no médio Rio Amazonas e Juruá. 2015. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estratégias e áreas prioritárias à conservação de quelônios aquáticos e semi-aquáticos na Amazônia. 2015. Tese (Doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Ecologia e distribuição do Uiraçu-falso (Morphnus guianensis, Daudin, 1800) no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Explorando o nicho de peixes de água doc: uma abordagem evolutiva e conservacionista em igarapés de terra firme amazônicos. 2014. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Abelhas das orquídeas (Hymenoptera, Apidae, Euglossina) em áreas de sucessão florestal na Amazônia Central. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Avifauna do Estado do Acre: composição, distribuição geográfica e conservação. 2009. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Padrões de distribuição em macro e micro escalas das assembleias de epífitas vasculares em florestas de igapó e várzea da Amazônia Central. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade de formigas (Hymenoptera:Formicidadae) em fragmentos florestais na cidade de Manaus, Amazonas. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Filogenômica e biogeografia do gênero amazônico polítipico Pionites (Avs: Psittacidae). 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Assembleias de aves de sub-bosque das florestas de terra-firme na Amazônia: áreas de endemismo, diversidade e conservação. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade taxonômica, filogenéticae funcional de aves de florestas de terra firme da Amazônia. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade de Anuros da Amazônia: investigando os processos formadores da diversidade funcional. 2020.
BORGES, S. H.. Aspectos da paisagem e estrutura populacional do bando de Progne subis (Andorinha-azul) em sua área de invernagem, na Amazônia Central. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Separação de nicho entre dois primatas neotropicais frugívoros smpátricos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeitos da paisagem fragmentada sobre padrões de diversidade e estratificação vertical (Hymenoptera: Formicidae) em florestas amazônicas brasileiras. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Influência da produtividade e características da paisagem na riqueza de mamíferos e no funcionamento do ecossistema. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeito da inundação periódica sobre a diversidade taxonômica, funcional e as interações entre formigas e plantas na Amazônia Central. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Taxonomia integrativa, filogenia e biogeografia do grupo mystax de Saquinus (Primates, Cebidae, Callitrichinae). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Influência de fatores ambientais e antrópicos sobre a fauna de mamíferos de grande e médio porte na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, Amazonas, Brasil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Biogeografia histórica dos hábitats alagáveis amazônicos: uma perspectiva ornitológica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Importância epidemiológica e história natural de cobras-corais (Elapidae: Micrurus) na Amazônia Brasileira. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Fatores que influenciam os padrões de diversidade filogenética e funcional de comunidades de lagartos em diferentes escalas na Amazônia. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Programas de monitoramento participativo da conservação da biodiversidade como ferramenta para a gestão participativa de áreas protegidas no Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Filogenia e biogeografia do gênero Turdus (Aves, Turdidae) com base no sequenciamento parcial do genoma. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Filogenética e genética populacional de jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus) na Amazonia: SNPs por nex-generaton seguencing. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Phylogeography of the Galbula leucogastra/chalcothorax (Aves, Galbulidae) superspecies: evidences for mtDNA capture and insights on the evolution of white-sand environments in the Amazon basin. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Revelando padrões evolutivos: sistemática e biogeografia do gênero Amazophrynella (Amphibia: Anura: Bufonidae) uma abordagem integrativa para revelar processos de diversificação da biota amazônica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Impactos espaciais e temporais do alagamento do reservatório da UHE Santo Antônio sobre a comunidade de morcegos (Mammalia, Chiroptera). 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Padrões de uso de hábitat e o efeito do alagamento permanente na avifauna em área de várzea no rio Madeira. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Determinantes espaciais e sociais do sucesso reprodutivo em leques do Tangará-de-Garganta-Branca (Corapipo gutturalis, Aves: Pipridae) na Amazônia Central. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estrutura populacional, dieta e filogeografia de Peltocephalus dumerilianus. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Phylogeny and Biogeography of genus Lophotriccus (Aves: Rhynchocyclidae): diversification across the Andes and Amazonia lowlands. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Padrões de distribuição geográfica e conservação de aves nas florestas alagadas pro rios na Amazônia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Diversidade genética de lagartos da Amazônia: relação com gradientes ambientais, barreiras para fluxo gênico e comportamento de forrageio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Evolução da coloração da plumagem em tangarás (Aves: Pipridae). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Dinâmica climática e a conservação das aves da caatinga: perspectivas do quaternário ao futuro. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Museu Paraense Emílio Goeldi.
BORGES, S. H.. Distribuição geográfica de aves nas terras baixas amazônicas: padrões compartilhados e o papel de atributos ecológicos e ambientais na estruturação espacial da diversidade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Dinâmica da avifauna em diferentes sistemas de uso da terra nos municípios de Santarém e Paragominas, PA.. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.
BORGES, S. H.. Ensino de zoologia em espaço não forma por meio digital: uma visita ao Zoológico CIGS. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.
BORGES, S. H.. Análise da percepção ambiental sobre avifauna silvestre em áreas urbanas da cidade de Manaus -AM. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Efeitos do alagamento sazonal na estrutura e composição de assembleias de Formigas (Hymenoptera: Formicidae), nas florestas de Terra-firme, Igapó e Várzea na Amazônia Central. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Consequências das variações climáticas regionais para assembleias de vertebrados na Amazônia: perspectivas do monitoramento realizado por pesquisadores indígenas na Bacia do Rio Negro. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Efeitos da urbanização sobre as características ecológicas e de história de vida de aves florestais na Amazônia Central. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Efeitos da urbanização sobre lagartos na Amazônia Central. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Prioridades de gestão e influência de projetos de ONGs na efetividade de unidades de conservação do Baixo Rio Negro, Estado do Amazonas. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Apropriação e monitoramento de planos de gestão por conselhos gestores de unidades de conservação estaduais do Amazonas. 2020.
BORGES, S. H.. Se correr o forídeo pega se ficar o besouro come: interação entre Crematogaster brasiliensis Mayr, 1887 (Hymenoptera: Formicidae), Pseudaceton sp. (Diptera: Phoridae) e Apaloma izzoi (Coleoptera: Staphylinidae). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Ritmo diário da atividade locomotora e de parâmetros fisiológicos na arraia cururu Potamotrygon wallacei Carvalho, Rosa e Araújo, 2016. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Padrôes de distribuição geográfica de aves de ambientes alagáveis da Amazônia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Resposta da avifauna de sub-bosque ao efeito do pulso de inundação na floresta de várzea, Amazônia Brasileira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Potencial de dispersão de sementes por Sauim-de-coleira Saquinus bicolor (Spix, 1823). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Distribuição espacial e frequência de atropelamentos de marsupiais (Didelphimorphia: Didelphidae). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. História Natural, área de uso, densidade e dieta de Bradypus tridactylaus Linnaeus, 1758 (Pilosa, Bradypodidae) em fragmento florestal, Manaus, AM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.
Borges, S. H.;BORGES, S. H.. Áreas florestais prioritárias para conservação da biodiversidade na área urbana de Parintins/AM. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estruturação as guildas de formigas de solo e liteira utilizando traços funcionais ao longo de um amplo gradiente ambiental na Amazônia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Descrição da terceira espécie candidata de Allobates (Anura: Aromobatidae) do Km 12 da estrada de Autazes, revelada pela filogenia de Grant et al. 2006, Amazonas, Brasil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Diversidade de pequenos mamíferos não voadores e ocorrência de filárias em ambientes com diferentes graus de antropização em assentamento rural na Amazônia Central Brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Nidificação, movimento e cuidado parental de fêmeas de jacará-tinga (Caiman crocodilus) em floresta de várzea no Rio Purus, Amazônia central brasileira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Padrões morfológicos, bioacústicos e genéticos de Dendropsophus walfordi em bancos de macrófitas ao longo do rio Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Avalilação da governança no âmbito do Conselho Gestor da Resex Chco Mendes, Estado do Acre. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Governança dos Mosaicos da Amazônia Legal: o papel do Conselho Gestor. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estado de conservação das Áreas de Preservação Permanente na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga Presidente Figueiredo - Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estado de conservação das Áreas de Preservação Permanente na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna Maroaga, Presidente Figueiredo - Amazonas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estruturação filogenética e diversificação de lagartos amazônicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Reproductive biology of the endagered Wattled Curassow (Crax globulosa; Galliformes: Cracidae) in the Juruá River Basin, Western Brazilian Amazonia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeito da produtividade florestal na biomassa, composição e diversidade da assembléia de mamíferos em um arquipélago fluvial na Amazônia Central. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. O desmatamento influencia a rede de interação ave-planta em um ambiente de campinarana na Amazônia Central?. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeito da insularização sobre traços funcionais da comunidade de morcegos insetívoros aéreos na hidrelétrica de Balbina, Amazônia Central. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Resposta da mastofauna às atividades humanas: estudo da interação entre os efeitos da caça e da agricultura. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Rios e hábitats na modelagem de distribuição de aves na Amazônia: características determinísticas versus correlatos abioticos. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Filogeografia do complexo Automolus infuscatus (Aves: Furnariidae): testando hipóteses biogeográficas para o Neotrópico. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Disponibilidade de recursos e antropização estruturando assembléia de primatas em floresta de igapó. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Relações de poder, ator social e grupos de interesses: o caso da redelimitação e recategorizaçào do Parque Estadual Rio Negro Setor Sul em Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Procedimentos de formação, funcionamento e renovação dos Conselhos das unidades de conservação estaduais no Amazonas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Estrutura da paisagem e a conectividade entre os fragmentos florestais do entorno da cidade universitária do Estado do Amazonas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. As variações do padrão vocal de curió (Sporophila angolensis) (Aves: Passeriformes, Emberezidae) como indicador ambiental no Parque Nacional da Amazônia I, Itaituba - Pará. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Variação espacial e temporal da assembleia de aves no Médio Rio Tapajós, Amazônia Oriental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Castanhais e castanheiros da bacia do Rio Unini, Barcelos - AM. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Efeitos da insularização sobre a comunicação acústica em aves do reservatório da Usina Hidrelétrica de Balbina, Amazonas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Filogeografia comparada de Tachyphonus phoenicius (Aves; Thraupidae) e Polytmus theresiae (Aves; Trochilidae), duas espécies características de campinas amazônicas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Fatores ecológicos e evolutivos na organização da diversidade genética de aves ao longo do interflúvio Purus-Madeira, Amazônia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Efeitos da heterogeneidade da floresta sobre a co-ocorrência e distribuição espacial de duas espécies de tinamídeos (Aves: Tinamidae) em floresta de terra-firme na Amazônia Central, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Avaliação de diferentes métodos de amostragem utilizados em inventários de pequenos mamíferos na Amazônia Brasileira. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Resposta das espécies florestais às alterações ambientais: a ocupação de florestas primárias e secundárias por pistacídeos da Amazônia Central. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Densidade de aves em florestas de terra firme da Amazônia Central: padrões de variação espacial e temporal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Padrões de ocorrência de aves de floresta como indicadores para a identificação de fragmentos florestais urbanos prioritários para a conservação em Manaus. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Observação de aves no refúgio de vida silvestre "Metrópole da Amazônia": uma contribuição para a conservação e ao desenvolivmento turístico do Estado do Pará. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Filogeografia do gênero Pionites (Aves: Psittacidae) e implicações para compreensão da história biogeográfica da Amazônia. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Ordenamento do turismo de observação de animais em unidades de conservação: Mamíferos aquáticos no Parque Nacional do Jaú, Amazonas, Brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Análise comparativa das ferramentas de gestão implementadas nas unidades de conservação de proteção integral do Estado do Tocantins. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Ilhas de campinarana na Amazônia Central: a estrutura da paisagem determina a riqueza e a composição de espécies de plantas?. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Quantificando a ocupação de clareiras por aves na Amazônia Central. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Variação da ocorrência de tamnofilideos (Ave: Thamnophilidae) em duas escalas espaciais na Amazônia Central. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, S. H.. Importância de florestas secundárias para a conservação de espécies florestais: um estudo de caso das aves noturnas de terra-firme na Amazônia Central. 2008. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
BORGES, SÉRGIO H.. Resgate de Vertebrados Silvestres em Manaus ? Estudo de Caso em uma Metrópole Amazônica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Abundância e distribuição de aves com diferentes sensibilidades à degradação ambiental emum fragmento florestal urbano. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, SERGIO H. Estereotipia de parâmetros temporais e espectrais da vocalização de anúnciode anfíbios amazônicos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Levantamento de espécies e de interações interespecíficas entre aranhas de teia de um fragmento florestal urbano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Banca examinadora do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (Edital 068/2023. 2024. Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Banca examinadora do Programa de Pós-Doutrado Estatégico (Portaria 64,06/maio/2024. 2024. Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Banca examinadota do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professores Visitantes (Edital 011/2024). 2024. Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Processo de Seleção Simplificado para Professor Substituto. 2021. Universidade Federal do Amazonas.
BORGES, S. H.. Comitê Científico Local do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/FAPEAM/UFAM. 2019. Universidade Federal do Amazonas.
Ribas, C. C.BORGES, S. H.; STEGMANN, L. F.. Comissão de seleção das bolsas do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES - Edital 19/2016). 2016. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Orientou
Padrões de diversidade Beta de assembleias de formigas associados ao complexo vegetacional sobre areia branca amazônica: análise distintas escalas; Início: 2018; Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas; (Coorientador);
Quem me picou? Dinâmica espacial e temporal dos acidentes com animais peçonhentos no brasil; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);
Respostas filogenéticas e funcionais de uma assembleia de aves aos gradientes de urbanização em uma grande metrópole amazônica; 2024; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Efeitos dos gradientes ambientais urbanos sobre as assembleias de aves na cidade de Manaus, Amazônia central; 2023; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Homogeneização de fauna e urbanização em regiões tropicais: assembleias de anuros de duas pequenas cidades amazônicas; 2023; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Diversidade criptica em uma espécie de aves monotípica (Tachyphonus phoenicius, Thraupidae) especiasta em campinas amazônicas; 2022; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Efeito do pulso de inundação na assembleia de formigas em ilhas fluviais da Amazônia; 2022; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Análises em múltiplas resoluções taxonômicas revelam pouca influência da fragmentação e regeneração florestal sobre as assembleias de artrópodes em uma paisagem alterada da Amazônia; 2020; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Biogeografia de ilhas na Amazônia: investigando a biodiversidade de um arquipélago fluvial amazônico usando aranhas como organismos modelo; 2020; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Assembleias de aves em fragmentos florestais em uma grande metrópole tropical: os efeitos da estrutura da paisagem dependem da afinidade de habitat das espécies; 2020; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Ecologia alimentar de uma assembleia de psitacídeos (Aves, Psittacidae) em uma grande metrópole da Amazônia Brasileira; 2020; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Efeitos do gradiente de urbanização sobre assembleias de anfíbios no extremo oeste da Amazônia brasileira; 2020; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Conectando biogeografia histórica e assembleias locais de aves de sub-bosque na Amazônia: áreas de endemismo, diversidade de espécies e proporcionalidade de guildas; 2019; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Vissiás (Rhytipterna spp; , Aves, Tyrannidae) não formam um grupo monofilético e suas filogeografias revelam conexões complexas entre as florestas e vegetações semi-abertas neotropicais; 2019; Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Vivendo em uma selva tropical de concreto: dinâmica espacial e temporal em uma assembleia de psitacídeos (Aves; Psittacidae) em uma grande metrópole da Amazônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Assembleias de aves em florestas secundárias oriundas de agricultura familiar na Amazônia: explorando diferentes facetas da biodiversidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Assembleias de aves de sub-bosque em ilhas fluviais amazônicas: diversidades taxonômica, morfológica, funcional e uso de hábitat; 2019; Dissertação (Mestrado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Análise da gestão do uso público: turismo e lazer em duas unidades de conservação do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Negro/AM; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Análise da viabilidade de implantação da prática de Observação de Aves na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Japiim-Pentecoste-Acre, município de Mâncio Lima-Acre, como instrumento de Desenvolvimento Sustentável; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, ; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Histórico comparativo dos processos de redelimitação e recategorização dos Parques Estaduais Rio Negro Setor Norte e Setor Sul, Amazonas, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, ; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Cenários para criação de Unidades de Conservação do Castanhal no município de Parintins, Amazonas, Brasil; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissionalizante em Áreas protegidas) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, ; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
de Lacerda Choueri; Genética de populações de espécies de Thamnophilidae (Aves) em ilhas fluviais: uma abordagem filogeográfica sobre a formação do baixo Rio Negro; 2015; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Conservação da avifauna na paisagem fragmentada da APA do Lago de Palmas, TO; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação) - Universidade Federal do Tocantins, ; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Influência da formação do curso atual do rio Negro na origem da diversidade regional em alguns grupos de aves; 2015; Dissertação (Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Estrutura de assembleias de formigas em ecossistemas de areia branca em diferentes escalas espaciais na Amazônia; 2024; Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, ; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Aves especialistas de ecossistemas de areia branca; 2023; Tese (Doutorado em ZOOLOGIA) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Aves especialistas de ecossistemas de areia branca; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Zoologia) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sérgio Henrique Borges;
Quem me picou? Dinâmica espacial e temporal dos acidentes com animais peçonhentos no Brasil; 2024; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Especialização na dieta pode afetar as características morfológicas das aves? Um teste com duas linhagens evolutivas de aves Neotropicais aparentadas (Galbulidae e Bucconidae); 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Aves predadoras não convencionais e sua relevância para a estrutura trófica em comunidades de vertebrados neotropicais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Especialização na dieta pode afetar as características morfológicas das aves? Um teste com duas linhagens evolutivas de aves Neotropicais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Distribuição e atividade vocal de aves noturnas em fragmentos urbanos de Manaus, Amazonas, Brasil; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
dos Santos; Variabilidade de atributos morfológicos de aves que se utilizam de matas e de ambientes abertos da superfamília Tyrannoidea (Aves: Passeriformes); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Ecologia comparada de duas espécies de aves granívoras, sendo uma nativa e outra introduzida na região de Manaus; 1998; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Dieta de duas espécies de andorinhas (Progne subis e Phaeoprogne tapera) migrantes na região de Manaus; 1998; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sérgio Henrique Borges;
Produções bibliográficas
-
DOS SANTOS, JOANA CAROLINE ; GORDO, MARCELO ; MENIN, MARCELO ; FERREIRA, RAFAELA FERNANDA ; MELO, IZOMAR BARBOSA ; HATTORI, GUSTAVO YOMAR ; SANT´ANNA, BRUNO SAMPAIO ; VALTERAN DOS SANTOS, WESLEY ; GUIMARÃES, FABIANO WALDEZ ; BACCARO, FABRÍCIO ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . Faunal homogenization in tropical cities: lessons from anuran assemblages of two small Amazonian municipalities. URBAN ECOSYSTEMS , v. 28, p. 1, 2025.
-
Capurucho, J. M. ; BORGES, S. H. . As aves das campinas amazônicas. CIÊNCIA HOJE , v. 410, p. 25-31, 2024.
-
CAPURUCHO, JOÃO MARCOS GUIMARÃES ; ASHLEY, MARY V. ; CORNELIUS, CINTIA ; BORGES, SERGIO H. ; RIBAS, CAMILA C. ; BATES, JOHN M. . Phylogeographic and demographic patterns reveal congruent histories in seven Amazonian ecosystems birds. JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY , v. 00, p. 1-13, 2023.
-
CARVALHO, RAQUEL L. ; RESENDE, ANGELICA F. ; BARLOW, JOS ; FRANÇA, FILIPE M. ; MOURA, MARIO R. ; MACIEL, RAFAELLA ; ALVES-MARTINS, FERNANDA ; SHUTT, JACK ; NUNES, CASSIO A. ; ELIAS, FERNANDO ; SILVEIRA, JULIANA M. ; STEGMANN, LIS ; BACCARO, FABRICIO B. ; JUEN, LEANDRO ; SCHIETTI, JULIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; BERENGUER, ERIKA ; CASTELLO, LEANDRO ; COSTA, FLAVIA R.C. ; BORGES, S. H. ; et.al . Pervasive gaps in Amazonian ecological research. CURRENT BIOLOGY , v. 33, p. 3495-3504.e4, 2023.
-
SOARES, LETÍCIA ; COCKLE, KRISTINA L ; RUELAS INZUNZA, ERNESTO ; IBARRA, JOSÉ TOMÁS ; MIÑO, CAROLINA ISABEL ; ZULUAGA, SANTIAGO ; BONACCORSO, ELISA ; RÍOS-ORJUELA, JUAN CAMILO ; MONTAÑO-CENTELLAS, FLAVIA A ; FREILE, JUAN F ; ECHEVERRY-GALVIS, MARÍA A ; BONAPARTE, EUGENIA BIANCA ; DIELE-VIEGAS, LUISA MARIA ; SPEZIALE, KARINA ; CABRERA-CRUZ, SERGIO A ; ACEVEDO-CHARRY, ORLANDO ; VELARDE, ENRIQUETA ; CUATIANQUIZ LIMA, CECILIA ; OJEDA, VALERIA S ; BORGES, S. H. ; et.al . Neotropical ornithology: Reckoning with historical assumptions, removing systemic barriers, and reimagining the future. CONDOR , v. 125, p. 1-31, 2023.
-
DINIZ, PRISCILLA DE JESUS ; BACCARO, FABRÍCIO BEGGIATO ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . Taxonomic and functional structure of understorey bird assemblages on Amazonian seasonally flooded river islands. BIOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY , v. 23, p. 1-16, 2023.
-
DE OLIVEIRA, AMANDA BATISTA DA SILVA ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; PAES, ALESSANDER TURIBIO ; PEREIRA, RAFAELA CAROLINE DOS SANTOS ; MELINSKI, RAMIRO DÁRIO ; LIMA, ALBERTINA PIMENTEL ; MAGNUSSON, WILLIAM E. ; BACCARO, FABRICIO BEGGIATO . Beta diversity and microhabitat use of ant assemblages in a white-sand vegetation gradient in central Amazonia. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 27, p. 855-864, 2023.
-
SOARES, CRISTIANE S. ; BARNETT, ADRIAN A. ; SCUDELLER, VERIDIANA V. ; BORGES, SÉRGIO H. . Searching for food in a concrete jungle: feeding ecology of a Psittacine assemblage (Aves, Psittacidae) in a major Amazonian city. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS , v. 95, p. 1-19, 2023.
-
DE CARVALHO, THIAGO GOMES ; GASNIER, THIERRY RAY ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . It is not a mere piece of the mainland: Fluvial islands contribute to regional spider diversity in a seasonally flooded archipelago. Insect Conservation and Diversity , v. xx, p. 1-11, 2023.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; D?AQUINO, DEYSE DARSE ; VICTÓRIA DA CRUZ, MARCELA ; FELIPE DE SOUZA, RAMISON . Turnover in fish species composition is related to water colour of Amazonian rivers. JOURNAL OF TROPICAL ECOLOGY , v. 39, p. 1-8, 2023.
-
LIMA, GISIANE R. ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; ANCIÃES, MARINA ; CORNELIUS, CINTIA . Ecomorphology and functional diversity of generalist and specialist bird assemblages in Amazonian white-sand ecosystem habitat patches. ACTA AMAZONICA , v. 53, p. 141-153, 2023.
-
BRAGA, PILAR L. M. ; BORGES, SÉRGIO H. ; PERES, CARLOS A. ; LOISELLE, BETTE A. ; BLAKE, JOHN G. ; MENGER, JULIANA ; BUENO, ANDERSON S. ; ANCIÃES, MARINA ; TEÓFILO, FERNANDO H. ; MAXIMIANO, MARINA F. A. ; SOUZA, AFFONSO H. N. ; BOSS, ROBERTA L. ; BACCARO, FABRICIO B. . Connecting Amazonian historical biogeography and local assemblages of understorey birds: Recurrent guild proportionality within areas of endemism. JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY , v. 49, p. 324-338, 2022.
-
LATORRES, ALEX DE M. ; BORGES, E SERGIO HENRIQUE . Unconventional bird predators are relevant to vertebrate trophic relationships? A community science platform helps to answer this question.. Food Webs , v. 31, p. e00232-e00232, 2022.
-
DE MATOS FRAGATA, MARCIA ; BACCARO, FABRICIO ; GONÇALVES, ANDRÉ LUÍS SOUSA ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . Living in a tropical concrete jungle: diversity and abundance variation in a parrot assemblage (Aves, Psittacidae) of a major Amazonian city. Urban Ecosystems , v. xxx, p. 1-11, 2022.
-
PLACIDO, R. A. A. ; GUILHERME, EDSON ; BORGES, S. H. . A protocol to evaluate the potential of protected areas for birdwatching tourism: a study case in the Brazilian Amazon. REVISTA BRASILEIRA DE ECOTURISMO , v. 14, p. 521-553, 2021.
-
RITTER, CAMILA D. ; RIBAS, CAMILA C. ; MENGER, JULIANA ; BORGES, SERGIO H. ; BACON, CHRISTINE D. ; METZGER, JEAN P. ; BATES, JOHN ; CORNELIUS, CINTIA . Landscape configuration of an Amazonian island-like ecosystem drives population structure and genetic diversity of a habitat-specialist bird. LANDSCAPE ECOLOGY , v. 36, p. 2565-2582, 2021.
-
DE AQUINO, KARINA KETHELEN SILVA ; BACCARO, FABRICIO BEGGIATO ; APPEL, GIULLIANA ; HENRIQUES, AUGUSTO LOUREIRO ; DINELI BOBROWIEC, PAULO ESTEFANO ; BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . Forest fragments, primary and secondary forests harbour similar arthropod assemblages after 40-years of landscape regeneration in the Central Amazon. AGRICULTURAL AND FOREST ENTOMOLOGY , v. 10, p. 1-11, 2021.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; TAVARES, TARCÍSIO DO R.S. ; CROUCH, NICHOLAS M.A. ; BACCARO, FABRICIO . Sucessional trajetories of bird assemblages in amazonian secondary forests: Perspectives from complementary biodiversity dimensions. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT , v. 20, p. 118731, 2020.
-
RITTER, CAMILA D ; COELHO, LAÍS A ; CAPURUCHO, JOÃO MG ; BORGES, SERGIO H ; CORNELIUS, CÍNTIA ; RIBAS, CAMILA C . Sister species, different histories: comparative phylogeography of two bird species associated with Amazonian open vegetation. BIOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY , v. 132, p. 161-173, 2020.
-
BORGES, SÉRGIO ; SOUZA, FRANCISCO ; MOREIRA, MARCELO ; CAMARGO, YARA . Alterar limites e categorias de áreas protegidas é necessariamente ruim? Um estudo de caso em duas unidades de conservação estaduais da Amazônia brasileira. NOVOS CADERNOS NAEA , v. 22, p. 117-141, 2019.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; BACCARO, FABRICIO ; MOREIRA, MARCELO ; CHOUERI, ERIK LACERDA . Bird assemblages on Amazonian river islands: Patterns of species diversity and composition. BIOTROPICA , v. 51, p. 1-10, 2019.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; SANTOS, MARCOS PÉRSIO DANTAS ; MOREIRA, MARCELO ; BACCARO, FABRÍCIO ; CAPURUCHO, JOÃO MARCOS GUIMARÃES ; RIBAS, CAMILA . Dissecting bird diversity in the Pantepui area of endemism, northern South America. JOURNAL OF ORNITHOLOGY , v. xxxx, p. xxxx, 2018.
-
BORGES, SÉRGIO H. ; SANTOS, MARCOS P.D. ; SOARES, LEONARDO M.S. ; SILVA, ANTONITA S. DA . Avian Communities in the Amazonian Cangas Vegetation: Biogeographic Affinities, Components of Beta-Diversity and Conservation. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 89, p. 1-14, 2017.
-
CHOUERI, ÉRIK L. ; GUBILI, CHRYSOULA ; BORGES, SÉRGIO H. ; THOM, GREGORY ; SAWAKUCHI, ANDRÉ O. ; SOARES, EMÍLIO A. A. ; RIBAS, CAMILA C. . Phylogeography and population dynamics of Antbirds (Thamnophilidae) from Amazonian fluvial islands. JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY , v. 44, p. 2284-2294, 2017.
-
ROCHA, A. ; BORGES, S. H. ; OTAVIANO, J. ; OVALLE, J. M. R. ; BARNETT, A. A. . Predation of Ingram?s squirrel Guerlinguetus ingrami (Thomas 1901) by Collared Forest Falcon Micrastur semitorquatus (Vieillot 1870) in the Brazilian Atlantic Forest, with a review of the known prey-base for the species.. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 25, p. 7-11, 2017.
-
HUDSON, LAWRENCE N. ; NEWBOLD, TIM ; CONTU, SARA ; HILL, SAMANTHA L. L. ; LYSENKO, IGOR ; DE PALMA, ADRIANA ; PHILLIPS, HELEN R. P. ; ALHUSSEINI, TAMERA I. ; BEDFORD, FELICITY E. ; BENNETT, DOMINIC J. ; BOOTH, HOLLIE ; BURTON, VICTORIA J. ; CHNG, CHARLOTTE W. T. ; CHOIMES, ARGYRIOS ; CORREIA, DAVID L. P. ; DAY, JULIE ; ECHEVERRÍA-LONDOÑO, SUSY ; EMERSON, SUSAN R. ; GAO, DI ; BORGES, S. H. ; et.al . The database of the PREDICTS (Projecting Responses of Ecological Diversity In Changing Terrestrial Systems) project. Ecology and Evolution , v. 7, p. 145-188, 2017.
-
BORGES, S. H. ; Whittaker, A. ; ALMEIDA, R. ; CORNELIUS, C. ; Dos Santos-Jr, M.A. ; MOREIRA, M. . Bird record in the northwestern and central portions of the Amazon basin highlight the needs for inventories and long-term monitoring in the region. REVISTA BRASILEIRA DE ORNITOLOGIA , v. 25, p. 206-220, 2017.
-
BORGES, SERGIO H. ; CORNELIUS, CINTIA ; MOREIRA, MARCELO ; RIBAS, CAMILA C. ; CONH-HAFT, MARIO ; CAPURUCHO, JOÃO M. ; VARGAS, CLAUDEIR ; ALMEIDA, RICARDO . Bird Communities in Amazonian White-Sand Vegetation Patches: Effects of Landscape Configuration and Biogeographic Context. Biotropica (Lawrence, KS) , v. 48, p. 121-131, 2016.
-
MATOS, MAYSA V. ; BORGES, SERGIO H. ; D'HORTA, FERNANDO M. ; CORNELIUS, CÍNTIA ; LATRUBESSE, EDGARDO ; COHN-HAFT, MARIO ; RIBAS, CAMILA C. . Comparative Phylogeography of Two Bird Species, (Thraupidae) and (Trochilidae), Specialized in Amazonian White-sand Vegetation. Biotropica (Lawrence, KS) , v. 48, p. 110-120, 2016.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; CORNELIUS, CINTIA ; RIBAS, CAMILA ; ALMEIDA, RICARDO ; GUILHERME, EDSON ; ALEIXO, ALEXANDRE ; DANTAS, SIDNEI ; SANTOS, MARCOS PÉRSIO DOS ; MOREIRA, MARCELO . What is the avifauna of Amazonian white-sand vegetation?. BIRD CONSERVATION INTERNATIONAL , v. 26, p. 192-204, 2016.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE ; Whittaker, A. ; Almeida, R. A. M. . Bird diversity in the Serra do Aracá region, northwestern Brazilian Amazon: preliminary check-list with considerations on biogeography and conservation. Zoologia , v. 31, p. 343-360, 2014.
-
Caldenhof, S. B. L. ; BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. ; Silva, F. L. ; Josa, I. O. . Agrobiodiversidade no Rio Negro: um estudo sobre a diversidade varietal da mandioca em comunidades tradicionais no Rio Unini, Barcelos, Amazonas. Amazônia (Banco da Amazônia. 2005) , v. 9, p. 43-58, 2014.
-
BORGES, S. H. ; Moreira, M.P. ; Vicentini, A. ; Cid, C. A. ; Cohn-Haft, M. ; Ribas, C. C. ; Capurucho, J. M. ; Pérsio, M. . Muito além das florestas - outros nichos de biodiversidade na Amazônia. CIÊNCIA HOJE , v. 306, p. 33-36, 2014.
-
CALDENHOF, S. B. L. ; BORGES, S. H. ; IWANAGA, S. ; SILVA, F. L. ; JOSA, I. O. . Agrobiodiversidade no Rio Negro: Um estudo sobre a diversidade varietal da mandioca em comunidades tradicionais no Rio Unini, Barcelos, Amazonas. AMAZÔNIA (BANCO DA AMAZÔNIA. 2005) , v. 9, p. 43-58, 2014.
-
BORGES, SÉRGIO HENRIQUE . Bird species distribution in a complex Amazonian landscape: species diversity, compositional variability and biotic-environmental relationships. Studies on Neotropical Fauna and Environment , v. 48, p. 106-118, 2013.
-
Capurucho, J. M. ; Cornelius, C. ; BORGES, SERGIO HENRIQUE ; Cohn-Haft, M. ; Aleixo, A. ; Metzger, J. P. ; Ribas, C. C. . Combining phylogeography and landscape genetics of (Aves: Pipridae), a white sand specialist, to understand Pleistocene landscape evolution in Amazonia. Biological Journal of the Linnean Society , v. 110, p. 60-76, 2013.
-
BORGES, S. H. ; Silva, J. M. C. . A New Area of Endemism for Amazonian Birds in the Rio Negro Basin. The Wilson Journal of Ornithology , v. 124, p. 15-23, 2012.
-
BORGES, S. H. ; Guilherme, E. ; Ornithological Records from a Campina/Campinarana Enclave on the Upper Juruá River, Acre, Brazil. The Wilson Journal of Ornithology , v. 123, p. 24-32, 2011.
-
BORGES, S. H. ; Almeida, R. A. . Birds of the Jaú National Park and adjacent areas, Brazilian Amazon: new species records with reanalysis of a previous checklist. Revista Brasileira de Ornitologia , v. 19, p. 108-133, 2011.
-
BORGES, S. H. . A importância do ensino de pós-graduação na formação de recursos humanos para o estudo da biodiversidade no Brasil: um estudo de caso na ornitologia. Biota Neotropica , v. 8, p. 21-27, 2008.
-
BORGES, S. H. . Bibliografia ornitológica do Brasil - dissertações e teses no período de 1970 à 2005. Ararajuba (Rio de Janeiro) , v. 16, p. 82-98, 2008.
-
BORGES, S. H. . Rarity of birds in the Jaú National Park, Brazilian Amazon. Animal Biodiversity and Conservation , v. 29, p. 179-189, 2007.
-
BORGES, S. H. . Bird assemblages in secondary forests developing after slash-and-burn agriculture in the Brazilian Amazon. Journal of Tropical Ecology (Print) , v. 23, p. 469-477, 2007.
-
BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. . O desafio de proteger a Amazônia. CIÊNCIA HOJE , v. 41, p. 73-75, 2007.
-
BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. ; Moreira, M.P. ; Durigan, C. D. . Uma análise geopolítica do atual sistema de unidades de conservação na Amazônia Brasileira. Política Ambiental , v. 4, p. 1-42, 2007.
-
BORGES, S. H. ; Almeida, R. A. . Análise biogeográfica da avifauna da região oeste do baixo Rio Negro, amazônia brasileira. Revista Brasileira de Zoologia (Online) , v. 24, p. 919-940, 2007.
-
BORGES, S. H. ; IWANAGA, S. ; MOREIRA, M. P. ; DURIGAN, C. C. . Uma análise geopolítica do atual sistema de unidades de conservação na Amazônia brasileira. Política Ambiental , v. 4, p. 3-42, 2007.
-
BORGES, S. H. . Species poor but distinct: bird assemblage in white sand vegetation in Jaú National Park, Brazilian Amazon. Ibis (London. 1859) , Inglaterra, v. 146, p. 114-124, 2004.
-
BORGES, S. H. ; Henriques, L. M. ; Carvalhaes, A. M. P. . Density and habitat use by owls in two Amazonian forest types. Journal of Field Ornithology , v. 75, n.2, p. 176-192, 2004.
-
BORGES, S. H. . Os rios e a diversidade de aves na Amazônia. CIÊNCIA HOJE , v. 34, p. 22-27, 2004.
-
Barnett, A. A. ; BORGES, S. H. ; Castilho, C. ; Neri, F. M. ; Shapley, R. L. . Primates of the Jaú National Park, Amazonas, Brazil. Neotropical Primates, v. 10, n.2, p. 65-70, 2002.
-
BORGES, S. H. ; Cohn-Haft, M. ; Carvalhaes, A. M. P. ; Henriques, L. M. ; Pacheco, J. F. ; Whittaker, A. . Birds of Jaú National Park, Brazilian Amazon: species check-list, biogeography and conservation. Ornitologia Neotropical, Canadá, v. 12, p. 109-140, 2001.
-
BORGES, S. H. ; Almeida, R. A. . First brazilian record of the Yapacana antbird (Myrmeciza disjuncta, Thamnophilidae) with additional notes on its natural history. Ararajuba (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 9, p. 163-165, 2001.
-
BORGES, S. H. ; Macêdo, I. T. . Cecropia fruits and Mullerian bodies in the diet of Chestnut-bellied Seedeater Sporophila castaneiventris. Cotinga, Inglaterra, v. 15, p. 17-18, 2001.
-
BORGES, S. H. ; Carvalhaes, A. M. P. . Bird species of black water inundation forest in the Jaú National Park (Amazonas State, Brazil): their contribution to regional species richness. Biodiversity and Conservation , Holanda, v. 9, p. 201-214, 2000.
-
BORGES, S. H. ; Guilherme, E. . Comunidade de aves em um fragmento florestal urbano em Manaus, Amazonas, Brasil. Ararajuba (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 8, p. 17-23, 2000.
-
BORGES, S. H. . Primeiro registro de Myrmeciza disjuncta para o Brasil (Passeriformes: Thamnophilidae). Nattereria (São Paulo) , Brasil, v. 1, p. 14-15, 2000.
-
Barnett, A. A. ; BORGES, S. H. ; Castilho, C. . Golden-backed uacari, Cacajao melanocephalus ouakary in Jaú National Park, Amazonas, Brazil: results of a short survey. Primate Eye , v. 70, p. 33-37, 2000.
-
BORGES, S. H. ; Stouffer, P. C. . Bird communities in two types of anthropogenic successional vegetation in central Amazonia. The Condor (Los Angeles, Calif.) , Estados Unidos, v. 101, p. 529-536, 1999.
-
BORGES, S. H. ; Carvalhaes, A. M. P. ; Henriques, L. M. . Local topography and bird species distribution in a Central Amazonian site. Brazilian Journal of Ecology (Disquete) , Brasil, v. 1, p. 21-25, 1999.
-
BORGES, S. H. . The relative use of secondary forests by cracids in central Amazonia. Ornitologia Neotropical, Canadá, v. 10, p. 77-80, 1999.
-
Fisher, E. ; Fisher, W. ; BORGES, S. H. ; Pinheiro, M. R. ; Vicentini, A. . Predation of Carollia perspicillata by Phyllostomus cf. elongatus in Central Amazonia. Chiroptera Neotropical, v. 3, n.1, p. 67-68, 1997.
-
BORGES, S. H. ; Brescovit, A. . Inventário preliminar da aracnofauna (Aranae) de duas localidades na Amazônia Ocidental. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Zoologia , Brasil, v. 12, n.1, p. 9-21, 1996.
-
BORGES, S. H. ; Pacheco, J. F. ; Whittaker, A. . New records of the house sparrow (Passer domesticus) in the Brazilian Amazon. Ararajuba (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 4, n.2, p. 116-117, 1996.
-
BORGES, S. H. ; Cardoso, R. M. . Ninhos e ovos de Caryothraustes canadensis (Passeriformes: Emberezidae). Ararajuba (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 3, p. 76-76, 1995.
-
BORGES, S. H. . As teses de pós-graduação produzidas no Brasil na área de ornitologia entre 1970 e 1991. Ararajuba (Rio de Janeiro) , Brasil, v. 3, p. 33-36, 1995.
-
BORGES, S. H. . Listagem e novos registros de aves para a região de Boa Vista, Roraima, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Zoologia , Brasil, v. 10, n.2, p. 191-202, 1994.
-
BORGES, S. H. . Listagem preliminar da avifauna do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Boletim do Instituto de Ciências Biológicas e Geociências, Brasil, v. 43, p. 25-35, 1990.
-
BORGES, S. H. ; Raposo-Filho, J. R. . Ornitologia da Reserva Biológica do Poço Dantas - levantamento II. Boletim do Instituto de Ciências Biológicas e Geociências, Brasil, v. 42, p. 45-55, 1989.
-
BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. ; Moreira, M.P. ; Durigan, C. D. ; Saldanha, F. . Uma experiência de monitoramento participativo de biodiversidade na Amazônia brasileira : o sistema de monitoramento de uso de recursos naturais no Rio Unini - SiMUR. 1. ed. , 2014.
-
RODRIGUES, M. S. ; PEDROLLO, C. T. ; BORGES, S. H. ; Camargo, Y. ; Moreira, M.P. ; AMARAL, G. S. ; BRANDAO, D. O. ; Iwanaga, S. . Iranduba: características socioambientais de um município em transformação. 1. ed. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2014. 32p .
-
BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. (Org.) ; Moreira, M.P. (Org.) . Unini o rio da sustentabilidade - bases socioambientais para a gestão da bacia do Rio Unini e de suas unidades de conservação. 1. ed. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2011.
-
BORGES, S. H. ; Iwanaga, S. (Org.) ; Durigan, C. D. (Org.) ; Pinheiro, M. R. (Org.) . Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - Uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amazônia. 1. ed. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2004. 273p .
-
Saragoussi, M. (Org.) ; Guazelli, A. C. (Org.) ; BORGES, S. H. (Org.) ; Oliveira, R. (Org.) ; Pinheiro, M. R. (Org.) ; Rebêlo, G. H. (Org.) ; Benatti, J. H. (Org.) ; Barreto, H. (Org.) ; Chaves, M. P. (Org.) . A gênese de um plano de manejo. 1. ed. Manaus: , 1998. 113p .
-
Cornelius, C. ; BORGES, S. H. . Aves. Fauna & flora do campus da Universidade Federal do Amazonas: a maior biodiversidade urbana do Brasil. 1ed.Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2022, v. 1, p. 245-266.
-
SOARES, C. ; GORDO, M. ; BORGES, S. H. . O casamento perfeito nas cidades. In: Maurício Lamano Ferreira; Alessandro Reinaldo Zabotto; Fernando Periotto. (Org.). Verde Urbano. 1ed.Engenheiro Coelho: Unaspress, 2021, v. , p. 102-103.
-
Capurucho, J. M. G. ; BORGES, S. H. ; Cornelius, C. ; Vicentini, A. ; Prata, E. M. B. ; Costa, F. M. ; Campos, P. ; Sawakuchi, A. O. ; Rodrigues, F. ; Zular, A. ; Aleixo, A. ; Bates, J. M. ; Camila Ribas, C. . Patterns and Processes of Diversification in Amazonian White Sand Ecosystems: Insights from Birds and Plants. In: Valenti Rull; Ana Carolina Carnaval. (Org.). Fascinating Life Sciences. 1ed.: Springer International Publishing, 2020, v. , p. 245-270.
-
Iwanaga, S. ; Camargo, Y. ; BORGES, S. H. ; Moreira, M.P. ; Saldanha, F. ; Durigan, C. D. . Implicações das mudanças ambientais sobre populações tradicionais em unidades de conservação: Um estudo de caso na bacia do rio Unini. In: Lúcia da Costa Ferreira; Luísa Schmidt; Mercedes Pardo Buendía; Jorge Calvimontes, José Eduardo Viglio. (Org.). clima de tensão Ação humana, biodiversidade e mudanças climáticas. 1ed.Campinas: Editora Unicamp, 2017, v. , p. 343-358.
-
Durigan, C. D. ; BORGES, S. H. . Building participative biodiversity management in the lower Rio Negro. In: Nurit Bensusan; Ana Cristina Barros; Beatriz Bulhões; Alessandra Arantes. (Org.). What on earth is biodiversity?. 1ed.São Paulo: Peirópolis, 2006, v. , p. 1-480.
-
BORGES, S. H. ; Durigan, C. D. ; Pinheiro, M. R. ; Camargo, J. L. ; Murchie, A. . Planejando o estudo da biodiversidade na Amazônia brasieira: uma experiência no Parque Nacional do Jaú. In: Sérgio Henrique Borges; Simone Iwanaga; Carlos César Durigan; Marcos Roberto Pinheiro. (Org.). Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amazônia. 1ed.Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2004, v. , p. 3-14.
-
Pinheiro, M. R. ; BORGES, S. H. . Caracterização das Janelas para a Biodiversidade. In: Sérgio Henrique Borges; Simone Iwanaga; Carlos César Durigan; Marcos Roberto Pinheiro. (Org.). Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amzônia. 1ed.Manauas: Fundação Vitória Amazônica, 2004, v. , p. 19-40.
-
BORGES, S. H. . Inventário de aves no Parque Nacional do Jaú utilizando a abordagem do Projeto Janelas para a Biodiversidade. In: Sérgio Henrique Borges; Simone Iwanaga; Carlos César Durigan; Marcos Roberto Pinheiro. (Org.). Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amazônia. 1ed.Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2004, v. , p. 177-192.
-
BORGES, S. H. ; Filoni, F. ; Siqueira, I. C. . Práticas agriculturais dos moradores do Parque Nacional do Jaú. In: Sérgio Henrique Borges; Simone Iwanaga; Carlos César Durigan; Marcos Roberto Pinheiro. (Org.). Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na amazônia. 1ed.Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2004, v. , p. 245-253.
-
BORGES, S. H. ; Camargo, J. L. ; Durigan, C. D. ; Pinheiro, M. R. ; Iwanaga, S. . Projeto Janelas para a Biodiversidade: avaliação e perspectivas. In: Sérgio Henrique Borges; Simone Iwanaga; Carlos César Durigan; Marcos Roberto Pinheiro. (Org.). Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na amazônia. 1ed.Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2004, v. , p. 259-273.
-
BORGES, S. H. ; Stouffer, P. C. . Comportamento de 'lek' em Topaza pella (Aves: Trochilidae) na Amazônia Central. In: Renato Cintra. (Org.). História Natural, ecologia e conservação de algumas espécies de plantas e animais na Amazônia. 1ed.Manaus: EDUA, 2004, v. , p. 249-253.
-
Saragoussi, M. ; Pinheiro, M. R. ; BORGES, S. H. ; Chaves, M. P. ; Murchie, A. . An experiment in participatory mapping in Brazil's Jaú National Park. In: Charles H. Wood; Roberto Porro. (Org.). Deforestation and land use in the amazon. 1ed.Gainesville: University Press of Florida, 2002, v. , p. 353-364.
-
BORGES, S. H. ; Pinheiro, M. R. . Preservação do rio Negro: as unidades de conservação. In: Alexandre Adalardo de Oliveira; Douglas Daly. (Org.). As florestas do Rio Negro. 1ed.São Paulo: Companhia das Letras: Unip, 2001, v. , p. 303-329.
-
BORGES, S. H. ; Stouffer, P. C. . Conservation recommendations for understory birds in Amazonian forests fragments and secondary areas. In: Richard O. Bierregaard; Claude Gascon; Thomas Lovejoy; Angelo A. dos Santos; Rita Mesquita. (Org.). Lessons from Amazonia: Ecology and conservation of a fragmented forest. 1ed.New Haven: Yale University Press, 2001, v. , p. 248-261.
-
BORGES, S. H. ; Macêdo, I. T. ; Torres, M. F. . Ecologia alimentar de duas aves granívoras (Estrilda astrid e Sporophila castaneiventris) na região de Manaus. In: Maria Alice Alves dos Santos; José Maria Cardoso da Silva; Monique Van Sluys; Helena de Godoy Bergallo; Carlos Frederico Duarte da Rocha. (Org.). A ornitologia no Brasil: pesquisa atual e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: EDUERJ, 2000, v. , p. 241-250.
-
BORGES, S. H. ; Uejima, A. K. . A importância dos cursos de pós-graduação na formação de ornitólogos no Brasil. In: VIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2000, Florianópolis, 2000. p. 71-75.
-
BORGES, S. H. ; Pinheiro, M. R. ; Murchie, A. ; Santos, L. F. S. . Planejando o estudo da biodiversidade na Amazônia: janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú. In: II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, 2000, Campo Grande, 2000. p. 738-746.
-
BORGES, S. H. . Diversidade de espécies e considerações biogeográficas sobre a avifauna da região da Serra do Aracá, noroeste da Amazônia brasileira. In: XVI Congresso Brasileira de Ornitologia, 2008, Palmas. Anais do XVI Congressa Brasileiro de Ornitologia.
-
BORGES, S. H. . Quantas espécies de aves neotropicais serão reveladas em futuras revisões taxonômicas. In: XVI Congresso Brasileira de Ornitologia, 2008, Palmas. Anais do XVI Congressa Brasileiro de Ornitologia, 2008.
-
BORGES, S. H. ; Pinheiro, M. R. ; Camargo, J. L. ; Murchie, A. ; Durigan, C. D. . A utilização do sistema de informações geográficas no planejamento de pesquisa no Parque Nacional do Jaú, Amazonas, Brasil. In: VII Reunião Especial da SBPC, 2001, Manaus. VII Reunião Especial da SBPC, 2001.
-
BORGES, S. H. . Descrição dos ninhos e ovos de duas espécies de aves amazônicas: Hypocnemis hypoxantha e Myrmotherula cherriei (Passeriformes: Thamnophilidae). In: IX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2001, Curitiba, 2001.
-
BORGES, S. H. ; Almeida, R. A. . Ampliação na distribuição geográfica de duas espécies de aves amazônicas: Myrmeciza disjuncta e Amazona kawalli. In: IX Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2001, Curitiba, 2001.
-
BORGES, S. H. ; Durigan, C. D. . Extrativismo do cipó-titica (Heteropsis spp.) no Parque Nacional do Jaú, Amazonas. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre, 2001.
-
BORGES, S. H. . Avifauna de matas inudadas por rios de água preta e rios de água branca na Amazônia: uma comparação de literatura. In: VIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2000, Florianópolis, 2000.
-
BORGES, S. H. ; Tonini, M. ; Almeida, R. A. . Aves do complexo campina/campinarana/ mata de terra firme do Parque Nacional do Jaú, Amazonas. In: VIII Congresso Brasileiro de Ornitologia, 2000, Florianópolis, 2000.
-
BORGES, S. H. ; Pinheiro, M. R. . Mapeamento comunitário participativo do uso dos recursos naturais do Parque Nacional do Jaú, AM. In: III Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, 2000, Piracicaba.
-
BORGES, S. H. ; Guilherme, E. . Comunidade de aves num fragmento urbano em Manaus, Amazônia Central. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Rio de Janeiro, 1998.
-
BORGES, S. H. . Avifauna de matas inundadas e de terra firme na região do baixo Rio Negro, amazonas, Brasil. In: VII Congressa Brasileiro de Ornitologia, 1998, Rio de Janeiro. Anais do VII Congressa Brasileiro de Ornitologia, 1998.
-
BORGES, S. H. ; Ferreira, L. V. ; Gondim, E. ; Garcia, M. ; Martins, M. . Projeto Jaú: Biodiversidade no maior Parque Nacional de florestas tropicais do mundo: Parque Nacional do Jaú, Amazônia Central. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília, 1996.
-
BORGES, S. H. ; Carvalhaes, A. M. P. . Projeto Jaú: Topografia local e a distribuição de aves do sub-bosque no Parque Naiconal do Jaú, Amazônia Central. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília, 1996.
-
BORGES, S. H. . Listagem de aves em algumas localidades próximas a Boa Vista, Roraima. In: IV Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1994, Recife, 1994.
-
BORGES, S. H. . Comunidade de aves em dois tipos de vegetação secundária da Amazônia Central: diversidade, abundância e similaridade. In: IV Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1994, Recife, 1994.
-
BORGES, S. H. . Os cursos de pós-graduação no Brasil e a ornitologia. In: III Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1993, Pelotas, 1993.
-
BORGES, S. H. . Descrição do ninho e ovos de Caryothraustes canadensis (Passeriformes, Fringilidae). In: III Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1993, Pelotas, 1993.
-
BORGES, S. H. ; Stouffer, P. C. . O comportamento de lek em Topaza pela (Trochilidae). In: II Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1992, Campo Grande. Anais do II Congresso Brasileiro de Ornitologia, 1992.
-
BORGES, S. H. ; Raposo-Filho, J. R. . Ornitologia do Poço DÁntas - Levantamento II. In: VI Encontro Nacional de Anilhadores de Aves - ENAV, 1990, Pelotas. Anais do VI Encontro Nacional de Anilhadores de Aves - ENAV, 1990. p. 15-15.
-
BORGES, S. H. . Parque Nacional do Jaú e os resultados da pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Quais os desafios científicos de manejar uma megareserva de proteção integral?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Biogeografia de aves na região oeste do baixo Rio Negro, Amazônia brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Planejando o estudo da biodiversidade na Amazônia: o projeto Janelas para a Biodiversidade no Parque Nacional do Jaú. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Inventário de biodiversidade na amazônia: um estudo de caso no Parque Nacional do Jaú. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Novas perspectivasde pesquisa no Parque Nacional do Jaú. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Ecologia e biodiversidade do maior Parque Nacional do mundo em florestas tropicais contínuas: Parque Nacional do Jaú. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BORGES, S. H. . Lista ilustrada das aves do Parque Nacional do Jaú. Manaus: Fundação Vitória Amazônica, 2003 (Guia de campo).
-
BORGES, S. H. . Statistics for ornithologists 1996 (resenha de livro).
Outras produções
BORGES, SERGIO H . Save 20,500 Acres of Brazil's Imperiled Atlantic Fores. 2021.
BORGES, S. H. . Expand the Serra Bonita Reserve in Brazil?s Atlantic Forest. 2020.
BORGES, S. H. . Protect the Last of the Brazilian Rainforest in Brazil. 2020.
BORGES, S. H. . Experiências de monitoramento de biodiversidade na região das unidades de conservação do Rio Negro. 2015.
BORGES, S. H. . Divulgação do Iniciativa Águas Amazônicas. 2015.
BORGES, S. H. . Diagnóstico biológico para o plano de gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. 2015.
BORGES, S. H. . Oficina sobre Protocolos Complementares para o Monitoramento Participativo da Biodiversidade. 2014.
BORGES, S. H. . Oficina de Avaliação do Estado da Conservação das aves brasileiras - bioma Amazônia. 2012.
BORGES, S. H. . Oficina de Avaliação do Estado da Conservação das aves brasileiras - bioma Amazônia. 2011.
BORGES, S. H. . História natural e áreas de ocorrência de Phylloscartes roquettei (cara--dourada) no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, norte de Minas Gerais. 2008.
BORGES, S. H. . Investigação de área de provável ocorrência de Eleothreptuscandicans baseado em modelos de distribuição potencial. 2008.
BORGES, S. H. . Construção de indicadores socioambientais para o monitoramento de unidades de conservação da Amazônia. 2008.
BORGES, S. H. . Nesting phenology of terra-firme forest birds in the Central Amazon. 2006.
BORGES, S. H. . Composição e dinâmica de comunidades arbóreas em fragmentos florestais e florestas contínuas na amazônia Central. 2005.
BORGES, S. H. ; Pronabio . Seminário Avaliação e Identificação de Ações Prioritárias para a Conservação, Utilização Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade da Amazônia. 2001.
BORGES, S. H. . Assessoria para filmagens em campo. 1996.
Governo do Estado do Amazonas ; BORGES, S. H. ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. . Plano de gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Igapó-Açu. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão da Reserva Extrativista Canutama. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão da Floresta Estadual Canutama. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Madeira. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão da Floresta Estadual Tapauá. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão do Parque Estadual do Matupiri. 2014.
Governo do Estado do Amazonas ; DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Matupiri. 2014.
DESENVOLVIMENTO, S. E. M. A. E. ; AMAZONAS, G. E. ; BORGES, S. H. . Plano de gestão do Parque Estadual do Rio Negro - setor norte. 2007.
BORGES, S. H. . Diagnóstico para a criação da Reserva Extrativista do Rio Unini, Barcelos, Amazonas. 2005.
IBAMA ; BORGES, S. H. . Plano de manejo da Estação Ecológica de Anavilhanas. 1999.
IBAMA ; BORGES, S. H. . Plano de manejo do Parque Nacional do Jaú. 1998.
BORGES, SERGIO H. . Teorias de diversificação da biota Amazônica. 2016. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Áreas de endemismo e diversificação no Neotrópico. 2016. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Teorias de diversificação da biota Amazônica. 2016. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Gestão de unidades de conservação na Amazônia e a importância do monitoramento participativo do uso de recursos naturais. 2016. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Curso de Monitoramento Participativo da Biodiversidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, S. H. . Evolução da biodiversidade na Amazônia: padrões de distribuição e hipóteses de especiação. 2014. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . ECO-85 - Evolução e biogeografia de ecossistemas amazônicos. 2014. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Evolução da biodiversidade na Amazônia: padrões de distribuição e hipóteses de especiação. 2013. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Evolução da biodiversidade na Amazônia: padrões de distribuição e hipóteses de especiação. 2012. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . ECO-85 - Evolução e Biogeografia de Ecossistemas Amazônicos. 2012. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Métodos de monitoramento, coleta e conservação de aves. 2011. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Teorias sobre os processos de evolução biogeográfica da biota Amazônica. 2011. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . TOP ESP - Evolução e Biogeografia de Ecossistemas Amazônicos. 2011. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . A identificação de componentes bióticos como um problema em biogeografia com exemplos amazônicos. 2010. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Teorias sobre os processos de evolução biogeográfica da biota Amazônica. 2010. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Conservação da biodiversidade e gestão participativa de áreas protegidas no Rio Negro - Brasil. 2009. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Teorias sobre os processos de evolução biogeográfica da biota Amazônica. 2009. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Unidades de Conservação na Amazônia: os desafios do conhecimento e da gestão. 2009. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Teorias sobre os processos de evolução biogeográfica da biota Amazônica. 2008. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Diversidade de aves da Amazônia. 2007. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Diversidade e distribuição de aves na Amazônia. 2006. (Ensino (pós graduação)).
BORGES, S. H. . Métodos de estudos em ecologia de comunidades de aves. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, S. H. . Fragmentação na paisagem amazônica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, S. H. . Ecologia da Floresta Amazônica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BORGES, S. H. . Fundamentos de ornitologia da Amazônia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, S. H. . Princípios ecológicos para a tomada de deciões na Amazônia. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, S. H. . Técnicas de taxidermia de aves e mamíferos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, S. H. . Metodologia científica. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Fauna de hábitats insulares da Amazônia: taxonomia, contribuição para a beta diversidade regional e conservação, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador.
-
2021 - Atual
Biodiversidade nas Cidades: uma abordagem multi-taxonômica para o planejamento de uma cidade mais verde, Descrição: Ações que tornam as cidades mais verdes estão sendo desenvolvidas no mundo todo, uma vez que as áreas verdes em cidades trazem inúmeros benefícios. Áreas verdes em cidades prestam serviços ambientais importantes como a regulação da temperatura, proteção e regulação dos recursos hídricos, diminuição da poluição e promovem a qualidade de vida e bem-estar para os moradores das cidades. Este bem-estar ocorre através do contato com a biodiversidade em áreas de lazer e espaços para educação ambiental e práticas esportivas. Cidades com mais áreas verdes são cidades mais saudáveis e com melhor qualidade de vida. Assim, manter áreas verdes nas cidades pode ter impactos positivos tanto no âmbito econômico (e.g. redução do consumo de energia, redução em gastos com saúde pública) como social (e.g. melhorando a qualidade de vida das pessoas). Contudo, as florestas nas cidades devem ser ambientes em bom estado de conservação para garantir suas funções ecossistêmicas, mas o processo de urbanização sem um planejamento adequado pode reduzir a diversidade nas cidades. Assim, se torna um grande desafio conciliar a manutenção da diversidade biológica e o desenvolvimento urbano, especialmente em cidades tropicais com alta diversidade como Manaus que se situa em umas das regiões com maior biodiversidade do planeta.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Cintia Cornelius Frische - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
-
2018 - Atual
Dinâmica biológica em ilhas fluviais da Amazônia: estrutura de assembleias de animais com distintas capacidades dispersivas no arquipélago de Anavilhanas, Amazonas, Brasil, Descrição: Neste projeto é proposto um estudo integrado das paisagens e da biodiversidade de ilhas fluviais do Arquipélago de Anavilhanas, localizado no Rio Negro com foco em quatro grupos taxonômicos com capacidades de dispersão e colonização distintos: aves, anuros, formigas e aranhas. O objetivo do projeto é documentar os padrões de diversidade, abundância e composição de espécies destes grupos taxonômicos, relacionando os atributos das assembleias (p. ex. número de espécies) com as características das ilhas,especialmente tamanho e grau de isolamento das mesmas. Serão aplicadas metodologias padronizadas para coleta de dados dos grupos de espécies-alvo do projeto integradas em um modelo de amostragem que considere a complexidade e diversidade das ilhas a serem estudadas e as peculiaridades de cada grupo de espécies. Os resultados esperados do projeto são: i) ampliação do entendimento sobre a influência de variáveis da paisagem em um ambiente naturalmente fragmentado sobre a distribuição ecológica de quatro grupos taxonômicos emblemáticos da biodiversidade amazônica, e ii) reconhecimento e valorização das ilhas fluviais como um ambiente distinto no contexto das áreas alagáveis da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Camila Ribas - Integrante / Marcelo Menin - Integrante / Fabricio Baccaro - Integrante / Tomaz Nascimento de Melo - Integrante / Thiago Gomes de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
-
2016 - 2020
History and diversification of floodplain forest bird communities in Amazonia: towards an integrated conservation plan, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Camila Cherem Ribas em 19/03/2018., Descrição: Amazonian countries are focusing on building hydroelectric dams, which will impose a significant impact to the biota specialized in flooded habitats through habitat loss, fragmentation and changes in sediment dynamics. This biota has a unique, complex and still poorly known history, as wetlands probably dominated western Amazonia for a large portion of the Neogene, and significant changes on the drainage pattern have occurred since then. Although birds are one of the best-known groups of vertebrates concerning taxonomy, ecology and distribution, flooded habitat bird assemblages are still poorly known and have been very little explored using molecular techniques. Substantial cryptic diversity and endemism have been found within some of these taxa, which indicates that patterns and processes underlying these patterns are not well understood. Within the context of the developmental plans for energy generation, this constitutes a major threat to a significant portion of Amazonian biodiversity that is little known.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / José Maria Cardoso da Silva - Integrante / Joel Cracraft - Integrante / Alexandre Aleixo - Integrante / Camila Cheren Ribas - Coordenador / John Bates - Integrante / Fernando Mendonça d´Horta - Integrante / Edgardo Latrubese - Integrante / André Sawakuchi - Integrante / Michael Harvey - Integrante / Thiago S. F. Silva - Integrante., Financiador(es): U.S. Agency for International Development - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2019
Biogeografia, ecologia de comunidades e conservação da avifauna de ambientes insulares da Amazônia, Descrição: A proposta deste projeto é investigar a distribuição geográfica, estrutura de comunidades e a diversidade genética de aves em três tipos de sistemas insulares na Amazônia ? tepuis, ilhas fluviais do Rio Negro, campinas de areia branca - com o objetivo de enfatizar a importância destes ambientes para a evolução, distribuição ecológica e conservação das aves da Amazônia. Esta proposta foi desenhada para: i) testar os efeitos da estrutura espacial de manchas de hábitats insulares sobre os atributos das comunidades de aves, ii) avaliar os padrões de endemismos de aves nestes tipos de ambiente, iii) verificar o quanto a distribuição espacial atual e passada destes ambientes afeta a diversidade genética intra-populacional de aves e iv) avaliar os níveis de ameaça da avifauna destes tipos de ambiente e propor estratégias de conservação. Com esta proposta eu pretendo: i) colaborar na ampliação de coletas de aves em ecossistemas e regiões pouco conhecidas da Amazônia, ii) sintetizar o conhecimento de uma biodiversidade única e pouco investigada, iii) identificar táxons e paisagens frágeis que mereçam atenção especial em planos de conservação, iv) atuar na formação de recursos humanos através de cursos de pós-graduação e v) contribuir com a produção científica sobre a biodiversidade da Amazônia. Para atingir estas metas, o projeto foi dividido em subprojetos que exploram de modo complementar o tema da diversidade de aves em hábitats insulares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Camila Ribas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
-
2012 - 2014
Monitoramento e manejo dos cipós do gênero Heteropsis na Reserva Extrativista do Rio Unini e Parque Nacional do Jaú, Estado do Amazonas, Descrição: O uso de fibras vegetais como cipós e lianas e muito difundido entre as populações rurais do Rio Negro. Entretanto, existem poucas iniciativas de se avaliar a sustentabilidade destas práticas extrativistas. O projeto Monitoramento e manejo dos cipós do gênero Heteropsis na Reserva Extrativista do Rio Unini e Parque Nacional do Jaú, Estado do Amazonas, faz parte do Programa Jovem Cientista Amazônida ? Áreas Protegidas e o seu desenho foi baseado nas recomendações da Instrução Normativa (IN), publicada pelo governo do Estado do Amazonas através da SDS em 2008 (001/08/SDS), visado regular e dar instruções básicas de manejo de cipós para serem utilizadas pelos extrativistas. Porém, as bases biológicas e ecológicas desta IN não foram estabelecidas em um amplo estudo sobre taxa de regeneração e outros parâmetros de manejo das espécies de cipó. Assim, a proposta deste projeto foi formar uma plataforma de estudo participativo, envolvendo as comunidades extrativistas que têm no cipó um importante recurso para economia familiar. Um importante componente do projeto foi o envolvimento de jovens estudantes das comunidades na implementação do projeto, monitoramento das plantas, coleta e análise de dados. Como resultados relevantes deste projeto destacamos a implementação de 4 parcelas experimentais de monitoramento dos cipós que serão avaliadas a cada 4 meses pós finalização do projeto, capacitação de 6 bolsistas em técnicas de pesquisa e monitoramento de cipós, capacitação de moradores extrativistas das comunidades conforme as normas da IN, subsídios técnicos e experiência de campo para aprimorar as regras da IN e alavancar novos projetos e pesquisas sobre os cipós.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2014
Filogeografia de Aves e história geológica na zona de confluência dos rios Negro e Solimões: compreendendo os mecanismos responsáveis pela origem da diversidade Amazônica., Descrição: Descrição: Apesar de ainda pouco conhecida, a biota Amazônica é uma das mais diversas do mundo, sendo que as espécies Amazônicas apresentam padrões de endemismo claros e muitas vezes comuns entre diferentes grupos. Muitos estudos procuram entender a origem desses padrões de diversidade e endemismo, em uma tentaiva de esclarecer quais os processos que regem a diversificação biológica e compreender como a biota responde à evolução do meio físico que ela habita. Entretanto, os resultados obtidos até agora mostram um cenário complexo, com poucos padrões comuns, que dificulta a abordagem clássica de testar diferentes hipóteses que poderiam explicar a origem da diversidade. Além disso, houve até hoje pouca interação entre o estudo da evolução das biotas e o estudo da evolução paleoambiental, com muitos trabalhos fazendo interpretações superficiais sobre a história geológica da região. Estudos da avifauna e da história geológica da região do baixo interflúvio Negro / Solimões, na Amazônia Central, têm começado a mostrar algumas congruências temporais significativas entre a história da Terra e a história das espécies. Na presente proposta buscamos colaborar para melhor compreensão da biodiversidade Amazônica e dos mecanismos responsáveis pela geração dessa diversidade, focando na Amazônia Ocidental. Através de correlações mecanísticas diretas pretende-se desvendar a relação entre a evolução geológica da região do Baixo Rio Negro e a evolução da avifauna local e regional, com ênfase em táxons endêmicos à área de endemismo do Jaú, colaborando para a caracterização dos diferentes fatores que regem a geração e manutenção da megadiversidade Amazônica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Camila Ribas - Coordenador / Joel Cracraft - Integrante / Emílio Soares - Integrante / Alexandre Aleixo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Áreas de vegetação aberta e ciclos climáticos na Amazônia central: padrões de genética da paisagem como indicadores do fluxo gênico atual em uma paisagem naturalmente fragmentada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Camila Ribas - Integrante / Cíntia Cornelius - Coordenador / Mario Cohn-Haft - Integrante / Jean Paul Metzger - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Áreas aberta amazônicas e ciclos climáticos: padrões filogeográficos como indicadores para reconstrução da história paleoambiental, Descrição: A origem dos padrões de diversidade e endemismo é uma das questões centrais em biogeografia. A compreensão de como fatores históricos e ecológicos afetam a origem desses padrões é fundamental para reconstruir a evolução das biotas, e tem potencial para responder a questões importantes sobre a origem e manutenção da diversidade biológica, incluindo o papel de fatores relacionados à história da Terra. Essas informações são valiosas por serem uma das raras maneiras de entender como as biotas responderam a alterações ambientais no passado e portanto como podem ser afetadas por mudanças atuais e futuras. Em especial, ao estudar a variabilidade genética em populações que foram afetadas por alterações climáticas recentes, desde o último máximo glacial, pode-se entender o grau de resiliência dessas populações em relação aos ciclos climáticos naturais e, portanto, às mudanças climáticas de origem antrópica atuais e futuras. Como evidenciado acima, apesar dos extensos debates sobre a relação entre mudanças climáticas e taxas de diversificação da biota Amazônica, incluindo origem e extinção das espécies, muito pouco se sabe sobre os táxons associados às áreas abertas. A inter relação entre padrões de diversificação e história paleoambiental pode desvendar mecanismos que controlam a geração de diversidade, sendo importante para entender a origem de padrões que estão sendo rapidamente descaracterizados. Esse conhecimento tem importantes implicações tanto teóricas, na elucidação dos mecanismos que regem a origem e organização da diversidade biológica, quanto práticas, na caracterização do processo de diversificação e portanto na identificação de áreas de importância estratégica e de maior sensibilidade ambiental para conservação dessa diversidade frente a alterações ambientais atuais e futuras.O objetivo comum da proposta colaborativa é investigar como processos históricos e ecológicos influenciaram a evolução das áreas abertas da Amazônia central através do estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Alberto Vicentini - Integrante / Cintia Cornelius - Integrante / Mario Cohn-Haft - Integrante / Alexandre Aleixo - Integrante / Camila Cheren Ribas - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
-
2007 - 2009
Monitoramento de biodiversidade em unidades de conservação: uma experiência piloto no Parque Nacional do Jaú, Descrição: O projeto teve como objetivo a avaliação prática dos procedimentos de campo de forma a subsidiar o desenho de um sistema de monitoramento mais abrangente para o Parna Jaú. O monitoramento abrangeu três grupos taxonômicos: aves, mamíferos de médio e grande porte e palmeiras. Entre as palmeiras foram identificadas 28 espécies distribuídas em 7.000 indivíduos ao longo de um transecto de cinco quilômetros. Foi realizado ainda o acompanhamento de fenologia por moradores da região de 483 indivíduos de 31 espécies de floresta de terra firme e floresta de igapó. Foram identificadas 30 espécies de mamíferos através de censos audiovisuais e armadilhamento fotográfico. Foi compilada uma listagem de 161 espécies de aves na floresta de terra firme e nas florestas de igapó da vizinhança. As principais lições do projeto para monitoramento de biodiversidade foram: 1) o monitoramento de mamíferos através de armadilhamento fotográfico é suficiente para amostrar espécies de maior relevância para se definir status de conservação da área protegida (p. ex. carnívoros e espécies raras ou ameaçadas de extinção); 2) o treinamento de moradores locais para o monitoramento pode gerar dados de qualidade a um custo reduzido; 3) o monitoramento deve considerar o estabelecimento de logística em vários tipos de paisagens regionais já que a diversidade-beta tem uma significativa contribuição para os padrões de distribuição de biodiversidade no PNJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Ana Segalin - Integrante / Adriane Morais - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.
-
1999 - 2004
Projeto Janelas para a Biodivesidade, Descrição: O objetivo deste projeto foi desenvolver e testar uma metodologia de planejamento participativo para os estudos da biodiversidade em áreas extensas de florestas tropicais. O termo janelas se refere aos espaços geográficos definidos pelas heterogeneidades social e ambiental encontradas no Parque. O projeto executado em quatro fases: a) fase conceitual; b) fase de implementação de trabalhos de campo nas áreas piloto; c) ampliação da amostragem para outras janelas e d) avaliação do projeto. O projeto teve natureza multidisciplinar e permitiu um grande avanço no conhecimento da diversidade social, ambiental e da biodiversidade do Parque Nacional do Jaú. Os resultados do projeto foram documentados no livro "Janelas para a biodiversidade no Parque Nacional do Jaú - uma estratégia para o estudo da biodiversidade na Amazônia". O projeto foi agraciado com o 10o Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental, um dos principais prêmios ambientais do país, na categoria Ciência e Formação em Recursos Humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Marcos Roberto Pinheiro - Integrante / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante., Financiador(es): Colgate Palmolive do Brasil - Auxílio financeiro / Associação WWF do Brasil - Fundo Mundial para a Natureza - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8
-
1997 - 1998
Estudo sobre a biologia de andorinhas dos gêneros Progne e Phaeoprogne na região do Amazonas (Hirundinidae, Passeriformes), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Ingrid Torres de Macêdo - Integrante / Marcela de Fátima de Macedo Torres - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante.Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante.Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante.Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Descrição: Dando continuidade às atividades implementadas nos projetos anteriores, as metas estabelecidas para o projeto Geopolítica da Conservação III foram: 1) Aperfeiçoar e consolidar os principais instrumentos de gestão de quatro áreas protegidas do Rio Negro (Parque Estaduais da Serra do Aracá e do Rio Negro Setor Norte, Parque Nacional do Jaú e Reserva Extrativista do Rio Unini), integrantes do Mosaico de Unidades de Conservação do baixo Rio Negro; 2) Turismo em áreas protegidas sendo incorporado como uma importante estratégia para a consolidação das unidades de conservação do Rio Negro; 3)Entidades de base comunitária do Rio Negro fortalecidas para se beneficiarem de modo mais eficiente das oportunidades econômicas oferecidas pelas áreas protegidas; 4) Direitos das populações tradicionais residentes em unidades de proteção integral sendo negociados junto aos órgãos gestores (Parque Estadual do Rio Negro ? Setor Norte e Parque Nacional do Jaú); 5) Caracterizar as ameaças socioambientais na região do baixo e médio rio Negro e elaborar estratégias para mitigá-las, incluindo a criação de novas áreas protegidas, reclassificação e redelimitação das existentes (Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro, Médio Rio Negro) e 6) Fortalecer a gestão e a consolidação das Ucs do Rio Negro através do fortalecimento dos atores sociais locais (cidadãos, gestores públicos, turistas) na temática conservacionista e na disseminação de conhecimento e importância da Socio - Biodiversidade regional. O projeto teve ações executadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Descrição: Dando continuidade às atividades implementadas nos projetos anteriores, as metas estabelecidas para o projeto Geopolítica da Conservação III foram: 1) Aperfeiçoar e consolidar os principais instrumentos de gestão de quatro áreas protegidas do Rio Negro (Parque Estaduais da Serra do Aracá e do Rio Negro Setor Norte, Parque Nacional do Jaú e Reserva Extrativista do Rio Unini), integrantes do Mosaico de Unidades de Conservação do baixo Rio Negro; 2) Turismo em áreas protegidas sendo incorporado como uma importante estratégia para a consolidação das unidades de conservação do Rio Negro; 3)Entidades de base comunitária do Rio Negro fortalecidas para se beneficiarem de modo mais eficiente das oportunidades econômicas oferecidas pelas áreas protegidas; 4) Direitos das populações tradicionais residentes em unidades de proteção integral sendo negociados junto aos órgãos gestores (Parque Estadual do Rio Negro ? Setor Norte e Parque Nacional do Jaú); 5) Caracterizar as ameaças socioambientais na região do baixo e médio rio Negro e elaborar estratégias para mitigá-las, incluindo a criação de novas áreas protegidas, reclassificação e redelimitação das existentes (Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro, Médio Rio Negro) e 6) Fortalecer a gestão e a consolidação das Ucs do Rio Negro através do fortalecimento dos atores sociais locais (cidadãos, gestores públicos, turistas) na temática conservacionista e na disseminação de conhecimento e importância da Socio - Biodiversidade regional. O projeto teve ações executadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
-
2010 - 2013
Geopolítica da conservação III: antigos e novos desafios para a gestão de áreas protegidas na bacia do Rio Negro, Amazônia Brasileira, Descrição: Dando continuidade às atividades implementadas nos projetos anteriores, as metas estabelecidas para o projeto Geopolítica da Conservação III foram: 1) Aperfeiçoar e consolidar os principais instrumentos de gestão de quatro áreas protegidas do Rio Negro (Parque Estaduais da Serra do Aracá e do Rio Negro Setor Norte, Parque Nacional do Jaú e Reserva Extrativista do Rio Unini), integrantes do Mosaico de Unidades de Conservação do baixo Rio Negro; 2) Turismo em áreas protegidas sendo incorporado como uma importante estratégia para a consolidação das unidades de conservação do Rio Negro; 3)Entidades de base comunitária do Rio Negro fortalecidas para se beneficiarem de modo mais eficiente das oportunidades econômicas oferecidas pelas áreas protegidas; 4) Direitos das populações tradicionais residentes em unidades de proteção integral sendo negociados junto aos órgãos gestores (Parque Estadual do Rio Negro ? Setor Norte e Parque Nacional do Jaú); 5) Caracterizar as ameaças socioambientais na região do baixo e médio rio Negro e elaborar estratégias para mitigá-las, incluindo a criação de novas áreas protegidas, reclassificação e redelimitação das existentes (Área de Proteção Ambiental da Margem Direita do Rio Negro, Médio Rio Negro) e 6) Fortalecer a gestão e a consolidação das Ucs do Rio Negro através do fortalecimento dos atores sociais locais (cidadãos, gestores públicos, turistas) na temática conservacionista e na disseminação de conhecimento e importância da Socio - Biodiversidade regional. O projeto teve ações executadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Francisca Saldanha - Integrante.
-
2007 - 2010
Geopolítica da conservação II - Fortalecendo o sistema de áreas protegidas do baixo Rio Negro através da pesquisa científica, políticas públicas e manejo local., Descrição: A presente proposta tem como objetivo a implementação e o fortalecimento do sistema de áreas protegidas no baixo e médio Rio Negro com enfoque em: 1) contribuir na resolução dos problemas fundiários das unidades de conservação; 2) contribuir no planejamento de gestão das unidades; 3) monitorar o uso de recursos naturais para subsidiar estratégia de manejo sustentável; 4) auxiliar na implementação de planos de gestão com enfoque no fortalecimento comunitário e uso público; 5) gerar conhecimentos sobre a biodiversidade e sociodiversidade da bacia do Rio Negro bem como sobre os impactos ambientais que estão incidindo sobre a mesma e 6) divulgar estas informações para subsidiar políticas públicas regionais. O projeto tem ações planejadas em quatro unidades de conservação (Reserva Extrativista do Rio Unini, Parque Nacional do Jaú, Parque Estadual do Rio Negro ? setor norte, Área de Proteção da Margem Direita do Rio Negro) que serão implementadas com abordagens complementares. Além das unidades de conservação, o projeto pretende auxiliar numa definição de estratégias de conservação na região do médio Rio Negro. As ações foram desenhadas a partir das oportunidades e problemas apresentados por cada uma das unidades. O conjunto destas abordagens forma a estratégia de conservação em meso-escala que vem sendo adotada pela FVA.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Yara Camargo - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante / Rachel Ribeiro Lange - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2007
Geopolítica da Conservação no Baixo Rio Negro, Implementação e consolidação de um sistema de áreas protegidas através do conhecimento e uso sustentável da biodiversidade, Descrição: No projeto foi proposto um cenário de médio prazo para a conservação do baixo rio Negro onde se buscava: a) ampliação de áreas protegidas onde pudessem ser desenvolvidos projetos de manejo de recursos para a geração de renda nas comunidades locais, b) o fortalecimento da agência estadual de meio ambiente no manejo das áreas protegidas sob sua responsabilidade, c) a preparação de grupos locais para participarem do processo de manejo das unidades de conservação e d) o suporte à gestão das unidades de conservação do baixo Rio Negro através de instrumentos robustos de planejamento. Entre os avanços alcançados durante o projeto destacam-se a criação da primeira reserva extrativista na bacia do rio Negro (Reserva Extrativista Rio Unini) em uma região com um antigo histórico de atividades extrativistas. Também foi possível elaborar o plano de manejo de uma unidade de conservação estadual (Parque Estadual Rio Negro Setor Norte) e a revisão de um plano de manejo de uma megareserva da Amazônia (Parque Nacional do Jaú). O projeto contribuiu ainda para avanços importantes no conhecimento científico multidisciplinar da região do médio rio Negro, uma região com enorme potencial para o desenho de um mosaico de áreas protegidas, incluindo terras indígenas e unidades de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Coordenador / Carlos César Durigan - Integrante / Simone Iwanaga - Integrante / Marcelo Moreira - Integrante., Financiador(es): Betty and Gordon Moore Foundation - Auxílio financeiro.
-
1994 - 1998
Programa Rio Negro, Descrição: Projeto desenvolvido no período de 1992-1998 com o objetivo de implementar as unidades de conservação localizadas na região do Rio Negro, Amazônia brasileira. Um dos principais resultados deste projeto foi a elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Jaú, o primeiro de uma megareserva no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sérgio Henrique Borges - Integrante / Carlos Miller - Coordenador / Leonardo Lacerda - Integrante., Financiador(es): União Européia - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Biológicas (ICB). , Avenida Rodrigo Otávio, Japiim, 69077000 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33027261, Fax: (92) 32363257, URL da Homepage:
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministra as disciplinas:
1) Vertebrados I (graduação)
2) Vertebrados II (graduação)
3) Prática Zoológica (graduação)
4) Zoobotânica para Geologia (graduação)
5) Redação e Comunicação Científica (pós graduação)
6) Ornitologia (pós graduação)
1996 - 1997
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20
Outras informações:
Participou como professor colaborador nas seguintes disciplinas:
1) Zoologia de Vertebrados
2) Ecologia da Amazônia
Ministrou os seguintes mini-cursos:
1) Ecologia de aves amazônicas
2) Técnicas de taxidermia de aves e mamíferos
Atividades
-
06/2016
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vertebrados I e Vertebrados II
2015 - 2018
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador pós doutorado, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2015 - 01/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Biodiversidade.,Linhas de pesquisa
1994 - 2015
Fundação Vitória AmazônicaVínculo: contratato, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
No período de 2000 à 2004 o pesquisador se afastou da entidade para se dedicar ao doutorado. No entanto, manteve vínculo com a entidade como pesquisador colaborador
Atividades
-
11/1994 - 01/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pesquisa.,Linhas de pesquisa
Você é Sérgio Henrique Borges?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Henrique Borges e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?