Gaudencio Bento Samuyenga

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: percepção subjetiva de esforço e exercício aeróbio.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Educação Física

2011 - Atual

Universidade Estadual de Londrina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Participação em eventos

35 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte..RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE FORÇA MÁXIMA E AS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DURANTE O EXERCÍCIO RESISTIDO COM OCLUSÃO VASCULAR EM MEMBROS INFERIORES.. 2012. (Simpósio).

Orientou

Fabio Yuzo Nakamura

Análise da Percepção subjetiva de esforço no protocolo de caminhada Kaatsu; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gaudêncio Bento Samuyenga;

Marcos Doederlein Polito

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CARDIVASCULAR EM PROTOCOLO DE CAMINHADA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gaudêncio Bento Samuyenga;

Produções bibliográficas

  • SAMUYENGA, G. B. ; Nakamura Fabio Y. . Título: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SUBJETIVA DE ESFORÇO NO PROTOCOLO DE CAMINHADA KAATSU.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMUYENGA, G. B. ; POTON, R. ; POLITO, M. D. . ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CARDIVASCULAR EM PROTOCOLO DE CAMINHADA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SAMUYENGA, G. B. ; POTON, R. ; CASONATTO, J. ; SOUZA, D. B. ; POLITO, M. D. . RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE FORÇA MÁXIMA E AS RESPOSTAS CARDIOVASCULARES DURANTE O EXERCÍCIO RESISTIDO COM OCLUSÃO VASCULAR EM MEMBROS INFERIORES.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Efeito de diferentes manobras respiratórias e posições corporais sobre a variabilidade da frequência cardíaca em atletas de Rúgbi., Descrição: O objetivo deste estudo será verificar a influência da frequência respiratória e de diferentes posições de avaliação sobre a variabilidade de frequência cardíaca em atletas e indivíduos não treinados. Para tanto serão recrutados em uma amostra por conveniência aproximadamente 20 atletas de rúgbi do sexo masculino entre 18 - 35 anos. Os sujeitos serão orientados a realizarem a variabilidade da frequência cardíaca em repouso com o mínimo de movimentação possível durante 10 minutos em diferentes posições (deitado, sentado e em pé) mensurada por um cardiofrequencímetro. A frequência respiratória durante este período será livre, e posteriormente serão realizadas avaliações com 6, 15 e 24 incursões respiratórias por minuto através de um Power Lab 26T.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gaudêncio Bento Samuyenga - Integrante / Fabio Yuzo Nakamura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2013 - 2014

    Análise da Percepção subjetiva de esforço no protocolo de caminhada Kaatsu., Descrição: O protocolo de caminhada com restrição de fluxo sanguíneo tem se mostrado eficiente para ganhos de força e massa muscular. O qual está associado com o aumento exagerado da pressão arterial e do trabalho cardíaco, redução da complacência arterial sistêmica e diminui pós-exercício em menor função endotelial do membro ocluído. No entanto são poucos os estudos que com informações sobre a percepção subjetiva de esforço do método. Métodos: 8 voluntários (22±5,03) realizaram aleatoriamente dois testes de 14 minuto ( com intervalo de 1 minuto para dois de caminhada ) de caminha a 50m/minuto com e sem restrição de fluxo sanguíneo. Para caminhada sem restrição foi utilizado escala de Borg CR-10 a cada intervalo, que também foi utilizado no protocolo de restrição de fluxo sanguíneo. Para a restrição de fluxo sanguíneo foi utilizado esfigmomamômetro (18x90cm) inflado a 178±14,14 mmHg durante toda a sessão. O nível de oclusão foi identificado por um Doppler vascular. Foi utilizada a análise de variância de duas entradas e medidas repetidas, considerando como nível de significância estatística o valor de p Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gaudêncio Bento Samuyenga - Integrante / Fabio Yuzo Nakamura - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2012 - 2013

    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CARDIVASCULAR EM PROTOCOLO DE CAMINHADA COM RESTRIÇÃO DE FLUXO SANGUÍNEO, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juliano Casonatto em 09/06/2015., Descrição: O protocolo de caminhada com restrição de fluxo sanguíneo tem se mostrado eficiente para ganhos de força e massa muscular. O qual está associado com o aumento exagerado da pressão arterial e do trabalho cardíaco, redução da complacência arterial sistêmica e diminui pós-exercício em menor função endotelial do membro ocluído. No entanto são poucos os estudos que com informações sobre a segurança do método para o sistema cardiovascular. Métodos: 8 voluntários (22±5,03) realizaram aleatoriamente dois testes de 14 minuto ( com intervalo de 1 minuto para dois de caminhada ) de caminha a 50m/minuto com e sem restrição de fluxo sanguíneo. Para caminhada sem restrição foi utilizado escala de Borg CR-10 a cada intervalo, que também foi utilizado no protocolo de restrição de fluxo sanguíneo. Para a restrição de fluxo sanguíneo foi utilizado esfigmomamômetro (18x90cm) inflado a 178±14,14 mmHg durante toda a sessão. O nível de oclusão foi identificado por um Doppler vascular. As variáveis cardiovasculares analisadas foram pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD) por método de análise não invasiva. Resultados: Somente houve diferença significativa na Percepção subjetiva de esforço. Sendo todas as medidas com restrição de fluxo sanguíneo mostraram-se maiores do que as medidas sem oclusão Conclusão: Conclui-se a partir do presente estudo, que o treinamento com restrição de fluxo sanguíneo em protocolo de caminhada não influência negativas, a fim de gerar riscos ao sistema cardiovascular. No entanto a percepção subjetiva dos avaliados sobre o protocolo é alta o que pode indicar uma menor aderência ao método utilizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Gaudêncio Bento Samuyenga - Integrante / Roberto Poton - Integrante / Marcos Deulidario Polito - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina. , UEL ? Campus Universitário, 00000-000 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 33374041, Ramal: 41, URL da Homepage:

Experiência profissional

2011 - 2014

Universidade Estadual de Londrina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 6